sábado, 21 de janeiro de 2012

Mesmo sendo ateu, voce passou por algum período de tempo em que pensava muito sobre religião e a inexistência de deus, tornando-se as pessoas de fé interessantes de se analisar sob a visão ateísta?

Sim, Na juventude fui católico fiel e convicto. Deixei de sê-lo em razão de meus estudos de religião, de filosofia, de física, de cosmologia, de evolução, de neurologia. Isso se deu aos 19 anos. Perdi a fé e, aos poucos tornei-me, primeiro teísta não cristão, depois deísta, depois agnóstico, depois ateu cético. Essa virada levou uns 10 anos. Mas minha vivência católica e meus contatos, até hoje, com religiosos de vários matizes, me permitem saber que há religiosos convictos inteligentes e sinceros, que pautam sua vida por sua fé. Esses eu respeito e, até, admiro. O que não respeito é o religioso relapso e aproveitador, que só quer os benefícios advindos de se dizer religioso, mas não é abnegado na sua vivência religiosa. Considero, contudo, que aqueles primeiros estão equivocados e procuro, de forma educada, demovê-los de suas crenças por bons argumentos, de modo caridoso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Finalmente o papa nos faz uma grande revelação;e retira o choqe entre ciência e religião.Qe Deus está atras do BIG BANG.O qe acha do grande pensamento do papa? http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/deus-esteve-por-tras-do-big-bang-diz-bento-xvi

Acho que ele está querendo um respaldo científico para a fé. Isso é ridículo. A ciência não respalda nenhum tipo de fé. Fé é a aceitação, como verdade, de proposições não evidentes, não comprovadas e sem nenhum indício de veracidade. Na ciência as proposições só são aceitas como verdadeiras se passarem pelo crivo da comprovação ou da evidência. A ciência pode admitir crenças face a seus fortes indícios de veracidade. Sempre, porém, como provisórias. Mas não fé. Nada há na teoria do Big Bang que indicie a presença de um criador. E sobre a origem do conteúdo primevo que começou a se a expandir (de que o Big Bang não trata), não há teoria estabelecida, mas só hipóteses. Como a de que sempre existiu, a de que surgiu do nada e a de que teria sido criado por Deus. Dessas, a última é a menos plausível. Só aceita pela fé. Portanto, a declaração do Papa é inteiramente vazia de significado.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Não tente ser profeta do futuro..pois todo profeta é enganador de si mesmo Ernesto, se a humanidade não se exterminar no futuro ( interessante é que ela só evolui por exterminios e guerras) se ela não se auto destruir ela pode ter uma tecnologia FABULOSA

Eu nunca disse que não teria. Profetas são os que consideram que o mundo (ou, pelo menos, a humanidade) vai acabar em algum cataclisma logo logo. Os registros fósseis dos outros animais indicam que ainda poderemos existir, pelo menos, por alguns milhões de anos. Isso não é profecia, é projeção.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Daqui milhões de anos, se o homem ainda existir, e continuar o ritmo evolutivo industrial e tecnológico...saiba que TODAS AS DOUTRINAS E IDEOLOGIAS ATUAIS nem sequer serão lembradas! porque o NOVO muda TUDO! e vc é um velho e não vê isso por ser ranzinza

Claro que serão esquecidas sim. Se não mudasse é que seria algo estranho e, mesmo, errado. Religiões é que são petrificadas. Não a Ciência e nem a Filosofia. Não me parece que eu seja "ranzinza". Que o julguem os membros daqui e dos sites em que essas perguntas e respostas são transcritas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Os livros que vc leu Ernesto, pra nada servirão...pois em milhões de anos serão passados conhecimentos NOVOS para as novas gerações por tecnologia e métodos de ensino que nem SEQUER IMAGINAMOS!!! mas vc um velho TURRÃO não vê isso, mestre de NADA !

Como turrão? Estou sempre revisando meus conhecimentos e convicções e sempre aberto a "dar o braço a torcer". Essa é uma característica forte de minha parte. Nunca tenho certezas. Mas os livros servem e servirão sim, até que tenham que ser reformulados por novos conhecimentos. Isso é normal e, nem por isso, vou deixar de estudar, pensando que o que estou estudando possa ser modificado ou, até, invalidado. E daí? É claro que eu vejo isso e sempre o disse. Não entendo porque você tem essa implicância comigo. Mas, também, não me importo. Estou respondendo essas perguntas mais para que todos possam ver o que você pensa, caro Hans.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Depois de morto Ernesto, vamos imaginar uns 30 anos no tempo depois de seu óbito...quantas coisas que vc não conhecerá e que serão com certeza inventadas...quantos livros novos SERÃO ESCRITOS, que vc não vai ler, a história acontecendo cronicamente!

Uma imensidão, é claro. Mas, o que tem isso a ver?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Tem certeza que vc sabe tudo Ernesto? quem te elogia te diz *FATOS REAIS de vc? ( *verdades eles não podem dizer pois verdades não existem, pois cada um tem a sua e todas as verdades se contradizem e se anulam quando conflitadas e comparadas entre si)

Tenho certeza de que não sei tudo e sempre o digo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Vc Ernesto, não admite o FRACO que é, se julgando um SABE TUDO, que na verdade não sabe DE NADA, apenas pensa que sabe e TENTA ser falsamente modesto, na verdade seu EGO é inflado pelo pseudo saber que julga ter! E NÃO TEM, mas pensa ter!

Hans, meu caro. Nunca disse que sei tudo. Sei que não sei muito mais do que sei. Mas sei alguma coisa, sim. Não sou falsamente modesto. Sou assertivo. Não me diminuo nem me alargo. Reconheço meus limites, mas também minhas possibilidades. Orgulho-me de ser como sou, com auto-estima, mas sem basófia nem pernosticismo. Força física não tenho mesmo. Mas tenho outros tipos de força, como a força da mansidão, da retidão e da bondade com que busco pautar minhas ações. Além da força da sinceridade de minhas convicções.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fui aprovado em engenharia da computação na UFPE, mas só começarei o curso em agosto. Que tópicos de matemática e física do ensino médio devo revisar? Abraços, professor.

Funções, logaritmos, trigonometria, análise combinatória e probabilidades, na matemática. Leis do movimento, conservação da energia, circuitos elétricos e magnetismo na Física. Para Engenharia de Computação é o mais importante.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O senhor gosta de histórias ou filmes de fantasia/guerra medieval?

Gosto de filmes ambientados na Idade Média, mas não gosto de filmes de guerra.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual seu site de anti-ateísmo favorito?

O Bule Voador

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, se eu conseguir atravessar um buraco de formiga, eu conseguirei viajar no tempo?

"SE" você conseguisse isso, sim, poderia sair em outro lugar, no passado ou no futuro. Mas esse "buraco de verme" é só uma conjectura, não comprovada. Muito improvável de existir. E se existisse, o que entrasse nele seria completamente esmagado, saindo do outro lado como uma massa amorfa de partículas e não você, ou o que for.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Realmente existe o ponto G?

Pelo que me consta, sim.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Mas e quando incidimos fótons sobre uma superfície metálica para provocar o efeito fotoelétrico, não está acontecendo uma interação eletrón-fóton?

O fóton é a quantização do campo eletromagnético. O que está havendo é a ação do campo sobre o átomo e não sobre o elétron do átomo. Sob essa ação o átomo absorve a energia do fóton, aniquilando-o e se excita, fazendo com que algum elétron ocupe um nível superior de energia. Se o fóton possuir o limiar de ionização, o elétron é arrancado do átomo, eletrificando o metal. Não se deve chamar isso de interação, pois interação é uma ação mútua. Não há reação sobre o fóton. Interação elétrica é o que acontece entre corpos carregados.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O senhor conhece a obra de J. R. R. Tolkien? Se sim, o que acha dela? E a trilogia "O Senhor dos Anéis", já viu? Gosta?

Sim já li vários, há muitos anos e, depois, vi os filmes. Aprecio muito mesmo. Tolkien é um mestre na arte da literatura fantástica. Aliás, "o mestre", imitado por todos que lhe seguem a esteira. Mas é muito melhor do que os outros, como literato e como engendrador de tramas, exceto, talvez, Dan Brown, que lhe equivale.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Suponha que houve uma grande mudança na vida.Vc foi vitima de um desastre natural. Está pobre e terá que começar tudo de novo.Vc tem opções para decidir seu futuro.Escolha na figura,duas coisas que sua vida terá, e uma coisa que ela não terá.

Claro que eu escolho caráter e qualidade de vida. Sucesso é irrelevante.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual ensinamento cristão mais dificil para fazer um ateu entender?

A redenção. Um absurdo! Que deus sádico é esse que exige o sacrifício atroz de seu filho para perdoar?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, o senhor conhece a teoria dos modelos (semantica formal)? Estava pensando em aplicá-la para tentar entender os fundamentos do dinamica ( o que é tempo? o que é espaço? o que é matéria?) O sr. conhece algum trabalho nessa linha ?

Conheço, mas não acho que ela explica tudo. A semântica não está só dentro da linguagem. Ela é o elo de ligação entre a linguagem e a realidade. A mente apreende o mundo pelos sentidos criando percepções na forma de imagens visuais, sonoras, táteis, olfativas, térmicas, gustativas, posicionais, procedurais e assim por diante, para todos os outros sentidos. O cérebro formula juízos e raciocínios sobre essas imagens, por recuperação da memória, associação e inferência, mesmo sem linguagem, que é a forma principal do pensamento, tanto racional como emocional, tanto consciente quanto inconsciente (intuição). Alguma linguagem só e necessária para exteriorizar o pensamento e comunicá-lo. Pode ser verbal, postural, escrita, analógica, digital ou o que for. Os conceitos, portanto, precisam de linguagem para serem convenientemente expressos, mas eles se baseiam, no fim das contas, em conceitos primitivos, não definidos mas apenas aceitos por corresponderem a entidades da realidade, ou mesmo abstrações primitivas, como o conectivo verbo "ser". Matéria não é um conceito primitivo, mas espaço e tempo sim. Não se consegue defini-los sem entrar em loop recursivo. O conceito primitivo associado à matéria é o de campo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, como um fóton interage com elétron, se o fóton não tem carga elétrica?

Acontece que o fóton é que é a interação entre partículas carregadas. Interagir eletricamente é trocar fótons. O fóton é emitido e absorvido por partículas carregadas quando estas alteram seu nível de energia. Isso é que é a quantização. Por isso é que a energia de um sistema só se distribui em níveis específicos e não qualquer. Não há uma interação entre o fóton e o elétron. A interação é entre elétrons ou entre elétrons e quarks. E ela é transmitida pelo fóton.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Prof. Ernesto, bombeiros também são militares. E salvam vidas.

Sim, mas sua atividade não é precipuamente militar. Eles poderiam não ser militares. Como a polícia. A atividade militar em si é a atividade da guerra. Para mim, guerra de conquista é inadmissível. Restaria a defesa. Mas só se precisa defender se houver quem ataque. Num mundo civilizado, ninguém tomaria a iniciativa de atacar ninguém. Portanto militares não seriam necessários. Só o são, e sei que o são, porque o mundo não é civilzado.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que é verdade? Seria ela objetiva ou não?

A verdade objetiva é a adequação entre a realidade em si e o que se diz a respeito dela. Mas há uma verdade subjetiva, que é a adequação entre o que se pensa que seja a realidade e o que se diz. Faltar com essa última é que é mentir. Mas pode-se não estar mentindo e não se estar falando a verdade, objetivamente. Nem sempre se consegue ter uma apreensão da realidade em si, pois há falhas de comunicação com os órgãos sensoriais e de interpretação pelo cérebro do que seja percebido.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Comprei 3 livros: Dança do Universo - Marcelo Gleiser ; O Mundo Assombrado pelos demônios - Carl Sagan; A história da vida privada 4, da revolução francesa à primeira guerra mundial - Michelle Perrot. O que acham deles?

Já li os dois primeiros. Muito bons! Não li o último, mas sei que são quatro volumes, acho. Acho interessante essa abordagem histórica que não apenas da história política, macroeconômica e militar.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Ainda nos livros, qual a sua opinião a respeito do livro do Kraus "A universe from nothing"? Acham que ele foi precipitado nessa idéia? ou não?

Ainda não li esse livro. Ele está anotado na minha lista na Amazon. Mas conheço o argumento. Acho plausível. Em suma, de que o surgimento do Universo tenha sido uma flutuação quântica do zero de energia. Todavia, há também uma proposta de que o total de energia do Universo seja zero, se se considerar a soma da energia potencial gravitacional e da interação forte, que são negativas, com as energias positivas da massa, do movimento e da temperatura. Isso ainda está em aberto. São necessários mais observações e estudos.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Quanto ganha um paraquedista? Um paraquedista profissional tem vida boa?

Não sei te dizer. O que você entende por "vida boa"? Se você curte ser paraquedista, seja. Não se preocupe com o quanto vai ganhar.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

É aconselhável seguir carreira militar na atualidade? Ganha muito dinheiro?

Eu não aconselho seguir a carreira militar, não importa o dinheiro que se ganhe. Trata-se de uma atividade que, para mim, não deveria existir, se o mundo fosse civilizado. Não busque sua profissão pelo dinheiro, mas por sua realização pessoal. Escolha o que você, de fato, gosta de fazer, o que te realizará, o que te fará feliz.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Caro Ernesto, a velocidade de orbita do elétron é alterada com a variação da temperatura? Obrigado!

Não. Primeiro que o elétron não tem uma órbita clássica, em que se mova com alguma velocidade em torno do núcleo, como um planeta em torno do Sol. O elétron se distribui em torno do núcleo em um orbital, que é uma nuvem de densidade de probabilidade, onde ele pode ser localizado com qualquer velocidade em qualquer posição, de acordo com a probabilidade. Quanto à temperatura, esta é uma medida da energia média de translação das partículas, em relação ao centro de massa do sistema. Que partícula? A que caracteriza a unidade do sistema, que pode ser átomo, molécula, íon (em solução ou em rede cristalina) ou, ainda, elétrons, se não ligados a átomos. Mas a temperatura não inclui as energias intramoleculares (vibração e rotação) e nem as energias potenciais.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

"liberdade, igualdade e fraternidade" ou "liberdade total, igualdade total e fraternidade total"?

Liberdade, igualdade e fraternidade! O que seria total? Certamente que não se tem liberdade de tolher a liberdade, de ser intolerante, de prejudicar o outro, de fazer o mal, de cometer crimes. Isso é óbvio. E igualdade? Existem desigualdades naturais, de muitas ordens: sexo, idade, força, inteligência. Mas isso não pode justificar nenhuma discriminação ou cerceamento de direitos ou oportunidades. Quanto à fraternidade, isto é, ao amor entre todos os seres humanos, isso não significa que tenhamos que sermos amigos de pessoas que nos odeiem ou que nos tenham prejudicado. Significa que não devamos odiar nem prejudicar ninguém, pelo contrário. Então: liberdade, igualdade e fraternidade!

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Wolf, qual seria uma busca racional para se viver amor,dinheiro,felicidade(ao meu ver sao apenas ilusoes sejam elas super estimadas nos tempos atuais ou processo biologicos com fins reprodutivos)no final todos sao obrigados a cria seus objetivos ilusorios

O importante para a vida não é tanto a racionalidade, mas que ela seja significativa. O que é isso? Que ela seja vivida de forma tal que a pessoa se sinta realizada, satisfeita, em paz, amada, feliz e, principalmente, ciente de que ela faz diferença para os outros e o resto do mundo. Que, por sua existência, o mundo fique melhor, mais justo, mais fraterno. Para isso há que se buscar o bem, em decorrência de que a felicidade será alcançada. Na busca do bem se acha o amor, a justiça. E essa busca só se faz com a verdade e com a bondade. Prosperidade é um detalhe irrelevante. Não é condição necessária nem suficiente para a felicidade, mesmo que a possa favorecer. Os instintos primários de manutenção da vida e de reprodução, no homem, são condicionados pelos valores culturais, que os direcionam para objetivos mais elevados. E esses objetivos não são ilusórios. Ilusórios são os objetivos colocados em realidades sobrenaturais. Mas valores éticos são humanos e perfeitamente reais, em sua categoria de realidades. O que faz diferença em nossa espécie não é ter alma, pois nenhuma a tem, mas ter desenvolvido a cultura, em razão da complexidade de nossa mente. Nisso se tem a racionalidade, mas não só ela, pois emoções, sentimentos e intuição são tão importantes quanto a razão na condução da vida.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que pensa a respeito da militância anti-gay de Silas Malafaia?

Para começar, uma posição totalmente equivocada, já que homossexualidade não é uma opção e sim uma orientação orgânica inata que pode ser reprimida, mas nunca anulada. Segundo que, absolutamente, não é pecaminosa, uma vez que o maior mandamento cristão é "amai-vos uns aos outros". Terceiro que é um completo despropósito, uma atitude mesquinha, para se promover, para fazer média com a clientela. Profundamente lamentável.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Batalha '' mr.bean vs Charlie Chaplin '' quem vence , na sua opinião?

Charles Chaplin, de longe. Muito mais sutil, mais filosófico, mais consciente, mais incisivo nas denúncias, mais humorista, mais charmoso, mais inteligente, mais elegante.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Do you spend a lot of money or are you good at saving? If you're good at saving, what tricks do you use?

I ever spend a lot of money and I don't save nothing.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que acha sobre os livros "o guia politicamente incorreto do brasil" e "o guia politicamente incorreto da america latina"?

O do Brasil eu comprei e já dei uma olhada, mas não li, ainda. Assim que tiver tempo, lerei. Mas tenho outras prioridades, em termos de livro para ler.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Acha que Jesus teve um "caso" com Maria Madalena, ou que ele não seja virgem?

Isso não é questão de "achar". Pelo que me consta não há indicações de que isso tenha acontecido. A própria existência de Jesus é controversa, se bem que há indícios de que, de fato, tenha existido. Mas não de que seria uma encarnação de Deus.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Para você, a sociedade deveria investir mais em quê? (Indivíduos, instituições religiosas, corporações e etc, vamos esquecer o Estado nessa questão)

Educação, educação, educação! Isto significa indivíduos. Nada de instituições religiosas. As corporações se viram sozinhas. Elas precisam é ser controladas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Recentemente, a China desenvolveu um míssil capaz de destruir Porta-aviões, deixando assim o Símbolo Militar dos EUA em xeque. Você acha que os EUA vão abdicar do controle militar de áreas importantes do oceano pacífico por causa disso?

Acho que não. Geralmente, os Estados Unidos, militarmente, não têm medo de nada. Eles descobrem um modo de anular a vantagem chinesa.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que vc acha dessas pessoas que não acredita nesse Deus que as igrejas veneram, mas sim acreditam no DEUS que realmente faz sentido?

Preferíveis, sem dúvida. Essas eu repeito, especialmente se pautam sua vida pelos princípios que creem e não pelas conveniências sociais. Essas pessoas, inclusive, são mais abertas a repensar sua crença, caso se argumente de forma convincente, porque creem porque consideram que seja a verdade e têm a verdade como valor máximo, ao lado do amor. Tenho vários amigos e amigas assim e os estimo muito, bem como eles e elas a mim. Elas não se fecham em uma religião. Aliás, para ser meu amigo, ateu ou crente, tem que ser uma pessoa com essas convicções e de vida pautada pelo bem e pela virtude. Senão não merece minha consideração, apreço, afeto ou amor.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Existe uma corrente que diz que ALGUMAS pessoa precisam de religião pra lidar com problemas extremos, será que nesses casos não é a sociedade que está falhando em prover ferramentas para ela lidar com a verdade de forma satisfatória? obrigado.

Certamente que sim. E quem pode prover isso é a Filosofia, que precisa ser cultivada por todos desde a infância. Para isso as escolar têm que inserir a Filosofia como uma prática educacional e não apenas como uma disciplina acadêmica. Não adianta apenas "saber Filosofia", mas "filosofar". É filosofando que se obtém o verdadeiro consolo nas aflições. É compreendendo a verdadeira realidade, sem ilusões, que se aprende a viver de forma plena, gratificante e integrada ao Universo como um todo. Buscando-se a sabedoria, pouco a pouco se a vai adquirindo. E a pessoa sábia não se verga a nenhuma vicissitude, pois tudo encara com serenidade. Nesse sentido recomendo a leitura meditada de Epicteto, Sêneca, Montaigne, Espinosa, Schopenhauer, Nietzsche, bem como de Lao Tsé, Krishna (o Bhagavad Gita) e, mesmo, os evangelhos. Mas, sempre, espurgados por um saudável ceticismo. Assim, essas obras podem prover um valioso conselho na conduta de uma vida virtuosa e serena.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

A Avaaz também está fazendo uma petição contra o SOPA - http://avaaz.org/po/save_the_internet_action_center_b/ Assinem e divulguem, se assim julgarem correto =)

Já assinei.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que vc acha da possibilidade de Jesus Cristo ter sido um alienígena que usava tecnologia ultra-avançada para realizar seus feitos?Impossível ou improvável?E o que vc acha do delírio dessas pessoas que afirmam com toda certeza que é um ET?Como trata-las?

Inteiramente implausível. Praticamente impossível. Quem afirma que é um ET ou é mentiroso ou é maluco. ET's, se existirem, não nos visitam. Isso é certo. Ou se as desmascaramos ou as mandamos para o hospício.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Se dese no jornal de hoje que foi comprovado qe uma mulher virgem está gravida.Vc não ia se ipresionar e atribuir qe este fenômeno é um milagre?E tb não iria atribuir qe o espirito santo é o causador?Não acharia incrível o fenômeno ter acontecido dinovo?

Não acho que seria um milagre. Milagres não acontecem. Se fosse verdade, seria um fenômeno estranho, incomum, mas não um milagre. Ou uma fraude. Quanto ao caso da mãe de Jesus, é lorota mesmo. Uma lenda.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Se pudesse escolher 3 pessoas para ressussitar e viver por mais 20 anos. Quem vc escolheria?

Meu pai, minha mãe e minha cunhada, Acila Mara.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

É possível uma virgem engravidar se colocarmos esperma encima de sua vagina?

Sim, é possível, mas difícil.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Assinem a petição contra o SOPA https://www.google.com/landing/takeaction/ e ajudem a combater a censura na internet. ISSO É SÉRIO, se tu tem um pouco de bom senso assina e clica em "ask your followers", pra ajudar na divulgação. Obrigada.

Não consegui votar pois meuZip Code é incompatível nos USA.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual animal vc mais gosta de comer? E qual vegetal vc mais gosta de comer? E qual dos dois vc escolheria para permanecer comendo exclusivamente durante um ano no almoço?

Gosto mais de peixe e de arroz.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Se no socialismo não houvesse governo seria anarquismo ou ainda teria diferenças? Quais?

O Socialismo ainda considera a noção de dinheiro e de propriedade, mesmo coletiva.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Por que deveríamos utilizar ateus para estudar e criar um guia de falácias?

Não vejo que isso requeira ateus, mas apenas filósofos bem treinados e comprometidos com a verdade. Nem todo ateu é filósofo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Se a oração traz conforto à pessoa que acredita, e esta não é proselitista e nem deixa de usar métodos racionais em seu auxílio, a oração não se torna uma ferramenta a mais de ajuda?

Sim, concordo. Mas não acho necessário. O efeito é só psicológico, mas existe. Tenho um amigo ateu que fez cinco cirurgias por causa de câncer, no intestino, no fígado, no cérebro e duas no pulmão. Tirava num lugar surgia metástase no outro. Fez radioterapia e quimioterapia. Ele sempre foi otimista no sucesso da medicina e hoje, 10 anos depois da última, está curado. Nunca se valeu de orações e não fizeram falta.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual a sua falacia favorita?

Nenhuma. Falácia é uma enganação. Uma mentira. Portanto algo abjeto e merecedor de desprezo e condenação. É preciso reconhecê-las e desmascará-las todas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual seu site favorito que fala sobre ateismo?

O Bule Voador.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Vc não acha um absurdo esa ideia de proibir a cocacola nos EUA?Já pensou se essa ideia chega no Brasil?Não poderemos mais consumir.Como alimetariamos o nosso vicio?Vc não acha pesima a ideia de termos qe depender de traficantes de cocacola?Vc recoreria?

A proibição não é da Coca Cola, e sim da Coca Cola Zero. Mas não da Coca Cola Light. Acho correta a atitude do FDA.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Por que deveríamos utilizar ateus para estudar e criar um guia de falácias?

O Bule Voador.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual sua definição de onipotência? Vc não acha que a definição mais correta e mais precisa não seria a desse apologista cristão? Bate com a sua definição? http://www.formspring.me/FabioPauper/q/283631394058404475

Entendo que onipotência seja a capacidade de fazer tudo, mesmo imperfeições. Pois, o que é perfeição? É claro que contradições intrínsecas têm que ser descartadas, não por falta de onipotência, mas por inexistência do que se diz, como por exemplo: Deus seria capaz de mover uma pedra imovível? Interessante que, como existem imperfeições no Universo (câncer seria uma), se se disser que Deus, em sua onipotência, não pode fazer imperfeições, então ele não seria onipotente. Mas, seria Deus?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Acho que o maior problema para os cristãos não é provar que Deus exista - o que já é algo difícil para burro. Penso que o maior problema é provar que, se Deus existe, ele é aquele descrito na Bíblia, ou seja, Jeová/Elohim, e não Mbombo ou Thor.

Realmente, esse, o da Bíblia, é o mais implausível. Sou mais o Brahman e seus avatares. Inclusive o Jesus indiano, o Krishna, é mais plausível. Ou o Alah, dos muçulmanos. Ou o Tao, do Lao Tsé. A redenção de Cristo é muito difícil de se aceitar. Veja o que escrevi na resposta anterior.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Tem certeza absoluta que deus não existe? Admite que pode estar errado?

Não tenho certeza absoluta de nada. Posso estar errado sim, a respeito de qualquer coisa. Mas tenho forte convicção, com base em muitos indícios, de que não há deus nenhum. Quais? A imperfeição do Universo. A existência do mal. O não atendimento das preces. As explicações científicas para quase tudo. O patente aleatorismo das ocorrências. A pluralidade das religiões. O sofrimento dos bons. A impunidade dos maus. A perversidade da natureza. Enfim, um sem número de coisas que, se houvesse algum deus, não poderiam acontecer. A não ser que ele fosse malvado, incompetente, nada poderoso, ignorante, incapaz e uma série de defeitos. Mas... então, seria Deus? Além do mais, se houver algum deus, decerto não é esse que os cristãos creem. Pois esse é pérfido. Não mandou seu filho ser barbaramente sacrificado em sua honra para perdoar a humanidade pelo pecado original? Que sádico! E esse negócio de pecado original é uma tremenda lorota. Posi não houve Adão nem Eva nenhuma. Então, se não houve pecado original, de que Cristo nos redimiu?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual a sua opiniao a respeito da existencia da alma? Ainda nao tenho opiniao formada sobre o assunto e adoraria ler o que vc tem a dizer.

Já falei muito sobre isso. Procure pela palavra "alma" em meus blogs: www.ruckert.pro.br/blog e wolfedler.blogspot.com . Para mim, alma não existe. A mente é, apenas, uma função do organismo, exercida, principalmente, pelo cérebro. Como a respiração ou a digestão. Só que muito mais complexa. Trata-se de uma ocorrência advinda da anatomia e fisiologia do sistema nervoso, dos neurônios e suas conexões. É Física e Química. Pensamento, emoção, sentimento, vontade, memória, raciocínio, percepção, consciência, tudo isso é orgânico. Não é nada sobrenatural. Como é que eu sei? Primeiro porque não há evidência nenhuma de que exista alma, separada do corpo. Segundo porque a neurologia mostra que o psiquismo é afetado por drogas e por lesões no cérebro, o que significa que se baseia na biologia do corpo. Nada mais. Quando se morre, acaba tudo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, fico admirada seu modo analítico de ver determinadas coisas, além de escrever muito bem, a sincronias das palavras em suas frases são formidáveis, eu já não escrevo tão bem assim, tem alguma dica de como me expressar BEM através das palavras?

Obrigado pela apreciação. Para escrever bem você tem que, primeiramente, ler muito. Digo, pelo menos, três horas por dia. Pode ser, até, na internet. E ler prestando atenção na construção das frases, no vocabulário usado. Se não souber, consulte o dicionário, mas não passe para frente sem entender. Depois tem que treinar. Tem que escrever. Pelo menos, uma hora por dia. E, sempre, revisar o que escreve. Vale também estudar gramática. Quando se é professor, mesmo de Física e Matemática, como eu, ler e escrever já faz parte da profissão. Jornalista também. Ou Filósofo. Ou Escritor. Mas o mais importante de tudo, é gostar à beça. Curtir escrever. Muito. Quando não se ama o que se faz, nunca se faz bem feito. E não ter a mínima preguiça.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

domingo, 15 de janeiro de 2012

Até que ponto se deve tolerar o ateismo?

Deve não. Tem que se tolerar completamente, como se tem que tolerar qualquer religião. Só não se pode tolerar práticas religiosas que forem criminosas, como sacrifício de criancinhas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Os cristãos lutam para qe as leis brasileiras estejam de acordo com a Biblia,e qe todas as pesoas não-cristãs sigam as leis cristãs.Vc não acha qe os cristãos fazem isso pois só qerem o bem para o Brasil?Não acha qe isso é uma bela maneira de se fz o bem?

Não acho não! Acho que todas as religiões são equivalentes e não se pode privilegiar nenhuma. Todas devem ser examinadas criticamente na escola, para que as pessoas possam escolher e não apenas seguir o que os pais ou a sociedade dizem. Inclusive escolher a não ter nenhuma. Se se pretende que todos sigam as leis cristãs também tem que se pretender que sigam as judaicas, as islâmicas, as budistas, as hinduístas, as taoístas e assim por diante. Isso fica impossível, porque muitas se contradizem. Como definir qual a certa? Porque a cristã? O certo é que haja leis independentes de qualquer credo, como é a constituição.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Se nenhuma teoria anti-criacionismo é válida para os cristãos, pois afirmam que é impossível algo aparecer sem um criador, quem foi que criou deus? por que eles não conseguem responder ? e por que se irritam tanto ?

Pois é, esse é o problema. Dizer que o Universo não pode ter surgido espontaneamente ou que sempre tenha existido é considerado uma impossibilidade pelos criacionistas, mesmo não cristãos. Então se considera que o Universo teve que ter um início e que, nesse início, o seu surgimento foi uma criação por ato de um agente extrínseco a ele: Deus. Ora, se o Universo é, por definição, o conjunto de tudo, não pode haver nada extrínseco a ele. Então, se já havia Deus, já havia Universo, pois Deus é que seria ele. Então, se Deus sempre existiu, o Universo sempre existiu e a criação não foi uma criação e sim uma transformação de Deus, ou parte dele, no que existe aí. Ou então tem-se que saber como surgiu Deus, o que é o mesmo problema do Universo, transferido para um nível acima. Se a explicação é de que houve um Deus criador de Deus, e esse? Isso iria numa regressão infinita ou até que se achasse um que fosse incriado. Mas se há algo que possa não ter surgido, porque não o Universo mesmo? O que acho é que, quem acredita em Deus, não admite deixar de crer por medo de ir para o inferno, se se equivocar. É o famoso dilema de Pascal, um borra-botas:
Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.
Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, não terá perdido nada.
Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, não terá perdido nada.
Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo eterno.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Sempre existiu Deuses no mundo ? Os Indios brasileiros acreditam em Tupã, os gregos romanos acreditam em Zeus, os negros Sudaneses acreditam em Olorum, os Indianos acreditam em Buda, etc. Até quem é ateu acredita em alguma coisa. Onde Deus estar?

Nem sempre. Só depois que os humanos apareceram e inventaram essa ideia. Ela deve ter surgido ainda na África, talvez com o hominídeos pré-humanos. Com a dispersão da humanidade a noção foi se modificando em cada lugar, mas, se todos têm a noção, deve haver uma origem comum, antes da dispersão. A ideia é muito forte, pois, mesmo com a civilização e o avanço do conhecimento científico ainda existe. Onde Deus está? Na mente das pessoas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Algumas pessoas vegetarianas possuem ONG's de criação de cães;pregam qe não devemos matar os animais para comer.Entretanto utilizam-se de rações feita de animais para alimenta os cães.Vc não acha qe elas deveriam convencer os cachorros a ser vegetarianos?

Corretíssimo! É uma incoerência deles.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual deve ser a atitude de um servo de Deus quando ver um ateu falar coisas totalmente absurdas sobre a Biblia? Qual deve ser a atitude de um bom cristão quando ver que um ateu deturpou o significado da escritura?O que é correto,esclarecer ou se omitir?

O correto é o cristão refletir sobre o que o ateu disse com isenção, para ver se não é o certo e, portanto, deixar de ser cristão. Ou então, se concluir que é errado, procurar convencer o ateu de seu erro. Omitir é sempre errado.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Pq ficar longe de Deus depois que morre traz agonia,pertubação,e infelicidade?Pq Deus não nos deixa livres para estar feliz, e tranquilo mesmo longe dEle?Deus só permite que estejamos felizes perto dEle?Pq Deus quer que louvemo-os para sermos felizes?

Deus não quer nada. Deus não existe. As pessoas é que inventam o que acham que Deus quer ou deixa de querer. E isso varia com a religião. Portanto não se pode dizer que seja a vontade de Deus. Se se disser que uma delas é certa e as outras invenções, como saber qual delas?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

62 anos? é, pensei que você tivesse ~54 também. Mas e ai, como está lidando com o avanço do tempo e a "proximidade" da morte?

Tranquilamente. Pois sei que a morte é só como um sono sem volta. E tenho minha consciência muito tranquila de ter vivido a vida de modo a fazer prevalecer o bem e erradicar o mal, para poder deixar o mundo melhor. Não temo nem um pouco a morte. Como diz a música "Epitáfio", só queria ter amado mais, e sido um pouco mais louco ainda do que sou.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor: como foi calculada a velocidade da luz?

Foi calculada pelas equações de Maxwell e medida no experimento de Fizeau. Veja isto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_da_luz

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

De que forma podemos contribuir para a destruição da sociedade?

Destruir a sociedade é uma impossibilidade, além de ser um disparate. O que se tem que destruir são as estruturas caducas que se estabeleceram ao longo do tempo e transformar a sociedade em algo justo, decente, honesto, aprazível, benfazejo. Para mim, o ideal é acabar com o governo, com o dinheiro (e com os bancos e tudo que vem a reboque, como bolsas de valores etc.), com a propriedade, com a família, tal como existe, com as religiões, com as tradições idiotas e nefastas,com as forças armadas, com a polícia. Para que isso possa acontecer há que se desenvolver um processo educativo de vários séculos, que transforme as pessoas em altruístas, generosas, escrupulosamente honestas, diligentes, valorosas, nobres, cultas, inteligentes, sensíveis, desprendidas, desapegadas, educadas, virtuosas, enfim. Podemos colaborar para isso, agindo sempre assim para dar o exemplo, trabalhando de graça, promovendo ações comunitárias, fazendo tudo à revelia dos governos, por conta própria, eliminando ao máximo o uso do dinheiro, distribuindo a renda, fracionando a propriedade, especialmente a das empresas, que devem ser de seus trabalhadores, que, de empregados virem patrões. E, principalmente, divulgando isso aos quatro ventos, para que muitos adotem essas medidas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que é um pulsar?

Uma estrela de nêutrons em rotação, isto é, o remanescente de um núcleo de uma estrala que tenha explodido, ao final de sua evolução na sequência principal, cuja massa remanescente seja maior que o limite de Chandrasekhar, que é de 1,44 massas solares. Essa estrela tem a densidade do núcleo atômico e é, na verdade, um único núcleo. Por efeito de emparelhamento dos nêutrons, seu campo magnético é intensíssimo e, por conservação do momento angular, sua velocidade de rotação é estúpida.Com isso, é gerado um feixe de radiação emitido pelos pólos, que gira como um farol náutico, sendo captado pelos radiotelescópios com uma periodicidade muito regular, como um relógio. Veja:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pulsar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_de_n%C3%AAutrons

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Mulher gosta de ver homem sofrendo pra conquistar ela?

Não sou mulher para dizer. Além disso não gosto de generalizações do tipo, toda mulher...... ou, todo homem....... Isso não existe, para nada. Há homens e há mulheres que agem assim ou assado a respeito disso ou daquilo. Não há comportamentos estereotipados masculinos e femininos. Mas o que observo é que isso não é verdade. Algumas podem gostar, mas a maioria acho que não.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails