quinta-feira, 11 de março de 2010

Primeira Classe de 17 de março



Ouça meu programa semanal de música clássica na rádio FM Universitária, 100,7 MHz de Viçosa, Minas, acessada pelo site http://www.rtv.ufv.br/ ,toda quarta-feira, das 20 às 22 horas.
Neste próximo 17 de março apresentarei:
Sinfonia Manfredo de Tchaikowsky,
Sinfonia Fantástica de Berlioz.
Com comentários.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia internacional da mulher


Considero inteiramente inapropriado dedicar-se um dia especial à mulher. Não que eu não tenha considerações pelas mulheres, pelo contrário. Tenho pelas mulheres a consideração que tenho por todos os seres humanos, independente do sexo, acrescido do fato de que, por ser homem, tenho naturalmente uma admiração maior pela figura feminina do que pela masculina. Mas acho que todos os dias são dia da mulher, como o são do homem, e não há dia nenhum especial para o homem. Atribuir-se um dia especial para a mulher é admitir que a mulher não se situa no mesmo pé de igualdade que o homem, e isto deve ser inteiramente desconsiderado. Tenho para mim que, exceto no aspecto estritamente ginecológico, homens e mulheres são exatamente iguais em todos os seus direitos e deveres, em todas as suas potencialidades e capacidades, em tudo o que puder ser atribuído a um e a outro. Ou seja, todo direito do homem é um direito da mulher e todo direito da mulher é um direito do homem, bem como todo dever do homem é um dever da mulher e todo dever da mulher é um dever do homem. Isto inclui o provimento do lar e os serviços domésticos, a atuação na política e no mercado de trabalho, com equitativa distribuição de sexos em todas as atividades humanas, sejam quais forem. Não existe serviço de mulher e serviço de homem: existe simplesmente serviço. Não há nada que um homem seja capaz de fazer que a mulher também não o seja, mas gestar, parir e aleitar só a mulher é capaz. Além disso, o sexo que tipifica toda espécie animal é o feminino, sendo o masculino meramente acessório, para garantir a variabilidade genética. Uma espécie poderia, por partenogênese, sobreviver só com seres femininos, mas não só com seres masculinos. Nossa espécie não deveria ser chamada de "humana", mas sim de "mulherana". É preciso que os homens se conscientizem de seu papel secundário na espécie e deixem de ser idiotas ao menosprezar a mulher. Já escrevi um texto sobre isto neste blog. Procurem pelo título "Espécie Mulherana".
Mesmo assim quero parabenizar todas as mulheres, não só por este dia, mas por todos, e, a propósito, deixar aqui um poema que escrevi anos atrás sobre este dia:

Quero que em ti se realize, em plenitude,
tudo o que está dito nesta mensagem de coragem.
Hoje que o mundo comemora teu dia, pensa e medita…
Teus são todos os dias e não só hoje.
Porque és plena de todo direito, como ser humano.
E o mundo te pertence, basta que o domines.
E não permitas que homem algum usurpe teu lugar.
Que é o mesmo dele em qualquer atividade.
E assim, ombreados em igualdade,
possam, ambos os sexos, construir para o futuro
um mundo decente e aprazível para todos.
Basta que assumas os mesmos deveres e obrigações,
e te consideres responsável, como toda pessoa,
por ti mesma e por todos que te cercam.
Assim tu crescerás e serás completa como humana.
E vencerás, conquistando o lugar que te é reservado,
e até então te foi tomado e usurpado.
Usufruindo dos direitos e benesses que te são devidos,
não por concessão mas por direito inalienável,
que possuis por simplesmente ser da espécie.
E que assim fazendo sejas feliz e realizada,
pois teu é o mundo, o céu e as estrelas.

domingo, 7 de março de 2010

Inteligência



Vejam a apresentação da palestra que tenho feito sobre Inteligência:

http://www.youtube.com/watch?v=uQ9Vnt6wOqI

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails