Providenciarei assim que tiver um tempo.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
sábado, 26 de junho de 2010
a europa ocidental ''perdeu seu poder'' (seu controle) sobre grande parte do mundo após qual destes acontecimentos: segunda guerra mundial ou descolonização das colonias da áfrica e da ásia? por que?
Considero que foi a segunda guerra mundial que provocou a queda da hegemonia européia, pois a Alemanha foi derrotada e a França e a Inglaterra ficaram arrasadas. Os Estados Unidos e a União Soviética foram os vencedores que passaram a dividir a hegemonia do mundo, já que não sofreram tanto com a guerra, tendo, inclusive, os Estados Unidos, com o "Plano Marshall" ganhado ascendência sobre a Europa. A perda das colônias africanas e asiáticas decorreu daí.
Sabe-se que, para o olho emetrope, o ponto remoto situa-se no "infinito". Um garoto de vista normal coloca as lentes de contato de sua irmã, cuja convergência é de + 2,0 di. Nessas condições, qual passa a ser sua distância máxima de visão distinta?
Meio metro. Na fórmula 1/f = 1/o + 1/i , se se colocar 1/f = 2 di e o = infinito, obtém-se i = 0,5 m . Ou seja, o garoto verá tudo o que está longe a meio metro de distância, perdendo, a partir daí, a noção de profundidade.
qual a sua concepção sobre o infinito?
Infinito é uma noção que descreve a idéia de algo que seja maior do que a maior coisa (número, tamanho, tempo, distância) que se possa conceber. Infinito não é algo, concretamente falando. Não é um número para especificar nenhuma grandeza. Não obedece nenhuma regra operacional dos números. Para ser manipulado é preciso recorrer-se aos limites, em matemática. No entanto existem várias modalidades de infinito, com propriedades distintas. O infinito enumerável não é o mesmo do infinito contínuo, por exemplo. Veja-se este artigo:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=114 .
Há alguma maneira de aumentar seu coeficiente intelectual ou QI?
Certamente que sim, a qualquer época da vida. O segredo está em dois pontos: desafios mentais e estímulos sensoriais cruzados. Ambos promovem a criação de conexões neuronais que aumentam a inteligência. Em suma: é preciso complicar. A lei do menor esforço é a lei do emburrecimento. Evitar hábitos também aumenta o QI. Fazer sempre tudo de modo diferente a cada vez.
Ler muito, fazer palavras cruzadas, sodoku, jogar xadrez, resolver o cubo de Rubik, charadas, enigmas e mais desafios são ótimos recursos. Fazer testes de QI também. Estudar só por diletantismo. Aprender sempre algo novo, a vida toda. Mas coisas complicadas, de preferência. Teoria musical, novos idiomas, programação em assembler. Escrever poesia e prosa, pintar quadros, esculpir, tocar instrumentos musicais, Consertar coisas quebradas. Se se é de exatas, estudar biologia, se de humanas, matemática, se de biológicas, economia, por exemplo. Ficar só vendo televisão emburrece. É como um atleta olímpico. Tem que por o cérebro para funcionar, e muito.
Quanto às conexões sensoriais, os exercícios são adivinhar o que é alguma coisa pelo tato ou o olfato, como os pratos que estão na mesa, sem vê-los. Comer e escrever com a mão não dominante, banhar-se e vestir-se de olhos fechados, andar de fasto, usar o relógio invertido e outras coisas assim promovem a criação dessas conexões. Trata-se do que se chama "neuróbica". Há livros sobre isto.
Recomendo os três livros do Pierluigi Piazzi: "Aprendendo Inteligência", "Estimulando Inteligência" e "Ensinando Inteligência".
Veja-se este vídeo de uma palestra minha sobre o tema:
http://www.youtube.com/watch?v=uQ9Vnt6wOqIPlay
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Caro Ruckert, qual é a sua opinião acerca do materialismo humano e quais devem ser as ações humanas em busca do progresso em todas as suas formas? Explique o que considera como: progresso, real, racional, ideal, verdadeiro.
Há dois conceitos de materialismo. Um é valorização apenas dos aspectos materiais da vida, que acho medíocre e desprezível. Outro, melhor chamado de fisicalismo ou naturalismo, é a consideração de que o sobrenatural não existe, o que acho corretíssimo. Mas, não admitir o sobrenatural não significa não ter valores espirituais, entendidos como nobres, elevados, virtuosos e altruistas.
Buscar o progresso, por sí, não tem significado. Mas passa a ter se isto é o meio para se chegar a um mundo justo, harmônico e fraterno. O fundamental, para isto, é investir ininterruptamente na educação, entendida plenamente como instrução e formação. Tudo o mais virá por acréscimo, ou seja: paz, saúde, prosperidade, enfim... felicidade.
Progresso real é o que se tem objetivamente concretizado em cada momento. Racional é o que se pode obter, não expontaneamente, mas pela aplicação de meios planejados de forma lógica, estudada e objetiva. Ideal é o que se pretende a fim de atingir as metas idealizadas. Verdadeiro é o que obtém quando as metas idealizadas foram colocadas em consonância com as lídimas aspirações do ser humano.
Qual a sua opinião acerca da arte, da música e do que é inteligência?
As belas artes, incluindo a música, para mim, são as máximas expressões da capacidade humana, pois são atividades inteiramente gratuitas, isto é, não sendo necessidades, são cultivadas apenas para fruição, mesmo que sejam meio de vida para os artistas. Sem arte, especialmente a música, a vida seria muito insossa.
Inteligência é o aspecto da mente que dá ao ser a capacidade de solucionar problemas de qualquer ordem, não só de sobrevivência. Animais a possuem em grau variado e, atualmente, dos que conhecemos, o homem é o que tem mais. No futuro, novas espécies que eventualmente surgirão, poderão ser tão ou mais do que ele. Artefatos robóticos também podem vir a ser construídos com inteligência.
Estime a massa de ar contida em uma sala de aula. Indique claramente quais as hipóteses utilizadas e os quantitativos estimados das variáveis empregadas.
Considerando uma sala de 60 m² e 3m de altura, ela terá 180 m³ de volume, ou seja 180.000 litros. Como o ar tem, mais ou menos, 20% de oxigênio (massa molecular = 32 uma) e 80% de nitrogênio (massa molecular = 28 uma), sua massa molecular média é de 0,2*32+0,8*28 = 28,8 uma, o que dá a massa molar de 28,8 g. Supondo estar-se nas CNTP e o ar ser um gás perfeito, cada mol ocupa 22,4 litros, ou seja, na sala tem-se 180.000/22,4 = 8.036 mols, o que dá uma massa de 8.036*28,8 = 183.221 g, aproximadamente 183 kg, ou, grosso modo, uns 200 kg.
Voce considera mais importante a Metafisica (o que inclui a fisica, matematica) ou as ciencias produtivas? Explique sua escolha.
Nem mais nem menos. Tanto quanto. As disciplinas formais e teóricas são importantes como ferramentas e como embasamento para os conhecimentos aplicados. Estes, por sua vez, são os que resolvem os problemas práticos da existência. Mas eles não seriam eficazes nem eficientes se não houvesse aqueles. Além do mais, os conhecimentos teóricos suprem a curiosidade humana pelo entendimento do Universo e da vida, possuindo, também, um apelo estético considerável, o que leva à fruição de um prazer intelectual insuperável.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Primeira Classe de 23 de junho de 2010
Música da Câmara:
Schubert - Quinteto em lá maior, op. 114, "A Truta" (Camerata Zilina)
Beethoven - Quarteto nº 16 em fá maior, op. 135 (Alban Berg)
Brahms - Quarteto para piano e cordas em sol menor, op. 25 (Perahia - Amadeus)
Ouça o programa "Primeira Classe" às 20 horas das quartas feiras em www.rtv.ufv.br.