sábado, 26 de dezembro de 2015

Professor, para você existem mais pessoas de exatas, humanas, linguísticas ou biológicas?

Não tenho esse levantamento, mas, se você considerar que as pessoas ligadas às áreas de negócios (comércio etc.), bem como funcionários burocráticos (secretários etc) ou outros, como balconistas sejam de humanas, acho que essa é a área que abrange o maior número de pessoas em atividade. O pessoal de linguística também está incluído em humanas, bem como os artistas em geral.

Professor, o senhor é cientificista? Quais são os pontos mais relevantes que o senhor levantaria contra e a favor? Acha que pode ser a solução contra o analfabetismo científico? Qual seria seu plano de ação tratar deste grave problema social?

O analfabetismo científico tem que ser combatido por duas frentes. A primeira é pela elevação do nível da educação formal, com uma preparação primorosa dos professores (que, para serem competentes, o que decorre de serem mais bem selecionados, têm que ter uma excelente remuneração), e o estabelecimento de um rigor bem razoável para a aprovação dos estudantes. Bom seria, também, o estabelecimento do horário integral como norma padrão para a Educação Básica. O segundo pela divulgação maciça, pela mídia, de temas científicos, em inúmeros programas de televisão, nas rádios, nos jornais (muitas páginas sobre ciência em todos eles, especialmente nos noticiários e não apenas nos artigos de fundo), da mesma forma que em sites da internet. Muitos já existem mas é preciso uma forma de estimular o seu acesso e isso o governo deveria fazer por meio de incentivos a empresas que os patrocinassem.

A sua resposta da pergunta "você é quem faz sua realidade" me faz pensar que destino não existe. Você acredita em destino?

Claro que não!

Acredita no universo cíclico?

Isso não é uma questão de acreditar e sim de verificar, face as teorias e informações disponíveis, qual a opção mais plausível. Pelos dados atualmente conhecidos a opção mais plausível é a de que o Universo se expandirá indefinidamente e não ciclicamente.

O fim é inevitável, para tudo e para todos?

Não. O próprio Universo não deverá ter um fim. Ao que me consta, só ele.

O que você acha da ideia de destruição ou renovação de certas manifestações culturais brasileiras (como o sertanejo universitário ou o funk carioca)?

Não acho válido destruir nenhuma manifestação cultural, por mais horrível que eu acho que ela seja. Todas têm que ser preservadas. Claro que podem ser renovadas, mas isso tem que ser um movimento interno delas. E a renovação tem que contemplar a preservação da forma anterior também.

Supondo 3 massa. A de número 1 vai ser atraída para a 2 de maior massa ou para a 3 de massa um pouco menor? Obs: a 2 e a 2 está a mesma distância da massa 1.

Todas as massas se atrairão entre si, umas às outras, tanto pelas de massa maior quanto pelas de massa menor. A intensidade e o sentido das atrações dependerá do valor das massas, da distância entre elas e das posições relativas. Cada uma se acelerará na direção e sentido dada pela resultante das forças de atração por parte das outras duas.

professor, qual foi a tese que o senhor apresentou em seu doutorado?

Eu não fiz doutorado. Em meu mestrado minha tese intitulou-se "Um estudo do acoplamento não mínimo entre a gravitação e o eletromagnetismo", defendida no CBPF, em 1982.

No caso eu irei para o segundo semestre de engenharia elétrica e queria entrar em física ano que vem. Aí o curso de elétrica seria normal, enquanto o de Física eu aproveitava algumas matérias. Mas você acha que tem como dar conta das duas?

Depende muito de cada pessoa. Se você é daqueles alunos que sempre tira excelentes notas sem estudar quase nada, então você dará conta. Caso seja dos que precisa estudar mais, então pode dar conta, fazendo só umas duas disciplinas extras por semestre e desistindo de gozar a vida em outros aspectos.

Se a gravidade não pode ser anulada ou blindada, porque então você pensa que o potencial gravitacional no interior de uma casca esférica é nulo, a ponto de não interferir no ritmo de um relógio ali localizado?

Essa resposta, em verdade, se aplica à situação em que tal casca esférica seja apenas o que existe no Universo. Se existir algo mais fora dela, então isto criará um campo gravitacional dentro dela. Todavia, se essa casca for um planeta e o que houver fora estiver bem afastado de modo que o campo gravitacional disso não diferir quase nada entre o interior e o exterior da casca, como, por exemplo se essa casca fosse a Terra, então o que fará diferença será o campo da própria Terra dentro e fora da casca. Ele será nulo dentro e não nulo fora, de modo que provocará a diferença na marcha dos relógios de acordo com a fórmula de Schwarzschild que apresentei.

Ernesto, você acha que da pra fazer graduação em engenharia elétrica e física ao mesmo tempo?

Se for em instituições diferentes acho que a lei permite. Mas a questão é a pessoa dar conta de estudar tudo isso e ser aprovada. O ideal é fazer uma delas é já ir puxando, pouco a pouco, algumas disciplinas da outra para adiantar. Depois que formar na primeira, entrar na segunda e pedir aproveitamento das disciplinas já cursadas e só completar o que falta.

Mas se um estudante com 17 anos, cursando o 2 ano do ensino médio fizer o Enem e conseguir a nota necessária para ingressar no curso dejesado, com essa nova regra do enem, ele podera tentar na justiça com uma liminar ?

Não sei se pode, pois não conheço as regras juridicas. Mas não acho correto que o faça, mesmo que possa. Acho que deva cursar a terceira série. Há muito conteúdo a ser visto que ficará de fora se não se fizer a terceira série. E o Ensino Médio, como toda a educação formal, não é para se entrar para a faculdade. Isso é decorrente. A finalidade é se preparar para a vida.

Professor, o que o senhor diria à uma pessoa que deseja não crer mais em seres sobrenaturais, que crê na ciência, mas que ainda não consegue se desvincular da idéia de que existe alma, Deus, destino? Como o senhor pode ajudar essa pessoa a não mais crer nisso?

A primeira coisa é se convencer que nenhuma crença tem valor a não ser que haja fortes indícios de que seja verdadeira (porque se houver evidências ou provas não é crença, é conhecimento). Isso vale inclusive para a crença na ciência. Só que a ciência apresenta muitos indícios de validade. Então vai se investigando as crenças religiosas e vendo quais indícios existem de sua veracidade. Se não houver, devem ser abandonadas. É bom ler alguns livros para abrir a mente a respeito, como:
Deus, um Delírio - Dawkins
Deus Não é Grande - Hitchens
O Fim da Fé - Harris
Quebrando o Encanto - Dennett
O Problema com Deus - Ehrman

Ernesto, o que tem a dizer sobre a nova regra do Enem, de apenas estudantes maiores de 18 anos solicitarem o diploma de conclusão do ensino médio ?

Concordo plenamente. Aliás eu não acho que a aprovação no ENEM poderia dar certificado de conclusão do ensino médio para ninguém que não o tenha feito completamente.

Você já escreveu romances?

Não, mas gostaria. Tenho algumas ideias a respeito.

Você é quem faz sua realidade?

Não. Mas eu contribuo de modo significativo. Todavia não majoritário. Minha realidade é feita de muitas injunções completamente fora de meu controle, por exemplo, onde, quando e filho de quem eu nasci, além de todos os acasos e coincidências que se apresentaram a mim ao longo de minha vida que me fizeram optar por escolhas que, de outra forma, seriam outras, como com quem me casei, que profissão adotei, que trabalhos exerci e exerço. Todavia parte dessa realidade, realmente, resulta de escohlas que eu fiz e faço com base em tudo o que tomei conhecimento e a respeito de que refleti e decidi.

Se eu for frequentar uma universidade pública, corre-se o risco de alguém me matar?

Esse risco existe em qualquer circunstância, mas não é maior por se estar em alguma universidade pública.

Qual é a liberdade à qual todo os seres humanos têm direito?

A liberdade de decidir sua própria vida: onde morar, para onde viajar, em que trabalhar, de que gostar, de quem gostar, com quem se casar (ou não), que religião adotar (inclusive nenhuma), que ideologia política e econômica aderir, que opiniões expressar (e não só ter sem poder expressar).

Qual é a liberdade à qual todo os seres humanos têm direito?

A liberdade de decidir sua própria vida: onde morar, para onde viajar, em que trabalhar, de que gostar, de quem gostar, com quem se casar (ou não), que religião adotar (inclusive nenhuma), que ideologia política e econômica aderir, que opiniões expressar (e não só ter sem poder expressar).

Atualmente, quais são suas composições preferidas da música clássica?

Gosto das Sinfonias de Brahms, dos poemas sinfônicos de LIzst, dos concertos para piano de Rachmaninoff, das obras orquestrais de Debussy. Também gosto muito de Tchaikovsky e Dvorak, Beethoven, Bach, Mozart e Haydn. Gosto de Wagner, Richard Strauss. É muita coisa.

domingo, 20 de dezembro de 2015

http://ask.fm/wolfedler/answer/130473570845#_=_ É necessário que a pessoa já tenha um conhecimento prévio em tudo isso que você citou, se o aluno deseja entrar em uma Faculdade de Matemática? Ou basta o que é ensinando no Ensino Médio, que ao entrar, o aluno consegue acompanhar normalmente?

Isso que eu disse é justamente parte da matéria que compõe o currículo do Ensino Médio de Matemática, além de Matrizes, Determinantes, Análise Combinatória, Probabilidades e outros temas. Matemática é um conteúdo sequencial e cumulativo. Novos assuntos dependem do entendimento dos anteriores. Do mesmo modo que no Ensino Médio se precisa saber toda a Matemática dada no Ensino Fundamental, no Ensino Superior, no Curso de Matemática, se precisa saber toda a Matemática dada no Ensino Médio. Isso é normal. Sabendo o Ensino Médio (que requer o Fundamental) o aluno consegue acompanhar o curso normalmente. Mas o Ensino Médio é, justamente, aquilo que eu dissera.

Qual a diferença entre lei e teoria na ciência?

Lei é o enunciado a respeito do modo de comportamento da natureza em relação a algum particular fenômeno. Teoria é uma estrutura de relações entre definições, leis, teoremas e seus corolários no contexto de uma categoria de fenômenos que provê uma explicação fundamentada dessas relações com base em princípios que suportem todas as ligações e que proveja previsões ainda não observadas que, ao serem produzidas, se mostrem experimental ou observacionalmente concordantes com as previsões.

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