sexta-feira, 3 de junho de 2011

80 bilhões de galáxias compostas de 30 a 70 bilhões de trilhões de estrelas com a possibilidade de ter mais planetas que estrelas. E tem um deus olhando por você, te amando e te ajudando. É...faz todo o sentido não é? Crentes são racionais demais!

Pois é... depois dizem que o surgimento do Universo e da vida por acaso é uma impossibilidade. Improvável não é impossível. Impossibilidade é considerar que exista uma entidade com os atributos contraditórios e impossíveis como é essa que denominam "Deus".

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Vô, como você está? Espero que maravilhosamente bem!

Não considerando que estou tendo que fazer dieta por causa do diabetes e da pressão alta, nem a crônica falta de dinheiro para pagar as contas do mês, estou muito bem, trabalhando, pensando, escrevendo, conversando, pintando, cantando, amando e fruindo ao máximo a existência.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A chamada geração "Y" ,passou por uma fase de transição brusca em todos os sentidos. A "conquista" de maior libertinagem, os benefícios da tecnologia, a degradação de costumes ímpares. A ânsia pelo ter é a causa de uma geração cada vez mais depressiva?

Não sei se a depressão provém de não se conseguir "ter" tudo o que se cobiça, ou de não se conseguir "fazer" tudo o que se pretende, ou de não se conseguir "saber" tudo o que se almeja, ou de não se conseguir "sentir" tudo o que se deseja. Há pessoas que colocam sua realização no poder, ou no fazer, ou no ter, ou no saber, ou no sentir. O homem realizado não é o que pode, o que faz, o que tem, o que sente ou o que sabe, mas o que "é". Mas, ser o que? O significado da vida também não está no prazer que se vá sempre gozar, nem na alegria que nunca vai se deixar de fruir, ou na dor que nunca vai se sentir, ou no prejuízo que nunca vai se ter. Ele está no bem estar e na satisfação de se estar vivendo a vida com significado, isto é, sabendo que, por causa dela, o mundo fica melhor do que sem ela. A percepção de que se é alguém que faz diferença para o mundo é que dá à pessoa a sensação de paz e realização que, mais do que os prazeres e alegrias, configuram a felicidade. Em suma, viver-se uma vida virtuosa, em prol da coletividade, de forma não egoística, mas não martirizada é o segredo do bem estar e da satisfação em viver e, portanto, de evitar a depressão. Não se preocupar em ter, poder, fazer, saber e sentir, mas usar isso tudo com serenidade e sem sofreguidão, curtindo o tempo que se vai vivendo a cada dia e neles espalhando a justiça e a bondade. Como brinde se será feliz, independentemente do que se tenha, se faça, se saiba, se possa e se sinta. O importante, pois, é ser bom, mais do que ser justo ou sábio, pois o bom e sempre justo e o justo nem sempre é bom. E o sábio é o que tem consciência disto.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nos paises desenvolvidos há grande tolerância com os homossexuais e sem necessidade de fazer campanhas anti-homofobia. No caso do Brasil é necessária mesmo?

Penso que sim, pois o preconceito é muito enraizado. O machismo no Brasil é um comportamento assumido até pelas mães quando criam seus filhos. Considerar que ser possuidor de alguma sensibilidade é logo tido como sinal de boiolice. Ou o homem que partilha os serviços domésticos com a mulher. Esse tipo de cultura, acobertada e incentivada pelas religiões, é extremamente nociva à construção de um mundo harmônico, pacífico, tolerante, justo e feliz para todos. O respeito às orientações de vida das pessoas, desde que não sejam nocivas ao bem comum ou a si próprias, tem que ser cultivado. Para isso é bom haver campanhas anti-homofóbicas, anti-racistas e anti-preconceituosas de qualquer espécie, como de ordem religiosa, que existe contra os ateus. Não se pode tolerar a intolerância. Comportamentos nocivos, contudo, devem ser combatidos, como o uso de drogas, o tabagismo e o alcoolismo, entendido como uso imoderado de bebidas.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Por que a corrupção é supervalorizada no país?

Porque o povo brasileiro, em geral, não se pauta por princípios, mas por vantagens. Isto é uma questão cultural que depende de uma educação filosófica no nível básico. Mas não uma educação bacharelesca, como se costuma fazer, que apenas provê o aluno de informações e sim um processo de reflexão sobre a realidade, de desenvolvimento das habilidades de análise, síntese, juízo e raciocínio e de introjeção de valores éticos, desvinculados do caráter religioso. Se isto começar a ser feito, em algumas décadas, quando os atuais líderes políticos e empresariais já estiverem mortos, pode ser que a geração que começará a filosofar nos bancos escolares consiga mudar essa concepção mesquinha e deletéria para o interesse e o bem estar da sociedade como um todo. Há que se acabar com a cobiça, a preguiça e a esperteza velhaca.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Qual é, na sua opinião, o melhor site em defesa do ateísmo?

Gosto muito do Bule Voador, meu predileto. Mas também aprecio Portal Ateu, Ateus.net, Ateus do Brasil, LiHS, Sociedade da Terra Redonda, Genismo, Diário Ateísta, Ceticismo.net e outros que você pode ver no meu delicious:
http://www.delicious.com/ernestovon/Ateísmo?

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quais foram os principais pensadores SOCIALISTAS? Quero saber apenas o Socialistas. Sem nenhum Comunista, ou Anarquista, ou Totalitarista, apenas Socialistas. sucesso :)

Clement Attlee, Karl Kautsky, Eduard Bernstein, David Ben-Gurion, Golda Meir, Willy Brandt, Mário Soares, Leonel Brizola, Raúl Alfonsín, José Luis Rodríguez Zapatero, Luís Inácio Lula da Silva, Tony Blair, Mário Covas, Felipe Gonzalez, Mikhail Gorbachev, Nelson Mandela, Eduardo Frei, Salvador Allende e outros

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Quais foram os principais pensadores SOCIALISTAS? Quero saber apenas o Socialistas. Sem nenhum Comunista, ou Anarquista, ou Totalitarista, apenas Socialistas. sucesso :)

Clement Attlee, Karl Kautsky, Eduard Bernstein, David Ben-Gurion, Golda Meir, Willy Brandt, Mário Soares, Leonel Brizola, Raúl Alfonsín, José Luis Rodríguez Zapatero, Luís Inácio Lula da Silva, Tony Blair, Mário Covas, Felipe Gonzalez, Mikhail Gorbachev, Nelson Mandela e outros

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

O perdão tem limite ? Até que ponto devemos perdoar tche ?

Sim. Acho válido dar uma segunda chance, mas não uma terceira. Aí já é senvergonhice.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Voce considera o Brasil racista em relaçao a outros paises do mundo? Tantas "raças" formaram o povo brasileiro, tantas nacionalidades imigraram ao Brasil e formaram o que é a populaçao brasileira atual. você considera o Brasil um Pais racista ?

Sim, mesmo que menos que outros. Mas a assimilação não é completa e há muita gente que não considera todas as raças em pé de igualdade. E não são só brancos que têm esse pensamento. Há negros, indigenas e asiáticos que têm preconceito racial em relação a brancos. Não diria que o Brasil seja racista, pois não há normas legais discriminatórias. Mas a sociedade, ilegalmente, costuma discriminar e, em certos nichos, até muito. Todavia, considero que as políticas afirmativas em relação a negros ou quaisquer outras categorias são, elas mesmas antidemocráticas e discriminatórias.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Qual a sua posição em relação a legalização da maconha ?

Não simpatizo com essa possibilidade, considerando que os malefícios são muito maiores que os benefícios. A canabis, como a morfina e a heroína, têm indicações médicas. Nesse caso, que seja prescrita por médicos, como os remédios de tarja preta. A cocaína não tem indicações médicas. Também sou a favor da ilegalidade do tabaco. Há, também, alimentos que deveriam ser abolidos do consumo pelo grande prejuízo que causam à saúde, como o açúcar refinado. A ayahuasca, tem que ser proibida, apesar do Santo Daime.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

um cristão disse que se nós formos feitos somente de partes físicas nós não teríamos livre-arbítrio, pois nossos pensamentos seriam unicamente guiados pelas leis da natureza e não por nós, com isso ele justifica a alma. como vc rebateria esse argumento?

Nós, que guiamos nossos pensamentos, somos parte da natureza. O livre arbítrio não contraria as leis da natureza, porque a natureza não é determinista. Uma mente natural tem todos os recursos para julgar e decidir o que fazer, em função da incrível complexidade do sistema nervoso. Isto não requer alma espiritual e pode, até mesmo, ser implantado em um artefato robótico com suficiente sofisticação, ainda não disponível com a tecnologia atual. Por outro lado, considerar que tudo o que ocorre no Universo o seja pela vontade de um ser onipotente e onisciente, extrínseco a ele, é que não permite a existência do livre arbítrio. Dizer que Deus concedeu o livre arbítrio ao homem para que ele possa ter o mérito da escolha entre o bem e o mal não procede, pois Deus, tendo conhecimento de tudo em todos os lugares e momentos, inclusive futuros, funciona como o Universo mecanicista de Laplace, isto é: Maktub! Aí não há livre arbítrio nenhum. Outra característica que mostra que o livre arbítrio é natural é a sua presença nos animais, que, segundo as doutrinas religiosas, não têm alma. Só que eles não agem apenas por instinto: eles pensam e decidem também. Até uma formiga, de uma forma bem incipiente, faz escolhas.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Incoerência Jurídica

Dois pesos e duas medidas

Pau que dá em Chico dá em Francisco?

terça-feira, 31 de maio de 2011

pq tem gente q coloca tarja preta na boca nas fotos que coloca no orkut ?

Nunca vi isto.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

qual a sua opinião sobre o princípio do terceiro excluido?

Não é um princípio absoluto. A lógica dicotômica é uma possibilidade, dentre outras. Há lógicas policotômicas discretas e difusas, bem como multidimensionais. Depende do assunto. Uma assertiva não necessariamente é verdadeira ou falsa. Podem haver gradações ou possibilidades múltiplas. Por exemplo, dizer que algo está quente ou frio, se é verde ou não. Pode ser mais ou menos. Posições políticas podem ser distribuídas ao longo de mais de uma dimensão e não apenas entre a direita e a esquerda.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Existe algum motivo que ja possa ser explicado de a materia barionica corresponder apenas 4% do universo? O que seria a materia escura e energia escura? Do que são feitos e como interagem com a materia barionica? tenho dificuldade de entender isso.

Não sei a razão da proporção. A matéria escura é matéria, mas não emite radiação. É composta por MACHOs e WIMPs, isto é, estrelas apagadas, planetas sem estrelas, buracos negros, gases, poeira, pedregulhos de gelo e de metais e, principalmente, uma espécie de neutrinos super massivos, que não interagem quase nada com a matéria bariônica, exceto gravitacionalmente. Ela se distribui principalmente no halo das galáxias. Quanto à energia escura, este não é um bom nome, pois energia não é algo e sim uma propriedade de algo. Trata-se de um campo repulsivo que preenche uniformemente todo o Universo com baixa densidade, mas presença total. Seu efeito é promover o inchamento do espaço, responsável pela expansão do Universo, que não é devida ao movimento próprio das galáxias, mas o crescimento do espaço entre elas, mesmo que não saiam do lugar.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

qual a pior doença que voce nao queria ter ?

Enfisema pulmonar. Minha mãe morreu disso. O sofrimento é atroz. Culpa do cigarro. A todo mundo que fuma eu vaticino a morte com esse sofrimento para ver se a pessoa para. Fumar é um suicídio. O governo devia acabar com o tabagismo sem tergiversar. Que se diminua o recolhimento de impostos, que as fábricas de cigarro mudem de ramo, que os plantadores de fumo plantem outra coisa, que os empregados arranjem outros empregos, mas que não se fabriquem, não se importem nem se vendam cigarros, charutos, fumo de cachimbo e de rolo. E que os traficanentes sejam perseguidos pela polícia como os traficantes de cocaína.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Se fosse possível espetar um cilíndro oco e com pequeno diâmetro sobre o eixo de um planeta, de polo a polo, passando pelo centro, e jogar um objeto de um dos polos, o que aconteceria com o objeto? Ficaria oscilando ou conseguiria escapar pelo outro polo?

Se fosse deixado cair com velocidade inicial zero, aceleraria até o centro, com aceleração cada vez menor e desaceleraria o mesmo tanto na subida para o outro lado, chegando à superfície com velocidade zero, voltando a cair e oscilando dessa forma, se não tivesse atrito com o ar. O campo gravitacional no interior da Terra cresce com a distância ao centro, sendo nulo lá e máximo na superfície. Da superfície para fora, decresce com o inverso do quadrado da distância ao centro.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails