sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Professor, se a densidade e a massa de um buraco negro são inversamente proporcionais, na medida que um buraco negro suga a matéria de uma estrela e sua massa aumenta, sua densidade diminui e a curvatura também, uma vez que a curvatura é proporcional a densidade de massa-energia?

Essa relação é sobre a densidade de um buraco negro supondo que sua massa se estendesse pelo volume limitado por seu horizonte de eventos. Mas, uma vez formado o buraco negro, a massa se concentra em seu caroço que, pela relatividade geral, teria densidade infinita. Todavia considerações quânticas impedem isso e a densidade fica da ordem de 10^84 g/cm³. Isso é válido para todo buraco negro, independentemente de sua massa. A curvatura no horizonte de eventos, dada pela contração total do tensor de curvatura, vale 48G²M²/c^4R^6. Como o raio do horizonte de eventos é dado por R=2GM/c², a curvatura fica 12/R^4, sobre ele ou 4c^8/G^4M^4 (confira as contas).

Professor, a troca de calor por meio de condução envolve inúmeros trabalhos microscópicos por meio das moléculas, que colidem, transmitindo fótons? Mas e no caso de uma colisão, como que há energia cinética transmutada em térmica, em termos de vibração atômica e translação molecular?

Sim. Se uma molécula se agita, varia sua distância em relação às vizinhas. Isso provoca alterações no campo elétrico entre elas. As alterações de campo elétrico são propagadas por fótons (não necessariamente de luz visível). Então a propagação do calor por condução é, sim, feita por meio de fótons dentro do material que são absorvidos e emitidos pelas moléculas, íons ou átomos que o constituem. No caso de uma colisão, o que acontece, também é uma repulsão elétrica entre os átomos superficiais dos corpos que colidem, repulsão essa que comprime os átomos dentro de cada corpo e os desloca de suas posições originais, provocando movimento caótico deles que significa aumento da temperatura, que é transferido para o resto dos sistemas do mesmo modo que pelo aquecimento, isto é, por fótons internos. O mesmo se dá no caso do atrito.

Não é frustrante você formular uma resposta lógica, bem estruturada, com argumentos de autoridade, e ser escarnecido porque o ponto de vista de outro grupo aparece com maior frequência ? Afinal, qual foi a maior fonte de motivação que você teve na tua vida ?

Argumento de autoridade não tem valor nenhum. O que vale são os argumentos lógicos e baseados em evidências. Todavia, de fato, é frustrante ser desconsiderado pela maioria em favor de proposições sem fundamento, escolhidas por razões de preferências pessoais, muitas vezes em função do carisma de quem as proponha. Mesmo assim há que perseverar na verdade, dando "murro em ponta de faca" sem esmorecer, pois o que importa é que a verdade prevaleça e não que se obtenha sucesso.

Analise: I - A imprensa russa já anunciou que estamos numa 3º guerra mundial. II - A Hillary Clinton tem uma péssima relação com o Putin (ao contrário do Trump). III - O Putin é mais estrategista do que todos os democratas juntos. E tem gente dizendo que, se o Trump for eleito, teremos a 3º guerra!

Não se pode preferir o Trump porque o Putin o prefira. Para o bem geral do mundo e dos próprios Estados Unidos, a Hillary é muito melhor. Trump, como Putin, são duas bestas quadradas que precisam ser defenestradas da política para o bem do mundo. Putin não é nada democrata. Pobre povo Russo que só cai de uma tirania em outra, há séculos. Da mesma forma que o Assad, da Síria, o Salman da Arábia, o Kim Jong-un, da Coréia do Norte, o Raul Castro de Cuba, o Maduro da Venezuela, o Morales da Bolívia, o Jammeh do Gâmbia, o Santos de Angola, o Bolkiah do Brunei, o Nguema Mbasogo da Guiné Equatorial, o Afewerki da Eritréia, o Rahmon do Tajiquiwtão, o Karimov do Usbequistão, o Biya de Camarões, o Hamad Al-Khalifa do Bahrain, o Mswati III da Suazilândia, o Mugabe do Zimbabue, o Al Bashir do Sudão, o Chan-ocha da Tailândia e outros. Essa turma toda precisava ser deposta pela ONU para poder fazer valer o princípio da "Auto Determinação dos Povos", uma vez que eles não estão no poder por delegação de suas populações.

São duas perguntas: O que acha de quem continua amando alguém que não dá a mínima para você? E na amizade, o que faria se o seu melhor amigo(a) lhe desse gêlo sem explicação, sequer atendesse suas ligações?

Amor é válido mesmo sem reciprocidade. E como toda pessoa é capaz de amar a mais de uma outra, pode amar uma sem ser correspondida e outra sendo correspondida. Ou a mais de duas, considerando inclusive que essas a quem ama de modo correspondido possam, também, amar a outras. A exclusividade amorosa e relacional não pode ser uma imposição e sim uma opção, ou melhor, uma situação que aconteça, dentre outras possibilidades de amores plurais completamente normais, desde que sejam sabidas e consentidas por todos os envolvidos, numa boa. No caso do gelo de um amigo é só passar a considerá-lo apenas como um conhecido. Não precisa dar gelo nele também.

Olá. Quais dicas o senhor dá para quem vai fazer a redação do enem? Como elaborar um bom texto, sendo que não se sabe o tema proposto?

Só vai elaborar um bom texto quem já faz isso há muitos anos. Não tem escapatória. A preparação para o ENEM começa no curso primário (primeiros anos do fundamental). Por isso é que sempre digo que a melhor forma de estudar qualquer assunto é escrevendo um capítulo de apostila sobre ele para que outros sejam capazes de aprender com seu estudo. Assim é que se aprende: ensinando. Mas isso tem que ser um hábito cultivado há muito tempo. Não é em um ano só que se adquire.

O que acha da quarta revolução industrial. E de que forma o desemprego tecnológico afeta a causa anarquista? Ajuda ou atrapalha ? http://motherboard.vice.com/pt_br/read/bem-vindos-a-quarta-revolucao-industrial

Acho que ajuda. Porque um dos objetivos anarquistas é a abolição, justamente, do emprego, isto é, da renda auferida por meio de salários. Havendo menos empregos as pessoas vão ter que ganhar dinheiro (enquanto ele houver) por meio de atividades autônomas. Isso é mais anárquico. O ideal é que o emprego seja totalmente extinto, juntamente com o salário. Todo mundo passa a ser produtor e prestador de serviço autônomo. No caso de grandes empresas, seus trabalhadores deixam de ser empregados e se tornam sócios. E seus proprietários compartilham o capital com os trabalhadores de se tornam um deles também, a propriedade ficando compartilhada por todos os que nela trabalham. Para isso é que os anarquistas precisam entrar para a política e conseguir fazer leis que, gradualmente, transfiram a posse das empresas para seus trabalhadores. Isso seria uma primeira etapa, a ser cumprida em um ou dois séculos. Depois viria a etapa da abolição da propriedade e do dinheiro. E, finalmente, dos governos e dos estados soberanos, com a extinção de todas as fronteiras no mundo. Passaremos a ser, apenas, terráqueos.

As pessoas inteligentes são as mais felizes ou não tem nada a ver inteligencia com felicidade? Se não conhece pesquisas a respeito, qual a sua opnião pessoal tendo em vista a sua experiência de vida?

Não conheço pesquisas a respeito, mas acho que a felicidade não é ligada à inteligência e sim à concepção de vida (cosmovisão). Há quem, por ser mais inteligente, fica angustiado por ter uma percepção mais aguda das mazelas do mundo e de sua impotência em saná-las. Outros ficam felizes, justamente por ter essa compreensão maior de tudo. Da mesma forma que os menos inteligentes podem ser infelizes por não conseguirem compreender o que desejariam ou são felizes porque nem se atinam com o fato de haver algo a ser compreendido que eles não compreendem.

Professor, noto que desde 2013 as pessoas estão muito politizadas e polarizadas. Você nota o mesmo e se sim, você já presenciou um momento parecido com o atual antes?

Nos últimos tempos da ditadura militar e no período em que se teve o impedimento do Collor também houve essa politização do povo. Acho que isso aconteceu, também, nas revoluções de 1930 e 1932, mas eu não presenciei.

O que pensa sobre a bancada religiosa e o conservadorismo e a direita?

Sendo o Brasil uma nação laica, nenhum dispositivo legal pode favorecer qualquer grupo religioso ou de crenças em particular. Assim a bancada religiosa (especialmente evangélica) pode existir, mas não pode propor nem pretender a aprovação de dispositivos legais que favoreçam suas convicções em detrimento do bem geral do povo brasileiro. Quanto ao conservadorismo, também é um direito das pessoas o serem, inclusive parlamentares, mandatários políticos religiosos, juízes, desembargadores e ministros. Só que, também, não podem propor, pretender a aprovação e nem decidir a favor do que seja conservador em detrimento do bem geral do povo. Isso inclui, por exemplo, concepções preconceituosas de gênero, de classe social, de etnia, de orientação sexual, de filiação ideológica e similares. Quanto à direita, sua principal característica é considerar que as desigualdades sociais são legítimas, justificadas e desejáveis. Isso é inadmissível. O objetivo do estado brasileiro tem que ser, justamente, demovê-las. Quanto ao aspecto econômico, é legitimo que pessoas possuam suas convicções capitalistas, socialistas ou comunistas (e, mesmo, feudalistas). O que não podem é pretender que as demais sejam banidas. Como sou comunista, considero que o capitalismo (que não pode ser confundido com a existência do capital) e o socialismo de estado são nefastos e o esforço político deva ser dirigido a sua gradual extinção. No aspecto político, não acho que se possa admitir nenhuma pretensão autocrática, totalitária ou ditatorial por parte de ninguém ou de grupos (como militares, por exemplo). Sou a favor da acracia, mas, como isso não é viável por enquanto, sou um democrata. Todavia, prefiro o sistema parlamentarista. Em qualquer caso, não é bom que o parlamento seja todo composto por pessoas de mesmo pensamento político, econômico e social. A existência de múltiplas visões é salutar para o sistema de contrapesos que evitem as barbaridades que acontecem em nações com regime de partido único, seja de esquerda, seja de direita.

O Conhecimento é libertador em qualquer fase da vida ou depois de uma certa idade tornar-se impossível mostrar luz para um alguém que sempre ficou no escuro da caverna? Se não for possível libertar certas mentes "enferrujadas", como agir com a ignorância delas que querendo ou não podem nos afetar?

Impossível nunca é. Mas há casos muito difíceis. Só que não é uma questão de idade e sim de concepções mentais. Há quem, mesmo não velho, tenha cristalizado suas concepções de uma forma que seja quase impossível demovê-las. Outros, mesmo velhos, têm a mente aberta para novas considerações e são capazes de mudar as concepções. O que se tem que fazer é sempre insistir, de forma educada, com argumentos bem consistentes, que sejam capazes de demover as pessoas de suas convicções equivocadas, inclusive por demonstrar como são até, ridículas. Mas sem zombar das pessoas, o que provoca uma resistência maior à mudança. Demover alguém de ser cristão, por exemplo, em muitos casos, é bem difícil. Ou de ser machista. Ou de ser direitista. Ou de ser conservador e tradicionalista. Inclusive porque, em geral, essas pessoas têm uma concepção totalmente errada do que seja ser ateu, feminista, esquerdista ou progressista. Outra concepção difícil de ser removida é a criacionista. Principalmente porque a maioria não tem uma visão científica da realidade, conferindo crédito às versões mitológicas da origem do mundo e da vida que as religiões apresentam.

O que acha da proibição que impede veterinários de trabalharem gratuitamente, por vontade própria? Como neste caso: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/02/veterinario-e-proibido-de-dar-consulta-gratis-e-caso-gera-indignacao-na-web-sao-carlos.html

Um absurdo! Se o código de ética veterinário proíbe a atendimento gratuito ele não é nada ético e tem que ser revisto. Qualquer profissional, de qualquer profissão, tem que ter o direito de trabalhar de graça. Isso é tão cristalino que me admira algum código de ética o proibir. Exigir que só instituições o possam fazer é outro absurdo. Se eu tivesse dinheiro eu fundaria um Colégio Particular Gratuito. Esse é um dos meus sonhos. Os professores lecionariam de graça e eu arcaria com as despesas de manutenção. Acho isso uma maravilha e é o que eu preconizo que venha a ocorrer com inúmeras atividades. Trata-se de um dos passos que levarão, futuramente, o mundo à anarquia comunista e à abolição do dinheiro e da propriedade, que são a situação ideal de uma sociedade justa, harmônica, fraterna, próspera, aprazível e feliz para todos e não só para alguns.

Professor, um estudante com alto QI com problemas emocionais ou psicológicos pode sofrer com reprovações e pode ter sua capacidade falsamente julgada por isso? Ou a inteligência nata supera qualquer problema?

Pode sim. Por nervosismo ou algum outro problema tal estudante pode não conseguir expressar sua inteligência e ser considerado burro.

Se você fosse publicar um livro, e ao mesmo tempo estivesse com várias dívidas... Você ainda o publicaria gratuitamente, ou o venderia para conseguir se manter?

Esse é o meu caso. Muitas mesmo. Mas eu o publicaria gratuitamente, como faço, pela internet. Porque os livros que escrevo não são romances e sim ensaios e divulgação científica, para esclarecer as pessoas, espancar a ignorância, questionar, polemizar, propor.. São temas que buscam o bem do mundo. Não me sinto confortável em ganhar por isso. Para auferir renda eu penso em voltar a pintar quadros, pois eles são supérfluos. Se bem que a maioria dos que eu pintei foram doados à família e a amigos.

Espinoza era Pandeista, Panteista ou Ateu?

Panteísta.

Norte-americanos criam lista citando 40 motivos que os fazem odiar viver no Brasil: https://goo.gl/mNeRMe ... "construídos com o menor esforço possível" Esse é o típico "jeitinho brasileiro". "Jeitinho" é coisa de vagabundo! Concorda? Certíssimos os americanos em meter o pau nessa merda de país!

Sim. Concordo! Mas não saio daqui. Vivo para consertar isso. E não sou nem um pouco brasileiro, como está descrito. Por isso, em geral, sou olhado de modo enviesado.

Acha os números de ateus aumentaram ou apenas saíram do armário? Acha que existe alguma repressão?

Tanto um quanto outro. Não só os que já eram ateus perderam a vergonha de se declarar, quanto muitos que não eram passaram a ser em razão do trabalho de divulgação dos primeiros. Isso se deve, em grande parte, aos sites de relacionamento, como o Orkut, o Facebook, o Formspring, este Ask, o Tumblr, o Twitter e outros que trouxeram à luz muitas manifestações de ateus e céticos, com a exposição de suas concepções e sua desilusão com as religiões.

Como você acha que deve ser dada uma disciplina de métodos matemáticos? Quais livros recomenda? E quais os principais assuntos de matemática importantes para a física atualmente?

Variáveis Complexas - Cálculo Vetorial - Cálculo Tensorial - Cálculo Variacional - Transformadas de Fourier - Equações Diferenciais Parciais - Funções Especiais - Equações Integrais - Espaços Vetoriais Complexos - Espaços de Funções - Álgebra de Operadores - Funções de Green - Teoria de Grupos (Discretos e Contínuos) - Álgebra de Lee - Formas Diferenciais - Teoria do Caos.
É o que me lembro agora.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O que pensa sobre coisas como o pecado e penitência?

Se pecado é algo que se faça ou se deixe de fazer em desobediência aos ditames divinos, isso não existe, porque, simplesmente, Deus não existe e, logo, não dita coisa alguma. O que é considerado como tal, nas diversas religiões, é o que as pessoas que as fundaram achavam que deveria ser considerado como a palavra de Deus. Daí, também não existindo nem alma, nem céu, nem inferno, penitência é algo inteiramente inócuo. O que existe é o mal, a maldade, a crueldade, a desonestidade, a injustiça. Isso a própria sociedade tem que coibir, para que todos vivam em harmonia, fraternidade, paz, alegria, felicidade. Então todos têm que estar vigilantes e punir quem cometa tais ações para que se saiba que não são toleradas e seu cometimento, absolutamente, não compensa. Em paralelo é preciso que a educação, tanto familiar quanto formal, nas escolas, fomente o comportamento benevolente, justo, probo, solidário, compassivo, generoso, altruísta, a fim de que, no futuro, a sociedade toda se comporte assim por ser o seu desejo. É preciso abolir qualquer motivação para qualquer crime, começando pela distribuição da renda de modo a extinguir toda a pobreza e toda a riqueza exagerada. Mas também as concepções possessivas que levam a crimes passionais. Isso é perfeitamente possível. Ou seja, tornar o mundo em um lugar só de pessoas virtuosas. Sem apelo a nenhuma crença religiosa. Apenas aos valores humanistas.

Ernesto, é mais difícil educar cientificamente e mostrar que superstições são babaquices à uma população tão carente de educação e cultura como é a brasileira?

Sim, mas é algo que precisa ser encetado o quanto antes. O problema são os próprios professores públicos, que, face aos baixos salários, não são a camada mais competente da sociedade, como teria que ser. O magistério teria que ter um salário tão atraente que as melhores cabeças preferissem ser professores do que médicos, advogados ou engenheiros. Então os cursos de licenciatura é que seriam mais concorridos e, tendo os melhores alunos, formariam os melhores profissionais. Num colégio particular, como o Anglo de São Paulo, um professor pode ganhar vinte ou trinta mil reais por mês, em dedicação exclusiva. Mas dá aula para turmas de duzentos alunos, que pagam, cada um, dois mil por mês. E não tem a menor bagunça. Todo mundo assiste com a maior atenção. A primeira treta de qualquer um leva à sua expulsão sumária do curso, sem apelação. A escola pública tinha que ser assim. E os professores também: vacilou (isto é, se mostrou incompetente ou negligente), é demitido na hora. Tem muitos médicos, engenheiros e advogados querendo lecionar lá. E eles nem exigem licenciatura. Tem é que ser muito bom de serviço, inclusive na didática, mas demonstrada na prática e não por ter um certificado de ter cursado. E tem que dominar o conteúdo na ponta da língua. De preferência ser autor de um livro didático de grande sucesso. Os professore fazem "ensaio de aula", com se fossem apresentar uma peça teatral, com os colegas como alunos e fazendo as perguntas mais difíceis e embaraçosas. Eles não têm carteira assinada. Cada um é uma empresa dele mesmo, com CNPJ, que é contratada para prestar o serviço ao Anglo.

Pode-se dizer que a benevolência feita por ateus,céticos e agnósticos são mais sinceras que a de cristãos (isto é sem segundas intenções)

É o que eu considero que seja.

Professor, o que torna um material transparente? Digo assim, porque o vidro é transparente, por exemplo, mas o metal não? O que acontece a nível sub atômico? Não sei se ficou claro.

A condutividade elétrica, no caso de sólidos. A presença de nuvem de elétrons nos metais, independente da estrutura cristalina dos íons, que se comporta como um gás condutor, ao interagir com o campo elétrico da luz o absorve e o reflete. Nos sólidos covalentes isso não acontece e a luz, ao ser absorvida, o é por cada átomo, que, então, decai e, pela conservação do momento linear, emite fótons no sentido do qual a luz era proveniente, além do refletido. No caso de líquidos e gases, independentemente de serem isolantes ou condutores, as ligações intermoleculares são mais fracas impedindo a opacidade. Isso pode ser estudado em livros de eletromagnetismo e ótica de nível superior no capítulo de "condições de contorno para a solução das equações de Maxwell". Um típico é o Griffits ou o Reitz & Milford. No caso das tintas, mesmo elas sendo covalentes, são opacas por serem uma mistura heterogênea de microcristais transparentes em um solvente transparente que se solidifica. Então, por meio das reflexões internas totais nos microcristais, a luz é refletida.

Que carreira seguiu sua colega de curso com QI 180?

O Magistério. Lecionando Matemática. Depois ela se tornou Diretora de Escola Pública. Aí fez Curso de Direito e passou a advogar. Atualmente é Diretora de uma Faculdade de Direito, se ainda não se aposentou, pois está com setenta anos.

Criticar e julgar são coisas diferentes? Por que?

Criticar é apreciar, isto é, atribuir qualidades e defeitos. Julgar é conferir valor, seja ético, estético, econômico, social ou de outra ordem. Pode-se valorizar algo a respeito do que não se aprecie ou considere inadequado. Uma pessoa pode ser valorizada por seu desprendimento e criticada por ele levá-la à miséria. Ou ao contrário. Pode-se apreciar a inteligência de alguém e lhe conferir o valor ético de mau, se ele a usa para tal, como foi o caso de Hitler.

Qual a melhor resposta a quem julga seu relacionamento amoroso?

Ora, que não é da conta dela. Eu amo e me relaciono amorosamente com quem eu quiser. Amor não é algo que a pessoa resolva sentir. Acontece quer se queira quer se não. O que a pessoa pode é não consentir em se relacionar amorosamente com quem ame, por alguma razão qualquer. Mas se resolver, todo mundo tem o direito de encetar uma relação amorosa com quem queira, seja ela aceita ou não aceita pelos outros. Mas tem que ser aberta e franca, com conhecimento geral de todo mundo. Inclusive para que outros possam criticar. Criticar, contudo, não é julgar. Alguém pode dizer que tal ou qual relacionamento não seja bom por alguma razão e, nesse caso, tem o dever de dizer a quem esteja nele. Mas não pode julgar, pois não sabe as razões que o motivaram.

Como ler 60 páginas por hora de um livro?

Treinando ler cada vez mais depressa. Mas não pela chamada "Leitura Dinâmica" que, para mim, não convenceu, pois eu não assimilava os detalhes e não me contento só com uma apreensão geral. Só que isso demanda um treinamento de umas duas horas por dia durante, pelo menos, um ano. No meu caso, eu treino ler assim há quase cinquenta anos.

Quem é a pessoa mais inteligente que você já conheceu?

Uma colega que tive no curso de graduação em Matemática.

http://ask.fm/wolfedler/answers/139041096989 Mas o melhor para todos é que pessoas como você fiquem só nas atividades intelectuais. Isso trará muito mais benefício ao mundo.

Não é verdade que seja melhor para todas as pessoas. Para minha mulher não é pois, assim, ela arcaria com mais incumbências domésticas do que já arca. E, dentre todas as pessoas, minha mulher é mais importante para mim do que as demais pessoas. Não importa o que você seja: serviços domésticos têm que ser compartilhados por todos os moradores da casa. O ideal seriam que as casas não fossem privadas, mas coletivas, como nos falanstérios. Assim os serviços seriam distribuídos por rodízio e cada um teria menos para fazer. Todavia esse sistema ainda não está implantado por aqui.

Professor, na equação da relatividade E=mc²+pc, a energia cinética será apenas mc²/√1-v²/c², enquanto que o termo "pc" será o resto da energia total?

É só deduzir a fórmula que se encontra. Essa dedução está no livro do "Alonso & Finn" que mencionei (o novo, de Portugal). Não dá para fazer aqui, pois é bem longa e depende de deduções anteriores. Tem que estudar os capítulos 19 e 20 desse livro inteiros. Procure na Biblioteca de alguma Universidade. Se tiver dinheiro, compre, pois é excelente.
http://www.fnac.pt/Fisica-Edward-J-Finn/a546776

Realmente, conheço várias pessoas que reclamam da falta de didática de profs universitários! :( Posso escolher nas disciplinas eletivas as de didática, certo?

Acontece que, para fazer didática, antes tem que fazer psicologia da aprendizagem e para fazer psicologia da aprendizagem, antes tem que fazer psicologia geral. E a didática são duas disciplinas: didática geral e didática especial, específica da matéria em questão. Nos cursos de licenciatura, além dessas quatro, ainda se tem a disciplina de legislação do ensino. Mas essa é voltada para a Educação Básica.

Professor, Considere que a Obliquidade da Eclíptica seja e = 23,5º e que a latitude de São Paulo seja 23,5ºS. Em qual dia do ano o Sol passa pelo nadir de São Paulo? No dia do Equinócio de março, no dia do Solstício de junho,no dia do Equinócio de setembro ou no dia do Solstício de dezembro?

O Sol estará no nadir em São Paulo no dia do solstício de junho e estará no zênite no dia do solstício de dezembro. No dia do solstício de junho o Sol estará no zênite no trópico de câncer em Havana, algumas ilhas do Hawaii, Assuã, no Egito, Muscat, em Omã, Dhaka, em Bengladesh, Shantou, na China. Nesses lugares ele estará no nadir no solstício de dezembro. Nos equinócios o Sol estará tanto no nadir quanto no zênite sobre o equador.

já que movimento é relativo, para alguém fora da terra por exemplo, que me observe em movimento, a equação e=mc2 não é válida?

É válida em qualquer circunstância desde que se saiba que energia é essa. Ela é a energia total de um sistema em seu referencial próprio, isto é, naquele em que ele se encontra em repouso. Em outro referencial há que se adicionar a energia cinética e, se o sistema fizer parte de um sistema de sistemas que estejam sujeitos a alguma interação, as energias potenciais correspondentes a elas.
Esse assunto é muito bem desenvolvido nos capítulos 19 e 20 do livro "Física" de Marcelo Alonso e Edward Finn (que tem uma edição em português da Editora Escolar de Lisboa). A edição em português da Edgard Blücher é tradução da primeira edição americana que ainda utiliza o conceito de "massa relativística", atualmente abandonado.
Para quem queira entender mesmo de Física, eu recomendo esse livro, bem como o "Curso de Física de Berkeley, em cinco volumes" e o "Lições de Física de Feynman", em três volumes, estes traduzidos pela editora Bookman, do Brasil. O de Berkeley teve seus dois primeiros volumes traduzidos pela Edgard Blücher, mas estão esgotados. Todavia, os cinco existem em espanhol pela editora Reverté.

Você acha que a tentativa de cientistas de fabricarem versões digitais de indivíduos já mortos fere a ética ? Como por exemplo, o caso da programadora Eugenia Kuyda que fez uma versão idêntica da personalidade de seu melhor amigo falecido em Inteligência Artificial (AI).

Claro que não. Essa versão não é a própria pessoa. É só uma réplica artificial que possui a mesma personalidade. Mesmo que se fizesse uma réplica que, além da personalidade, tivesse todas as memórias e todos os outros aspectos mentais (sentimentos, por exemplo) de outra, não acho que feriria a ética. Do mesmo modo que transplantes de cérebros (que, na verdade, são transplantes de corpos uma vez que o resultado não é a pessoa com outro cérebro mas a pessoa (a do cérebro) com outro corpo).

Professor, em sua máxima aproximação ao Sol, o módulo da energia potencial gravitacional de um cometa é menor que o módulo da sua energia cinética. Podemos afirmar que a órbita deste cometa em torno do Sol é: Elíptica, pois a energia mecânica é maior que zero. Isso procede?

A órbita de um cometa, se for elíptica, o é tanto perto quanto longe do Sol. Perto a energia cinética é maior e a gravitacional é menor. Mas a mecânica se mantém a mesma em toda a órbita. Os sistemas ligados, isto é, que voltam sempre a revolver o Sol, possuem órbitas circulares ou elípticas e a energia mecânica é negativa e não positiva. Nesse caso o módulo da potencial será sempre maior do que da cinética, sendo a diferença dos módulos uma constante em toda a órbita, cujo módulo é o módulo da energia mecânica. Ela será nula ou positiva nos sistemas que se libertam da atração mútua, o que se dá nas órbitas parabólicas e hiperbólicas, respectivamente. Nesse caso o módulo da cinética será sempre maior que o módulo da potencial e a diferença dos módulos também será constante em toda a órbita sendo o seu módulo o módulo da energia mecânica.

Vc acha que esse negócio de quem tem olhos puxados é mais inteligente é falso? Eu acho que sim, pois a história prova. Cientistas como Galileu, Copérnico, Newton, Einstein, e filósofos como Aristoteles, Platão e matematicos como Gauss, Pitagoras sequer eram japoneses ou chineses.

Não há diferença estatisticamente significativa entre inteligência de qualquer grupo étnico da Terra. O fato de que descendentes de pessoas do extremo oriente apresentarem desempenho cognitivo melhor, em geral, é uma questão cultural, pela qual eles são muito dedicados ao estudo, por muito mais horas, com todo o apoio da família e, inclusive, com grande satisfação, sem mencionar a grande disciplina. Isso os ocidentais têm menos. Mas o pessoal dos países da antiga "cortina de ferro", também apresentam esses bons resultados, sem terem olhos puxados. Quanto a haver, historicamente, mais cientistas ocidentais, isso é uma injunção histórica mesmo. À época em que o renascimento e o iluminismo permitiram o florescimento da filosofia e da ciência no ocidente, com a libertação das amarras religiosas, no oriente ainda vigorava uma submissão a cânones e crenças tradicionais. Essa também foi a diferença entre os gregos e os outros povos seus contemporâneos, na antiguidade. Mas note que, mesmo no ocidente, o número de cientistas femininos era ridículo. Isso porque as luzes ainda não iluminaram a mentalidade no sentido de dar às mulheres as mesmas condições sociais dos homens. As exceções são pouquíssimas, como a Madame de Châtelet. Do mesmo modo nas artes plásticas e na música clássica.

https://goo.gl/v14FpG O ideal não seria que você se dedicasse só a atividades intelectuais? Acho um desperdício alguém como você se dedicar a faxina, pois mentes como a sua são raras e têm de serem aproveitadas ao máximo em atividades que vão requerer seus vastos conhecimentos e intelecto.

Não. Acho que as pessoas que moram em uma casa têm que compartilhar o trabalho de mantê-la. Isso é perfeitamente normal. Por que alguém deveria ficar só por conta dos serviços domésticos? Eles têm que ser feitos por todo mundo. Inclusive pelo Presidente da República. Por que ele não pode lavar o seu banheiro? Isso é que é anarquia comunista na prática. Não por obrigação, mas por opção derivada da consciência.

Recentemente ouvi que ser anarquista e funcionário público era uma hipocrisia. Discordei da pessoa, mas senti que minha argumentação foi fraca. Pode falar sobre

Não é. Do mesmo modo que não é hipocrisia ser comunista e trabalhar em uma firma capitalista. Acontece que a sociedade em que estamos imersos não é nem anarquista nem comunista. E é preciso viver. Ora, nessa sociedade não se vive sem dinheiro. Logo há que se ter uma forma de obter dinheiro para viver. Honesta, é claro. Existem duas. Ou se tem um salário de um emprego ou se tem renda de uma atividade lucrativa. Pode-se usar uma, outra ou ambas, desde que se aja honestamente. No caso do salário de um emprego, ele pode ser privado ou público. Isso não contradiz com o fato de não se achar que a sociedade, tal como está estruturada, seja da melhor forma possível, que seria a politicamente anarquista e a economicamente comunista (mas podem ser só uma ou só outra, pois são conceitos separados e independentes). Enquanto se mantém a vida com o dinheiro que se ganha (inclusive podendo se valer da fruição de supérfluos, como livros, passeios etc), se trabalha para divulgar e buscar atingir o ideal anarquista e comunista. É até válido que um anarco-comunista se candidate a um cargo eletivo para buscar, caso eleito, tomar medidas que conduzam à anarquia comunista, como, por exemplo, a gradativa participação dos empregados nos lucros das empresas até que se possa abolir totalmente o emprego assalariado. Ou a implantação e disseminação de falanstérios, em vez de residências particulares. A incentivação do desenvolvimento de atividades econômicas gratuitas, para o bem de todos. O estabelecimento de sistemas comunitários como hortas, lavanderias, refeitórios, bibliotecas. Tudo com acesso gratuito e trabalho não remunerado em forma de rodízio. Isso é caminhar para a anarquia comunista. Mas, até que o mundo todo fique assim, se precisará de dinheiro e, portanto, não é incoerente ganhá-lo.

Existe algum físico sério que defenda universos paralelos?

Sim, muitos. Por exemplo:
Stephen Hawking, Brian Greene, Max Tegmark, Alan Guth, Andrei Linde, Michio Kaku, David Deutsch, Leonard Susskind, Alexander Vilenkin, Yasunori Nomura, Raj Pathria, Laura Mersini-Houghton, Neil deGrasse Tyson, Sean Carroll.
Por outro lado, há os que não admitem:
Steven Weinberg, David Gross, Paul Steinhardt, Neil Turok, Viatcheslav Mukhanov, Michael S. Turner, Roger Penrose, George Ellis, Joe Silk, Carlo Rovelli, Adam Frank, Marcelo Gleiser, Jim Baggott, Paul Davies.
Para citar uns, dentre outros.
https://en.wikipedia.org/wiki/Multiverse

Ernesto, você de fato acredita que a 'força de vontade' é o suficiente para direcionar o indivíduo para a mudança ? Há outros fatores no seu ponto de vista ?

Mais importante do que a força de vontade é o convencimento e a aspiração, que se estabelecem a partir de um profundo e abrangente estudo do caso apresentado. Inclusive, para que a força de vontade atue, ela tem que ser dirigida para a consecução de algo de que se esteja convencido de seu valor e, portanto, se aspire atingir. De qualquer modo, a força de vontade é essencial, para superar a inércia em alterar comportamentos e hábitos arraigados e, mesmo, visões de mundo sedimentadas por anos de adesão. Outro fator favorável e o apoio e o estímulo de familiares e amigos. Alterar concepções e hábitos com a oposição de familiares e amigos é muito mais difícil. O bom é pertencer a um grupo, principalmente que envolva familiares e amigos, que estejam, todos, empenhados em proceder a mudança em tela e mutuamente se apoiem. Por exemplo, tornar-se ateu, tornar-se vegetariano ou vegano, tornar-se anarquista, tornar-se comunista, tornar-se feminista, deixar de ser conservador, fazer exercícios físicos, emagrecer, deixar de ser ciumento, deixar de ser fumante, deixar de ter algum preconceito, deixar de ser cristão e assim por diante.

O Desenvolvimento Científico no mundo é/foi graças ao capitalismo na sua opinião?

Não. Ele se dá graças à inteligência humana. Para ocorrer é necessário suprimento de recursos que, em uma economia monetária, se faz na forma de dinheiro. Mas esse dinheiro pode ser oriundo de uma economia capitalista, socialista ou comunista. Tanto que houve desenvolvimento científico na União Soviética socialista. E poderia ser provido por uma economia comunista, só que não existiu nenhuma ainda. Em economias não monetárias, que não existem na civilização atual, os recursos são supridos pelo fornecimento dos próprios bens necessários, fornecidos sem transação monetária.

Ernesto, como você refuta superstições?

Esclarecendo sua total improcedência.

É verdade isso que os conservadores dizem, de que o aquecimento global é um mito??

Não. Não é um mito. O mito é que seja predominantemente devido ao fator antrópico. Ele também ocorre, mas o natural é preponderante, e segue ciclos inevitáveis. Todavia essa posição não é uma posição conservadora. É uma posição científica. O fato do fator antrópico não ser o preponderante significa que o aquecimento ocorreria mesmo sem ele. Mas ele o hipertrofia e, portanto, deve ser controlado, para evitar danos maiores. Como respondi em pergunta anterior, esse aquecimento atual é uma subida de dente de uma serra que se inclina para baixo e levará, em alguns séculos ou poucos milênios, a uma nova era glacial. Até lá ainda haverá várias oscilações de períodos decenais ou seculares. As eras glaciais são de períodos milenares.

O efeito estufa realmente existe na atmosfera terrestre ?

Sim. Se ele não existisse, o mundo congelaria toda noite e a vida nem teria surgido. É o efeito estufa que garante que a temperatura da noite não caia tanto. A questão é que ele tem que estar dentro de limites que favoreçam a vida. Ao longo do tempo o efeito estufa provocou temperaturas maiores e menores, também decorrentes de outros efeitos, como o albedo (que provocou a "Bola de Neve", de 790 a 630 milhões de anos atrás). No tempo dos dinossauros o mundo era muito mais quente (251 a 65,5 milhões de anos atrás). Na atualidade está havendo uma elevação da temperatura superficial da Terra em razão do efeito estufa. Parte disso se deve a fatores antrópicos, isto é, à ação conjunta da humanidade. Parte se deve a fatores puramente naturais. Estes fatores, ao que se prevê, levarão, em poucos milênios, a uma nova era glacial. A temperatura da Terra apresenta ciclos dentro de ciclos. O atual aquecimento é uma subida de dente de uma serra descendente. De qualquer modo, é preciso que se tomem providências para que seja evitado um aquecimento maior do que o desejável, mesmo que, depois ocorra o esfriamento. Porque nesses séculos até que comece a esfriar, pode ser que um aquecimento maior concorra para grandes desastres ambientais e dizimação de grande número de seres vivos. O planeta não se importa com o destino dos seres que nele habitam. Mas nós, humanos, tendo consciência, não desejamos uma grande mortandade para nossa espécie. Todavia a nova era glacial é inteiramente inevitável. E ela, provavelmente, deixará debaixo do gelo todo o norte da Europa, da Ásia e da América do Norte. Como o esfriamento não será rápido, as pessoas poderão abandonar os países que ficarão sob o gelo, com os escandinavos, a Grã-Bretanha, a Islândia, o Canadá, a Rússia e alguns outros.

Pra você, onde está a beleza das equações físicas/matemática? Na simplicidade de uma E = mc2 ou numa complexidade das equações de Maxwell ?

Nem a simplicidade nem a complexidade são critérios de beleza. O critério é o fato da equação expressar um comportamento real da natureza. A beleza reside em que a mente humana seja capaz de elaborar um modelo matemático que descreva e preveja o comportamento da natureza. Pois essa se comporta por conta própria, seja ou não descrita por algum modelo científico. Elaborar uma teoria que confira com o que, de fato, acontece, é que constitui a beleza da ciência. Seja simples ou complexa. O ideal é que, podendo ser simples, que o seja. Mas não que se force a ser simples se a simplicidade não der conta de descrever corretamente o fenômeno. É preciso encarar a complexidade e dominá-la.

Acha que é algo bom ou ruim que as crianças usem bastante a tecnologia disponível hoje para se divertirem? Como celular, tablet, computador...

Bom. Mas bom também que não seja exclusivamente isso. Que se tenham outras atividades mais diretas com objetos físicos e interação entre pessoas ao vivo.

Boa noite professor, o que aconteceria se um humano "caísse" em um espaço vazio? Ps.: Nesse caso, me refiro ao espaço que não tem nada, nem vácuo, matéria ou alguma das forças.

Isso não existe. Todo o espaço existente é preenchido por algo. Quando não tem matéria é o vácuo. Mas o vácuo não é vazio. Tem campos e radiação. O espaço não é apriorístico. Ele advém de seu conteúdo. Sem conteúdo ele não existe. Quando se diz que não há nada, não há sequer espaço vazio. Isto é, não há um conjunto de lugares em que algo poderia se colocar mas não existe coisa alguma. Se não existe coisa alguma, também não existe lugar vazio onde algo poderia se colocar.

Legal os seus brinquedos! Mas acho que quando eu tiver filhos vou querer impor que eles estudem muito, sobre vários assuntos, desde matemática a línguas; mas não sei se isso é correto

A questão não é impor. É cativar para que eles queiram estudar porque estejam gostando. Para isso o ambiente familiar tem que ser um ambiente de estudo. Tem que ter uma biblioteca. O pai e a mãe têm que ser estudiosos e não dos que ficam vendo televisão. Então a criança vai querer imitar. Minha família é de intelectuais há muitas gerações, tanto a paterna quanto a materna. Todos os tios e tias, dos dois lados eram assim. Tinham bibliotecas, eram professores, advogados, médicos pesquisadores, engenheiros (formados no ITA). Não tive parentes comerciantes, fazendeiros, exceto um tio do meu pai que era dono de uma fábrica de anilinas para tingir roupas. Mas ele também era um intelectual e tinha uma vasta biblioteca. O pai do meu pai era professor universitário de Russo e Tcheco e falava mais seis idiomas. O pai da minha mãe era médico da marinha e pesquisador da cura da beriberi. Um irmão dela era médico pesquisador da cura da tuberculose. Meu pai era professor de história e geografia e tinha cursado direito sem terminar, pois fora transferido do seu trabalho também no antigo IAPC do Rio para Barbacena, onde foi ser o gerente da agência recém-fundada, em 1951. Fui criado em um ambiente de leitura e estudos. Para que seus filhos queiram estudar, estude diante deles e com eles, do mesmo modo que sua mulher. Eles vão achar que estudo é algo bom de se fazer. Principalmente à noite, não fiquem vendo televisão. Fiquem lendo e estudando. Ajudem eles a fazer suas tarefas.

Educar os filhos desde a tenra idade com assuntos variados de ciências do ensino superior,médio e fundamental pode comprometê-los futuramente

Claro que não. Desde que isso seja algo que a criança queira, busque e goste. Algo que ela assimile com tranquilidade. Não tem problema nenhum. Teria se fosse algo imposto e exigido. Dizer que com isso a criança não brinca é mentira. Sempre brinquei muito. Meus brinquedos eram jogos de montar como o "Mec-Bras", laboratórios de química, jogos de construtor, montar aeromodelos, jogos de montar miniaturas da Rewell. E eu tinha vários amigos que brincavam comigo disso tudo. E esses brinquedos, eu é que os pedia. Não eram meus pais, tios ou avós que escolhiam. Eu via nas lojas e ficava deslumbrado. Nada disso teve comprometimento negativo nenhum em minha vida. Sempre fui uma pessoa extremamente bem resolvida, completamente assertiva, de personalidade bem marcante, de muita iniciativa, muita independência, muito alegre. E era um menino totalmente respeitado e admirado pelos amigos e colegas, sempre liderando as iniciativas. Fui escoteiro. Só não gostava de esportes e nem fazia bagunça, nem era brigão. Mas não era nem um pouco submisso.

Minhas felicitações, pelo Dia do Professor! Abraços.

Obrigado. Ser professor sempre foi a minha vocação e de tudo que fiz na vida, acho que o magistério é o mais significativo, depois dos dois filhos que tive e que me colocaram na corrente da vida desde o primeiro coacervado até que ela ainda exista no Universo. Veja isto: http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=2379
Algo que me deixou emocionado foi quando um ex-aluno meu, do curso de Física da UFV, do qual eu fora orientador de iniciação científica, já com doutorado e trabalhando na NOAA, nos Estados Unidos, veio ao Brasil, visitar sua família, em Patos de Minas e passou por Viçosa e me procurou. Eu o recebi em casa e perguntei o que ele viera fazer em Viçosa, que é longe de Patos de Minas. Ele me disse que tinha vindo apenas me visitar, pois eu fora para ele não apenas um professor de Física, mas um "Professor de Vida". Isso me emocionou e eu acho que isso eu fui não só para ele, mas para todos os mais de cinco mil alunos para os quais eu lecionei ao longo dos meus quarenta anos de magistério. Atualmente não leciono mais, mas acho que o que faço, por exemplo, aqui neste Ask, é educar. E a resposta, em termos de "likes" que recebo, me garantem que estou cumprindo minha missão.

Qual a diferença e a relação entre acaso e coincidência?

Acaso é quando um evento ocorre sem que tenha sido provocado por nada. Coincidência é quando um evento ocorre em atendimento a algo desejado, sem que tenha sido provocado para tal. Ou quando dois eventos concorrem para o reforço um do outro, também sem que isso tenha sido estimulado. A linha de eventos experimentados por um sistema enquanto o tempo vai passando se dá em razão de causações provocadas pela linha de eventos de outros sistemas, por ações do próprio sistema, no caso de ser um sistema dotado de deliberação e ação voluntária, bem como pelo surgimento de eventos fortuitos e de coincidências. Esses últimos são muito mais frequentes do que os primeiros, de modo que a previsão da sucessão de eventos futuros para um sistema é tanto mais incerta quanto mais distante for o futuro. Isso é magnificamente demonstrado na meteorologia, mas acontece com tudo, inclusive com a vida de cada um.

Com 9 anos você estudava matemática de ensino superior? Você foi um prodígio?

Sim, estudava. Do mesmo modo que história, geografia, filosofia e sociologia nos livros da biblioteca do meu pai. Sempre adorei estudar e jamais me contentava em saber só o que era ensinado na escola. Também estudava ciências em livros de divulgação que meus pais me davam, como eletrônica, eletrotécnica, atomística, química, biologia, evolução e vários outros assuntos. O Anastácio me arranjava livros de derivadas e integrais, de matrizes e esses tipos de assunto. Mas eu estudava sem compromisso de ser avaliado. Só por curiosidade e prazer. Também estudava piano, desenhava e pintava. Em compensação não praticava esporte nenhum. Jamais tive o menor interesse por esportes. Só gostava de andar de bicicleta. Mas gostava de ler romances e poesias. Acho que me enquadrava na categoria de aluno especial, no sentido de superdotação. Mas as escolas públicas não tinham nenhuma forma de atender esse tipo de aluno. Então meus pais se viravam para satisfazer minha curiosidade. Eu não era bagunceiro. Só que as aulas me entediavam, pois nos primeiros minutos eu já lia tudo no livro e já sabia. Então ficava desenhando histórias em quadrinhos. Os professores não podiam me mandar prestar atenção, pois eu respondia certo tudo o que me perguntavam e não fazia bagunça. Sempre fui o primeiro da turma e sempre ganhei prêmios na formatura, exceto na faculdade, em que era o segundo. Mas, então, a primeira era uma colega de QI 180. Com meus 140 eu não tinha chance. Mas eu não fazia questão de ser o primeiro. Era porque era, quando era. Se não fosse não teria problema. Eu não me esforçava para ser. Não estudava muito. Gostava de aprender coisas diferentes.

Matematicamente falando, o tempo existe? E ele é imutável?

O tempo não é matemático. É uma entidade física. Matemática é a sua medição. E ele não é imutável. É mutável. A taxa de seu fluxo depende da velocidade relativa entre o sistema que está experimentando a passagem do tempo em relação ao referencial no qual essa passagem esteja sendo medida. Também depende da diferença do campo gravitacional (curvatura do espaço-tempo) de onde as ocorrências se dão em relação ao campo gravitacional de onde se esteja medindo a passagem do tempo. Isso já foi verificado experimentalmente.
http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/TR-Exp-2-Avioes.pdf

Áries, Peixes, Gêmeos, em fim, qual seu signo? Acreditas em horoscopo? Em meio a tanta coincidência, por que a astrologia não pode virar matéria de escola? OO, Afinal, quem nunca teve aquele amigo cuja caracteristica psicológica batia com determinado signo?

Astrologia não tem o menor fundamento. Se acontece de haver alguém que bata com o que ela prevê, é só coincidência. Não há como ser matéria escolar, pois carece de plausibilidade, seriedade e caráter científico. Da mesma forma que o criacionismo. Não merece nem que seja estudado como um fenômeno social ou psicológico (talvez sim). É o mesmo que quiromancia, numerologia, tarô, cartomancia e baboseiras que tais. Inclusive ufologia. Acreditar em tais bobeiras é apenas um sinal de ignorância que precisa, isso sim, ser erradicada da população por um trabalho escolar. O problema é que as crenças religiosas, sejam budistas, hinduístas, espíritas, judaicas, islâmicas e cristãs também se enquadram no mesmo caso e sua contestação pode ser considerada desrespeitosa para com quem tenha fé nelas. O interessante é que muita gente que respeita, por exemplo, a crença de que Jesus seja Deus ou que Maomé recebeu o Corão ditado pelo Arcanjo Gabriel, zomba das crenças mitológicas gregas, romanas, egípcias e hinduístas, por exemplo. Desenvolver o pensamento racional, cético e crítico na população é uma tarefa hercúlea, mas é preciso que seja encetada pela educação formal. Todavia os políticos não gostam disso, pois também vai desenvolver a contestação de suas ações, além de contrariarem o interesse dos clérigos das diversas religiões, que, certamente, vão trabalhar contra a eleição de candidatos que defendam tais medidas educacionais.

O que ajuda a resolver a famosa dificuldade com matemática, Ernesto?

Tornar-se fascinado por ela. Adorá-la. Achá-la maravilhosa, encantadora, fantástica. Com isso se quererá saber cada vez mais e mais profundamente e se fruirá um imenso prazer em estudá-la, especialmente os temas mais difíceis, cuja superação das dificuldades e obtenção do entendimento se torna uma alegria enorme. Isso se dá com todos os ramos de conhecimento, não só a Matemática. Essa fascinação, normalmente, se adquire na tenra infância e depende bastante do trabalho dos professores primários e dos cuidadores. Minha mãe, por exemplo, desde pequeno me fez ver que a Matemática não é uma má temática e sim uma boa temática. Sempre me incentivou e instigou em estudar matemática. O mesmo se deu com minhas professoras primárias do Grupo Escolar Pio XI, escola pública em que fiz o curso primário, de 1957 a 1960, Dona Terezinha e Irmã Zoé. Depois, no ginásio e no científico, feitos no Colégio Estadual de Barbacena, tive um professor de Matemática, o João Anastácio Pereira da Rocha que era uma sumidade e uma pessoa fascinada por Matemática, que me facultava o acesso a sua biblioteca privada, em sua casa, onde eu pegava livros emprestados para estudar assuntos mais avançados do que os que eram dados em aula. Já com meus nove ou dez anos, eu estudava tópicos dados no curso de graduação em Matemática. Há livros de divulgação que são capazes de despertar na pessoa esse amor pela Matemática. Listarei alguns, mas há vários outros:

A pessoa que tem um carrinho de cachorro quente é um capitalista?

Não. Capitalista é a pessoa que possui a participação no capital de empresas que tenham empregados que trabalhem por salários e essa pessoa aufere rendimentos do lucro da venda dos produtos delas ou serviços prestados por elas, em razão do trabalho dos empregados. O trabalhador autônomo ou quem possua participação no capital de uma empresa, sendo também trabalhador, não empregado assalariado, não é capitalista.

Por mais que sejas ateu, dentre teus estudos para chegar a tal crença, houve alguma religião ao qual se identificou mais, ou que estás de acordo com parte de suas doutrinas?

Sim. O Budismo. Descontando os aspectos de karma e sansara, pois espíritos não existem, a mensagem ética do Budismo, para mim, é superior à do judaísmo, do cristianismo e do islamismo. Se aproxima do estoicismo e do epicurismo, em alguns aspectos. Mas não acho que seja a abolição do desejo que traz tranquilidade e sim a serenidade em aceitar a sua não realização.

Ernesto, te citei usando como exemplo em umas das respostas sobre ciúme e preconceito, espero que não se importe: http://ask.fm/ExaliousZero/answers/139209204798

Claro que não me importo. Pelo contrário, fico satisfeito. Pois tudo o que eu digo aqui e em outros sítios da internet eu o faço para que seja divulgado mesmo. Nem precisa dizer a fonte. O simples fato de difundir minhas idéias já é positivo para mim. O que importam são as idéias e não quem as tenha formulado. Gostei do que você escreveu.

Você já conhece a "doutrina" Deboísta? Ela pode ser considerada uma doutrina em si?

Não conhecia. Não sei se se pode chamar isso de "doutrina". É mais uma atitude. Em verdade sou um deboísta, mesmo sem saber que isso existia. Todavia não acho que se deva compactuar com a maldade e deixar pra lá. Concordo plenamente que opiniões divergentes devam ser respeitadas e toleradas, desde que não sejam promotoras do mal. Nesse caso não podem ser toleradas e têm que ser, realmente, combatidas. Do mesmo modo que enganações que visem se aproveitar da credulidade e do bom coração dos outros para levar vantagens. Nesses casos não se pode aceitar "de boa". Mas, em geral, não há razão para brigas por que se torce para times diferentes, sejam futebolísticos, sejam religiosos, sejam políticos, sejam econômicos, sejam ideológicos, sejam sociológicos, sejam científicos, sejam filosóficos. Isso não significa, contudo, que discussões não devam ser travadas. Mas discussões educadas e respeitosas. Por, exemplo, não concordo com o criacionismo, com o teísmo, com o deísmo, com o panteísmo, com o pandeísmo, com o panenteísmo, com a ateísmo dogmático, com qualquer dogmatismo, com o capitalismo, com o machismo, com o socialismo estatal, com o marxismo, com o conservadorismo, com o tradicionalismo, com o patriarcalismo, com a monogamia obrigatória, com o ciúme, com a astrologia, com as crendices, com o patriotismo e uma série de outros "ismos". Mas não ofendo seus seguidores e nem os ridicularizo. Todavia sinto-me obrigado a discordar deles cortesmente e a dissuadi-los de suas idéias equivocadas, o que sempre faço "numa boa".

Professor, depois que eu te passei aquele site sobre ateísmo, você concluiu então que é um ateísta agnóstico cético, mesmo sendo agnóstico fraco?

Ainda não li aquele site. Não sou um ateísta agnóstico, nem gnóstico. Sou um ateísta cético. Um agnóstico considera que não se pode saber se deus existe ou não. Se for ateu, acha que não, se for teísta, deísta, panteísta, pandeísta ou panenteísta, acha que sim. Um gnóstico acha que se pode saber se deus existe ou não. Se for ateu, sabe que não, se for teísta, deísta, panteísta, pandeísta ou panenteísta, sabe que sim. Um cético acha que se pode saber se deus existe ou não, mas não se sabe. Então duvida. Todavia, sendo ateu, acha que não e sendo teísta, deísta, panteísta, pandeísta ou panenteísta, acha que sim.

A introspecção pode ser considerada um tipo de inteligência intrapessoal, quando não se é tímido

Não. Uma pessoa burra também pode ser introspectiva. É uma questão de temperamento e não de inteligência. Uma pessoa muito inteligente pode ser totalmente extrovertida e nada introspectiva.

O que leva a matéria a esticar além do ponto se ruptura? E qual a diferença se comparado ao rompimento por se atingir o ponto de ruptura?

Só há ruptura se o corpo material for sólido. Ela acontecerá se o corpo estiver sujeito a uma tração, compressão, torção ou cisalhamento cuja tensão ultrapasse a coesão interna das moléculas, átomos ou íons que constituem o material.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Conhece esse site? Ele defende o Ateísmo Gnóstico. http://www.strongatheism.net/

Não conhecia. Gostei. Não me considero um ateísta forte e sim um ateísta cético. Todavia vou ler os textos dele. Quem sabe eu mudo de pensamento? Ou então afio meus argumentos para contestá-lo, não pelo lado teísta, mas pelo lado cético. Uma questão que não aprecio no ateísmo forte é o seu dogmatismo. Mas... vou ver. Realmente quero ver. Da mesma forma que examino todos os argumentos teístas, deístas, panteístas, panenteístas e pandeístas.

Lendo a respeito da Estação Espacial Internacional entendi, pelo que me pareceu, por um trecho no wikipedia, que ela perde, em média, 100 metros de altitude por dia, porém não houve explanação sobre as consequências ou soluções.. Sabe de algo a respeito?

Com isso ela acabará caindo para uma região mais densa da atmosfera, o que diminuirá sua velocidade mais ainda e promoverá a queda cada vez mais rápida. Ao penetrar na troposfera, seu atrito será tão grande que ele se incandescerá e grande parte de seu material se sublimará, virando gás. Mas nem todo, pois ela é grande e o tempo de queda, depois da incandescência, é bem curto. Então seus fragmentos chegarão ao solo, podendo provocar graves desastres. Para que isso seja evitado, se se quiser preservar a estação, ter-se-ia que levar um foguete a ela para empurrá-la para uma órbita mais alta, da qual ela voltará a cair lentamente de novo e, dentro de algumas décadas, o mesmo processo terá que ser repetido. Isso é porque ela, de fato, não está totalmente fora da atmosfera e ainda há gás que produz atrito com ela, diminuindo sua velocidade. Outra solução, se não se quiser preservá-la, é mandar um míssil para explodi-la, pois os fragmentos, sendo pequenos, ao caírem, com a incandescência se sublimarão completamente, não chegando ao solo. Uma terceira opção, muito mais cara, seria trazê-la sob controle de foguetes ao solo e pousá-la.

Porque a poesia e a música são artes cujo objeto se desenvolve no tempo e não no espaço? (Segundo você diz na introdução artigo Considerações Sobre o Tempo)

Porque a apreciação se faz de modo sequencial, cada parte da obra sendo percebida após a anterior, à medida que o tempo passa. Isso também é o que ocorre na prosa. As artes plásticas, por sua vez, não possuem caráter sequencial de percepção. Podem ser capturadas pela observação simultaneamente em sua totalidade ou, mesmo que por partes, sem que exista uma sequência a obedecer, sem a qual a obra não tenha sentido. Tente ler um poema captando, ao acaso, palavras colocadas em qualquer lugar e em qualquer sequência. Do mesmo modo, ouvir uma música com seus trechos apresentados em ordem embaralhada. Mesmo que o resultado possa fazer algum sentido musical ou poético, eles continuam sendo apreciados ao longo do tempo. Uma leitura de texto impresso ou de partitura musical só se revelam como mensagem de alguma arte, se se considera a ordenação temporal de suas partes.

Ouço você falar em testes de QI. Estes testes apresentam resultados confiáveis? Eu não gosto destas medições porque acredito que daqui a algum tempo vão dizer que os metodos estavam errados e podem incutir um complexo de burrice no indivíduo.Acredito no esforço individual e interesses do ser humano.

Os testes de inteligência são um indicativo que tem que ser considerado juntamente com outros. Eles pretendem aferir três aspectos da inteligência, o lógico-matemático, o linguístico e o espacial. Mas não outros, como o musical, o cinestésico, o interpessoal, o intrapessoal, o naturalístico, o existencial e o emocional. Mesmo assim, no que eles aferem, há uma interferência do grau de informação e conhecimentos, ou seja, da escolaridade. Todavia, pessoas de mesma escolaridade que apresentem discrepância razoável entre seus escores nos testes de QI, podem ser consideradas com possuindo uma diferença razoável em seu nível de inteligência, naqueles aspectos medidos. Outro ponto a ressaltar é que ele não mede a criatividade, que, apesar de também depender da inteligência, não é apenas determinada por ela. No que ele pretende fazer, seu resultado é confiável, mormente se se fizer a média de vários testes a que se tenha submetido. É importante que eles sejam aplicados em condições controladas, com tempo definido e em ambiente tranquilo com a pessoa sem pressa e livre de ansiedade. Um aspecto interessante é que a pessoa pode melhorar gradativamente o seu escore nesses testes se se propor a um treinamento em realizá-los, fazendo muitos e, depois de feitos, conferindo os resultados com a solução correta, atentando para o aspecto em que errou.

"Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém." (João 8:15) Disserte;

Acho que seja válido julgar por padrões humanos que, aliás, são os únicos que existem, já que os ditos divinos, em verdade foram inventados por humanos e proclamados como divinos. A questão é que, para se julgar, há que se ter pleno conhecimento das circunstâncias e das razões para alguma ação, atitude ou comportamento. De modo geral se pode considerar que ações, atitudes e comportamentos malévolos, isto é, que provoquem o mal, sofrimento, prejuízo, tristeza, dor, e tudo de ruim sejam tidos como reprováveis e condenáveis. Contudo sempre tem que examinar as circunstâncias e as motivações da pessoa que praticou. Para isso existe a justiça humana que, mesmo com suas falhas, é um modo de coibir a prática de crueldades e desonestidades. Até que o mundo se torne tão altamente civilizado que ninguém faça nada de mal porque ninguém vai querer fazer, há que se ter alguma forma de não permitir as malvadezas de alguns. Como? Julgando-os e condenando-os.

Qual a diferença entre comerciante e comerciário?

Comerciante é o patrão, comerciário é o empregado.

Comente sobre essa citação: "Eu não confio em gente que não tem ciume. Eu acho que quem não tem ciume não tem vínculo afetivo verdadeiro, é falso, mentiroso e na verdade verdade não é capaz de ter paixão ou se envolver com ninguém. " Luiz F. Pondé.

Discordo total e veementemente. Ele fala por si. Não pode generalizar. A ausência de ciúme não significa, em absoluto, falta de amor. Pelo contrário, quando se ama verdadeiramente, se quer o bem, a liberdade, a felicidade do ser amado. Não se quer a sua posse, o seu controle, a sua submissão. Claro que não se se alegra com o fato de não ser correspondido, mas isso não diminui o amor. Nem tampouco, sendo correspondido, saber que a pessoa amada também ama a outrem. Estou falando de amor erótico-romântico. Não vejo que se precise exigir, e nem desejar, exclusividade na correspondência do amor que se dedica e nem que se dedique menos amor a alguém se também se dedica a outrem. Essa noção de exclusividade não é uma característica da espécie humana e sim uma feição cultural que foi implementada por razões econômicas, considerando que, historicamente, o homem fez o papel de provedor e, não havendo métodos contraceptivos, os relacionamentos sexuais, que normalmente se seguem aos amorosos, acabavam levando à gravidez e o marido não achava válido ser o provedor de filhos de outros homens. Mas se se considera, em primeiro lugar, que amor e sexo, modernamente, são desacoplados da paternidade e que o homem não é provedor nenhum, sendo o provimento dividido entre homens e mulheres e, mais ainda, numa concepção de pluralismo amoroso consentido, toda e qualquer pretensa razão justificativa de algum ciúme não se sustenta. Portanto fica-se com a total liberdade de se amar a quem e a quantos se queira, todos cientes, de acordo e felizes com a situação.

Qual sua opinião sobre isso? https://www.facebook.com/estadao/videos/1647189688629420/

Isso é doentio. É paranoico. Como pode haver clientela para esse tipo de curso? É o cúmulo da imbecilidade. Uma mulher desse tipo não é uma pessoa. É um robô escravo. Jamais iria querer uma dessas como companheira. E os homens que querem alguma assim são os mais rematados jumentóides (desculpem-me os jumentos). Claro que as pessoas (homens e mulheres) devem saber economia domésticas (a ser ensinado nas escolas) e, mesmo, boas maneiras, boa educação. Mas não é para mulheres arranjarem maridos e nem servi-los. É para que as casas fiquem bem administradas e a convivência harmônica. Mas por parte de todos os seus moradores. Mulheres têm que ser pessoas economicamente atuantes na sociedade. E homens têm que ser pessoas participantes (e não ajudantes) das incumbências domésticas. E tanto uns quanto outros têm que ser bem educados.

A maestina Mary Alsop comentou que até hoje existem preconceitos que afastam as mulheres dos instrumentos conhecidos como "metais" sob alegação que tornam os lábios feios. Alem do que, as maestrinas só começaram a surgir a partir de 1960. As mulheres ainda não conseguiram galgar todas as profissões.

Isso é um preconceito que tem que ser vencido pela insistência das pioneiras. Não só em música, mas em outras atividades também, há, até mulheres, que acham que seu exercício por mulheres não é adequado. Mas qualquer atividade pode ser exercida tanto por homens quanto por mulheres. Pode ser que alguma seja melhor exercida por homens ou por mulheres. Mas isso não significa que alguma mulher ou algum homem não possa exercê-la. Por isso não pode ser vedada e nem se estranhar que mulheres ou homens a exerçam. A única exclusividade feminina é gestar, parir e aleitar. Nada mais tem exclusividade e deveria ser exercido, meio a meio, por homens e mulheres, de modo que toda pessoa adulta e capaz tenha uma atividade econômica no mundo. E por adulto eu considero as pessoas a partir de 16 ou 17 anos. Não estou falando de emprego, nem mesmo de atividade rentável monetariamente. Economia não é só monetária. A produção e distribuição de bens, mesmo sem retorno financeiro, é uma atividade econômica. Os filhos, por exemplo, podem faxinar a casa, lavar louça, lavar roupa, em rodízio, evitando haver empregados domésticos, quando a mãe e o pai trabalhem fora em turno dobrado (por exemplo quando forem comerciantes (e não comerciários) e precisarem ficar na loja desde que abra até que feche).

Me ajuda! Meu ceticismo é tão grande que tenho medo de não conseguir evoluir minhas ideias em assuntos importantes, pois tenho medo de estar refletindo e estar indo numa conclusão totalmente oposta da verdade. Ou seja, melhor duvidar de tudo do que tentar entender a fundo os assuntos pertinentes.

Isso é bom. Sou assim também. Duvido de quase tudo. Mas uso a dúvida para buscar a verdade. Só que nunca estou certo de a ter encontrado. Todavia aceito o que me parece o mais provavelmente verdadeiro, sempre provisoriamente. Não faço questão de ter certezas. Sei que, em geral, são impossíveis. Mas ajo sem ter certeza, com base em minhas convicções do que seja certo, mesmo considerando que possa estar enganado. Sempre acho que estou certo porque, quando vir que não, por minha conta ou porque alguém me mostre, mudo e passo a considerar o que fiquei convencido. Não tenho a menor dificuldade em "dar o braço a torcer". Todavia, minhas convicções advém de reflexões e críticas com base em bastante estudo e reflexão. Portanto não é fácil me convencer de estar errado. Mas não impossível, desde que sejam me apresentados argumentos fortes. Mas não argumentos do tipo "você tem que mudar senão vai ser prejudicado". Se o que vejo que é verdade me prejudica, eu considero que mereço ser prejudicado mesmo. Mesmo que seja ir para a cadeia.

O que pensa das pessoas que, quando estão deprimidas,desiludidas, chateadas, saem para comprar alguma coisa para satisfazer o seu "ego". Hoje em dia há, também, as compras via internet.

Eu sou uma dessas, de modo que não as critico. Acabo gastando mais do que deveria em discos, livros, revistas, programas de computador (não uso piratas). Porque isso me dá uma grande satisfação que compensa quando estou aborrecido com algo. Por incrível que pareça esse algo pode, até mesmo, ser a falta de dinheiro. Também gosto de calculadoras (tenho um museu), canetas tinteiro, material de desenho e pintura. Todavia não ligo para roupas e sapatos, para carros, para viagens. Mas gosto de vinhos (tomo todo dia). Sou inteligente para uns assuntos, mas para finanças, nem um pouco. Nem me preocupo em me tornar. Não sou uma pessoa que tenha os "pés no chão". Vivo mesmo no "mundo da Lua". Não ajo em função de como o mundo é, mas de como gostaria que fosse.

Sei que não é sua área, mas se você tivesse um bacharelado em Letras, com habilitação em algum idioma estrangeiro (digamos Alemão, ou Russo, por exemplo), com o que você gostaria de trabalhar? Tradução, talvez? Ou teria alguma outra preferência?

Tradução de obras científicas e filosóficas. Bem como de poemas. Também gostaria de estudar a fundo os dois idiomas e escrever sobre a linguística, a gramática (morfologia e sintaxe) e a semântica comparada de ambos. A estrutura dos idiomas (como a existência de casos e declinações ou escrita ideográfica, como o mandarim). Ou escrever um dicionário, especialmente um dicionário inverso, isto é, em que, em vez de se listar as palavras e se dar o significado delas, se listam os significados e se apresentam as palavras que os representam.

Acreditas em finais felizes?

Sim, mas não como algo que fatalmente se dará. Pode acontecer ou não acontecer, dependendo das circunstâncias, isto é, do desenrolar dos acontecimentos, que são levados em razão de muitas ações e de muitos acasos e coincidências.

Sorte ou azar existem? Ou o que existe é apenas acaso?

O que existe é apenas acaso e coincidência. Sorte ou azar, como uma predisposição para que se tenha sucesso ou fracasso, não existem. Nem existe o poder da oração, de promessas, do pensamento positivo, de mandingas, simpatias, feitiços, macumbas, rezas ou o que seja do tipo. O único fator que isso pode provocar é que, se a pessoa acredita e sabe que foi feito, sua mente cria predisposições positivas para envidar o máximo de esforço na obtenção do que se quer. Mas o que resolve são as ações, próprias ou de outros que ajudem. Além, naturalmente, dos acasos e coincidências.

Professor, estou cursando licenciatura em física (4° semestre) gostaria de mergulhar na matemática aplicada a física, meu interesse é física teórica. O livro de física matemática do Afken e Weber é uma boa opção? Se puder me dar dicas de livros e métodos fico grato.

Sim, é bom. Mas ele não aborda todos os temas. É preciso se munir de mais de um livro. Em português eu recomendo o do Butkov também. Outros, só em inglês, como o da Mary Boas, o do Cushing, o do Dennery, além de outros. Mas esses já resolvem. Jamais seja uma pessoa de um livro só, a respeito de qualquer assunto. Você também precisará de manuais. Recomendo os seguintes:
Table of Integrals, Series and Products - Gradshteyn & Ryzhik
Mathematical Handbook for Scientists and Engineers - Korn & Korn
Handbook of Mathematical Functions - Abramowitz & Stegun
Um manual simplificado é o do Spiegel, da Coleção Schaum (em Português).

Quê didática espetacular do Neil de Grasse Tyson usando a lanterna!

Realmente ele é muito bom. Só discordo de sua prevenção contra a filosofia. Acontece que ele considera que filosofia é o que fazem muitos filósofos de araque, que se ocupam de temas irrelevantes como se fossem significativos, que pretendem contestar a ciência com argumentos filosóficos falaciosos. Mas isso não é a verdadeira filosofia. Que não pode ser adjetivada e nem considerada como o que a escola A ou B, consideram que seja. A filosofia é uma matéria de direito próprio e tem o seu campo de atuação e aplicabilidade distinto do da ciência, sobre o qual a ciência não é capaz de intervir. O que aconteceu é que muitos campos tidos como filosóficos no passado, como a cosmologia, se viu que eram científicos e assim passaram a ser. Outros, contudo, permanecem e permanecerão filosóficos, como a metafísica, a epistemologia, a ética, a estética, a lógica e outros ainda, mesmo que se valham da colaboração da ciência.

Nos momentos de crise, a primeira coisa que o governo pensa em cortar são gastos com as Orquestras Sinfonicas. Existe alguma maneira de auto-gestão para que houvesse maior autonomia destas orquestras? E como outros países conseguem mantê-las sempre em atividade?

É preciso que elas façam muitas apresentações e que sejam pagas. Além disso, que gravem discos e os vendam. Assim que as outras orquestras se financiam. O problema é que, no Brasil, as pessoas só vão ver concertos eruditos, de modo geral, se forem de graça. Mas pagam para ir ao cinema (quando vão) ou para ir a shows de cantores de rock ou sertanejos. Além disso elas poderia ter patrocínio de empresas, além de dotação pública. Seria importante que gravassem para selos internacionais, como Phillips, Deutsche Grammophon, EMI, Sony, Naxos, Hyperion, Decca, CBS e outras no mesmo nível de penetração internacional.

se a massa curva o espaço, e esses campos que você fala tem massa e estão em toda parte, eles devem curvar o espaço inteiro, impossibilitando ele de ser plano.

Nem todo campo encurva positivamente o espaço. O campo denominado (impropriamente) "energia escura" ou o campo da inflação, fazem, exatamente, o contrário.

Professor, o ser humano, egoísta por natureza, durante sua história utilizou da dominação para sobreviver. Você não acha perigoso que o advento da tecnologia possa , de fato, ser um novo método de dominação em massa?

O ser humano não é egoísta por natureza. Ele tem tanto a capacidade de ser egoísta quanto de ser altruísta. Há os que desenvolvem mais um aspecto ou o outro. Certamente que, para quem tenha ganas de ser dominador, contar com tecnologia é uma fator facilitador do sucesso de sua empreita. Todavia, a mesma tecnologia pode ser usada pelos que hão de enfrentá-lo e impedir seu domínio. Tecnologias podem ser usadas para o bem ou para o mal. Em si elas são neutras. Portanto não se pode obstacular o seu desenvolvimento sob a alegação de que possam ser usadas para o mal. Porque podem ser usadas para o bem e, quando o são, geralmente promovem grande melhoria nas condições das pessoas.

Força G é apenas a força da gravidade ?

O que costuma ser chamado, incorretamente, de "Força G" não é força e sim a aceleração devida à gravidade na superfície da Terra, à altitude zero e à latitude de 45º no hemisfério norte, isto é, a aceleração de 9,80665 m/s², usada como unidade de medida de acelerações. Note que esse valor não é o do campo gravitacional, pois já está descontando a componente vertical da aceleração centrífuga, devido à rotação da Terra, em relação ao referencial fixo na Terra. Mas não está considerando a redução devido ao empuxo da atmosfera.

https://www.youtube.com/watch?v=l8eDG2B_3-8#_=_ Mas e no caso desse vídeo, em que o Neil deGrasse Tyson explica a diferença do total de energia para diferentes universos, a energia "positiva" que ele fala é a energia das massas de repouso da matéria bem como a cinética?

Energia negativa é a gravitacional. Positiva é a das massas e a cinética (incluindo a térmica). Já vi outros cálculos que não mostram que a energia total seja nula:
http://scienceblogs.com.br/universofisico/2012/01/inventario-da-energia-do-universo/

Falar brincando é uma maneira gentil de dizer a verdade sem ofender a outra pessoa?

Pode ser, mas eu não gosto disso. Gosto de falar sério, com educação. Não acho que ofenda e fica mais bem estabelecido que eu estou em desacordo com a pessoa. Porque falando brincando a pessoa pode achar que seja brincadeira mesmo e não captar a mensagem.

Por que a sociologia não te apetece?

Do mesmo modo que jiló não me apetece. É o meu gosto. Tenho minhas preferências artísticas, musicais, literárias, gastronômicas, filosóficas, científicas, sexuais, de indumentária, políticas e assim por diante, como todo mundo. Gosto de Cosmologia, de Matemática, de Física. Não gosto de Direito, de Sociologia, de Economia. Gosto de Música Clássica, de Bossa Nova, de "Easy Listening". Não gosto de Funk, de Axé, de Forró.

Você também acha que deveria haver duas palavras distintas para "mentira", a mentira da responsabilidade (a boa/branca) e a mentira da enganação propriamente dita (a ruim)?

Sim, seria interessante. Todavia não se deve associar o que seja bom à cor branca, pois significaria que o que fosse ruim seria preto e isso pode ser associado a raças e, então, se torna um preconceito. Do mesmo modo que a associação do que seja bom ao que seja belo e do que seja ruim ao que seja feio. Algo bom pode ser feio e algo ruim pode ser belo. Ética e estética são considerações independentes. Essa última associação é muito comum dos pais fazerem em relação a suas crianças e é péssimo, pois pode baixar a auto-estima de uma criança que não seja bonita, da mesma forma que dar um convencimento indesejado a uma criança que seja bonita.

Professor, veja isto: https://www.youtube.com/watch?v=l8eDG2B_3-8 e isto: https://arxiv.org/abs/1004.1035 A energia cinética (que é positiva) que se anula com a gravitacional advém da expansão. Mas como pode ser, se as galáxias não se movem cinematicamente?

Trata-se de um trabalho realizado com base em cosmologia newtoniana combinada com a relatividade restrita, mas não a relatividade geral, em que ele considera que e expansão cósmica seja um movimento real de galáxias em um espaço fixo, vazio e infinito. De qualquer modo dá um resultado interessante que motiva a se buscar uma confirmação pelo uso da relatividade geral.

Sobre a informalidade no trabalho

Completando a questão sobre a formalidade ou informalidade no trabalho, quero dizer que, mesmo admitindo a informalidade, considero essencial a boa educação, a cordialidade, o respeito, a atenção, a responsabilidade e a dedicação. Nada disso é garantido por um comportamento formal, um modo de vestir formal, um rigor no cumprimento dos horários e outras exigências formais. Há quem as cumpra e não seja responsável, dedicado, criativo, inventivo, esperto, inteligente, bem informado, educado, cortês, honesto e outras qualidades, essas sim, necessárias para a condução de qualquer trabalho, como empregado, como sócio ou como autônomo.

http://ask.fm/wolfedler/answers/138981990941 Ernesto, você pode fazer os comentários em um site que hospeda textos e enviar o link no Ask da pessoa.

Sim, mas o bom é que os comentários fiquem juntos, logo após a resposta de pergunta, para que outros que leiam também possam fazer seus comentários, como acontecia no Formspring (e penso que ainda acontece, só que saí de lá). Para mim o melhor esquema ainda era o do Orkut, onde escrevi por vários anos, desde que fundou até ser fechado, em várias comunidades científicas e filosófica, onde se estabeleciam temas e eram discutidos. Da mesma forma que se podia mandar mensagens coletivas para grupos de amigos classificados por interesses.

O que Feyerabend quis dizer com ''Anarquismo epistemológico'', eu vi a definição, mas não consegui associar o quê de fato é

Trata-se da concepção de que o desenvolvimento da ciência tem que ser feito à margem de toda metodologia prescrita, deixando o cientista livre para abordar a sua pesquisa do modo que julgar mais conveniente.

Popper afirmou que a ciência é racional na medida que atende ao ideal de refutabilidade. Poincaré, porém, disse que acreditar na irrefutabilidade da ciência é uma ilusão. Então pela afirmação de Popper, não seria - A ciência é racional enquanto atende ao ideal de irrefutabilidade?

sso não é uma questão pacífica. Recomendo a leitura dos livros:
"O que é Ciência afinal?" de Alan Francis Chalmers (Brasiliense) - Não confundir com o David John Chalmers.
"A Fabricação da Ciência" de Alan Francis Chalmers também.
Neles há referências a outras obras que tratam do assunto.

É egocentrismo considerar uma forma de vida mais valiosa do que outra? Não deveria o Homem passar a rejeitar comer carne? Ou será que nosso corpo ainda não evoluiu para viver sem os nutrientes de um churrasco?

Trata-se do "especismo", atitude pela qual se considera que uma espécie (a humana) é superior às demais e tem o direito de dispor delas como propriedade e como alimento.
Egoísmo é a consideração de que a própria pessoa seja superior às demais pessoas, inclusive de sua própria espécie e, mesmo, do resto da natureza.
Veja esses artigos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Especismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antropocentrismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sexismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ego%C3%ADsmo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo

Professor, devido ao efeito doppler, exite regiões do universo distante de nós a ponto da luz sair do espectro visível?

Para que todo o espectro visível se desloque para o infravermelho há que se deslocar o limite violeta (400nm) para o limite vermelho (750nm). Isso dá um red-shift de:
z = (λ' - λ)/λ = (750 - 400)/400 = 0,875
Por sua vez, o red-shift relativístico é dado por:
z + 1 = ((1 + β)/(1 - β))^(1/2), donde β = ((1 + z)^2 - 1)/((1 + z)^2 + 1) =
= ((1,875^2-1)/(1,875^2+1) = 0,56
Como β = v/c, tem-se v = βc = 0,56 x 300.000km/s = 167.000 km/s
Pela lei de Hubble, v = Hr, sendo H = 70 km/s/Mpc
Donde r = v/H = 167.000/70 = 2.386 Mpc = 7.778.000.000 anos-luz
Logo, tudo o que estiver a uma distância de nós superior a essa terá todo o seu espectro de emissão visível deslocado para o infravermelho.
Note que o limite do Universo Observável está a 46 bilhões de anos-luz de nós, de modo que essa distância é apenas 17% desse limite. Em termos de volume, 99,5% do Universo Observável está além dessa distância. Para chegar a esse valor, calcule:
1 - 17%^3 = 1 - 0,17^3 = 0,995

Existe relação entre a gravidade e a geometria não euclidiana que Lobachevsky propôs

Não. A geometria de Lobatchevsky não é a que descreve o encurvamento do espaço tempo e sim a de Riemann. Em verdade, uma geometria pseudo-riemanniana, pois sua métrica não é definida sempre positivamente, podendo ser negativa, já que o intervalo de espaço tempo é dado por ds² = c²dt² - dr².

Pq será que o mesmo RH que exige das pessoas proatividade, inovação, criatividade e dinamismo é o mesmo que exige precaução nos planejamentos, formalidade nas relações e "roupas e maquiagens discretas e em tons neutros"?

Porque é incoerente. Mas há firmas que não são, como a Google e a Microsoft. Elas admitem horário flexível, a roupa que se quiser, barba, tatuagem. Só querem saber de resultados. Mesmo sendo eu uma pessoa que tem um estilo antiquado de me vestir, considero caretice a exigência de algum padrão de vestimenta, maquiagem. E, certamente, condeno totalmente a falta de ousadia. Mesmo sendo uma pessoa, de certo modo, formal, não admito a exigência de formalidade.

A partir de quantos pontos de QI uma pessoa é considerada superdotada?

130

Então no caso, quando você diz que o momento linear só se conserva em sistemas isolados, por "isolado" você quer dizer que não há nenhuma interação com a vizinhança, mas não que necessariamente não haja dissipação de energia cinética em outros tipos?

Isolado significa que nem troca conteúdo com a vizinhança nem interage com a vizinhança. Isso não significa que conserve a energia mecânica, apesar de conservar a energia. Esse isolamento também significa que não capta nem emite radiação.

Professor, como acontece a formação da imagem nos telescópios baseados na detecção de ondas diferentes da luz, como por exemplo, ondas de rádio, infravermelho, raios x, raios gama?

Cada faixa de frequência tem um dispositivo diferente de detecção:
https://en.wikipedia.org/wiki/X-ray_telescope
https://en.wikipedia.org/wiki/X-ray_astronomy_detector
https://en.wikipedia.org/wiki/Radio_telescope
https://en.wikipedia.org/wiki/Infrared_telescope
https://en.wikipedia.org/wiki/Gamma-ray_astronomy

Você realmente fez essa pergunta ou foi clonado? De qualquer forma, a resposta foi dada. http://ask.fm/maccjf/answers/139916981317

Sim, fui eu. Li sua resposta. Muito boa. Pena que o Ask não tem espaço para comentários. Como também não tem a opção de editar as perguntas depois de feitas.

Não gosto de mentiras boas. Até hoje, ao descobrir que certas pessoas mentiram para mim passo a não acreditar mais nelas. Mesmo que tenha sido uma "mentira boa".

Há casos em que a ética obriga a que se diga mentira. Por exemplo se uma pessoa inocente estiver sendo perseguida injustamente e os perseguidores perguntarem onde está, sendo que você sabe, você tem a obrigação de dizer que não sabe.

O cérebro consegue armazenar uma hora de estudo de programação, uma hora de estudo de algum idioma e mais três horas de estudo de disciplinas como Matemática, Física e Biologia?

Sim, se esse estudo for feito de modo interativo, isto é, não apenas com a assimilação, mas com a busca de justificativas, de consequências, de contestações. Essas três horas precisam ser divididas em três grupos de uma hora, com um intervalo de descanso. Depois, para o aprendizado ser eficaz, é preciso que os mesmos assuntos sejam abordados, no mesmo dia, antes que se durma, em outro momento, com um intervalo maior em relação ao primeiro momento (um pela manhã e outro pela tarde ou à noite). Isso faz com que o cérebro confira relevância ao conteúdo e o transfira da memória de curta duração, no hipocampo, para a de longa duração, no córtex pré-frontal, durante o sono. Essa segunda visita pode ser de apenas um terço ou metade de uma hora. Se não se tem disponibilidade de tempo para se fazer essa revisita, então que se dedique a menos temas a cada dia, de modo que essa revisita seja feita. Isso é importantíssimo para o aprendizado. No caso de estudantes que assistam aulas, essa revisita é o momento de se fazer as tarefas, que não podem deixar de serem feitas, mesmo que o professor não as passe. A cada tempo de aula, um tempo de tarefa, no mesmo dia, antes que se durma. Isso é essencial. Se se estudar à noite, faça a tarefa de madrugada e durma de manhã ou à tarde.

Como evitar o esquecimento total de um livro depois de ler?

Acho que não há uma forma de se fazer isso, exceto buscando melhorar a memória de modo geral. Não é o mesmo que dominar técnicas de memorização de pontos específicos. Tem a ver com a genética, com a alimentação, com exercícios aeróbicos, que oxigenam o cérebro por promover melhoria da circulação. E tem a ver com a exercitação geral da memória, por meio do treinamento de registro e recuperação de informações com o uso de jogos de memória ou, simplesmente, da leitura de textos e ulterior tentativa de reproduzi-los sem consulta (por escrito, para cotejo - claro que com textos não muito longos). A retenção, por sua vez, fica mais forte se a leitura é feita de modo interativo, detendo-se a cada trecho para pensar sobre ele, tentar justificá-lo ou contestá-lo. Isso faz com que a leitura se torne mais demorada, mas melhora a memorização.

Maria Lacerda Moura

Professora, jornalista e escritora anarquista, nascida em Minas Gerais a 16 de maio de 1887.
Desde cedo se interessou pelo pensamento social e pelas idéias anticlericais.
Formou-se na Escola Normal de Barbacena, em 1904, começando a lecionar nessa mesmo escola. Inicia então um trabalho junto das mulheres da região, incentivando um mutirão para construção de casas populares para a população carente da cidade. Fundou a Liga Contra o Analfabetismo, e como educadora adotou a pedagogia libertária de Ferrer.
Após de mudar para São Paulo, começou a dar aulas particulares e a colaborar na imprensa operária e anarquista brasileira e internacional.
No jornal A Plebe escreveu principalmente sobre pedagogia e educação. Ativa conferencista, tratava de temas como educação, direitos da mulher, amor livre e antimilitarismo, tornando-se conhecida não só no Brasil, mas também no Uruguai e Argentina onde foi convidada por grupos anarquistas.
Em fevereiro de 1923 lançou a revista Renascença, uma publicação cultural que foi divulgada no movimento anarquista e entre setores progressistas e livre-pensadores.
Pode ser considerada uma pioneira das principais pioneiras do feminismo no Brasil e uma das poucas que se envolveu com o movimento operário e sindical.
Entre seus livros destacam-se: Em torno da educação; A Mulher Moderna e o seu papel na Sociedade Atual; Amai e não vos Multipliqueis; Han Ryner e o Amor Plural.
Faleceu em 1945.

No que você queria ser bom?

Em compor sinfonias, como Haydn, Mozart, Beethoven, Brahms, Dvorak, Tchaikovsky, Mahler ou Shostakovski. Em esculpir no mármore, como Bernini ou Canova. Em pintar quadros, como Rafaelo, Rembrandt, Bouguereau, Manet ou Renoir. Em escrever como Shakespeare, Dostoievski, Eça de Queirós ou Machado de Assis. Em fazer ciência, como Newton, Einstein, Dirac, Feynman ou Darwin. Em filosofar como Platão, Aristóteles, Spinoza, Descartes, Hume, Kant, Nietzsche ou Russell.

Você não acha loucura existir gente que defende "anarcocapitalismo"? Que eu saiba nem os autores liberais de direita defendiam isso. Acho que nem em curso de economia citam isso.

Há autores que defendem sim e se isso não é estudado nos cursos de economia é uma falha deles, como não estudar o anarco-comunismo e a economia de escambo, de doações a não monetária. É que, em geral, os cursos de economia são mais práticos. Mas um curso de cunho mais teórico e filosófico tem que estudar toda forma de economia, mesmo que não seja praticada.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anarcocapitalismo

Mas no caso das naves, a colisão será parcialmente elástica pois energia cinética será transformada em térmica, mesmo que pequena, uma vez que o som não se propaga no vácuo e portanto, não há transformação em energia sonora.

Há som sim, que se propaga dentro da própria estrutura material das naves e que acaba se dissipando em calor, sem se dispersar para o espaço. Mesmo a energia térmica vai ficar quase toda nas próprias naves, só se dispersando o que for convertido em radiação térmica (infravermelho), devido ao aquecimento. Após um tempo razoável, pelo menos a parte das naves que não estiver termicamente isolada, entrará em equilíbrio térmico com o ambiente do espaço em que se encontra, o que se dá por emissão de radiação, principalmente (há uma mínima transferência por condução para as moléculas do vácuo exterior, que não é perfeito). De modo geral a energia é conservada, pelo menos no intervalo de tempo de duração da colisão, mas não a energia mecânica, daí a interação não ser elástica e sim parcialmente elástica. Mas o momento linear, do mesmo modo que o angular, são conservados, pois suas conservações são independentes da conservação da energia mecânica.

Quais os benefícios neurológicos de aprender programação?

Programação é, essencialmente, uma atividade lógica, como a matemática. E a lógica é um potente estimulador da formação de conexões interneuronais, em razão de apelar para a contribuição de vários setores do cérebro, que desenvolvem vários tipos de pensamento, como associação de idéias, juízos, raciocínios indutivos e dedutivos, além de muita recuperação de informações memorizadas sobre os recursos dos sistemas computacionais usados. Porque o mais importante em programação não é a elaboração das sequências de códigos e sim a formulação dos algoritmos que levarão à obtenção das saídas a partir das entradas.

Professor, nas colisões de carros cotidianas, os choques são parcialmente elásticos, certo? Há transformação de energia cinética em outros tipos e consequentemente, o momento linear não se conserva integralmente, pois não é um sistema isolado.

É fato que o momento linear não se conserva para o sistema dos carros envolvidos, pois há interação deles com sua vizinhança. Mas não é porque não haja conservação da energia mecânica. São fatos independentes. Pode haver uma colisão parcialmente elástica em um sistema isolado e, então, o momento linear será conservado. Por exemplo entre duas naves espaciais.

Existe mentira boa ou a mentira é sempre algo ruim?

Uma mentira pode ser benéfica se ela impede a ocorrência de um mal mais danoso do que o desconhecimento da verdade. Há casos assim, mas, em geral, o conhecimento da verdade é que é benéfico. Considerando esse benefício do ponto de vista de quem está sendo informado da mentira ou da verdade e não de quem presta a informação.

Mas porque carrega-la novamente apos uma descarga se as reações químicas, no caso das baterias químicas, fazem o papel de promover essa separação das cargas. Qual é o papel da fonte no carregamento de uma bateria química?

Porque, para promover a separação das cargas as reações químicas transformam os reagentes em seus produtos, que não fazem separação de cargas. A recarga da bateria é o processo de restauração dos reagentes iniciais para que a separação de cargas possa voltar a acontecer. Ao fazer passar uma corrente, forçada por uma diferença de potencial oposta e maior do que a que a bateria estabelece, acontecem as reações em sentido oposto, promovendo a restauração da situação inicial. O carregamento de uma bateria não consiste em lhe fornecer cargas, pois estas entram por um lado e saem pelo outro (em sentido oposto ao que ocorre quando a bateria está suprindo um circuito). O que ele faz é restabelecer a energia química que promove a separação das cargas. A fonte que se usa para carregar uma bateria, justamente, fornece cargas com mais energia do que a bateria forneceria, só que nos pólos contrários, provocando, no processo de recarga, uma corrente inversa à que a bateria fornece. Nas baterias que não se recarregam, o processo de separação de cargas promove uma degradação da estrutura química da bateria, impossível de ser revertida.

O que significa carregar uma bateria?

Significa promover a separação de cargas entre seus bornes, retirando elétrons de um, que ficará positivo e colocando no outro, que ficará negativo. Em baterias químicas isso se dá por meio de reações químicas. Mas há geradores não químicos, como magnéticos (dínamos e alternadores) e eletrostáticos (Guerricke, Van de Graaff), em que essa separação é produzida por forças magnéticas ou elétricas.

O espaço que se expande comparavelmente a velocidade da luz é o espaço entre aglomerados do universo visível ou se estende além?

A taxa de expansão do espaço entre dois lugares separados pelo raio do Universo Observável ou mais, se dá a um valor maior do que a velocidade da luz, independentemente do conteúdo existente nesses lugares, seja vácuo ou algum sistema material (galáxias e seus aglomerados).

Na conferência do Google o físico Stephen Hawking disse que a Filosofia está morta, Concorda? Acha que a questões do universo já não podem mais ser respondidas pela filosofia.

Discordo. Há assuntos que a ciência não consegue abordar e a filosofia sim. Como a própria validação da ciência. A metafísica continua tendo seu campo de aplicação, por exemplo, na categorização da realidade. E a ética não é científica, nem a estética, mesmo que possam se valer de raciocínios científicos auxiliares. Quanto à cosmologia, sim, ela saiu do domínio da filosofia e passou para o domínio da ciência. Bem como vários outros assuntos, mas não todos.

O que você entende por determinismo?

Determinismo é a condição pela qual dada causa, nas mesmas circunstâncias, sempre produza o mesmo efeito. Indeterminismo é se se puder obter efeitos diferentes, não se sabendo qual vai ocorrer em cada vez. Todavia pode-se obter uma probabilidade de ocorrência a posteriori. Incausalidade é a situação de um evento poder ocorrer sem que tenha sido provocado por nenhum outro que o cause, isto é, que seja fortuito e não seja um efeito. Duas das maiores implicações filosóficas da Mecânica Quântica foram, justamente, a constatação, na natureza do indeterminismo e da incausalidade.

Para fins neuróbicos, é necessário estudar quantas horas de matemática por dia (o ideal para obter o máximo de benefícios)?

Não é preciso que se estude matemática, propriamente dita, para se desenvolver a inteligência, mesmo que seu estudo seja muito benéfico para tal. Pode-se obter o mesmo resultado resolvendo questões lógicas que não sejam matemáticas. Inclusive, por exemplo, fazendo análise sintática de textos complicados, como "Os Lusíadas" de Camões. Ou escrevendo poemas com métrica e rima (além de serem poéticos). Resolvendo enigmas. Todavia demonstrar teoremas matemáticos é um dos melhores meios de se desenvolver a inteligência. Mas é preciso que sejam inéditos, isto é, que não se tenha já visto uma demonstração sua.

O caos determinístico se aplica à Mecânica quântica

Não. Os fenômenos quânticos são essencialmente indeterminísticos. Só quando se tem um sistema que já está no limite clássico é que se pode considerar que seja determinístico.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos
https://en.wikipedia.org/wiki/Correspondence_principle

Então se a velocidade da luz pode ser ultrapassada, qual será a maior velocidade do universo então?

Não existe limite de velocidade para pontos puramente geométricos, isto é, que não sejam constituídos por nada que possua massa ou energia. Em outras palavras, que não sejam entidades físicas.

Professor, na distribuição eletrônica do átomo, a sétima camada comporta no máximo 2 ou 8 elétrons? Há livros que representam com 2 e outros com 8, poderia me explicar o porquê dessa variação? Qual seria o correto?


https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Linus_Pauling
https://en.wikipedia.org/wiki/Aufbau_principle

Professor, a velha política do "toma lá da cá" muito presente no congresso e senado brasileiro influenciou de maneira determinante a saída da Dilma?Ou sua própria forma de governar (pouca empatia com políticos e com o congresso) resultaria na saída dela?

Não acho que falta de simpatia tenha derrubado a Dilma, mas sim essa questão do "toma lá dá cá". As pedaladas foram o pretexto encontrado.

Professor, como a luz não consegue sair de um buraco negro, uma vez que, segundo Einstein, ela sempre vai manter a velocidade constante de 300000km/s? Ela nao deveria simplesmente sair do buraco negro com essa velocidade?

Quando um raio luminoso é emitido em sentido oposto a um campo gravitacional, o que acontece não é uma desaceleração de sua velocidade e sim uma redução de sua frequência pelo Efeito Doppler relativístico. Se ele for emitido dentro de um buraco negro, apontando para fora, a redução da frequência é tão violenta que ela se torna nula, qualquer que seja a frequência original emitida. Ora, luz de frequência nula, simplesmente, não é luz. Os fótons, então, são aniquilados, por isso não saem.
http://www.mrelativity.net/CompGravRelDopEffect/Complete%20Gravitational%20Relativistic%20Doppler%20Effect.htm

Pode-se dizer que Gauss foi o maior gênio da matemática,pois com apenas 22 anos, demonstrou o Teorema fundamental da álgebra

Sim. Certamente que foi. O primeiro. Outros foram Euler, Riemann, Bernoulli, Newton, Lagrange, Laplace, Levi-Civita, Pitágoras, Hamilton, Hilbert e outros que não me ocorrem agora.

Não se trata apenas da inferioridade estética do funk, mas também da inferioridade moral da pessoa ao sustentar esse mercado ilícito. Se a música clássica, que é maravilhosa, fosse sustentada por dinheiro ilícito, pararia de ouvir hoje, a despeito da alta qualidade estética.

Hum... Está certo! Concordo com você. Mudo minha opinião.

Professor, uma vez que a força gravitacional atue ao longo da linha imaginaria que une os dois corpos em torno do centro de massa, ambos os corpos devem completar uma órbita no mesmo período. Qual o porquê disso?

Mas isso é óbvio. Se eles estão sempre de lados opostos de seu centro de massa, o tempo que um leva para contorná-lo é o mesmo que o outro, mesmo que eles estejam a distâncias diferentes do centro de massa. Da mesma forma que a distância que um está do outro é a mesma que o outro está do primeiro.

O que acha da PEC 241?

Acho que os gastos têm que ser limitados sim, mas não por meio de reajustes vinculados à inflação e sim à arrecadação. E a arrecadação tem que ser aumentada, não só com alguns impostos que precisam existir, como sobre grandes fortunas e patrimônios, como por meio de uma alíquota progressiva contínua (segundo uma função arco-tangente que já apresentei) e, ainda, por um trabalho sério, tenaz e implacável de coibição da sonegação, com punições bem severas e nenhuma prática de perdão.

Qual a melhor opção para um casal: ter filhos logo e a mulher aguardar para ter vida profissional mais tarde, cuidando dos filhos em casa ou se formar primeiro, trabalhar e colocar os filhos em uma creche período integral?Ou gastar todo o dinheiro passeando antes de ter filhos e comprar imóvel?

Acho que a melhor opção é ter filhos não tão logo e nem tão tarde. Digamos com uns cinco anos de união. Mas a mulher não tem que parar de trabalhar. É só trabalhar em meio período e o homem no outro meio período (ou a outra mulher ou o outro homem, no caso de casais homossexuais) e, assim, dividirem os encargos domésticos e de cuidados com o neném. Se algum deles quiser ter curso superior, o bom é esperar o término do curso. Há muitas atividades, contudo, que não requerem curso superior, como o comércio, corretagem de bolsa de valores, corretagem de imóveis, marcenaria, mecânica, alvaneria e muitas outras. Para comprar casa pode-se fazer poupança e empréstimo desde que se está namorando. Passear se pode ou nos anos antes do neném nascer ou quando o mais novo tiver uns quatro anos.

http://ask.fm/wolfedler/answers/138953843741 … O funk é sustentado por traficantes. Estes roubam, matam e traficam drogas – destruindo famílias –, depois investem no funk para declarar como lícito o dinheiro ilícito. Quem houve funk é inferior sim, tanto moral como intelectualmente.

Não necessariamente. Mesmo que a maioria dos apreciadores de funk não sejam pessoas de bom caráter, nada impede que uma pessoa de bom caráter aprecie o funk. Eu não aprecio porque acho que sua qualidade musical e poética é péssima. Todavia não vejo que gostar do funk signifique que se seja imoral. Ou seja há correlação mas não causação necessária.

Ernesto, o que pensa sobre pessoas que julgam outras pelo estilo musical que gostam? Funkeiros rotulando rockeiros pejorativamente, rockeiros rotulando funkeiros, enfim, rinhas entre grupos que gostam de diferentes estilos musicais

Tratam-se de pessoas de pouca educação, preconceituosas, ignorantes e, em alguns casos, burras mesmo. O valor pessoal de alguém não advém de suas preferências artísticas, de seu nível social, nem mesmo de seu nível de instrução e sim de seu caráter, de sua educação, de seus sentimentos, de sua integridade, de sua vontade, de sua disposição, de suas virtudes. Eu, por exemplo, não aprecio nem um pouco o funk. Mas não considero que quem o aprecie, por isso, seja alguém de menor valor humano. Pode ser ou não. Da mesma forma que uma pessoa que aprecie o tipo de música que eu gosto, que é a clássica, pode ser um canalha ou alguém digno e justo.

Certo. Então isso decorre do fato dos processos globais do universo serem irreversíveis? E se houver um big bounce depois, partindo dessa situação em que a entropia era máxima, no big crunch, o que acontece a partir desse momento? Parece que isso foi o que Craig apontou como sendo impossível.

Note que entropia é uma grandeza que não tem limite máximo. Cada ciclo de expansão e compressão do Universo, se houver, leva de um valor de entropia para um valor maior. Isso pode ocorrer indefinidamente. Duas situações podem se apresentar com as mesmas configurações e num mesmo estado e possuírem entropias diferentes, dependendo do modo como foram alcançadas.

Acha relevante falar sobre passado com a namorada? Isto é, que ela saiba onde vc morou, histórias de sua vida, etc etc

Acho. Quando duas pessoas encetam uma relação amorosa é preciso que se conheçam bem, justamente para que sopesem o valor da relação e a aprofundem ou a desfaçam. Um dos fatores motivadores do amor é a admiração e ela se dirige ao que a pessoa é e ao que faz. Saber isso é necessário e fica-se sabendo pelo que um conta ao outro. Claro que se pode mentir, mas se se mentir, acaba-se sendo desmentido e, então, o efeito fica invertido: de admiração se torna desprezo.

Quando cortamos algo ou arrebentamos, o que acontece é que a repulsão dos elétrons é tão grande que as moléculas acabam se separando (corte) ou que quando esticamos um elástico, a força intermolecular se torna pequena, de modo que é possível "arrebentar" na deformação plástica?

Depende do modo como a ruptura se deu. No caso de uma tração, o afastamento intermolecular vai fazer com que a força entre as moléculas diminua, até que não consiga manter a coesão. No caso de uma compressão, a força de repulsão é que aumenta, até que provoque o deslocamento e rearranjo da estrutura molecular, que pode levar à ruptura.

Professor, se ocorrer um big crunch, sendo o universo um sistema isolado e fechado, mesmo assim, a entropia continua a aumentar mesmo o universo contraindo até sobrar campo extremamente denso, como havia na situação em que a entropia era mínima?

Sim, por isso a situação final do Big Cruch não equivale à inicial do Big Bang, pois enquanto o inicial tinha a mínima entropia, o final teria a máxima (se acontecer).

Professor, disserte sobre brilhante Clara Peeters? ☺

Excelente pintora. Mas não gosto muito da temática "natureza morta".

O que pensa sobre Thoreau e suas obras?

Só já li o "Desobediência Civil" e gostei muito. Quero ler mais do que ele escreveu.

Da mesma forma, um homossexual nasce homossexual ou torna-se através dos processos de socialização primária e secundária?

Tanto um quanto o outro. A homossexualidade é uma propensão inata que pode ser assumida ou reprimida em razão da interação com o meio e da decisão pessoal. A repressão, contudo, pode provocar grandes problemas psicológicos, chegando, mesmo, ao suicídio. É preciso que a sociedade acate a homossexualidade como uma orientação perfeitamente normal e legítima, não discriminando e nem tendo o menor preconceito em relação a quem o seja. Da mesma forma em relação à bissexualidade e à assexualidade. A juventude, por exemplo, costuma discriminar e ser preconceituosa em relação a seus pares assexuais, considerando que sejam homossexuais e aplicando a eles o mesmo preconceito que devotam a estes. Além disso, o comportamento homossexual pode ser uma opção voluntária em discordância com a orientação nata, caso apropriadamente denominado de homossexualismo. Da mesma forma que o comportamento bissexual e assexual, como, por exemplo, dos religiosos que cumprem seu voto de castidade.

Professor, por que um esportista profissional se destaca da maioria? Seria uma combinação entre a coordenação motora e cognitiva (fator diferencial e adquirido no nascimento) e a estimulação da mesma por intensa prática esportiva?

Exatamente. O esportista de grande destaque, para começar, tem que ter uma elevada inteligência cinestésica. Depois tem que ter uma excelente aptidão física genética, que se mantém e se aperfeiçoa por meio de exercícios físicos regulares ao longo de toda a vida, desde a infância. Além disso tem que ter um treinamento específico para a sua modalidade muito intenso e prolongado.

Por quê os aviões quebram a barreira do som? Tem alguma serventia nisto?

Sim, com isso eles são mais velozes e, para aviões militares, isso é uma grande vantagem bélica. Inclusive, eles se tornam mais rápidos do que os projéteis da artilharia anti-aérea. Mas não do que os mísseis impulsionados por foguetes. No caso de aviões de passageiros, como o Concorde e o Tupolev, a vantagem é fazer viagem de grande extensão em pouco tempo.

Qual sua opiniao sobre Lawrence Krauss? Assisti uma palestra dele sobre o universo vindo do nada e foi bem convincente

A questão é que o que ele chama de "o nada", não é realmente nada e sim um vácuo. E ele não mostra como surgiu esse vácuo e se ele proveio de algo. De fato, tudo o que existe provém do vácuo, mas o vácuo, por sua vez, é algo. É um espaço sem matéria e nem radiação, mas com um campo, que, inclusive, tem energia. Esse vácuo é que não proveio de "nada" (e não "do nada"). Essa é que é a questão fundamental, que o Krauss não responde. Nada é a inexistência de tudo, inclusive de tempo e espaço vazio, e muito menos de vácuo, que não é vazio.

Professor, tendo uma carga em repouso e um referencial acelerado em relação à ela, a mesma deve emitir ondas EM apenas em um referencial? Isso não é inconsistente? Meu professor de Relatividade disse que a radiação se encontraria confinada numa região do espaço-tempo inacessível, mas não compreendi.

Repouso é um conceito relativo. O referencial em que ela está em repouso está acelerado em relação a esse outro que você mencionou. Portanto, em relação a ele ela está acelerada e poderá emitir radiação. A questão é saber se algum desses referenciais é inercial ou não. Cargas não aceleradas (mesmo que com velocidade) em relação a referenciais inerciais não emitem radiação. E se uma carga está acelerada em relação a um referencial inercial estará acelerada em relação a qualquer outro que também seja inercial (que se movem com velocidade constante uns em relação aos outros). Mas esse referencial acelerado que você falou está acelerado em relação à carga. Isso não significa que ele não seja inercial, pois a carga pode estar acelerada em relação a um inercial e ele esteja exatamente com a aceleração oposta.

Você já chegou a fazer uma sobre a maneira que as questões políticas e sociais são abordadas nos raps brasileiros? Acha uma maneira válida de manifestação cultural?

Não sei, porque não escuto raps. Pode ser uma manifestação legítima, mas não faz o meu gosto.

Qual a diferença entre computação e informática ?

Informática é a ciência que cuida da produção, disseminação e aquisição de informações, seja por meio que meio for. Computação é a ciência que cuida do funcionamento dos computadores para promover isso, tanto quanto à estrutura física dos componentes e sua integração, como a respeito das instruções (programas) que possibilitam a execução das tarefas por eles. Para cada uma dessas ciências existe uma tecnologia associada, que cuida da implementação prática e funcional dos conhecimentos correspondentes.

Acho uma sombra jamais ultrapassaria a velocidade de luz, visto que ela segue o movimento e a velocidade de um corpo, não?

Não segue não. Ela tem a velocidade calculada por uma semelhança de triângulos. O mesmo vale para um ponto iluminado. Se um feixe de laser for mandado para a Lua, que está a 400 mil quilômetros daqui e a lanterna girar com uma velocidade angular de 1 rad/s (que não é muita), o ponto luminoso lá na Lua se moverá lateralmente com 400.000 km/s que é mais do que a velocidade da luz.

Caso houvesse uma inteligência capaz de observar sem interferir em nada em todo um sistema do universo, e conseguisse compreender e calcular todas as futuras interações a nível quântico, o Universo de Laplace seria possível? Essa inteligência conseguiria prever o futuro?

Claro que sim. Mas isso é uma impossibilidade total. Não há como se conhecer o futuro, pois existe o indeterminismo, a incerteza e a incausalidade como características inerentes e essenciais ao funcionamento da natureza.

Sobre quantos assuntos você entende?

Nunca contei. Acho que eu entendo bem de Matemática, Física e Cosmologia. Entendo razoavelmente bem de Astronomia, Filosofia, Música, Pintura, Escultura, Educação, Literatura, História, Português. Entendo razoavelmente de Engenharia, Informática, Arquitetura, Evolução, Neurociências, Sociologia, Psicologia, Política, Geografia, Inglês. Entendo um pouco de Biologia, Química, Economia, Cinema, Teatro, Dança, Francês, Italiano, Espanhol. Não entendo de Direito, Administração (exceto escolar), Propaganda, Finanças, Medicina, Comércio, Empreendedorismo, Indústria, Turismo e outros idiomas já não citados. Devo ter esquecido de algo nessas listas, mas é mais ou menos isso.

Baruch Espinoza era ateu? Ele só chamava a natureza de deus por que tinha medo de ser condenado na época?

Não. Ele era panteísta, isto é, considerava que deus era a própria natureza. Um ateu considera que a natureza é uma entidade sem escolha e sem poder. Já um panteísta considera que a natureza toma resoluções, faz escolhas, tem vontade. Isso é muito diferente.

A vida aos 25 anos é melhor que aos 66?

Isso varia de pessoa para pessoa, em razão dela mesmo e das circunstâncias de sua vida em cada fase. No meu caso, acho que uma é tão compensadora quanto a outra. Melhor em alguns aspectos aos 25 e em outros aos 66.

Então a segunda lei da termodinâmica não tem nada a ver, diretamente, com entropia e sim com diferença de temperatura ?

Tem sim. Dizer que o calor passa de um corpo mais quente para um mais frio decorre dela. Mas não que passa de um corpo de maior entropia para um de menor entropia. O que ela diz é que, numa interação térmica, a entropia do conjunto envolvido, se for um sistema isolado, nunca diminui (note que não diz que sempre aumenta, pode ficar a mesma, se o processo for reversível).

É possível ultrapassar a velocidade da luz?

Depende. Se se tratar de um sistema possuidor de massa ou de energia, não. Mas se for algo que não tenha nada disso, como uma sombra ou o limite entre a parte cortada e a não cortada de uma folha de papel sendo cortada por uma tesoura, sim. Um sistema possuidor de energia mas não de massa pode existir e, de fato, só existe, à velocidade da luz. Mas não acima dela. O efeito do emaranhamento quântico, apesar de parecer contrariar esse princípio, não o faz, porque não envolve o deslocamento de nada.

Ernesto, o Silvio Zanin é um adolescente promissor? O que acha dele?

Acho que ele será um bom cientista sim. Pelo que vejo de seu interesse e de seus conhecimentos, bem como de sua disposição em aprender e seu espírito contestador. Além de sua modéstia assertiva, isto é, sua capacidade de reconhecer seus pontos fracos e buscar se aperfeiçoar.

Você que é mais entendido em artes, considera que Hitler poderia ter se tornado um belo pintor? "A Academia de Belas Artes de Viena rejeitou Hitler duas vezes" http://kid-bentinho.blogspot.com.br/2012/12/10-obras-do-jovem-artista-adolf-hitler.html?m=1

As pinturas dele não são de grande valor. São bem feitas, mas não trazem nenhuma inventividade artística. São pinturas de um bom aluno de um curso de belas-artes.

Tenho 16 anos e estou lendo Nietzsche e Freud, mas minha mãe fala que não deveria lê-los por 'não serem livros para minha idade'. Você acha que faz sentido?

Acho que, nessa idade, já se pode ler Nietzsche e Freud sim. Porque, se ainda não se tem maturidade, essas leituras a trarão. Para mim, inclusive, para todos efeitos, uma pessoa de 16 anos já é adulta. Pode casar, trabalhar, pegar empréstimo, dirigir carro e avião, ser presa e tudo o mais. Sem ter que pedir permissão aos pais. Mas tem que arcar com todas as responsabilidade e consequências do que faz. Sem apelação. Inclusive prover seu próprio sustento por seu trabalho.

Do que adianta ler, se depois vamos esquecer (muita coisa se esquece)?

Adianta por duas razões. A primeira é que não se esquece tudo. Geralmente se esquece os detalhes, mas os princípios fundamentais que são passados no texto lido ficam memorizados. Além disso, mesmo que se esqueça tudo, a fruição do prazer de ler, enquanto se está lendo, mais do que justifica o ato de se ler.

Ernesto, o fluxo espontâneo de calor se dá do corpo de maior entropia(temperatura) para o de menor entropia ? Se a entropia tende a aumentar, não seria errado a temperatura do corpo mais quente baixar ?

Maior entropia não significa, necessariamente, maior temperatura. Um corpo sólido de um material de alto ponto de fusão pode estar a uma temperatura maior do que um corpo gasoso de baixa temperatura de vaporização e ter menor entropia do que ele (considerando que tenham o mesmo número de partículas). Além do mais, entropia é uma grandeza extensiva e temperatura é intensiva, portanto entropia depende do número de partículas do corpo (ou sistema), enquanto a temperatura não. Duas amostras do mesmo material, à mesma temperatura, terão entropias diferentes em razão de seu tamanho. Portanto esse seu raciocínio não tem nenhuma validade. O calor flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura e não entropia.

"Para Kant não se deve mentir, ainda que com isso possamos salvar a vida de alguém, onde a perda da vida parece significar um mal maior do que a falta da verdade." Nesse caso e em outros parecidos, os fins devem justificar os meios? O utilitarismo é a melhor alternativa?

Não. Kant está errado. Em ética, mesmo que existam princípios gerais, como o imperativo categórico, o utilitarismo e a regra de ouro, cada caso tem que ser examinado em seu contexto, para definir o seu valor ético. Mentir para salvar uma pessoa que esteja sendo perseguida injustamente é que é a atitude ética a ser tomada. De modo geral, contudo, o utilitarismo é uma excelente prescrição para se aferir a eticidade de uma ação. Exceto quando não é.

Por mais que não existam, você gostaria que seres sobrenaturais existissem? Fadas, duendes, gnomos, anjos...

Não. Não vejo nada de bom neles. Não acho que mágicas, isto é, ações em desobediência ao comportamento da natureza sejam algo desejável. Isso também se aplica a milagres, que, se ocorressem, seriam mágicas.

E SE UM BURACO NEGRO ENCONTRAR UM BURACO NEGRO DE ANTIMATÉRIA?

Para começar eles se fundirão em um só. As partículas com suas antipartículas correspondentes, se aniquilarão dentro dele, transformando-se em fótons (que não possui antipartícula, ou melhor, que é a sua própria antipartícula). O que sobrar fica no caroço. Mas os fótons também não são ejetados para fora. Ficam dentro dele de modo que sua massa e sua energia (dos fótons), que contribuirá para sua massa, continuará sendo a correspondente à soma das massas dos buracos negros que o formaram.

Então, qual os preceitos para ter uma boa escrita?

Para começar, ler, ler, ler muito mesmo. Milhares de livros, jornais, revistas. Tudo. Depois estudar e assimilar a gramática. Alguns não concordam com isso, mas é essencial. Terceiro escrever, escrever, escrever. Pelo menos uma redação por dia, sobre qualquer assunto, até mesmo matemática. Mas não daquelas curtinhas de vinte linhas só. E revise, depois de escrita. Assim é que se treina. Lá pela milésima redação já está se escrevendo bem.

Uma mulher chamada Ana Raquel matou o matou o homem de a abusava e a agredia, o homem invadiu a casa dela e ela acabou por matar ele. Ela registou no total 27 boletins, mas o homem não foi preso. Ela será julgada por juri popular, acha que ela deve cumprir pena?

Se o juri for composto de pessoas justas, ela será absolvida. Todavia não há como escapar do julgamento, pois somos um estado de direito, pelo menos teoricamente.

Ernesto, é possível fazer uma calculadora de limite, derivada e integral? Seria muito difícil criar um algoritmo? (sei que você não é da área da computação, mas seria muito dificultoso?)

Não só é possível como já existe:
HP-50G
HP-Prime
TI-nspire-CX-cas
Todavia elas requerem o estudo do manual (disponível pela internet)
Também há versões online:
http://engenhariacotidiana.com/emulador-hp50g-download/
http://www.hp-prime.de/en/category/13-emulator
http://www.free-online-calculator-use.com/algebra-calculator.html
http://www.calculators.org/math/algebra.php
http://www.webmath.com/anything.html
Para outras possibilidades, procure no Google:
Algebra Calculators
Também existem os programas de Cálculo Algébrico para instalar no PC (ou Mac):
https://www.wolfram.com/mathematica/
http://www.maplesoft.com/products/Maple/
Há, ainda, os gratuitos:
http://andrejv.github.io/wxmaxima/
http://maxima-online.org/

Se um presidente é eleito, porem mais da metade da população não quisesse essa pessoa como presidente, ainda é democracia?

Sim, pois essa é a regra da democracia representativa. E isso acontece muito nos lugares em que o voto não é obrigatório e não existe segundo turno.

Professor, um homem que tem o hábito de ter relacionamentos amorosos casuais necessariamente trata as mulheres como objeto?

Não. Nem um homem e nem uma mulher que sejam assim, necessariamente, considerarão que seus parceiros amorosos, mulheres ou homens, sejam objetos. Eles podem, perfeitamente, os considerarem como pessoas, dotadas de personalidade, de sentimentos, de opiniões e respeitá-los por serem como são, dedicando-lhes, mesmo que não seja amor, carinho, cuidado, amizade, respeito. Isso é algo perfeitamente normal, não passível de nenhuma repreensão.

Por que as pessoas descrevem o comunismo como algo pejorativo,são pessoas muita mal informadas

As pessoas, geralmente, consideram que comunismo seja a situação que se estabeleceu em Cuba, na União Soviética e seus satélites, na China, no Camboja e em outros países em que vigorou ou ainda vigora um regime socialista totalitário, sem liberdades, com prisões e execuções de opositores e que foi, por eles mesmos, chamada de "comunismo". Mas comunismo não é nada disso. É a situação econômica (e não política) em que a posse dos meios de produção e de prestação de serviços, bem como do resultado dessa produção e desses serviços, está na mão dos trabalhadores, que são todos sócios e não empregados assalariados de patrão nenhum, nem do governo. No comunismo há capital mas não capitalismo, pois não há quem detenha capital e não seja trabalhador e nenhum trabalhador que não tenha uma parte do capital. Pode haver governo, como coordenador dos esforços, mas é melhor que nem haja, o que acontece no anarco-comunismo. Essa é que é a situação ideal para a humanidade, a ser atingida por um processo evolutivo que levará à plenitude da civilização. Isso não é utopia. Para ser alcançado há que se inculcar tais idéias na juventude, educando-a para ser altruísta, diligente, justa, generosa, responsável, equânime, fraterna, honesta, sem preguiça, sem cobiça. Isso é que faz falta no processo educativo e que essas propostas de reforma do ensino não contemplam. Poderia ser uma matéria de "Educação ética e social". No anarco-comunismo não há propriedade e, mesmo, nem dinheiro. A ordem é total, pois é assumida sem coação. Não há, também, polícia, presídios, advogados, juízes, militares. Tudo isso é um atestado de falta de civilização da humanidade. Anarquia e comunismo são o paraíso terrestre. Nessa sociedade a liberdade também é total, as pessoas podendo ser do modo e fazer tudo o que quiserem, desde que não seja o mal. Para isso se libertarão de todas as amarras ideológicas, religiosas, sociais, culturais e tradicionais que lhes tolhem o pensar, o sentir, o dizer e o fazer. O amor se torna totalmente livre e completamente responsável. Ninguém tem pátria, todos são, apenas, terráqueos. Não existem nações e nem fronteiras. É uma maravilha. Não há nenhum pobre e nenhum rico. O comunismo não quer abolir a burguesia e sim o proletariado, transformando-os todos em burgueses. Como também quer abolir a aristocracia e a plutocracia. Nada de príncipes e nem de ricaços.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails