terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Ernesto, por que no mapa da radiação cósmica de fundo existem partes "frias" e "quentes"? O que explicaria essa variação de temperatura?

Essa variação é aleatória e, em verdade, é mínima. O valor médio da temperatura é de 2,725 kelvins, com variações para mais e para menos de 0,000018 kelvins.
https://en.wikipedia.org/wiki/Cosmic_microwave_background

http://ask.fm/wolfedler/answers/139578636317 mas o problema é que eles não são facilmente identificáveis... isso comprometeria o processo de atingimento da sua sociedade anarquista ideal. Haveria vários sabotadores.

Se eles não estiverem sendo identificados então é porque não estão perturbando a harmonia da sociedade e, portanto, podem ser deixados em paz. Quanto aos sabotadores, é preciso entender que o atingimento da anarquia é um processo educativo de longo prazo (séculos) que só será alcançado em razão de uma mudança nas mentalidades obtida por meio da educação. Isto é, por exemplo, só se abolirá a existência da polícia depois que se passarem algumas décadas sem que nenhum crime ocorra na humanidade. Do mesmo modo a abolição do dinheiro e da propriedade não podem se dar por decreto e sim porque chegará o momento em que um e a outra não se farão mais necessário que existam, já que tudo passou a ser doado e compartilhado entre as pessoas. É impossível se implantar a anarquia de supetão. Ela tem que ser alcançada por um processo evolutivo gradual da civilização da humanidade. Todavia, mesmo sabendo que isso só existirá daqui a mil ou dois mil anos, há que se envidar esforços no sentido de que a evolução se encaminhe nesse sentido, pela conscientização das pessoas em considerar que assim é que é a forma ideal de se estabelecer a sociedade humana. E, também, por iniciativas anárquicas e comunistas, como a realização de trabalhos de graça, o compartilhamento de habitações e outros bens, a iniciativa de tomar providências para o conserto de problemas urbanos por conta própria dos moradores, sem o socorro da administração pública e assim por diante.

No conceito de universo, inclui as abstraçoes tambem? o que é universo?

Não. O conceito de Universo é o conjunto de tudo que existe em todos os lugares e momentos. Mas o que seja fisicamente real. Não inclui as abstrações e nem uma realidade sobrenatural, caso exista. Ou seja, pensamentos, sentimentos, emoções, ideias, raciocínios, anjos, almas, deuses, demônios, gênios, elfos e outros elementais não fazem parte do Universo. São extrínsecos ao Universo. As abstrações, que verdadeiramente existem, consistem em outra categoria de realidades, como também as ações, os valores, os juízos, os sentimentos. A realidade sobrenatural, se existir, também seria de outra categoria, mesmo não sendo abstrata. Os constituintes atualmente conhecidos do Universo são campos, matéria, radiação, espaço e tempo. Esses constituintes podem, ainda, formar estruturas e experimentar ocorrências.

(1 a 3)% da população mundial possuem comportamentos psicopatas. Como seriam elas na sua sociedade ideal?

Do mesmo modo que na sociedade atual: psicopatas. Se o comportamento deles estiver sendo danoso para a coletividade, esta poderá impedir que ajam de forma danosa, confiscando-lhes a liberdade com sua internação em um nosocômio psiquiátrico.

Ernesto, você acha que parecer ou não inteligente pode ser mais uma questão de maturidade emocional do que o cognitivo algumas vezes no?

Parecer, realmente, pode ser uma questão de se ter adquirido, com a experiência de vida, o talento de representar o papel do que não se seja, no caso, inteligente (ou outra coisa, como poderoso). É possível teatralizar, com uma representação perfeitamente natural, uma pessoa inteligente, mesmo que isso requeira, pelo menos, certa dose de inteligência. Todavia a ausência da genuína inteligência, mais cedo ou mais tarde, será revelada em algum questionamento cuja resposta exija, de fato, inteligência. Isso também vale, por exemplo, para a cultura da pessoa. A parte do controle emocional entra na capacidade de fingimento que, de fato, exige bom controle emocional.

Como conviver bem, com pessoas dentro da própria casa, com ideologias políticas completamente diversas às suas? Tentando convencê-las diariamente ou partindo para a indiferença?

Não há como se abdicar de externar as convicções que se possui e tentar convencer os outros da validade delas. Todavia é preciso se respeitar as divergências de opinião e ser capaz de dialogar em discordância, com toda a educação, sem agressão. Assim se torna possível a convivência, com base na tolerância, mesmo que sem capitulação.

Professor, por favor me ajude: Eu quero me dedicar em estudar para eu entrar em uma boa faculdade. Só que eu me distraio fácil(WhatsApp, facebook, internet, televisão). O que eu devo fazer? Devo deixar para fazer essas coisas que citei que me distraem nos finais de semana?

Pode fazer todo dia, desde que, também, reserve tempo (inclusive maior) para se dedicar a estudar. Se não conseguir, então não vai entrar para a faculdade. É só pensar nisso e ter força de vontade para, nas horas de estudo, estudar. Como adquirir força de vontade? Com força de vontade!

Algumas pessoas dizem que quanto mais se aprende, mais burras ficam. Será quem pensa assim aprende mesmo ou só tomam conhecimento sobre a existência do conteúdo?

O que acontece é que, quanto mais se aprende, mais, também, se fica sabendo do tanto que há para ser aprendido e que o que se sabe é muito pouco em relação ao que se tem para saber. À medida que mais se sabe, mais se percebe que o que se sabe é uma fração cada vez menor do universo de conhecimentos. Por isso a pessoa acha que está mais burra. Em verdade a aquisição de conhecimentos também diminui a burrice, entendida como a incapacidade de adquirir conhecimentos. Quanto mais conhecimentos se tem, mais fácil se torna adquirir mais conhecimentos ainda, portanto vai-se diminuindo a burrice.

Mas aí entra em outra questão: por que um cara iria estudar 9, 10 após o ensino médio para ser neurocirurgião, perdendo finais de semana, feriados e etc (enfim, parte de vida)? Era só ser um cabeleireiro era mais fácil, aproveitaria a vida e usufruiria das mesmas benesses.

De fato. Todavia, se ninguém for querer ter trabalho para ser algo difícil, essa ocupação ficará sem ter quem a exerça. Então vai surgir alguém que, por idealismo, resolva se dedicar a ela, mesmo não levando nenhuma vantagem. O sistema anarco-comunista é um sistema de pessoas virtuosas, de pessoas que fazem o que se tem que fazer por senso de responsabilidade para com a humanidade. Por desprendimento, por dedicação ao bem do mundo.

O Sr. não acha que inteligência também tenha a ver com se adaptar ao mundo em que vive, ainda que o combata e lute para mudá-lo? Tipo, você não está agindo desinteligentemente ao não conseguir economizar dinheiro e possui várias dívidas,como o sr. mesmo afirmou?

Sim, inteligência também tem esse aspecto de adaptação ao mundo, quer natural, quer social, o que inclui o econômico. Eu, por exemplo, tenho uma inteligência muito baixa no quesito econômico, já que sou uma pessoa que tem aversão a qualquer aspecto financeiro e a economia do mundo atual é uma economia em que o aspecto financeiro é muito relevante. Ou seja, mesmo que eu seja inteligente em vários aspectos eu sou economicamente burro.

É correto os pais doutrinarem as crianças desde pequeno em uma religião?

O ideal seria que os pais deixassem para apresentar à criança todas as possibilidades de religiões mais tarde, para que ela pudesse escolher e, até então, apenas a educassem dentro da ética, que não pertence a nenhuma religião. Todavia, em geral, quem é seguidor de alguma religião considera que ela seja a detentora da verdade e, então, acha que os filhos precisam se assenhorear dessa "verdade" o mais cedo possível, para que pautem sua vida por ela. Assim é justificável que os instruam na doutrina de sua religião. Por isso é que a educação formal, nas escolas, precisa, sem escapatória, passar para os estudantes todas as possibilidades de religiões, bem como do ateísmo e do agnosticismo, por meio de uma disciplina sobre "religiões" em que as crenças, as doutrinas, a organização, a história, as práticas e tudo o mais a respeito, pelo menos, das principais, sejam apresentadas, de modo que o jovem ou a jovem decidam por si mesmos se querem pertencer a qual religião ou a nenhuma.

A educação é a chave para o sucesso de uma pessoa e de uma nação!

Depende do que você chama de "sucesso". Mesmo que seja o sucesso financeiro, nem sempre a educação é um fator determinante dele. Há quem alcance uma situação financeira muito boa sem ter um nível de escolaridade elevado e há muitos que possuem, até, pós-graduação e não conseguem obter bom rendimento financeiro no que trabalham. Todavia a educação é um fator importante para a satisfação pessoal que advém de uma maior compreensão do mundo, possibilitando, também, um melhor traquejo social. Muitas pessoas consideram que o "sucesso" não seja o financeiro e sim, por exemplo, o prestígio, o reconhecimento, a admiração, ter bons relacionamentos sociais, ser influente e coisas assim, mesmo que não se tenha muito dinheiro ou bens. Neste caso, a educação, de fato, dá uma grande contribuição. Mas ela também augura maiores chances de sucesso financeiro, de modo geral. É preciso, contudo, entender que o importante na vida não é o sucesso, seja como ele for interpretado, e sim a felicidade, o bem estar, a satisfação de ver significado na própria vida e esse tipo de sentimentos.

As pessoas nascem ateias?

Claro que sim. Elas só passam a acreditar em algum deus ou em deuses depois que seus cuidadores lhes incutem essa noção, bem como a noção de que possuam uma alma espiritual. Se isso não for feito elas prosseguiram sem considerar que existam deuses. Certamente que, estando imersas em uma sociedade que possui essa crença, acabarão tendo notícia desse fato e poderão discuti-lo e aceitá-lo ou não. Nessa consideração, a mensagem de seus cuidadores, certamente, será tida em alta consideração. Se eles forem ateus, argumentarão sobre a implausibilidade da existência de deuses. Mas a pessoa poderá concluir de modo diferente e aceitá-la, em geral no contexto de alguma religião. Ou não. Pode-se admitir a existência de deuses sem ser filiado a nenhuma religião.

Porque a maioria das mulheres tendem a deixar o cabelo longo e os homens a deixar o cabelo curto?

Isso é um costume ocidental atual. Nem sempre foi assim e nem em todos os lugares. Não sei porque assim ficou estabelecido, mas isso pode ser investigado pela internet. Da mesma forma que o costume dos homens usarem barba grande ou raspá-la. Na época do Império Romano, por exemplo, os romanos a raspavam e os gregos a deixavam crescer.

Ernesto, recentemente falando com crentes em ufologia percebi que quando eles ficam "sem saída" o principal argumento utilizado é que seres de outros poderiam usar dobras espaciais para chegar até nos. O que acha disso ?

Muito difícil. Praticamente impossível. Mesmo que exista, o problema é produzir alguma de modo que propicie a recolocação de algo de certo lugar ao lugar que se queira.

Professor, com a ausência do Estado, como a pesquisa será estimulada?

O que estimula a pesquisa, em uma sociedade comunista e ácrata, é o desejo do pesquisador, o seu entusiasmo, a sua dedicação. Qualquer um tem o direito de se dedicar à atividade que quiser. Se não houver gente que queira fazer algo, aquilo ficará sem ser feito até que apareça alguém. Ninguém ganha nada pelo que faz, mas tem tudo o que precisa sem custo nenhum.

Mas não foi isso o que você disse na outra resposta. Como as pessoas vão doar algo que não possuem? Além disso é possível sim que algumas sejam acumuladoras, assim como é possível que alguém educado e com bastante sabedoria saiba dos benefícios da prática de exercícios físicos e não os pratique.

Elas não doam o que possuem. Doam o que fazem. Fazem para todos. O produto do trabalho, seja ele um objeto ou um serviço é que é doado. Por exemplo, os cabeleireiros cortam os cabelos das pessoas de graça. Os lavradores plantam e entregam sua colheita de graça para ser distribuída. Os marceneiros fazem móveis de graça para serem colocados nos falanstérios, escolas e outras edificações. Os cozinheiros fazem comida de graça nos refeitórios coletivos para as pessoas comerem de graça. É assim. Simples assim. As fábricas de veículos os fabricam e os colocam à disposição da população nas garages coletivas para as pessoas usarem. Os combustíveis são produzidos e distribuídos de graça. Os hotéis hospedam as pessoas de graça, quando em viagem.

Ernesto, o Calero usou um gravador digital em conversas com Temer, Padilha e Geddel. As conversas estão sendo transcritas pela PF. O que você achou da atitude? Temer achou "indigna". Vamos ficar esperando a gravação.

Não é indigna coisa nenhuma. Se alguém está cometendo alguma ação maléfica, reunir provas para incriminá-la, pelo contrário, é algo perfeitamente digno e justo, razoável e salutar. E não se pode arguir nada contra. Aliás, a transparência dos atos de toda pessoa investida em cargos públicos tem que ser total, inclusive com relação ao que lhe for particular.

http://ask.fm/wolfedler/answers/139558945053 mas não nos sentimos mais pesados por causa da força que o apoio exerce sobre nós? A força normal.

A força normal é, justamente, um dos tipos de força de sustentação que constitui o "peso aparente". Além dela pode haver alguma força de sustentação por meio de cabos, se o corpo estiver pendurado. Ou o empuxo, se o corpo estiver imerso ou flutuando em um líquido ou gás.

Mesmo sem dinheiro uma pessoa nesse sistema, se ela não for perdulária, poderá ter mais bens (patrimônio) que as outras, ou seja, de qualquer forma seria mais rica que outras. Você não vê que esse sistema é inconsistente? Basta uma pessoa ser acumuladora e outra não, para acontecer isso.

Nesse sistema nenhuma pessoa é acumuladora, simplesmente porque, além de não haver dinheiro, também não há propriedade. Tudo é comunitário, tudo é compartilhado. Ninguém tem nada, além de, possivelmente, seus óculos e sua dentadura ou, talvez, suas calcinhas e cuecas. Até roupas são comunitárias. Não há residências particulares, não há veículos particulares. Tudo é de todo mundo e nada é de ninguém. Esse sistema é muito consistente. É o suprassumo da ordem, da prosperidade, da satisfação, da fraternidade, da harmonia, da justiça, da paz. É impossível alguém ser rico do mesmo modo que é impossível alguém ser pobre.

O que você acha de quem é de esquerda e admira Fidel Castro e o regime de Cuba?

Acho que é uma pessoa de concepções equivocadas, pois o regime cubano, bem como o soviético, mesmo dizendo que são de esquerda e, teoricamente, abolindo as desigualdades e as classes sociais, em verdade não o fazem, em razão do caráter totalitário, autocrático e ditatorial que possuem. Isso faz com que os membros do governo e do dito "partido comunista" se comportem como uma elite local, inclusive usufruindo privilégios não concedidos ao povo em geral. Especialmente os grandes líderes, que desfrutam de uma vida principesca. Nisso eles não são esquerdistas. Além do mais, suas concepções castradoras das liberdades e dos direitos humanos os fazem execráveis, mesmo sendo de esquerda. Uma pessoa que apoie tal tipo de regime político não pode ser considerada do bem.

Existe campo magnético no interior de um imã?

Sim. O campo magnético possui suas linhas fechadas. Elas emergem do ímã pelo polo norte, se curvam fora do ímã e imergem pelo polo sul. Dentro do ímã elas se dirigem do polo sul para o norte, fechando o circuito.

Por que o povo insiste em reeleger podres como Calheiros, Aécio, Jucá, Requião, Lobão etc? Como ter confiança no Legislativo assim?

Porque o povo não é suficientemente esclarecido, em sua maioria. Não lê jornais e revistas e nem assiste os noticiários da televisão ou consulta as páginas de notícias da internet. Quem faz isso é só a elite cultural, que é uma minoria no país. Todavia, mesmo nessa elite, existem os que votam nos corruptos visando alguma benesse da parte deles.

Por que o peso fica aparentemente maior ou menor quando um corpo está submetido a uma aceleração? Como por exemplo, no elevador.

Porque o que se chama de "Peso Aparente", é a força que algum corpo exerce sobre o sistema que o suporta, seja um apoio sólido, seja um empuxo líquido, seja a tração de um cabo. Se o corpo estiver acelerado, levando-se essa aceleração na equação da lei do movimento de Newton (segunda), se acha o valor dessa força, necessária para que se produza a aceleração exibida. Ou seja, o produto da massa do corpo por sua aceleração será igual ao módulo da soma vetorial (que pode ser a diferença dos módulos) da força de gravidade com essa força de suporte. Daí se acha a força de suporte, que é o "peso aparente". Isso acontece mesmo com um corpo parado em relação à superfície da Terra, pois ele, de fato está acelerado com a aceleração devida ao movimento de rotação da Terra.

Você disse que na anarquia, as empresas seriam administradas pelos sócios. E que não haveriam classes sociais, certo? Mas se uma fração desses"sócios" resolverem não ser perdulários e começarem a juntar capital ou investirem em outras coisas, eles não seriam mais ricos q os outras pessoas?

Não há como ser mais rico, uma vez que não existe dinheiro. Investimentos são feitos pela reunião de pessoas que doam o que for preciso a partir do que arregimentam de quem se dispuser a ser sócio, além, é claro, de seu próprio trabalho. O capital não é monetário. É composto de bens e de trabalho. Estou me referindo à anarquia comunista, que, em verdade, é a única legítima. Ou ao comunismo anárquico.

Acha que a morte de Fidel Castro alterará alguma coisa em Cuba, como a volta à democracia, por exemplo?

Acho que não. Sob Raul Castro, a situação continuará a mesma. Mas ele também é capaz de morrer algum dia. Então, quem sabe, o regime ditatorial poderá ser encerrado, mesmo que a economia continue socialista e, melhor ainda, mas eu duvido que aconteça a seguir, se torne comunista.

Professor, é no meio do cálculo que estou tendo dificuldade. Não estou conseguindo avançar. Vamos lá: Você disse que é para eu dividir o período orbital pelo período de rotação. 687(período orbital)/ 1,025 957(Período de rotação). Dividindo isso vai dar 669.618707216. (Continuação) (Continuação) Se puder, por favor me dá um "empurrãozinho" só que facilite para que eu consiga fazer os cálculos. Vou persistir até encontrar a resposta.

Na Wikipédia são informados os valores do período orbital de Marte (686,971 dias terrestres) e seu período de rotação (1,025 957 dias terrestres). Dividindo um pelo outro se obtém 669,590440925 (e não 669,618707216). Esse é o número de rotações que Marte dá em torno de si mesmo em uma revolução orbital completa em torno do Sol. O número de dias por ano (de Marte), será, portanto, um a menos, isto é, 668,590440925. Dividindo o período orbital por esse número de dias, se terá o tempo de um dia, ou seja: 1,02749150743 dias terrestres. Convertendo isso em horas, ou seja, multiplicando-se por 24, se obtém: 24,6597961783 horas. Convertendo a fração de horas em minutos (isto é, multiplicando 0,6597961783 por 60) se tem: 39,5877707009 minutos. Convertendo a fração de minutos em segundos (isto é, multiplicando 0,5877707009 por 60), se tem 35,266242052 segundos. Então se pode dizer que, aproximadamente, o dia de Marte demora 24h 39min 35,27s, sendo, portanto 39min 35,27s mais longo do que o dia da Terra.

Ernesto, haveria algum livro de Matemática do ensino médio similar ao PSSC, aonde se aprende a matemática de verdade sem as famosos "decorebas" e sem ligar para o vestibular ?

Sim. Tem a coleção de Matemática do SMSG (School Mathematics Study Group), também traduzida pela Universidade de Brasília, antes da revolução militar, e editada pela EDART. Do mesmo modo que a coleção de Química do CBAC, a de Biologia do BSCS e a de Geociências do ESCP. Todas as edições são esgotadas mas encontradas em sebos.

Ernesto, não consigo admirar Fidel Castro. Na verdade, ele foi tão facínora quanto Ricardo III, Bush, Hitler e dentre outros. Concorda?

Concordo plenamente. Fidel foi um facínora. Mesmo tendo libertado Cuba da ditadura corrupta do Batista, revelou-se um ditador sem escrúpulos, tão cruel, perverso, maligno e corrupto quanto Hitler, Stalin, Mao-Tsé-Tung, Franco, Salazar, Pinochet e os ditadores militares brasileiros e argentinos. O mesmo digo do Che Guevara. O comunismo não combina com nenhum regime totalitário e policialesco. Por isso o que houve em Cuba, na União Soviética, em seus antigos satélites da Europa Oriental, na China, na Albânia e todos esses que se diziam e dizem comunistas, não foi e não é comunismo coisa nenhuma. Comunismo é um regime libertário e anti-estatizantes. Por terem os regimes desses países citados sido autocráticos e estatizantes, mas chamados, por seus líderes, de comunistas, é que as pessoas têm repúdio ao comunismo. É preciso que saibam todos que jamais esses países foram comunistas.

http://ask.fm/wolfedler/answers/139544647965 nada a ver isso que você disse. Se se é estudante, se está treinando para a "vida"; sendo assim, é necessário saber se a resposta está certa para ter ciência de que se está trabalhando corretamente.

Discordo totalmente de você. Muito pelo contrário. O importante é desenvolver no estudante a confiança em seu conhecimento. Questões, exercícios e problemas propostos em livros didáticos não podem ter a resposta fornecida. Os estudantes têm que achar a solução e discutir, uns com os outros, para dirimir suas dúvidas, consultando, se preciso o professor. Mas este não pode resolver o problema para eles, mas apenas indicar a forma de obtenção da solução. Essa que é a pedagogia correta.

Ernesto, encontrei o PSSC em pdf mas não tem as respostas/gabarito para conferir. Por acaso você os teria ou sabe aonde encontrar ? Já aproveitando, existe algum livro de Matemática do ensino médio á nivel do PSSC que realmente ensine a matéria sem se preocupar com o vestibular ?

As respostas não têm mesmo e é de propósito, para que o estudante adquira confiança no que faz, uma vez que, na vida, se tem que resolver problemas sem saber qual a resposta. É importante que se descubra a resposta sabendo que está certa porque se sabe que se trabalhou corretamente.

Alguma vez ja pensou em trabalhar como tradutor? Penso ser uma atividade lucrativa ou estou enganada? Ademais, estaria lendo, que é uma atividade que aprecia e trabalhando o cérebro.

A língua estrangeira que entendo mais é o inglês. Mas não o suficiente para ser um tradutor. Além do mais eu prefiro fazer outras coisas e não me sentiria realizado como um tradutor. Prefiro ser um escritor e que outros me traduzam. Especialmente de divulgação científica e filosófica. Alguém como o Marcelo Gleiser, o Carl Sagan, o Neil de Grasse-Tyson ou algo semelhante.

Você apoiará as manifestações contra Michel Temer, do dia 4? Os deputados descaradamente querem aprovar anistia aos alvos da Lava Jato. Tudo isso feito com votação anônima... isso é realmente algo sujo. Temos que ir às ruas novamente em prol de uma uma república ética.

Concordo plenamente com a manifestação. É uma vergonha, uma canalhice, um tapa na cara do povo. É preciso se manifestar com grande impacto.

Professor, o seu livro de filosofia para fisicos, esta terminado? Acha que eu terei dificuldade de entender? Eu, um mero Biologo. Abraço e fique bem :)

Não é Filosofia para Físicos e sim Física para Filósofos. Ainda está com a redação parada e eu não sei quando vou poder continuar.

Abordar o conceito de "nada" então, é uma questão ontológica, uma vez que o "nada" poderia ser supostamente uma entidade ou um estado?

Sim. Há que se refletir sobre o que significa "nada" e sobre se haveria ou não alguma entidade que seria "o nada". A conclusão que se chega é a de que não existe nenhuma entidade que se possa caracterizar por propriedades que a configurariam como "o nada". Portanto não se pode usar a palavra "nada" como um substantivo e lhe apor um artigo definido. "Nada" só pode ser considerado, filosoficamente, como um pronome indefinido, indicador da ausência completa de qualquer coisa, ou seja, de conteúdo, de espaço, de interações, de tempo ou o que quer que seja que se cogite. Então não se pode dizer que o Universo tenha surgido "do nada" e sim que surgiu "de nada", o que é muito diferente.

defina o que sao partículas.

Classicamente falando, partícula é um sistema físico (sub-conjunto do Universo) caracterizado pelo fato de que suas dimensões são muito menores do que as dimensões das trajetórias dos movimentos que venha a realizar. Portanto, um mesmo sistema, dependendo do que se esteja estudando sobre ele, pode ser uma partícula ou não. Por exemplo, o planeta Terra, para efeitos do estudo de seu movimento orbital, é uma partícula, mas para efeito, por exemplo, dos movimentos de sua atmosfera, não é. Quanticamente uma partícula é um sistema em que algum campo se quantizou, ou seja, se concentrou de modo que o sistema apresente certas propriedades típicas que o individualizam, como carga elétrica, spin e outras, quantificadas nos chamados "números quânticos" de forma tal que a partícula ´só existe com valores específicos desses números. Algumas partículas também podem ser constituídas por um conglomerado de outras partículas, ditas "elementares", como os nucleons (prótons e nêutrons) e os núcleos atômicos. As partículas são ditas "elementares", quando não são passíveis de decomposição em outras. Esse é o caso dos elétrons, müons, táons, quarks e neutrinos, dentre as partículas materiais e os fótons, glúons e bosons W e Z dentre as partículas mediadoras de interações. Cogita-se da possibilidade da existência de uma partícula mediadora da interação gravitacional, que seria o gráviton. Mas isso ainda não está confirmado. Outra partícula elementar é o "boson de Higgs", que não é material e nem mediador de nenhuma interação. Uma partícula elementar, não necessariamente é pequena. Um fóton de onda de rádio pode ter quilômetros de extensão.

Um computador quântico seria capaz de replicar o cérebro humano?

Mesmo que não fosse quântico, poderia, pois a questão não é a velocidade de processamento e sim o tremendo processamento paralelo. Mesmo que, em tese, isso seja possível, ainda não se tem competência tecnológica para se realizar tal proeza.

O ateísmo cético e o ateísmo agnóstico são duas formas de ateísmo fraco?

Sim. O ateísmo gnóstico é que é um ateísmo forte, por ser dogmático e envolver a certeza da inexistência de Deus.

Professor , por que as pessoas estão procurando execessivamente quanto de QI e inteligencia possuem?

Acho que isso não seja tão significativo assim. Pode ser que alguém se sinta mas seguro de si por saber que tenha um elevado QI. Mas não é o QI elevado que confere à pessoa uma personalidade marcante, uma boa assertividade, uma postura moral, social e cultural positiva e demais fatores que caracterizam a estatura humana de alguém. Penso que, muitas vezes, pode ser apenas uma demonstração de vaidade. Foi isso que encontrei muito em várias pessoas da Mensa brasileira e que me fizeram não achar importante pertencer a ela. Por outro lado, observo que quem, de fato, possui um elevado QI, não se importa com isso. Quase sempre quem se importa é quem tenha um QI um pouco acima da média, mas não tanto e gostaria de que ele fosse maior, em geral para se gabar disso. A gabolice, contudo, é um defeito de caráter e caráter é um valor superior à inteligência.

É possível provar que o universo não teve uma causa ? E em que ponto surge o que chamos de consciência humana de cada indivíduo racional, nesse processo.? Sou um ateu agnóstico, costumo refletir sobre essas questões . Serei grato se compartilhar o seu ponto de vista .

Não se pode provar que não teve causa. Todavia, como não se identifica causa nenhuma, não há razão para supor que haja. Se algo não é evidente ou comprovado, há que se considerar que não seja verdade. Para aceitar como verdade é preciso que haja evidência ou prova. Não é preciso provar que não seja verdade e sim que seja verdade. A consciência é apresentada pelos animais a partir de algum grau de complexidade de seu sistema neurológico. Há testes de comportamento animal que permitem discernir o fato do animal possuir ou não consciência. Não sei quais são. Isso, ainda, é objeto de muita pesquisa, inclusive quanto à definição dos critérios para se identificar a consciência. Será que cães têm consciência? E ratos? E formigas? Todavia não resta dúvida de que a consciência é uma espécie de percepção interna do cérebro em relação a seu funcionamento e ao organismo. Há abundante literatura a respeito, como os livros do António Damásio e outros que tenho lá em casa e, aqui, não me ocorrem os nomes.

http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2016/11/temer-sinaliza-interlocutores-que-nao-vetara-proposta-de-anistia-ao-caixa-2.html o que acha dessa atitude do nosso presidente?

Vergonhosa, imoral, criminosa, inaceitável, injusta, venal e tudo desse tipo que se possa conceber.

Professor, nos condensamentos de campo, como o campo da matéria não possui momento linear e nem angular, nem números bariônicos e leptônicos, as partículas surgiram com essas propriedades mas com valores opostos, justamente para se conservar? E os vórtices do campo, possuíam spin?

De, fato, o campo puro não possui esses números quânticos, que aparecem apenas quando se dá a quantização em alguma partícula, que sempre ocorre aos pares de partícula e antipartícula. Não que isso aconteça "para que" haja conservação dos ditos números. Acontece porque é assim que a natureza funciona. Em decorrência de ser assim, os números quânticos são conservados. É preciso ficar muito bem entendido que nenhum fenômeno da natureza acontece para "obedecer" nenhuma lei física. As leis físicas não são prescritivas. Elas são descritivas e valem enquanto os fatos da natureza as corroborarem. Quando algum fato natural contrariar alguma lei da física, a lei é que tem que ser corrigida. Vórtices de campo também surgem de modo tal que o momento angular não se altere no total, isto é, para cada vórtice girante em um sentido que surja, surge outro girando em sentido oposto.

O mais correto é dizer Gene Mutante ou Gene Mutado ?

Gramaticalmente o correto seria "mutado". Todavia já é consagrado o termo "mutante", para significar mutado. Gramaticalmente "mutante" seria o gene capaz de sofrer mutação e não que a tenha sofrido.

Ernesto, vou prestar vestibular para Física ano que vem. Mas surge a seguinte questão: Escolho a universidade mais perto da minha cidade (Estadual de Londrina) ou a melhor do meu estado (Federal do Paraná), o que você recomendaria ?

Depende. Para uma formação melhor em Física o preferível seria a Federal. Todavia, se as condições financeiras forem um obstáculo, a de Londrina não é ruim, desde que você, pessoalmente, tenha uma grande dedicação ao curso e não se atenha apenas ao que seja dado em aula.

Já ouviu falar do sistema de repetição espaçada? O que acha?

Sim. Tem até um programa para isso, o Anki. É algo que eu sempre faço, só que de modo não sistemático, como é proposto. O próprio método do Pierluigi Piazzi de se fazer o estudo do conteúdo estudado na aula, no mesmo dia, em outro momento, antes que se durma, situa-se dentro desse contexto, com a diferença da exigência de que a nova abordagem seja feito no mesmo dia, antes que se durma, mas em um momento separado de certo tempo, para que o cérebro considere que seja uma revisita e não uma continuação. Se o assunto for revisitado novamente nos próximos dias, depois nas próximas semanas, depois nos próximos meses, então, realmente, ele será definitivamente fixado na memória. O problema é ter tempo para fazer isso, considerando que, especialmente para quem estuda, todo dia aparecem novos conteúdos a serem aprendidos.

É comum pessoas muito inteligentes não se preocuparem muito com dinheiro ? Hoje eu vi meu professor da universidade chegar num carro muito simples e ele ganha muito bem. Essa situação me fez refletir. Essas pessoas gastam o dinheiro com o que ?

Eu mesmo sou uma pessoa completamente desligada de dinheiro. Meu carro é um Kadett 1995 e não pretendo trocá-lo tão cedo. Não tenho poupança, não tenho aplicações financeiras, não tenho casa própria e nem me importo com isso. Também não gasto com roupas, viagens, móveis e coisas assim. Meu dinheiro é principalmente dispendido, para começar, com alimentos (houve época em que 13 pessoas viviam por minha conta) e, depois, em livros, discos, gravuras, partituras, vídeos e bens culturais em geral. Além disso, nossa casa é um asilo de cães resgatados da rua e mantê-los (inclusive a parte veterinária) é dispendioso.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Professor , quem criou o universo , os planetas e as estrelas ? Tudo isso foi criado por vontade própria do próprio universo de forma solitária ? Então , se eu estiver certo ,essa essa energia de criação solitária é confundida com os deuses das religiões, paracadapovoprimitivoexplicar a criação?

Não teve ninguém que criou o Universo. O Universo não foi criado. Nem por ele mesmo. O Universo surgiu, sem ter de que provir, sem ter nenhuma causa, sem ter nenhum propósito. Ao surgir, surgiu o seu conteúdo e o espaço que ele ocupa. Como também surgiu evolvendo, surgiu o tempo em que essa evolução se dá. Da mesma forma que todas as propriedades de seu conteúdo, como extensão, movimento, energia, massa, carga, spin e tudo o mais. Não há divindade nenhuma associada a esse evento. As pessoas é que acham que toda ocorrência tenha que ter uma causa, o que não é verdade, então atribuem a uma hipotética entidade, extrínseca ao Universo, a causa de seu surgimento. Mas isso não é nenhuma necessidade.

a cosmologia é ainda mais filosófica que a astrofisica?

Sim. A cosmologia é um ramo da Física que somente se separou da Filosofia há pouco mais de cem anos. A astrofísica, por sua vez, nunca foi filosófica. Já nasceu científica. Ainda hoje, existem intercessões filosófico-científicas na Cosmologia. Discute-se, ainda, se seria ou não possível que o surgimento do Universo tenha sido um evento incausado. Isso é filosófico.

O superdotado é necessariamente bom caráter? Já li que o superdotado costuma ter um senso ético refinadíssimo.

Normalmente é o que acontece. A inteligência superior é, quase sempre, associada a uma elevada concepção e conduta ética.

Se você fosse médico, no que seria especializado?

Se eu fosse médico eu seria um médico pesquisador e não um clínico ou um cirurgião. E o que eu gostaria de pesquisar seria neurologia. Para entender como a anatomia e fisiologia do cérebro e seus anexos dão azo ao surgimento da mente e da consciência, bem como como ocorre o processamento do inconsciente.

Quais seriam as implicações éticas da manipulação do genoma humano visando o melhorando cognitivo a fim de promover uma hegemonia mundial de superdotados?

Acho perfeitamente válido se manipular o genoma humano a fim de desenvolver pessoas com maior capacitação mental e física. Acho que é muito bom que as pessoas se tornem cada vez mais capazes. Mas não acho que o aumento da capacidade mental das pessoas promova nenhuma hegemonia de superdotados, pois o aumento da capacidade cognitiva é acompanhado pelo aumento das noções de responsabilidade social, de solidariedade, de postura ética, de modo que, quanto mais superdotado a pessoa seja, melhor se torna o seu caráter.

Diz-se que a faixa de frequência audível do ser humano vai de 20Hz até 20.000Hz. Mas esses são limites fixos mesmo ou podem variar de pessoa para pessoa?

Variam de pessoa para pessoa, em torno desses números.

Você já sofreu , ou sofre ,algum tipo de descriminação, por seu ateu em um país extremamente religioso como o nosso ? Se sim, compartilhe.E diga a razão que faz isso acontecer ainda hoje , em país teoricamente laico.

Nunca sofri nenhuma discriminação por ser ateu e eu proclamo isso para todos. Talvez porque as pessoas conheçam como eu sou uma pessoa séria, correta, prestativa, bondosa, honesta, justa, cordial, amiga. Isso faz com que vejam que ser ateu não é nada de mau. Outro fator talvez seja porque eu transito em ambientes mais esclarecidos, que são o ambiente universitário e o ambiente escolar.

Professor, na sua opnião, a ficção científica cria o futuro?

Não. De modo nenhum. Ficção científica é ficção. O que ela propõe são invenções de seus escritores que podem ou não vir a se tornar realidade, mas nada há que implique que, necessariamente, assim o seja. Todavia a imaginação dos escritores pode, muito bem, fornecer sugestões para que os inventores e engenheiros pensem na viabilidade de algo proposto. Todavia algumas propostas são tão enormemente difíceis que, na prática, jamais se concretizarão. Como é o caso do teletransporte.

O que acha daquele argumento contra o materialismo de que nenhum arranjo de materiais não-racionais criam uma coisa racional?

Isso é mentira. Por que um sistema formado por elementos materiais e campos não poderia exibir racionalidade? Por que não poderia pensar? Por que não poderia sentir? Não vejo motivo para que a complexidade não possa prover todas essas funcionalidades mentais a um arranjo inteiramente físico. Realmente não há nada que impeça tal proeza. Inclusive ela poderá vir a ser implementada em artefatos produzidos artificialmente que nem sejam orgânicos, isto é, que sejam eletrônicos. Esse argumento não tem nenhum fundamento. Quem o proclama não consegue provar tal impossibilidade. Apenas diz que não, e pronto. Se não se consegue achar nenhuma impossibilidade para que uma mente seja produzida por um sistema físico, então há que se considerar que isso seja perfeitamente possível. Como, de fato, é o que acontece com as mentes dos animais.

Ernesto, pq ao cortar um imã no meio, cada metade assume novos pólos?

Porque a magnetização se dá em razão dos dipolos magnéticos atômicos que faz com que cada átomo seja um ímã. Nos materiais ferromagnéticos formam-se regiões com muitos átomos acoplados entre si com os dipolos magnéticos paralelos e de mesmo sentido, chamados domínios. Numa amostra não magnetizada, os domínios se distribuem ao acaso. Ao se proceder a magnetização, os domínios se magnetizam no mesmo sentido e a peça se torna um ímã. Ao se separar o ímã em partes, cada uma continua sendo um ímã inteiro.

Em relação a senhora Dilma, sair da presidência da República . Foi golpe , ou não foi golpe ? Lula merece ser preso ? E se tudo for uma manipulação da mídia e das elites de nosso país?

O impedimento da Dilma não foi um golpe. Foi um processo legítimo. Todavia, considero que não havia razão para seu impedimento, mesmo achando que ela estava governando pessimamente. Com a continuação das investigações dos atos de corrupção que ocorriam em seu governo, porém, fatalmente se apresentaria uma condição de impedimento. E o Lula, ao que tudo indica, merece ser preso e condenado mesmo. Não consigo aceitar que ele não teria nada a ver com toda a corrupção que ocorria nos escalões de seu governo. Mas isso também ocorria com o governo do Fernando Henrique e de todos os antecedentes na república toda. Portanto todos eles teriam que ser presos, bem como os políticos, empresários e magistrados envolvidos. Não escapa nenhum partido nem os governadores dos estados e a maioria dos prefeitos, vereadores, deputados estaduais e políticos em geral. Seria preciso passar um pente fino no país e levar todo mundo para a cadeia. O que iria acontecer é que haveria mais presos do que pessoas soltas no país.

Ernesto, meu professor disse que a democracia dos helenos é mais inclusiva que a atual. Poderia dissertar sobre?

Não acho que fosse, pois a democracia grega era um sistema em que o governo só era compartilhado pelos cidadãos (que eram os proprietários de terras), o que excluía as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
ito mais inclusivas. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_ateniense

Qual é a tua opinião sobre a tecnologia 5G?

Ótima. Para mim, quanto mais rápida e mais volumosa puder ser a comunicação de dados, melhor. Melhor ainda será a 6G e, depois a 7G e assim por diante, não sei se haverá um limite.

O Buda transcendeu o sofrimento através da sabedoria? A felicidade pode ser obtida apenas entregando-se ao prazer e fugindo da dor?

Sim, o Buda transcendeu o sofrimento por meio da sabedoria. Todavia a felicidade não pode ser obtida apenas entregando-se ao prazer e fugindo da dor. Pode-se ser feliz com dor e pode-se ser infeliz com prazer. A felicidade é um modo sábio de encarar a vida que se alcança com o pensamento, a reflexão, a meditação (não necessariamente a meditação de uma maneira formal) e a prática da virtude. Não vem, como dizem os budistas, da renúncia dos desejos e sim da aceitação serena de sua não realização, quando se der. Um dos maiores fatores de felicidade é a prática do bem, de modo desinteressado, bem como o treinamento para se abster da cobiça, da inveja, do rancor, da soberba e outros vícios.

Defina intuição.

Intuição é a faculdade da pessoa tirar conclusões e obter respostas sem que proceda a um raciocínio consciente para tal. Em verdade a intuição é o produto de um raciocínio inconsciente, que o cérebro processa sem que a consciência tome conhecimento de tal processamento que, em geral, é muito rápido.

Professor, por favor me tira uma dúvida: A leitura é a principal forma para se desenvolver a inteligência ou é apenas uma das formas? Abraço!

Não é a principal, mas é muito importante. A principal é o enfrentamento de desafios cognitivos, como resolver charadas, enigmas, demonstrar teoremas e coisas assim. m segundo lugar vem o aprendizado de um novo idioma, de tocar um instrumento musical, por exemplo.

O quanto Voltaire foi importante para o iluminismo?

Tanto quanto D'Alembert, Rousseau, Diderot, Montesquieu, Hume, Locke. Em verdade, Voltaire é considerado o maior deles.

Tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens. 1) De exemplo de um fato em que tenha vantagens e desvantagens (não precisa detalhar se não quiser).

Se você disse que "TUDO" na vida tem vantagens e desvantagens, nem precisa dar exemplo, pois se trata de tudo. Todavia discordo de você. Acho que há muito que não tenha nenhuma vantagem, como que não tenha nenhuma desvantagem. Por exemplo, qual a vantagem de ser torturado? Ou qual a desvantagem de ser curado de uma doença?

Em Hamlet, Polônio fala ao Rei e a Rainha que "debater por que razão o dia é dia, a noite, noite, e o tempo é tempo, isso seria o mesmo que perder o dia, a noite e o tempo" (ATO II; CENA II). Ernesto, por que razão o saber/duvidar/perguntar continua sendo sinônimo de loucura nos dias de hoje?

Essa é uma questão de cosmovisão deturpada, segundo a qual não se deve se ocupar com questões que não tenham utilidade imediata. Isso é um grande equívoco. A consideração de questões filosóficas "inúteis" é imensamente válida e propicia a formação de um espírito inquiridor, reflexivo e contestador que faz com que as pessoas encarem o mundo e a vida de modo esclarecido e não sejam enganadas por quem não queira que elas sejam seres pensantes. Assim, é sumamente proveitoso que todos reflitam sobre essas questões e, principalmente, que levantem dúvidas a respeito de qualquer assunto, justamente para propiciar a investigação da verdade a respeito dele. Todo aquele que recrimina o modo filosófico de encarar a vida é uma pessoa que, de uma forma ou de outra, quer se aproveitar da ingenuidade mental de quem não pensa para qualquer propósito escuso.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails