quinta-feira, 2 de julho de 2015

Você disse aqui (http://ask.fm/wolfedler/answer/104205895709#_=_) que recomenda que uma pessoa introvertida seja cientista, mas não professor. No entanto, no Brasil, é exigido do cientista que seja também professor. O que pensa neste caso?‎

Não. Só se você trabalhar em uma Universidade. Em um Instituto de Pesquisa você pode ser cientista sem ser professor. Interessante é que meu filho é cientista na Minnesota State University, nos Estados Unidos, mas não é professor. Infelizmente as universidades brasileiras, que fazem ensino, pesquisa e extensão, consideram que a mesma pessoa tenha que ser professor, pesquisador e extensionista. Isso é um grande equívoco. Essas funções são da universidade, mas não têm que ser de cada pessoa. Há quem seja ótimo cientista mas péssimo professor ou ótimo professor mas péssimo cientista. Essas pessoas não podem ser exigidas a fazer aquilo para que não têm vocação mas não podem, por isso, serem impedidas de fazer aquilo para que têm grande vocação. Uma lástima. Um terrível equívoco brasileiro.

Como você gostaria de morrer?‎

De um ataque cardíaco, dormindo.

Professor, queria sua opinião. É correto um professor dar como incorreta uma questão com a resposta correta porque o aluno usou métodos não apresentados em sala de aula, mas que consta no material didático adotado?‎

De modo nenhum. Ele tem que aceitar qualquer forma correta de chegar ao resultado, mesmo que não seja a que ele ensinou. O aluno pode (e deve) buscar outras formas de solução de problemas. Desde que sejam válidas e corretas, têm que ser aceitas. E o professor deve é ficar contente em ter alunos que façam isso. Você pode reclamar com a coordenação e com a direção da escola, pois está com a razão.

Por que quanto mais fragmentado o mundo melhor? O anarquismo não propõe o extremo contrário? Como o fim de todas as bandeiras e fronteiras...‎

Justamente para acabar com todos os estados é que é melhor que eles se tornem o mais fracos possível. Estados de maior poder econômico são mais difíceis de serem acabados. O caminho para a anarquia passa pela pulverização do mundo em nações minúsculas.

Ernesto, você disse em uma das respostas que o surgimento de qualquer característica de qualquer espécie foi por acaso. Ao meu ver eu discordo, pois na minha opinião, as características(as físicas, pelo menos) de um ser vem do ambiente onde ele vive. A vida é adaptável. Corrija-me se eu tiver errado‎

Está errado sim. O ambiente não provoca nenhuma alteração genética. Todas acontecem por acaso. O fato é que só permanecem aquelas que se revelem favoráveis à sobrevivência. Alguma que atrapalhe, acaba levando seus portadores à extinção. Estude evolução para ver como é.

Usaria roupas de campanha de agasalho?

Sem o menor problema. Mas, como tenho condições de comprar as minhas, prefiro que elas sejam destinadas a quem precise. Quando criança sempre usei roupas dos meus primos mais velhos que ficavam apertadas neles.

Boa noite professor. O que tem a dizer sobre as paradas gays, que ocorrem em quase todo o Brasil?‎

Acho muito bom, para fazer com que a sociedade toda acabe considerando que a homossexualidade seja algo inteiramente normal, completamente aceitável, totalmente respeitável. Uma coisa a ser considerada digna, justa, válida. Como ser destro ou canhoto. Sem o menor problema. Até que seja assim é bom que sejam feitas essas paradas para chamar a atenção.

Oque vocÊ recomendaria que eu fizesse para fixar na minha memória tudo o que eu estudo?Como você fazia para fixar?‎

Nunca usei método ou truque nenhum. É que tudo o que eu estudo eu o faço com grande interesse e busco em várias fontes, indo bem além, em profundidade e abrangência, do que seja necessário. Assim, mesmo que eu não me lembre de tudo, sobra bastante para que eu possa dizer que saiba do assunto. Além do fato de que, o essencial, todas as fontes mencionam. Então se fica com uma repetição que faz guardar na memória. Tenho a vantagem de conseguir ler bem depressa e, mesmo assim, reter o que leio. Mas não fiz treinamento em leitura dinâmica. É algo natural. Sou muito esquecido com respeito às coisas práticas da vida. Mas com relação a conhecimentos a serem aprendidos minha memória é muito boa. A diferença está no interesse. Não consigo ver que coisas práticas sejam importantes.

O que acha de Kosovo?‎

Acho que todo país cuja população queira ser independente tem que o ser. Isso se aplica aos países do Reino Unido, a estados do Brasil (ou mesmo a parte deles), à Catalunha, ao País Basco e vários outros lugares. Para mim, quanto mais fragmentado for o mundo, melhor.

Por que todos os animais querem sobreviver e evitar a extinção? Como surgiu esse mecanismo e por que é dessa forma e não de outra? Por que não tem o instinto de suicídio, por exemplo?

Ora, se houvesse o instinto de suicídio a vida teria sido exterminada na Terra. Se existe vida é porque tal instinto não existe. Além disso há o instinto de sobrevivência. Ele não surgiu com tal propósito, mas, se não tivesse surgido, ou se alguma espécie não o tivesse, ela também teria sumido.

A vida na terra favorece a evolução ou a criacionismo? Justifique. (Na sua opinião)

A pluralidade da vida na Terra, por meio dos registros fósseis, é a grande prova de que a diversidade de vida advém da evolução das espécies. A suposição de que cada uma tenha surgido independentemente por um ato criativo não encontra suporte em nenhuma observação. Veja estes artigos:
http://simbiotica.org/argumentosevolucao.htm
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/05/26/cinco-provas-da-evolucao-das-especies/
http://www.brasilescola.com/biologia/evidencias-evolucao-biologica.htm
http://www.evo.bio.br/layout/comprova.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao11.php
http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=7120
http://ceticismo.net/comportamento/tipicos-erros-criacionistas/parte-01-%E2%80%93-teoria-da-ciencia/
https://plus.google.com/108296387069664000122/posts/BL3cc87w7S1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evid%C3%AAncias_da_evolu%C3%A7%C3%A3o
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090221114518AATcOGD
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100823140540AAk3ZKf
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130327081214AA2Z7NP

Como a lei da conservação da massa acontece? Quando as pessoas nascem, elas vieram de uma "massa" já existente?

Claro. A massa de que as pessoas são compostas veio do alimento que sua mãe ingeriu.

OK, o humor surgiu nas especie humana por acaso. Sabe disse acomo surgiu, qual foi o processo?‎

Ora, o surgimento de qualquer característica de qualquer espécie viva não tem outro modo senão por acaso. Não se sabe o processo específico de cada caso, do mesmo modo que quem considera que tudo tenha sido estabelecido por um ato criador de Deus não sabe o procedimento divino para fazer o que fez. Todavia a suposição de que o surgimento do que quer que seja tenha sido por um ato criativo divino é muito mais gratuita do que a suposição de que tenha sido por acaso, pois esta não requer explicação nenhuma, sendo a suposição tácita a ser aceita a não ser que se tenha alguma comprovação de que assim não tenha sido. Ora, não há comprovação nenhuma de que o surgimento de algo tenha se dado por alguma interveniência divina. Logo, foi por acaso. A invenção de que tenha havido alguma criação não tem base nenhuma.

O senhor acha então que a capacidade do homem de rir de algo surgiu ao acaso?‎

Certamente que sim. Fez parte do processo evolutivo e, na evolução, tudo acontece por acaso. Se permanece não é por acaso e sim se é benéfico à sobrevivência. Mas o surgimento é por acaso. Seja do que for.

Professor,qual é sua opinião sobre a religião Espirita ?‎

Ela tem só um grande problema: espíritos não existem!

terça-feira, 30 de junho de 2015

estudar ouvindo musíca ajuda?‎

Se for uma música calma, serena, baixa, pode ajudar por deixar a mente em um estado mais relaxado.

Existimos apenas por sorte ? Apenas pela aleatoriedade dos eventos do universo ?

Exatamente!

Se pudesses escolher ter nascido e viver numa época diferente, que período e sítio escolherias?

Gostaria de ter nascido na França, em 1880.

Se pudesses escolher ter nascido e viver numa época diferente, que período e sítio escolherias?

Gostaria de ter nascido na França, em 1880.

O que você acha da teoria das inteligências múltiplas? e por que, dentre essas, a sociedade só considera como inteligência a "Lógica"? sendo as outras descartadas e até mesmo vistas como secundárias ou apenas um talento?‎

Essa teoria está inteiramente correta. Realmente a inteligência se manifesta em vários aspectos. O fato das pessoas só darem valor à "lógica" é pura ignorância. Acontece que, muitas vezes, até professores não conhecem isso. Especialmente os que não fizeram licenciatura, onde se estuda Psicologia da Aprendizagem e o tema é abordado. Se bem que há os que fazem faculdades fajutas onde as matérias pedagógicas são muito desconsideradas.

Quantas horas por dia já chegou a estudar?O quanto recomenda para estudantes de alto desempenho?‎

Nunca fui de estudar muito. No máximo umas sete horas em um mesmo dia (sem contar as aulas). Em geral me bastavam de duas a três horas. Também não era de fazer muitos exercícios, responder questionários ou resolver problemas. Preferia estudar a teoria e ler os textos. Mas me valia de vários livros sobre o mesmo assunto. Livro eu sempre comprei muito e não considerava nunca suficiente ter um só. Pelo menos uns três ou quatro. De Geografia e História, em minha casa havia dezenas,. Aos poucos eu ia comprando das outras matérias. Para mim, aprendendo a teoria a fundo e com abrangência, eu dava conta de qualquer problema que aparecesse. Além de ficar sabendo muito mais do que era exigido. Sem contar que eu gostava de estudar muita coisa que não era assunto das matérias escolares. Bem como ler literatura. E histórias em quadrinhos, que leio até hoje. Televisão é que eu nunca gostei de ver.

Ernesto, vc é filiado a mensa, ou a outra associação de superdotados?

Não. Se bem que penso que passaria no exame de admissão, que é só um teste de QI. Mas já andei assuntando o pessoal de lá e achei que são muito vaidosos por serem inteligentes e isso me desagradou. Porque a inteligência, na maior parte, não é o resultado de nenhum esforço pessoal. Portanto não é um mérito. Quem o for, na maioria das vezes, o é por uma dádiva das circunstâncias genéticas e ambientais. Então não pode se gabar de o ser. O que tem é que colocar sua inteligência a serviço do mundo. Aliás, essa é a razão original da fundação da Mensa. Mas, aqui no Brasil, o pessoal fica mais na vaidade do que nos serviços. Por outro lado, à medida que minhas convicções anarquistas foram se fortificando, passei a considerar que a filiação a qualquer tipo de sociedade ou clube organizado não é uma boa coisa. De certa forma é parecido com a filiação a alguma religião.

Professor. Como o você disse em uma resposta anterior que há casos que a homossexualidade seja genética. Se a mãe optar por abortar, considerando que, futuramente, seja possível avaliar as expressões genéticas das pessoas, seria válido?‎

Claro que não. Mesmo que se possa saber, antes do nascimento, se uma pessoa será hetero, homo, bi ou assexual, isso não é motivo para se fazer aborto. Que ela nasça e seja do modo que tiver que ser. Qual o problema? O mesmo se pode dizer a respeito de alguém que seja destro ou canhoto. Que diferença faz? Ou que tenha cabelo liso, crespo, louro ou castanho. Ou a cor dos olhos. Nenhuma dessas características justifica se abortar um feto. Qualquer que seja aquela com que a pessoa nascer ela será uma pessoa igualmente humana. O mesmo se aplica às orientações sexuais, como ao sexo em si mesmo. Não se aborta um feto por ser feminino se se deseja masculino ou vice versa. Isso é um crime. Como é um crime se abortar em função da orientação sexual. Todas as orientações sexuais são igualmente legítimas e a pessoa que possuir qualquer uma delas é uma pessoa humana com as mesmas qualificações e merecedora da mesma consideração e respeito. Sem nenhuma diferença.

Pegando carona numa pergunta anterior, sou muito interessado nas civilizações pagãs da europa na idade média, o senhor me recomendaria um livro que trate desses povos (Godos, por exemplo)?‎

Pois é. Também me interesso muito por isso, por exemplo, pelos Dácios e pelos habitantes da Ásia Menor, como os Lídios, Frígios, além dos Godos, Frísios e os outros bárbaros. Mas não encontrei, ainda, nenhum livro a respeito.

Ernesto, apesar de repudiar Luciana Genro, não creio que ela admire o governo da Coreia como vc diz. No máximo, de Cuba ou Venezuela.‎

Mesmo Cuba e Venezuela são péssimos exemplos de governos de esquerda.

Vc é a favor de cada cidadão ter uma mini bomba atômica? Justifique a sua resposta.‎

De modo nenhum. Isso seria uma irresponsabilidade imensa. Nem armas as pessoas deveriam possuir.

Concorda com a federalização do ensino proposta por Cristovam Buarque?‎

Concordo. Acho que toda educação privada deva ser suprimida, ficando apenas o ensino público, até que não exista mais governo. E, do ensino público, o federal é sempre melhor. Porque é mais livre de interferências da política local. Todavia seria preciso que a gestão fosse empresarial, sem estabilidade no emprego, com objetivos educacionais bem estabelecidos a serem cumpridos e nada de aprovação direta sem aproveitamento. Não havendo alternativa para os ricos senão o ensino público a pressão para que ele seja, de fato, de qualidade, seria bem grande. O mesmo se aplica à saúde.

Concorda com a federalização do ensino proposta por Cristovam Buarque?‎

Concordo. Acho que toda educação privada deva ser suprimida, ficando apenas o ensino público, até que não exista mais governo. E, do ensino público, o federal é sempre melhor. Porque é mais livre de interferências da política local. Todavia seria preciso que a gestão fosse empresarial, sem estabilidade no emprego, com objetivos educacionais bem estabelecidos a serem cumpridos e nada de aprovação direta sem aproveitamento. Não havendo alternativa para os ricos senão o ensino público a pressão para que ele seja, de fato, de qualidade, seria bem grande. O mesmo se aplica à saúde.

O que pensa sobre a Luciana Genro?‎

Votei nela. Mas hoje tenho dúvidas se fiz a escolha certa. De qualquer modo não votaria nem na Dilma nem no Aécio. Mas não havia candidatos de calibre. Preferiria o Cristóvam Buarque. Acho que a Luciana tem várias ideias corretas, mas é um tipo fundamentalista que não aprecio. Ela admira o socialismo ditatorial da Coréia do Norte. Não posso concordar.

Panspermia‎

Não acho que a panspermia seja uma explicação plausível para o surgimento da vida na Terra. A razão é que as condições aqui existentes à época são muito raras, dificilmente encontradiças em outro lugar razoavelmente próximo em que a vida possa ter surgido e trazida para cá. O surgimento aqui mesmo é o mais aceitável. Todavia, mesmo que assim o fora (a panspermia) isso não invalida o processo evolutivo por mutação e seleção natural, pois ele se aplica a alguma vida já existente. A Teoria da Evolução não concerne ao processo de surgimento da vida.

Tudo nos animais surgiu com uma função?‎

Não. Os diferentes órgãos dos seres vivos surgiram ao acaso e acabaram exercendo alguma função. Sendo ela útil ao processo evolutivo, isto é, vantajosa para a sobrevivência, permaneceu. Quando fosse prejudicial, normalmente o ramo que a portava se extinguiu. Todavia há situações em que algum órgão tenha surgido sem que assumisse nenhuma função ou alguma função que não trazia vantagem nem desvantagem. Há órgãos assim nos seres humanos, como o pomo de Adão ou o apéndice cecal.

Homossexualidade é genético?‎

Há controvérsias, mas parece que sim. O que não significa que uma pessoa homossexual tenha pais ou filhos assim. Parece que isso se relaciona a um conjunto de genes. Mas pode ser uma escolha pessoal sem relação com a tendência inata da pessoa. O que poderia ser chamado de homossexualismo. De qualquer forma é uma orientação inteiramente legítima, não se configurando em nenhuma anormalidade.

Porque lá em baixo você disse que o espiritismo não faz parte do cristianismo? "Bem como o espiritismo que, ao contrário do que eles mesmos consideram, não é cristão"

Porque a essência do cristianismo é considerar que Jesus é a encarnação da segunda pessoa da Santíssima Trindade e que sua morte significou a redenção da humanidade. O espiritismo não considera que Jesus seja deus e nem que tenha redimido a humanidade. Apenas que seja um espírito de superior elevação. Isso o islamismo também faz.

O fanatismo religioso é uma coisa que preocupa não só pelo islã, mas também o cristianismo é perigoso como em Uganda que é um país cristão tão fanático quanto os mulçumanos.Quais são os paises do futuro para o laicismo e ceticismo ?‎

De fato, mas sua abrangência é bem menor. Para mim os países que têm se encaminhado para o laicismo e o ceticismo com mais rapidez são os escandinavos, a Holanda, a Bélgica, o Reino Unido, a França, a Alemanha e alguns do ex-bloco Soviético.

Considerações sobre a pergunta do Rodrigo.‎

Do que você afirmou está correto o fato de que eu seja velho, pois tenho 65 anos. Imundo, quer me parecer que está se referindo ao aspecto moral. Discordo. Você pode buscar o testemunho de quem me conhece pessoalmente para ver que minha conduta é completamente ética pessoal e profissionalmente. Hipócrita absolutamente eu não sou, pois tudo o que eu digo, prego e defendo é o que eu vivo e testemunho. Por outro lado, não iludo ninguém. Pelo contrário, o que faço é esclarecer as pessoas, ou seja, afastar sua ignorância, na maioria das vezes de boa fé. Contudo equivocadas em suas considerações por não terem examinado a fundo e com abrangência as questões que considero, especialmente a respeito do ateísmo e do anarquismo. Quanto às questões científicas que abordo, sobre Física, Cosmologia, Evolução, Neurociências, Filosofia, Sociologia, Política e Economia, não são opiniões minhas, mas o resultado de pesquisas comprovadas. O que digo a respeito de música, literatura, pintura e artes em geral, de fato, são opiniões minhas. Mas não vejo que elas sejam despropositadas. Pode ser que não coincidam com as suas, mas isso é uma questão de gosto. Finalmente, não acho que os que me leem sejam "pobres pessoas". Pelo contrário, posso observar que são pessoas informadas e inteligentes.

Acha que com o Aécio na presidência o país estaria melhor?‎

De modo nenhum. O que a Dilma erra por um lado o Aécio erraria pelo outro. Ambos são péssimos. A Dilma por sua tibieza e o Aécio por sua pilantragem. Bom, para mim, seria o Cristóvam Buarque. É preciso acabar com essa dicotomia entre PT e PSDB. O pior é que o PMDB também é fisiologista. Quanto aos demais, sua expressividade numérica é baixa. Não temos um partido de expressão política grandiosa e estatura moral bem elevada. Nossos partidos são todos interesseiros e seus programas são só para constar. Não possuem ideologia, só propostas pontuais. Não têm um projeto para o Brasil.

Irreligiosidade Generalizada‎

Tenho percebido uma tendência maior entre os irreligiosos a combater o cristianismo, talvez por ser a religião predominante no Brasil. Bem como o espiritismo que, ao contrário do que eles mesmos consideram, não é cristão. Todavia acho que a bandeira irreligiosa tem que ser levantada contra TODAS as religiões e não só no Brasil. Qualquer que seja ela, a religião é maléfica. Claro que elas podem, e fazem, algo de bom, no sentido caritativo ou de apoio psicológico. Mas isso é feito às custas de enganações, o que é terrível. Em verdade, as religiões, pregando como pregam o valor das virtudes e, dentre elas, com especial atenção para a VERDADE, de fato mentem. Não porque a verdade não seja um alto valor, mas porque o que dizem que seja verdade é mentira. Então, para a construção de um mundo justo, pacífico, harmônico, fraterno e, especialmente, HONESTO, é preciso que se acabem com as religiões e que tudo de bom que elas possam fazer seja feito em razão de um humanismo secular, esse sim, a verdadeira caridade, pois não vinculada a nenhuma retribuição de pretensa salvação eterna. Por outro lado, vejo que religiões, como o islamismo, em termos globais, têm sido mais maléficas do que o cristianismo, este mais poroso em absorver a modernidade. Não sei como nós, brasileiros, podemos lutar contra o islã, mas percebo que é preciso fazer isso, porque vejo um grande perigo de derrocada da civilização construída pelas gradativas vitórias da razão sobre o obscurantismo, desde o renascimento, se o fundamentalismo islâmico continuar a crescer como tem acontecido.

Pode me indicar alguns livros que retratem a Segunda Guerra Mundial?‎

Sou uma pessoa muito interessada em história mas, dentro da história, o que não me interessa são guerras. Assim não tenho muitas referências a elas. Todavia tenho conhecimento desses livros:
A Segunda Guerra Mundial - Hellmuth Günther Dahms - Bruguera (2 vols)
A Segunda Guerra Mundial - Martin Gilbert - Casa da Palavra

Mas por que exatamente apenas a energia cinética participa? Havendo momentum também há conservação do momento angular e então haveria sua transferência durante os. choques, dissipando energia térmica, não?

O momento angular de um sistema microscópico é quântico e se há troca em alguma interação, como numa colisão, essa transferência só altera o momento angular intrínseco do sistema, não alterando nem seu momento linear nem sua energia cinética translacional. Portanto não altera a temperatura. Só a energia cinética translacional é que responde pela temperatura porque temperatura é uma densidade de energia que seja capaz de provocar transferência de energia entre sistemas de muitas partículas (já que é um conceito macroscópico). As energias internas de cada partícula (não as elementares, mas as unidades constitutivas do sistema macroscópico, isto é, átomos, íons ou moléculas) não são passadas para outras em suas colisões. Para haver transferência de energia térmica entre sistemas é preciso que, no contato térmico, haja diferença de temperatura, isto é, de densidade de energia cinética translacional. Todavia, havendo a transferência, a energia absorvida ou cedida pode se alojar como outra forma de energia, sem elevar ou abaixar a temperatura de um dos sistemas. Isso acontece quando um deles estiver em algum ponto de mudança de fase. Nesse caso a energia absorvida ou perdida fica como ou deixa de ser uma energia potencial entre as partículas. Mudança nas energias potenciais não significam variação na temperatura.

Professor, conhece a Nova Acrópole? O que acha?‎

Você está falando da Organização Internacional Nova Acrópole? Esta eu conheço e acho interessante em alguns aspectos. Mas minhas convicções anarquistas são contrárias a qualquer tipo de organização, instituição, associação ou coisas do tipo. Gosto de movimentos sem organização, sem sócios, sem estatutos, sem sedes, sem diretoria, sem símbolos e sem nome. Completamente espontâneos. Só o movimento, as convicções e as ações. Que, inclusive, não precisam ter uma coerência completa. Podem haver discordâncias em detalhes. O importante é a ideia central, Concordo com parte do que a Nova Acrópole faz e, mesmo, faço por minha conta. Mas não gostaria de me associar. Já me arrependi de ter me associado à Liga Humanista Secular do Brasil, não por discordar deles, pelo contrário, eu concordo. Mas apenas por ser uma associação organizada. Não gosto de ser sócio de nada. Nem da Mensa, nem do Rotary, nem de nenhum partido político, nem do que quer que seja. Porque tenho uma independência muito grande e, mesmo, acho que a sociedade funciona melhor sem esse tipo de coisa. De certa forma elas parecem uma religião. Há princípios que todos os sócios devem concordar para poderem se dizer sócios. E isso acaba implicando na necessidade da aceitação de detalhes que não são essenciais, mas que fazem parte do todo. Não gosto disso. A Nova Acrópole, por outro lado, tem um aspecto esotérico que em não gosto nem um pouco. Parece que acreditam em reencarnação e dizem que são meio nazistas. Não sei se é verdade. Mas têm um caráter de seita que me assusta bastante. Porém o que se diz em seu site é válido.

O futuro "já existe" em algum lugar distante do Universo?

Não. Porque o futuro são os eventos que você ainda não experimentou. O que está ocorrendo em outros lugares não pode ser experimentado por você. O espaço tempo é dividido em três regiões. O cone do passado, o cone do futuro e o alhures. Tudo que está no cone do passado já ocorreu. Tudo o que está no cone do futuro ainda não ocorreu. O que está alhures é incomunicável com o evento "aqui e agora", portando não está nem no passado nem no futuro. Essa região tem o dobro do tamanho das regiões do passado e do futuro juntos. Tudo o que está ocorrendo "agora" em outros lugares, está alhures a nós. Mesmo que seja algo justamente a seu lado. Você só tomará conhecimento daquilo em um momento de seu futuro, quando aquilo estiver em seu passado. Portanto não é possível que algo que esteja ocorrendo agora, em qualquer lugar, seja algo de seu futuro.

Você acha que o problema do sistema carcerário brasileiro pode ser resolvido totalmente ou em parte se eles forem terceirizados?‎

Acho que a questão carcerária é muito crítica para ser terceirizada. Para mim é como a própria justiça, a segurança, a educação, a saúde, a defesa, a diplomacia e o fisco. São atividades precípuas do estado, enquanto houver estado. As obras públicas podem, e é melhor que sejam, executadas por terceiros, bem como as telecomunicações, a geração e distribuição de energia, a agropecuária, a habitação e a maioria das atividades econômicas e sociais. O que é preciso, especialmente no caso da questão carcerária, é que o estado, de fato, invista pesadamente no assunto, de modo a ter uma atividade decentemente exercida. Isso vale para as demais. Se preciso, que sejam aumentados os impostos, bem como inteiramente cortada a evasão de recursos púbicos através da corrupção e da má administração. Problemas conjunturais não justificam soluções estruturais.

Você acredita que para cada ser humano, existe "a pessoa certa" ?‎

Não. Para cada ser humano existem inúmeras pessoas certas. Ou, em alguns casos, nenhuma. Isso é uma questão de coincidência. Pode ser que alguém encontre uma dessas ou não. Ou pode ser que, não encontrando, se una a uma que não seja a certa e depois encontre a certa. Nesse caso, não se deve deixar de lado essa preciosa ocorrência e se deve providenciar a união com a pessoa certa, mesmo que isso tenha que significar o rompimento da união anterior. O ideal é que não seja preciso e que as pessoas envolvidas concordem com a união plural, que poderá propiciar mais felicidade para os envolvidos.

Ernesto, como melhorar a concentração nos estudos?‎

O segredo para se concentrar nos estudos do que quer que seja é ter um verdadeiro e profundo interesse pelo que se está estudando. Então se estudará aquilo com muito gosto e prazer, a concentração vindo espontaneamente. Se não se gosta do que se está estudando, o cérebro, instintivamente, ficará procurando outros temas para se ocupar e se distrairá. Não há outra forma. Por mais força de vontade que se tenha, o cérebro é rebelde e não obedece às nossas próprias ordens, se for para fazer algo que lhe cause grande desprazer. Para se estudar bem qualquer coisa é preciso fruir prazer em estudar.

Qual é a diferença entre tradicionalismo e conservadorismo?‎

É mais ou menos a mesma coisa. Só que, enquanto o tradicionalismo se refere a certos costumes e práticas sociais, o conservadorismo se refere às concepções ideológicas. Ambos contudo consideram que o bom é sempre se ater ao que vigia no passado, sem alterações, com base na suposição de que aquilo que seja antigo representa um valor e uma sabedoria maiores. A concepção oposta, que advogo, é a de que, à medida que o tempo passa, mais e mais vai se refletindo sobre as concepções e os costumes, corrigindo tudo o que for equivocado e preservando o que for adequado a propiciar uma vida mais justa, aprazível, harmônica, fraterna para todos os humanos. Então, as tradições que não atenderem a essas condições, têm que ser abolidas, do mesmo modo que as concepções. Daí não se justificar nem o tradicionalismo nem o conservadorismo. Isso, contudo, não significa que todos os costumes e concepções antigas sejam ruins e devam ser abandonados. O que não se pode é considerar que, só por serem antigos, sejam bons.

Qual a melhor maneira de um anarco-comunista se apresentar à sociedade e ao governo?‎

Exatamente como tal, isto é, uma pessoa que considera que a melhor forma política de se conduzir a sociedade humana é sem que existam estados e nem governos e que a melhor forma econômica de se conduzir essa sociedade é sem que exista propriedade privada e nem relações de patrão e empregado, isto é, que a posse dos meios de produção e da produção sejam distribuídas por todos os envolvidos no trabalho. Certamente que essa pessoa vai envidar esforços no sentido de se chegar a essa situação, mas sabe que, atualmente, não é assim que a sociedade está estabelecida. Portanto precisará, para sua própria sobrevivência e para viver em paz, se adaptar à situações que não concorda, como ser empregado assalariado, se for o caso, bem como conviver com situações políticas estabelecidas. Uma coisa que é preciso entender é que a transformação da atual estrutura social em uma estrutura anarco-comunista não é possível por meio de revolução nenhuma, mas apenas por meio da evolução civilizatória da humanidade, o que é trabalho para dezenas de gerações. Enquanto isso, é preciso divulgar a ideia, educar o povo para compartilhar e ser solidário, agir, em tudo que for possível, à revelia das autoridades governamentais e várias outras atitudes individuais no sentido anárquico e comunista. Se for empresário, compartilhar a sociedade da empresa com os trabalhadores, até que nenhum seja empregado e todos sejam sócios.

Professor,qual sua opinião sobre materialismo? e sobre anarquistas materialistas?‎

Materialismo é uma concepção ultrapassada de filósofos, economistas, sociólogos e pensadores em geral que não conhecem ciência, o que é trágico. Trata-se da concepção de que a realidade objetiva do mundo seja exclusivamente material, o que é mentira. O mundo natural não é composto apenas de matéria, mas de matéria, radiação, campo, espaço, tempo, estruturas e ocorrências. Considerar que a realidade objetiva do mundo seja composta dessas entidades e que tudo o mais delas deriva, como a realidade abstrata dos valores, das normas, das instituições e similares e que não existe nenhuma entidade objetiva não natural, como espíritos e deuses, como almas humanas é o que se chama de "FISICALISMO", que, justamente, toma o lugar do antigo materialismo. O Fisicalismo é a única concepção que está de acordo com a realidade, comprovadamente constatada do mundo. Não há comprovação nenhuma de que exista qualquer tipo de realidade objetiva, isto é, existente independentemente de mentes que a concebam, que não seja física. O anarquismo é uma concepção política independente da concepção metafísica sobre a realidade do mundo. Pode-se ser anarquista fisicalista ou espiritualista. Todavia como, em geral, pessoas anarquistas são pessoas de maior bagagem de cultura e conhecimentos, ao mesmo tempo em que são pessoas contestadoras da ordem vigente, é mais comum que anarquistas sejam fisicalistas do que espiritualistas. Mas ainda podem ser comunistas ou capitalistas, já que estes são aspectos econômicos e não políticos. Todavia o melhor casamento político-econômico é o da anarquia com o comunismo. Para o bem e felicidade de toda a humanidade.

Foi a revolução protestante que deu o estopim para todas as outras revoluções do respectivo século na Europa, foram os evangélicos os pais do liberalismo, João Calvino, inclusive, foi quem defendeu a ideia de Valor-trabalho, sendo o illuminismo um movimento inteiramente liberal?‎

O protestantismo, em verdade, já foi uma consequência da abertura mental propiciada pelo renascimento, este sim, o pai de todos os movimentos libertários. Mas, certamente, cada ocorrência no sentido de derrubar o dogmatismo católico na Europa contribuiu para o progresso político, religioso, filosófico, científico, cultural, artístico, econômico, de costumes e social em geral e isso vem acontecendo até hoje. Nem todos os movimentos foram completamente libertários, mas cada um deu uma contribuição em algum aspecto, até que venhamos a atingir, no futuro, a anarquia comunista que é o supra-sumo da civilização, da cultura, do progresso científico, filosófico, social e tecnológico, do desenvolvimento econômico, da justiça, da harmonia, da fraternidade, da liberdade, da igualdade, da prosperidade e tudo o mais que signifique se estar num mundo aprazível e feliz,

Professor, o senhor acredita que em um futuro próximo (50-100 anos) as religiões possam sumir do Planeta? Ou diminuir consideravelmente?‎

Não. Isso ainda é muito pouco tempo. Mas tenho grande confiança que o futuro da humanidade será no sentido de um avanço civilizatório, político, econômico, educativo, cultural, artístico, científico e tecnológico de tal monta e tão disseminado, isto é, NINGUÉM, será pobre, doente, ignorante, inculto que, fatalmente, conduzirá à extinção espontânea das religiões, mesmo que ainda permaneçam pessoas que creiam em deuses e espíritos. Mas isso é coisa para alguns milhares de anos.

Ernesto, tenho interesse de cursar Física e já ouvi a expressão "Fim da Física" algumas vezes, em informações relacionadas ao LHC do CERN. O que isso representa para os físicos e quais as implicações para sociedade? Cursar Física ainda tem futuro?‎

Essa é uma noção inteiramente equivocada. No fim do século XIX já se dizia a mesma coisa e, começado o século XX, várias novas áreas da Física se descortinaram. Já no fim do século XX, outras surgiram, como a Física do Caos. Recentemente se descobriu a matéria escura e a energia escura, de que ainda não se conhecem as propriedades. A proposta de Teoria das Cordas ainda está em aberto. Se ele se mostrar incorreta, outras virão em seu lugar. Penso que ainda haverá novidade na Física para ocupar os cientistas por algumas centenas de milhares de anos, pelo menos. Há muito mais a se descobrir do que o que já se sabe. Há muito futuro para a Física, por vários milhares de gerações ainda.

Todos os animais tem instinto de sobrevivência? Por que?‎

Certamente, pois se não tivessem a espécie teria sido extinta, exterminada por seus predadores. As que não o foram são, exatamente, as que têm instinto de sobrevivência.

Ernesto, o filósofo Sócrates era analfabeto? ouvi essa assertiva no programa Observatório da Imprensa do entrevistador Alberto Dines, quando entrevista o novo ministro da educação, Janine Ribeiro.‎

Não tenho informações de que fosse e acho que não era. Só que ele considerava que a filosofia, se escrita, ficava cristalizada. Ele preferia uma filosofia volátil, que estivesse sempre em construção e nunca fosse definitiva. E que fosse para vivificar as pessoas, isto é, tornar parte da vida delas.

Professor, qual o seu filosofo da ciencia predileto? Popper? Kuhn? O que acha de Mario Bunge? (Aqui: http://users.dcc.uchile.cl/~cgutierr/cursos/INV/bunge_ciencia.pdf)‎

Sou fã do Mário Bunge. Já li muita coisa dele. Não concordo com as idéias mestras de Popper e Kuhn. Eles têm razão apenas em parte.

Ernesto, o que você acha do "homo lattes"? Essas pessoas que estão sempre atualizando o lattes, que ficam calculando o índice de impacto dos artigos, que se preocupam em publicar em revistas A1, e principalmente, aqueles que ficam stalkeando o lattes alheio para ver quem é "mais fodão" na academia?‎

Uns bobocas.

Professor, sou ótimo em matemática e quero começar a estudar física, mas não tenho uma boa base em física. Sabe o que posso fazer?‎

Sim. Pegar livros de Física e começar a estudar. Recomendo, para começar, livros de divulgação, como esses:
Convite à Física - Yoav Ben-Dov
12 Lições de Física - Richard Feynman
Depois passe para:
Física Conceitual - Paul Hewitt
Física - Jay Orear
Então pegue uma boa coleção do Ensino Médio, como a do PSSC, incluindo os tópicos avançados (só em inglês)
Mas, se quiser saber física mesmo, esqueça esses livros que preparam para o enem e o vestibular. Eles não ensinam física, mas só treinam a resolver questões de exames.

Como você reagiria se a mulher que você ama lhe dissesse: "Eu te amo, mas escolhi a escuridão."‎

Depende. Pode ser que eu seja a escuridão, para ela. De qualquer modo, a mulher que eu amo é livre para fazer as escolhas que quiser. Incluindo-me ou excluindo-me. O máximo que eu posso fazer é lamentar se for excluído. E me rejubilar, se for incluído.

Vi o Michio Kaku falar que a gravidade infiltra-se (no modelo do multiverso) nos universos circundantes... Mas não seria, nessa teoria, o universo um sistema isolado? Não sabia que haveria essa possibilidade de comunicação entre si, poderia ser passível a provas, então? Dark matter = alienígenas?!‎

Para mim essas considerações não são válidas. Não vejo realidade no mulitiverso. O Universo é único. Se houvesse outros, eles seriam incomunicáveis.

Como se empenhar em tarefas tão delicadas como a ciência num meio em que 90% das pessoas luta desesperadamente apenas para prolongar sua sobrevivência sem sentir nisso uma grande contradição?‎

Não há contradição nenhuma. O desenvolvimento científico, de um modo geral, mesmo que não seja diretamente, sempre propicia a melhoria das condições de vida da população. Não só pela elevação do nível de conhecimento geral de todos, mas, também, por incrementar os recursos tecnológicos que viabilizam a melhoria, a eficácia e a eficiência da produção de alimentos, da alocação de recursos em geral, como recursos médicos e de engenharia que introduzem melhorias no mundo e para o povo. Mesmo que se esteja fazendo uma ciência aparentemente desconectada disso diretamente, como a astronomia.

ouvir musica classica aumenta a capacidade cognitiva?‎

Depende. Pode aumentar se você não ouvir mas escutar a música, prestando bastante atenção em todas suas peculiaridades, como a construção do fluxo melódico, o estabelecimento do ritmo, a harmonização, a elaboração das combinações de timbres orquestrais, a estrutura do fraseado musical e dos blocos temáticos. Isso é uma forma interativa de escutar a música que desafia e estimula o cérebro, provocando aumento real da capacidade cognitiva. O ideal, para quem tem conhecimento, é escutar a música ao mesmo tempo em que vai se lendo a partitura. Se a música for dançante. escutar enquanto se dança também é um bom exercício neuróbico. Ou escutar e ir regendo, como se fosse um maestro. O que não estimula (mas também não atrapalha) a capacidade cognitiva é ouvir música enquanto se está fazendo outra coisa. Tem que ficar inteiramente por conta da audição. Apesar de não estimular, é bom ouvir música clássica enquanto se faz outra coisa, desde que a música seja relaxante.

Um dos motivos pelos quais me juntei à área biológica, não vou mentir, foi porque considero prioridade científica a descoberta da vida eterna sem doenças antes que possamos fazer outros avanços. No entanto, me decepcionei bastante. Tanto com a falta de incentivo à pesquisa aqui na UFJF [...]‎

[...] quanto com a forma que as matérias biológicas são apresentadas (decoração sem nexo). Perdi tanto o interesse que tudo o que desejo é ao menos terminar o ciclo básico com urgência. Sinceramente, hoje recomendo medicina apenas àqueles dispostos a aguentar 2 anos e meio de emburrecimento.
Infelizmente, para conseguir ser médico, você terá que passar por esse sacrifício. Mas você pode superá-lo se se dedicar além do que é pedido nas disciplinas. Busque outros livros, estude por eles antes das aulas de cada assunto e, nelas, conteste o que os professores disserem, discutindo com conhecimento de causa. Nas provas, responda o que o professor quer que se responda, mas não apenas. Estenda-se além e discuta a questão, apresentando contestações e defendendo-as. Jamais se contente só com o que é dado. instigue os professores a aprofundarem o conteúdo apresentando questionamentos e casos não resolvidos. Assim é que se participa ativamente do desenrolar de uma disciplina acadêmica.

Quando se deve criar um currículo Lattes ? Estou no primeiro ano da faculdade ainda e já queria fazer, mesmo sem ter títulos, seminários, publicações, etc...‎

Considero que o Currículo Lattes só tem significado quando se está, pelo menos, no mestrado. Mesmo assim, já mais para o fim, quando já se começou a publicar artigos, a proferir seminários e coisas do tipo.

Como eu faço para me tornar uma pessoa mais confiante em mim mesmo?‎

Aja fingindo que tem confiança em si mesmo que, aos poucos, você vai adquirindo, de fato, a confiança. No começo você vai se frustrar em muitos casos, mas insista. E, uma vez tendo colocado confiança em si mesmo, mesmo que seja uma confiança desconfiada, faça por onde merecer essa confiança, isto é, aja de acordo, como se você fosse capaz do que achou que era capaz. Você acabará sendo capaz.

O que o senhor pensa acerca da Desescolarização da Sociedade segundo o pensador austríaco Ivan Illich?‎

Em termos do modelo de escola que existe, não é interessante escolarizar a infância e a juventude. Mas desescolarizar completamente também não é bom, porque as famílias não têm condições de preparar a pessoa para a sociedade em toda a sua complexidade. O que se precisa é mudar radicalmente o modelo de escola que existe para um modelo realmente educador. E o modelo que eu conheço é o da Escola da Ponte, em Portugal. Seria preciso transformar todas as escolas em escolas do tipo daquela.

De que outra forma eu poderia estimular minha inteligência matemática(além de resolver exercícios)?

Resolver exercícios nem sempre é o que mais estimula a inteligência matemática. Depende do tipo de exercícios. O que se tem que exercitar são os exercícios de demonstrações e deduções. Mas, para isso, é preciso, primeiro, conhecer bem as definições. Vou procurar algum livro mais específico para treinar o raciocínio demostrativo e postarei aqui.

http://ask.fm/wolfedler/answer/127867931933 Você também considera imoral sonegar impostos como Thoreau fazia para não contribuir para a guerra e para a escravidão?‎

Aquele era um caso diferente. Não temos, atualmente, designação legal dos impostos que não seja ética. O que acontece são desvios criminosos dos impostos para fins imorais. No tempo do Thoureau, a destinação legal dos impostos, nos ?Estados Unidos, era para a guerra. Então, como ele não concordava com a guerra, não pagava os impostos. Isso está correto.

Por que a temperatura é exclusivamente a energia cinética translacional em relação ao centro de massa das partículas mas não as energias vibracional e rotacional?‎

Porque essas energias não são transferidas entre as moléculas e não participam da transferência de calor. Somente a energia cinética translacional das entidades constitutivas (átomos, íons ou moléculas) de um sistema é que é levada de uma para outra e proporciona a troca de calor entre sistemas. E o que se manifesta como temperatura é o nível de energia que pode ser trocado. Algo é dito estar mais ou menos quente do que outra coisa se cede ou absorve calor dessa outra coisa.

Você sabe algum nome de alguma pessoa que tenha tido essa síndrome? alguem que admira?‎

Não conheço ninguém e nem tive notícia de ninguém, a não ser em publicações, que tenha sido portador de "Sídrome de Savant".

Qual a importância você dá à forma (rima, métrica) ao escrever um poema? Já chegou a escrever um poema parnasiano?‎

Acho que a métrica e a rima são características de um poema que podem conferir grande beleza à poesia que o poema pretende transmitir. Mas não são essenciais. Um poema pode ser poético sem as possuir. Compor um poema de grande poesia e, ao mesmo tempo, métrica e rimadamente estruturado é um trabalho difícil, que requer conhecimento, inspiração e talento. O mais importante, todavia, em qualquer poema, é que ele seja uma poesia.

Ernesto de todas suas ideologias e pensamentos o Ateísmo é um dos mais fortes?‎

Acho que minhas concepções ateístas estão no mesmo patamar de intensidade do que minhas concepções anarquistas. Da mesma forma que minhas concepções céticas e livre-pensadoras, isto é, não dogmáticas. Inclusive com respeito ao ateísmo e ao anarquismo. Em verdade, essas últimas eu considero que estão acima de minhas concepções ateístas e anarquistas, pois, mesmo sendo eu ateu e anarquista, não tenha absoluta certeza de que ateísmo e anarquismo são, de fato, as concepções corretas a respeito do assunto. Mas estou firmemente convencido de que sejam. Só não estou dogmaticamente com certeza disso. Tenho, também, outras convicções bem fortes (mas que não são certezas), como por exemplo, da superioridade da justiça, da bondade, da verdade, da razão e da virtude em geral.

É certo dizer: "Há diferenças fundamentais entre um universo com vida e um hipotético universo sem vida, pois o primeiro consegue saber de sua existência ao ser observado, ao passo que o segundo sequer existe como algo definido, sendo um mar de funções de estado."‎

Nosso próprio universo já foi sem vida e não era nada diferente do que é agora, como se pode ver a partir da observação de galáxias distantes e dos testemunhos geológicos. Não há diferenças fundamentais. A vida é um acidente. A consciência é mais acidental ainda. Haver algum ser que tenha consciência da existência do universo ou não, não faz diferença nenhuma quanto ao modo que ele seja. Não só um universo sem vida mas, também, um universo com vida, são um mar de funções de estado. O fato de ser definido, certamente requer a existência de entidades conscientes que o definam. Mas ser ou não definido não altera nada em relação ao que, de fato, seja o que se está considerando.

Qual é a melhor Rede Social em sua opinião? Para mim o Ask.fm é muito boa. Agora, com donos novos ficou mais organizado.‎

Gostava mais do Formspring e do Orkut do que do Ask e do Facebook. Neste Ask, por exemplo, falta um mecanismo de busca, falta a possibilidade de editar as postagens, falta a possibilidade de se inserir comentários e falta a possibilidade de se dar apreciações negativas.

neuróbica realmente funciona? se sim, quando tempo para ver resultados?‎

Funciona. Os resultados vão depender da intensidade com que se a pratica. Vão aparecendo gradativamente. Da mesma forma que um trabalho de condicionamento físico ou uma dieta para emagrecimento. Em um ano dá para se notar a diferença.

Se for criada uma inteligência artificial, que seja praticamente igual um ser humano, com consciência, etc, eles deverão ter os mesmos direitos que os seres humanos, né?

Certamente que sim. Da mesma forma quando surgir, pela evolução, em alguns milhões de anos, outros animais com um nível de inteligência comparável ao nosso. Pode ser que eles evoluam de nossa própria espécie ou de outras espécies próximas, como os chimpanzés. Mas pode ser que evoluam de outras completamente diferentes, como os cefalópodos.

Qual o nome desses fenômenos da Física ? http://i.imgur.com/iB6paQu.jpg , http://i.imgur.com/6XVFy5Z.jpg‎

Refração e reflexão da luz.

Em uma palestra sobre leis da conservação, Feynman disse que a fonte do campo gravitacional provém da energia, de acordo com a relação massa-energia de Einstein. Está correto?‎

A massa de repouso de um sistema é proveniente de suas energias internas, especialmente da auto-energia do campo quantizado que constitui as partículas elementares que o compõe, adicionada a todas as energias cinéticas e potenciais de todos os movimentos (rotacionais e vibracionais internos), bem com de todas as energias potenciais de todas as interações internas. Portanto é verdade que, tanto a inércia quanto a gravitação sofridas e exercidas por algum sistema, em última análise, advém de sua energia, inclusive representada por sua massa de repouso.

O q vc acha de sonegar como uma forma de protesto contra a corrupção ?‎

De modo nenhum. Sonegar imposto é uma forma idiota e estúpida de protestar. Impostos são ferramentas que distribuem renda. O fato de não serem bem aplicados tem que ser corrigido. Mas isso não significa que não devam ser pagos. Sem impostos os governos não podem realizar obras públicas e nem fazer a manutenção dos serviços públicos. Não acho que se pague muito imposto no Brasil. O que acontece é que eles não são corretamente aplicados. Mas quanto mais recurso o governo dispor para fazer o que deve fazer, melhor. O que se tem é que coibir desvios e bem gerenciar o seu uso.

Por que as pessoas incorporaram questões de bom senso à ideologias? Por exemplo, é difícil encontrarmos alguém que defenda o Capitalismo, porém, seja ateu, feminista, militante em causas LGBT etc. Parece que existe uma tabela pra cada lado político.‎

Realmente há uma associação entre ideologias, convicções e causas que eu chamaria de conservadoras, como capitalismo, direitismo, machismo, patriarcalismo, religiosidade, carnismo, homofobia, monogamia, autoritarismo, intolerância, preconceitos e, por outro lado, ideologias, convicções e causas progressistas, como comunismo, esquerdismo, feminismo, ateísmo, libertarismo, anarquismo, tolerância, falta de preconceito, aceitação da homossexualidade, poliamorismo, vegetarianismo e outras do tipo. Não necessariamente cada pessoa que defenda uma das causas de um ou do outro grupo defende todas elas, mas, em geral, há uma correlação. Isso está contido na cosmovisão da pessoa e é difícil de ser mudado. A cosmovisão possui um componente inato mas, em sua maior parte, é formada pela interação da pessoa com o mundo à medida que vai crescendo, desde criança, especialmente o contato com a família nos primeiros anos de vida. Todavia, às vezes, acontecem episódios de mudança radical de cosmovisão em função de ocorrências da vida.

Já leu Duna (Frank Herbert)? O que me diz da Litânia do Medo?‎

Sim, li toda a série. Mas já faz mais de 27 anos. Não me lembro.

CONJUGAÇÃO DO AMOR‎

Viver, sem amor ter, não é viver,
nem ser, por merecer, sequer um ser.
É ter, sem nem querer, um só sofrer
de ver, com desprazer, se fenecer.
Pra dar, a alcançar, e aí mudar...
Contar, se desejar, de bem, um mar
e alçar, pra despejar, sobre um altar,
a eivar, sem sopesar, de tanto amar.
A ir, sem combalir, a seu porvir.
Carpir, pra espargir, sem dor sentir.
E vir, todo a bulir, ao vento ouvir,
sentir, o cor balir, pro amor parir.
A dor, que com ardor, se foi dispor.
Em cor, por bem do amor, se fez na flor.
Torpor, todo o calor, vindo do amor,
candor, do bosque em flor, tornou-se olor.
Ernesto von Rückert (2/6/15)

Ernesto, me sinto um inútil e fracassado nos estudos. como superar isso?‎

Talvez você não tenha encontrado o assunto pelo qual se sinta motivado a trabalhar e a estudar para entender a fundo. Nem sempre isso significa algo que requeira um curso superior. Há excelentes trabalhos que podem ser feitos e que, inclusive, propiciam ótimos rendimentos, sem que se tenha curso superior. Pense bem no que você gostaria de fazer profissionalmente. Então, se tiver que estudar para tal, você estudará com grande entusiasmo. Quem sabe você não seria um excelente escultor de estátuas para túmulos. Ou um ótimo manobrista de guindastes de porto. Ou um professor de mandarim. Ou um corretor de imóveis. Ou um piloto de provas de aviões militares. Ou um compositor de jingles. Ou um operador da bolsa de valores. Não pense apenas nas ocupações tradicionais, como médico, engenheiro, advogado, contador, administrador etc. Quanto a estudar, realmente, só se compraz em estudar aquilo de que se gosta mesmo. Caso contrário, é um suplício.

Com o sistema comunista instalado, a tecnologia avançaria de forma homeopática ou normalmente?‎

Não vejo porque não avançaria normalmente e, até, mais rapidamente. O comunismo, como um sistema econômico em que não existem trabalhadores assalariados, ou seja, que os trabalhadores são os próprios donos dos empreendimentos em que trabalham, é, justamente, aquele que incentiva mais ainda que o trabalho seja cada vez mais eficiente e eficaz. Para tal se faz mister que seja cada vez mais técnica e cientificamente aperfeiçoado. Por outro lado, o comunismo, pelo qual todos os empreendimentos que mexam com algum tipo de trabalho, ao invés de competirem entre si, colaboram uns com os outros, possibilita a mais rápida disseminação de qualquer nova técnica descoberta, que passa a ser de posse de todas as empresas do ramo.

O que voce acha do termo "ciências técnicas"? Eu acho esse termo pobre, porque Ciência Aplicada envolve mais coisa do que apenas técnicas. Quais as implicacoes epistemologicas disso? Salvo engano, filosofos vindos de hard sciences, como Mario Bunge, tentaram mostrar que essas coisas diferem.‎

Realmente há uma diferença entre ciência aplicada e ciência técnica. A primeira origina-se da ciência pura e busca que aplicações possa ter. A segunda origina-se de alguma técnica e busca o suporte científico para validá-la.

Professor, por quê existem pessoas que apresentam facilidades em certas atividades como: estudo, mas essas não apresentam habilidades, por exemplo: para jogar bola? Há alguma explicação da Ciência?‎

Sim. São as características ditas "ideossincráticas", de origem genética, reforçadas pela interação com o ambiente à medida que a criança vai crescendo. Há quem tenha facilidade para música, para negócios, para ciências, para artes (cada uma separadamente), para política, para engenharia, para esportes (cada um separadamente) e assim por diante. Pode-se ter, inclusive, facilidade para mais de um assunto. Da mesma forma que se tem dificuldade para uns ou outros assuntos. Isso é da constituição do cérebro, que, em parte é inata, em parte é moldada pela interação ambiental, especialmente com a família nos primeiros anos de vida.

Como eu fico rico?‎

Não tenho a menor ideia porque isso jamais me passou pela cabeça. Nunca me preocupei em ser rico. Em verdade tenho aversão por assuntos financeiros. Nunca converso a respeito.

Professor, para estudar você prefere fazer resumos ou apenas dar uma lida na teoria e logo fazer exercícios. Qual melhor método que você considera melhor quando há pouco tempo para estudar?

Sempre me concentro mais na teoria do que nos exercícios. Depois de estudar o conteúdo faço, não só um resumo, mas preparo uma verdadeira aula para dar sobre o assunto que estou estudando. Para isso consulto vários livros. Acho terrível se ater a um livro só. Então elaboro a minha forma particular de explicar o assunto. Assim é que eu aprendo. Depois eu faço alguns exercícios, mas não acho que isso seja muito importante. Quem sabe a teoria bem sabida, resolve qualquer exercício que aparecer.

Quero aumentar minha capacidade de raciocinar, como fazer?

Pratique neuróbica. Veja sobre isso na internet.

O que seria um relacionamento plural, professor?‎

Uma situação em que uma pessoa se relacione amorosamente com mais de uma outra de forma assumida e consentida pelos envolvidos. Como um rapaz com duas namoradas ou uma moça com dois namorados, ou uma mulher com dois maridos ou um marido com duas mulheres. Ou mais. Com todos sabendo, consentindo e gostando de que seja assim. E inteiramente explícito para a sociedade.

Campos elétricos são feitos de um campo mais primitivo do que eles? Ou o campo elétrico é apenas uma manifestação, uma "cor", dentre outros?‎

Não. O campo elétrico é um campo básico dentre os campos naturais. O magnético é que é derivado do elétrico. Todavia ele, realmente, surgiu a partir de um campo indiferenciado de interação que havia no início do Universo, englobando todas, exceto a gravitação. Com o esfriamento houve uma ruptura dos campos nos atuais campos eletromagnético, forte e fraco.

Ernesto vários filósofos e cientistas estão falando que a AI pode ser perigoso para humanidade,pode até mesmo destruir nossa especie e que deveríamos ter cuidado com isso.Já outros dizem isso ser uma loucura já que para esses não ha como nós criarmos seres conscientes,o que você acha ?‎

Acho que é possível criar seres conscientes artificiais sim, mas acho que isso ainda vai demorar bastante, ou seja, várias décadas ou séculos. E acho que pode ser um perigo sim, mas, mesmo assim, acho que se deve investir no desenvolvimento da inteligência artificial.

O senhor acha que campanhas como a do Boticário (https://www.youtube.com/watch?v=p4b8BMnolDI) é uma apologia ao homossexualismo? Eu assisti a esta propaganda e não senti nenhuma vontade de me tornar homossexual, mas segundo as pessoas que são contra este comercial as crianças seriam afetadas.‎

De modo nenhum. Considero uma ótima campanha, justamente para mostrar, inclusive para as crianças, que se pode namorar tanto quem seja do sexo oposto quanto quem seja do mesmo sexo. Acho muito bom que a publicidade e as novelas, por exemplo, divulguem os relacionamentos homoafetivos como algo inteiramente normal. Falta, ainda, é divulgar os relacionamentos plurais como normais. As crianças são afetadas por essa propaganda sim, mas afetadas para o bem, para que não achem que gostar de alguém do mesmo sexo seja errado.

Ernesto o conceito de ateísmo deveria incluir também a descrença em espíritos ?‎

Estritamente falando, não. Pode-se considerar que não existam deuses mas que existam espíritos. É o que acontece com o Budismo. Todavia, normalmente, a descrença em deuses é acompanhada pela descrença em espíritos de todo tipo, como almas, anjos, demônios, gênios e o que mais for.

Quais você considera que sejam os assuntos mais interessantes na graduação em física?

Relatividade Geral e Física Quântica. Infelizmente, na graduação, não se estuda teoria quântica de campos.

Quero fazer enem e tentar cursar na UFV ou UFMG,no entanto estou confuso.To sentindo muita vontade de arrumar namorada,mas sei que complica na parte do estudo.Ando com muita vontade de arrumar namorada, ficar só é ruim,muito desanimado. Quem sabe ela entende, e me deixa ir,namoro a distancia.‎

Se você ainda não tem a namorada, espere para achar uma no lugar em que vá estudar. Se já tem, e vocês se amam, não haverá problema em ficarem afastados. Inclusive porque, se vocês forem pessoas lúcidas, podem aceitar que cada um tenha outro namorado e namorada também. Às claras, é claro.

Você é médico. Um famoso assassino está prestes a morrer e só você pode salvá-lo. Mas se não fizer isso, ninguém ficará sabendo... qual sua decisão?‎

Salvar a vida da pessoa, mesmo que ela seja um assassino. Se eu não salvar, o assassino serei eu. Não importa que ninguém saiba. Eu saberei.

Do que são feitos os pensamentos? O que difere um pensamento do outro? Digo, biologicamente falando...‎

Pensamento não é feito de nada substancial. Pensamento é uma ocorrência, um acontecimento, algo que se dá no cérebro em razão de sua estrutura e seu funcionamento. Pensamentos, assim como sensações, podem ser registrados na memória e evocados. Normalmente os pensamentos, quando são conscientes, se dão como se fossem sensações, só que internas. É como se a pessoa estivesse ouvindo, falando (falar não é uma sensação mas a fala fica registrada como se fosse a audição do que se fala), vendo e assim por diante. As memórias são registradas como ligações sinápticas que, quando evocadas, provocam a repetição das percepções que as geraram. Aliás, a própria consciência é um tipo de percepção. Mas o pensamento também pode ser inconsciente. Então é apenas a ocorrência de trocas de impulsos nervosos entre neurônios. Isso pode resultar no estabelecimento de conclusões que se fixem na memória, mesmo inconscientemente. Pensamentos não são apenas raciocínios, mas também sentimentos, desejos, volições, decisões, associações, emoções, comandos e outros mais. Pensamento é o que o cérebro faz quando está funcionando. E ele funciona mesmo com a pessoa dormindo ou desmaiada. Não são só os humanos que pensam. Os animais não humanos também pensam.

http://ask.fm/wolfedler/answer/127795735325 Este "campo da matéria" seria a "onda de matéria"? Se não, eu não consegui achar nada no Google como "field of matter".‎

http://www.quantum-field-theory.net/
http://relativity.livingreviews.org/Articles/lrr-2005-6/articlesu5.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Matter
http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1001/1001.5085.pdf
Vou procurar mais.

Se você fosse escrever um livro, qual seria o nome?

Considerações. Já o tenho em mente. Será como um livro de "ensaios", mas com um estilo mais literário e, até, poético. Poesia em prosa e não poemas. Mas profundamente filosófico e científico. Não uma ficção. Todavia sem aquela característica dos livros filosóficos e científicos de conter inúmeras citações e notas de rodapé. Em verdade vou externar minhas opiniões com base em tudo o que já li, estudei, conversei e pensei.

Professor, qual curso o senhor considera mais proveitoso: Eng. aeroespacial ou aeronáutica? Estou fazendo aeroespacial na UFMG. Gostaria da sua opinião, por favor.‎

Ambos são proveitosos. O de Engenharia Aeronáutica tem mais aplicatividade comercial. Mas o de Engenharia Aeroespacial, em minha opinião, é mais cativante.

É verdade que o nosso cérebro é dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito, onde um domina lógica e ciências exatas e o outro lado pertence a arte e etc.?

Os hemisférios existem mesmo, mas as funções são distribuídas entre eles.

O que acha do Inri Cristo?‎

Uma pândega. Mesmo que ele seja sincero e convencido de ser um portavoz de Jesus, não posso deixar de achar graça de sua ingenuidade.

https://www.facebook.com/felustosa.barreto/posts/463835230451443?pnref=story Veja esse texto, caro Ernesto. É TERRÍVEL, entretanto como o senhor o refutaria?‎

É claro que existem desigualdades no Universo. Só não existiria se o Universo todo fosse apenas um campo indiferenciado. O surgimento de partículas materiais e da radiação promoveu a formação de estruturas que se diferenciaram até dar no que existe atualmente. O que os defensores da igualdade defendem não é que desigualdades naturais sejam destruídas. O que defendem é que a sociedade tem que prover as mesmas oportunidades para todos, bem como os mesmos direitos e deveres. Isso é um situação social. Naturalmente, cada um, em função de suas capacidades, tirará proveito diferente das oportunidades oferecidas e se tornará uma pessoa diferente. Contudo, mesmo as pessoas diferentes, têm que ter os mesmos direitos e deveres sociais. Ou seja, ninguém pode gozar de privilégios. Quanto a mandar e obedecer, não é preciso que isso seja estabelecido por uma hierarquia estabelecida, com a existência de classes sociais. Isso é injusto. A humanidade toda tem que ser socialmente equivalente. Ao se executar algum projeto, então, em função das capacidades e competências, ficam estabelecidas, para aquele projeto, as funções dos participantes, e, certamente, alguns serão os coordenadores das atividades, cujas determinações precisam ser acatadas, se justas, para o bom desenrolar dos trabalhos. Havendo governo, a coletividade faz a escolha de quem seria a pessoa coordenadora da administração social, com rodízio de ocupação dos cargos. A igualdade está em que qualquer um possa se candidatar a um cargo político, mesmo que se exija o preenchimento de alguma condição de idade ou competência. Então, pugnar pela igualdade, assim entendida, é defender a justiça, a harmonia, a fraternidade, a paz. A ordem, pois, emana naturalmente dessa situação. Não precisa ser imposta. É aceita com satisfação, pois não causa nenhum dano a ninguém. Se Deus existisse, certamente, se fosse justo como se considera que seria, estabeleceria essa igualdade como norma em seus mandamentos. A interpretação católica tradicionalista de que a desigualdade social seja justa (que é, exatamente, a concepção chamada de "direita"), é que é inteiramente injusta e indigna de um Deus que fosse um deus de bondade.

Você poderia falar um pouco sobre o "buraco de minhoca"?‎

Tenho um artigo que aborda isso, mas é muito técnico:
https://pt.scribd.com/doc/221824251/Buracos-Negros
Em resumo os "buracos de minhoca" seriam regiões do espaço tempo que fariam uma conexão entre um buraco negro e um buraco branco, situados em regiões distintas do Universo ou, até, em universos diferentes. Ou seja, no meio de um buraco negro, ao invés de haver um caroço de matéria estupidamente compactada, haveria um túnel que daria passagem para um buraco branco, que seria como se fosse um buraco negro invertido, ou seja, um lugar de onde tudo emerge e nada entra. Essa consideração advém de uma extensão das soluções das equações que descrevem os buracos negros. Mas é só um resultado matemático. Não há nada que mostre que tal tipo de coisa, de fato, exista. O que se mostra é que pode existir. Todavia jamais foi constatada a existência quer de buracos brancos, quer de "tuneis de minhoca". Para mim, de fato, não existem.

Professor, é possível fazer algum experimento (de fácil acesso) para se detectar a Radiação Cósmica de Fundo? Seria possível com um Radiômetro?‎

A radiação de fundo é captada pelos aparelhos de televisão, uma vez que sua frequência se situa na faixa da transmissão de TV. Todavia para se mostrar que, de fato, é a radiação, seria preciso eliminar todas as outras possíveis fontes de sinal que pudessem estar sendo captadas. Especialmente seria preciso estar sintonizando um canal que não fosse associada a nenhuma estação de TV. Além disso, seria preciso usar uma antena parabólica e apontar para diferentes direções para mostrar que o sinal continuava o mesmo, independentemente da direção de que fosse proveniente. Esse sinal é aquele chuvisco que se vê na tela da TV quando ela não está sintonizada em nenhuma estação. Mas, parte dele, é apenas o "ruido de fundo" do próprio circuito interno do aparelho. Não há um experimento simples que detecte, de modo inequívoco, essa radiação. Em astrofísica ela é detectada por radiotelescópios, cujos circuitos são mantidos a baixa temperatura para minimizar o ruido interno.

Você se considera um pacifista? ou acha que a violência é legítima, em alguns casos?‎

Sou um pacifista radical. Considero que nenhuma guerra de conquista se justifique. Considero os grandes generais conquistadores como personagens não gratas da história. Todavia admito o recurso à guerra apenas em situação de defesa contra algum invasor ou conquistador. Ou ainda, internamente, como recurso extremo para a derrubada de algum governo autocrático ilegítimo e injusto.

Em qual mercado você costuma fazer as suas compras?‎

Não tenho um lugar fixo. Compro muito na feira, mas também no Supemercado Amantino, no Supermercado Escola, no Supermercado Bahamas e em mercadinhos de verduras.

ernesto, eu nao gosto de estudar! e agora?

Há muita coisa que se pode fazer na vida que não requer estudo. Por exemplo, ser um empresário, um comerciante, um corretor, um fazendeiro. De qualquer modo eu recomendo que, mesmo sem gostar, você complete o Ensino Médio.

Professor, o senhor disse em um video que um anarquista nao pode admitir deslizes eticos, e eu entendi pois suponho que o tipo de sociedade que o anarquismo propoe baseia-se na necessidade dos individios confiarem-se mutuamente. Sobre a etica do consumo de carne, como os anarquistas se posicionam?

Existem muitos tipos de anarquistas. O anarquismo, de modo geral, é uma concepção política que não abarca outras concepções, como religiosas, econômicas ou éticas. Mas, por principio. não é possível haver anarquia sem que toda a sociedade tenha um alto padrão ético de conduta. Todavia é possível se admitir que em uma anarquia se possa ter o consumo de carne. Mesmo que eu considere que tal consumo não seja ético, ele não contraria as concepções anarquistas. Do mesmo modo que uma anarquia não precisa ser comunista, como eu considero que deva ser. para ser uma anarquia.

Um neurônio é um neurônio na realidade ou é apenas uma formulação teórica?

É um neurônio na realidade mesmo.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Você quer viver mais quantos anos?

Pelo menos uns cinco mil.

http://www.ciencia-online.net/2015/06/realidade-nao-existe-ate-ser-medida.html O que isto significa?

Acontece que a realidade existe em si mesma. O modo como é percebida é que depende da forma como é observada. Como estamos acostumados com os modelos de partícula e onda, buscamos enquadrar a realidade em um ou outro modelo. Mas ela, em si mesma. não é nem onda nem partícula. É o que é e não se tem um modelo representativo. Conforme o caso, ao se interagir com ela para captá-la, ela se manifesta como onda ou partícula. Mas ela não "É", nem onda nem partícula. Tudo o que existe são campos. Campo é algo real, objetivo. Não depende de observador nenhum. Está lá. Se se tenta observá-lo ele se mostra ou como onda ou como partícula, dependendo da forma como se busca captá-lo. A interpretação correta da mecânica quântica é a que considera que a "função de onda" é a grandeza descritiva do "campo da matéria".

Todo animal possui senciência, mesmo que num nível irrisório? E sapiência?‎

Essa é uma questão controversa, para a qual ainda não se tem a resposta cabal. O que se sabe é que animais mais complexos possuem senciência, como os mamíferos em geral e várias aves. Não se tem nem um critério nem um processo de aferição para definir o limiar entre a simples sensação e a senciência. Bem como entre a senciência e a consciência. E entre a consciência e a sapiência. Esse é um estudo interessantíssimo ao qual vale a pena dedicar uma carreira profissional de neurocientista evolutivo

Veja isto: http://jafoste.net/nao-implores-amor/ O senhor concorda?‎

Concordo plenamente. Amor não se pede, não se compra, não se torca, não se vende, não se exige. Amor só se dá. Mas ele pode ser dado sem razão nenhuma ou pode ser dado porque foi conquistado. Se se ama alguém e se deseja ser amado em retribuição, faça por onde isso acontecer, conquistando o coração da pessoa amada. Sem pedir e, muito menos, exigir. Caso não se consiga, paciência. Mesmo assim não se deve deixar de amar, pois é melhor amar, mesmo sem ser amado, do que não amar.

Professor, a confiança é uma mulher ingrata, que te beija e te abraça, te rouba e te mata?‎

Não é não. Confiança é algo muito bom. Mesmo que, às vezes, possa-se enganar na confiança que se deposita em alguém é preferível confiar do que desconfiar. Confiando-se fica-se com a mente limpa e tranquila. Na maior parte das vezes a confiança é correspondida. Claro que se deve assuntar a credibilidade de quem se pretende depositar confiança. Mas, nada havendo contra. confia-se. Se der errado, isso faz parte da vida. Não se pode apoquentar com os prejuízos.

Você acredita que a origem da vida se deu em uma "sopa cósmica" onde as moléculas começaram a se unir e se tornar mais estáveis, até possibilitar o surgimento de espécies mais sofisticadas?

Sim. Mas não é uma questão de acreditar e sim de aceitar a explicação mais plausível. E a sopa não seria "cósmica" e sim "terrestre".

Professor, o que responder quando uma pessoa disser que "Nada é por acaso, tudo acontece por uma razão......"? Sei que quase tudo é por acaso, mas não consigo articular uma boa resposta convincente.‎

Porque o fato de ser por acaso é a hipótese básica se não se tiver uma comprovação de que não seja. Isto é, para se dizer que algo não seja por acaso é preciso que se tenha uma razão comprovada de que não seja. E para se dizer que tudo TEM que ter uma razão é preciso que se comprove que, de fato, toda ocorrência se dê em razão de uma causa. Ora, não se tem a comprovação cabal de que todas as ocorrências, uma por uma, se deem em razão de uma causa. Então não se pode afirmar que tudo tenha uma razão. Como não se pode afirmar que TUDO seja por acaso. Há ocorrências que se dão por uma razão é há outras que não. Estas, inclusive, são maioria. Há quem diga que se não se achou a razão ela existe, mas está oculta. Não há nada que garanta que tenha que existir razão para tudo. Isso é impossível de ser demonstrado. Trata-se de uma crença que não possui embasamento para ser sustentada. Afirmar a necessidade de causa só é algo que se possa fazer se se comprovar, à exaustão, que cada evento seja efeito de uma causa.

Schopenhauer achava irracional o apego das pessoas à vida (e consequentemente o medo da morte). Segundo ele, estas teriam que temer também o não-ser anterior ao nascimento, pois é certo que o não-ser após a morte, enquanto não-ser, não pode ser diferente. Qual a sua opinião?

Concordo plenamente com ele. Não tenho nenhum medo da morte. Só temo pela dor que a possa preceder. A morte em si mesma é inteiramente desprovida de qualquer sensação. A pessoa deixando de existir não sente nada e não sabe de nada. "Pluf!", desaparece.

Estudando várias horas por dia, sempre revisando, fazendo exercícios, etc, em quanto tempo alguém consegue aprender desde as operações básicas de matemática, até compreender toda a matemática do Ensino Médio?‎

Isso significaria estudar toda a matemática dos anos finais do Ensino Fundamental (antigo ginasial) e do Ensino Médio (antigo colegial). Não dá para ver isso tudo em menos de um ano de estudos, se se estudar umas quatro horas por dia. É muita coisa mesmo. Para o nível médio é bom pegar um desses livros denominados "Pré-Cálculo". Mas eles não abrangem tudo. O que abrangem, contudo, é bem visto.

Como você explica os "jogos com espíritos" tais como o "jogo do copo" onde o copo se move sozinho (respondendo as questões feitas para o espírito invocado) depois de ter passado por um ritual de orações e símbolos? Eu já fiz isso, e funciona mesmo, é horripilante.‎

Não explico. Para mim isso não acontece. Só vendo.

Você acha que seria normal uma pessoa sentir inveja de você, professor?

Não acho que sentir inveja de seja quem for seja algo normal. Admiração pode ser, mas inveja é um sentimento mesquinho que coloca a pessoa numa posição de admirar o outro detestando a si mesmo por não ser igual ou, até, detestando o outro por ser como não se é e se gostaria de ser. Isso tem que ser combatido pois é um sentimento negativo que provoca um estado de espírito deprimido. Admirar alguém deve ser motivo para se procurar imitá-lo sem nenhuma animosidade, nem à pessoa nem a si mesmo.

Mas no edital fala que essa prova é múltipla escolha,isso não facilita um pouco?‎

Para mim o que a múltipla escolha facilita é que você pode chutar e coincidir de acertar. Para resolver a questão mesmo é preciso conhecer a matéria do mesmo modo que seria para questões discursivas. De qualquer modo a presença das respostas, às vezes ajuda, pois a pessoa então se lembra de qual seja a certa.

Ernesto, você conhece alguma apostila ou algo parecido que contenha todas as identidades trigonometricas, produtos notáveis etc... Alguns por falta de uso acabamos esquecendo e nunca usamos, mas gostaria de relembrar.‎

Existe o "Manual de Fórmulas e Tabelas Matemáticas", da Coleção Schaum, editado pela McGraw-Hill do Brasil.
http://www.grupoa.com.br/livros/matematica-e-estatistica/manual-de-formulas-e-tabelas-matematicas/9788577806959
Disponível também em ebook:
http://www.grupoa.com.br/livros/matematica-e-estatistica/manual-de-formulas-e-tabelas-matematicas-ebook/9788540700567

ernesto, o que Você acha do Método kumon para se aprender Matemática ?‎

Acho muito bom e acho que deveria ser usado em todas as escolas e em todas as matérias. Um acompanhamento totalmente individualizado e não coletivo da turma toda. No caso nem haveria turmas.

Professor,preciso estudar isso http://imgur.com/QbS3y5W para uma prova de concurso que pretendo concursar mas sou péssimo em matemática,vc poderia me orientar sobre o que e como estudar para conseguir tirar uma nota alta?‎

Isso é um problema sério porque matemática é um conhecimento cumulativo em que cada assunto depende de tudo o que o antecede. Assim, se sua dificuldade é algo do ensino fundamental, isso compromete o entendimento de tudo o que seja do ensino médio. Existem livros de matemática em volume único, que têm o conteúdo mais sintetizado e fica mais fácil estudar. A questão é pegar os tópicos que vão cair no concurso e estudar por um livro desses. Não há método facilitado para aprender. Tem é que meter a cara a fundo e estudar mesmo. O problema pode ser o prazo que se dispõe. A preparação para um concurso no caso da pessoa não ter facilidade matemática, às vezes, requer um ano de estudos.

Ernesto, você costuma usar mais ''você ou tu''? Por exemplo, tu não achas difícil pronunciar a maneira de tu em vez de você?‎

Quando criança, em família, usávamos muito a segunda pessoa. Depois, convivendo com o resto da população, acostumei-me a usar a terceira pessoa com o tratamento "você".

Quando eu me formar em Psicologia, meu objetivo é trabalhar por um valor muito abaixo do que se é cobrado atualmente... E, além disso, quando eu tiver ganho o suficiente para me manter no mês, trabalhar o resto do mês de graça... Poderei ser mal visto entre outros Psicólogos por fazer isso?

Congratulo-me consigo por isso. Mas vaticino grande rejeição por seus colegas. Principalmente os profissionais da saúde e da justiça são muito ciosos dos rendimentos. Mas, alguns raros fazem como você.

sim, mas msm sem interrogação a frase continua sendo uma pergunta né? no caso essa frase: eu quero saber porque você não enxerga‎

Sim. Mesmo sem interrogação essa frase é uma pergunta.

Mas se pode ser realizado como cientista e professor mesmo não sendo um "alfa"?

Claro que sim. Eu, por exemplo, não sou nenhum cientista que tenha descoberto nada de novo e nem sou um professor de destaque e, no entanto, sou uma pessoa muito realizada no trabalho que fiz e que faço de formar a juventude, de levar-lhe o conhecimento da maravilha que é o mundo e como ele funciona, de fazer divulgação científica, de contribuir para diminuir a ignorância do mundo. Isso tudo me deixa imensamente satisfeito, independentemente do que eu tenha de retribuição financeira. Aliás a maior parte de tudo isso que eu faço é de graça mesmo.

Professor, qual a utilidade em saber que uma determinada sequência/série converge/diverge? Além disso, qual seria a utilidade disso na computação?‎

A maioria dos algorítimos que fazem uso de funções transcendentes em computação, como as trigonométricas, as exponenciais, as logarítmicas, as hiperbólicas, as estatísticas se valem de séries infinitas para obter o valor aproximado das funções. Esse valor somente será significativo e confiável se a série que o obtiver for convergente. Por isso é importante que sejam definidas séries convertentes para a obtenção de resultados aproximados de cálculos numéricos que os programas de computador devam fornecer, como tabelas de amortização de juros, por exemplo, além de várias outras de uso científico em meteorologia, climatologia, agronomia, química, física, economia, sociologia e outras ainda. Séries divergentes não podem ser utilizadas para computar coisa nenhuma, pois seus resultados não representam aproximações dos valores reais das funções. Até de uma simples raiz quadrada.

então dessa forma está correta: e eu quero saber por que você não fez‎

Preciso fazer uma correção no que eu dissera antes, na outra resposta. A primeira frase tem que ser escrita como "Eu quero saber porque você não fez", com o porque junto, pois se trata de uma conjunção. Mas não tem interrogação. Leia isto>
http://www.normaculta.com.br/porque-porque-por-que-ou-por-que/

o porquê, na seguinte frase: "eu quero saber o porque você não fez", e nessa frase n tem interrogação, eu uso o porquê ou por que (?)‎

A frase está escrita errada. Ou você escreve "Eu quero saber por que você não fez." ou escreve "Eu quero saber o porquê de você não ter feito." ou escreve "Eu quero saber: por que você não fez?".

Professor, se me permite, eu acho que a UFV deveria te conceder um honoris causa‎

Honoris causa é concedido apenas para professores ou pessoas de outras instituições e não da própria. Além disso, só é concedido para pessoas de notoriedade pública reconhecida internacionalmente em alguma área na qual a pessoa tenha se destacado por relevantes feitos em prol da humanidade, ou por sua excepcional e reconhecida competência em alguma área, sem que tenha o título formal de doutor. Eu não me enquadro em nenhum desses casos.

Você acredita em signo?

Signos são as constelações zodiacais, isto é, aquelas que se dispõe no céu ao longo do trajeto do Sol pelo espaço, ou seja, que estão contidas no plano da órbita da Terra. Não se acredita ou não em sua existência. Elas estão lá. O que se pode ou não acreditar é que o fato de uma pessoa ter nascido na época em que o Sol se encontre defronte de tal ou qual constelação possa fazer alguma diferença no desenrolar dos fatos de sua vida. Em sua personalidade. Em seu caráter. Em seu dia a dia. Isso é algo completamente despropositado. Esse tipo de influência não existe. Astrologia é uma disciplina completamente desprovida de fundamento e inteiramente fajuta e sem nenhuma veracidade naquilo que se propõe a predizer.

No futebol, usa muita física pra explicar jogadas, lances, gols, dribles, etc. Você para pra analisar esses recursos usados no futebol ou em qualquer outro esporte? (mesmo não gostando)‎

Não. Não acho que compense dispender tempo fazendo análise física de ocorrências esportivas. Prefiro estudar a física que acontece em outras ocorrências, como lançamentos de foguetes, fenômenos meteorológicos, evolução de estrelas e galáxias, meios de transporte, evolução do universo, funcionamento do cérebro e outros assuntos.

Do que gostas mais na tua cidade?

Da Universidade Federal que tem aqui. Ela cria uma ambiente estudantil e cultural bem estimulante.

domingo, 28 de junho de 2015

Freud usava cocaína? Kkkkkk é serio isso? http://super.abril.com.br/historia/freud-usava-cocaina?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super‎

Sim, ele a usou. Na época não se conhecia o efeito viciante da cocaína. Muitos psicólogos e neurologista fizeram uso de drogas psicotrópicas para compreender seus efeitos. Não é razão para se rir do fato.

Professor, quando uma lagarta passa pela metamorfose, qual seu nivel de consciência desse ato? Ela sabe que irá se transformar? Ou a criação de um casulo é apenas um ciclo que se repete na espécie?

Ela não tem consciência nenhuma de sua transformação. Consciência é uma função mental que surge apenas nos animais de complexidade neurológica bem maior do que artrópodos. Possivelmente os únicos invertebrados que possam possuir alguma consciência são os cefalópodos. Mesmo os vertebrados, alguns possivelmente não a possuam. Alguma aves e mamíferos já se constatou que possuem. Peixes, anfíbios e repteis, não se sabe, mas, possivelmente não possuem.

Você já pensou em mudar radicalmente sua vida?

Já pensei e já mudei.

Existe algum tipo de vantagem cognitiva para os alunos de um professor que usa o quadro de giz ao invés do quadro branco?

Não. Ambos são equivalentes.

execução da família do czar,junto com o próprio czar na revolução russa,na sua opinião se justifica moralmente em nome de um principio maior,como a implantação do socialismo?

De modo nenhum. Nenhum crime é justificado, nem matar um criminoso, exceto em legítima defesa, no momento. Mesmo que qualquer governante seja deposto para se derrubar um regime injusto, não se pode executá-lo e sim, se for o caso, prendê-lo ou, também, deportá-lo. Mas poderia nem se fazer isso. Por exemplo, eu acho que as monarquias devam ser extintas em todos os países, como na Inglaterra. Mas não é preciso prender a rainha. Ela não é nenhuma criminosa. Basta que ela se torne uma pessoa comum. Que poderia até se tornar política, democraticamente e vir a ser primeira ministra. Da mesma forma nas demais monarquias do mundo. Até nas absolutistas, como a da Arábia Saudita. Depois, o socialismo, como foi implantado na Rússia, como uma ditadura, não tem superioridade moral sobre o regime monárquico. Se fosse democrático, como o regime do Kerensky, sim. Os bolchevistas, se queriam o poder, que se candidatassem democraticamente e vencessem. Com pleno direito concedido aos menchevistas e, até, aos monarquistas. Não admito autocracia em nome de coisa nenhuma.

A Terra descreve em torno do sol uma trajetória elíptica, sendo o sol um dos focos....Quem é o outro foco desta elipse?‎

Não há nada no outro foco da elipse das órbitas de todos os astros.

O que você faz quando está tediado?

Nunca fico entediado. Exatamente porque nunca fico sem fazer nada.

Você possui graduação em Matemática e mestrado em Física. Para fazer o mestrado você teve que fazer nivelamento?

Sim. Cursei mecânica clássica, eletromagnetismo, métodos matemáticos da física, astronomia e física quântica do bacharelado em física na UFMG para poder fazer o mestrado em física no CBPF sendo graduado em matemática.

Professor, no futuro conseguiremos fazer medições sem interferir na mecânica quântica ou a incerteza estará sempre presente?

Essa incerteza é intrínseca. Não consegue ser evitada por mais perfeito que seja o instrumento de medição.

Desculpe Ernesto, mas o que exatamente você quer dizer com superlativo? Você acha que, se se é muito bom e se quer fazer física, mas não é brilhante, deve-se fazer outro curso? Mesmo que a outra profissão não absolutamente desperte interesse na pessoa?‎

O que eu disse é que para você ser um cientista alfa, isto é, um físico pesquisador de renome, você precisa ser superlativo mesmo. Quem não for pode ser um pesquisador comum, que, em verdade, não faz descobertas, mas colabora nas pesquisas dos líderes. Ou pode ser um professor universitário, como foi o meu caso. Isso é algo bom também, porque vai despertar na juventude o fascínio por descobrir como o mundo funciona e, quem sabe, dentre os seus alunos, vai despontar um cientista de ponta. Com respeito à renda, em geral não vai ser muito diferente o rendimento de um cientista de alto valor do rendimento de um cientista de menor valor. A diferença está na satisfação íntima de ter sido uma pessoa que deu uma contribuição de alto relevo para o desenvolvimento da ciência.

Professor, o senhor acha que da para aprender sobre a história do brasil em pouco tempo?

Nuns três ou quatro meses, metendo a cara pra valer, estudando em vários livros, dá para aprender mesmo. Mas você tem que estudar como se fosse para escrever um livro ou para dar aula.

qual curso você acha que possui um mercado mais amplo no brasil:astronomia ou física?‎

Física é mais amplo. Mas a chance de conseguir trabalhar num e no outro vai depender mais do fato de você ser, realmente, muito bom de serviço. Então você vai ser convidado para trabalhar onde tiver feito seu doutorado. Nessas áreas não basta ser bom. Tem que ser superlativo.

Em quais assuntos você é autodidata? Qual o nível de conhecimento que você tem neles?‎

Matemática, Física, Astronomia, Astrofísica e Cosmologia eu estudei formalmente, na Universidade. Além das matérias do Ensino Médio Científico da área de Exatas que fiz. Geografia e História eu estudei bem além porque meu pai era professor disso e eu devorava os livros dele. Filosofia, biologia, evolução, neurociências, pintura, música, informática, estudei por minha conta, Filosofia tenho bons conhecimentos. Os outros, razoáveis. Inglês e francês eu aprendi na escola pública e aprendi bem. Psicologia e Sociologia, entendo razoável também.

Você além de ser Vice-Diretor do Colégio Anglo leciona atualmente nesse colégio? Gostaria de saber também se você já deu aula em alguma escola pública, se sim, como foi essa experiência?‎

Lecionei 8 anos na EPCAR em Barbacena. Excelente escola. Lecionai na EAFB, também muito boa. Ambas federais. Lecionei na UFSJ, UFJF e na UFV, nos cursos de Engenharias e Física. Só depois me tornei Vice-Diretor do Anglo, onde também lecionei Física por três anos. De todas, a melhor é a
EPCAR, sem dúvida. Extremamente organizada, dispondo de todo tipo de equipamento. Aulas de laboratório toda semana com um kit para cada dois alunos. O melhor material didático disponível no mundo (não só no Brasil), que era o PSSC. Ultra exigente. Muito puxada. Super disciplinada. Uma beleza de escola. Internato. Oito aulas por dia. Educação Física todo dia e uma série de outras vantagens. O aluno aprendia inglês e francês pra valer, com aulas diárias também, sem uma palavra em português na aula. Aprendia dirigir automóvel na escola. Consertar automóvel, marcenaria, hidráulica, eletrotécnica, datilografia, computação, horticultura, instrução militar. Tudo de graça e com salário. Minha experiência nas Universidades Federais também foi muito boa. Em Viçosa eu lecionava para os dois últimos períodos do Bacharelado em Física. Isso foi muito bom. Ainda orientei trabalhos de iniciação científica. Veja o meu currículo no meu site www.ruckert.pro.br.

religião é pseudociência?‎

Não. Porque uma pseudociência tem a pretensão de fornecer explicações fundamentadas sobre suas proposições, mesmo que não as consiga, e as religiões não pretendem explicar nada do que apresentam. Consideram que sejam verdades por terem sido reveladas pela divindade, sendo, pois, indiscutíveis. Quem não as aceitar não pode ser considerado como participante da religião em questão

Professor, o elétron é uma onda, particula, as duas coisas ou nenhuma delas? E o que significa o Colapso da função de onda?‎

O elétron, como toda partícula subatômica, é uma quantização de campo. Quando isolado, essa quantização se concentra em um volume bem pequeno de modo a ser uma partícula. Quanto ligado ao núcleo de um átomo, o campo do elétron se distribui no volume em torno do átomo. Mas cada elétron tem a sua identidade, mesmo estando espalhado em volta do átomo. Em muitas situações esse campo apresenta propriedades ondulatórias, como, por exemplo, ao atravessar um anteparo com duas fendas. Mesmo em volta do átomo o campo que é o elétron possui características de onda, como nós e ventres. Então se pode dizer que o elétron é tanto uma onda quanto uma partícula, especialmente porque ele não pode ser particionado ou desmembrado em partes. Ele só existe inteiro, com o conjunto de todas as suas propriedades, como carga, massa e spin, ligados a uma única entidade.

Ernesto na resposta dessa pergunta: http://ask.fm/wolfedler/answer/127600290333#_=_ você disse bem no finalzinho dessa resposta o seguinte: que os advogados deixem de existir por falta de demanda por seus serviços. Mas por quê quer que eles deixem de existir?‎

Porque a existência de advogados é um atestado da falta de civilização da humanidade. Se a humanidade fosse civilizada, ninguém faria nada errado, ninguém prejudicaria ninguém, ninguém tapearia ninguém, ninguém faltaria a cumprir os compromissos assumidos, ninguém cometeria crime nenhum. Tudo isso simplesmente porque não iria ter vontade nenhuma de fazer. Então não seria preciso haver advogados, juízes, sistema judiciário, sistema penitenciário, nada disso. Esse é o mundo ideal que busco alcançar e confio que a humanidade atingirá em alguns milênios. Após os quais, nos vários milhões de anos em que ainda permanecerá no mundo, poderá se dedicar ao progresso cultural e tecnológico sem a menor preocupação com problemas de segurança e inteiramente em paz.

Professor,estava lendo um artigo que fala que é possivel a energia se transformar em matéria sem violar a primeira lei da termodinâmica,mas o autor não explicou bem como isso é possível,vc poderia explicar ou indicar o que/onde procurar sobre?

Energia não se transforma em matéria. O campo que possui essa energia é que pode se transformar em matéria com a energia do campo se tornando a massa da matéria. Campo e matéria pertencem à categorias de constituintes do Universo. Energia e massa pertencem à categoria das propriedades dos constituintes do Universo. Não há como transformar campo nem matéria em energia nem massa ou vice-versa. O que se pode é transformar campo em matéria e vice versa, bem como massa em energia e vice versa. Energia e massa não são coisas. Não existe "energia pura", nem "massa pura", como não existe "volume puro", "comprimento puro". Você não compra dois metros de coisa nenhuma. Nem dois quilos de nada. Transformação da energia do campo da interação forte em massa de partículas subatômicas e vice-versa é o que acontece nas reações nucleares,

Política, religião e esportes geram mortes por quê?

Porque são temas que fanatizam as pessoas. Elas perdem o bom senso. Elas deixam de considerar que seja legítimo ter posições diferentes da sua nesses assuntos, tão válidas quanto a sua. Isso é uma falta de treinamento filosófico para tolerar o diferente. Falta de educação no sentido estrito da palavra. Quem é educado sabe admitir o que seja diferente com serenidade. Muitos pais e mães incentivam esse tipo de falta de educação nos filhos. Comunistas acham que capitalistas sejam demônios e vice versa. Muçulmanos acham que judeus sejam demônios e vice versa. Corintianos acham que São Paulinos sejam demônios e vice versa. É o cúmulo da falta de civilização, de bons modos, de civilidade, de cultura. As escolas precisam cultivar a tolerância nos alunos a respeito desses e de outros assuntos, como orientação sexual, etnia, estrato social, idioma falado, gosto musical, nível cultural e vários outros aspectos. Pessoas educadas não brigam e nem matam por esses motivos. O problema todo é exatamente esse: falta de educação.

Uma autora de auto-ajuda disse que tudo que acontece de ruim na nossa vida é por causa dos nossos próprios pensamentos. Por exemplo, quando um tsunami ocorre é porque o cérebro das pessoas de um lugar enviou ondas negativas para o mar. Quão absurdo é isso?‎

Isso é uma besteira que não tem tamanho. Como é que ela pode comprovar o que diz? É só um palpite sem a menor fundamentação. Pensamentos não provocam efeito no mundo físico, exceto se comandarem a musculatura para que os membros executem movimentos e apliquem forças que desencadeiem algum resultado. Como dar um murro ou emitir sons que formem palavras, ou escrever alguma coisa. Não existe nenhum outro tipo objetivo de efeito mental sobre o mundo físico. Nem telecinese, nem força de pensamento positivo nem nada disso. Quanto mais provocar tsunamis. Podem fazer os testes que quiserem. Até hoje nenhum comprovou nada disso.

Professor, quais os pré-requisitos para se estudar mecânica lagrangeana e hamiltoniana? Há como fazê-lo sozinho?

Tudo pode ser estudado sozinho. Para estudar lagrangeana e hamiltoniana tem-se que estar bem por dentro da mecânica vetorial newtoniana em três dimensões, com tudo variável. Isso exigem o uso extensivo e intensivo do cálculo diferencial e integral, especialmente na solução de equações diferenciais. A lagrangeana e a hamiltoniana também fazem uso do cálculo variacional, mas isso costuma ser ensinado no próprio curso de mecânica analítica. Um bom livro introdutório para se preparar para a mecânica analítica é o livro de mecânica (vetorial) do Symon. Para a analítica um dos que ainda é muito bom é o Goldstein. O do Fowles & Cassiday também é muito bom.

Você não acha que Dawkins não traz nada de novo ao ateísmo, haja vista que nada do que ele diz já não foi dito antes?

Isso não seria nada mal, considerando que ele esteja fazendo uma boa propaganda das idéias ateístas. Mas ele introduz uma feitura nova que é o espírito missionário ateísta. Uma série de recursos propagandísticos, análogos aos dos religiosos, para tentar convencer as pessoas da veracidade do ateísmo. Como o fazem os cristão, os muçulmanos, os budistas, os hinduístas (mas não os judeus). Ele ridiculariza os crentes (o que nem sempre considero honesto), da mesma forma que os cristãos das diversas confissões demonizam os de outras religiões. Até então o ateísmo estava muito asséptico, muito bem comportado, pouco combativo. Dawkins colocou braza na fervura da contenda dessas idéias. Isso foi muito bom, tirando alguns excessos.

A aposta de Pascal não é uma boa resposta ao ateísmo?

De modo nenhum. É um atestado de borrabotismo. É uma filosofia de contador. Tenho admiração por Pascal em vários assuntos, mas quanto a isso eu o reputo um ser abjeto. Não se pode construir a própria convicção a respeito da existência ou não de Deus por considerações de vantagens ou desvantagens que se teria crendo ou não nele. Isso é ignóbil.

http://ask.fm/wolfedler/answer/127600290333 Datavenia, professor, não tem um ponto questionável aí? No caso de um roubo, assaltantes não teriam coragem de entrar em domicílio com recurso de defesa. Penso que é uma utopia querer se livrar das armas, visto que podemos até fabricar em algum porvir.‎

Mas é uma utopia que tem que ser buscada. Várias medidas em paralelo têm que ser tomadas e uma delas é o desarmamento. Outras são a disponibilização de trabalho para todos, a melhoria da eficiência e eficácia policial para que criminosos sejam sempre encontrados, a mudança do sistema penal para que culpados sejam, de fato punidos com rigor, sem sursis, a melhoria radical do sistema penitenciário para que os presos cumpram suas penas de modo não humilhante, mesmo que não confortável e, sempre, com trabalhos, para pagar sua hospedagem forçada. Nas escolas é preciso reintroduzir a matéria Educação Moral e Cívica para criar uma consciência ética generalizada. O desarmamento, contudo, é uma das formas de diminuir a criminalidade, considerando que ele inclua, também, uma redução brutal da quantidade de armas que são fabricadas.

Você considera que a física seja um dos assuntos mais difíceis de se estudar autodidaticamente, mas considera que um filósofo deva ter tal conhecimento com certa profundidade. Qual a melhor forma de se conseguir isso?

Estudando autodidaticamente, mesmo que seja difícil. Difícil não é impossível, é só difícil. Tem que começar por livros de divulgação científica, porque o que se estuda de Física no Ensino Médio é uma porcaria. Só se preocupa com treinar a resolver questões que caem no ENEM e nos vestibulares. E nem são questões de Física, são de Engenharia. A maior parte da Física que é realmente interessante fica de fora. Como a física quântica, a relatividade, ondas eletromagnéticas, a física atômica, a física nuclear, a física molecular, a física estatística, a física da matéria condensada, a física do caos, a astrofísica, a cosmologia, a física de partículas elementares, a física de campos, os sistemas dinâmicos. a ótica não linear. Supondo que a pessoa já saiba a física do nível médio (isso todo mundo que faz ensino médio tem que saber), é bom ela pegar um livro como o PSSC para revisar. Mas tem que estudar, também, os tópicos avançados, que só tem em inglês (sem saber inglês não se aprende nada pra valer). Aí vai para um livro de física de nível superior mesmo. Acontece que a maioria dos livros adotados no Brasil, quer os traduzidos, quer os escritos aqui mesmo, são para cursos de Engenharia. Para curso de Física os bons são o Curso de Física de Berkeley, em cinco volumes, cujos dois primeiros têm tradução para o português pela Edgard Blücher e os três últimos para o espanhol, pela Reverté. São excelentes, mas dependem do Cálculo Diferencial e Integral, que precisa ser estudado também (aliás, deveria ser daEm termos de divulgação científica leia "Física em 12 Lições" do Feynman e "Convite à Física" do Yoav Ben-dov. "Física Conceitual" do Hewitt e "Física" do Jay Orear também são bons.do no Ensino Médio). Um ótimo companheiro não didático para o Berkeley são as "Lições de Física de Feynman". Outro muito bom é o "Alonso & Finn", que tem uma ótima edição em volume único, de Portugal. Dos brasileiros eu recomendo o Moisés Nussenszveig e o Alaor Chaves.
Em termos de divulgação científica leia "Física em 12 Lições" do Feynman e "Convite à Física" do Yoav Ben-dov. "Física Conceitual" do Hewitt e "Física" do Jay Orear também são bons.

https://www.youtube.com/watch?v=gqKXQ30mcGM - será que é assim que se começaria o anarquismo? Parece-me ser impossível fazê-lo em cidades razoavelmente grandes, tem de a ver um certo isolamento, para proteção mesmo contra trapaceiros e pessoas ignóbeis num geral. E até mesmo nesses casos, gera-me pr‎

Esse é, realmente, um aspecto essencial da anarquia. A completa honestidade. Mas a anarquia vai além, pois na anarquia a mulher não venderia a mesa, ela doaria. As pessoas doam as coisas umas para as outras, sem obter nada em troca. Isso, é claro, no anarco-comunismo.

Professor, pra você, pensar é um bênção ou uma maldição? Me parece que é muito mais fácil de se ser feliz sendo ignorante. Eu sempre me pego pensando em tantas questões, sejam físicas, politicas ou sociais, que acabo denegrindo meu humor. Sinto que se pensasse menos, seria mais feliz.‎

Discordo completamente de você. Pensar e uma maravilha. Minha cabeça também vive fervilhando de pensamentos sobre todos os assuntos e eu acho isso ótimo. Vivo engenhando soluções para os problemas que se apresentam. Problemas físicos, matemáticos, sociais, psicológicos, econômicos, políticos, biológicos, musicais, estéticos, de informática, lógicos, astronômicos, de engenharia, amorosos, pessoais, ecológicos, enfim, de toda ordem. Penso muito sobre tudo isso. Estudo, reflito, concebo soluções e as publico. Em muitos casos, estando a meu alcance, as ponho em prática. Acho isso fantástico. Sou imensamente feliz por ser humano e ser capaz de pensar. Não perco meu humor por causa dos problemas que se apresentam. Pelo contrário. Fico feliz em tomar conhecimento deles e, assim, poder dar uma contribuição. Vivo "caçando sarna para me coçar", ou "dando murro em ponta de faca" ou, ainda "inventando moda".

O que pensas do desarmamento? É a favor do direito do cidadão se armar?

No plebiscito sobre desarmamento, anos atrás, eu votei a contra o desarmamento, mas hoje sou a favor. E isso contraria meu posicionamento a favor da liberação total das drogas. Mas os assuntos são distintos. Sou totalmente contra o uso de drogas e de tabaco, mas totalmente contra a proibição do seu uso, já que o prejuízo do seu uso recairá sobre o usuário, que tem todo o direito de se suicidar. Mas não tem o direito de matar e as armas matam outras pessoas. Então, quanto menos armas houver no mundo, melhor. Mesmo que os bandidos a consigam e os cidadãos de bem não, isso ainda provocará menos mortes. Mas a polícia as pode ter e usar. A questão e tornar a polícia eficaz e eficiente. Isso é só uma questão de decisão política. Além da proibição do uso, o preço das armas tem que se tornar extremamente elevado, exceto para a compra pela polícia e as forças armadas. Com o estabelecimento de um esquema rigorosíssimo de controle para evitar roubos. Confisco e destruição das ilegais toda semana. Até que o aprimoramento da educação acabe com os crimes e possibilite a extinção das polícias, das forças armadas, da justiça formal e que os advogados deixem de existir por falta de demanda por seus serviços.

O ensino (principalmente o superior) nos direciona exclusivamente a uma área do conhecimento. Isso não é uma falha, levando a uma super-especialização e embotando posturas polímatas e generalistas? Assim as pessoas acham que só podem ser uma coisa na vida e que só podem aprender dessa forma.‎

Sim. Isto é uma grande falha mesmo. Essa perda de abrangência, com relativa profundidade, é nefasta para a formação de uma massa crítica de intelectuais na humanidade, que possam levantar as grandes bandeiras que possam conduzir a humanidade a superar suas mazelas. Sem pessoas com uma envergadura dessas o mundo ficará a mercê dos especialistas, que têm uma visão estreita só de sua área de atuação, que consideram a mais importante de todas. Sem a visão global não se pode definir prioridades com sabedoria e fazer escolhas ditadas por razões que, mesmo sendo de ordens diferentes, possam ser comparadas ponderalmente. Isso só uma pessoa que domine os vários aspectos envolvidos poderá sopesar.

O que acha da ideia popular de que físicos são mais inteligentes que a média, sendo o curso de física um dos que há os alunos mais inteligentes? Isso é mito ou tem algum fundamento? Acha que é o curso (ou um dos) que leva a uma visão de mundo mais ampla ou é besteira? Por que?‎

O que eu percebo, como fundador e ex-coordenador do Curso de Física da UFV, é que o curso só tem os ótimos e os péssimos alunos, mas não os bons, os ruins e os médios. Porque, ou o aluno poderia entrar em qualquer curso, como medicina, mas não quer, ou não consegue entrar em outros e escolhe Física por ter concorrência menor. Os primeiro querem ser físicos, mesmo que isso não lhes dê bom rendimento financeiro. Os últimos não conseguem sair dos primeiros semestres do curso. Porque as disciplinas, realmente, são bem puxadas. Mais do que as de matemática ou qualquer engenharia. Principalmente porque exigem muito mais raciocínio do que conhecimentos. Mas também exigem conhecimentos. E muita competência linguística, além de lógico-matemática e percepção espacial. Sem contar uma honestidade sem jaça. Porque a Física pretende entender o funcionamento do mundo natural, e ele não finge ser o que não é. De fato, como eu sempre salientei em todas as "aulas da saudade" que dei para várias turmas de formandos do Curso de Física da UFV, como físico eu entendo bastante de matemática e química, mas os matemáticos e químicos não entendem bastante de física. Como físico eu sou capaz de entender muito bem de história, geografia, filosofia, sociologia, política, música, literatura, cinema, economia, pintura, administração e, até mesmo, biologia e psicologia, mas os profissionais dessas áreas, geralmente, não entendem quase nada de física. Não me refiro a essa física "roskoff" do nível médio, mas física quântica, relatividade, física de partículas elementares, física da matéria condensada, física do caos, astrofísica, cosmologia, ótica de lasers, eletrônica e esses temas mais avançados. De fato, a Física propicia uma abertura da mente para a consideração de várias dimensões do conhecimento, ao invés de se focar em uma linha específica. Os físico são mais polímatas do que os demais profissionais. Isso é uma característica própria do assunto, já que a física é a ciência fundamental da natureza, só não mais abrangente do que a filosofia.

O que acha das pessoas que falam que briga de torcidas é "coisa" de maloqueiro e gente pobre? Até na Suécia tem confusão https://www.youtube.com/watch?v=kcbZMBBIDNI‎

Isso vai acabar quando os esportes que sejam desportos forem abolidos. Que os esportes sejam apenas amadores e não para se assistir e sim para se jogar. E sem disputas, isto é, sem vencedores e nem perdedores. Só para fazer exercícios físicos.

Diga não ao futebol moderno!

Eu digo não a todos os esportes que envolvam competição. Para mim isso é extremamente nefasto. Esportes são bons para melhorar o condicionamento físico de uma forma agradável. Mas não devem promover disputas com vencedores e perdedores. E não devem ser negócios que envolvam dinheiro. Esporte não deve ser para as pessoas assistirem e sim para as pessoas praticarem de forma amadora. Para mim todos os esportes que sejam desportos, com regras estabelecidas, federações, times e todo esse aparato econômico envolvido deveriam ser extintos.

Você gosta de Richard Dawkins?‎

Gosto muito sim. Só discordo de sua opinião de que as pessoas crentes sejam todas mal intencionadas, burras ou ignorantes. A grande maioria e bem intencionada. E há várias que não são ignorantes e algumas que não são burras. O que são é equivocadas. Quanto aos estudos sobre evolução das espécies, considero que ele seja um dos mais competentes e didáticos expositores do assunto.

- ola boa tarde, a curva dos imposto que pos no outro dia refere se a lafarge?

Não conheço nenhuma curva Lafarge. A que apresentei é invenção minha.

Eu acho o filósofo René Descartes incrível, os seus métodos parecem revelar uma enorme disposição para filosofar e encontrar a verdade..

Concordo com você, mas discordo de várias conclusões dele. Como o dualismo psicológico e o recionalismo.

O senhor compra muito cd's?‎

Compro. Já tenho um acervo de mais de quatro mil, além de mais de mil LPs de vinil e estou sempre comprando mais, na base de uns dois por semana ou mais. Ultimamente tenho importado pela Amazon ou comprado online pela Naxos ou pela ClassicalArchives. Também baixo a partir do YouTube e queimo o CD ou DVD, imprimindo a capa do estojo e o rótulo.

O que você faz quando não sabe mais o que dizer?

Estudo e pesquiso.

qual tua opinião sobre a maioridade penal? tu é a favor ou contra?‎

Sou a favor da redução da maioridade penal para 16 anos, como a maioridade para toda e qualquer atividade também, mesmo de ordem não legal, como a responsabilidade de ajudar a prover o próprio sustento.

O que você pretende com isso?

Incitar o exame. Despertar a reflexão. Provocar a crítica, Fomentar a contestação. Encorajar a rebeldia consciente. Espancar a ignorância do mundo. Esclarecer as mentes. Ampliar as concepções. Mudar as convicções. Libertar o pensamento. Transformar os princípios. Erradicar os tabus. Fazer o mundo melhor. Sepultar os preconceitos. Asfixiar a intolerância. Promover o livre-pensamento. Difundir o anarquismo e o ateísmo. Contestar as religiões. Propagar o conhecimento. Promover a cultura. Fomentar as artes. Desenvolver as ciências. Cultivar a filosofia. Cultivar o desenvolvimento de habilidades. Despertar a alegria. Estabelecer a concórdia. Cultivar a solidariedade e a compaixão. Promover a generosidade. Acabar com a preguiça e a cobiça. Espargir a felicidade. Erradicar as guerras. Promover a paz. Em decorrência, aumentar a prosperidade e a saúde de todos. Em suma, fazer reinar no mundo a virtude e exterminar todo o mal.

Quais as opções e os primeiros passos para um físico recém-graduado?‎

Um bacharel em Física não é nada se for só um bacharel. Para ser um físico tem que fazer mestrado e doutorado. Para ser um professor de Física tem que fazer licenciatura. Enquanto isso pode dar aula nos cursos livres, como os pré-vestibulares. Se for licenciado, para fazer mestrado e doutorado tem que complementar a licenciatura com um nivelamento das matérias do bacharelado.

Valeria a pena pagar quase 300 reais na coleção das obras do Freud, apenas para poder criticar a Psicanálise com melhores argumentos?‎

Para mim vale. Mas isso depende de cada um. Eu sou mesmo aficionado por livros e gasto muito com eles.Também depende da importância que se dê à Psicanálise ou à sua refutação. Eu não concordo com a Psicanálise, mas não me importo tanto com isso. Tenho outros assuntos mais prioritários (em minha opinião) para me ocupar.

Quais são seus hobbies não ligados a estudo ou conhecimento de coisas novas ?‎

Ouvir música clássica. Ouvir Música Popular. Passear para conhecer novos lugares. Desenhar. Pintar, Cantar, Tocar Piano, Conversar, Consertar coisas. Colecionar. Fazer arrumações. Escrever. Ler Revistas em quadrinhos. Ler. Assistir filmes. Inventar.

Você é comunista, socialista, algo do tipo ?‎

Sou anarco-comunista. Mas isso é um ideal ainda impossível de se atingir. Na prática, atualmente, sou um Social-Democrata. Não sou socialista estatizante e nem sou marxista.

Pergunta sobre a anarquia: existeria dinheiro no sistema anarquico?‎

Pode existir ou não. Note que anarquia é um regime político e não econômico. Anarquia pode ser capitalista ou comunista. O que a caracteriza é a inexistência de estado e de governo. Só não pode ser socialista, pois o socialismo requer a presença do estado para reger a economia e ser o patrão único de todos. Da mesma forma, comunismo, socialismo e capitalismo são regimes econômicos e não políticos. Além da anarquia os regimes políticos podem ser democráticos ou autocráticos.

Todas as sociedades se desenvolveram de forma machista? Por quê?‎

Porque os homens, na média, são mais fortes do que as mulheres. Quando eles descobriram que é o seu esperma que produz os bebês, passaram a considerar que as mulheres teriam que ser suas parceiras sexuais exclusivas, para que não tivessem que cuidar de filhos de outros homens. Essa ligação entre relacionamento sexual e dependência econômica foi um passo extremamente nefasto na evolução social da humanidade. De certa forma os homens, por sua força, escravizaram as mulheres, tornando-as dependentes e servas suas. Atualmente isso não tem mais sentido, mas ainda há, em muitas pessoas, a noção de que existe uma desigualdade social entre homens e mulheres, sendo eles principais em relação a elas. Isso é arraigado, inclusive, em mulheres economicamente independentes.

anarquismo é bagunça e vc apoia isso kkkkkkkk‎

Anarquismo absolutamente não é bagunça. Muito pelo contrário. Anarquismo é a quintessência da ordem. Daí o "O" no símbolo do anarquismo. É uma ordem superlativa, justamente porque não é imposta e sim assumida voluntariamente por consenso. É uma sociedade em que todos fazem o que seja preciso para o bem de todos porque querem e não porque são mandados. É uma sociedade em que não há obediência mas tudo funciona a contento porque todos têm responsabilidade, ninguém é preguiçoso e ninguém cobiça ter além do que lhe cabe. Todos trabalham de graça uns pelos outros. Todos os empreendimentos são geridos por comissões "ad hoc".

Até onde chegaremos?

Até a nossa extinção como espécie, dentro de alguns milhões de anos. Provavelmente, então, outras espécies transumanas já estarão coexistindo com a nossa. Mesmo a nossa, ainda como a mesma espécie, poderá ter se modificado em muitos aspectos. Especialmente no aspecto social, com a abolição, por exemplo, das fronteiras nacionais, da propriedade, do dinheiro, dos crimes, das religiões. Então chegaremos a um mundo harmônico, fraterno, justo, pacífico e feliz. Sem guerras, sem pobreza, sem ignorância, sem doenças, sem preconceitos. E tecnologicamente bem avançado também.

por que temos medo da felicidade?‎

Não me consta que, normalmente, se tenha medo da felicidade. Pode ser que alguém tenha, mas isso é uma patologia. Quem tiver pode ser que, em verdade, o medo não seja de ser feliz e sim de o ser e depois deixar de ser. Isso pode ser evitado por uma reflexão filosófica a respeito do que faz com que se seja feliz. Mas essa tem que ser uma reflexão que se faça prolongadamente e com muita frequência, de modo a introjetar a concepção correta do que seja motivo de felicidade, abandonando razões fúteis para a felicidade, como, por exemplo, a riqueza. Essas razões merecem um texto à parte de considerações, que não cabe no espaço desta resposta. Recomendo a leitura do livro "A Conquista da Felicidade" de Bertrand Russell (não é um livro de auto-ajuda, é um livro filosófico).

É possível calcular quando já perderemos contato (por causa da expansão do universo), com alguma galáxia? Isto é, ela se tornará, por causa da velocidade da luz ser finita e a expansão do universo não, inacessível, isso já aconteceu com as coisas do primórdio?

Teoricamente sim. Acontece que o horizonte do Universo para nós vai se afastando com a velocidade da luz, mas o Universo também vai se expandindo enquanto isso e essa expansão pode, até, superar a velocidade da luz. Por enquanto a expansão da fronteira do Universo Observável está colocando conteúdo para dentro dela. Mas esta expansão está se acelerando e não se sabe como a taxa vai se comportar. Ou seja, apesar do volume acessível à observação estar aumentando, parte de seu conteúdo vai acabar, em algum momento, saindo de dentro dele. Então o que sair ficará invisível. Isso vai acontecer até que a única galáxia visível seja a nossa. Mas as estrelas vão se afastar uma da outra também e vão passar para fora do Universo Observável. A expansão será inexorável e atingirá, inclusive, o âmago da matéria, de modo que as próprias partículas elementares se esgarçarão e perderão sua quantização, fazendo com que o Universo volte a ser, apenas, campo puro não quantizado de baixíssima densidade de energia. Da mesma forma a luz existente terá seu comprimento de onda cada vez mais aumentado, tornando todo o Universo extremamente frio e escuro: sem radiação e sem matéria, só com campo.

Prof, como o senhor vê o movimento crescente das ecovilas e comunidades sustentáveis?‎

Não estou sabendo que isso está acontecendo, mas se está, acho excelente. Quanto mais iniciativas que dispensem o dinheiro para a produção e distribuição de bens melhor. Isso vai criando o espírito anarquista na população.

Qual a orientação que você daria a alguém que se considera como um anarco comunista e, em contrapartida, poderá receber uma herança deixada pelos pais?‎

Ótimo. Assim poderá aplicar essa herança em projetos que irão promover a anarquização do mundo, como, talvez a construção de um falanstério ou, se não tanto, de um centro comunitário em que pessoas vão trabalhar de graça para o bem comum, plantando uma horta para repartir alimentos, dando aulas de graça, fazendo roupas uns para os outros, montando uma biblioteca para consulta do povo, produzindo vídeos educativos sobre anarquia e assim por diante.

Como perder o medo de falar em público?

Esse, como outros medos, se perde fazendo a coisa com medo mesmo até que se perca o medo, por ver que não é problema nenhum. No começo é difícil, mas a pessoa tem que enfrentar e ir adiante. É claro que ela precisa refletir e concluir que o medo não procede, pois há casos em que ele procede, como atravessar o vão entre dois prédios a 100 metros de altura na corda bamba. Visto que se trata de um medo psicológico e que a ação não apresenta risco de vida, se deve enfrentá-la, mesmo com medo. É assim que o medo passa.

Você tem preconceito a música sertaneja?

Depende. Ouço muito e gosto bem da música caipira de raiz. Mas não gosto do "sertanejo universitário".

Ernesto, vc considera toda e qualquer atividade religiosa como nefasta? O que vc pensa sobre religiões de caráter iniciático ou sistemas de crença como a maçonaria ou ainda religiões minoritárias de caráter mais especializado quanto às questões metafísicas?‎

Não. Há atividades beneméritas nas religiões, como as caritativas. Também o fato delas promoverem a agregação dos fiéis em apoio mútuo. Mas isso não requer religiões para ser feito. Por outro lado, elas promovem a animosidade entre os fiéis de religiões diferentes. Além do mais, fazem o que fazem com base em pressupostos falsos, quais sejam, de que o bem deve ser feito para garantir a salvação da alma ou a interrupção do ciclo de sansaras. Não há alma nenhuma a ser salva de nada. O bem tem que ser feito por seu valor intrìnseco, independentemente de mais nada, mesmo que, com isso, se leve desvantagem. Outro aspecto que pode ser positivo nas religiões é sua ação de fomentar um comportamento moral. Aí também há problemas. Primeiro porque, nem sempre, a moral religiosa é ética e segundo, porque, novamente, a moralidade fica ligada a prêmios e castigos na vida eterna. Ora, nem essa existe e nem é por causa de prêmio ou castigo nenhum que se deva ter um comportamento ético. A prática das virtudes e a abstenção dos vícios têm que ser feito em razão do valor intrìnseco do bem e da abominação do mal, independentemente de recompensas e punições. Por outro lado as religiões promovem um grande mal ao prometerem uma compensação na vida eterna aos padecimentos desta, desestimulando as pessoas a lutarem pelo prevalecimento do bem na Terra e pela erradicação do mal. Isso permite aos detentores do poder explorar com menos resistência os mais fracos. Finalmente o grande mal das religiões é sua falsidade. O que elas pregam é mentira. Não existe Deus nenhum. Não existe alma imortal. Não existe vida eterna. Não existe céu. Não existe inferno. Então todo o tempo, esforço, dedicação e dinheiro dispendido com elas é inteiramente vão e poderia ser muito mais bem empregado no esforço de resolver os problemas terrenos das injustiças, da pobreza, das desigualdades, da ignorância, das doenças, da criminalidade, da corrupção, das disputas, das guerras, do desamor e tudo de ruim que campeia por aí.

Espaço para músicas que te faz esquecer o caos da rotina.

Até que eu gosto de caos. Mas ele não é nada rotineiro. A rotina não é caótica. Sua ausência é que é. Mas é disso que eu gosto. Nada de rotina. Felizmente minha vida não é rotineira. Mas eu gosto de trabalhar caoticamente ouvindo música e escolho música clássica, que pode, até, ser caótica. Ouça esta:

Professor, voce acha etico procurar emprego ou estagio em uma empresa apontada como corrupta ou desonesta? Como as empreiteiras do Lava a Jato? Lembrando que o fato de os dirigentes de uma empresa serem corruptos nao implica que todas as pessoas e instancias la dentro tambem o sejam...

Não há problema em trabalhar honestamente em uma empresa que tenha feito alguma desonestidade. Mas, uma vez que se tenha ciência disso, não se pode ficar omisso e é preciso denunciar, mesmo que se perca o emprego. Todo mundo tem sempre a ver com tudo o que toma conhecimento e não pode lavar as mãos. Mas se já se souber que a empresa é corrupta, então não é ético trabalhar nela. Do mesmo modo que comprar produtos dela. Por exemplo, empresas que fazem uso de mão de obra escrava. É preciso levá-las à falência abstendo-se de comprar seus produtos. Não há como se ter paz de consciência cooptando com suas práticas.

Por que as ciencias humanas são mais relevantes para o bem da humanidade?‎

Porque são elas que fornecem os subsídios para o estabelecimento dos direitos humanos, das liberdades, da justiça, da solidariedade, da honestidade, da responsabilidade, da fraternidade, da igualdade. Elas que permitem a comunicação verbal, o conhecimento espacial e temporal da humanidade neste planeta e tudo o que é preciso para se construir um mundo afável, ameno, aprazível, pacífico, próspero e feliz para todas as pessoas. Especialmente a filosofia, a sociologia, a política, a geografia, a história, o direito, as línguas. Mais abrangentemente pode-se incluir nesse conjunto as artes, como a literatura, a poesia, a música, a pintura, a escultura, a dança, o teatro, o cinema e a arquitetura, mesmo que algumas delas também requeiram conhecimentos de ciências exatas.

Quais são as melhores formas de expor nossa liberdade de expressão?

Na conversa informal com os amigos, através da internet, em postagens e vídeos, da rádio, da televisão, dos jornais e dos livros. Em todos esses meios de comunicação se deve divulgar as próprias ideias e colocá-las em discussão e debate, para abrir a mente das pessoas, espancar a ignorância e promover a concórdia, a tolerância, o congraçamento, a colaboração, a solidariedade, a justiça e a virtude em geral. Sempre abertos à refutação e à contestação e sempre com coragem para afrontar as tradições malsãs, as convenções idiotas, os estereótipos fajutos, os conceitos equivocados e todo o ranço de preconceitos abomináveis. Preservando, contudo, valores edificantes e enobrecedores. Com sabedoria suficiente para distingui-los.

O que te faz ter orgulho em ti mesmo(a)?

Orgulho-me de ter formado mais de quatro mil estudantes do Ensino Médio e Superior em meus mais de quarenta anos de magistério, não só passando-lhes conhecimentos científicos mas, principalmente, desenvolvendo habilidades de raciocínio e, especialmente, formando-lhes o caráter de pessoas humanas integras e comprometidas com o bem do mundo. Ter sido o professor que fui, com o reconhecimento de meus alunos é o que mais me orgulha na vida. Claro que também me orgulho dos filhos que criei, do conceito que desfruto em meu meio profissional e na sociedade local, bem como da aprovação que granjeio nas últimas duas décadas, em meu trabalho de divulgação pela internet e pelo rádio.

Ernesto você considera as ciências exatas mais relevante do que as ciências humanas, seja em questão de contribuição para o ser humano ou por outro aspecto qualquer?‎

Não. As ciências humanas são mais relevantes para o bem da humanidade. Mas as ciências exatas e as biológicas, as tecnologias (engenharia e medicina especialmente) bem como as atividades comerciais, industriais, artesanais, agrícolas e os serviços em geral, bem como todas as artes são igualmente importantes para o bem da humanidade. O que é nefasto são as atividades escusas ligadas à corrupção, ao tráfico, ao roubo e assemelhadas. Outra que, para mim, é maléfica para o mundo é a atividade religiosa.

és austríaco e contra o nazismo hahahaha‎

Não sou austríaco e sim neto de austríaco.
E minha família, com muito orgulho, lutou na resistência ao nazismo na Áustria. Tanto que foram punidos com a negação de cupons de alimentação e passaram fome.
Meu avô, em 1906, veio para o Brasil como colono imigrante, apesar de ser professor da Universidade de Viena, onde lecionava Russo e Tcheco, porque era republicano e a favor da independência da Hungria e da Tchecoslováquia do Império Austríaco. Apesar do pai dele ser da nobreza ele poderia ser preso e, até, condenado à morte por traição.
Somos uma família de tradição libertária e anarquista, desde o século XIX.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails