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segunda-feira, 12 de junho de 2017
Em um estudo autodidata, como eu poderia separar o momento de entender com o momento de aprender?
O aprendizado se dá com a fixação do conhecimento, do entendimento, da compreensão e da habilidade de aplicar o que se sabe. Isso acontece no cérebro pelo reforço insistente em se ocupar do assunto. Todavia não há como saber, no momento, que isso já aconteceu. Apenas se pode saber a posteriori, quando a evocação do saber a respeito do assunto se fizer necessária e ela acontecer de modo satisfatório.
O que te motivou a criar uma conta no Ask?
A anunciada extinção, afinal não consumada, do Formspring, em que eu respondia questões como aqui, mas que tinha a vantagem de permitir comentários, bem como possibilitar a edição das respostas já dadas. E, no Formspring, eu entrei a convite de várias pessoas que acompanhavam meus blogs e minha participação nas comunidades do orkut e sugeriram que eu respondesse a seus questionamentos. Sou bloguista no WordPress desde 2005. Também tenho outro blog no Blogger, no qual deixo uma cópia de tudo o que respondo aqui e respondia no Formspring. Da mesma forma que no Twitter.
Já que tudo pode ser reduzido a processos físicos como desviamos do fisicalismo reducionista?
Simplesmente não desviamos, pois essa é a concepção correta da realidade.
Qual o seu instrumento preferido? E a respeito de música erudita, qual a sua predileção?
Meu instrumento isolado preferido é o órgão de tubos. Todavia o que eu prefiro mesmo é a orquestra inteira. Em música erudita o gênero que eu prefiro é a sinfonia. E o estilo de minha predileção é o romântico da segunda metade do século XIX.
O que você menos compreende na Física ?
Ainda não me inteirei bem da "Teoria das Cordas" e seus desdobramentos. Também ainda não estudei a "Teoria do Laço Gravitacional". Nem a hipótese cosmológica do "Universo Balançante".
Se possui interesse em aprender idiomas antigos (dentre eles o latim,grego, acádio, hieróglifos Egípcios, etc), acredito que este seja o melhor site: http://www.lexicity.com/ Ele não é igual o duolingo, um curso propriamente dito, mas fornece uma compilação muito boa de diversos materiais de estudo.
Obrigado pela indicação. Achei muito interessante mesmo. Tenho uma enteada que é formada em letras (português-francês), tem mestrado em literatura portuguesa (Camões) e estuda árabe e hieróglifos egípcios na USP.
Mestre, como aprender um novo idioma aplicando os métodos de Pierluigi Piazzi?
A principal característica do método do Prof. Pier é o reforço em um segundo momento, no mesmo dia, antes que se durma. Isso é que é essencial. Então, se se for aprender um idioma, e preciso que haja um primeiro momento de assimilação dos conteúdos em uma aula ou pelo estudo autodidático e um segundo momento, com alguma separação no tempo, mas antes que se durma, em que o mesmo assunto volte a ser abordado por meio de uma recapitulação, da feitura de exercícios ou outra forma de voltar a se ocupar do estudo do assunto. O bom é que a pessoa, por exemplo, prepara uma aula para ensinar aquilo que está pretendendo aprender e/ou redija um texto, como se fosse uma apostila, para alguém aprender o assunto.
Existem coisas, entidades ou abstrações imutáveis no Universo?
Entidades não. Elas estão permanentemente em mutação. Mas pode haver idéias imutáveis, como a de que as entidades estejam sempre em mutação. Todavia isso não pode ser garantido, pois poderia ocorrer uma situação em que as entidades parassem de se alterar. Em verdade é muito difícil se poder dizer, a respeito do que quer que seja, assertivas que se valham das palavras "tudo", "nada", "sempre", "nunca" e outras que tais, pois não admitem exceção.
Uma correção
Na pergunta do Ítalo Lira, sobre o método do Pierluigi Piazzi, eu citei a palavra "hipotálamo", quando queria citar a palavra "hipocampo". Favor fazer a correção
Vai assistir ao Café Filosófico ao vivo? http://www.institutocpfl.org.br/cultura/aovivo/
O servidor estava lotado e não podia atender mais conexões. Depois vou ver, pois gosto muito do Karnal e do Barros Filho, mesmo quando não concordo com eles. Especialmente o Karnal. Já não digo o mesmo do Guiraldelli e do Cortella, mesmo que eu aprecie algo do que dizem. Quanto ao Olavo de Carvalho, apesar de sua cultura e inteligência, considero uma pessoa completamente equivocada na maior parte de suas convicções.
Realmente, aprender Latim é muito importante. Comecei a estudar a lingua aos 10 anos, foi amor a primeira vista. Acredito que se eu não tivesse tido essa curiosidade, a minha apreensão linguística não seria como é hoje. Tanto é que, vale ressaltar a importância de se aprender uma lingua na infância
Estudei quatro anos de Latim, no antigo curso ginasial, dos 11 aos 14 anos e achei muito bom para o aprofundamento do entendimento linguístico, semântico, gramatical (morfológico e sintático) do português e de outros idiomas, como o francês e o inglês que eu também estudei no ginásio e que, até hoje, ainda sei, sem ter feito nenhum curso extra (depois também aprendi um pouco de italiano por minha conta, para entender óperas - só ainda não aprendi o alemão, que quero, além do russo e do grego). O alemão, o russo e o grego também possuem declinação de casos nominais, além da flexão verbal, o que, para mim, é muito interessante e dá uma percepção muito maior das funções sintáticas das palavras na frase. Há quem, modernamente, não aprove o estudo de gramática. Mas eu acho que para bem falar e escrever qualquer língua é preciso saber gramática sim. E eu acho algo, realmente, muito interessante.
Chamar uma pessoa de analfabeta (funcional, política, filosófica, etc.) é xingamento?
Depende do modo como isso é dito. Para começar, só pode ser dito se for verdade. Depois, tem que ser dito, se for o caso de ser dito, numa linguagem conotativa amena, sem rispidez. Então não é xingamento. Todavia, do mesmo modo que dizer a uma pessoa feia que ela seja feia, a uma pessoa gorda que ela seja gorda, a uma pessoa burra que ela seja burra ou a uma pessoa ignorante que ela seja ignorante, exceto em situações imprescindíveis, dizer a uma pessoa analfabeta que ela é analfabeta deve ser evitado, por uma questão de caridade. Mas dizer a uma pessoa malvada que ela é malvada, a uma pessoa desonesta que ela é desonesta, a uma pessoa mentirosa que ela é mentirosa é algo que, inclusive, é muito bom que seja feito.
O que pensa a respeito da lei de cotas? Se favorável, seria a favor de algumas e contra a outras? Contra ou a favor, justifique seu posicionamento.
Não concordo com a existência de cotas para o acesso ao nível superior da educação. O que eu acho é que todo o sistema educacional tem que ser bom o suficiente para que todos possam concorrer às vagas (que penso que tenham todas que ser disputadas pelo escore do ENEM), tendo tido igualdade de oportunidades para desenvolver o seu aprendizado. Certamente que o resultado desse aprendizado dependerá das características de cada um, como a inteligência e o esforço. E mais, acho que não deveria existir nenhuma escola particular, de nenhum nível. Somente públicas. Independentemente do poder aquisitivo das pessoas, só haveria a escola pública para todos (do mesmo modo que a assistência médica). Assim, as pessoas com poder suficiente forçariam a melhoria da qualidade do ensino público, pois seria nele que seus filhos aprenderiam, com benefícios para todos. Para tal seria preciso que o magistério fosse muito bem remunerado, com dedicação exclusiva dos professores e professoras, com tempo remunerado para preparo de aulas e correção de avaliações, e um salário, pelo menos, de cinco quilorreais por mês para o nível primário, uns quinze meios de quilorreais para o nível médio, dez quilorreais para o início da carreira do magistério superior, indo até uns trinta quilorreais. Seria criado uma nova carreira a ser preenchida por concurso rigoroso, à qual os atuais professores e professoras poderia ascender, passando no concurso. Se não passassem ficariam num quadro em extinção. Desse modo a carreira do magistério seria atrativa para as melhores cabeças. Isso elevaria enormemente o nível de qualidade do ensino. Além disso, a progressão para as séries seguintes teria que ser por meio de um processo rigoroso e exigente de avaliação, sem tolerância para aprovação de alunos sem conhecimento suficiente. Desse modo os que chegassem ao momento de fazer o ENEM estariam devidamente preparados para ele e todos concorreriam em igualdade de condições.
Professor, Se tenho uma roda de massa m em um plano horizontal. Aplico uma força no centro da roda na direção horizontal. Ela gira sem deslizar. Como faço o modelo desse sistema com equações diferenciais? Se fosse um bloco que desliza saberia fazer, mas como é uma roda não sei se uso aceleração cent
Você vai ter uma força e um torque para fazer a roda girar. O torque pode ser calculado em relação ao ponto de contato e vale o produto da força pelo raio da roda. Esse torque provocará uma aceleração angular que será a derivada segunda do angulo de giro em relação ao tempo. O produto dessa aceleração angular pelo momento de inércia em relação ao centro vale o torque. Por outro lado a aceleração linear é o produto da aceleração angular pelo raio. O momento de inércia de uma roda cilíndrica em relação a seu eixo vale metade do produto da massa pelo quadrado do raio. Junte isso tudo que você achará a aceleração da roda.
Mestre, quais outras atividades ajudam a aumentar conexões entre neurônios?
Os exercícios neuróbicos. Procure por isso na internet. Se eu te passar os links estou te facilitando a vida, o que é contrário ao processo de aprimoramento da inteligência. Veja o site da Supera e o do C. P. Simões.
O budismo (gautama) é uma corrente filosofica ou é religioso ?
Mesmo que ele seja uma concepção que exclui a noção de Deus, é religioso porque as concepções filosóficas são produto de reflexões lógicas e sempre passíveis de refutação e contestação sem que isso implique em se deixar de ser filosófico. No caso do budismo, suas concepções são o produto do pensamento de Siddhartha Gautama e requerem uma adesão não cética para que se possa ser chamado de budista. Além do mais, cuida dos assuntos pertinentes às religiões, como a condução da vida de forma a propiciar uma satisfatória continuidade pós-mortem, bem como uma boa e harmônica convivência humana, mesmo que este último tema também seja objeto da ética puramente humanista e não religiosa. Já o confucionismo não é religioso porque cuida apenas das condutas terrenas, não se importando, absolutamente, com alguma possível continuidade existencial após a morte biológica do corpo.
Se o fator preponderante para a inteligência é o numero de conexões entre neurônios, como podemos aumentar essas conexões?
Propiciando desafios ao cérebro. Complicando a vida. Provocando conexões intersensoriais. Procure na internet pela palavra "neuróbica".
domingo, 11 de junho de 2017
"Pecado é tu fazeres mal a outros ou a ti mesmo. Se algo não faz mal a outros nem a ti mesmo, não é pecado." Concorda?
A definição de pecado se reporta a uma ofensa aos desígnios divinos. Uma vez que Deus não existe, nada é pecado. Ou seja, trata-se de um conceito vazio de significado. O que existe é, simplesmente, o mal. Esse sim, é uma atitude de provocar sofrimento, prejuízo, tristeza, dor, aborrecimento, desprazer e o que seja de ruim aos outros, à sociedade ou à natureza. A ética, como disciplina humana, nada tendo a ver com qualquer ideia de deidade, é que se ocupa em filosofar a respeito do que seja mau e bom, certo e errado, no agir humano.
Por que o pessoal de exatas se acham superiores? De onde surgiu essa disputa ridícula? Há muita gente proclamando isso, que fossem abolidas as disciplinas de: história, filosofia, sociologia, direito, artes, até música tava sendo citada!
Essa é uma concepção de extrema boçalidade. Quem é da área de ciências exatas e considera que conhecimentos de outras áreas, como ciências biológicas, ciências humanas, artes, ofícios, tecnologias, filosofia e outros não sejam importantes é uma pessoa que possui uma visão mesquinha e muito restrita da realidade. Os verdadeiros e grandes cientistas, mesmo da área de exatas, como Einstein e outros, sempre consideraram as humanidades como parte essencial e valiosíssima do cabedal de saberes da espécie humana. Quem pensa diferente é, de fato, uma pessoa tola.
O senhor acredita que, em um futuro distante, todas as ciências poderão ser completamente estruturadas em modelos matemáticos, de modo que a sociologia seja tão exata quanto à física?
Não. Considero que as características de não exatidão são inerentes à sociologia, à história, à economia, à psicologia, à política, à administração e outros ramos de conhecimentos ditos "humanos", ou "sociais". Mesmo a biologia carece da exatidão apresentada pela física e pela química e astronomia. Geologia, meteorologia, oceanologia e outras ciências naturais também apresentam características de falta de exatidão.
Professor. O senhor acha que as hierarquias privadas, quando atingem o corpo social, tornam-se "políticas", por governarem a totalidade dos homens ou uma parte socialmente aceitável deles?
Não sei o que seria uma "hierarquia privada". Hierarquia só tem sentido social, isto é, trata-se de uma relação entre pessoas na sociedade. Mas não é necessariamente política, pois pode se referir a relações interpessoais no contexto de grupamentos sociais não políticos, considerando que a politica é algo referente à condução da sociedade como um todo.
Na geometria de Riemann, como pode nenhuma reta paralela à outra reta passar em um ponto fora dessa reta? Se pegarmos a superfície da Terra por exemplo e imaginarmos círculos concêntricos, esses círculos são paralelos entre si..
Na superfície da Terra, os círculos que são as "retas", ou seja, as geodésicas da geometria curva, são apenas os círculos cujo centro esteja no centro da Terra, como os meridianos e o equador. Os outros paralelos ao equador não são círculos máximos, portanto não são geodésicas. Os pares desses círculos máximos sempre se interceptam em dois pontos. Em toda geometria com curvatura positiva, mesmo que não seja esférica, não existem geodésicas paralelas. Se duas linhas mantenham uma separação constante (considerando que isso seja a definição de paralelismo) então elas não podem ser ambas geodésicas.
Qual é a sua opinião sobre : diferenças culturais e o respeito a diferença
As diferenças culturais são um fato concreto da humanidade, que se dispersou pelo mundo e, em diferentes lugares, desenvolveu culturas e civilizações variadas. Portanto é algo que tem que ser aceito como um dado característico de cada povo, que o diferencia dos demais e constrói a sua identidade. Isso não pode deixar de ser respeitado. Em alguns casos, contudo, é preciso reconhecer que algumas ocorrências culturais são inaceitáveis no contexto maior do respeito que se tem que ter com toda pessoa humana. Assim, por exemplo, a ablação do clitóris praticada em algumas regiões da África é uma característica cultural inaceitável e que precisa ser abolida. Ou a lapidação de adúlteras (mas não de adúlteros) em certos países islâmicos. Costumes e tradições nocivas às pessoas e que sejam fontes de infelicidade e injustiça não podem ser tolerados apenas porque são traços culturais. Eles, em geral, atendem aos desígnios dos grupos dominantes nas sociedades e não são o que o povo, em sua maior parte, considera aceitável. Fora isso, todos os costumes e tradições benignas de todos os povos têm que ser aceitas pelos demais como legítimas, mesmo que completamente diferentes entre si. Isso não impede, contudo, que uma evolução para uma globalização da humanidade não possa ser levada a cabo, com a extinção dos antagonismos, especialmente religiosos, e a aceitação de todos por todos como irmãos terráqueos, sem nacionalismos e patriotismos nocivos.
Tem alguma área da Neurociência que é favorecida pela Física ?
Claro que sim. A compreensão dos mecanismos de transmissão de impulsos nervosos entre os neurônios e entre eles e os órgãos dos sentidos e os músculos e órgãos internos, só pode ser obtida por meio do entendimento de ocorrências físicas e químicas que produzem tais eventos. Como a transmissão da inversão da polaridade elétrica das membranas dos dendritos e dos axônios que leva os sinais do centro celular neuronal até as sinapses que fazem a ligação com os outros neurônios.
Isso, perdoe o erro ortográfico com o "apreço". E qual a sua opinião sobre aquele método de dormir ouvindo a matéria? Funciona?
Não se trata de uma questão de opinião. É preciso investigar experimentalmente e comprovar ou não. Não conheço estudos a respeito.
Você acha que com a cronometragem do tempo, demos sentido à vida ou nos afastamos da naturalidade/natureza?
Tanto um quanto o outro. Demos sentido à vida sim, bem como nos afastamos da natureza primitiva e nos tornamos seres sociais e civilizados, em que a marcação do tempo para a honra dos compromissos se torna uma necessidade incontornável. Mas isso é algo que dá sentido à vida: os compromissos sociais, como a frequência à escola, por exemplo, que se organiza em atendimento a cronogramas de aulas rígidos.
Se por meio de eleições democráticas as pessoas elegem um ditador que diz abertamente ser um, ainda será uma ditadura?
Não. Só se ele, ao fim do mandato, tomar o poder e não se submeter mais a eleições ou proceder a eleições arranjadas e ilegítimas, apenas para acobertar sua conduta ditatorial. Outro aspecto ditatorial é o fato de governar por atos exclusivamente executivos, sem apreciação legislativa ou por um legislativo amordaçado. Da mesma forma que com o acobertamento das ações ilegais por um judiciário cativo.
Só nos EUA a iatrogenia mata mais de 1 milhão de pessoas por ano, muito mais do que qualquer doença. Então essa elevação da prática médica é uma grande palhaçada! Os avanços da medicina se devem unicamente à alimentação, às medidas de saneamento e, principalmente, às vacinas.
Não. Mesmo que a iatrogenia seja algo muito danoso, o progresso da medicina curativa, e não apenas preventiva, é que possibilitou a grande elevação da expectativa de vida da humanidade nos tempos mais recentes. A cura de muitas doenças por medicamentos é um fato inquestionável. Certamente que o maior acesso à medicina também implicou no aumento de casos de iatrogenia. Mas o aumento das curas é muito maior. À medicina moderna é que se tem que atribuir a maior parcela do aumento da qualidade de vida das pessoas na atualidade. Não é palhaçada nenhuma.
A moradia em comum seria uma das características do comunismo.Estaria certa acerca desta condição? Poderia explicar como iriam morar várias famílias na mesma casa? Isto para mim parece inconcebível, confuso, para não dizer impossível.
Mas essa casa não é uma casa comum. Trata-se de um falanstério. É como se fosse um "apart hotel", isto é, um casa com muitos quartos e banheiros para casais e filhos, mas com um só refeitório, uma só cozinha, uma só lavanderia, algumas salas de lazer, com televisões, sistemas de som, sala de computadores, área recreativa comum, até com piscina e quadras, biblioteca comum, com salas de estudo, oficina de consertos. As pessoas podem formar famílias monogâmicas ou poligâmicas, como quiserem. Haveria uma garagem com alguns carros e motos para uso compartilhado em necessidades, já que o normal seria usar transporte coletivo. Também haveria horta e pomar para a produção de frutas, verduras e legumes. Com esse compartilhamento de recursos por muitas pessoas se faz uma tremenda economia. Como se fosse um condomínio, mas sem unidades com cozinhas, salas de refeição, salas de estar e tudo o mais particularizado. O que seria particularizado seriam os quartos. Mas poderiam, também, haver dormitórios mais amplos, para os solteiros e solteiras, tanto crianças quanto jovens, certamente com alguns privativos para que pudessem fazer sexo, caso queiram, mesmo com pessoas de fora.
O que fazer quando se precisa passar em uma matéria cuja qual não se tem apresso algum?
Nesse caso é preciso se ter "força de vontade", isto é, uma disposição para encarar o que não se gosta e não se tem facilidade em fazer e fazer assim mesmo. É só "meter a cara" pra valer que se desincumbe do objetivo de aprender o que se precisa, mas não se tem vontade de querer saber, isto é, a matéria pela qual não se tem "apreço".
Aproveitando que citaram o método de Piazzi, a alteração estrutural da composição textual, de acordo com o tipo de matéria, e as exigências lógicas delas, ajuda a exercitar a inteligência?
A interdisciplinariedade, realmente, é um fator de aprimoramento da inteligência. Por exemplo, ao se fazer uma redação de Física se tem que entender de Física, de Matemática e de Português. Da mesma forma que uma redação que envolve História, Geografia e, novamente, Português. Ou, ainda de Biologia e Química e assim por diante. Ou, melhor ainda, fazer uma redação de Filosofia em Inglês. Nisso tudo, um outro fator de excepcional relevância é a capacidade argumentativa e o desenvolvimento lógico da exposição. Isso faz parte de uma disciplina chamada "dialética" (não confundir com a dialética hegeliana), que tem que ser aprendida, da mesma forma que a lógica e a retórica (verbal e por escrito), bem como a gramática. Isso não é mais visto no nível médio, mas faz muita falta. Como, por exemplo, o aprendizado de Latim, que puxa muito o raciocínio, para saber a função sintática de cada palavra na frase, a fim de escolher sua terminação, de acordo com os casos das declinações. Cada matéria, certamente, tem suas peculiaridades e modos de argumentação próprios, que têm que ser levados em consideração. Essa adaptação do estilo de escrita para cada caso leva o cérebro a ter que se configurar de modo diferente, o que estimula a formação e o reforço das sinapses e, em decorrência, da inteligência. Muito bom para isso, também, é escrever poemas que tenham que obedecer métrica e rima, além de, certamente, serem poéticos. Outro bom exercício para a inteligência é compor músicas (o que requer o aprendizado da notação musical e tudo o mais a respeito). Ou, ainda, pintar quadro e fazer esculturas. Mas não aqueles quadros abstratos e sim os que requerem técnicas aprimoradas de pinceladas e desenho caprichoso dos temas. Tudo isso é ótimo para robustecer a inteligência de uma forma global, de modo que ela se torne apta a resolver problemas de toda ordem, não só os acadêmicos, mas os práticos da vida.
Existe algum problema em um ateu/cético "ter"/seguir uma religião, apenas por pura curiosidade, ou por gostar do ambiente, etc, sem acreditar em nada que ali é dito? É contraditório?
Claro que não há problema. As pessoas podem se comportar como quiserem, desde que seu comportamento não seja nocivo aos outros, à sociedade e à natureza. Todavia penso que, realmente, não seja um comportamento coerente. Ir-se a cerimônias religiosas, como batizados, casamentos, enterros e outras que tais, por consideração às pessoas amigas participantes é aceitável, para que o ateu não fique alijado do convívio social. Mas a participação rotineira nas atividades de alguma religião não é condizente com a concepção de que tal religião seja um embuste, como um ateu, certamente, considera que qualquer uma seja.
O quanto o ato de escrever e ler aumentam a inteligência? Aumenta o QI em quantos pontos?
Não sei quantificar o quanto o ato de escrever aumenta a inteligência, se ela for medida pelo Quociente de Inteligência. Tal quociente, contudo, não é uma boa medida da inteligência, globalmente falando, pois só aborda três aspectos, o linguístico, o lógico-matemático e o espacial. Todavia, em razão do "fator global", geralmente (mas nem sempre), uma inteligência maior em algum aspecto implica em uma inteligência maior em outros também. Não conheço pesquisas que relatem essa relação quantitativa.
Ernesto, é possível obter a ideia da conservação da quantidade de movimento a partir da razão pura ou ela é um fato experimental tida como correta, porém, não passível de explicação?
As leis de conservação podem ser logicamente deduzidas a partir de princípios mais básicos que envolvem as simetrias da natureza. Isso é mostrado pelo "Teorema de Noether":
Então, mesmo quando adulto e ter um QI mediano, pode-se utilizar de métodos neuróbicos para alcançar a superdotação?
Não. Os exercícios neuróbicos melhoram a inteligência, mas não são capazes de fazer quem não seja superdotado o ser. O aumento se dá calcado no que a pessoa já é de nascença. E um superdotado já tem que ter uma inteligência excepcional de nascença. Que pode ser, ainda melhorada. Mas quem é mediano não chegará à superdotação por exercício. Pode passar de um QI 110 para 130. Mas não para 180.
E o que fazer para educar 10 bilhões de pessoas? Isso requer uma articulação irrevogável de dimensões globais. Pode até ser possível que isso aconteça, mas não significa que seja PROVÁVEL. As chances de não acontecer são esmagadoras.
Não. Você pode ver que, progressivamente, a democracia vem sendo adotada pela maioria dos países. Há mil anos não havia nenhum. Dentro de poucos séculos, todos serão democráticos. Democracia já é um meio caminho para a anarquia. As liberdades e os direitos também só vem crescendo no mundo. Dentro de algumas décadas todos os países do mundo serão como os escandinavos. Então haverá a evolução para o compartilhamento, como está começando na Holanda por meio de residências coletivas plurifamiliares. Da mesma forma que os relacionamentos conjugais múltiplos. Tudo isso é um grande progresso que vai se estendendo pelo mundo. Veja como nós, ocidentais somos muito mais liberais em relação aos costumes, por exemplo, roupas mais livres e soltas, sem rigidez de modelos padrões para todos. Com a globalização, a abrangência das telecomunicações, a internet e tudo isso, o mundo todo, pouco a pouco, vai ficando cada vez mais libertário e isso já é um progresso rumo à anarquia. Atualmente o número de pessoas ateias que não se constrangem a declarar que o são aumentou muito. Apesar do fanatismo ainda existente, o mundo é muito menos religioso. Parece que não é porque tudo, agora, é noticiado e antigamente não. Mas, por exemplo, no Brasil, os cristãos vêm diminuindo, apesar do aumento dos neo-pentecostais. Mas ele não compensa a diminuição dos católicos. Isso tudo é muito bom e revela uma grande evolução para a melhoria do mundo, que levará, futuramente, à anarquia, ao comunismo e ao fim das religiões.
Professor, quando os pneus de um automóvel estão muito desgastados, o valor assinalado no velocímetro é igual, maior ou menor que a velocidade real do automóvel?
Maior, porque o velocímetro é calibrado para que cada volta que a roda dê corresponda a certa distância percorrida. Pneus gastos têm a sua circunferência reduzida, então cada volta corresponde a uma distância percorrida menor, mas que o velocímetro considera com sendo maior. Então ele assinala uma velocidade maior, pois o que ele mede é o número de voltas da roda por tempo e não a distância percorrida por tempo, que é a velocidade. Essa é obtida por cálculo, supondo dada circunferência da roda. Pneus mal cheios também podem causar esse erro.
http://ask.fm/wolfedler/answers/136913768221 Isso não responde minha pergunta. Presumo que seja humanamente impossível que um mundo habitado por bilhões e bilhões de pessoas, todas elas com culturas, vontades e tradições diferentes, possa guinar para o anarco-comunismo. Concorda?
Não concordo. Acho perfeitamente plausível de mais de 10 bilhões de pessoas, não todas ao mesmo tempo, mas gradativamente, tornem-se anarquistas e comunistas porque isso é, racionalmente, muito preferível para o bem de todos. O processo educativo é capaz de mudar a mentalidade para a aceitação disso, como disse, ao longo de vários séculos.
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