sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sim, mas a própria noção de reconhecer que os conceitos precisam ser aperfeiçoados cada vez mais não indica que eles não sejam claros? Afinal, como algo perfeitamente claro e preciso pode necessitar ser reformulado com o tempo?

Porque os conceitos se reportam ao que se conhece naquele momento. Contudo, a todo tempo, novos fatos são apresentados, cuja explicação requer revisão de conceitos e de leis da natureza ou da sociedade. Isso não significa que o conceito anterior fosse obscuro, mas que ele se referia a uma realidade que se verificou não ser mais do mesmo modo. Jamais se poderá dizer que se tem a explicação definitiva de qualquer coisa. Essa provisoriedade é uma das mais importantes características da ciência e o seu grande mérito em relação às religiões, que pretendem ser detentoras da verdade definitiva. A ciência não pode dizer que seja dona da verdade, mas que a busca com afinco, eternamente.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Uma listinha básica de grandes clássicos da literatura e filosofia mundial, por favor.

Dostoiewsky - Os Irmãos Karamazov
Somerset Maugham - Servidão Humana
Leo Tolstoy - Ana Karenina
Charles Dickens - Grandes Esperanças
Ursula Le Guin - Os Despossuídos
Doris Lessing - Shikasta
Frank Herbert - Duna
Ernest Hemingway - O Sol Também se Levanta
Isaac Asimov - Fundação
Platão - O Banquete
Montaigne - Ensaios
Spinoza - Ética
Voltaire - Dicionário Filosófico
David Hume - Investigação sobre o Entendimento Humano
Bertrand Russell - Ensaios Céticos

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Indique um livro que vc goste bastante, um que ninguém, na sua opinião, deveria deixar de ler.

Servidão Humana, de Somerset Maugham

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Quando é que uma variável tem tendência para seu limite, ora por valores inferiores ao limite, ora superiores?

Quando uma função não é definida em um ponto ou nele possui uma descontinuidade, pode-se cogitar do valor do limite da função ao se tender ao ponto. Para uma função contínua, esse limite é o mesmo, quer se aproxime do ponto por valores menores ou maiores. Mas para uma função descontínua ou indefinida no ponto em questão, o limite não será idêntico se a aproximação for pela esquerda ou pela direita. Inclusive pode não existir.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, é verdade que conceitos físicos de eletricidade e magnetismo não possuem definições 100% específicas/claras? Que a única coisa que sabe-se que nunca muda mesmo são as ditas "leis"?

Não é verdade não. Os conceitos do eletromagnetismo são totalmente claros e as definições inteiramente precisas e operacionais. Tanto que toda a engenharia elétrica e a eletrônica funcionam de modo extremamente eficiente e eficaz com base nesses conceitos. É claro que, à medida que novos fatos sejam descobertos, os conceitos são aperfeiçoados para dar conta deles. Mas isso também acontece com as "leis" que não são imutáveis, de forma nenhuma. Por exemplo, o estudo de efeito fotoelétrico e da radiação de corpo negro obrigaram a uma profunda reformulação das leis da física que ficou conhecida como "Física Quântica". O mesmo se deu com a "Teoria da Relatividade".

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Se o cristianismo não considerasse de cara todos como pecadores e não perdoasse quaisquer pecado ele conseguiria funcionar de fato como limitação/freio moral do homem?

Não é preciso religião nenhuma para haver moral. As pessoas têm que ter um comportamento ético, supondo que a moral seja ética, porque isso é que é o certo e não porque será punida ou premiada. Não existe punição após a morte simplesmente porque, com a morte, a pessoa acaba completamente. Então é a própria sociedade que tem que estabelecer punições para condutas que firam o código moral, que deve sempre seguir a ética. A visão religiosa de que todo mundo, a priori, seja pecador não é nada saudável. As pessoas não "são" santas nem pecadoras. Elas comentem pecados, entendido com fazer algum mal, bem como fazem ações benevolentes. O que é preciso é coibir ações malévolas e incentivar as benévolas. Só assim a sociedade poderá viver harmoniosamente e fraternalmente, com toda a liberdade e com todos sendo felizes. Usar o céu ou o inferno como fatores indutivos do bom comportamento é uma perversidade, especialmente porque é um engodo. A educação tem que mostrar que o bem deve ser buscado por seu valor intrínseco e não por recompensa nenhuma, da mesma forma que o mal erradicado por sua perfídia intrínseca e não por causa de punição nenhuma. De qualquer modo, como recurso pedagógico, é bom que toda ação malévola acarrete consequências indesejáveis, bem como ações benévolas acarretem consequências agradáveis, para que o sistema de recompensa do cérebro se ajuste a tais comportamentos. Mas que essas consequências sejam reais e atuais, não pretensamente postergadas para depois da morte.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor: “Deus existiu sempre? Que é sempre? Deus criou-se a si próprio para depois começar a criar o universo? Onde é que estava deus quando criou-se a si próprio? por que nenhum cristão consegue responder ?

Deus não existe e nunca existiu. Criar-se a si próprio é uma impossibilidade. Se deus existisse, ou ele sempre teria existido ou teria surgido sem ter sido criado, a partir de nada (e não "do nada"). Mas isso é o que se conjectura para o próprio Universo. A respeito do conceito de Deus não se pode perguntar "onde" está, pois,sendo um espírito, não tem tamanho e nem localização, que são conceitos físicos (e geométricos também, mas geometria é uma abstração). Por ser cristã uma pessoa não necessariamente tem que conhecer os aspectos filosóficos de sua crença, exceto ser for um sacerdote. Quanto ao conceito de "sempre", trata-se de algo cuja existência é permanente, isto é, não deixa de existir e nem de ter existido, em todos os momentos do tempo. Surge a dúvida? E se não havia tempo? Isso existiria? É possível existir fora do tempo? Como estamos imersos no tempo, não temos experiência nenhuma de algo que exista fora do tempo. Nosso conceito de existência é o de uma permanência no tempo. Se o tempo começou a fluir com o começo do Universo, antes não havia. Nem havia "antes". Poderia o conteúdo do Universo existir sem que passasse tempo? E Deus? Ainda não tenho essas respostas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor,como o senhor explica isso ? [Photo]

Simples. Estas lendas foram copiadas umas das outras.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Quais são os métodos usados pela ciência para datação? Só se usa Carbono-14? É um método confiável? Ouvi dizer que a datação por carbono-14 tem um limite de idade para o qual funciona, procede? se sim, como se estima a idade da Terra, por exemplo?

O método do Carbono 14 se aplica apenas a seres vivos até 50 mil anos atrás. Veja:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbono-14
Para outras idades são usados outros isótopos. Veja isto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_como_ferramenta_de_pesquisa
Além dos métodos radioativos, outros são usados, como o artigo acima considera.
A idade da Terra é obtida por datação radiométrica.
Veja estes artigos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_da_Terra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_radiom%C3%A9trica

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A utilização contínua de luminárias com lâmpadas fluorescentes para estudo pode causar danos à pele?

A potência ultra-violeta das lâmpadas fluorescentes é muito baixa para causar danos. Tomar Sol causa muito mais. A luz do Sol chega à Terra com 1367,5 W/m² de intensidade, perpendicular aos raios, da qual 5%, no máximo, é ultra-violeta, o que dá 68,4 W/m². Uma lâmpada fluorescente de 40W, a 2,0m de si, ilumina com a intensidade de 0,80 W/m², dos quais uns 10% é ultra-violeta, o que dá 0,08W/m², isto é 860 vezes mais fraca do que a luz solar direta.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Já ouviu essa música - http://www.youtube.com/watch?v=6E4ooioOo9g - O que acha dela?

A música é bem boazinha e a letra é muito verdadeira. Que seja anti-cristã, de fato é. Mas é a pura verdade. Estou de pleno acordo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Concorda? http://www.tecmundo.com.br/ciencia/19665-os-4-maiores-erros-de-albert-einstein.htm

Correto. É isso mesmo. Inclusive tem outros problemas. Leia o livro "Os Erros de Einstein" de Hans C. Ohanian. É muito esclarecedor a respeito. Escrito por um especialista em Relatividade Geral e autor de um dos mais adotados livros de Relatividade Geral para uso nos cursos de Bacharelado em Física, inclusive por mim. A despeito de seus erros, cometidos, principalmente por ousadia e imprudência, ele deu notáveis contribuições à Física, mesmo levando em conta que outros também colaboraram. Sua principal contribuição foi a de estatuir a invariância da velocidade da luz como um princípio, agregado ao princípio da invariância das leis da Física. Todas, tanto mecânicas quanto eletromagnéticas e termodinâmicas. E, depois, quânticas, com o trabalho de Dirac.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Quais seus livros de cabeceira atualmente?

Sempre leio mais de um livro em paralelo. Atualmente estou lendo:
Alfa e Ômega - Charles Seige (sobre cosmologia)
A Metafísica do Cristianismo - Huberto Rohden
Antologia Poética - Cecília Meireles
Além do Bem e do Mal - Nietzsche

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como posso diferenciar causa de explicação em questões de português? Por exemplo, uma questão dava a seguinte frase: "...Essa dispersão da atenção vem à custa da capacidade de concentração e reflexão." O gabarito dela é CAUSA. Mas por que não Explicação

Causa é a razão, aquilo que provocou a ocorrência de algo. Responde à pergunta "por que"? Explicação é de que modo se deu a ocorrência. Responde à pergunta "como"?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Olá tudo bem? Bom professor eu sempre estudei em escola publica, nunca tive um professor formado em varias matérias física foi uma delas, na qual tive pior resultado no vestibular da ufg! O senhor poderia me recomendar sites voltados ao vestibular?

Não se preocupe com o vestibular nem com o ENEM. Isso é bobeira. Quem passa no vestibular e tira algo escore no ENEM é que sabe a matéria. Quem tem muitos conhecimentos e habilidades. Não quem se preocupa com o que vai cair. Você tem que se preocupar é em aprender Física. E, para isso, tem que gostar de Física. Gostar pra valer. Achar muito interessante e querer saber tudo, não só o que cai. Aí você também vai saber o que cai. Pegue livros de divulgação científica e leia para pegar gosto. Pena que isso é o que devia ter sido feito desde a infância. Com nove anos eu já lia livros sobre teoria da relatividade e física quântica, para crianças, que meu pai me dava. E sobre eletrônica, química, evolução, genética. Você tem que se amarrar na ciência. Vibrar com ela. Adorar. Aí você vai entender, compreender, aprender e ter habilidade para usar seu conhecimento. Por prazer e não por obrigação. Gaste dinheiro comprando livros e os leia. Recomendo os livros:
Convite à Física - Yoav Ben-Dov
Física em 12 Lições - Richard Feynman

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Desculpe te ocupar com mais perguntas, mas queria uma opinião. Começarei Eng. de Computação na Usp esse ano, e ganhei uma bolsa de iniciação cientifica da obmep. Mas sendo o curso integral, me preocupo se a IC não me ocupará demais, prejudicando (cont.)

(continuação) meus estudos em computação, o que o sr. pensa sobre isso?

Acho que você deve aproveitar a oportunidade da Iniciação Científica. Isso é muito importante para seu treinamento. Vai ficar apertado mesmo. É só você diminuir seu tempo de lazer, descansar menos, dormir menos. E ver se aprende tudo na aula, para precisar estudar menos fora dela. Preste muita atenção e pergunte tudo que não tiver entendido. Seja chato mesmo. O que importa é ficar sabendo e não ser cordato.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O Projeto Portal é um grupo de estudo comprometido na busca pela verdade, possui muitos seguidores,tem grande publico.Até Universidades federais apoiam seus argumentos(ver video até o final).Não acha incrível?->http://www.youtube.com/watch?v=Wy26JGKzFb0

Não sei como pessoas inteligentes e bem informadas podem aceitar essa baboseira toda. Isso é ridículo! Nem compensa comentar.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que tem a dizer sobre os Illuminatis e a tal Nova Ordem Mundial? Essas teorias conspiratórias estão se espalhando na minha turma, principalmente com os tais vídeos do "Prepare-se".

Isso é uma baboseira sem fim. Esses caras acreditam nessa coisas e pensam que têm alguma importância no mundo. Não tem nada. Nada disso vai acontecer. O que move a política são interesses econômicos sem ideologia nenhuma. Todo mundo quer é ficar rico às custas dos outros. Assim são feitas guerras e tudo o mais. Há que se opor a uns a a outros. Tanto aos pragmáticos quanto aos fundamentalistas, de qualquer matiz. Cristãos, muçulmanos, judeus, comunistas, sikhistas e tudo o mais. O ideal é um mundo franco, aberto, sem nada secreto, democrático, libertário, socialista mas não estatizante, enfim, anarquista. Como isso é um ideal a se chegar a longuíssimo prazo (centenas de anos), por enquanto há que se pugnar pela liberdade e pela visão cética e científica do Universo, que é a que mais se coaduna com a obtenção da felicidade para todos.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

É meio injusto sim, pq se vai ficar mais infeliz sabendo e aprendendo mais, pra que se esforçar no desenvolvimento intelectual ? Pra se exibir aos outros ?

Para curtir o prazer do conhecimento. Isso supera, de longe, a angústia de saber que há tanto por não saber e que há tanto erro e imperfeição no mundo. Você pode, legitimamente, se alegrar com o reconhecimento que dão ao seu conhecimento e sabedoria, desce que isso não se torne esnobismo. A atitude correta é a assertividade, que é o reconhecimento do que se é, sem empáfia, sem pernosticismo e sem falsa modéstia. Ser culto é muito gratificante e, quanto mais conhecimento e habilidades se tem, mais se sabe que se tem pouco e mais se quer ter ainda. É fascinante e delicioso. Vale dedicar a vida, desde que não se atenha ao conhecimento de forma estéril mas que se faça uso dele para o benefício de todos e para mudar o mundo para melhor. Mas, acima da cultura, o mais importante é o caráter. O fato de se ser bom e justo, generoso e verdadeiro, solidário e honesto. Amar é mais importante do que saber. Ser bom é mais valioso do que ser justo ou sábio, pois o bom é sempre justo, mas o justo pode não ser bom. E o sábio é o que sabe disso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nos dê um motivo pelo qual não devemos nos alimentar de carne humana depois que o individuo morreu por razões naturais (parada cardiaca, morte cerebral, etc..).

Porque temos respeito pela pessoa que aquela carne foi, enquanto era viva. Mesmo que tenha sido nosso inimigo. Foi uma pessoa humana. Um nosso irmão de espécie. Isso só se justificaria em caso extremo, como o daqueles sobreviventes dos Andes.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual foi o primeiro super-herói que vc teve noticia?

O Super-Homem, nas histórias em quadrinhos, há quase 50 anos atrás.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Você acha um tanto quanto injusto a uma pessoa que adquiriu ao longo da vida um elevado padrão de cultura, fruto de estudo acadêmico, ter as mesmas ou muitas vezes até mais necessidades não materiais não satisfeitas do que a das pessoas comuns ?

Não é injusto não. É uma decorrência natural. Quanto maior a cultura, maiores as necessidades não materiais que a pessoa tem, claro. Uma pessoa inculta se satisfaz com o atendimento quase só de suas necessidades materiais. Aspirações de ordem abstrata ou espirituais (não no sentido religioso ou também), em geral requerem certa dose de cultura.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, na Experiência da dupla fenda, dependendo de como observamos, os elétrons se comportam de maneira diferente. Por que isso ocorre? PS: Vi este experimento quando estava estudando a mecânica quântica.

Isso ocorre pela natureza intrínseca da matéria, que não é algo duro, como uma bolinha, mas um campo concentrado em certas posições. Esse posicionamento das concentrações depende dos outros campos com os quais ele está interagindo, no caso, as fendas. Como campo, ele se distribui espacial e temporalmente, como uma onda, não necessariamente senoidal (mas que assim o pode ser concebida por meio de uma transformada de Fourier). E o resultado da ação de vários elétrons sobre a fenda, tanto simultânea quanto sequencial, é dada pela superposição das ondas de cada um, que consegue descrever admiravelmente o comportamento observado nos sensores que capturam o elétron depois de sua passagem pelas fendas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que há de errado com as pessoas? As pessoas até acreditam em Deus, mas ACHAM que não precisam ir mais a igreja. Parece que para elas, se demolissem todas as igrejas não faria a menor falta. Vc acha que para elas é perda de tempo ir a igreja?

Ir à Igreja, para mim, é perda de tempo mesmo. Mesmo que Deus exista, não é preciso templo nenhum para se relacionar com ele. Porque, se ele existir, ele pervade tudo, inclusive o nosso pensamento, de modo que é só pensar que já se está interagindo com ele. Mas, para mim, ele não existe. Então, aí mesmo é que Igreja não tem finalidade. Todavia esse tipo de espaço pode ser usado para confraternização social, para estudos, para trabalhos comunitários, para palestras, como biblioteca, como museu, como sala de música, oficina de pintura e muito mais.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Professor, Mudra voltou. Como vai o sr?

Se você está no Facebook vai ver que não ando muito bem. Problemas existenciais, eu diria. Mas confio em que serão superados. Mesmo assim continuo firme no trabalho em que me propus fazer, do qual faz parte responder a este Formspring. Só que não dou conta de todas as questões e tenho que descartar algumas. Tem 975 por responder. Dou conta só de umas 13 por dia e chegam umas 17. Então vai acumulando. Por isso esta está sendo respondida com esse atraso. Nosso querido Hans acabou me lotando de questões, mas eu tive que descartar, senão ele me monopoliza. Mas, agora, ele parou. Queria que você visse isso:
http://pt.scribd.com/doc/76733718/Pergunte-me
Aí estão as primeiras 600 respostas. Com as outras já respondidas, mesmo que eu faça uma filtragem, dá para editar mais uns dez livros.
Este primeiro só está faltando o glossário e a bibliografia que estou preparando. Até o fim do mês fica pronto.
Mudra, apesar de nossas discordâncias eu te tenho em grande conta e gosto mesmo de você. Um abraço.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

ERRNESSSTOOOOOOOO.... O sr. gosta de Neil Young?

Não é muito o meu gênero mas eu gosto e ouço, de vez em quando, cara amiga Murda. Aprecio seu tom de voz agudo e seu modo de interpretar. Além de sua maestria na guitarra.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual a diferença entre Conhecimento e Crença verdadeira justificada? Há como termos algum conhecimento sobre algo?

Conhecimento é, simplesmente, informação contextualizada e relacionada com uma explicação. Mas ela pode não ser verdadeiramente justificada, mas apenas uma proposta, na forma de opinião (doxa). Quando a explicação é devidamente justificada e comprovada, se tem um conhecimento científico ou filosófico, isto é, uma episteme. Se não há comprovação cabal, mas grande plausibilidade, tem-se uma eudoxa. O conhecimento que temos sobre algo advém da observação, da experimentação, da reflexão, do raciocínio e da apreensão a partir de relatos de quem o obteve.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Não interprete como cobrança, von Ruckert, mas com relação à questão da produção; o que faz — de sua parte — para deixar o coletivo anárquico?

Além de fazer a propaganda do anarquismo por todos os meios de que disponho, tomo várias atitudes anarquistas na vida. Por exemplo, não possuo propriedade nenhuma, exceto um carro velho. Aplico todo o meu dinheiro ajudando os outros e adquirindo livros, revistas e discos para montar uma biblioteca para doar ao povo. Já gastei mais de meio milhão de reais nisso, ao longo de 44 anos. Já sustentei 13 pessoas ao mesmo tempo, que moravam em 4 casas diferentes. Trabalho de graça em tudo o que posso. Só não em tudo porque as pessoas não dão comida de graça para mim. Dou aulas, faço palestras, tudo de graça. Dou bolsas para estudantes carentes, do meu bolso. Cuido de cachorros e gatos achados na rua. Tenho 10 cães e 6 gatos em casa. Dou comida, vacina, castro, minha mulher cuida, inclusive de 6 gambazinhos órfãos. Por isso vivo atolado em dívidas, pois o que ganho não dá para tudo o que gasto.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que acha da sinfonia Lux Aeterna de Clint Mansell (http://www.youtube.com/watch?v=hKLpJtvzlEI). E quais suas sinfonias preferidas? Grato.

Gostei. Muito interessante.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Profº, estou colocando alguns LP's da minha coleção à venda aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150653656104414.451027.665234413&type=1&l=0b95457de7. Dê uma olhada e veja se algum interessa! Abraços.

Por incrível que pareça, tenho já quase todas as músicas em outras gravações.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Onde o senhor se informa a respeito das últimas descobertas e pesquisas a respeito de temas como o universo, e afins? Se for algum site, pode colocar aqui?

http://www.sciencedaily.com
http://www.scientificamerican.com
http://www.sciencenews.org
http://discovermagazine.com

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor o senhor chegou a ver este vídeo do Datena ? [Disserte] http://www.youtube.com/watch?v=0NM2cMx58S0&feature=related

Datena é extremamente preconceituoso. Ele associa o ateísmo ao mal e o teísmo ao bem. Essa associação é espúria. Tanto há ateus quanto crentes bons e maus. Não crer em Deus não implica que não se tenha ética e nem que se seja malvado. Da mesma forma que crer em Deus não é garantia de bondade. O processo que foi movido contra ele é inteiramente procedente. Seus comentários todos se pautam por esse viés. É preciso mudar esse modo de pensar. Para tal urge que os ateus do bem se proclamem ateus para que todos vejam que isso não é malvadeza nenhuma. Arrostem a sociedade mesmo. Com convicção e coragem. Faço isso há muito tempo e, mesmo assim, sou uma pessoa respeitada e considerada por minha retidão de caráter e minha solidariedade e generosidade. Não faço concessões e nem ponho panos quentes. Me declaro abertamente ateu em qualquer circunstância. Mas respeito pessoas crentes se forem sinceras, dignas e virtuosas. Salafrários eu repugno e aponto sejam crentes, sejam ateus. Diretamente, na cara, seja quem for. Não faço fofoca nem falo nada por trás. Não quero saber se vou para a cadeia ou não. Não deixo passar falcatruas, mutretas nem malandragens. Assim o fiz, inclusive nos colegiados superiores de Universidade Federal de Viçosa, de que participei por oito anos.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor,diga se isso não é a verdade,nua e crua !? [Photo]

Sem dúvida nenhuma. Admite-se que se possa professar qualquer religião, pelo menos entre pessoas mais esclarecidas. Mas não se aceita que não se tenha nenhuma. Pior ainda, que não se creia em Deus. Considera-se que ateus sejam imorais, desonestos, malvados e tudo de ruim. Tenho tido um trabalho insano para convencer os estudantes de que ser ateu não tem correlação com nada disso. Que a ética é um construto humano que não depende de haver Deus nenhum. Mas é difícil mudar esse tipo de mentalidade. Mas, tenho tido um pouco de sucesso. Um pouco só, mas um pouco.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, é fisicamente possível e comprovável que matéria possa surgir "do nada"? Isso seria o suficiente para explicação do pré big-bang?

A matéria não surge de nada (e não "do nada"), mas de um campo de vácuo. O que surgiu de nada, isto é, sem ter do que ser proveniente, é esse campo, que é o conteúdo primordial do Universo que começou a expandir no Big Bang e de onde provieram os bósons, os quarks e os léptons, que constituem a matéria e a radiação e que provocam as interações. As condições atuais do Universo só permitem o surgimento de espaço, tempo e campo se a energia total for nula. Há grandes possibilidades de que, de fato, a energia total do Universo seja nula, mas isso ainda não está firmemente estabelecido. Mesmo não sendo, o primeiro evento do Universo, que foi o seu surgimento, pode ter ocorrido sem que tudo fosse proveniente de coisa alguma pois, então, não havendo nada, também não havia impedimento de que algo surgisse contrariando leis de conservação, pois essas leis não existiam. Agora existem. Há duas possibilidades para o pré Big Bang. Ou o conteúdo já existia, como um campo indiferenciado e estático, sem que o tempo passasse, ou ele surgiu naquele momento, já se expandindo. Não há como se decidir por uma delas, mas eu escolho a segunda, pois existir sem que o tempo passe contraria a noção de existir que se tem. Mas... quem sabe?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Sem pessimismo ou ironias, o que a internet trouxe de bom para a sua vida desde que você começou a usá-la?

Realmente, muita coisa boa. Por ela eu pude e posso divulgar minhas idéias com uma amplitude muito maior do que em sala de aula. Nela eu fiquei conhecendo muitas pessoas superinteressantes, algumas por quem eu passei a ter uma amizade tão firme e até mais do que tenho por amigos que contato pessoalmente. E nela encontrei a quem amo. Realmente, o grande amor de minha vida. De ruim apenas houve uma ocorrência criminosa de uso de meu nome e CPF para uma compra fraudulenta que me exigiu recorrer à justiça para tirar meu nome do SPC, pois a compra não foi paga. Mas isso é o de menos, face às grandes vantagens que a internet me propicia, inclusive como fonte de consulta para a redação de meus livros e para sua divulgação. Uso a internet há quase trinta anos, antes mesmo da WEB, quando só havia e-mail, telnet, gopher e FTP. Quando os computadores não tinham tela colorida e nem com imagens, só caracteres. Antes de existir o Windows.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, o que você acha da posição anti-patriota? É uma atitude hipócrita?

O problema do patriotismo é quando levado ao xenofobismo e ao ufanismo . É bom gostar de sua própria terra, sem dúvida. Mas não se pode tampar o Sol com a peneira e não ver problemas nela. Patriotismo é se engajar na sua solução. Também não se pode desprezar nem odiar estrangeiros. A humanidade é uma só. O mundo todo é a sua casa. Todos têm que se irmanar para cuidar dessa casa e uns aos outros, como irmãos fraternais. Não acho interessante fingir coisa nenhuma. Hipocrisia é uma forma de corrupção e, portanto, abominável.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails