sábado, 19 de fevereiro de 2011

@Th_NF O que seria, especificamente, a Ateraxia Budista?

Ataraxia é a atitude de manter a mente tranquila e livre de preocupações, em paz e sem ansiedade, mesmo diante de tribulações. É a atitude dos estóicos, epicuristas e cínicos (estes últimos na acepção filosófica, isto é, dos que não se importam com a posse de bens materiais). É preciso entender que os epicuristas não são hedonistas, pois estes colocam o prazer como o bem supremo, enquanto os primeiros a felicidade, obtida pela prática da virtude. Quanto ao budismo, este também busca a ataraxia, pela via da supressão, não dos desejos, como se pensa, mas do desejo do desejo, isto é, o budista pode ter desejos, mas não se importa se não forem atendidos. É o que se chama de "atitude zen". Em verdade o Zen é uma prática de abordagem direta da realidade por meditação, sem verbalização, sem estudos teóricos. Não concordo com isto, mas concordo em que não se deva preocupar com nada. Mesmo não sendo cristão, admiro os conselhos atribuídos a Jesus em seu Sermão da Montanha (capítulos 5 e 6 do evangelho de Mateus), especialmente o trecho que diz "Olhai os lírios do campo...". Isto é ataraxia budista.

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Qual a "função" do neutrino? É verdade que eles não têm massa?

Os neutrinos têm massa sim, mas muito pequena, da ordem de 0,3 eV ou 5,3E-37kg. Neutrinos surgem do decaimento radioativo beta de nêutron e antinêutrons que decaem em prótons, elétrons ou suas antipartículas e neutrinos e antineutrinos, devido à interação fraca. Note que um nêutron seria como um próton e um elétron que se atraem eletricamente e se repelem pela força fraca, ficando em vibração, podendo explodir e ejetar seus constituintes, incluindo um antineutrino, para conservação dos números bariônico e leptônico.

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Não sei o que você pensa. Mas para mim, cristãos como estes contribuem mais para a difusão da ideia de que religião não torna ninguém melhor do que os próprios ateus. O ateísmo agradece cristãos como http://www.formspring.me/reinada/q/162950567713347124

Certamente que os teístas que fazem uso de argumentos "ad hominem" labutam contra sua própria causa. Isto também vale para os ateístas. Quando estou participando de algum debate e começam as ofensas pessoais, eu me retiro e nem me importo se dizem que abandonei a raia porque não tenho argumentos ou porque sou frouxo e corri de medo. Não me interessa convencer racionalmente pessoas que apelam para a falta de inteligência. Que fiquem com suas crenças. Mas já participei de debates limpos com teístas inteligentes e educados, dentre os quais eu menciono o que tive na comunidade de pastores batistas do orkut. No fim ficou empatado, pois nem eles me convenceram nem eu os convencí. Mas quem leu e resolveu refletir sobre tudo o que foi dito, pode tomar uma decisão consciente sobre o caso. Veja isto: http://www.ruckert.pro.br/blog/index.php?s=batista

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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"O Ministério da Saúde seria um tipo de exército. Não haveriam médicos nem hospitais particulares. Todo médico só poderia trabalhar para o governo" O senhor na verdade tem uma raiz socialista. No campo da política possível, o senhor é socialista.

Não socialista, mas social-democrata, o que é diferente, pois não é uma ditadura e admite o pluripartidarismo, além da existência do capital, do mercado, do dinheiro e da propriedade. Mas certas atividades, como saúde, defesa, educação, diplomacia e justiça, não podem ser delegadas ao mercado. Isto seria a situação provisória, até se obter o anarquismo, ao invés da ditadura do proletariado. Inclusive porque, numa sociedade igualitária, não existem classes, logo não há proletariado nem burguesia, nem nobreza, nem clero.

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Partículas adimencionais existem, de fato, no mundo físico? Se sim não seria paradoxal que um conjunto de partículas adimensionais gerem um corpo com dimensões ou estou vendo a questão por um ângulo obtuso?

As partículas subatômicas não são adimensionais. Elas são quantizações do campo da matéria que se distribuem espacialmente em um certo volume. Um elétron, ligado a um núcleo atômico, espalha-se em torno do átomo todo. Fora do átomo ele se reduz a uma dimensão ínfima, mas não nula, podendo se extender a um raio da ordem de sextilhonésimos de metro. Fótons, então, podem ser imensos, da ordem de quilômetros de extensão. Um próton tem um diâmetro de 1,65 fentômetros (quadrilhonésimos de metro). O que acontece é que os átomos, que têm um diâmetro da ordem de 100 picômetros, têm um volume um bilhão de vezes maior do que suas partículas constitutivas, o que leva as pessoas a dizer que eles são, na maior parte, vazios. Não é o caso, pois o volume do átomo é preenchido pelo campo elétrico do núcleo que, mesmo não sendo material, é fisicamente real. Na verdade tudo é campo, pois as próprias partículas são condensações (quantizações) de campo. Isso é o que leva alguns a dizer que a realidade física é fantasmagórica, sendo semelhante a algum tipo de realidade meramente conceitual, ou algo de um tipo espiritual. Nada disso. Os campos são fisicos e reais, possuindo extensão, energia, movimento, massa, carga, rotação, vibração e vários outros atributos. Suas quantizações são a matéria e a radiação. Um corpo material macroscópico é um sistema de partículas e campos que pode ser percebido pelas interações que faz com a radiação (luz, por exemplo) e com outros corpos (contato, por exemplo).

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Na sua vivência social, a forma de você pensar e as coisas que prega nunca lhe atrapalharam? Como lidar com essa "diferença" perante a uma massa social de pensamento tão diferente do seu?

Isto eu tiro de letra com minha ataraxia budista, mesmo sem ser budista. Isto é, não me importo nem um pouco com a opinião dos outros sobre mim. Como sou uma pessoa dinâmica, de iniciativa, trabalhadora, solidária, generosa, prestativa, as pessoas, em geral, gostam de mim, mesmo não concordando com muitas de minhas idéias. Assim acabam me considerando como um "lunático", o que, de certa forma, eu sou mesmo. Além do mais eu respeito as pessoas por seu comportamento ético e não por suas idéias. Tenho muitos amigos religiosos de várias crenças. Mas não sou amigo de ninguém desonesto, aproveitador, malvado, mentiroso ou qualquer coisa desse tipo. Esses eu desprezo e não escondo o desprezo. Contudo nunca deixo de fazer o meu proselitismo cético, ateísta e anarquista. Não só com palavras, mas com atos, por exemplo, fazendo muita coisa de graça para todo mundo. Chego até a pedir dinheiro emprestado para dar para os outros (sem que saibam). Por isso vivo atolado em dívidas e não tenho bem econômico nenhum, só um carro velho e minha biblioteca, que estou organizando para doar ao povo. Meus filhos sabem que não deixarei nada de herança para eles. Mas já os eduquei e isto é o que vale. Algumas pessoas até estranham que eu seja ateu, pois conhecem meu padrão de exigência ética elevada. Ou que eu seja anarquista, pois conhecem meu padrão de exigência produtiva elevada. mas é justamente isto que eu quero mostrar. Que ser ateu e anarquista não significa ser depravado, nem preguiçoso, nem malvado, nem libertino, nem desorganizado, nem irresponsável, nem desleal, nem desonesto, nem sem confiança.

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Onisciência é possível com Livre Arbítrio?Até mais!

Não. Já comentei sobre isto. Se houvesse um ser onisciente ele teria o conhecimento de todos os eventos do universo em todos os lugares e momentos, passados e futuros. Isto invibializa o indeterminismo quântico, que é a base do livre arbítrio. Como esse indeterminismo é constatado, conclui-se que não há ser onisciente nenhum.

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O Universo teve um começo? O que acerca de Alexander Vilenkin, afirmar que qualquer universo em expansão teve um começo absoluto?

Esta concepção de Vilekin é muito plausível. Também entendo como ele, isto é, as observações mostram que este universo está expandindo e esta expansão é observada em qualquer lugar, isto significa, em qualquer momento, pois o que se vê muito longe se vê como era há muito tempo. Então houve um momento em que tudo estava muito junto. Na relatividade geral isto seria a singularidade, de densidade infinita. Mas as suposições da relatividade geral não se aplicam a altas densidades, em que os aspectos quânticos preponderam. Quanticamente a singularidade seria uma bolha, surgida de nada (e não "do nada" pois não havia "o nada"), o universo sendo a superfície dessa bolha. Nessa concepção podem ter surgido outras bolhas e isto pode estar acontecendo, inclusive dentro deste universo. Cada bolha é um universo, no sentido de que é um conjunto de entidades constituintes encapsuladas por um espaço e tempo desconectado do resto. O conceito do conjunto de "tudo" chamariamos de multiverso ou megaverso. Pode ser que o megaverso seja apenas este universo ou não. Não há como saber, pois os universos são desconectos. Cada qual tem o seu espaço, seu tempo e seu conteúdo separadamente. Para todos os efeitos só há este universo e ele teve um começo. Note que esta afirmação não tem nada a ver com o argumento Kalam. Vilenkin mostrou, também, que a expansão é eterna, não havendo a possibilidade de ciclos. Ou seja, cada universo (se houver outros) teve um começo mas não terá um fim. Este é um assunto que está na minha fila para ser estudado, a partir do seu livro"Many Worlds in one".

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Como o Anarquismo, na sua concepção, funcionaria nos dias de hoje? Isso não abriria espaço para revoltas sociais intensas e uma "desordem generalizada"?

Claro que sim. O anarquismo não pode ser estabelecido sem uma preparação das pessoas. O anarquismo é mais uma mudança pessoal do que social. Há que se trabalhar para que isto seja alcançado, mas dentro de algumas centenas de anos. Não tem alternativa. Só que a via para o anarquismo não é o socialismo nem o comunismo e sim o capitalismo pulverizado. Há que acabar, não com os patrões, mas com os empregados, isto é, transformá-los todos em patrões. É assim que se fragmentará a propriedade até que ela possa ser prescindida. O mesmo com o governo. As pessoas têm que tomar para si a iniciativa de fazer o que seria para os governos fazerem, até que não se precise mais de governo nenhum. Isto exige muito mais comprometimento e responsabilidade de cada um diretamente com a coletividade, não delegada a representante político nenhum. Com o dinheiro será assim também. Todo mundo começa a fazer coisas de graça e distribuir para os outros até que não se necessite de dinheiro. Assim é que se atingirá, de modo espontâneo, o anarquismo. O importante é educar a juventude para abrir mão de vantagens, para ser muito trabalhadora sem retorno, para desistir de competir e de vencer e passar a ajudar uns aos outros a construir o mundo. A mudança principal está na mentalidade. Não querer mandar nem obedecer, mas trabalhar de forma consensual, sem preguiça e sem cobiça. Chegaremos lá, mas hoje não dá para ser assim, na totalidade. Mas dá para ser assim, em parte. Você não pode desistir de ganhar dinheiro, senão morrerá de fome. Mas pode desistir de parte do dinheiro e trabalhar parte do seu tempo, ou um tempo adicional, de graça, para empreendimentos comunitários, que venham a diminuir a necessidade de dinheiro. Aos poucos irão surgindo refeitórios comunitários, lavanderias comunitárias, alojamentos comunitários, creches comunitárias, vestuários comunitários, garagens comunitárias, bibliotecas comunitárias, escolas comunitárias, tudo sem envolvimento de dinheiro, só com doações de objetos e de tempo de trabalho das pessoas, sem envolvimento de governo nenhum.

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O que pensa sobre a disseminação e popularidade do curso de Medicina nos dias de hoje?

É lamentável porque a maioria procura ser médico por razões comerciais e não por vocação. Isto leva à formação de empresários da medicina e não de médicos. O médico interessa essencialmente pela saúde das pessoas e não pelo quanto ele ganha com isto. É claro que ele deve ser bem remunerado, mas há exageros gritantes. Para mim, a medicina devia ser como uma carreira militar. O Ministério da Saúde seria um tipo de exército. Não haveriam médicos nem hospitais particulares. Todo médico só poderia trabalhar para o governo (enquanto o anarquismo não vem) e seria designado para servir onde fosse necessário. Todo mundo só teria à disposição o tratamento do SUS, seja rico ou seja pobre (de marré, marré deci). O mesmo se daria com a educação.

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Sou uma pessoa introvertido e isso só tem me trazido problemas. O que recomendaria fazer?

Não é a introversão que lhe traz problema, é a timidez. Um introvertido que não seja tímido não sente problema nenhum em ser introvertido, porque basta a si mesmo e não precisa da aprovação de ninguém. O tímido sofre com a rejeição dos outros, o introvertido não. Não sou um psicólogo clínico. Gosto de psicologia, mas da parte teórica do entendimento do processo cognitivo e não da parte terapêutica e do cuidado com as afecções psíquicas. Vale a pena consultar um psicólogo para que ele (ou ela - prefiro psicólogas do que psicólogos) lhe passe os procedimentos a tomar para vencer a timidez.

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Qual a diferença entre anarquismo e comunismo?

No anarquismo não existe governo, dinheiro nem estado e no comunismo existe, pelo menos na ditadura do proletariado. E o pior: além de ser uma ditadura, só tem um partido. É algo inteiramente castrador e detestável.

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É melhor ser Professor do Curso Básico(Infantil,Ensino Fundamental I e II),Médio ou Universitário?O q pessoalmente vc prefere?

Prefiro o nível superior, mas também gosto do médio. O infantil e o fundamental são desafiantes, mas não têm a minha preferência. A pós-graduação também é interessante, mas acho a graduação mais desafiante.

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Se você pudesse escolher viver em uma época do passado,qual vc gostaria de morar(ou ao menos,conhecer),Prof.?E pq?

A Belle Epoque, na França, entre 1880 e 1910, mais ou menos.

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Por que sua localização está Vicosa, MG, Brazil em vez de Viçosa, MG, Brasil ?

Porque quando entrei para este formspring ele só era em inglês e eu queria mesmo trabalhar de forma internacional. Depois, como as perguntas começaram a ser mais em português mesmo, acabei desistindo do enfoque internacional, mas me esqueci de mudar as informações.

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Qual é sua rotina? Que horas vai dormir e que horas acorda? O que mais gosta de fazer nos finais de semana e nas folgas? Quais são seus principais hobbies?

Acordo às 05:00. Faço a barba, tomo banho, lancho, levo minha filha à universidade e vou para o trabalho às 07:00, no Colégio Anglo, onde sou Vice-Diretor. Fico até às 13:00. Vou para casa almoçar. Se tiver muito serviço no colégio, fico direto e almoço no restaurante do lado. Depois do almoço resolvo problemas em casa ou na rua, como ir ao banco, fazer compras, pagamentos etc. Volto para o Anglo às 16:00 e fico até as 19:00. Então compro pão e leite e vou para casa. Depois do lanche vou ler, ouvir música clássica, estudar, escrever, conversar (mas não fofocar), pintar, arrumar minhas coisas, acessar a internet, namorar e outras coisas. Às quarta feiras apresento meu programa de música clássica na rádio da UFV. Durmo entre 00:00 e 01:00. Nos fins de semana e nas folgas, se não tiver serviço do Anglo para fazer, também leio, escrevo, pinto, canto, conserto coisas da casa, faço arrumações, vejo algum filme, acessso a internet, vou passear, conversar ou estudar (adoro estudar matemática, física, astronomia, cosmologia, geologia, engenharia, informática, biologia, neurologia, evolução, filosofia, história, geografia, religião, pedagogia, música, artes). Esses são meus hobbies. Não gosto de esportes, negócios, direito, economia, administração, finanças, contabilidade, política, badalação. Não vejo televisão, nem os jornais, exceto se for passar um ótimo documentário, filme ou concerto, que minha mulher me conta. Detesto dormir. Gosto muito de boa comida e gosto de saborear um bom vinho, um destilado puro. Mas não gosto de cerveja pilsen. Às vezes tomo uma red ale, uma bock ou uma lager. Também gosto de um bom chá inglês (prefiro o Earl Grey), com creme e torradas com geléias, queijos e patês. Mas a segunda coisa que mais gosto de fazer na vida é pensar. A primeira? Amar.

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Já percebi pelos seus escritos, que o senhor gosta também de estudar sobre religião. Levando em isso em conta, gostaria de saber se o sr tem conhecimento de uma lei judaica q torna obrigatório a alfabetização (judeus da época de Jesus para trás).

Não conheço este dispositivo. Mas sei que os judeus, depois da diáspora, sempre foram zelosos pela educação dos filhos, especialmente para que pudessem ler suas escrituras religiosas. Mas isto não se estendia às mulheres, com raras excessões, como mostra a peça e o filme Yentl da Barbra Streissand. Comunidades islâmicas também alfabetizam os meninos para lerem o Corão. Nesse sentido a existência desses livros sagrados é um fator positivo para a cultura. Pena que o cristianismo medieval não incentivava a leitura da Bíblia pelo povo, mas só pelos religiosos, que a passavam, deturpada, aos fiéis. Por outro lado, mesmo incentivando a leitura, proibiam a leitura de outros livros, que discordassem das palavras das escrituras. Isto é que sempre foi algo péssimo. Só depois do renascimento e da reforma protestante é que o povo começou a ler a Biblia e também outros livros, mas mesmo os protestantes tinham suas proibições. Só o iluminismo começou a permitir a crítica aberta às escrituras sagradas, sem que a pessoa fosse condenada à morte. Mas no islã, até hoje isto pode acontecer, em alguns países, como na Arábia Saudita e no Paquistão.

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Ernesto, conhece o trabalho do Egon Schiele?

Já tinha visto obras dele, sem saber de quem. Agora que você falou, fui examinar e adorei. Fantástico. Coloquei uns links no meu Facebook. Obrigado pela dica. Apreciei demais o seu traço nervoso, a sua temática e o seu enquadramento, ao mesmo tempo sensual e crítico.

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Na sua opinião, qual é o curso "do futuro"?

Engenharia eletrônica muito voltada para a invenção de novos dispositivos e sistemas de automação e controle, envolvendo o desenvolvimento de novos materiais para chips, o que envolve muita física quântica. Computadores, telefones, televisores, satélites, aviões, navios, automóveis, elevadores, eletrodomésticos, instrumental médico, tudo cada vez mais é controlado digitalmente por dispositivos eletrônicos. Mas este profissional terá que ser uma pessoa bem versátil e eclética, que entende de muita coisa, inclusive de administração, psicologia, relações públicas, design, publicidade. Não há mais lugar no mundo para o especialista. É preciso ser especialista e generalista também. Portanto é meter a cara e estudar demais. Muito é pouco.

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Qual a sua rotina? A que horas acorda e dorme? O que faz durante o dia? E nos fins de semanas e folgas?

Acordo às 05:00. Faço a barba, tomo banho, lancho, levo minha filha à universidade e vou para o trabalho às 07:00, no Colégio Anglo, onde sou Vice-Diretor. Fico até às 13:00. Vou para casa almoçar. Se tiver muito serviço no colégio, fico direto e almoço no restaurante do lado. Depois do almoço resolvo problemas em casa ou na rua, como ir ao banco, fazer compras, pagamentos etc. Volto para o Anglo às 16:00 e fico até as 19:00. Então compro pão e leite e vou para casa. Depois do lanche vou ler, ouvir música clássica, estudar, escrever, conversar (mas não fofocar), pintar, arrumar minhas coisas, acessar a internet, namorar e outras coisas. Durmo entre 00:00 e 01:00. Nos fins de semana e nas folgas, se não tiver serviço do Anglo para fazer, também leio, escrevo, pinto, conserto coisas da casa, faço arrumações, vou passear, conversar ou estudar (adoro estudar matemática, física, astronomia, cosmologia, geologia, biologia, neurologia, evolução, filosofia, história, geografia, pedagogia, música, artes). Não gosto de esportes, negócios, direito, economia, administração, finanças, contabilidade, política, badalação. Não vejo televisão, nem os jornais, exceto se for passar um ótimo documentário, filme ou concerto, que minha mulher me conta. Detesto dormir. Gosto muito de boa comida e gosto de saborear um bom vinho, um destilado puro. Mas não gosto de cerveja pilsen. Às vezes tomo uma red ale, uma bock ou uma lager. Também gosto de um bom chá inglês (prefiro o Earl Grey), com creme e torradas com geléias, queijos e patês. Mas a segunda coisa que mais gosto de fazer na vida é pensar. A primeira? Amar.

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Qual é sua rotina? Que horas vai dormir e que horas acorda? O que mais gosta de fazer nos finais de semana e nas folgas? Quais são seus principais hobbies?

Acordo às 05:30, faço barba, tomo banho, lancho, levo minha filha na universidade e vou trabalhar às 07:00 até as 13:00, no Colégio Anglo, como Vice-Diretor. Volto para casa, almoço. Depois do almoço resolvo o que tiver que fazer na rua, em bancos, comprar algo, ou em casa mesmo. Se tiver muito serviço no Anglo, não vou almoçar em casa, para ganhar tempo e fico trabalhando direto. Volto para o Anglo às 16:00 e fico até as 19:00. Então compro o pão e o leite e vou para casa. Lancho e vou ler, estudar, escrever, pintar, escutar música clássica, arrumar minhas coisas, acessar a internet, namorar e tudo o mais. Às quarta feiras apresento meu programa de música clássica na rádio da UFV. Vou dormir entre 00:00 e 01:00. Nos fins de semana, se não tiver serviço do Anglo para fazer em casa, costumo consertar coisas, arrumar a casa e também ler, escrever, ouvir música, acessar a internet, pintar. Também vejo algum filme ou saio para passear. Televisão eu praticamente nunca vejo, nem os jornais. Só se tiver um documentário, um filme ou um concerto interessante, o que fico sabendo pela minha mulher. Meus hobbies são pintar, cantar, ler, conversar (mas não fofocar), escutar música clássica, escrever, estudar (adoro estudar física, cosmologia, astronomia, geologia, matemática, engenharia, filosofia, religião, história, geografia, biologia, neurologia, psicologia, informática). Não gosto de direito, economia, administração, contabilidade, negócios, política, esportes, badalação. Faltou dizer algo que é a segunda coisa que mais gosto de fazer na vida: pensar. A primeira? Amar.

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Professor, ouvi Overture nº 3 "Air" de Bach, é sublime. Pode me indicar outras músicas deste porte?

Se você gosta desse tipo de música, ouça o 2º movimento do concerto para piano nº 21, K 467 de Mozart; O 2º movimento da Sinfonia nº 1, op. 68 de Brahms; o 3º movimento da Sinfonia nº 9, op. 125 de Beethoven; o 2º movimento da Sinfonia nº 8, op. post. de Schubert; o 3º movimento da Sinfonia Manfredo, op.58 de Tchaikovsky. Tem outras do tipo. Depois eu passo.

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Telepatia, 'e possivel?

Até que me demonstrem insofismavelmente, considero que não. Experimentos já realizados não são convincentes, a não ser para quem já esteja predisposto a acreditar. Quem for cético, mas honesto, isto é, capaz de se render a evidências e provas, não se convence. A energia desenvolvida nos processos mentais tem pouca intensidade para gerar alguma onda que transmita a informação do pensamento para longas distâncias. A não ser que se descubra alguma forma diferente de transferência não física de informação. Isto, para mim, não existe, até prova em contrário. Mas prova bem comprovada mesmo. Não é só dizer que, como não se encontrou outra explicação, então é porque trata-se de um fenômeno sobrenatural. Nessas coisas sou pior do que São Tomé. Mesmo vendo, ainda acho que é ilusão. Não acredito na existência de nenhuma realidade não física mesmo. Mas estou disposto a mudar de idéia, se me convencerem, o que não é fácil.

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Vc pessoalmente considera melhor ter cabelo ou ser careca?

O cabelo é necessário para refrescar a cabeça e não prejudicar o funcionamento do cérebro. Para isso é que existe. Ter cabelo é melhor para a saúde mental, portanto. E, na minha opinião, é mais bonito.

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O senhor considera anarquistas como Bakunin e Malatesta "radicais"? Eles tem umas idéias que não dariam certo. É como querer implantar o anarquismo da noite pro dia.

Sim. O problema dos anarquistas do fim do século XIX e começo do século XX era que pretendiam implantar o anarquismo pela via revolucionária, rapidamente, sem a fase da ditadura do proletariado, proposta pelos comunistas, que acabou vencendo, com a ruptura da primeira internacional socialista (anarquista), criando a segunda internacional socialista (marxista). Ambas as propostas não compreenderam que a principal mudança, necessária para a implantação do anarquismo, é mental e individual, em cada pessoa. O anarquismo não pode ser imposto por revolução nenhuma. Não funciona, porque logo os que lideram o movimento passam a exercer um governo, que pode ser tão tirânico quanto o que derrubaram, como ocorreu na Rússia e nos outros países comunistas. Os comunistas têm razão em considerar impossível a passagem direta para o anarquismo mas se enganam em usar a ditadura do proletariado como fase intermediária. A queda dos governos e dos estados, a supressão da propriedade, a extinção do dinheiro, a derrubada das fronteiras, a comunitarização de todas as atividades, a coletivisação da família e todas essas mudanças radicais no modo social de vivência do homem só se darão como consequência de uma mudança psíquica mais profunda, em todas as pessoas, que levará espontaneamente às alterações sociais mecionadas. A mudança é no enfoque das relações interpessoais, que terão que passar de competição para colaboração, de egoísmo para altruísmo, de cobiça e ganância para desprendimento, solidariedade e doação, de querer levar vantagem para querer prestar serviço, Isto é algo que se consegue por meio de educação e exemplo, para que se crie a conscientização desses valores o que levará à queda de tudo o que foi dito atrás de forma natural. Mas tal mudança não se faz em pouco tempo. Requer várias gerações, isto é, algumas centenas de anos. Para se chegar lá, contudo, tem-se que começar logo, com iniciativas pessoais.

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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

@Th_NF O Sr disse "Chauí é comunista, mas é muito competente" Porque não deveria ser?

Expressei-me mal. O que quis dizer é que ela aborda ou outros pontos de vista também. Não acho que comunistas sejam incompetentes por serem comunistas. Eu também sou comunista, mas não marxista. O que eu não gosto em certos comunistas é o seu dogmatismo em não considerar as outras visões. Mais ou menos como certos cristãos que não admitem críticas às opiniões de Jesus.

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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

@Th_NF O Sr sempre indica um livro introdutória a Filosofia, algo como "Introdução a Filosofia" so que não me lembro do nome da autora, poderia cita-lá e fazer um breve resumo do livro?

Trata-se do livro "Convite à Filosofia" da Marilena Chauí, pela Editora Ática. Não é propriamente um livro didático, mas se destina, principalmente, a um estudioso autodidata, iniciante em Filosofia. Aborda noções gerais sobre o que é filosofia e suas partes, como epistemologia, lógica, metafísica, ética, política, estética. Chauí é comunista, mas é muito competente a aborda todas as vertentes com profundo conhecimento. Bom para começar.
Talvez seja interessante ter uma visão direitista também. Neste caso recomendo o livro "Introdução à Filosofia", do Miguel Reale, pela Editora Saraiva.
Há muitos outros. Eu me inciciei na Filosofia com o Manual de Filosofia do Teobaldo Miranda Santos, na década de 60. É tomista, mas dá uma boa base, como também o é o Jolivet.
Outras recomendações de livros introdutórios que conheço e já li, ou, pelo menos, folheei:
Arruda Aranha,
Antônio Tobias,
Antônio Rezende,
Nigel Warburton,
David Papineau,
Joaquim Severino,
Frost Jr.
Stephen Law,
Nicholas Fearn,
Huisman & Vergez,
Angélica Satiro,
Gilberto Cotrin.

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qual é a massa do sol?

Dois oitilhões de toneladas

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"A solução está em melhorar o salário do magistério".Verdade,mas tbm não vamos pôr qualquer zé ninguém para cuidar dos nossos filhos,né?Quer dizer,é comum ver profs.q reclamam de uma mérreca de salário,mas q possuem PÉSSIMA qualificação em suas áreas.

Você não viu que eu disse melhorar salários com uma exigência. Os bons salários têm que ser pagos só para quem demonstrar, em exames de qualificação e em um processo continuado de avaliação de desempenho, que merece o salário. Quem tiver qualificação insuficiente, não entra na nova carreira. Se legalmente possível, o interessante é até que seja demitido. Estou falando de exigência de conteúdo, conhecimento, habilidades, competências, provadas e não apenas títulos fajutos de mestre ou de que seja e tempo de serviço. Isto não significa nada. Por exemplo, as licenciaturas, nas universidades, têm que ser uma COMPLEMENTAÇÃO pedagógica ao bacharelado, isto é, todo licenciado tem que ser, primeiro, bacharel. E a complementação pedagógica tem que ser prá valer e não um fingimento em que alunos que já lecionam são aprovados automaticamente em didática especial. Fui professor de didática especial de Física e não dei colher de chá. Além disso, a progressão na carreira não pode se dar automaticamente quando se obtém o título de mestre ou doutor, mas isto ser uma exigência paralela à de passar no exame de qualificação. Também há que se ter uma comprovação de desempenho, atestada pelo volume do trabalho e por uma avaliação feita por alunos, por pais e pelos egressos das escolas. Algo bem exigente e rigoroso. Isto é que eu tenho defendido em todas as comissões de carreira docente de que participei na administração da UFV e no Sindicato dos Professores da UFV, tendo sido sempre voto vencido em razão do corporativismo malsão que vigora na categoria dos professores. O mais importante não é a carreira, mas o resultado do trabalho do magistério, que é a formação dos alunos. Também não se pode ser condescendente com eles e aprovar incompetentes e ignorantes. É preciso ser exigente em sala de aula e ministrar um ensino forte e puxado. Senão vamos sempre formar uma plêiade de burros e ignorantes que só vai levar o Brasil para o brejo.

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Pq a profissão de Professor é tão execrada no Brasil?Digo,se um jovem anuncia q quer ser professor(qualquer área q seja),é totalmente desacreditado pela família.Pq há essa desvalorização no país atual(tanto no Ensino Básico quanto Médio e Universitário)?

Porque não enriquece. Só por isso. Todo mundo sabe da importância e do valor do magistério, mas ninguém está a fim de se sacrificar financeiramente pelo bem dos outros. É uma questão de egoísmo. As pessoas querem o sucesso financeiro e não a realização pessoal, se for na pobreza. Isto é terrível. Em minha juventude, os melhores alunos das turmas iam ser professores. Os não tão bons iam ser médicos, engenheiros, advogados ou empresários. Mas há 45 anos atrás os professores do Ensino Médio ganhavam tanto quanto um médico, engenheiro ou advogado. Assim as famílias se orgulhavam de ter um filho professor, tanto quanto de ter um médico, engenheiro, advogado ou padre. Padre e professor, hoje, estão em baixa cotação prestigial (Se bem que padre até pode ganhar bem, ainda mais se for pastor). A solução está em melhorar o salário do magistério, mas isto tem que ser acoplado a um modo de se exigir competência e dedicação. Digo melhorar bem. Algo como todo professor trabalhar em dedicação exclusiva em cada colégio é ter uma carga horária de 20 aulas por semana, as 20 restantes ficarem para preparação de aula e correção de trabalhos na escola, em que cada um teria um gabinete com computador e internet à disposição, ganhando um salário de uns cinco a dez mil reais por mês, no nível médio. E tem mais: não deviam haver escolas particulares. Todas teriam que ser públicas, sem exceção. Assim o magistério voltaria a ter prestígio e ser desejado pelas melhores cabeças, incentivadas por suas famílias e invejadas pelos colegas de turma. Enquanto isto não ocorre, quem quiser ser professor, disponha-se a enfrentar a oposição da família e as chacotas da turma, com a convicção de que eles é que estão errados.

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Le gusta ser profesor?

Muito. Não queria ser outra coisa na vida. Como professor eu também posso ser cientista, escritor, filósofo, músico, pintor, poeta, pedagogo, administrador, cantor, compositor, programador, conferencista e um estudioso de tudo o que me der vontade. Mas sempre sendo, primordialmente, professor. É uma profissão maravilhosa pela satisfação que dá em ser uma pessoa que forma as novas gerações para construirem um mundo melhor, para serem realizadas e felizes, para serem pessoas integras, inteligentes, cultas, capazes, sábias, generosas, altruístas, em suma, virtuosas em todos os sentidos. Esta incumbència, de certa forma, supera até a de ser pai, pois o pai é o elo biológico da cadeia da vida na natureza e o professor é o elo da cadeia da cultura, da civilização, do saber, da sabedoria. Sem esse elo seria preciso começar tudo de novo a cada geração. Abrir a mente das crianças e dos jovens para a maravilha do mundo e da vida, para que sejam guardiães desse bem incomparável que é o legado cultural e científico da humanidade. Para que possam ser críticos e, assim, atuantes na transformação da sociedade e das pessoas. Disseminar os valores do livre pensamento, do humanismo secular, do ceticismo, do comunitarismo, do culto à verdade, ao conhecimento, à beleza e, principalmente, à disseminação do bem e à erradicação do mal. Só um professor é capaz dessa proeza toda. É como se fosse um sacerdote, mas um sacerdote sem dogmas, sem liturgias, sem constrangimentos, sem intolerâncias. Um sacerdote da liberdade, do esclarecimento e da razão.

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Por que COBREIRO só se cura BENZENDO ?

Não me consta que seja assim. O cobreiro é a Herpes-zóster, virose do sistema nervoso, que aflora quando a imunidade está baixa, pois sempre está presente. Ele tem um ciclo e acaba naturalmente, mas é muito incômodo. Há medicamentos para alívio dos sintomas. A benzedura pode ter eficácia se a pessoa confia no seu resultado, o que eleva o sistema imunológico.

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@Th_NF Em que o Sr Concorda e discorda do Humanismo Secular?

Concordo plenamente, pois sou um humanista secular. Considero que o sobrenatural não existe e nenhum dogma possa prevalecer, seja ele religioso, político ou o que for. Só a razão, auscultados os sentimentos, deve decidir a conduta pessoal e social. Advogo uma ética inteiramente humana, mas exigente em só permitir ações que sejam benéficas ao maior número de seres.

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[cont] humilde para jamais transmitir esse caráter. Eu penso que é pelo fato de eu ter somente 18 anos vividos e ele 33. Talvez se eu tivesse mais, ele não se prendesse a isto. Diga o que acha sobre isso. Obrigado pela oportunidade. Um abraço, Professor.

Não considero a humildade uma virtude, por ser uma forma de diminuição pessoal. A virtude está na modéstia assertiva. O que é isto? É conhecer-se a si mesmo, suas qualidades e seus defeitos, aceitar-se como se é, esforçar-se para melhorar as qualidades e corrigir os defeitos, mas não fingir que não se é o que se é. Sem ostentação nem pernosticismo. Com franqueza, serenidade e firmeza. Acho que, se você é uma pessoa inteligente, pensadora, reflexiva, instruída, culta e de sensibilidade ética e estética, não deve fingir não ser assim e sim se afirmar como tal. Mas não pode esnobar e nem se tornar um chato. Franqueza com cortesia. Isto é assertividade. Se você é assim, cultive isto, pois é muito bom. Não se preocupe com a pouca idade. Nem sempre os mais velhos são mais sábios. Mas não se julge sempre o mais sábio. Ouça as outras opiniões e reflita sobre elas. Se concluir que são corretas, mude a sua. Caso contrário, afirme-se.

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teoria da relatividade

Isto é um assunto muito extenso para uma simples resposta. Primeiro porque há duas: a geral e a restrita. Vou redigir um artigo e colocar no meu blog. Uma coisa é certa: as teorias da relatividade de Einstein são físicas e não filosóficas. Absolutamente não dizem que tudo é relativo. O que elas procuram, justamente, é o que não é relativo, ou seja, os invariantes. E que as equações sejam escritas de forma independente do referencial. Para isto fazem uso dos tensores ou das formas diferenciais, que se prestam admiravelmente para tal. Daí não serem tão facilmente assimiláveis. Mas dá para traduzir e no meu livro "Física para Filósofos" há dois capítulos sobre elas. Aguarde.

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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gosta de Iodelei/Yodel/Jodler?

Sim, gosto muito desse tipo de música folclórica da Áustria e da Suiça, que também é muito cantada nos Estados Unidos. Veja isto:
http://www.youtube.com/watch?v=oeGDNKOUiIk&NR=1 ;
http://www.youtube.com/watch?v=aqYxdBTlIUA&NR=1 ;
http://www.youtube.com/watch?v=bcg3Y1xcldA .

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Já esteve fora do Brasil? Onde?

Não, nunca estive. Não tenho dinheiro e não fiz pós-graduação fora.

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Que países vc gostaria de visitar,Professor?

França, Itália, Inglaterra, Áustria, Rússia, Alemanha, Espanha...

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Quais musicas classicas indica para alguem que quer comecar a apreciar o genero?

Comece com Tchaikowsky, Rachmaninoff, Strauss, Beethoven, Mozart. Procure as músicas ligeiras: aberturas, danças, concertos, poemas sinfônicos. A seguir, Vivaldi, Bach, Haydn, Chopin, LIzst, Debussy. Depois vá para as sinfonias, sonatas. Assim vai acostumando, até pegar Brahms, Dvorak, Wagner, os quartetos de cordas e assim por diante.

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Dizem que sou uma pessoa voltada para a área 'humanas', só que eu tenho aptidão e facilidade com matemática e física. Um dia me disseram que isso não leva a nada, mas em que influiria no meu viver? (filosoficamente respondendo). - Rodrigo Moreira.

Claro que leva e a muita coisa. Uma pessoa que tem um bom trânsito tanto na área das ciências humanas e artes quanto nas ciências exatas é um privilegiado por ter uma compreensão muito mais ampla da realidade do mundo, do que se fosse restrito apenas a uma delas. Se também tiver facilidade em ciências biológicas, melhor ainda. Trata-se de um polímata, a pessoa que entende de muitos assuntos. Isto é ótimo, não importa em que a pessoa vá atuar profissionalmente. No seu caso e sugiro que se dedique profissionalmente às exatas, sendo um engenheiro, físico, matemático ou algo semelhante e se dedique diletantemente às humanidades, como filósofo, escritor, músico, artista plástico ou outra coisa. Isto te dará um grande sentimento de realização pessoal, possibilitando que você seja uma pessoa muito feliz e realizada, desde que não se preocupe com o sucesso financeiro, que, de fato, é ilusório. O importante é a satisfação em se estar vivendo a vida plenamente, com a consciência de que sua atuação no mundo é motivo para que o mundo se torne melhor e muitas pessoas sejam felizes porque você existe. Se você se tornar um físico ou astrônomo, por exemplo, poderá ser um pesquisador ou professor universitário, além de poder também ser um filósofo, pois são as áreas mais filosóficas da ciência e, até mesmo, ser um poeta, um compositor e outras coisas interessantíssimas. Acho que ser advogado, médico, engenheiro, empresário, executivo e coisas assim é um modo muito chato de se levar a vida, a não ser que se seja um inventor de coisas novas, como pesquisador da cura de doenças. Na área jurídica ou econômica, não vejo muita possibilidade de ser criativo. O importante é, justamente, ser criativo, inventar o que não existe, ser diferente. Quem sabe ser um conferencista, um repórter explorador da National Geografic, ou até um capitão de navio ou astronauta. Não se deixe seduzir pela mediocridade. Sonhe alto. Viver a vida é importante. Dinheiro não.

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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Obrigado, professor. Tenho uns esboços de artigos de geografia que deixei de lado por não estarem bons. Conclui-los, independentemente da qualidade, seria também um passo para o aprimoramento?

Sim. Um grande problema é ser exigente demais com a qualidade e, com isso, não parir as obras concebidas. Eu mesmo tenho esta tendência, mas me policio para não ficar estéril. Faça o melhor que puder e dê à luz sua obra. Depois você pode revê-la em novas edições.

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Você faria uma tatuagem,prof.?

Não. Mesmo que aprecie algumas, não gostaria de tê-las. Primeiro porque acho mais bonita a pele limpa. Segundo porque tatuagens são definitivas e eu sou uma pessoa que não garanto que permanecerei sempre com o mesmo gosto e admirando as mesmas coisas. À medida que vou vivendo e interagindo com o mundo e outras pessoas, revejo meus pontos de vista. Sempre acho que estou com a razão e, no momento que não achar, mudo o modo de pensar e passo a estar de novo. Mas aí já é outra coisa e a tatuagem fica estática.

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Qual a sua opinião a respeito do aborto? Contra, a favor, por quê?

Acabei de responder

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Professor, o senhor é a favor ou contra o aborto (e também à proposta de ampliação da lei do aborto) ?

Acho que fazer um aborto deve ser a coisa mais triste que pode acontecer a uma mulher. É preciso que a sociedade acolha crianças indesejadas de modo a permitir que toda gravidez seja completada. Numa sociedade anarquista isto não seria problema nenhum, pois toda criança é filha de todo adulto, não existindo famílias. E o amor seria livre e compartilhado entre todas as pessoas.
Na estrutura atual da sociedade há situações em que levar avante uma gravidez pode ser pior. Então admito o aborto, desde que feito bem no início da gestação. Há que se estudar até quando e isto depende de se entender quando é que o feto se torna uma pessoa em virtude de seu desenvolvimento neurológico. É preferível aceitar-se legalmente esta possibilidade do que existir uma indústria clandestina de abortos extremamente perigosos para a vida das mulheres que o fazem.
Imputo esta problemática, isto é, haver casos em que alguma mulher seja colocada na situação de preferir o aborto, ao comportamento irresponsável de homens que satisfazem seu desejo sexual sem pensar nas consequências de seu ato. Para mim, gerar uma pessoa é algo de extrema responsabilidade, que não pode ser tratado levianamente como se fosse beber uma cerveja. Todo homem que se relacione sexualmente com uma mulher, em que circunstância for, tem que estar ciente de que daquela relação pode nascer uma criança e que esta criança é uma responsabilidade dele para o resto da vida. A lei precisa ser muito rigorosa nesse sentido, especialmente hoje, em que o exame de paternidade é praticamente determinante, sem erro. Isto fará com que os cuidados para que se evite uma gravidez indesejada sejam redobrados, o que também contribuirá para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a SIDA. Por outro lado, o estado teria que ter uma política de apoio a gestantes com gravidez indesejada, para permitir que ela seja levada a termo e a criança já adotada, ao nascer, por alguma família.
Em último caso, o aborto, desde que nos primórdios da gestação. Note que minha opinião não tem nenhuma relação com qualquer preceito religioso, mas apenas com o respeito pela vida, que é um privilégio preciosíssimo por sua extrema raridade no Universo.

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Qual sua formação?

Sou licenciado em Matemática e mestre em Física, na área de Cosmologia. Completei as disciplinas do bacharelado em Matemática, mas não apostilei o diploma, por faltarem as de informática, que não fiz para fazer o mestrado. Autodidaticamente sempre estudei Filosofia, Informática e Música. Também gosto de Biologia e História, que estudo sem compromisso. Tenho a intenção de fazer o bacharelado formal em Filosofia.

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O sr. me dá medo! :S

Medo? Mas por quê? Não sou nenhum bicho papão, pelo contrário. Todo mundo que me conhece pessoalmente pode atestar que sou uma pessoal extremamente afável, solícita, cordial e amistosa.

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Qual é a idade do Sol? Qual é a idade da Terra?

O Sol se formou a 4,57 bilhões de anos e a Terra a 4,54 bilhões de anos, apenas 30 milhões de anos depois do Sol, como os outros planetas.

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"Ñ acho q o chinês vá suplantar o inglês,pois este é +difundido ñ em número, mas em abrangência geográfica dos falantes."Sem falar q é MUITO + fácil/acessível q chinês,já q inglês é uma língua gramaticamente simples, enquanto Mandarim ñ é pra qualquer um.

Sem dúvida! Outro fator para que o chinês, seja mandarim, cantonês ou sichuanês, não se difundam aprecialvelmente fora da China.

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O que o senhor acha de estudar ouvindo música erudita?

Excelente! Sempre faço assim, desde que era rapaz. Ouço de 3 a 4 horas de música clássica por dia, nos dias de semana. Nos fins de semana, ouço umas 10 horas por dia. Muito bom para estimular o cérebro. Mas tem que ser suave. Algumas vezes, porém, gosto de "escutar" música clássica, prestando muita atenção e não fazendo mais nada, ficando até de olhos fechados, a não ser quando estou assistindo a um vídeo. É uma delícia.

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domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quais foram as teses e TCCs defendidos pelo senhor ?

Em minha graduação em matemática, no ano de 1971, não era exigido trabalho de conclusão de curso. Ao longo do curso, contudo, eu elaborei duas monografias: Cardinais Transfinitos e Geometria de Lobatchewsky. No mestrado, ao longo do curso elaborei uma monografia sobre Campos de Calibre (Gauge) e outra sobre Buracos Negros. Minha tese de mestrado foi sobre Fótons não Lineares acoplados à Gravitação. No Bacharelado em Física da UFV, orientei cinco trabalhos de conclusão de curso: Medidas de distâncias astronômicas e cosmológicas; Equações de Maxwell em espaços com torção, Termodinâmica na Relatividade Geral, Solução cosmológica para Fótons não lineares e Dinâmica da Geometria em espaços com torção. Com meu envolvimento em atividades administrativas da Universidade (Coordenação do Curso de Física, Chefia do Departamento de Física, Coordenação do Vestibular, Pró-Reitoria de Graduação, Assessoria Especial do Reitor e Chefia de Gabinete do Reitor), acabei deixando de lado minhas atividades de pesquisa e orientação, mas não deixei as aulas do bacharelado.

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Ajuda no meu dever?Viajo à China e sei q o valor máximo a ser gasto fora do Brasil é 800R$(+ a passagem,2200R$).Qual o valor total gasto em Yuans,se cada U$ em relação ao R$ é de R$1,6 e cada U$ em relação ao Yuan é de 103,88Yuans.Cheguei em 194775 Yuans.

Como 1,6 reais valem 103,88 yuans, cada real valerá 103,88/1,6 = 64,925 yuans. Assim 800 reais valerão 51.940 yuans e 2.200 reais valerão 142.835 yuans, num total de 194.775 yuans, como você colocou. Em sua resposta, diga tudo isto, descriminadamente. Não dê a resposta seca. Mostre as contas feitas também. Todo problema a ser resolvido deve ser feito de modo comentado.

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Qual a sua refutação para o Argumento Cosmológico?

Já refutei este argumento muitas vezes em meus blogs e em comunidades de discussão no orkut. Visite www. ruckert.pro.br e www.wolfedler,blogspot.com e coloque "argumento cosmológico" na caixa de busca que serão elencadas minhas postagens a respeito.
Já escreví muita coisa a respeito disto. Veja, por exemplo:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3945 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3920 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3821 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=2894 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4048 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4009 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4219 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=2914 .
Também participei de debates no orkut sobre o tema:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=102514309&tid=5477802754424329834&na=1&nst=1 ;
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=341467&tid=5330550560386409943&kw=ateista .

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Qual a sua refutação para o Argumento Cosmológico?

Já refutei este argumento muitas vezes em meus blogs e em comunidades de discussão no orkut. Visite www. ruckert.pro.br e www.wolfedler,blogspot.com e coloque "argumento cosmológico" na caixa de busca que serão elencadas minhas postagens a respeito.
Já escreví muita coisa a respeito disto. Veja, por exemplo:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3945 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3920 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3821 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=2894 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4048 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4009 ;
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=2914 .
Também participei de debates no orkut sobre o tema:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=102514309&tid=5477802754424329834&na=1&nst=1 ;
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=341467&tid=5330550560386409943&kw=ateista .

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http://www.universetoday.com/79750/penrose-wmap-shows-evidence-of-%E2%80%98activity%E2%80%99-before-big-bang o que você acha dessa teoria do Penrose, professor?

Muito interessante. Pode ser que seja isto de fato, mas, por enquanto, não é a explicação padrão aceita pela comunidade. Essas propostas alternativas são muito importantes, como a cosmologia das branas, para levantar discussões e levar vários grupos de pesquisa a enveredar por elas para confirmá-las ou falseá-las. Se isto for confirmado, mas pode demorar anos de pesquisas, então ocorreria um corte epistamológico e esta concepção, que já vem sendo estudada, passaria a ser a padrão. Meu orientador de tese de Mestrado, Mário Novello, inclusive, é um dos defensores da hipótese de Universos Cíclicos. Vamos ver no que vai dar. Por enquanto o que se tem de assentado é que o Big Bang foi a origem do Universo, incluindo seu conteúdo, o espaço e o tempo. Outra coisa que Penrose descarta é a existência da inflação cósmica. Há que se averiguar também. O bonito da ciência é justamente não ter respostas definitivas e as explicações irem sendo construidas à medida que novas informações se tornam disponíveis, como esta do satélite WMAP.

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O que responder quando alunos lhe perguntam "Para q usarei isso ou daquilo dessa matéria(matemática,física,química,geografia,história,que seja)na minha vida?" ?

Quem pergunta isto tem uma visão completamente antolhada da vida. Só pensa na utilidade prática imediata de seus saberes. É um verdadeiro bitolado. É preciso entender que o que se aprende na Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio) é um corpo de conhecimentos e habilidades para a vida como um todo e não para o exercício específico de nenhuma profissão. No Ensino Médio Regular Geral, que não é profissionalizante, mas preparatório para os Estudos Superiories, isto é mais nítido ainda. Toda pessoa, seja o que for fazer na vida, tem que ter conhecimentos de tudo o que é visto na Educação Básica, senão será uma pessoa ignorante e incapaz de compreender o mundo natural e social em que está inserida. Além disso, o estudo e a aprendizagem desses conteúdos, não apenas passa conhecimentos e habilidades, como também promove o necessário aprimoramento da sensibilidade, da vontade e, principalmente, da inteligência, para dar à pessoa a competência requerida para a vida adulta, seja em que atividade for. Matemática, Física, Química, Biologia, Desenho, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Português, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Artes, Música, com todos os conteúdos e, friso de novo, habilidades desenvolvidas, constituem o cabedal mínimo exigido para que a pessoa não seja ignorante em sua atuação pessoal, social e profissional, como um portador de diploma de nível superior. É preciso deixar de lado esse pragmatismo idiota e entender que a inserção da pessoa na sociedade requer um traquejo cultural, humanístico, artístico e científico que só o conjunto dessas disciplinas pode dar. É inconcebível um engenheiro que não entenda de história, geografia e artes, um médico que não entenda de matemática, filosofia e sociologia ou um advogado que não entenda de física, química e biologia no nível em que são ensinados no segundo grau, que é elementar. Uma pessoa assim não é capaz de fazer juízos embasados sobre as questões que se apresentam à consideração de qualquer um a todo momento, sobre o mundo, a natureza e a sociedade. Tudo isso tem muita, mas muita mesmo, aplicação na vida da pessoa. Desprezar esse conhecimento todo é atestar o desejo de ser um ignorante e despreparado. Quem tem nível superior é, queira ou não queira, um intelectual e, como tal, tem que dominar vastos conhecimentos em muitas áreas, mesmo que só se aprofunde naquela a que se dedica. Mas conhecimentos do nível médio não são nada aprofundados.

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Escrevi um texto sobre Relativismo Cultural http://www.formspring.me/priscillabagli/q/156895958779594753. Gostaria de saber sua opinião sobre o tema.

Concordo plenamente com você, Priscila. Tenho muita restrição a essa concepção de relativismo, tanto cultural quanto moral. Acho que as características culturais dos povos e nações devem ser preservadas e cultivadas. Mas nunca se elas forem nocivas à coletividade, ou mesmo a minorias. Dizer que o certo é o que é aceito pela maioria está totalmente errado. Costumes, como a ablação do clítoris, a lapidação de adúlteras (mas não de adúlteros), a matança de bebês doentes ou do sexo feminino, a farra do boi, as touradas e até a circuncisão dos judeus, para mim, são tradições abomináveis que têm que ser extintas mesmo, contrarie-se ou não a cultura dos povos. Outras há, em nossa própria sociedade, que não têm a mínima razão de ser, como a monogamia. A moral reflete os costumes de certo estrato social em alguma época e lugar, mas não se pode esquecer que a moral deve ser balizada pela ética que é a disciplina filosófica que investiga os conceitos de bem, mal, certo, errado, justo, injusto, bom, mau e assim por diante. Tais conceito têm uma aplicação universal dentro da humanidade, independente do estrato social, da época ou do lugar. Matar e roubar é errado para toda pessoa, onde e quando se encontrar. E assim por diante. A moral precisa se adequar aos parâmetros éticos. O que acontece é que, geralmente, a moral é estabelecida pelos grupos dominantes no seu interesse e mesmo, dentro dos estratos inferiores da sociedade, a moral serve aos interesses daqueles que têm dominância interna no grupo. É isto que precisa ser revisto pela sociedade como um todo, por iniciativa de quem percebe a perversidade desses critérios. Aí entram os filósofos, juristas, sociólogos e os pensadores em geral.

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Perguntei se o sr seria anarquista ou anarquico porque existe uma diferença enorme nesse caso, e estranhei o sr se dizer anarquista e aconselhar o rapaz que esta querendo explodir o congresso a votar direitinho, anarquista vota?

Anarquista vota sim! Porque, por enquanto, não estamos vivendo o anarquismo e ninguém pode se omitir em procurar melhorar o mundo no que estiver a seu alcance. E como o anarquismo ainda demora centenas de anos para chegar... O anarquismo se caracteriza pela ausência de governo, de estado, de fronteiras, de dinheiro, de propriedade, de leis, de prisões, de forças armadas, de judiciário, de legislativo, de executivo. É um sistema baseado no comunitarismo, na solidariedade, na cooperação, na responsabilidade, na honestidade, na dedicação, na operosidade, na confiança, na lealdade, no desprendimento, na ausência total de preguiça e de cobiça, de ganância, de mentira. Em suma, não é uma situação que se possa obter agora nem em pouco tempo, pois requer a conscientização, pela educação da humanidade toda, pois não é concebível haver alguma nação anarquista e outras não. Tem que ser o mundo todo ao mesmo tempo. Esta é a tendência natural da humanidade para daqui a alguns milhares da anos. Mas, por um esforço consciente, podemos abreviar isto para algumas centenas de anos. Como? Dedicando-se, cada um, a trabalhar parte do seu tempo de graça para o bem de comunidade. Realizando por conta das próprias pessoas, obras que seriam da alçada do poder público, sem consultá-lo. Criando hortas, creches, locais comunitários de lazer, sem envolvimento dos governos municipal, estadual ou federal. Sem fundação de ongs, fundações e nada que seja institucionalizado. E, principalmente, sem envolvimento de dinheiro em absolutamente nada. Tudo feito de graça, sem pagar e sem cobrar nada de ninguém. Este é o espírito. Sem propriedade de nada, Tudo de ninguém e de todo mundo. Pode ser que espertalhões se aproveitem disso. Mesmo assim há que se insistir sempre, com todos os percalços, por séculos a fio. O anarquismo não pode ser imposto. Tem que surgir espontaneamente do desejo do povo. O governo e o dinheiro irão desaparecer não por decreto, mas por absoluta falta de necessidade. Mais ou menos como aconteceu com a mudança para o Real. Primeiro se criou a URV, e com o seu uso, o cruzeiro real perdeu significância até que foi substituído pelo Real, em 1994. Só que, no caso anarquista, não haveria URV nenhuma. As pessoas cada vez mais fariam tudo de graça, sem ter nem coisa alguma em troca, mas, em compensação, teriam tudo o que quisessem também de graça.

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Então,o suposto "politicamente incorreto" de tais obras culturais pode ser inclusive compensado por seus valores estéticos e clássicos ?

Claro que sim. É preciso conhecer o legado cultural, mesmo que ele traga inconveniências de alguma ordem. É como a Bíblia, cujo conhecimento se deve ter, por toda a influência que ela teve na humanidade, da mesma forma que o Corão e outras ditas "Escrituras Sagradas", apesar das imensas contradições e preceitos equivocados e anti-éticos que elas contem e das inverdades que proclamam. As crianças têm que saber distinguir o valor histórico e estético da mensagem moral e isto os professores precisam passar.

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O senhor é anarquista ou anarquico?

Sou anarquista, no sentido de que propugno por uma sociedade ácrata, sem governo, sem estado, sem fronteiras, sem dinheiro, sem propriedade, libertária, comunitarista, humanista, tolerante, harmônica, justa, ordeira, produtiva, próspera, aprazível e feliz. Mas não sou anárquico, no sentido que sou a favor da ordem, da disciplina, da diligência, do trabalho, do esforço, da colaboração, da solidariedade, da concórdia, da abnegação, da probidade. Sou contra a preguiça, a cobiça, o egoísmo, a ganância, a pusilanimidade, a procastinação, a mentira, a esperteza velhaca e todas as formas de se tirar proveito indevido do outro. O anarquismo não admite nenhum comportamento desleal ou prejudicial à comunidade.

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Qual é o "idioma do futuro"? Chinês?

Não acho que o chinês vá suplantar o inglês, pois este é mais difundido não em número, mas em abrangência geográfica dos falantes. Além do mais, é o idioma com mais títulos de livros e artigos de revistas, especialmente técnicos, publicados. É o idioma dos congressos e das universidades. Cientistas e empresários, mesmo chineses, de diferentes procedências, conversam em inglês. O que vai acontecer, para mim, é que o inglês se tornará a segunda língua de forma universal e, com a melhoria do nível educacional no mundo, todos falarão inglês também. No Brasil, infelizmente, as escolas, mesmo particulares, da educação básica (fundamental e média) não dão a atenção merecida ao inglês. Seria preciso que todo aluno saísse do Ensino Fundamental (9º ano, antiga 8ª série) lendo, escrevendo, falando e entendendo inglês fluentemente. O pior é que nem os professores (em alguns casos, mesmo os de inglês) sabem. Isto é inconcebível e tem que ser colocado como meta de alta prioridade pelo Ministério da Educação. Isto não é abdicar da cultura e da soberania nacionais. É colocar o país em pé de igualdade com o resto do mundo em nível educacional, tecnológico e cultural.

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"Ex nihilo nihil fit," - "Do nada, nada vem". O que o sr. acha desse princípio metafísico?

Se você entender que nada seja algo, isto é, uma entidade sem conteúdo, então é correto que dela nada pode provir. Mas este não é o correto conceito de nada. Nada não é entidade nenhuma, isto é, trata-se da ausência completa de qualquer coisa: conteúdo substancial, espaço vazio, passagem de tempo, leis da natureza, mentes, consciências, espíritos, deuses, o que for. Então, dizer que algo "surgiu DE nada" (e não "surgiu DO nada") significa que surgiu sem ter do que ser proveniente. Ora, se o Universo, que é o conjunto de tudo, teve um surgimento, certamente que não pode provir de coisa alguma, pois se assim o fora, isto não seria o seu surgimento, mas apenas uma transformação, pois ele já existia. É claro, portanto, que o surgimento do Universo teve que se dar sem que fosse proveniente de coisa alguma, e, pois, "de nada". Portanto, se o princípio metafísico mencionado significa que nada pode surgir sem ter do que for proveniente, ele é inteiramente falso.

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Como é um grande amor?

Um problema sério nos relacionamentos amorosos, que leva a seu rompimento, é a pretensão das pessoas de controlar e possuir a vida das outras. O verdadeiro amor deixa o amado completa e inteiramente livre, sem amarras nenhuma. Só assim ele pode se realizar em plenitude, pois nada exige, nem exclusividade. Cada um é uma pessoa completa e autosuficiente, que não depende de ninguém para nada, mas quer amar e ser amada para fruir o prazer do amor e a felicidade da companhia, do encontro, das afinidades e de tudo o que o amor é capaz de suprir, sem cobranças, sem exigências, sem controles, sem expectativas, sem ciúmes. Com admiração, respeito, honestidade, ternura, cuidado, carinho, sensualidade, amizade, afinidade. Com responsabilidade e compromisso, mas isto não significa exclusividade. Leve como a brisa, mesmo que intenso como um vulcão. Mas um grande, intenso e apaixonado amor não exclui a possibilidade de ser compartilhado com outros grandes, intensos e apaixonados amores. De ambas as partes.

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