sexta-feira, 6 de julho de 2012

A descoberta do bóson de Higgs desestabiliza ou deixa com menos crédito teorias como as das Supercordas e M?

Não. A teoria das supercordas não exclui a existência do bóson de Higgs. Só o interpreta, como a todas as partículas, como um anel de corda vibrante nas 10 dimensões do espaço e 1 do tempo.

o senhor é anarquista?

Sim. Anarco-comunista. Mas não revolucionário. Penso que o anarquismo tem que ser atingido espontaneamente. Mas isso demora séculos. De qualquer modo há que se esforçar nesse sentido, trabalhando parte do tempo de graça para o bem comunitário, procurando fazer o máximo de coisar de modo coletivizado. Prescindindo dos governos para resolver os problemas. Coisas assim. E divulgando os ideais anarquistas de modo convincente junto à juventude.

Prof. P/ quem não tem o hábito de ler livros, que tipo de leitura você recomenda para desenvolver esse hábito? Eu por exemplo não tenho, mas gostaria, e principalmente para ler livros de filosofia. Você acha que seria uma leitura muito pesada pra início?

Para acostumar a ler você pode ir lendo revista seleções, ou livros de literatura leve, como romances policiais. Até livros do Paulo Coelho ou do Jô Soares. Comece lendo só uma hora por dia na primeira semana, uma e meia na segunda e duas na terceira. Se ainda der tempo, vá aumentando. Tiro esse tempo do tempo em que assiste televisão. Aí você vai ler livros sobre filosofia e, só depois os livros dos próprios filósofos.

Você acha que as pessoas preferem o comum, por ele ser mais cômodo?

Os medíocres, sim. A comodidade, como a paz, a segurança, a estabilidade, o conforto são desejáveis, mas não prioritariamente. Acima disso está o bem, a justiça, o amor, a verdade. Por esses valores vale sacrificar a paz, o conforto, a segurança, a estabilidade. Senão a vida não vale a pena, não se vive, apenas se sobrevive. Tudo o que é comum e fácil, mas não tem valor. O que é incomum, único, magnífico, sublime, esse é difícil. Mas é ele que nos dá a satisfação da conquista e, assim, se torna muito mais valioso. Quem se deixa derrotar pela preguiça não vale ser chamado de humano.

De onde vem a sua vontade de viver?

Do desejo de seguir meu ideal. De levar a todo mundo a luz do conhecimento. De levantar os véus da ignorância, do preconceito, da intolerância. De levar a brisa fresca do livre pensamento onde o odor fétido do dogmatismo empesteia o ambiente. De divulgar minhas propostas anarquistas. De difundir minhas concepções ateístas. De mostrar o valor do ceticismo. E também de difundir o amor pela arte, pela ciência, pela filosofia, pela educação. De formar o bom caráter na juventude, cultivando o altruísmo, o humanismo secular, a retidão, a nobreza de intenções e de ações. Em suma, o desejo de deixar o mundo melhor porque eu existi. Entrementes apreciar a beleza e cultivar o amor.

Por que a velocidade de escape da terra é 11,2 km/s se a gravidade aqui é 9,8 m/s ?

O campo gravitacional é de 9,8m/s² (e não 9.8m/s) na superfície da Terra. Ele varia com a altitude e vai decaindo com o inverso do quadrado da distância ao centro da Terra. Se você lançar um corpo para cima, a gravidade o desacelera até que ele pare e volte a cair. Mas se a velocidade de lançamento for suficientemente grande, mesmo com a sua diminuição com a altura, ele ainda terá alguma velocidade quando sair do alcance do campo gravitacional terrestre e não voltará mais. A velocidade de escape é a mínima velocidade que permite isso. Para calculá-la considere que a energia mecânica fique constante durante o movimento, de modo que o que se perde em energia cinética se ganha em potencial. Como a potencial é negativa e aumenta com a altura, no momento em que se escapar da gravidade, ela é nula, que é o seu valor máximo. Nesse ponto, o corpo que escapa tem que, pelo menos, ter perdido toda a velocidade. Isto significa que a Energia Mecânica de um corpo que escapa é, no mínimo, zero (os que permanecem ligados, em órbita, têm energia negativa). Igualando a zero a expressão da energia mecânica:

mv²/2 - GMm/r = 0 , se tira o valor de v, em r = raio da Terra, para que se escape. Isso é que dá 11,2 km/s. 
Como o campo gravitacional na superfície vale g = GM/R², em r = R, o raio da Terra, tem-se:

v²/2 - gR = 0, donde v = SQRT (2gR), em que SQRT = raiz quadrada. Substitua os valores numéricos e faça a conta. R = 6400 km.

Como você escolheu sua profissão: pelo salário ou por ser algo que você goste?

Porque é o que eu sempre quis ser na vida: Professor. Além de cientista, filósofo, escritor, poeta, pintor e músico. Mas o que me realiza mais é o magistério. O contato com a juventude. Passar para eles não só os conhecimentos e habilidades sobre Física, Matemática e Desenho, que leciono, para que se preparem competentemente para sua vida profissional, mas também valores e concepções de vida que lhes abram os horizontes e lhes formem o caráter e a personalidade, preparando-os para a vida como um todo, em todos os seus aspectos. Isso é a coisa mais gratificante que se pode fazer. É como ser um pai de muitos filhos. Já dei mais de vinte mil aulas para mais de cinco mil alunos e todos me estimam como a um pai. Orgulho-me de minha profissão, para mim uma das mais nobres que existem.

como esquecer alguém que ama?

Não é para esquecer. Porque esquecer? Porque a pessoa não te ama? Mas você pode amá-la sozinho. E se isso é ruim, tenha um outro amor também, que te ame. Mas não precisa esquecer o primeiro. Pode lembrar e, até, ficar triste. Isso não é ruim. Faz parte da sua história de vida. Nunca se deve esquecer antigos amores nem mesmo deixar de amá-los.

Na sua opinião: é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

Certamente que sim. Sinceramente, intensamente, honestamente, totalmente. Não acho que se precise fazer uma escolha. Isso traz infelicidade. Amores múltiplos têm que ser vividos abertamente, com o conhecimento e o consentimento de todos os envolvidos. E com a aprovação da sociedade. A biunivocidade amorosa é cultural. Não é uma necessidade biológica humana. E não fere a ética, desde que todos os envolvidos estejam de acordo e felizes com isso.

Sug: De quem sente ciúmes?

Não sinto ciúme de ninguém e nunca senti. Quando se ama de verdade não se sente ciúme. Ciúme não é prova de amor e sim de egoísmo. Quem ama quer o seu amor livre. Não o possui. Quer a sua felicidade, mesmo que isso seja amar a outro. Não se importa em compartilhar o amor de quem ama com outro amado.

Você já fez um poema para sua mãe ou pai? Ainda lembra de alguma parte de como era?

Trinta anos são passados.
Não mais ouço tua voz
ditar-me sábios conselhos,
nem vejo teus olhos claros
tanta bondade irradiar.

Como sinto tua falta...
Saudades das noites frias
em que, em nossas poltronas,
o vinho da vida bebíamos
em longas conversas profundas.

Hoje já chego à idade
em que desta vida partiste.
E, mais do que nunca, preciso
ouvir tua palavra amorosa,
guiar-me na sina da vida.

É tanta minha solidão
que, mesmo sabendo-te ausente,
teu vulto, em brumas envolto,
parece acercar-se de mim
e, sem querer, digo: Pai!

A razão para David Hume era limitada, nada mais que uma simulação imperfeita das experiências sensoriais. Agora vem minha pergunta: sua certeza de que o paranormal não existe, não é um tipo de crença, de fanatismo irracional ?

Claro que não. Toda crença pode ser admitida como uma assertiva não provada se possuir um alto grau de plausibilidade. Paranormalidade não só não é comprovada nem empírica nem logicamente, como também não possui indício nenhum de que seja verdadeira. Assim é, pois, razoável que não se creia nala, a não ser que apareça alguma comprovação. Mas eu não tenho certeza de que paranormal não existe. Eu só estou convicto disso. E essa convicção tem fortes bases, mesmo que não tenha comprovações. Todavia o ônus da prova é o da sua existência e não da inexistência

Vc acredita que o destino de uma pessoa já é determinado?

De modo nenhum. Esse negócio de destino não existe. O desenrolar da vida de uma pessoa se dá pelos acasos e coincidências e pelas decisões que ela toma face ao que lhe é apresentado em cada momento. Assim vai se levando, de forma tortuosa, por uma linha ao longo do espaço tempo, que passa a constituir a história de vida da pessoa, que, a cada momento, coloca-se numa encruzilhada de múltiplas possibilidades a escolher. E as oportunidades que se apresentam para escolha surgem pela coincidência de haver alguma intercessão nas linhas de vida da pessoa com a de outras pessoas. Esses encontros se dão, em geral, inteiramente ao acaso.

O que você recomendaria para alguém que quer começar a aprender filosofia?

Ler muitos livros de filosofia para se encharcar dela. Enquanto isso, ir escrevendo sobre o que for lendo, para aprender a articular o pensamento e gestar e expor suas próprias ideias. É claro que, com o tempo, você vai mudando de opinião, à medida que assimila mais informações e conhecimentos. Aprender Filosofia não é só se tornar um entendido em Filosofia que sabe tudo que os filósofos disseram. É principalmente, ser uma pessoa que filosofa. E filosofar é uma habilidade a se adquirir. Os cursos de Filosofia, no Brasil, não formam um filósofo e sim um entendido em filosofia. Para contestar esse paradigma e se tornar um filósofo, você tem que dar a sua própria contribuição. Como os cursos não treinam a habilidade de filosofar, você vai ter que adquirir por conta própria e não há modo melhor do que praticando. Recomendo estudar os seguintes livros, para começar:

Filosofando - Aranha & Martins - Moderna
Fundamentos da Filosofia - Cotrim - Saraiva
Convite à Filosofia - Chaui - Ática

Acham que o suicidio pode ser, tanto falta de amor proprio como excesso dele? comente.

Para mim é falta de amor próprio, não excesso. Mas admito o suicídio como recurso extremo no caso de uma vida insuportável e sem perspectiva de melhoria. Só que penso que essa perspectiva, na maior parte, existe. Além de ser a vida uma preciosidade ímpar que não pode ser descartada. Assim acho que se deve fazer um esforço para superar os problemas e achar alegria no viver. Para isso nada melhor do que a Filosofia. É ela que nos dá a verdadeira dimensão da vida. Nada de religião e nem de psicologia. A resposta está na Filosofia.

vou fazer uma reprise de uma ask minha pra ti: Acha que o amor proprio anda junto com o egoismo, ou sao coisas diferentes? acha que o egoismo pode se transformar em amor proprio ou o contrario?

São diferentes. O amor próprio consiste da pessoa gostar de si mesma, de estar satisfeita por ser o que é e, assim, amar-se, como se fosse a outra pessoa com aquelas qualidades que ela mesma tem. Por outro lado, o egoísmo é a vontade de que tudo no mundo esteja a serviço da pessoa. Isto é, ela quer ter tudo o que deseja, que todos satisfaçam os seus desejos, que nunca seja contrariada. Isso não significa que ela se ame por ser assim. Um egoísta pode não ter amor próprio, até mesmo se desprezar. E quem tem amor próprio, geralmente não é egoísta, pois, então veria em si um defeito que a impediria de amar-se, pois só se ama a quem se admira e mesmo o egoísta, sabe que seu egoísmo não é uma atitude do bem. Um não se transforma no outro pois, de certa forma, são antagônicos.

Se tivesse que fazer essa escolha, prefereria ser imensamente feliz, mas alienado ou imensamente triste, mas esclarecido?

Triste e esclarecido, sem dúvida. Porque esclarecido eu até poderia sair da tristeza, mas alienado eu nunca conseguiria saber nada de nada e o conhecimento e a sabedoria são dos meus maiores objetivos na vida. Ser um bobo feliz não me apetece nem um pouco. Prefiro a angústia do conhecimento à ilusão da ignorância.

Pessoas que dizem: "Amor só de mãe e pai." Por quê?

Porque se desiludiram. Mas estão totalmente equivocadas. O amor entre pessoas existe de verdade. E pode ser avassalador. Intenso, total, sincero, profundo, dedicado, abnegado, erótico, completo, ilimitado, maravilhoso, inebriante, enlouquecedor. Exclusivo ou não, perene ou não, é algo totalmente envolvente e motivo da mais plena felicidade que se pode alcançar.

Sendo você um físico, como explicaria se visse um espírito mesmo não acreditando em uma vida espiritual? smile

Iria duvidar de meus sentidos. Iria investigar se não seria uma ilusão. Iria descobrir o que estava me dando aquela impressão. Seria muito difícil eu achar que fosse mesmo um espírito, pois estou certo de que não existem. Mesmo vendo, duvidaria, pois, se espírito não é nada físico, como poderia ser visto, já que a visão supõe que o objeto visto envie luz para o olho. Como um espírito poderia emitir luz se luz vem do decaimento de átomos excitados e espírito não tem átomos? Logo espíritos, se houver, são invisíveis.

Professor: O spin do elétron é mesmo uma rotação ou só um número para identificação?

Ele tem as propriedades que são associadas ao momento angular, mas não se pode dizer que seja uma rotação porque o elétron não é uma bolinha e sim uma concentração (quantização) de campo. Não se sabe que imagem pictórica se teria dele, de modo que se considera como rotação só para efeitos didáticos.

O que seria do mundo sem dinheiro?

Excelente. Uma maravilha. Dinheiro é uma peste. Não devia existir. Nem propriedade. Todo mundo trabalhando de graça e tendo tudo de graça. Ninguém tendo nada e tudo sendo de todos. Assim é que deve ser e será em menos de mil anos, como penso. Não falo de sistema de trocas. Simplesmente todo mundo doando o produto de seu trabalho para todos. E ninguém tendo preguiça e nem cobiça. Sem governo, sem fronteiras, sem exércitos, sem polícia, sem crimes. Isso não é utopia. É algo perfeitamente realizável em mil anos, se se começar a educar a juventude para isso agora e se se começar a agir assim até que o dinheiro, a propriedade, as nações, os governos, os exércitos e tudo isso deixe de existir por absoluta falta de necessidade.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Voce fala muito sobre relacionamento aberto. Digamos que você fosse casado e apaixonado por uma mulher. Quer dizer então que você não veria problema se ela tivesse relações sexuais e amorosas com outros homens contanto que ela te contasse?

Sim, não veria problema nenhum. Os outros maridos de minha mulher ou minhas outras mulheres, se houvessem, poderiam ser todos amigos. Porque não? Se minha mulher me ama e me completa, porque tem que amar só a mim? Não consigo ver problema nisso. Nunca pensei que as relações amorosas tivessem que ser exclusivas. Mas nunca traí minhas duas mulheres (não simultâneas, mas sequenciais), porque elas não compartilham do meu modo de pensar. Então, como eu estava com elas, não tinha outras relações. Até que o amor se acabasse. Mas amar não se ama porque se quer e se consente. Ama-se porque o amor surgiu. Relacionar-se é que se faz conscientemente.

Do seu ponto de vista, a partir de quantos anos alguém está apto para iniciar sua vida sexual?

Biologicamente uns treze anos, se a menina já menstruou. Psicologicamente varia, mas hoje eu diria que entre quinze e dezessete anos. Mas é preciso ter tido uma boa educação sexual e sentimental. Essa última não costuma ser abordada nas escolas, mas é tão importante quanto a primeira. E educação sexual não é apenas conhecer o aparelho reprodutor masculino e feminino e saber como fazer para evitar gravidez e doenças venéreas. É aprender a fazer sexo gostoso: a dar e sentir prazer no sexo. Tem que ser acompanha de uma educação sentimental e de uma ética sexual. Porque o sexo também mexe muito com o psiquismo e não se dissocia da afetividade.

Você acha que o seu signo influencia em algo na sua vida?

Nadica de nada. Néris de pitibiribas. Astrologia é a maior baboseira. Não diz coisa com coisa. Tudo chutado. Caso acerte é mera coincidência. Sem o menor fundamento. Uma perda de tempo e energia colossal. Realmente uma crendice idiota. Não posso ser mais ameno. Quem se sentir ofendido, revise os seus conceitos e os fundamentos de suas crenças. Não peço desculpas, porque considero um insulto à inteligência se acreditar em astrologia. Não menosprezo a pessoa que crê, mas a sua crença sim.

Por que você acha que a maioria dos relacionamentos não dão mais certo?‎

Porque as pessoas têm expectativas irreais. Elas querem uma dedicação exclusiva e total que ninguém tem condições de dar. Uma "juntidade" que não existe. É preciso entender que relacionamentos amorosos se constroem sobre uma base de admiração, de dedicação, de companheirismo, de cumplicidade, de desejo e de doação recíproca de prazer. Mas que tem que admitir que há diferenças e individualidades que precisam ser respeitadas. Cada um é uma pessoa livre e independente, que tem suas preferências e que quer ter tempo para se dedicar ao que só ela gosta, mesmo na companhia de outros amigos e amigas. E, principalmente, que não se pode prometer exclusividade e nem perenidade. O ser humano é capaz de amar a mais de um outro com toda a sinceridade, intensidade, profundidade, honestidade, sem que isso seja traição. Desde que conhecido e consentido. E todos precisam se abrir para aceitar isso de seu parceiro. Assim os relacionamentos pode coexistir com amizade entre todos os envolvidos, até que o amor venha a acabar, ou a vida.

Na ocupação comunista no Afeganistão, houveram campanhas maciças de alfabetização, construção de mega-cooperativas, Garantia de direitos às mulheres, estabeleceu salário mínimo e a expectativa de vida aumentou em 9 anos. O que acha disso?

Muito bom, como também se deu em Cuba. Mas eu não acho que compense a privação de liberdade e o governo tirânico. Acho que tudo isso pode, deve e tem que ser feito dentro de uma situação de liberdade democrática, de preservação de direitos. É mais difícil, mas tem que ser assim. Nenhuma ditadura se justifica, seja de direita seja de esquerda, por mais que possa beneficiar quem quer que seja, o povo ou a elite.

Em que você é uma exceção?

Em quase tudo: sou ateu, anarquista, comunista (no sentido original da palavra), poliamorista, estóico, eudemonista, epicurista, cético, cínico (no sentido filosófico e não popular, como Diógenes), assertivo, autêntico, transparente e assim vai. Mas sou aristocrático, erudito, polímata, polido. Em suma, sou criticado pela direita, pelo centro e pela esquerda, pelos progressistas e pelos conservadores, pelos ateus e pelos crentes, pelos burros e pelos inteligentes, pelos ignorantes e pelos bem informados, pelos artistas e pelos cientistas. É que transito por todos os lados e critico a todos eles. Realmente, sou osso duro de roer.

Caro Ernesto, respondeu abaixo que não é uma pessoa vingativa, também não sou, porém em seguida disse que quem faz o mal cai em suas próprias armadilhas. Entendi seu ponto. Mas não concorda que há malvados que morrem impunes? Pensemos em Stálin.

Sim, acontece. Malvados, em geral, acabam se dando mal. Mas nem sempre. É preciso que a sociedade se municie de instrumentos para impedir a malvadeza de prosperar. No caso de ditaduras, só com a derrubada do ditador. Há casos, contudo, em que a força dele é tão grande que o povo não consegue derrubá-lo. Aí é que eu acho que organismos como a ONU teriam que intervir e parar com esse negócio de respeitar a auto-determinação. Quem vive sob uma ditadura não auto-determinou que queria isso. Foi obrigado a aceitar. Acho que a ONU teria que derrubar todas as ditaduras, implantar a democracia, prender o ditador e entregar o governo ao povo. Interferindo mesmo.

É possível esquecer completamente alguém que amamos?

De modo nenhum. Amor é sempre para a vida toda. Amo a todas as pessoas que um dia já amei e não as esqueço, mesmo que não tenha relacionamento com elas. E se vivemos aquele amor, sinto saudade. Tenho até saudade do futuro que não aconteceu. Mas sou capaz de começar outro projeto de vida e me dedicar a ele com todo o coração, toda a mente, toda a vontade. Mergulhando de cabeça e vivendo com intensidade. O ideal seria que todos os amores pudessem ser vivenciados entre todas as pessoas sem outras injunções. Quando eu acreditava em Deus e na imortalidade da minha alma eu queria morrer para ir para o céu e poder amar sem restrição a todo mundo que eu amasse. Não acho que se deva nem se esforçar para esquecer os velhos amores. Eles são parte da nossa história de vida e nossa personalidade, nossa identidade, ficará perdida se apagarmos a nossa história.

Deixe a sua modéstia de lado e responda: você acha que a sua beleza é maior interiormente ou exteriormente?

Interiormente, sem dúvida nenhuma. Mas não acho que eu seja uma pessoa feia. Estou com sobrepeso (103kg) e com o dorso meio curvado, Mas sou alto (1,83m). Não faço exercícios, por isso a musculatura abdominal está flácida e não suporta o tronco sempre ereto. Meu rosto, porém, acho que seja agradável. Percebo, contudo, que o que em mim mais é capaz de cativar e fascinar é meu modo de ser educado, gentil e elegante; meu linguajar polido e correto; meus conhecimentos e minha inteligência; minha disposição e solicitude, minha conversa articulada, meu bom humor e, porque não dizer, a propriedade de quase tudo o que digo.

Você é uma pessoa confiante?

Sim. Muito. Confio nas pessoas, no poder da ciência, no valor do ser humano, na capacidade do homem em superar as mazelas de si mesmo e se transformar no übermensch: o ser virtuoso e valoroso que é capaz de ser, subjugando seus vícios e paixões e realizando-se plenamente. Mas não aquele modelo nazista distorcido. O verdadeiro supre-homem que alia sua valentia e fortaleza á sua bondade, justiça e veracidade. Também me considero uma pessoa de confiança.

Sug: Pra quem é virgem: Por falta de oportunidades ou porque ainda não achou a pessoa certa?

Perdi minha virgindade com 19 anos. Não antes porque eu era católico convicto e queria ser santo. Depois perdi a fé em razão de meus estudos religiosos e científicos, mas não achei que precisava perder a virgindade só por perder. Esperei aparecer a pessoa certa. Mas não achava que precisava manter a virgindade até o casamento. Nem homens nem mulheres. E nunca achei, isso nos anos 60/70, que uma moça não virgem fosse em nada inferior a uma virgem. Até hoje não faço sexo por fazer, sem ter envolvimento amoroso com a pessoa.

Ciumes é quando não tem fundamento. Quando tem fundamento é exigir respeito. Uma relação sem respeito mutuo está fadada ao fracasso. <~~ Concorda com essa frase? Porque?

No meu entendimento não é bem assim. Ciúme é uma atitude independente de se ter ou não fundamento. É a atitude de se considerar que uma outra pessoa tenha qualquer tipo de subordinação e não admitir que ela aja livremente de acordo com os critérios dela. É uma atitude de fiscalização, de controle sobre a outra pessoa, tenha ou não fundamento. Isso é abominável. Toda pessoa adulta é inteiramente livre para fazer tudo o que quiser, certamente que sujeita a todas as consequências. Mesmo quando se tem um sentimento amoroso que se firmou em uma relação, essa relação é entre dois sujeitos inteiramente livres. É claro que a relação tem que ser baseada na admiração, na consideração, na lealdade, no compromisso e no respeito. Mas que compromisso? De dedicação, de apoio, de cumplicidade, de doação recíproca. Dois compromissos, contudo, que não há como se fazer são o de exclusividade e perenidade amorosas. Não se escolhe amar ou não a quem quer que seja e nem permanecer amando indefinidamente. O amor pode acontecer a mais de uma outra pessoa e pode acabar sem razão nenhuma. Mas o compromisso e o respeito exigem que essas situações sejam explicitadas. Uma vez conhecidas e consentidas, não há mal em se amar a mais de uma pessoa, de forma honesta e decente, sem felonia. Então não há, em circunstância nenhuma, a menor razão para se ter ciúme.

Como você reage com ciúmes?

Não tenho ciúme e nunca tive. E não gosto que tenham de mim. Ciúme é o fim da picada. É sinal de falta de confiança, de falta de amor, de insegurança, de egoísmo. Quem ama de verdade quer que o seu amor seja totalmente livre. Não vigia, não controla, não toma conta. Compraz-se em amar e ser amado e não acha que compartilhar o amor diminua nem um pouco o amor de cada um. O verdadeiro amor é totalmente altruísta. Quer o bem da pessoa amada mesmo que esse bem não seja estar consigo. E se alegra em ser amado, mesmo que não exclusivamente. Celebra o amor com alegria pelo amor e não interpõe a essa alegria nenhuma sombra de desconfiança, de rancor, de possessividade. Isso é que é amar de verdade. Ciúme não é amor, é egoísmo.

Professor, o Sr acha cedo um adolescente de 15 ser agnóstico?

Claro que não. A pessoa pode ser agnóstica ou ateísta desde que nasce. Aliás, sempre é. Depois é que passa a crer no sobrenatural, por influência das pessoas. Se essa influência não acontecer, a criança continuará agnóstica e ateia para o resto da vida. Mas ela pode ter recebido essa influência, tornado-se crente e, depois, ter refletido sobre a questão e concluído por deixar de sê-lo novamente. Isso pode acontecer desde que se tenha um certo discernimento e capacidade de reflexão. Eu diria que a partir de 13 anos.

A matemática tem falhas?

Não. Mas quem faz uso dela pode falhar, por incompetência ou engano. Isso não significa que toda conclusão tirada com o uso da matemática seja verdadeira. Apenas que ela disponibiliza meios válidos de se obter resultados. Mas a veracidade depende da escolha judiciosa do modelo adequado à questão e de sua alimentação com dados corretos.

Qual a definição quem em sua opinião é a mais correta para a palavra "Traição"?

Uma ação em oposição a algum compromisso assumido, mesmo que tacitamente. Uma deslealdade. No caso de traição conjugal, trata-se de estabelecer outro relacionamento amoroso sem o conhecimento do primeiro(a) parceiro(a). A pluralidade amorosa conhecida não consiste em traição, mesmo que não aprovada. A traição reside na mentira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails