sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ernesto, gosto muito de estudar cara, estou seguindo tuas dicas para aumentar a inteligência e tal, mas o problema em alguns momentos enfrento uma certa fadiga mental, o que devo fazer, devo me dedicar ao lazer nessa horas? 25/09/2015

O cérebro, realmente, precisa de intervalos de repouso em seu esforço. A cada cinco sextos de hora. que se dê um sexto de hora de relaxamento, levantando, olhando a paisagem, bebendo água, conversando fiado, caminhando um pouco. A cada três horas, que se dê metade de uma hora para um relaxamento maior, ocupando-se de afazeres que não exijam concentração mental, como varrer um cômodo, lavar louça, cuidar do jardim. Isso é importante. Mas o repouso não pode ser muito grande. Para se obter resultados há que se dedicar, pelo menos umas nove horas de estudo diárias, com esses intervalos. Isso inclui o tempo que se passa nas aulas, que tem que ser usado como um tempo de estudo também, pela participação interativa e não só passiva. O aluno que é um verdadeiro estudante é chato mesmo. Interrompe o professor a toda hora e exige explicações sobre tudo o que não entendeu, na hora. Esse é que é o bom aluno. E o bom professor tem que gostar disso e propiciar as explicações adequadas. Esse tipo de aluno, inclusive, é ótimo para a turma, pois tem uns que sentem vergonha de perguntar o que não entenderam, para não "pagar mico". O bom aluno não se importa nem um pouco em "pagar mico". Se o professor ou professora não se dispuser a dar as explicações pedidas ele ou ela tem que ser denunciado ou denunciada à coordenação ou à direção, para que seja substituído ou substituída por um bom professor ou boa professora.

Ernesto, é que dado o meu envolvimento com a causa feminista, percebo que são expedientes que enfraquecem a luta. Todavia, quanto aponto estas objeções, alegam que não tenha legitimidade para versar sobre feminismo dado a minha condição de gênero (homem cis gênero). 25/09/2015

O jeito é continuar a argumentar de forma lúcida, lógica e razoável, mostrando a incoerência dos posicionamentos femistas e ir dando murro em ponta de faca sem esmorecer indefinidamente. É o que faço. Mostrando que quem defende essas idéias femistas não é feminista, pelo contrário, é anti-feminista. Tem que insistir sem esmorecer. Tem que acusar nomeando quem defende essas idéias nefastas. E tem que fazer isso dando muita divulgação pública, não só nos círculos feministas. Ao mesmo tempo tem que atacar as posições machistas, para ficar bem claro que, sendo anti-femista, não se é pró-machista. Tem que caçar sarna para se coçar e ser paciente e persistente, sem limite.

Ernesto, por que não é possível colocar um satélite geoestacionário de modo que o plano de sua órbita não seja o plano do equador? 25/09/2015

Pode-se colocar um satélite em órbita com um período coincidente com o período sideral da Terra, mas, se ele não estiver no plano do equador e girando no mesmo sentido da rotação da Terra, não permanecerá sempre sobre o mesmo ponto da superfície terrestre e, portanto, não será geoestacionário.

"Todo branco é racista". "Todo cisgenero é transfóbico". "Todo homem cis é opressor". Do ponto de vista epistêmico, estas não parecem ser conclusões válidas. Neste sentido, como dialogar com correntes feministas que usam de expedientes que só conservam a cultura opressora que tanto condenam? 25/09/2015

Quem tem esse tipo de ideia é uma pessoa completamente obtusa. Não há como dialogar com pessoas obtusas. Mas... que importância teria um diálogo desses?

Ernesto, que fato experimental nos leva a admitir que a massa inercial é igual à massa gravitacional? 25/09/2015

A invariância da aceleração de queda livre (sem resistência do ar) de qualquer corpo, tenha a massa que tiver, em um mesmo lugar. Porque, nesse caso, a força resultante é o peso, que é proporcional à massa gravitacional (pela sua própria definição). Por outro lado, a aceleração é inversamente proporcional à massa inercial (novamente pela sua própria definição). Estando-se em um mesmo lugar, a intensidade do campo gravitacional será a mesma e independente do corpo que esteja sob sua ação. Assim, como a aceleração, experimentalmente, se mostra a mesma, isso significa que a proporção direta com a massa gravitacional é cancelada com a proporção inversa com a massa inercial, mostrando que essas duas massas são proporcionais entre si.

como absorver o máximo de conhecimento que uma leitura pode me proporcionar? 24/09/2015

Lendo de forma interativa, isto é, como se estivesse conversando com o livro e fazendo perguntas, que, em geral, o próprio texto acaba respondendo em outro lugar. Ou então buscando a resposta na internet. Jamais passar para frente sem ter entendido e assimilado. Isso pode ser mais demorado, mas é mais seguro e eficaz. Com o tempo e esse treinamento, a pessoa vai cada vez mais já entendendo o que lê e fica mais rápido na leitura. Uma coisa importante é que, além do entendimento, é preciso haver a compreensão, o que não é a mesma coisa. O aprendizado se faz primeiro conhecendo, isto é, sabendo do que se trata, depois entendendo, ou seja, vendo as razões, os modos e, aí, compreendendo, que é percebendo a relação daquilo com o resto do saber, as relações e as consequências. Finalmente, aplicando a situações reais. A leitura tem que ser uma atividade que propicie tudo isso, daí não poder ser passiva. O cérebro tem que estar trabalhando a mil para absorver, analisar, comparar, cotejar, contestar, concluir, em suma, entrar em luta com o texto para, ao fim, obter a vitória de sua completa assimilação, conhecimento, entendimento, compreensão e capacidade de aplicação.

“Minha mãe sempre diz: Não há dor que dure para sempre! Tudo é vário. Temporário. Efêmero. Nunca somos, sempre estamos! E apesar de saber de tudo isso. Porque algumas dores duram tanto?” 24/09/2015

Certamente que qualquer dor não perdura além da morte de quem a sente. Mas, em geral, acaba bem antes. De fato nenhum ser "É", mas "ESTÁ SENDO". Mesmo que as lembranças não se apaguem, com o tempo elas ficam esmaecidas. Às vezes ficamos tristes ao lembrar algo doloroso, todavia, se a vida nos brinda com alegrias, as dores ficam suportáveis. Contudo podemos intervir para minorar nossas dores, por meio da reflexão filosófica sobre o significado do fato que as provoca. Isso é muito importante. Para tal a pessoa precisa ter uma familiaridade com o ato de pensar. Por incrível que parece, é pensar naquilo que nos provoca dor que nos alivia dela e não tentar esquecer tal fato. Esse esquecimento é impossível e, quanto mais se tenta esquecer, mais a lembrança fica marcada. E, como tentar esquecer não é uma atitude positiva, o aspecto doloroso do fato continua nos entristecendo. Isso será revogado se pensarmos positivamente no assunto, analisando as razões do sofrimento, sopesando a validade de estar sofrendo por aquilo, buscando uma nova forma de encarar o fato perante a vida e nos abrindo para refazer a vida e as considerações de forma a poder, sem esquecer (o que é impossível), conviver com a lembrança de modo tranquilo, sem mágoas, sem ressentimentos, sem traumas. Se necessário, recorrer a uma ajuda psicológica. O importante, contudo, é a forma filosófica de encarar a vida, dando importância à própria vida e não a seus episódios. Leia o livro "Consolações da Filosofia", de Alain de Botton.

O que acha do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa? 24/09/2015

Gosto muito. Aliás eu me valho de vários dicionários, dentre eles o Houaiss, o Caldas Aulete, o Aurélio (tanto na edição atual quanto na última da Nova Fronteira). Também faço uso de suas versões digitais. Todavia, na pressa, acabo consultando os dicionários "online". O Houaiss e o Aurélio não são muito rigorosos, mas são bons por incluírem neologismos.

Desde poucos meses de vida bebês já demonstram diferenças nos interesses lúdicos, muito antes de sofrerem qualquer socialização. Uma pesquisa na Inglaterra mostrou isso. 24/09/2015

Leia os livros:
Primeiramente este:
Diferença Essencial - Simon Baron-Cohen - Objetiva
Depois este:
Homens Não São de Marte, Mulheres Não São de Vênus - Cordelia Fine - Cultrix
Já os li e fiquei convencido dos argumentos do segundo.

O seu argumento a favor do Estado quanto ao monopólio da educação e da saúde não pode ser repetido em respeito a qualquer outra coisa? Pelo seu raciocínio, é também injusto que apenas algumas pessoas possam comprar um carro mais seguro, ou uma vestimenta mais protetora, ou um alimento mais saudável. 24/09/2015

Acontece que a saúde e a educação são os requisitos básicos para a obtenção de tudo o mais. Seria ótimo que se pudesse fornecer a todo mundo tudo o que necessitasse. Aliás isso é o que pretende a anarquia. Mas, enquanto não existe anarquia e existe estado, este, para propiciar os seus serviços, precisa contar com os impostos que são originários dos lucros das demais atividades econômicas. Não é possível que tudo seja estatal, pois, então, não se terá de onde tirar o dinheiro para os impostos. No caso da anarquia isso é bem diferente, pois não existe nem dinheiro nem estado. Uma vez que, por enquanto, existem, há que se separar o que deixar para a iniciativa privada e o que ficar por conta do estado. Há atribuições precípuas do estado, que a iniciativa privada não pode exercer, como justiça, defesa, segurança, administração pública, fiscalização. Outras não são necessariamente de âmbito estatal, como educação e saúde. Mas é bom que o sejam, como já mostrei. O resto é preciso que fique por conta da iniciativa privada para poder geral recursos que sejam taxados para manter o que fica por conta do estado. Nesse caso se encontra a habitação, a alimentação, os transportes e a maior parte das atividades humanas. Todavia, com a educação e a saúde por conta do estado e igualmente disponível com a mesma qualidade para todos, as oportunidades para que todos possam atingir o nível sócio-econômico que lhes permita fruir das outras benesses ficam muito mais acessíveis. Até que seja abolido o estado.

Vocês são a favor da pena de morte? Um lado meu é contra por dois motivos: 1. Não dá resultados e pessoas inocentes podem ser mortas. O segundo motivo é menos racional: Por que pessoas que estupram devem ser presenteadas com a morte? Elas deveriam sofrer. Opinem, por gentileza. 24/09/2015

Concordo com suas considerações.

Você disse que educação e saúde devem ser exclusivamente da alçada do estado. Qual o raciocínio por trás disso? Qual o problema que existe com instituições de ensino e de saúde privadas, que é resolvido através do Estado? 24/09/2015

Acontece que as pessoas têm que ser iguais em seus direitos (como em suas obrigações). A existência de um sistema duplo (privado e público) na educação e na saúde, em que o sistema privado seja de melhor qualidade, promove uma desigualdade de oportunidades às pessoas. Quem tiver dinheiro para pagar a educação e os tratamentos de saúde privados serão beneficiados por um serviço de melhor qualidade que lhes garantirá um resultado mais eficaz desses processos. Isso não é justo em uma sociedade. Poderia haver apenas os privados se TODOS, tivessem dinheiro para dele fazer uso em todas as suas potencialidades. Como não é assim, resta haver apenas o sistema público e todos só terem a chance de serem educados e tratados pelo sistema público, que, então, é só o que existe. Assim as pessoas com algum poder farão com que o sistema público seja de alta qualidade, para que os atenda satisfatoriamente. Então, todas as pessoas, ricas e pobres, serão igualmente atendidas em educação e saúde com o mesmo nível de eficiência e eficácia.

O capitalismo transforma a pessoa em arrogante e orgulhosa? ou o ser humano nasce com essa essência? 24/09/2015

Arrogância e orgulho não fazem parte da essência humana, bem como modéstia e humildade. Tampouco o capitalismo necessariamente faz uma pessoa ser arrogante e orgulhosa. Outras considerações o podem fazer, inclusive o comunismo, da mesma forma que um capitalista não precisa ser arrogante nem orgulhoso. Isso vai depender da índole de cada um, do temperamento, da personalidade, do caráter. Ser capitalista é uma opção econômica que pode ser escolhida por pessoas de variáveis índoles, do mesmo modo que ser comunista, ser totalitário, ser democrata, ser ateu, ser religioso, ser anarquista, ser autoritário.

Na pergunta anterior você disse sobre a filosofia. Mas há um campo vasto da filosofia que defende a religião, os metafísicos e tudo mais. Como você encherga esse ramo filosófico? 24/09/2015

Equivocado. Totalmente equivocado. Em verdade essas pessoas não são propriamente filósofas, como Tomás de Aquino. São pessoas muito entendidas de Filosofia que fazem uso distorcido dela para justificar suas convicções religiosas prévias. Não são livres pensadores que partam de uma "Tabula Rasa" religiosa e procedem a investigações para concluir pela propriedade ou não das proposições religiosas. São, de fato, teólogas que colocam a Filosofia a serviço da Teologia. E Teologia é algo inteiramente destituído de qualquer validade. Leia isto:
http://wolfedler.blogspot.com.br/2008/10/irrelevncia-da-teologia.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/2013/07/o-que-teologia-nos-ofereceu-de-bom.html
http://www.ruckert.pro.br/blog/index.php?s=teologia

Professor, a sinceridade deve ficar acima de tudo? Caso contrário, quando ela deve ser evitada? 24/09/2015

Não. Acima de tudo tem que estar a bondade. A sinceridade vem em segundo lugar. Isso significa que se pode mentir em nome da bondade. Mas isso não significa que se possa mentir em benefício próprio, considerando que isso seja uma bondade. O que se pode é ocultar uma verdade se ela for causar um grande mal para alguém. Mas sempre é bom que as pessoas se acostumem a ouvir verdades sem que se melindrem com isso. Não é bom chamar uma pessoa feia de bonita, uma gorda de magra ou algo do tipo. Todavia é preciso buscar falar a verdade de forma bondosa, sem ofender, com tato. Exceto, é claro, quando a pessoa merece ouvir a verdade em toda a sua crueza, porque é culpada de alguma ação malévola. Há outras situações em que também se pode mentir, como para salvar um inocente injustamente perseguido ou para salvar-se a si mesmo, quando injustamente perseguido. Mas se a acusação for justa, é preciso assumir a culpa e o castigo.

Mulheres são tão capazes quanto os homens em qualquer atividade intelectual. Você não acha, no entanto, que existem diferenças inerentes no que diz respeito ao interesse? Isto é, mesmo sendo igualmente capazes, mulheres e homens tendem a se interessar, de forma natural, por atividades diferentes. 24/09/2015

Há, mas esse interesse é definido socialmente. Mulheres, em geral (com notáveis exceções, certamente) têm um interesse por algumas atividades e homens por outras por um condicionamento social impingido em sua criação desde a tenra infância. Sem que esse condicionamento fosse estabelecido, não haveria essa preferência observada em alguns casos. Isso é que o processo educativo precisa derrubar, ao longo de gerações, porque educando as crianças hoje, quando elas forem pais e mães, não condicionarão seus filhos e filhas a terem preferência por esta ou aquela atividade. Então tudo será, normalmente, feito tanto por homens quanto por mulheres, sem a menor estranheza. Porque, de fato, não há sinal nenhum de efeminamento em meninos brincarem de bonecas e nem de masculinização em meninas brincarem de carrinhos.

Você gosta de ser amado(a)? 24/09/2015

Claro que sim. Isso é a melhor ocorrência da vida. Especialmente ser amado por quem se ama. Então é superlativo. Mas, mesmo, ser amado por qualquer pessoa, exceto por quem se odeia ou se tenha uma grande aversão, é ótimo também. Quanto mais intensamente se é amado e por quantas mais pessoas, melhor. Da mesma forma que se amar. O mundo seria uma maravilha se todos se dedicassem a amar uns aos outros de alguma ou algumas das forma que existem de amor: Philia, Eros, Storge, Agape, Psiquê, Páthos e, até mesmo, Ludus e Pragma. Este foi o maior ensinamento que a personagem Jesus Cristo deixou para o mundo. E note que ele não estabeleceu nenhuma situação de exceção e nenhuma limitação de quantidade. Até aos inimigos ele mandou amar. Não sou cristão, mas esse, para mim, é o mais valioso ensinamento de qualquer religião e de qualquer código ético ou moral.

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