sábado, 20 de abril de 2013

Ernesto, pra você quais serão as profissões do futuro?

Penso que a situação do mundo, pelo menos nos próximos duzentos anos, só tenderá a piorar, em todos os sentidos; poluição, insegurança, violência, criminalidade, doenças, ignorância, intolerâncias, guerras, fanatismo, fome, miséria e tudo de ruim. Então, para mim, as profissões importantes até que isso se reverta, serão, justamente, as que agirem no sentido de evitar, minorar e reverter essa degringolada, ou seja: medicina, engenharia, política, justiça, segurança, defesa, magistério, agropecuária. Duas, contudo, para mim, são as mais importantes para consertar o mundo, das quais tudo o mais depende: política e magistério. Acho importantíssimo que as pessoas entrem para a política para acabar com a bandalheira que está por aí. E que se dediquem à educação para formar novas gerações conscientes e comprometidas com a melhoria do mundo. Mas que esqueçam de se enriquecer. Que atuem, em qualquer profissão, doando-se ao mundo para o bem dele e não de si mesmas. De minha parte já escolhi o magistério, não só o formal, na sala de aula, que agora não faço mais, mas já dei mais de 20 mil aulas para mais de 5 mil alunos, e sim, especialmente, o informal, atualmente ocorrente, principalmente, pela internet.

Em que ponto a opinião termina e começa o preconceito?

Na ação. Preconceito se traduz em ações. Opinião não. Você pode não gostar de pessoas de outra raça, de outra religião, de outra orientação sexual, de outra nacionalidade e pode, até expressar isso, apontando as razões porque acha que tais pessoas sejam merecedoras de rejeição. Mas o preconceito só se revelará quando você tomar atitudes concretas a respeito. Se você tiver a opinião, mas respeitar e não agir contra, não tem preconceito.

anarquismo individualista e anarco capitalismo são sinônimos?

O anarco capitalismo é individualista, mas pode haver anarquismo individualista não capitalista, isto é, sem dinheiro e nem propriedade, mas sem comunitarismo, isto é, compartilhamento de bens e intercâmbio de serviços. De fato não é um modo bom de se viver e uma sociedade assim estabelecida não consegue promover muito bem estar, progresso e felicidade. Ou o anarquismo individualista é capitalista, ou então é comunista. No meu entendimento, o verdadeiro sentido do anarquismo é ser comunista, como o do comunismo é ser anarquista, apesar de poder haver comunismo com governo. Note que anarquismo é um sistema político e comunismo é um sistema econômico. Capitalismo é um sistema econômico, que pode acontecer num sistema político anarquista, democrata ou autocrata, O socialismo de estado, que aconteceu na União Soviética, é um tipo de comunismo autocrata. É péssimo.

Na sua opinião, o que precisa mudar nas medidas preventivas para evitar tragédias no Brasil?

Rigidez. Nada de jeitinho. As autoridades têm que ser duras na aplicação da lei e as leis têm que ser severas em suas punições. Muito severas mesmo. Impedir a construção de casas em áreas de risco. Paralelamente, disponibilizar terrenos públicos a preços acessíveis, em áreas seguras. Esse programa Minha casa, minha vida, em princípio, é ótimo. Mas, como sempre, acaba sendo um sorvedouro de verbas desviadas em superfaturamentos e as empreiteiras fazem um serviço extremamente porco. Aí que tem que entrar a lei e a fiscalização. Tudo é só falta de vergonha na cara. Empresário corrupto: cadeia nele. Político corrupto: cadeia nele. Juiz corrupto: cadeia nele. Policial corrupto: cadeia nele. Pra valer mesmo. Sem refresco. Acabar com essa de fiança, de redução de pena por bom comportamento, de indulto, e essas coisas. E investir em penitenciárias muito seguras e com bom espaço, para evitar aglomerações. E com obrigatoriedade de trabalho. Botar os presos para fazer a própria comida, plantar horta para colher o alimento, varrer o presídio e tudo o mais. Nada de pena de morte, pois não castiga e não corrige. Político que desvia a verba das secas e das enchentes tem que pegar 20 anos de cadeia, ter os bens todos sequestrados e ser inelegível para o resto da vida. A lei penal do Brasil é muito frouxa. Incentiva o crime. Se for autoridade, funcionário público, militar, juiz, promotor e similares, a pena é automaticamente dobrada. E não adianta renunciar ao mandato. Outra coisa: nada de foro privilegiado para ninguém. Ninguém mesmo, sem exceção. Claro que tudo dentro da lei. Mas uma lei que seja dura e que seja cumprida de fato.

É possivel ir ao futuro professor?

Estamos sempre indo para o futuro. A questão é saber se poderíamos ir mais rapidamente do que os outros. A resposta é sim. Para tal é preciso que nos locomovamos, em relação aos outros, com uma velocidade bem grande, próxima da velocidade da luz, para que isso seja perceptível. Então, enquanto para nós, em viagem, se passariam, digamos, um ano, para quem tivesse ficado, se passariam, digamos cinquenta anos. Ao voltarmos, portanto, estaríamos 49 anos na frente. Só que essa viagem não tem retorno, isto é, não dá para voltar ao momento de que se partiu. Uma boa análise desse fenômeno é feita no livro Introdução à Relatividade Especial, de Robert Resnick.

Professor, apesar de percebermos o tempo andando apenas para a frente, não parece impossível que ele ande para trás. Não existe a possibilidade dele ir para trás, mas isso não ser percebido porque o conhecimento dos eventos estaria preso no futuro?

É impossível que ele ande para trás sim. A passagem do tempo é diferente da percepção da passagem do tempo. A percepção é psicológica o tempo é físico. Na física não há como o tempo retroceder. Mesmo nas soluções relativísticas em que se considera a possibilidade de voltar ao passado, isso é feito avançando-se no tempo em uma curva do espaço tempo que faz um laço e atinge um evento anterior ao do início vindo de seu passado. Mas, ao longo de toda a curva se foi para o futuro naquele referencial. A questão é que o tempo flui a diferentes taxas quando se compara esse fluxo entre referenciais que se movam ou que possuam curvaturas espaciais (campo gravitacional) diferentes. Todavia, em cada referencial, o tempo sempre flui com a velocidade 1, isto é, uma hora por hora, um minuto por minuto ou um segundo por segundo. Taxas diferentes, como meia hora por hora só acontecem quando se mede o tempo que corre em um referencial a partir de outro. Mas esses resultados são sempre positivos. Se um referencial se movesse com velocidade maior do que a da luz, o tempo medido não seria negativo, mas um número imaginário, o que é descartado como solução. Porque o invariante relativístico é o intervalo de espaço tempo, que é dado pela raiz quadrada do quadrado do intervalo do intervalo temporal vezes o quadrado da velocidade da luz menos o quadrado do intervalo espacial. Quando esse resultado der imaginário, temos dois eventos disjuntos e a região do espaço tempo de um em relação ao outro não está nem em seu passado nem em seu futuro. Está "alhures".

Em um debate/bate-papo Christopher Hitchens fez uma afirmação: "É terrível a idéia do cristianismo de que você poderia ser torturado para sempre." .... Mas um senhor lhe perguntou: "Terrível por qual padrão?" Como o senhor responderia? Abraços

Pelo padrão humano de sofrimento. Ser torturado significa que se é posto a sofrer de modo propositado e sem chance de escapar. Sofrimento é algo que provoque dor. Ser torturado eternamente é exatamente isso: ser colocado em estado inescapável de sofrimento sem interrupção. Isso é terrível pelo padrão humano de conferir valor a qualquer coisa.

Existem universos paralelos?

No meu entendimento, não. Esta é uma proposta de interpretação da mecânica quântica, também contemplada pela teoria das branas. Da mesma forma que os buracos brancos, as pontes de Einstein-Rosen, os táquions, o tempo imaginário e outras, são possibilidades que se apresentam nas soluções das equações diferenciais dos modelos teóricos que buscam descrever certos comportamentos da natureza. Mas, assim como no ensino elementar, quando um problema é equacionado por uma equação quadrática, há que se testar se ambas as soluções atendem ao fenômeno, também em física teórica, o fato de se achar uma solução em um modelo não significa que ela corresponda a algo existente na realidade. O que é preciso é se elaborar algum teste experimental ou observacional em que haja um item crítico que permita confirmar ou não a proposta. Como um diagnóstico diferencial em medicina. Há diversas teorias, por exemplo, para explicar o Red Shift das galáxias distantes, não só a do Big Bang. Por enquanto, a do Big Bang continua aceita pelo grosso da comunidade científica. É bom, contudo, que se apresentem explicações alternativas e que a ciência não tenha certezas. Isso faz com que o conhecimento seja mais bem fundamentado. Quanto aos universos paralelos, ainda não há fatos observacionais que comprovem, indubitavelmente, a sua existência. Eu, particularmente, acho que este é único.

porque hoje em dia as pessoas não se aceitam mais serem amadas. Do tipo "Eu te amo" e ela responde com um "péssima ideia essa de me amar"... ou algo parecido talvez. Mas porque hoje é tão difícil alguém amar e aceitar ser amado, na sua opinião?

Não vejo isso. Acho que as pessoas querem amar e serem amadas sim. Pelo menos as do meu círculo de relações de amizade. Absolutamente não é difícil amar e nem aceitar ser amado. O que não se pode, no amor, é querer a posse e o controle da vida de quem se ama. Tem-se que conceder ao amado total liberdade, inclusive de não lhe amar ou de amar a outros também. Como não se pode frustar um amor porque já se ama alguém. Amor não tem limites. Não se pode nunca dizer que não se pode amar. Quando mais se ama mais capacidade se tem de amar e mais amor se tem para dar. Em todas as formas: agape, philia e eros.

Uma pessoa que faz psicoterapia há muito tempo, pode desenvolver muito amor próprio(de sim mesmo) devido ao processo de autoconhecimento que faz parte da terapia?

Certamente que sim. E isso é uma coisa boa. Quem não se ama, antes de tudo o mais, não é capaz de amar os outros, as coisas, a natureza. Mas é preciso que esse amor não seja egoísta, isto é, que não se revele como uma compulsão de querer que tudo se volte para si e que se tenham todos os desejos atendidos, mesmo em detrimento dos outros. O amor verdadeiro é altruísta. Não é possessivo e nem exclusivista. É bom que a pessoa tenha um grande auto-conhecimento e se admire, sem presunção nem pernosticismo. De uma forma assertiva, isto é modesta sem humilhar-se, mas sem ostentação nem jactância. Serenamente gostar de si mesmo e se afirmar. Orgulhar-se de ser o que se é, no que tem de bom e reconhecer, com sinceridade, as próprias deficiências, defeitos e falhas. Não supor que se é melhor do que todo mundo e nem que se seja a pior pessoa da Terra. Ver-se na própria medida. Colocar-se fora de si, como um outro, para se observar. E amar o que contempla, sem narcisismo.

Professor, eu não me interesso muito em matemática, nem em exatas no caso. Mas sou apaixonado por física, principalmente a parte dos astros. Quero saber, se eu deveria seguir um curso superior de física, mesmo não me atraindo por matemática?

Não se consegue fazer um curso superior de Física sem usar muita Matemática e Matemática bem avançada. Há um aspecto conceitual e fenomenológico na Física, mas o conhecimento, o entendimento, a compreensão e a aplicação dos fenômenos físicos requer seu modelamento teórico, o que é feito por meio da Matemática. É com o uso da Matemática que os físicos induzem e deduzem as leis e teoremas que possibilitam saber e controlar o funcionamento da natureza. Então, para realmente saber Física, você tem que dominar muita Matemática. Não há escapatória.

Você costuma fazer algo engraçado ou é sempre sério?

Não sou sempre sério. Faço alguma brincadeira sim. Mas daquelas sutis, que requerem uma certa dose de inteligência para perceber a graça. Tipo assim: Eu pergunto: Você quer seu café com água ou sem água? Aí a pessoa responde: sem água, é claro. Então eu digo: traga o pó seco para ele. Ou se me perguntam as horas e são nove e dez eu digo: oito e setenta. Aí a pessoa fala: Ah! bom, pensei que já passasse das nove. Entendeu?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails