sexta-feira, 11 de setembro de 2015

https://www.youtube.com/watch?v=WQ04IlX0z_M, curioso como a ciência está sendo cada vez mais usada, de maneira cada vez melhor (mais sorrateira e sutil) em defesa de crenças pessoais ou de grupos. Disso ao darwinismo social, à genética justificando o espiritismo, a neurociência o budismo, etc...‎

https://www.youtube.com/watch?v=WQ04IlX0z_M, curioso como a ciência está sendo cada vez mais usada, de maneira cada vez melhor (mais sorrateira e sutil) em defesa de crenças pessoais ou de grupos. Disso ao darwinismo social, à genética justificando o espiritismo, a neurociência o budismo, etc...‎  nef O dito "Argumento Cosmológico" para a existência de Deus apresenta falhas. Já discuti isso em meus blogs (veja as referências abaixo). O título do vídeo chama-se "Argumento Cosmológico Kalam", mas não é. Não se disse nada a respeito. O argumento Kalam diz que o Universo não pode ser eterno para o passado, porque se tivesse iniciado em um momento situado a um tempo infinito para o passado, não teria havido tempo para se chegar ao presente. Mas um universo que sempre tenha existido não teve um começo em um momento infinitamente afastado para o passado. Ele não teria tido começo nenhum. De fato o Universo teve um começo. Mas não é o argumento Kalam que garante isso. A razão para que as crenças religiosas e esotéricas façam uso de argumentos científicos é que a ciência possui uma credibilidade que elas não têm. Porque a ciência verifica suas assertivas por meio de comprovações e evidência, o que eles não fazem. Então buscam se apoiar na ciência para dar uma áurea de veracidade a suas proposições. Isso é notável, especialmente no espiritismo. O Craig também pretende se apoiar na ciência para confirmar seus argumentos. Mas comete erros crassos. Como a suposição de que todo evento seja efeito de uma causa. Isso é o que discuto em meus blogs:
http://www.ruckert.pro.br/blog/index.php?s=Craig
http://www.ruckert.pro.br/blog/index.php?s=Kalam
http://www.ruckert.pro.br/blog/index.php?s=Incausalidade
http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=Craig
http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=Kalam
http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=incausalidade

Toda a direita tem essa posição, de que as desigualdades sejam necessárias ?‎

Mas é justamente isso que caracteriza o fato de se ser de direita. A direita aceita e aprova a existência de classes sociais. Ela não considera as pessoas como socialmente iguais. Ela acha que seja normal e bom que existam ricos e pobres. Considera que isso seja necessário para o bem da humanidade. Considera que devam existir patrões e empregados. Quem mande e quem obedeça. Veja este quadro:
http://3.bp.blogspot.com/-a0orxI10NZE/TzhYYFURSSI/AAAAAAAAIks/OljvQqiHNa0/s1600/infografico_traduzido_baixa_copy.jpg

Com o crescimento da bancada evangélica, um congresso ultra-conservador, teme por um futuro de trevas no Brasil?‎

Se a bancada se tornar maioritária, realmente, será péssimo para o Brasil. O jeito e sempre procurar esclarecer todo mundo sobre o mal que os evangélicos fazem com seu conservadorismo, de modo que eles não sejam eleitos. O problema é que esse aspecto também costuma ser defendido pela Igreja Católica, que ainda é majoritária na população. Mesmo o islamismo e o judaísmo são conservadores. O que se precisa é acabar com as religiões todas.

Dormir é a melhor coisa que existe. Como não gosta?‎

Pois eu acho que tem muita coisa que seja muito melhor do que dormir, como fazer sexo, namorar, ouvir música, comer, passear, ler e muito mais. Para mim, dormir é uma perda de tempo. Mas é inevitável.

O que é pior: um nazista ou um comunista?‎

Um nazista, sem a menor dúvida. Apesar de que, há comunistas que defendem uma autocracia do partido comunista, que é tão ruim quanto o nazismo. Mas o comunismo democrático, MESMO, ou anárquico, é algo extremamente benfazejo para a sociedade. Note que comunismo é um sistema econômico e não político. Já o socialismo é tanto político quanto econômico. O nazismo é um socialismo de direita, isto é, considera que as desigualdades sociais sejam justas e necessárias. Mas é autocrático, politicamente. Isso é inteiramente inadmissível, tanto numa economia capitalista quanto comunista.

O que acha dos pais que deixam os filhos em um quarto, e a filha em outro? É uma boa ideia criar essa separação por sexo na infância? Há necessidade?‎

Não há necessidade, até meus onze anos dormia no mesmo quarto de minhas irmãs, de nove e seis anos. Depois mudamos de casa e passei a ter o meu quarto e elas o delas. Isso é conveniente, porque meninas e meninos, depois da puberdade, não se sentem à vontade para trocar de roupa na frente de meninos ou meninas, respectivamente. Mas acho que é uma questão cultural. Não vejo problema das pessoas, dentro da família, exporem a nudez umas às outras, tanto crianças quanto adultos. E também acho que conversas de meninos podem ser compartilhadas com meninas e vice-versa. Inclusive, no meu entendimento, isso é muito bom que aconteça.

Como iniciou seus estudos para aprender a compor? Tem algum livro para recomendar? Ou algo disponível na internet?

Existem vários livros. Mas quando eu fiz composições o fiz por imitação e invenção própria. Procure os livros do Schoenberg e do Zamacois de Melodia, Harmonia e Formas Musicais. Para orquestração veja o Berlioz e o Rimsky-Korsakov.

Obedecer é deixar de ser livre?‎

Se a obediência for um consentimento de quem obedece, é livre. Não será livre se se der em razão de alguma imposição, isto é, de uma coação, passível de represália pelo não atendimento. Mas aquele que é mandado pode se recusar a obedecer e sofrer a represália. O mandante, então, estará sendo um opressor. No entanto é preciso ressalvar que, no processo educativo da criança é válido o uso de um processo pavloviano de recompensa e castigo, desde que sejam razoavelmente sopesados e não despóticos, isto é, que sempre se explicite a razão de se pretender o atendimento de alguma ordem.

Professor, por que forças internas não podem ser a resultante de um sistema?

As forças internas também entram no cômputo da resultante das forças que atuam em um sistema. O que acontece é que elas aparecem aos pares de ação e reação entre as partes do sistema. Portanto se anulam e não contribuem para o resultado da resultante. Somente as advindas da interação do sistema com algo fora dele não são anuladas dentro dele, pois a outra componente do par ação-reação está em outro sistema e a resultante é só das forças que atuam no mesmo sistema.

[Pirataria] http://www.papodehomem.com.br/copyright-a-mentira-contada-e-a-prosperidade-e-crescimento-na-copia http://www.papodehomem.com.br/copia-de-arquivos-na-internet-um-raciocinio-em-7-pontos-curtos/ O que você acha dos argumentos apresentados nesses textos?‎

Sou inteiramente a favor de que bens culturais (artísticos, científicos e tecnológicos (o conhecimento e não o produto)) sejam disponibilizados gratuitamente para o público. Mas no caso do autor o permitir, e eu acho que devam fazê-lo, como o faço. Mas se o autor quer ter direitos comerciais sobre seu produto ou os cede a uma editora, então não é legítimo usufruir deles sem retribuir financeiramente. Sou totalmente a favor da anarquia, do comunismo, da economia não monetária, da extinção do dinheiro e da propriedade. Mas não de modo impingido e sim com o consentimento geral. Por exemplo, as pinturas eu não acho que devam ser propriedade privada e sim pública, para apreciação em museus. E com cópias disponibilizadas pela internet. Os pintores, enquanto houver dinheiro e estado, seriam pagos pelo governo, como se fossem professores universitários. Claro que após uma aferição da qualidade de suas obras.

Professor, você acha que nos descobriremos vida fora da Terra antes de nos sermos descobertos? Como você acha que serão esses seres : Humanóides ou outra coisa?‎

Não acho que descobriremos nem seremos descobertos. E nem acho que seres vivos que existam em outros planetas tenham qualquer semelhança com os seres vivos da Terra.

Ernesto, você acredita que um dia vão conseguir criar algum animal extinto em algum tipo de laboratório usando seus restos mortais?

Sim. Acho perfeitamente possível no futuro, quando a tecnologia biológica o permitir.

Ernesto,você é contra ou a favor da pirataria?‎

Totalmente contra. Tanto é que não uso programas piratas e nem gravações piratas. Só comprados ou legalmente disponíveis de graça.

O que acha dos heterofóbicos?

Tão preconceituosos quanto os homofóbicos.

Ernesto, poderia me explicar essa afirmação: A força mínima que deve ser feita para levantar um objeto deve ser igual ao seu peso. Minha dúvida é que como a força resultante no objeto será nula, ele deveria permanecer no seu estado inicial, ou seja, o repouso.

Se um objeto está em repouso em relação à superfície da Terra (mas ele não estará em repouso em relação a um referencial inercial, pois estará girando em torno do eixo da Terra junto com ela), além da força de gravidade, ele precisa estar sofrendo outra força que tenha uma componente oposta à gravidade, de valor tal que a resultante com o peso forneça a força centrípeta necessária para que o corpo gire, com a Terra, em torno do seu eixo. Para que o corpo se eleve, afastando-se da superfície da Terra, essa força precisará ser maior, de modo a fornecer a aceleração necessária para tirá-lo do repouso em relação à superfície da Terra. Em geral essa força é fornecida pela reação do apoio ao corpo, pelo empuxo de algum fluido em que ele esteja imerso, pela sustentação aerodinâmica, no caso de um avião ou helicóptero, ou por algo que o sustente, se estiver pendurado. Depois que ele passar a se mover, a força poderá ser reduzida de novo, ao valor que tinha quando ele estava em repouso em relação à superfície. Se a elevação ocorrer por uma grande distância a força terá que ir diminuindo, pois a gravidade vai diminuindo com o afastamento do centro da Terra.

Ernesto, o que você faz quando dá aquela vontade de ir no banheiro mas você não pode ir por algum motivo por um tempinho?‎

Se a vontade for muito forte ela se sobrepõe a qualquer outra razão. Então eu peço licença e vou, mesmo que a licença não seja concedida. Esse é uma das únicas razões para que eu fique incomodado, pois quase nada me incomoda: frio, calor, fome, sede, dor (se não for muita), chateação, barulho, claridade, cansaço.

Como um bom patrão se comportar em relação a seus funcionários?‎

Para mim, o importante é que, além de tudo o que um patrão comum tem que fazer, não só em atendimento à lei, mas às considerações de camaradagem e civilidade, um patrão consciente tem que conceder a seus empregados participação societária na empresa. No sentido da promoção gradativa da diluição do capital por toda a sociedade e da abolição de relação trabalhista de emprego, transformando todo trabalhador em co-proprietário dos empreendimentos em que trabalham e não empregados. Essa é a melhor forma de transformação do capitalismo no comunismo, sem abolição do capital e sem estatização da economia, que acontece, em geral, no socialismo. O capital existe, mas é distribuído por todo mundo. Ninguém é patrão e ninguém é empregado. Todos são sócios. E o governo exerce apenas uma atividade fiscalizadora e controladora das atividades econômicas. Exceto para algumas que, de fato, não devem ser tratadas como econômicas, como defesa, segurança, justiça, fisco, diplomacia, educação e saúde. Essas têm que ser totalmente governamentais e estatais.

Se existe um Deus que tudo sabe e que tudo pode e que no entanto não tem garantia sobre as intenções de suas criaturas, tal ente pode ser chamado de Deus ?‎

Pois é... Esta é uma das muitas incoerências do conceito de Deus que não nos permite supor que tal conceito possa ter uma realidade fática.

Ernesto, voce me indicaria um bom curso tecnico?‎

Os cursos das escolas técnicas federais e os do Senai são bons. O assunto vai depender do que você goste. Não faça nada porque dá dinheiro, se você não gosta. Há quem goste de ser relojoeiro, quem goste de ser marceneiro, quem goste de ser eletricista, quem goste de ser químico, quem goste de ser mecânico, alvanel ou outra ocupação técnica.

O que faz de alguém um pecador?‎

Nada. Pecado não existe. O conceito de pecado é o de uma ação que contrarie os desígnios de Deus. Como Deus não existe, pecado não existe. Mas existe o mal. Se se chamar pecado apenas uma ação malévola, sem ter nada a ver com Deus, então existiria pecado. Pecador seria, pois, uma pessoa que, de forma contumaz, pratica atos malévolos, isto é, que provoquem prejuízo, sofrimento, tristeza, dor ou algo de ruim, de modo intencional e consciente. Bem como, além de cruel, que seja mentiroso, desonesto, injusto, invejoso, caluniador, difamador e coisas do tipo.

Professor, o que o senhor sabe sobre os chamados "buracos brancos"?‎

Trata-se de uma conjectura teórica advinda da extensão da solução de Kerr da Relatividade Geral para uma simetria esférica de massa, com rotação. Todavia não há comprovação fática nenhuma de que essa extensão, de fato, ocorra na natureza. Associado aos buracos brancos existe, também, o conceito de "Ponte de Einstein-Rosen" (buraco de minhoca), igualmente não confirmado.

Liberdade econômica é importante?‎

Toda liberdade é importante, inclusive a econômica. Mas toda liberdade tem que ser limitada. Não se tem liberdade de causar dano, prejuízo, sofrimento, tristeza ou qualquer mal, exceto se inteiramente inevitável ou para promover um bem maior. Assim a liberdade econômica não pode ser usada para favorecer indivíduos ou grupos em detrimento da população em geral. Isso costuma acontecer no capitalismo. Por isso ele precisa ser controlado pela sociedade. Como se dá na social-democracia. Mas o socialismo estatal também não é uma boa coisa, pois restringe sem limites a liberdade.

Em algum momento o universo foi apenas vácuo, sem absolutamente nada de matéria?

Sim. Logo que surgiu o Universo, seu conteúdo era apenas de campo, sem matéria nem radiação. Isto é, era vácuo, pois vácuo é o espaço sem matéria, mas não vazio. Não existe e nunca existiu espaço vazio no Universo. Todo espaço é preenchido por conteúdo. Não havendo matéria é vácuo. Mas vácuo não é vazio. Possui campo e pode conter radiação. Antes de haver matéria se estava na chamada "Era de Planck", que durou 0,0000000000000000000000000000000000000000001 segundos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_de_Planck
https://en.wikipedia.org/wiki/Planck_epoch

Ernesto, ver video aulas 2x mais é mais eficaz no aprendizado?

Não acho que seja não. Mesmo que ajude. O que é mais eficaz no aprendizado é a redescoberta, isto é, o estudante se fazer de cientista, pesquisador, repórter, investigador e, ele mesmo, descobrir os fatos que precisa aprender, ao invés de, simplesmente, assimilar o que outros descobriram. Para tal precisa ser orientado para não se perder em caminhos inconsequentes. Esse é o principal papel do professor: a condução do aluno no processo de redescobrir o conhecimento e desenvolver as habilidades. Assim é que as escolar precisavam ser. Mas isso tem que ser um processo individualizado. Nada de turmas em que todos têm que andar paralelamente e serem avaliados por meio de instrumentos iguais para todos, aplicados no mesmo momento. Isso é ensino completamente ultrapassado.

Acha que é uma atitude feia um filho não querer comparecer no velório de um dos pais? Mesmo que seja simplesmente por achar que se sentirá pior ainda estando lá, e não tenha objetivo de ofender ou parecer mal educado, algo assim?

Não acho não. Cada um tem que agir de acordo com sua consciência e seus sentimentos sem se importar com o que vão pensar a respeito. Em tudo na vida. Mesmo que isso o prejudique.

Já leu o livro "O Mito da Monogamia"? Recomenda? E o livro Casamento e Moral, do Russell?

Sim, li ambos. O primeiro é interessante, mas meio monótono em seu estudo de variadas espécies. E acho que, ao fim, ele acaba saindo pela tangente com relação à espécie humana. O do Russell eu li há quase cinquenta anos e, como o resto da obra dele, foi um dos livros que me levaram a mudar tanto para o ateísmo como para o anarquismo.

Para uma pessoa que escuta música clássica apenas pela base emocional contida em muitas músicas, você acha que vale a pena dedicar tempo para aprender a compor ? Expandir o prazer pela música, compreendendo-a melhor, em outro nível.

Vale e não é pena nenhuma. Compor é extremamente prazeroso, mesmo que bem difícil. O prazer está, em grande parte, exatamente em vencer a dificuldade. Entender de música com profundidade e abrangência aumenta muito a capacidade de apreciação de obras musicais e, com isso, o prazer fruído nessa apreciação. Recomento mesmo. Não só compor, como também, executar algum instrumento ou a própria voz.

Qual o maior mal do mundo para você ?

O egoísmo. Ele é a fonte da maioria dos vícios, como a ganância, a cobiça, a crueldade, a luxúria, a desonestidade, e todos os que são contra o amor e a verdade.

A racionalidade é um privilégio da espécie humana ou apenas calhou de sermos a única espécie que pensa?‎

Mas não somos a única espécie que pensa. Apenas, neste planeta e atualmente, somos a única espécie capaz de desenvolver o pensamento articulado e expressá-lo em uma linguagem. Mas já houve outras espécies capazes dessa proeza e, certamente, outras surgirão, sem considerar que podem haver outras, ainda, em outros planetas. Todavia o pensamento imagético é compartilhado por várias outras espécies animais atuais, como os primatas superiores, os golfinhos e outros cetáceos, papagaios e outros piscitacídeos, bem como, corvídeos e, até mesmo, invertebrados, como muitos cefalópodes.

O que pensa de professores darem aulas tendenciosas segundo suas ideologias políticas? Digo isso no Ensino Médio. Normalmente no Ensino Médio, apesar de já se ter alguma maturidade, ainda não se tem opinião política, portanto o que o professor fala influencia diretamente a opinião dos alunos.‎

Acho que todo professor tem que apresentar todas as vertentes de opinião a respeito do que quer que seja e, então, dizer qual é a sua, justificando. Mas precisa ser capaz de analisar e apresentar, imparcial e em toda a abrangência e profundidade, as outras concepções, mesmo que não as abrace. Isso é essencial para a condução do processo de aprendizagem, em todos os assuntos, não só em política. Mas não pode se furtar de apresentar qual a sua concepção. E não pode, também, avaliar negativamente quem não concorde com ela, no caso do assunto ser objeto de opinião e não um conhecimento estabelecido (como o teorema de Pitágoras). A não ser no caso de opiniões preconceituosas, que precisam ser combatidas. Por exemplo, sobre religião, é preciso que todas sejam apresentadas e discutidas, mostrando-se que não se pode ter atitude preconceituosa contra nenhuma, incluindo o ateísmo. Sobre política e economia, se tem que apresentar todas as concepções e discutir suas vantagens e desvantagens, mesmo que se diga qual se considera a preferível. E não se pode ser preconceituoso contra esquerdistas ou direitistas, caso se seja direitista ou esquerdista. Porque há, tanto entre esquerdistas quanto entre direitistas, pessoas bem intencionadas e pessoas mal intencionadas.

Você não entendeu minha pergunta. Refiro-me ao relativismo moral, que é diferente de moral relativa. O relativismo moral é o pensamento de que não existem bases objetivas e nem verdades universais que definam os conceitos de bem e mal, certo e errado. O que você pensa a esse respeito?‎

Não concordo com essa assertiva. Há, sim, bases objetivas que fundamentam as noções de bem e mal. Elas se encontram nas sensações e percepções mentais dos seres sencientes. Bem é o que provoca satisfação, prazer, alegria, felicidade. Mal é o que provoca sofrimento, dor, tristeza. Não só em seres humanos. Todavia é preciso considerar isso não de um ponto de vista imediatista. A extração de um dente estragado é dolorosa, mas propicia um bem mais perene, portanto não é um mal. Além disso, também tem que ser considerada estatisticamente, ou seja, o bem de um não pode justificar um mal para muitos. Todavia, também não se pode justificar um mal para um pelo bem para muitos. Isso tudo tem que ser objeto de reflexão. É disso que cuida a ética, que deve nortear a moral. Esses princípios são universais, ou seja, aplicáveis a qualquer comunidade de seres conscientes e não só sencientes, mesmo que de espécies futuras ainda não existentes ou extra-terrestres. Porque um requisito essencial para a categorização ética de uma ação é que ela seja feita com consciência e liberdade.

De onde você crê que surgiu a materia ? Se ela sempre existiu, o tempo é obsoleto e fantasioso para com o universo em sua essência ? Uma noção humana.

A matéria nem sempre existiu. Ela é o resultado da quantização dos campos primordiais no início do Universo, logo que a temperatura começou a diminuir e permitir o surgimento de quebras de simetria. Mesmo os campos primordiais nem sempre existiram. Eles surgiram com o surgimento do Universo. Haver universo significa haver um conteúdo substancial (campo, matéria ou radiação) e um espaço para os conter. Mas pode haver universo sem tempo. O tempo advém das alterações no estado do Universo. Ficando inalterado, não há tempo. Como o Universo surgiu expandindo-se, então ele já surgiu com o tempo. Mas pode ser que o tempo cesse se o Universo vier a parar de mudar o seu estado. O tempo é algo físico que não depende da percepção de nenhuma entidade consciente. Mas não é apriorístico. Da mesma forma que o espaço. Este advém de seu conteúdo. Sem conteúdo, também não há espaço, do mesmo modo que sem alteração não há tempo.

Qual sua opinião sobre o relativismo moral?‎

A moral é relativa mesmo. A ética é que não. A moral é o conjunto de afirmações sobre o que seja permitido, proibido ou prescrito em relação às ações humanas. Ela se adequa ao contexto local, temporal e social a que se aplica. Em geral, expressa o que os detentores do poder querem que a população obedeça. A ética, por outro lado, expressa o resultado de reflexões filosóficas sobre as ações humanas e busca a independência em relação ao contexto local, temporal e social. A ética quer saber o que seja certo ou errado em termos da prevalência do bem e da erradicação do mal, bem como o estabelecimento do que seja bom ou mau. Seria previsto que a moral seguisse os ditames da ética, mas nem sempre segue. Há ações tidas como imorais que não ferem a ética bem como ações moralmente aceitas que são anti-éticas. Todavia o que implica em sanções é a moral e não a ética. A lei, então, nem se diga. Muitas vezes ela está em desacordo com a ética e, mesmo, com a moral.

Por que a China havia invadido o Tibete?

Porque a China sempre foi imperialista, mesmo depois de se tornar comunista.

A assexualidade existe ou é apenas um período em que o indivíduo não se interessa por sexo?

Existe sim. Uma assexualidade completa. Há, também, a temporária. Mas a completa afeta de um a dois por cento da humanidade. Não se trata de nenhuma doença e nem comportamento anormal. É uma característica, como ser canhoto, por exemplo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Assexualidade
https://en.wikipedia.org/wiki/Asexuality

Professor Ernesto, se houver universo além do Universo Observável ele também terá quatro dimensões (incluindo o tempo), ou não necessariamente?‎

Se houver algum outro universo, ele não estará além do Universo Observável. O que está além do Universo Observável é este mesmo universo. Aqueles lugares, inclusive, serão observáveis para observadores localizados em outros pontos. Outros universos seria disjuntos deste, isto é, sem possibilidade de acesso ou contato. Quanto a suas características, não é preciso que sejam as mesmas deste. Inclusive quanto à existência de espaço e tempo, bem como a quantidade de dimensões deles. Ou de matéria, radiação ou outros componentes.

Desculpa,mas a Liga Humanista Secular não faz caridade coisa nenhuma(pelo menos a brasileira, não). Ela pede doações para trabalhos científicos e coisa do tipo,pouco contribuindo para a vida do pobre. Quero saber de alguma instituição de ateus que ajude, de fato, pessoas carentes, tais como igrejas‎

Tem razão. Mas não importa que não haja nenhuma organização ateia. Aliás, é até bom que não haja. Ateus, em geral, são refratários a se considerarem membros de alguma instituição, ordem ou seja lá o que for. Há ateus que, em relação a outros aspectos, são o mais diversos possíveis: conservadores, progressistas, direitistas, esquerdistas, comunistas, capitalistas, socialistas, anarquistas, intelectuais, trabalhadores braçais, cientistas, artistas, negociantes, operários, empresários, homens, mulheres, velhos, adultos, jovens, crianças, pobres, ricos, cultos, ignorantes, refinados, toscos. O que têm em comum é só não acreditarem em deuses. Também podem ser altruístas ou egoístas, generosos ou sovinas, prestativos ou imprestáveis, caridosos ou desalmados. Aliás como crentes e religiosos também. Nem todo mundo que acredita em Deus é caridoso. Ateus caridosos fazem caridade por sua conta, sem vínculo a qualquer entidade. Isso é que é o melhor e deveria ser feito por todo mundo. Por outro lado, o fato de igrejas e outras religiões fazerem caridade institucionalmente não abona, de modo nenhum, suas doutrinas metafísicas. E elas são um desastre, simplesmente porque são enganações. São mentiras que as pessoas são levadas a acreditar e pautar sua vida por elas. Quanto desperdício de tempo, energia, dedicação e, até, dinheiro, é feito em nome delas. Bens que poderiam ser empregados com maior proveito para a solução dos problemas da humanidade. E para fazer mais caridade ainda. De preferência não institucionalizada.

Boa Tarde Ernesto, o que acha da criação da Bandeira do Planeta Terra? É um bom começo? http://www.flagofplanetearth.com/#intro-shift‎

Sim. É uma boa ideia. Para começar a considerar a Terra como uma unidade. Independentemente da filiação de qualquer nação à ONU ou outra organização. Não se trata de uma união de todos os estados terrestres, mas de uma unidade. Não necessariamente de um governo ou de um estado único para o mundo. É a coletividade da humanidade, irmanada em uma concepção de unidade mundial, sem relação com política. É até mais do que uma bandeira para a humanidade, mesmo que tenha sido concebida por ela. É uma bandeira para o mundo, que inclui tudo: todas as espécies vivas e toda a natureza inanimada. É assim que precisamos conceber nossa situação no Universo. Não somos humanos e nem brasileiros ou de outra nação. Somos terráqueos. E isso inclui todos os seres, inclusive não humanos e não vivos.

O que você acha que leva políticos (como o Lula) a se envolverem com a corrupção ?

Acho que corruptores e corruptos têm que ser afastados da vida pública pela justiça e pelos eleitores, sem direito a exercerem nenhum cargo público pelo resto da vida, bem como terem os seus bens e de seus familiares próximos confiscados para ressarcimento dos prejuízos causados. Essas pessoas agem assim em razão da impunidade que impera no Brasil. É preciso punir com grande rigor, especialmente se os punidos forem políticos, magistrados ou empresários. Estou dizendo grande mesmo, sem direito a sursis nem a nenhuma redução de pena, seja pelo que for. Com cumprimento da pena em penitenciárias comuns no meio de todos os demais presos. Sem o menor refresco. Só não aprovo a pena de morte. Mas aprovo a prisão perpétua com trabalhos forçados.Acho que esse tipo de crime seja mais grave do que assaltos, sequestros e, mesmo, homicídios. Políticos e magistrados precisam ser um exemplo de virtude para o povo. Qualquer deslise deles é uma falta de gravidade redobrada. Merecedora de, pelo menos, o dobro da pena de que se fosse cometida por quem não fosse político ou magistrado.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Vc é um dos que acham que a religião só atrapalha a humanidade.Contudo, tenho que dizer que há ótimas igrejas praticando caridade;perto da minha casa, 2 igrejas católicas distribuem sopas pros pobres; ademais, a igreja do Malafaia dá agasalhos e comida.Pq não existe algo ateu que faça o mesmo?

Eu não digo que as igrejas não fazem coisas boas. Elas fazem, como a caridade. Mas isso pode ser feito sem ser por igreja ou religião nenhuma. Com a vantagem de não fazer apelo a nenhuma pretensa realidade transnatural inexistente. A caridade desvinculada da religião é muito mais valiosa, porque é feita sem a pretensão de se obter nada em troca, sequer a salvação eterna. Como as religiões enganam o povo com suas crenças em alma imortal, céu e inferno, atendimento de preces e outras do tipo, elas são muito maléficas mesmo. É preciso que se saiba que não se pode contar com a ajuda do sobrenatural para nada. Então é preciso que se fie apenas no auxílio das outras pessoas e da ciência. Sem religião como muleta, as pessoas têm que aprender a serem solidárias e compassivas. E a cuidarem, por si mesmas, em colaboração, pelo prevalecimento do bem e o extermínio do mal, já que não há justiça divina nenhuma. Ateus fazem trabalho caritativo sim. Existem, até, organizações para isso, como a Liga Humanista Secular. Mas, como anarquista, eu gosto mais de iniciativas que não envolvam entidades organizadas.

Matar seres sencientes para alimentação é errado, se esta não for a única forma de sobrevivência disponível... Concorda?

Sim. É o que faço.

Quais são as limitações biológicas da espécie humana para o livre arbítrio?‎

Ora, você não pode escolher respirar debaixo d'água, pois não tem brânquias. Ou voar apenas por seus próprios meios, sem nenhum dispositivo. Ou controlar sua digestão. Há uma grande gama de funções corpóreas que são automáticas e não há como alterá-las voluntariamente.

Existem padrões nas ações humanas que as tornam previsíveis, não? Existe um limite para o livre arbítrio, digamos assim.‎

Sim. Mas o livre arbítrio não significa possibilidades ilimitadas de escolha e sim uma faixa de possibilidades de escolha. Essa faixa é estabelecida pelas limitações biológicas da espécie, pelas limitações de índole pessoal e pelas limitações fixadas pela sociedade. Mas estas podem ser superadas, se se tiver suficiente coragem. Dentre elas estão as regras morais. Certamente contornáveis, tanto que pessoas cometem imoralidades e crimes.

Trabalho fora,e a hora que chego estudo, pois estou me preparando para o Enem,quero entrar na universidade. Mas ao mesmo tempo, sinto muita vontade de arrumar uma namorada, mas se arrumar, vai atrapalhar o estudo. Como fazer? Me sinto muito carente, estou querendo as duas coisas ao mesmo tempo.‎

Não dá para esperar até o ENEM para arranjar namorada? A não ser que apareça uma pela qual você se quede irremediavelmente apaixonado. Então não se pode deixar passar a oportunidade de ser feliz, mesmo que prejudique o desempenho no ENEM.

Esse indeterminismo se aplica às ações humanas também?‎

Não. Esse indeterminismo existe nos fenômenos que ocorrem no nível das partículas elementares. Nos sistemas complexos a causalidade e o determinismo se apresentam como decorrência da concentração da probabilidade nos eventos constituídos de um número muito grande de eventos elementares. Por outro lado, surge uma nova aleatoriedade, já devida à falta de conhecimento e controle de todos os fatores que influenciam a ocorrência. É o que se dá, por exemplo, no indeterminismo das ocorrências meteorológicas. Ele não é o indeterminismo quântico. Todavia, é o indeterminismo quântico que, fundamentalmente, permite que qualquer outro indeterminismo possa ocorrer. Senão o funcionamento do mundo seria um mecanismo de relojoaria, tudo inteiramente previsível, como o dissera Laplace. Inclusive a exitência do livre arbítrio é decorrente, em última análise, do indeterminismo quântico.

Um pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religião. (Francis Bacon).Você concorda? Justique sua respsota.

Discordo totalmente. Quanto mais se filosofa, se pensa, se reflete, se analisa, se estuda, mais se conclui pela inexistência de Deus. Isso é o que se pode apreender de forma cabal. Quem acredita em Deus não é, necessariamente, burro nem ignorante. Mas, certamente, é uma pessoa que não se debruçou suficientemente sobre a questão e a analisou por todos os seus ângulos e aspectos: religioso (religião comparada), histórico, filosófico(metafísico, ético), científico (físico, cosmológico, geológico, biológico, neurológico, psicológico), histórico, sociológico, político.

Ernesto, da para aprender algo em pouco tempo?‎

Depende da complexidade do que se deseja aprender e do que se entende por "pouco tempo". À medida que a complexidade aumenta, o tempo requerido para o aprendizado aumenta também. Não se pode fazer nenhuma afirmativa por alto sem se saber o que se quer aprender e o quanto se tem de conhecimento prévio a respeito.

é possivel melhorar o aprendizado e a inteligência de graça?‎

Claro que sim. Existem vários processos neuróbicos de aprimoramento da inteligência disponíveis de graça na internet.

O que seria o indeterminismo intrínseco do comportamento mais profundo do mundo natural?‎

Trata-se da situação em que, quando um evento que provoque algum efeito, tal efeito não seja determinado pelas circunstâncias de sua ocorrência, de modo que não se pode saber como será, mas apenas como poderá ser, dentro de um leque de possibilidades, cada qual com a sua probabilidade. E isso não é por falta de conhecimento das circunstâncias, mas sim algo que faz parte inerente do comportamento da natureza. Outro aspecto do comportamento quântico é que pode haver a ocorrência de eventos que não sejam provocados por causa nenhuma. O que se requer é que estejam presentes condições para sua ocorrência, mas há casos em que isso se dê sem que nada determine.

Professor, o senhor concorda que não podemos, conscientemente, assumir tarefas cujo sucesso pressupõe que a criatividade ocorra ?‎

Não. Discordo. Se você tem confiança em sua capacidade criativa, pode assumir compromissos que dependam dela sim. Assim o fizeram Michelangelo, Leonardo da Vinci, Bach, Mozart, bem como cientistas.

Aí, tá vendo? http://ask.fm/maribrs/answer/131216694441 Quase todas as mulheres de hoje têm seu preço. Pelo menos essa foi sincera. Com o meu salário, que é razoável, eu compro uma 10 vezes melhor. kkkkkkkkkkk O fator econômico é muito importante sim, Ernesto. Mulheres são produtos, em sua maioria

Algumas são, de fato. Mas não são a maioria não. A maioria, tanto de homens quanto de mulheres e digna, honrada e de sentimentos nobres.

Professor, dizem que, depois de uma certa idade, o cabra que é um velho solteiro e que não gosta de futebol se veste de mulher, usando salto alto, batom e coisa do tipo. Foi noticiado isso na revista mente e cérebro. É verdade isso? Gostaria que comentasse‎

Claro que não. Pode até ser que haja uma maior tendência para que a pessoa seja assim à medida que a idade aumenta. Mesmo assim é uma minoria que é assim. Conheço muitos homens solteiros ou viúvos da terceira idade que não são nada disso. Aliás, a maioria. Não gostar de futebol ou de esportes em geral não tem nada a ver com efeminamento. Nem a masculinidade tem a ver com comportamento violento, rude, agressivo, mal-educado, grosseiro, ignorante. Masculinidade é ombridade, responsabilidade, compromisso, bravura, coragem, espírito protetor, cortesia, atenção, dedicação, diligência, honra. Como também é sensualidade, sedução, carinho, capacidade de propiciar prazer sexual, charme, beleza física, elegância, ternura, finesse. Isso não tem nada a ver com efeminamento.

Existe algo que você faça ou goste que seja considerado incomum por outros ?

Muita coisa. Gosto de ópera, de música clássica, de balé, de filmes musicais, de vinho ao invés de cerveja. Não gosto de futebol (aliás de esporte nenhum). Gosto de chá ao invés de café. Não uso tênis. Não uso camiseta com escrito. Gosto de usar paletó e gravata, mesmo que não precise. Não falo gíria nem palavrão. Gosto de estudar. Gosto de física e matemática. Gosto de pensar. Gosto de escrever (especialmente poesia). E assim por diante.

"Nem tudo na vida, discordando de Marx, tem origem em questões econômicas. Há competição, por exemplo, para conquistar um parceiro amoroso." Isso porque você não conhece as mulheres de hoje. Quem tem grana pega até as "santinhas", que dizem que dinheiro não importa. kkkkkkkkkkkkkkk...

Claro que há, mas não exclusivamente. O erro de Marx foi supor que fosse a economia o motor da sociedade. Também é, mas não apenas. Há outros motores. O sexo e um deles. Bem como as crenças religiosas. E o desejo de se ter fama, glória, sucesso (mesmo não econômico - aliás, o sucesso econômico costuma ser, apenas, uma condição para o sucesso social). Até mesmo, a preguiça. Há muita gente que luta para conquistar o amor de um parceiro pelo amor mesmo. Sem dúvida.

Com quem e com quantos anos você transou pela primeira vez?‎

Com dezenove anos. Com uma amiga por quem apaixonei. Estava no segundo ano da faculdade. Mas antes eu tive que deixar de ser católico, pois, como católico, eu achava que transar sem ser casado era pecado e, então, não transava.
Quando eu era católico eu queria ser santo e fazia tudo para ser mesmo. Isso não significava, absolutamente, que eu não tivesse desejo, nem que não fosse heterossexual. Mas eu tinha muita força de vontade. E, absolutamente, não acompanhava o modo de pensar dos colegas. Sempre fui uma pessoa que não se importava a mínima com a opinião dos outros. Era, realmente, muito diferente do normal. Mas era muito estimado e respeitado, porque era assertivo e generoso, além de muito sério. Todavia, como eu era, mesmo, brilhante em meu desempenho acadêmico, ninguém me contestava em minhas convicções. Não estou me gabando. Trata-se de uma constatação que minha assertividade impede que eu não reconheça.

o metodo supera realmente funciona?‎

Não sei como funciona. Nunca experimentei. Não posso dizer. Mas desconfio de metodologias que se vendem. Para mim, o que é bom é de graça. É divulgado para todos tirarem proveito sem cobrar nada. Quando um psicólogo ou um pedagogo de verdade, sério mesmo, descobre um modo de melhorar o aprendizado e a inteligência, em geral, ele publica isso em uma revista especializada de acesso livre, para que qualquer um fique sabendo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

É possível "aprender a gostar" de algo?

Sim, mas não é garantido que se consiga. Se se quer gostar de algo, vá se acostumando mesmo sem gostar que pode ser que se passe a gostar. Especialmente se houver razões que recomendem esse gosto que sejam racionalmente aceitas, mesmo que, afetivamente, não se goste. Mas é possível aceitar o que se pretende gostar, mesmo sem gostar, e conviver com essa situação por muito tempo. Isso é mais comum do que se pensa. Muitas vezes se apresenta a necessidade de se aceitar algo sem gostar. O cérebro, para evitar a convivência com algo de que se desgoste, aprende a gostar.

Eu gosto das mudanças, dos problemas que sempre me trazem alguma lição. Menos que seja, eu gosto do movimento, pois se tudo fica na rotina, o que vamos aprender então? Nada, além do puro comodismo. Eu retorno aos poucos, porque gosto do recomeço.‎

Você tem toda a razão. A vida na mesmice não tem graça nenhuma. A mudança é salutar e benéfica em si mesma, independentemente do que vá dar. E se não der em algo bom, muda-se de novo. Mas não até acertar e não mudar mais. Mesmo acertando, é bom mudar, tempos depois. A respeito de tudo: ocupações, relacionamentos, concepções, modos de vida... Mas não é preciso haver rompimentos, mesmo que possa haver. Pode-se mudar, mantendo algo do que era antes. Não há receitas. O que se tem é que manter a mente aberta. Mas, como disse Sagan: nem tão aberta que deixe o cérebro cair.

Pois é amigo, uma pessoa que jamais vou esquecer é você. Ando meio distante porque estou num momento de conflito comigo mesma, então prefiro me ausentar, me questionar, e ver por todos os ângulos. A vida tem muito mais para oferecer, muito mais.‎

Faço votos de que você se encontre e possa, então, desabrochar todo o potencial de que é capaz, não só para sua própria felicidade, mas também para o proveito de quem te conhece e quer bem e, inclusive, do resto do mundo. Pois você tem muito a oferecer para a melhoria de mundo. Você é preciosa, querida Luísa. Uma joia singular entre os humanos. Eu poderia, até, dizer: Ave Luísa, cheia de graça... Com toda a seriedade. Um grande abraço.

O capitalismo é a base para competição?‎

Não é preciso capitalismo para haver competição. Mas o capitalismo, realmente, estimula a competição econômica. Faz parte de sua essência. Todavia pode haver competição não econômica. Nem tudo na vida, discordando de Marx, tem origem em questões econômicas. Há competição, por exemplo, para conquistar um parceiro amoroso. Ou para fazer valer uma concepção religiosa. Neste caso pode haver uma razão econômica por trás. Mas nem sempre. Ou para ser considerada a pessoa mais brilhante, mais bonita, mais inteligente, mais esperta. Da mesma forma, apenas por vaidade, mesmo sem vantagem econômica nenhuma. O que move a competição é o desejo de ser mais reconhecido, famoso, admirado, invejado, desejado e assim por diante. Mesmo quando a competição é econômica, existe uma vaidade por trás do desejo de se enriquecer. O maior desafio para se ser virtuoso é vencer a vaidade. Inclusive quando se é generoso, altruísta, solidário, bondoso e algo do tipo, pode haver vaidade por trás desse comportamento. Mas não necessariamente. De modo diverso do que consideram alguns psicólogos, existe, de fato, esse altruísmo autêntico, sem vaidade.

http://ask.fm/wolfedler/answer/128763635997 Mas falo exatamente das pessoas que não tiveram oportunidade de sequer ir pra escola e completar o ensino básico... São pessoas que, no máximo, virão isso durante 1 ou 2 anos da vida delas, apenas... É possível recuperar?

Sempre é possível. Teve um professor de Física da UFV que se alfabetizou com quase 20 anos e acabou tirando quatro diplomas de nível superior: bacharel e licenciado em física e em matemática. Então fez mestrado e doutorado em engenharia. Depois ele foi para o interior de São Paulo.

Por que alguns cientistas de grande renome utilizam o termo "Big Bang" para se referir ao surgimento do universo, ao invés de apenas sua expansão? É, talvez, porque a maioria utiliza o termo de forma errônea já?

O termo foi cunhado por Fred Hoyle, propositor da hipótese do Universo Estacionário, que considerava o surgimento contínuo de matéria através do espaço de um Universo eterno e infinito, como uma troça aos defensores da expansão do espaço a partir de um momento de alta concentração de conteúdo. E, então, foi adotado pelos partidários desta proposta. É só um nome que não corresponde ao que, de fato, se diz que aconteceu. Como, também, é o caso de "Energia Escura". Isso também acontece em outras áreas de conhecimento.

É melhor cursar o que gosta ou fazer um curso que não goste, mesmo podendo ter um bom futuro financeiro nesse?‎

Sem pestanejar é melhor cursar o que gosta, mesmo que dê menos dinheiro. Uma profissão, geralmente, é para a vida toda. Mudar de profissão é mais difícil do que mudar de cônjuge. Sendo algo com que se vai conviver por toda a vida e uma boa porção dela a cada dia, é preciso que se trabalhe naquilo que dê prazer, satisfação. Que seja gratificante. Que permita que se sinta realizado por estar contribuindo para o bem do mundo.

A vida é superestimada. Você acha bom viver trabalhando e desgastando-se?‎

Acho. Porque, assim, eu contribuo para o bem do mundo e isso me traz uma grande satisfação.

Se uma corda tem como objetivo amarrar, ela amarra bem, se um apoiador de livro, apoia o livro, partido desta ideia, qual é o objetivo do homem para que ele tenha uma vida plena feliz ? (Nao a humanidade maa o homem com individuo)‎

Não existe um objetivo externo para a vida. Aliás, para tudo. Nada que surgiu no Universo o fez com algum propósito. Tudo surgiu por acaso, sem razão e nem finalidade. Como o ser humano. Todavia, como o ser humano surgiu com inteligência e consciência, ele busca um sentido para a vida. Isso cada um tem que achar para si. Eu, por exemplo, achei uma razão que dê significado à minha vida no trabalho de espancar a ignorância do mundo. Em levar as pessoas a pensar, a refletir, a verificar, a examinar, a conferir, a contestar, a reagir, a mudar, a consertar o mundo. Isso me traz a satisfação de ver que minha existência será capaz de deixar o mundo melhor. Em suma, que não está sendo em vão.

Meu professor de Eletromagnetismo falou que não se pode medir a expansão do Universo, pois em todos os referenciais ocorreria um aumento simultâneo de espaço e sempre seria medido o mesmo, já que o que se esgarça para um lado se esgarçaria igualmente para o outro. Continua (...)(Continuação) No caso de um balão com duas pintas, uma pinta nunca poderia dizer que se afastou da outra, pois ela sempre veria o mesmo. Só seria possível medir a expansão com um observador externo. O que acha?

Ele está enganado. Acontece que essa expansão se dá ao longo do tempo. E, quando se vê uma porção longínqua do Universo, se a está vendo há tempos atrás. Então, se ela emitiu para nós uma luz de certo comprimento de onda, à medida que a luz se dirige para nós, o Universo vai se expandindo, isto é, o espaço inchando, e o comprimento de onda aumentando. Então se capta um comprimento de onda maior do que o que foi emitido. Como saber qual o que foi emitído? Pela posição relativa das raias espectrais que caracterizam dado elemento químico. Por exemplo, as raias de emissão ou absorção do hidrogênio atômico. Ao se captar a luz de galáxias distantes, vê-se as raias de absorção do gás galáctico e suas posições relativas mostram que se trata de hidrogênio. Mas elas não estão nas posições absolutas que apresentam aqui na Terra. O deslocamento apresentado permite calcular o "red-shift" e, por ele, a velocidade com que o espaço está crescendo. Cotejando as diferentes taxas de crescimento com as correspondentes distâncias do objeto observado se pode inferir a "Lei de Hubble" que mostra, cabalmente, a expansão cósmica.

Um adulto que nunca teve contato algum com matemática ou física... Se se esforçar muito, estudando várias horas por dia, da maneira correta, etc, consegue aprender o suficiente para realizar um curso superior na área? Ou isso se complica bastante depois de certa idade?‎

Acho difícil que alguém nunca tenha tido contato com matemática, que se estuda desde o curso primário. E, se se vai fazer um curso superior, necessariamente se terá que fazer a matemática e a física do Ensino Médio. Ora, todo mundo que vem do fundamental, chega no médio sem ter visto a sua matemática e a sua física e a aprende. Logo, qualquer pessoa que tenha feito o curso fundamental (antigo ginasial) consegue fazer o ensino médio e se preparar para fazer um curso superior na área de ciências exatas.

Considera que o rude, de qualquer natureza, purifica todos ao seu redor com pequenas grosserias ?

De modo nenhum. Grosserias não purificam nada. Como também afetação exagerada. O que purifica é a modéstia assertiva. A educação sem pernosticismo. A cortesia, A gentileza. A franqueza com respeito e caridade. Em suma, a verdade e o amor.

Ernesto, em quanto tempo voce levou para aprender matematica e fisica?‎

Matemática eu comecei a aprender desde que entrei para o grupo escolar aos sete anos e estou aprendendo até hoje. Mas, formalmente, dos sete aos vinte e um anos, quando me formei na licenciatura e, depois, mais dois anos em que fiz a complementação para o bacharelado. Física também eu comecei no grupo escolar (anos iniciais do ensino fundamental), ao estudar ciências e continuei até o meu mestrado, totalizando 17 anos de estudo formal. Mas eu nunca parei de estudar física na vida, não só para preparar aulas mas, também, simplesmente para saber. Disciplinas com nome de Física eu tive três anos no científico, dois na faculdade, um no nivelamento e dois no mestrado.

Faz sentido considerarmos a emissão de radiação beta como uma forma de estabilizar o núcleo acometido pelo excesso de nêutrons e assim, de força repulsiva. Mas quanto à radiação alpha e gama? Elas atuam em virtude da instalidade causada pelo excesso de prótons??‎

Excesso de nêutrons não aumenta a força repulsiva e sim a escassez deles. Nos núcleos sempre acontece, internamente, transformações de nêutrons em prótons e vice-versa, com emissão e absorção de elétrons ou pósitrons. Havendo excesso de nêutrons, há elétrons que escapam sem serem absorvidos por prótons. A radioatividade alfa realmente acontece por excesso de prótons, o que aumenta a repulsão elétrica que não consegue ser compensada pela atração nuclear entre todos os núcleons, sejam prótons ou nêutrons. A radioatividade gama ocorre devido a aniquilação interna de elétrons e pósitrons oriundos de decaimentos beta menos e beta mais. No caso de núcleos muito grande mesmo, ao invés de emissão de partículas alfa pode haver a fissão espontânea do núcleo. Também acontece emissão de nêutrons e de prótons isolados. Veja isto:
http://www.softpicks.pt/software/Multimidia/Criacao_de_Ferramentas_Multimidia/Nucleus-Win_pt-218411.htm

Ernesto, poderia me explicar essa afirmação: quando a colisão é elástica, a força é duas vezes mais intensa que no caso da colisão inelástica. Obrigado pela atenção.

Ao se colidirem elasticamente, dois corpos, a partir do momento em que se tocam, comprimem-se até uma aproximação máxima e depois retornam á forma primitiva, descomprimindo-se. Isso faz com que eles variem sua velocidade um tanto até essa compressão máxima e depois continuem variando na descompressão, pois nela também é aplicada, a cada um, força desaceleradora e aceleradora. No caso da colisão perfeitamente inelástica, os corpos, ao se tocarem, comprimem-se mas não se descomprimem, ficando juntos comprimidos. Isso faz com que só haja variação na velocidade até a compressão, mas não na descompressão. Como a força vale a taxa de variação da quantidade de movimento e esta fica só metade do valor no caso inelástico em comparação com o elástico, a força é metade. Por isso também, ao se dar um soco, no boxe, deve-se levar a mão e puxar de volta, justamente para que ele tenha mais força.

"Você tem sempre a ver com tudo de que toma conhecimento", como assim, professor?‎

Que você nunca pode dizer "não tenho nada com isso". Se você ficou sabendo, tem que fazer algo a respeito. Tem que intervir, tem que procurar resolver. Tem que meter a colher, mesmo que seja em briga de casal. Mesmo que seja prejudicado.

Você é a favor do casamento gay?‎

Sim, uma vez que existe casamento formalizado, acho que isso tem que ser extensivo a qualquer situação, não só entre pessoas do mesmo sexo como entre mais de duas pessoas. Todavia não vejo razão para haver matrimônio legalizado. Para mim o que importa é o compromisso pessoal de cooperação, apoio, compartilhamento, doação recíproca. Mas não acho que esse compromisso tenha que incluir nem perenidade nem exclusividade. Muito menos que só possa acontecer entre pessoas de sexos opostos.

Uma frase que se identifique:‎

"Você tem sempre a ver com tudo de que toma conhecimento". (Ernesto von Rückert)

Bem, não acho que há como mudar o fato de que alguém sempre sairá derrotado ou vitorioso nesses esportes. É inerente às regras. O que deve mudar é a mentalidade das pessoas, ou seja, não ligar para a derrota ou a vitória. Vez se ganha, vez se perde... o bom é se divertir. Não vejo mal algum nisso.‎

Pois o que eu estou propondo é que se mudem as regras para que nenhum esporte seja competição, mas apenas curtição. Como um espetáculo de circo.

Mas Ernesto, assim como você apenas frui o prazer de jogar xadrez, muitas pessoas também jogam futebol, por exemplo, com esse intuito . Eu mesmo sempre fiz isso. Diverte-me. Mas ambos são competitivos, genuinamente. Se defende a extinção de um, deveria defender também a do outro.‎

Mas eu não defendo a extinção de nenhum esporte e sim a sua transformação em um jogo não competitivo. O mesmo eu digo a respeito do Xadrez. Todos podem ser jogados sem que ninguém tenha que ganhar ou perder.

Do que se trata o seu BG?

Trata-se da estrela Wolf Rayet HD 50896, na constelação de Cão Maior.
https://en.wikipedia.org/wiki/EZ_Canis_Majoris
http://xmm.esac.esa.int/external/xmm_science/gallery/public/level3.php?id=1151
https://en.wikipedia.org/wiki/Wolf%E2%80%93Rayet_star

O campo magnético terrestre inverte a polaridade em tempos em tempos ?‎

Sim, veja isto:
https://en.wikipedia.org/wiki/Earth%27s_magnetic_field#Magnetic_field_reversals
https://en.wikipedia.org/wiki/Earth%27s_magnetic_field

Professor, tu já viste os livros de Física do Moysés?‎

Sim. Acho muito bons, apesar de terem poucos exercícios. Outra coleção boa, de autor brasileiro, é a do Alaor Chaves. O que falta nos Nussensweig é mais ilustrações e exercícios, bem como mais comentários.

http://ask.fm/wolfedler/answer/128650439197 Mas não ia acontecer em 2020?‎

Não. O que a NASA previu para 2020 ainda é uma viagem robótica. O projeto de ida tripulada a Marte em 2023 não é da NASA, mas eu acho que ele não é viável. Todavia, quando a NASA mandar gente a Marte ainda não será para "habitar" Marte e sim viagens de reconhecimento. Habitar mesmo Marte, em colônias definitivas ainda demora. Pelo menos com segurança. O Mars One, para mim, é uma temeridade.

Você apoiaria uma relação incestuosa se houvesse consentimento de ambas as partes envolvidas?

Não veria problema nenhum. Mesmo sendo imoral, não fere a ética. E o importante é a ética e não a moral.

Para o senhor, se não fosse a moral cristã, seria comum país e filhos fazerem sexo?‎

A vedação moral ao incesto não é uma prescrição cristã. Ela é encontrada em quase todas as culturas e civilizações, inclusive bem anteriores ao cristianismo. Aliás, toda a moral dita "cristã" é uma corporificação de normas já existentes no judaísmo e entre os romanos. Essas, por sua vez, também foram originárias de normas anteriores já existentes entre os povos que formaram essas culturas. A extinção do cristianismo, como aconteceu com a extinção do paganismo, não iria, por isso, afetar as concepções morais dos povos em que ele é difundido. Essa concepções precedem as religiões. O que pode acontecer é que haja uma evolução (no sentido de modificação e não necessariamente de melhora) das concepções morais da sociedade, independentemente do aspecto religioso. Filosoficamente, as relações incestuosas não ferem a ética, desde que haja consentimento dos envolvidos. Em uma evolução da concepção de família para um grupo mais amplo do que pai, mãe e filhos, se se admitir a possibilidade dos relacionamentos plurívocos, a noção de parentesco ficará mais diluída, podendo considerar a validade de relacionamentos atualmente considerados incestuosos em muitas culturas.

Ernesto, gostaria de saber se essa afirmação é verdade: Se um ET (caso exista) a uma distância de 100 anos-luz estiver olhando para a Terra nesse momento, estará enxergando o nosso mundo como era em 1915. Caso seja verdade poderia me explicar o porquê disso?

Sim, é claro. Porque algo se diz estar à distância de 100 anos-luz, justamente porque a luz leva 100 anos para percorrer essa distância. Então a luz que está chegando lá agora, levou 100 anos para chegar lá, vinda da Terra. Ou seja, saiu da Terra há 100 anos atrás.

Professor Ernesto, gostaria de saber sua opinião sobre a conduta das pessoas que postaram um vídeo mostrando a preparação do corpo do cantor Cristiano Araújo na internet. Sem levar em conta os aspectos legais, tal comportamento é legítimo?‎

É um comportamento totalmente anti-ético. Porque causa constrangimento à família. Uma falta de respeito. Além de ser de péssimo gosto. Não vejo que isso possa ser proveitoso para ninguém. Condeno completamente. Para mim é uma atitude de pessoas com a mente pervertida.

Ernesto,o professor Pierluigi Piazzi fala nos livros dele que devemos estudar pouco e todo dia.Na sua opnião, estudar intensivamente durante umas 8 ou 10 horas todo dia não seria uma perda de tempo devido a limitação que o cérebro tem de transformar estudo em conhecimento?

Depende. Em condições normais basta estudar de meia a uma hora de cada matéria, não passando de cinco horas por dia (fora as aulas). Mas em caso de preparação para algum exame, pode-se estudar mais, se se fizer intervalos pequenos a cada hora e intervalos maiores a cada quatro horas, não passando de oito horas. E, de preferência, mudando o assunto. horas. Isso o cérebro dá conta. Mas é preciso dormir bem para o cérebro transferir o conteúdo da memória de curta para a de longa duração. E isso será mais bem feito se o assunto for revisitado. Por exemplo, estudar três matérias por dia, digamos A, B e C, na seguinte sequência: A - B - C - - A - B - C. Nos traços se faz um pequeno intervalo (digamos 13 minutos) e nos dois traços um intervalo maior (digamos 27 minutos). Cada período de estudo pode ser de uns 37 minutos. Isso vai dar umas cinco horas de estudo.

Como posso melhorar a interpretação de texto?‎

Lendo muito. Umas duas horas por dia e um pouco mais nos fins de semana e feriados. Ao ler, ter um dicionário a mão para ver o significado das palavras que desconhece. Então passar a escrever também. Mas não essas redaçõezinhas de vinte e cinco linhas apenas. O bom é escrever crônicas, contos e ensaios de, pelo menos, umas quatro laudas. O problema é que ser bom em interpretar texto requer anos a fio de muita leitura. Quem não se habituou a ler desde criança, vai ter que ler demais para pegar traquejo.

Você acha que chamar algum colega heterossexual de "viado" como termo pseudo-pejorativo, só de brincadeira, é considerado um ato de homofobia? Se não, por que não?‎

Acho. Não vejo razão nenhuma para esse tipo de brincadeira. Se há pessoas que possam se sentir ofendidas ou magoadas com isso, não é o caso de se fazer. E, como não se sabe quem ficará ofendido ou não, que não se faça com ninguém.

Ernesto, eu ainda relaciono o pleno e perfeito funcionamento da anarquia, onde todos os indivíduos terão todas as suas necessidades supridas. Qual será o sentido da vida das pessoas, depois de não ter nenhum problema pra resolver, uma causa para tomar como sua? http://ask.fm/wolfedler/answer/1286109‎

O sentido da vida é viver, seja qual for a circunstância. Para viver, antes é preciso sobreviver. E isso requer produzir alimentos, abrigos e outras coisas. Depois disso, a vida envolve, também, a curtição de prazeres. Isso envolve uma série de atividades técnicas para a produção de muita coisa, inclusive da arte. Uma sociedade bem estruturada, em que tudo se torne disponível, não dispensa o trabalho de disponibilizar isso tudo. E permite a fruição do ócio, em que se pode conversar, pensar, escrever, cantar, dançar, brincar, jogar (sem competição), se exercitar fisicamente, estudar, construir e uma série enorme de atividades a afazeres. A causa é a própria manutenção da sociedade, o progresso do conhecimento (pois ele é ilimitado - jamais se terá conhecimento total de tudo, nem em quatrilhões de anos).

http://ask.fm/wolfedler/answer/112634017821 Como assim "campo magnético estático"? Para haver campo magnético não é necessário ter cargas em movimento?‎

Campo magnético estático é o campo que ele, campo, não varia com o tempo em cada ponto. Por exemplo, o campo de um imã que esteja parado ou de uma corrente contínua e constante. As cargas que o produzem se movem mas o campo não varia.

Mas em uma partida de xadrez alguém tem que ganhar o jogo (ou pelo menos empatá-lo), logo quase sempre vai sair um vencedor e um derrotado. Você gosta de xadrez?‎

Sim, gosto. Mas nunca me preocupo em ganhar e nem ligo para perder. Como não acho que sou melhor quando venço.

Professor nós (humanos) não temos ainda tecnologia para proteger os astronautas que se aventurarem a andar como se fosse uma lua e afins. A radiação danifica o cérebro no momento e pós, estar em Marte. E loucura sem fim essas expedições interplanetárias

Sim. Essas que estão sendo planejadas na Holanda por firmas particulares são muito arriscadas. Tanto que a NASA não as abona nem vai fazer isso enquanto não tiver condições de segurança garantidas. Mas um dia isso vai acontecer com segurança.

A interpretação que faço do pensamento "O desejo do homem é não desejar", é que quando o Homem tem todos os seus desejos satisfeitos, não há sentido continuar desejando. O desejo do Homem é não desejar, porque quando isso acontecer, de fato ele vai ter tudo o que sempre quis.‎

Desejar não é algo que requeira ter sentido. Por outro lado, é impossível se chegar a um estado em que se tenha tudo o que se possa desejar. Por muito que se tenha conseguido, sempre haverá algo que ainda não se tenha. Nem que se seja imortal.

Visto que a Umbanda nasceu no Rio de Janeiro, de sincretismo com a essência do candomblé na Bahia e o catolicismo já fortemente presente, por que hoje é o estado que mais incita o ódio às religiões afro? Deixe sua opinião.‎

Esse ódio vem, especialmente, dos neo-pentecostais. Infelizmente eles se difundiram muito no estado do Rio.

Boa noite. Como você lida com a morte ?

Tranquilamente. Não vejo problema nenhum em morrer. Só não quero sofrer. Para mim o vazio de consciência é o mesmo que um sono profundo, só que sem retorno. Não se sabe de nada, nem que se morreu. Porque não se existe mais. Isso não é nada de mais. É normal e vai me acontecer um dia. O importante é viver, enquanto se está vivo.

O que você acha do programa de habitar marte? Vai mesmo acontecer? Não consigo acreditar nisso...‎

Acho que agora não. Mas vai acontecer, sem dúvida. Só que, para mim, ainda demora umas boas décadas ou alguns séculos.

você acha que o pensamento da juventude do Brasil está melhorando?‎

Não. Pelo contrário. Acho a juventude atual muito menos consciente e engajada com os problemas do mundo. Acho muito pragmatista e eu odeio pragmatismo. Muito pouco idealista e disposta a lutar pelo bem do mundo. Mais focada no sucesso pessoal. Alguns nem se importando, até, com isso. Claro que há exceções. Mas a maioria é desligada da política, da ecologia, da ética, da ciência, das artes, da filosofia. Lamentável.

Ernesto,você é a favor ou contra a colonização de Marte?‎

Completamente a favor. Acho que a humanidade tem que se espalhar por todos os lugares em que for possível e construir, nos próximos milhões de anos, uma civilização galáctica.

Tenho 25 anos, e por conta de alguns problemas pessoais que tive na juventude, não pude continuar na escola... Parei faltando 2 anos para entrar no Ensino Médio (ou seja, me falta 5 anos de estudo)... Vale a pena eu tentar recuperar isso e tentar a Faculdade, ou é "tarde demais"?

Nem que você tivesse 70 anos seria tarde demais. Conheço pessoas que se alfabetizaram com 30 anos e chegaram até o diploma superior. Existem os cursos supletivos que, se a pessoa se dedicar com afinco e não apenas atender às exigências, vai conseguir superar o atraso em bem menos tempo.

Ernesto,quantas horas por dia você recomendaria estar estudando para quem quer passar em um vestibular concorrido ou até mesmo pelo enem?‎

Depende do quanto se tem já de conhecimento. Isto é, se se é um estudante de bom ou mau desempenho acadêmico ao longo da vida escolar. Para quem seja muito bom, acho que umas três a cinco horas por dia é bastante (sem considerar as aulas e as tarefas das aulas). Para quem seja de baixo desempenho será preciso dedicar de seis a oito horas por dia. Sem faltar dia nenhum, ou seja, incluindo sábados, domingos e feriados. O problema é que quem tem rendimento baixo é, justamente, porque tem fobia por estudo. E quem tem desempenho alto é porque frui prazer em estudar. Então vai estudar mais ainda e passará.

Ernesto, o que será do mundo o dia que não houver dificuldades, obstáculos, desafios, problemas? O que será do Homem se ele um dia chegar ao ápice da evolução? Concorda que o desejo do Homem é não desejar e o fim do desejo também o o fim da vida?‎

Quando não houver mais desafios o ser humano vai poder gozar em plenitude sua condição privilegiada e se dedicar a expandir sua mente, a, cada vez mais, inventar mais coisas, a fazer arte cada vez mais elaborada e bela, a desvendar o Universo. A evolução jamais terá um ápice. Ela sempre prosseguirá, modificando, não necessariamente aperfeiçoando, mas sempre variando. Não concordo que o desejo do homem seja não desejar. Pelo contrário. Desejar é que é o desejo maior. Esse é um ponto que discordo veementemente do budismo. Não é acabando com o desejo que se alcança a serenidade e sim não se importando com não alcançá-lo. Mas sempre desejando e se esforçando para alcançá-lo. De fato, sem o desejo, a vida perde grande parte de seu sentido.

“Somente um país inferior, ordinário, insignificante, pode ser democrático. Um povo forte e heroico tende para a aristocracia.” O que acha dessa frase?

Um absurdo! Totalmente idiota. Um povo forte, heroico e, principalmente, sábio, é democrático. Um povo digno, instruído, culto, diligente, sensato, responsável, dedicado, solidário, honesto, justo, cortês, amável, virtuoso, civilizado é um povo igualitário, um povo harmônico, um povo fraterno e, daí, democrático, republicano. Até que sua evolução civilizatória o leve à anarquia, que é o suprassumo da ordem, da concórdia, da paz, da prosperidade, da harmonia, da justiça, da equidade. A aristocracia e a monarquia são regimes injustos, concentradores. Se não forem opressores o são por acaso, por capricho dos mandatários. Mas podem, e geralmente são, opressores.

"Mas pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião, e disso os loucos sabem,, só os loucos sabem..." prefere ser louco ou normal/igual a todo mundo?

Claro que eu prefiro ser louco. E eu sou! Os normais não fazem diferença nenhuma.

Acerca do universo não-observável, caso ele seja infinito no espaço, como muitos assumem que o seja, então a energia seria infinita? Ou continuaria sendo, como muitos assumem que o seja, igual a zero? Isso significaria recurso infinito de energia estelar? Depois do horizon, ele pode ser curvo/circ?‎

Ainda não se sabe se o total de massa-energia do Universo é nulo ou não. Sua nulidade seria interessante por atender a conservação da massa-energia, inclusive no evento de seu surgimento, como se dá com as demais grandezas conservadas, como carga, momento linear, momento angular e outras. E também evitaria a aceitação de um valor infinito para esse total no caso do Universo ser infinito, como parece que seja. Todavia, em Física, não importa o que se considere bom que seja e sim o que, de fato, seja, mesmo que crie dificuldades. Um conteúdo infinito de massa-energia é, de fato, uma dificuldade. Todavia ainda não se tem uma resposta definitiva para esse valor. Quanto à curvatura, ao que parece, ela é nula. Mas poderia ser tão pequena que não seria percebida dentro da porção obsevável, mas numa escala bem maior do que ela, seria perceptível. Não se tem resposta para isso também.

Com a federalização da educação básica, é possível manter um alto padrão de educação em nível nacional? O Brasil é muito grande e temo creio que a qualidade não será padrão, assim como ocorre com o ENEM, por ser a nível nacional. Porém, torço muito por isso e fiquei feliz pela aprovação do proj.‎

Acho que pode, se se cumprir a parte de se criar um novo quadro de professores de elevada competência e se o governo não fizer questão de apresentar estatísticas de aprovação e sim qualidade de aprendizado. E seja bem rigoroso com a exigência disciplinar e o aproveitamento escolar. Talvez tivesse que haver uma espécie de agência de controle da qualidade da educação independente do governo e de notória exigência de qualidade. Não se pode compactuar com baixa qualidade, com profissionais incompetentes e negligentes. Para isso é preciso se pagar bem. Bem mesmo. De modo que as melhores cabeças queiram ser professores em vez de médicos ou advogados. Isso funciona, pois já lecionei em escolas federais, como a EPCAR e a EAFB e conheço outras, como o Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI) que são excelentes, têm excelentes professores, com dedicação exclusiva e pagam bem. O governo tem que entender que a educação tem que ser a maior prioridade por décadas a fio. Ou melhor, definitivamente, enquanto a humanidade não se extinguir como espécie (ou seja, por alguns milhões de anos). Acima da saúde, da habitação, da segurança, da agricultura, dos transportes... De tudo! Então tem que se economizar no resto para se investir PESADAMENTE em educação. Todas as escolas federais e todas de horário integral. Estou dizendo TODAS. Ou seja, que as particulares também sejam transformadas em federais. Isto é, que não haja educação regular privada.

Mas como não haverá disputa em um jogo de futebol por exemplo, onde o objetivo é fazer mais gols que o adversário? Pelo que da pra entender, você é a favor de esportes como ginástica que da para fazer sem a competição, mas tem esportes que não da para fazer sem competição.‎

Ora, se um esporte requer, necessariamente, competição, então que seja abolido e se inventem outros. Mas pode haver futebol, basquetebol, voleibol e outros sem competição. Somente o jogo, o passar da bola. Não precisa haver times. Todos os participantes jogam uns com os outros, como num treino. Como num espetáculo circense ou teatral. E há muitas atividades físicas que não são jogos e nem têm bola. Essas são as melhores. E o bom do esporte não é assistir, é participar. É se exercitar.

"Acho deplorável que alguém fique contente com o fato de alguém derrotar alguém." Vc nunca participou de uma entrevista de emprego? Quando vc é selecionado para um cargo impede que outra pessoa o ocupe, de certa forma você derrotou os outros. Na competição é o mesmo, quem é melhor fica com o prêmio.‎

As situações são completamente diferentes. No caso da obtenção de um emprego existe uma situação em que há vários pretendentes para menos vagas. Então, de fato, a escolha tem que ser feita pelo mérito. E a situação é de uma necessidade. No caso de esportes, não há necessidade nenhuma de que se faça a disputa. Não é preciso que haja um vencedor e um derrotado. O jogo pode ser jogado com o propósito exclusivo de se exercitar, se entreter e entreter a assistência. A finalidade do esporte deve ser o exercício físico, o desfrute do prazer e a exibição do espetáculo. Isso não requer disputa.

Existe outros sol/sóis na via láctea?‎

Cerca de trezentos bilhões. Todas as estrelas são sóis. Ou seja, nosso Sol é uma estrela. Só o vemos grandão porque está apenas a cento e cinquenta milhões de quilômetros de nós. A segunda estrela mais próxima está a cerca de quarenta trilhões de quilômetros de nós. Todas as demais estrelas visíveis a olho nu se situam até poucos quatrilhões de quilômetros. A Via Láctea, contudo, tem cerca de um quintilhão de quilômetros. E a grande galáxia mais próxima, a de Andrômeda, está a uns vinte e cinco quintilhões de quilômetros.

O que há no intervalo de uma galáxia para outra?‎

Gás e poeira rarefeitos. Campo gravitacional. Talvez um resquício de campo magnético. Campo de energia escura. Pode haver, também, um pouco de matéria escura. Radiação de fundo do Universo. Luz de todos os astros passando. Uma ou outra rara estrela que tenha escapado das galáxias.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

O que faz tua mente voar pra longe da realidade?

Ela mesma. Vive engendrando sonhos irreais. Mas que poderiam ser reais e, talvez, espero, um dia sejam. Sonhos de um mundo totalmente diferente. Um mundo igualitário, um mundo sem crimes, um mundo sem países, um mundo sem religiões, um mundo sem dinheiro, um mundo em que todos possam se amar livremente.

"O homem sábio cria mais oportunidades do que as encontra." (Francis Bacon) - Concorda? Por que?‎

Certamente a pessoa que cria oportunidades é sábia. Mas uma pessoa sábia não necessariamente cria oportunidades. não faz parte do conceito de sábio a capacidade de criar oportunidades. Sábia é a pessoa que consegue ter uma apreensão e uma interpretação da realidade de forma adequada a tirar conclusões e a propor ações proveitosas para o bem de si mesma, dos outros, da coletividade e, até, da natureza. Isso não quer dizer que uma pessoa sábia seja quem cria oportunidades. Mas, realmente, pode criá-las e, quando o faz, faz com grande propriedade.

Vejo que você é avesso a competições esportivas, mas se competições foram benéficas a ciência (URSS vs EUA, corrida espacial) também não seriam uma forma de melhorar o desempenho esportivo?‎

Não. Se ao invés de competirem os Estados Unidos e a União Soviética tivessem colaborado um com o outro para a exploração espacial ela teria sido desenvolvida mais rapidamente e com resultados mais expressivos ainda. Isso é válido para tudo. Se as indústrias também, ao invés de competirem, colaborarem, o progresso será maior ainda em todos os setores.

Nosso corpo e mente, então, são as únicas propriedades privadas que nos cabe?‎

Não. Há o que possa, legitimamente, ser privado, como sua escova de dentes, suas cuecas, seus óculos, seus sapatos e, mesmo, algumas roupas e objetos de uso pessoal, como uma caneca, uma moringa, um celular, uma caneta (ou mais de uma). Mas não sua casa, seu automóvel, sua fazenda, sua loja, sua biblioteca. Até uma televisão não se justifica que seja privada. Isso é uma questão de bom senso. O que só você mesmo vá fazer uso, pode ser seu. O que possa ser compartilhado, deve ser comunitário.

O que você acha dos que alegam que o comunismo foi um fracasso?‎

Que ainda não aconteceu o comunismo no mundo. O regime da ex União Soviética não foi comunista, foi socialista. E da pior modalidade, ou seja, estatal e totalitário.

Ernesto querido, em sua opinião, quais são os cursos que "libertam"? Psicologicamente falando.

Em princípio o mais libertador deveria ser o de Filosofia. Mas há certos cursos, em algumas faculdades, que são castradores do livre pensamento. São dogmaticamente nietschianos, foucaultianos, marxistas, kantianos ou atrelados a uma ou outra linha de pensamento de forma a não admitir desvios. Isso é péssimo. Seria preciso achar qual a faculdade em que a Filosofia seja encarada com a mente aberta a qualquer possibilidade. Para mim, um curso excelente para abrir a mente é o de Física. Muito mesmo. Já não gosto de cursos aplicados, como engenharias, medicina, direito, administração. Economia e Psicologia, em tese, também deveriam ser abertos. Mas padecem do mesmo problema da Filosofia. Dois outros que podem ser bem abertos são Geografia e História. Bem como Música e Artes Plásticas.

como superar a fobia por exatas? (algebrismo complicadíssimo, gráficos indecifráveis, conceitos muito abstratos fórmulas, fórmulas, fórmulas, fórmulas, fórmulas, fórmulas, ∞)‎

Se você já tem mais de 15 anos, vai ser difícil pegar gosto por exatas, se não pegou na infância. Porque a pessoa pega gosto logo nos anos iniciais do ensino fundamental. Isso depende de alguma tendência inata e da influência dos professores. Há os que provocam fobia mesmo. São um desastre. Mas há quem tenha tanto gosto, admiração e fascinação que adora exatas, apesar dos maus professores. Depois de formada a barreira, é difícil superá-la mesmo. Só se apaixonando por alguém que adore exatas. Todavia, se se tem o propósito firme de superar a fobia, é possível conseguir, com dores. Para começar é preciso ler livros de divulgação de matemática, para tomar gosto. Porque só se consegue aprender aquilo de que se gosta. E, á medida que vai se aprendendo, vai-se gostando mais. Leia, por exemplo, "O Homem que Calculava" e "Os Números Governam o Mundo", de Malba Tahan. Tenho outras citações interessantes mas, atualmente, minha casa está em obras e a estante está inacessível. Me peça para te citar os livros dentro de um mês.

A Comuna de Paris ou a Colônia Cecília são exemplos de algo bem próximo ao Anarcocomunismo?

Sim, mas a Comuna de Paris teve um problema que é o fato de ter sido uma revolução. Isso não é bom para o anarquismo. Já a Colônia Cecília não deu certo porque aproveitadores se infiltraram.

O que acha da competição trazer alegria ao povo?

Acho deplorável que alguém fique contente com o fato de alguém derrotar alguém. Para mim é possível ter muitas alegrias sem precisar de competição. Inclusive em atividades físicas, que não precisam ser esportes competitivos. Podem ser esportes de participação não competitiva. E, inclusive, para serem praticados e não assistidos. Mas podem ser assistidos, como espetáculo, mesmo sem competição. Como se assiste a um balé ou a um teatro, ou a um espetáculo de circo.

Ernesto por anos a pessoa comeu besteiras e nunca teve uma alimentação correta e também não praticava exercícios físicos,depois tem como recuperar a saúde utilizando uma alimentação correta e também praticando exercícios ?‎

Parcialmente sim, como uma pessoa que para de fumar. Mas, totalmente, não. Há um estrago que já foi feito que é irrecuperável. Mas sempre é preferível se regenerar do que continuar no vício. Quer do tabaco, quer do sedentarismo, quer da má alimentação e da gula.

Por que a Wikipedia em inglês é melhor que a em português?‎

Porque os britânicos e norte-americanos são menos preguiçosos e mais sérios. Em português, a maior parte do que está bem feito é feito em Portugal. Acho os brasileiros sem disposição para fazer coisas bem feitas, extensas, completas, abrangentes, profundas, com todas as citações, bem escritas, organizadas. Isso dá muito trabalho. E já que não se vai ganhar nada em troca, nem dinheiro nem reconhecimento, pois a autoria fica anônima, os brasileiros não se dão ao trabalho. Não pensam no bem geral, na contribuição desinteressada pelo progresso do conhecimento. Em média o brasileiro não é muito dedicado e desprendido. Essa é a questão. Geralmente um artigo em inglês é vinte vezes mais extenso do que em português (exceto os traduzidos). E tem uma citação bibliográfica bem extensa.

Ernesto, como fazer um bom resumo?‎

Não tenho nenhuma técnica ou método específico. Aliás não sou muito metódico. Sou muito intuitivo. Vou fazendo tudo do modo que acho que fique bom e fica. Para resumir, primeiro eu tenho que assimilar bem o assunto, em várias fontes (detesto me valer de uma fonte só). Aí eu começo a escrever o que assimilei de forma sintética e esquemática. E o resumo sai.

Ernesto, em um choque perf. plástico entre corpos de massas iguais, um deles inicia parado, o outro, em movimento, meu prof pediu o impulso em cada um dos corpos. Faço a variação da quantidade de movimento? Mas se os corpos permanecem juntos, faz sentido usar a massa individual?

A conservação se dá para o conjunto dos dois. Antes um estava parado e o outro com velocidade v. Então a quantidade de movimento era mv. Depois os dois estão juntos com velocidade v'. Então a quantidade de movimento será 2mv'. Se eles só interagem entre si, isolados do resto, então elas são iguais e, portanto, v' = v/2.

Eu tenho a mesma opinião Ernesto. A moralidade não está nas expressão física. Mas ela tem muitos preconceitos formados sobre.‎

Pois é. Tem gente que tem preconceitos contra tatuagens, por exemplo. É difícil mudar o modo de pensar de gente assim. Mas há o preconceito inverso também. Há quem tenha preconceito contra quem ande de paletó e gravata. Ora, se a pessoa gosta, qual o problema? Mesmo que não seja exigido, a pessoa pode vestir só porque quer. Como há preconceito contra quem não fale palavrão e nem gíria e mesmo contra quem fala o português correto. Será que é tão difícil se ter uma mente aberta para todas as possibilidades, desde que não se faça mal a ninguém?

Como compreender os textos da leitura de filosofia? Os autores usam uma linguagem muito abstrata

É preciso ir se inteirando gradativamente dos temas, começando com compêndios gerais, antes de pegar as obras originais. E se valer dos dicionários de Filosofia.

O Estado Islâmico é realmente Islâmico (ao contrário do que o Obama diz) e suas ações são realmente justificadas pelo Corão, Hadiths, Sunas etc?‎

Ainda não analisei rigorosamente se o que eles defendem está de acordo com os preceitos islâmicos ou não. Mas parece que sim. Em verdade nem vou analisar, pois prefiro dispender meu tempo com outros assuntos. Pelo que me consta, o fundamentalismo islâmico, realmente, está fundamentado da doutrina dessa religião. O que acontece com os moderados é que eles não seguem a doutrina ao pé da letra e se abriram para interpretações mais sensatas e consistentes com uma postura humanista.

Mas eu estava falando de minha patroa mesmo. Eu trabalho pra ela como administrador.‎

Ah, bom! Mesmo assim eu pergunto: qual o problema de parecer um marginal se não se é um marginal? Melhor ser um bom caráter parecido com um marginal do que ser um marginal parecido com um bom caráter. Mas, pergunto ainda, que aspecto é o de um marginal e qual é o de um bom caráter?

O capitalismo fracassou?

Depende do ponto de vista. Para gerar bens de qualidade, avançados e em quantidade ele é um sucesso. Mas para distribuir esses bens de modo a atender à população como um todo ele é um fracasso. De qualquer modo ele reduziu a fração de pobres no mundo. Mas criou uma fração de milionários que produz um contraste extremamente indecente na humanidade. Diz-se que se tomar e distribuir a riqueza dos milionários não dá para elevar quase nada o nível econômico dos pobres. É fato. Mesmo assim isso deveria ser feito por uma questão ética. A existência de milionários é um escândalo tão grande quanto a existência de miseráveis. O bom seria que a humanidade toda estivesse na média. Para isso seria preciso que o capital não ficasse nas mãos de alguns enquanto a maioria é assalariada. É preciso que o capital seja distribuído por todos e ninguém seja assalariado. Isso não acaba com o capital mas acaba com o capitalismo. Pois este não está ligado à existência do capital e sim a sua concentração em uma classe em oposição ao grosso da população.

Minha patroa disse que eu pareço um marginal por usar touca preta e ter barba grande. Não entendi.‎

Chamar a companheira de patroa não é nada igualitário. Mas ela está com preconceito. Não existe um tipo que seja característico de marginal. Ele pode ser um almofadinha de paletó, gravata, barba feita, cabelo curto, sapato social de couro e coisas assim. E uma pessoa inteiramente do bem pode ser completamente esmulambada. Eu já usei e deixei de usar barba muitas vezes. Já usei cabelo grande e curto. Gosto de variar.

Você acha que é possível quantificar o sofrimento, ou ainda comparar com o do próximo? Uma pessoa que está passando fome sofre mais do que alguém que sofre bullying? Sei que é horrível pensar nisso, mas muitos dizem que sofrimento da classe média é questão de empatia. Concorda?‎

Em tese, acho que seria possível mensurar o sofrimento por meio de alguma substância que o cérebro produziria ou por meio de algum padrão de imageria, perceptível em algum escaneamento. Mas ainda não se sabe como fazer isso. Sofrimento físico não distingue a classe social de quem sofra. A fome que um rico sofrer é igual à que um pobre sofrer. A diferença é que, geralmente, um pobre vai sofrer muito mais vezes. Quando se fala de sofrimento da classe média, está se falando de algum sofrimento psicológico que alguém teria em função de alguma condição a ele imposta por pertencer à classe média. Não acho que o pertencimento à classe média imponha nenhum sofrimento significativo a ninguém, como o fato de ser pobre impõe. Claro que alguém pode sofrer por não poder fazer um cruzeiro de primeira classe e se hospedar no Ritz em Paris. Ou morar num palácio. Para mim esse sofrimento é frescura.

Por que os expoentes das formulas de fisica são sempre numeros inteiro? Por exemplo: poque energia cinética = mv^2/2 e não mv^2,356 /2‎

Nem sempre são números inteiros, como acontece, por exemplo, com a equação de transformações adiabáticas e politrópicas de gases. PV^(gama) = constante. As que possuem exponentes inteiros resultam da existência de proporcionalidades diretas múltiplas. No caso da energia cinética a questão é que trabalho um corpo poderia realizar por estar em movimento. Esse trabalho tem a ver com a força que ele faça ao perder o movimento e o deslocamento que ele provoca enquanto isso acontece. Ora, como a força é dada pela rapidez da variação da quantidade de movimento linear, será proporcional à velocidade possuída. E o deslocamento provocado também será proporcional à velocidade possuída. Então será proporcional à velocidade duas vezes, e, logo, ao quadrado da velocidade. O fator (1/2) provém do fato de que, à medida que vai freando a velocidade vai diminuindo e, assim, o gráfico v x t será um triângulo retângulo em que o cateto horizontal é o tempo e o vertical a velocidade inicial. A área desse triângulo vale a distância percorrida e e igual à metade da área do retângulo calculado pelo produto da velocidade pelo tempo. Isso multiplicado pela quantidade de movimento, mv, dividida pelo tempo, dará a expressão (1/2)mv².

http://logosapologetica.com/respostas-ateista-cinco-vias-s-tomas-aquino-i/ "A causa “não-causada” do decaimento radioativo é que certos átomos contem muitos ou poucos nêutrons em relação a prótons, o que resulta em instabilidade nuclear?"‎

Isso não é causa, é condição. Condição possibilita, causa provoca. Mesmo que as condições sejam preenchidas um núcleo pode não decair. Mas o decaimento que se considera quando se fala de eventos incausados não é o de núcleos e sim o de partículas. Mas o de núcleos também não é provocado por evento nenhum. A situação que permite que haja decaimento pode estar presente e o núcleo não decair. Estatisticamente, contudo, pode-se achar uma função da fração de núcleos que decaem em termos do tempo de observação e daí se achar a "meia-vida" que é o tempo para que metade de uma amostra venha a decair.

Como conciliar os conceitos de liberdade e igualdade?‎

Não há problema nenhum. Liberdade não exclui igualdade e igualdade não exclui liberdade. Porque a igualdade é a igualdade de oportunidades, direitos e deveres. Não é a igualdade de capacidades nem de condições. As pessoas são naturalmente diferentes. Mas a sociedade, por isso, não pode considerar que umas tenham mais direitos, menos deveres ou mais oportunidades do que outras. Todas têm que ter iguais. Mas podem, por suas diferenças, não aproveitarem igualmente as oportunidades. Com isso não conseguirem realizar suas expectativas. Todavia, todas têm que ter garantidos os mesmo direitos e estão submetidas aos mesmos deveres. Isso é que é igualdade política e social. E é dessa igualdade que as doutrinas políticas e sociais falam. Não é uma igualdade de situações imposta por nada. Essa igualdade não tem o menor conflito com a liberdade.

Eu apaguei tudo que tinha a ver com minha ex. Talvez se eu tivesse lido seu conselho antes, não apagaria. Nesses últimos dias eu estava lembrando o quão feliz eu fui quando estava com ela

Pois é. É muito errada essa concepção de que quando se encerra um relacionamento amoroso se deve apagar tudo a respeito dele. Por quê? O relacionamento pode ter terminado simplesmente porque as razões para que existisse acabaram. Isso é normal. Mas não significa que, enquanto havia amor tenha sido ruim. E se foi bom, é bom lembrar e guardar lembrança. Os novos amores têm que entender isso e aceitar que não se deixou de amar o antigo amor. É preciso assimilar a noção de que amor não é algo exclusivista. É perfeitamente normal amar a mais de uma outra pessoa. Mesmo que não se tenha relacionamento amoroso com mais de uma. Ou mesmo, que se tenha. Claro que com o conhecimento e consentimento dos envolvidos. No caso de relacionamentos sequenciais e não paralelos, o encerramento de um e o início de outro não implica no fim do amor que se tinha pelo anterior. E não significa que se tenha que esquecê-lo e destruir suas lembranças. Fazer isso é muito ruim para o psiquismo. E não admitir que a pessoa com quem estejamos tendo uma relação amorosa não possa ter ternas lembranças dos relacionamentos anteriores é o cúmulo da ignorância e do egoísmo. Porque o fato dela continuar a amar a pessoa com quem já se relacionou amorosamente, absolutamente, não significa que não nos ame com toda a intensidade e fervor.

Ernesto, conhece algumas dicas para melhorar a caligrafia?‎

Sim. Comprar um caderno de caligrafia (aquele com pautas espaçadas de acordo com a altura das letras minúsculas, maiúsculas e os prolongamentos inferiores e superiores) e treinar o desenho de cada letra um número considerável de vezes (várias centenas ou milhares), até automatizar a mão a traçá-las de modo bonito e elegante.

Professor, por uma pessoa normal, mesmo estudando deliberadamente e com uma força de vontade descomunal não conseguiria superar um gênio, mesmo que esse estude bem menos que a dita pessoa? Gostaria de uma prova para esclarecer alguns amigos que acha que seja possível para alguém 'normal' superar.‎

Realmente a inteligência é mais eficaz do que o esforço. Minha experiência de mais de quatro décadas de magistério atesta claramente isso. Não tenho uma "prova", mas tenho minha percepção dos alunos. Claro que o esforço é capaz de superar muita deficiência. A questão é que a genialidade obtém resultados melhores ainda sem quase esforço nenhum. Isso é uma constatação fácil de se obter para quem lida com estudantes como eu que já tive mais de quatro mil alunos. Por isso é que acho que as pessoas mais bem dotadas de inteligência, que não têm mérito nenhum por isso, precisam se colocar a serviço da coletividade para ajudar os menos dotados a superarem suas deficiências e conseguirem obter um relativo sucesso acadêmico. Bem como ajudarem à comunidade com a doação de sua inteligência para o bem de todos e não só de si mesmo. Sem nenhuma gabolice.

Professor, a energia vinda de uma fissão nuclear pode ser considerada proveniente do defeito de massa do sistema?‎

Sim, na fissão, os produtos possuem menos massa que os reagentes (núcleo e nêutron). Essa diferença é que é transformada em energia na reação de fissão. Essa energia fica na forma de energia cinética dos produtos e energia radiante. A energia cinética é que se manifesta como alta temperatura, que provoca a expansão súbita (explosão), bem como o efeito térmico de evaporação do que entra em contato. A temperatura desenvolvida na explosão é da ordem de dez milhões de kelvins.

É errado eu jogar fora cartas, fotos e outras coisas que eram de ex-namoradas? Eu tenho tudo guardado em uma caixinha de lembranças. Nela também tem lembranças de amigos. Já me falaram que não é legal devolver pra minha ex. Não sei o que fazer.‎

Se você teve namoradas e, quando as teve, você era feliz com elas, então as lembranças delas devem ser guardadas com você para o resto da vida. O fato de não se ter mais relacionamento amoroso com uma pessoa não significa que não se goste mais dela e que não se possa curtir as lembranças do tempo em que a relação existiu. Inclusive os novos amores têm que saber disso e aceitar, como você tem que aceitar as lembranças felizes que sua namorada tem dos namorados anteriores dela. É errado apagar as lembranças de tudo o que aconteceu na vida porque não acontece mais.

Por que praticamente não há mulheres ricas casadas com homens pobres, já o contrário é MUITO comum? Por favor, pesquise antes de dizer que no Brasil não há mulheres ricas. Há muitas e está aumentando cada dia mais. No entanto, quase nenhuma delas escolhem parceiros pobres (eu não conheço nenhuma).

Porque as mulheres não se vêem no papel de provedoras ao lado de um homem dependente. E os homens acham que suas mulheres podem ser dependentes. deles. Um grande ponto para o feminismo vai acontecer quando nenhum homem admitir que nenhuma mulher possa ser dependente dele. Ou seja, que as mulheres, tanto quanto os homens, tenham a obrigação de prover-se a si mesmas, sendo vergonhoso e desonroso serem dependentes de algum homem. Tudo o que se exige de um homem tem que ser, também, exigido de uma mulher. Da mesma forma que tudo que se exige de uma mulher, como o cuidado doméstico, tem que ser exigido dos homens. Só quando essa igualdade de deveres, ao lado da igualdade de direitos, for total é que se alcançará o objetivo do feminismo.

Voltei atrás: a resistência das bactérias não seria envés de um exemplo de evolução um exemplo de seleção natural nao?‎

A aquisição de resistência em bactérias é um caso de evolução por seleção natural. As que sofrem mutações aleatórias que lhes permitem resistir aos antibióticos sobrevivem. Ou seja, foram selecionadas. Isso significa que elas evoluíram.

Já tentou entortar uma colher com a força da mente?

Não. Isso não funciona. Nem precisa tentar para saber. "Força da Mente" não existe. Qualquer exibição desse tipo de coisa é um truque de ilusionismo.

Por que a religião é algo muito observado nos governos de direita?

Porque as religiões são totalmente infensas às liberdades. Elas são opressoras, no sentido de considerar que as pessoas têm que obedecer as regras supostamente emanadas pela divindade. E o governo de direita age exatamente assim em relação ao comportamento político. As religiões são refratárias ao igualitarismo, como a direita. Para a direita, uma população religiosa é uma população acostumada a ser submissa.

Acha que o preconceito um dia vai ter fim?‎

Claro. A humanidade está evoluindo. Isso não dura nem mais uns cinco mil anos. Em verdade, acho que nem mil.

O mundo é cruel com você?‎

O mundo não. Até que sou bem reconhecido e respeitado pelo mundo. Até mesmo admirado e querido. Apenas algumas pessoas são cruéis para comigo.

Professor, como ser uma pessoa segura? Como se impor e ser confiante?‎

Não sei. Sou uma pessoa segura por natureza e nunca precisei de pensar em como ter segurança. Eu sempre tenho. Então nunca pensei no que seria preciso fazer para adquirir segurança quando não se tem. Acho que um fator para dar segurança é estar sempre bem preparado para o que der e vier. Ou seja, ser uma pessoa que goste de saber de tudo e que, de fato, aprende um monte de coisas, sem pensar se vai ser útil ou não. Acaba sendo. O fato de saber dá confiança e segurança. Outro fator, muito importante, é não se importar, nem um pouco, em dar vexame ou, como se diz hoje, "pagar mico". Perca a vergonha. Se der tudo errado, não se importe. Quem não tem medo de ser derrotado e nem se importa com isso, fica muito mais seguro e acaba vencendo.

http://ask.fm/wolfedler/answer/128466526749 Se isso fosse verdade não existiriam famílias que tenha filhos criados com mesma educação mas um deu pra doutor e outro pra bandido. Pobre mecânico pai de 5 filhos entre professores, enfermeira nasceu um bandido.‎

Analise bem o que eu disse. Eu não disse que, pela educação, a pessoa será altruísta. Eu disse que a educação pode fazer a pessoa se tornar altruísta. Mas algumas não se tornarão, mesmo sendo educadas para tal. Todavia, com a insistência, séculos a fio, a proporção de altruístas na sociedade irá sempre aumentando. Isso é o que tem que ser feito para se atingir a anarquia dentro de poucos milhares de anos.

Acha que cantada é algo agressivo? Leve em conta que há pessoas que consideram um "você é linda" por exemplo, como uma cantada

Depende. Pode ser agressivo ser for chula e inconveniente. Mas se for sutil, elegante e charmosa, pelo contrário, não tem nada de agressivo. É, até, um elogio. É claro que a pessoa que faz a cantada tem que ser extremamente cativante.

A leitura é um tipo de neuróbica?‎

Sim, principalmente o tipo de leitura que obriga à reflexão e ao raciocínio, isto é, não a leitura leve e escorreita, mas aquela em que se tem que parar a cada frase para ver se entendeu o que foi dito. Como um livro de filosofia.

Em Atenas, a democracia realmente funcionava? E atualmente?

Funcionava para os cidadãos atenienses, proprietários de terras. Mas não para os metecos, os artesãos, comerciantes e artífices em geral, mesmo sendo livres e, certamente, não para os escravos, que eram, até, majoritários. Era uma espécie de democracia aristocrática. Os metecos eram o que se poderia chamar de burgueses. Os proletários livres e assalariados também eram metecos. Mas a maioria dos trabalhadores eram escravos.

https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xft1/v/t1.0-9/988571_1135931953090756_1716436510541737348_n.jpg?oh=cc1d24153b2567814e02d035fc8e5eb9&oe=562EF196 Concorda?

Sim, é mais ou menos isso mesmo. Em verdade, um diagrama melhor seria tridimensional, com um eixo perpendicular ao plano do desenho em que se consideraria o progressismo e o conservadorismo. O que ele chama de liberalismo seria o anarco-capitalismo, enquanto o que ele chama de anarquismo seria o anarco-comunismo. E o marxismo é o socialismo de estado. em verdade há nuances disso tudo, como a social-democracia e o capitalismo democrático não libertário, como é o caso dos Estados Unidos.

Sabe tocar piano? Se sim, como fez pra aprender a ler partituras de músicas? Eu queria muito aprender, mas é bem difícil pra mim

Sim. Comecei a aprender com nove anos de idade e estudei até os doze. É difícil, mas não impossível. Existem manuais para adultos, como os do Mário Mascarenhas.
https://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=10062

Quem tem o Q.I., a memória etc., a cima da média, tem uma facilidade maior com trabalhos manuais? Grandes atletas geralmente tem um Q.I. acima da média? Queria saber qual a relação entre o Q.I e esportes físicos, se é que há.‎

O QI é um índice que procura medir o nível de inteligência lógico-matemática, linguística e espacial. Mas não mede inteligência cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal e outras. O que acontece é que, geralmente (mas não sempre) um alto nível de algum aspecto da inteligência é correlacionado com um alto nível em outros. Atletas e artesãos muito talentosos em seus ofícios têm que ter uma grande inteligência para eles, senão não conseguem ter esse talento. Assim, muito provavelmente, se têm alta inteligência num aspecto, também o terão em outros e, quase fatalmente, exibirão um bom escore em testes de QI. Mas não necessariamente.

Na sua opinião, cabe à escola e a família preparar as crianças e adolescentes para lidar com as finanças?

Cabe sim, com toda a propriedade. Não só com as finanças mas com todo tipo de relacionamento social, político e econômico, inclusive amoroso e sexual. Isso tem que ser ensinado pela família e pela escola. Não o fazer é uma gravíssima falta de responsabilidade.

http://ask.fm/wolfedler/answer/128466758429 Muitas pessoas também sentem Deus mesmo não existindo, então deus existe pelo sentimento dos que creem? Nao. Com amor a mesma coisa. Dê sua opinião.‎

Não é a mesma coisa não. Deus seria uma entidade, um ser. Sentir que ele existe não implica que exista. Já o amor não é uma entidade, é um sentimento. Senti-lo já significa que ele existe.

Li que bósons seriam matéria pois se considerássemos apenas os férmions como matéria excluiríamos o condensado de Bose-Einstein, dito o quinto estado da matéria. Não seriam coisas diferentes?‎

É preciso distinguir partículas elementares bosônicas de partículas compostas bosônicas ou sistemas de partículas que sejam bósons. Por exemplo, quarks são férmions, mas mésons, que são feitos de um quark, um antiquark e glúons, são bósons. Já os bárions, formados por três quarks são férmions. Núcleos atômicos podem inteiros podem ser férmions ou bósons, bem como os átomos mesmos. O que diferencia é se o spin total do núcleo ou do átomo seja dado por um número quântico s inteiro (bósons) ou semi-inteiro (férmions). O módulo do spin (momento angular intrínseco) é dado por S = ħ√s(s+1) em que ħ é a constante de Planck dividida por 2π. Matéria é um conglomerado de partículas, que podem ser moléculas, átomos ou íons. Eles podem ser férmions ou bósons, mas sempre serão feitos de partículas elementares fermiônicas (quarks e elétrons), mesmo que também contenham bósons (gluons, por exemplo). Mas se não houver férmions elementares não será matéria. O condensado de Bose-Einstein é um estado da matéria constituído de partículas compostas bosônicas (normalmente átomos) a muito baixa temperatura. Mas as partículas, mesmo sendo bósons, são feitas de férmions, alem de bósons (os glúons).

Como você sabe que o amor existe?‎

Porque eu amo e sou amado. Isso é algo que se sente. Além do mais eu percebo que outras pessoas amam e são amadas. Isso é algo que se nota. Assim eu sei que o amor existe.

Se o dinheiro não fosse um obstáculo, o que mais gostarias de fazer?

Construir uma grande instituição de estudos que conteria uma grande biblioteca, auditório, salas para aulas, laboratórios de informática, editora. Mas não seria um colégio. As aulas seriam de conteúdos avulsos. especialmente filosofia, música, pintura, política, cosmologia, astrofísica, neurociências e, mesmo, as disciplinas curriculares só que numa abordagem completamente diferente. Sem preocupação com o que cai nos vestibulares e no ENEM. Mas também coisas práticas, como restauração de livros, pinturas, móveis e outros objetos antigos, retórica, dialética (na acepção primordial, como a arte de argumentar). E curiosidades, como aprender hieróglifos egípcios. Ou sânscrito. Um lugar para reuniões culturais que fomentasse a cultura, a filosofia, as ciências, as artes, a educação. E, especialmente, o ateísmo e o anarquismo. Mas não dogmaticamente e sim dialeticamente. Uma espécie de templo do saber.

Qual a relação dos campos com as ondas? Muitas vezes parecem ser sinônimos no discurso. São a mesma coisa? Se não, qual a diferença?‎

Não. Onda é uma perturbação que se propaga. Se for só uma perturbação localizada, não é onda. Se se propagar sem perturbação, não é onda. O movimento de um corpo não é uma onda. A oscilação de um pêndulo não é onda. Quando a perturbação se propaga, ela pode ser qualquer coisa. Pode ser uma perturbação no nível da água, na pressão do ar e assim por diante. E pode ser uma perturbação na intensidade de algum campo. Como as ondas eletromagnéticas. Elas são perturbações de campos elétricos e magnéticos que se propagam. Há ondas de outros campos. Por exemplo, o campo da matéria, cuja quantização forma as partículas elementares de cada tipo. O movimento das partículas é uma onda do campo da qual ela é uma quantização. Nesse sentido, um corpo em movimento também é uma onda de seu campo de matéria. Todavia um corpo macroscópico tem uma onda associada de tão alta frequência e tão pequeno comprimento de onda que fica imperceptível. Mas para uma partícula elementar, como um elétron, o comportamento ondulatório é perceptível.

Boa noite Ernesto. Reprovar em uma matéria na faculdade, compromete totalmente a vida acadêmica do aluno? Como por exemplo no futuro ele não conseguir uma bolsa para iniciação cientifica pela fapesp? Obrigada.

Não. Se a pessoa repetir e for aprovada, a aprovação anula a reprovação. O que conta é o coeficiente de rendimento, que é uma média dos aproveitamentos. Mas, nessa média, as reprovações deixam de contar quando forem substituídas pela aprovação naquela matéria.

O senhor morreu. No céu, é recebido por Deus. Antes que você falasse qualquer coisa, Ele exclama: Eu sei que você tem muitas perguntas pra mim. Pode fazê-las! Quais seriam essas perguntas ?‎

Por que não se revela? Por que faz tanta besteira? Por que é tão incompetente? Por que permite que o mal exista? Por que não estabelece a justiça? Por que fez um mundo tão cheio de imperfeições? E muitas outras do tipo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails