sábado, 27 de janeiro de 2018

Entendi. Vou estar fazendo os cálculos!

Pegue o período orbital de Marte e divida pelo período de rotação dele (convertidos em segundos). Isso vai dar o número de rotações por ano. Como o sentido da rotação é o mesmo do movimento orbital, então o número de dias por ano será um a menos do que o número de rotações (pense por quê). Então divida o período orbital pelo número achado de dias que você terá o tempo de um dia (em segundos). Daí converta-o para horas, minutos e segundos.

Qual sua opinião? https://www.youtube.com/watch?v=zkPUT_KGMBg

Concordo plenamente que, inclusive, deveria haver uma matéria no Ensino Médio só para estudar "Religiões", em que as mais importantes (hinduísmo, judaísmo, budismo, taoísmo, zoroastrismo, jainismo, shikismo, xintoismo, cristianismo (catolicismo, ortodoxismo, protestantismo, pentecostalismo), espiritismo, umbandismo, candomblesismo e outras) fossem estudadas em suas crenças, doutrinas, práticas, organização, liturgias, moral e tudo o mais. Incluindo, também, o ateísmo e o agnosticismo.

Professor, é possível uma pessoa ter uma inteligência que seje a melhor do mundo?

Certamente que sim. Haverá uma pessoa, no mundo, que será a mais inteligente de todas. Porém, como saber quem seja? Poderá ser lapão ou um bosquímano, ou uma samoana, ou uma esquimó, ou um tcheco, ou uma portuguesa.

Professor, lá na wiki está escrito que o Período de rotação de marte é de 24h 37min 22s, ou seja, 37min 22s a mais que o nosso. Diante desse resultado não se faz necessário fazer cálculo nenhum para achar o Período de rotação de marte. Você me tinha perguntado se eu tinha feito o cálculo (Continua

O período de rotação de Marte não é 37 min 22s maior do que o período de rotação da Terra, pois o período de rotação da Terra é de 23h 56min 4s. Portanto o período de rotação de Marte é 41min 18s maior do que o da Terra. O que se quer saber é o quanto o dia de Marte é maior do que o dia da Terra, que é de 24h. Falta, pois, calcular quanto tempo dura o dia de Marte.

Eu achei que no livro estava o valor exato do Período de rotação de marte. Mas ainda não fiz o cálculo não. Vou estar vendo isso e assim que fizer o cálculo eu te aviso.

O que se fala no livro é o "dia de Marte", comparado com o "dia da Terra" e não o "período de rotação de Marte", comparado com o "período de rotação da Terra". Dia e período de rotação são intervalos de tempo diferentes. Um dia é o tempo entre um meio dia e o próximo meio dia. Período de rotação é o tempo em que o planeta gira de 360º em torno de si mesmo. Esses tempos são diferentes. A Terra, por exemplo, em um dia gira de 361º em torno de si e não de 360º.

Professor,gostaria muito que colocasse seu ponto de vista do que realmente é uma pessoa de esquerda e uma de direita.

A principal diferença entre as concepções esquerdista e direitista é que a primeira considera que as desigualdades sociais sejam injustas e a segunda que sejam justas e, até, desejáveis. Os outros aspectos são secundários e, inclusive, direitistas e esquerdistas podem ser tanto democratas quanto autocratas, estatizantes ou libertários. Nem sempre uma pessoa esquerdista é aquela mais justa ou uma pessoa direitista é aquela mais honesta. Podem haver direitistas e esquerdistas tanto do bem quanto do mal. É o mesmo que acontece entre ateus e crentes. A diferença está apenas na crença ou não em uma realidade sobrenatural. Mas há ateus e crentes tanto do bem quanto do mal. A esquerda defende as concepções econômicas socialistas ou comunistas, enquanto a direita defende as posições econômicas capitalistas. Politicamente tanto há esquerdistas quanto direitistas ditatoriais ou democráticos, de modo que isso não faz a distinção.

Qual sua opinião sobre o trabalho do professor Laércio Fonseca?i

Trata-se de uma pessoa completamente equivocada em suas concepções esotéricas, ufológicas, mediúnicas, bem como em suas associações da física quântica com a espiritualidade. Todo o que ele diz a respeito desses assunto é completamente falso e não possui embasamento nenhum.

Você me tinha perguntado se eu tinha feito o cálculo mas o que eu queria achar era exatamente o valor exato do Período de rotação de marte que é de 24h 37 min 22s.

Mas o que é dito no livro não é que o período de rotação de Marte seja certo tempo maior do que o período de rotação da Terra e sim que o dia de Marte é certo tanto maior que o dia da Terra. Sabendo que o dia da Terra tem 24 horas (enquanto a rotação tem 23h 56min 4s), tem-se que saber quanto tempo dura o dia de Marte, cuja rotação dura 24h 37min 22s. Isso é que eu ensinei como calcular. Você calculou?

Como comprovamos que o elétron (ou outra partícula) existe independentemente de mentes que assim o supõe existir?

Não só o elétron, mas toda a realidade exterior a nossa mente é uma conjectura que pode não ter existência real. Todavia os indícios são muito fortes no sentido de que o mundo exterior objetivo, de fato, exista. Nesse mundo, a consideração de que existem átomos, prótons, nêutrons, elétrons, quarks e todas essas partículas elementares é comprovada por meio de experimentos cujos resultados só se explicam pela suposição da existência dessas entidades. Assim, pode-se dizer que a existência delas é verificada experimentalmente e objetivamente, pois o resultado dos experimentos são passíveis de confirmação por quem quer que seja.

https://www.facebook.com/carvalho.olavo/photos/a.275188992633182.1073741828.275181425967272/735300519955358/?type=3 ... E você, já confessou seus pecados alguma vez? Fiquei curioso em saber, já que você era cristão.

Sim, eu já fui católico fiel e praticante. Tanto que queria ser santo. Deixei de o ser em razão, justamente, do meu aprofundamento no estudo da doutrina católica, bem como de filosofia, de cosmologia, de neurociências, de história. Sempre fui uma pessoa muito conectada ao conhecimento e o estudo desses assuntos sempre me fascinou, fazendo com que eu me dedicasse a eles com afinco. E como sou uma pessoa que pensa muito, em minhas reflexões, concluí pela total impropriedade da fé, seja ela qual for, bem como pela inexistência de Deus e de uma alma imortal para as pessoas humanas. Mas quando eu era católico eu o era pra valer, não só para constar.

Se ondas e partículas são bem diferentes, já que a primeira compõe energia e a segunda compõe matéria, por que no mundo quântico uma pode se comportar como a outra e vice-versa?

Não é bem assim que onda seja energia e partícula, matéria. Há partícula que não seja material, bem como partículas também possuem energia. Depois, não se pode dizer que uma onda "SEJA" energia e sim que "POSSUA" energia. Uma onda é alguma perturbação que se propaga. E se é uma perturbação, é uma perturbação de algo. Pode ser de um meio material ou pode ser de algum campo, como as ondas eletromagnéticas. As ondas associadas à matéria são perturbações do "Campo da Matéria". O que acontece na natureza, e que a Física Quântica descreve, é que toda entidade natural tanto exibe comportamento típico de partícula, quanto típico de onda, dependendo da forma como seja apreendida. Todavia a entidade, propriamente, não "É" nem uma onda, nem uma partícula. É, simplesmente, ela mesmo, que apresenta os dois aspectos em diferentes circunstâncias.

Você já foi crédulo em sobrenaturalidades?

No tempo em que eu era católico eu acreditava que existisse Deus, anjos, demônios e que as pessoas humanas possuíam uma alma imortal. Mas não acreditava que houvesse reencarnação e nem que almas pudessem aparecer, como fantasmas ou se comunicarem com pessoas vivas.

Ernesto, sabe me dizer porque a pobreza extrema leva à sociopatia?

Não. Porque a pobreza extrema NÃO leva, necessariamente, à sociopatia. Pode levar, em alguns casos, dependendo da pessoa, da foma como ela enxerga o mundo.

Ernesto, em termos metafísico-ontológicos, o elétron é um ente, ser

O elétron é um ser e, portanto, um ente. Como também é uma coisa, um sistema, um corpo, um objeto.

Poderia, por favor, explicar melhor o que quis dizer "o hábito de não ter hábitos" , o que me pareceu um trocadilho sem sentido; partindo da premissa de que precisamos uma rotina de vida: repousar, trabalhar, preparar a alimentação, hábitos de higiene dentre outros.

O que eu acho é que tudo que façamos, devemos faze-lo, não por hábito e sim por convencimento de que seja o que deve ser feito e faze-lo pensadamente e não automaticamente. O hábito é um processo mental pelo qual o cérebro, por economia, executa ações automaticamente, sem que precisemos pensar para fazê-las. Para mim isso não é bom. Tudo o que fizermos devemos fazê-lo, a cada vez, porque achamos que o devemos, em virtude de alguma razão que nos convenceu a tal. Por outro lado, é claro que temos necessidade de dormir, de comer, de trabalhar e fazer outras coisas. Mas não devemos fazer nada disso por rotina e sim porque, ao fazer cada uma delas, tenhamos resolvido que a faremos, com a possibilidade de termos resolvido não a fazer.

Professor, o senhor já pensou em suicídio? relutantemente penso sobre isso todos os dias. Se não existe deus, — e eu acho que não existe, esse é automaticamente um mundo niilista. Então qual o sentido de continuar vivendo? Sendo insultado, estorvado e caluniado por puro ressentimento alheio?

Há um grande sentido para se continuar vivendo que é agir para consertar o mundo. Fazer de tudo, mesmo tendo dificuldades e oposição, para que o mundo se torne um lugar justo, harmônico, fraterno, equânime, aprazível e feliz para as pessoas, em harmonia com a natureza. Espancar a ignorância e abrir os horizontes de todos para o conhecimento, a verdade, a beleza e o bem. Dedicar a vida a essa missão, lhe confere um significado elevadíssimo que compensa todos as vicissitudes e dissabores. Isso traz um alegria interior muito grande, de modo que se tem o sentimento de que essas pessoas que possam nos insultar, estorvar, caluniar e nutrir ressentimento por nós, não merecem um pingo de nossa consideração nem que nos perturbemos por seus atos nocivos. Temos que lhes votar a maior indiferença e desprezo e levarmos nossa vida com tranquilidade e paz, confiantes no acerto de nossa escolha em relação à visão do mundo e o propósito de vida. E dedicando nosso respeito, nosso carinho, nosso afeto e nosso amor a todos que se irmanarem com nossos propósitos, concitando a que todos assim o façam em benefício geral da humanidade e da natureza.

Acha justo ou necessário o governo investir bilhões de dólares no projeto de pessoas irem para Marte?

Esse projeto não é do governo. É privado. Mas o governo americano também tem projeto de levar o homem a Marte, só que mais seguro e demorado. Isso é bom sim, porque já vai preparando a humanidade para a possível necessidade de ocupar outros planetas no caso de superpopulação e de obter recursos minerais e, mesmo, alimentícios em outros planetas, quando os da Terra se esgotarem.

Quais hábitos você considera essencial para uma vida plena?

O hábito de não ter hábitos e fazer tudo de caso pensado e não automaticamente.

Quantos Nobel Einstein mereceu? A teoria ondulatória de Louis de Broglie, foi mais importante que a Teoria Geral da Relatividade?

Einstein ganhou o prêmio Nobel pelo Efeito Fotoelétrico. Mas ele mereceria um pela teoria da Relatividade Restrita, um pela Teoria da Relatividade Geral, um pelo Movimento Browniano (que foi o que finalmente convenceu os cientistas de que átomos existiam) e um pela estatística de Bose-Einstein. A concepção de DeBroglie de que as partículas da matéria também possuiriam propriedades ondulatórias foi tão importante quanto a Teoria da Relatividade Restrita, nem mais, nem menos.

Na sua opnião você acha que há coisas mais importantes que o dinheiro?

Claro! Quase tudo é mais importante do que o dinheiro e o dinheiro não consegue comprar. Como amor, amizade, dedicação, solidariedade, compaixão, gentileza, cortesia, prestimosidade, fraternidade, apoio mútuo, dedicação, lealdade, justiça, sinceridade, alegria, felicidade e quase tudo que faz a vida ter significado e propiciar bem estar. Claro que há coisas que o dinheiro pode propiciar, mas, em geral, elas também podem ser obtidas sem dinheiro. Em verdade os bens necessários para se levar a vida podem ser obtidos de vários modos: ou se pegando diretamente na natureza ou que tenha sido descartado, ou se fazendo por si mesmo, ou se trocando por algo, ou se ganhando, ou se comprando, ou se roubando. Tirando o último modo, que não é legitimo, temos muito mais formas de obter algo do que comprando, que é a que requer dinheiro. Em uma sociedade ideal, o dinheiro seria totalmente dispensável, pois as pessoas trabalhariam e produziriam para doar o produto de seu trabalho uns aos outros (estou falando "doar" e não trocar), de modo que todos teriam de tudo e ninguém seria rico e nem pobre.

Se Deus está morto, se o céu desabou na indiferente atomicidade terrestre, então por que devemos fazer o Bem?

Porque o bem é que propicia uma convivência harmônica, fraterna, pacífica, justa, feliz entre as pessoas. Todos fazendo o bem, uns aos outros e à natureza, o mundo se torna um lugar aprazível e agradável para todos. Qualquer um que faça algum mal provoca uma quebra de harmonia, um distúrbio da paz e na felicidade do mundo. Daí o mal não poder ser admitido como algo aceitável e ter que ser objeto de contenção, de repúdio, de reprovação e, mesmo, de castigo, para que jamais seja cometido. Isso não tem nada a ver com nenhuma divindade e nenhum possível prêmio ou castigo em uma hipotética vida após a morte.

Acha que é realmente possível se apaixonar por duas pessoas ao mesmo tempo? Você seria capaz disso?

Claro que sim. Qualquer pessoa é perfeitamente capaz disso. O que, em geral acontece, é que as pessoas não se permitem estabelecer os relacionamentos correspondentes a suas paixões e seus amores em paralelo, em grande parte porque as pessoas que são objeto de suas paixões não admitem esse paralelismo, então quem ama ou está apaixonado por mais de uma outra pessoa se vê obrigado a fazer uma escolha de se relacionar apenas com uma delas, mesmo que continue a amar ou estar apaixonado por ambas (ou mais de duas, até). Isso é que é preciso mudar na concepção das pessoas. Que todo mundo e a sociedade como um todo admitam e aceitem a pluralidade amorosa consentida como algo perfeitamente normal e sem o menor problema. O fato de se amar a mais de uma outra pessoa (estou falando de amor romântico-erótico) não significa que se ama nem um pouco menos intensamente , menos verdadeiramente, menos completamente a cada uma delas outras. Tanto homens a mais de uma mulher quanto mulheres a mais de um homem. Ou homem a mais de um outro homem, ou mulher a mais de uma outra mulher, ou homem a uma mulher e a um homem ou mulher a um homem e a uma mulher.

Quando uma estrela morre, outra pode nascer em seu lugar? Quando a última estrela morrer, não restará nada além de um vazio sem vida?

Quando uma estrela morre, isso pode acontecer de três modos, dependendo da massa dela. Para massas residuais (depois que a estrela tenha perdido o envoltório de seu caroço para o espaço) menores do que 1,4 vezes a massa do Sol (limite de Chandrasekkar), a estrela morrerá (isto é, deixará de produzir energia radiante) permanecendo como uma dita estrela "anã branca", que é o resíduo da estrela ainda quente e luminoso, que perderá gradualmente sua energia para o espaço até apagar (o que pode demorar bilhões de anos), passando a ser uma estrela "anã negra" que é apenas uma esfera de matéria (praticamente toda composta de ferro) solta no espaço sem emitir radiação. Grande parte dos astros de uma galáxia e que compõem parte de sua "matéria escura" são essas anãs negras. Se o núcleo residual estiver entre 1,4 e 2,7 massas solares, a estrela deixará de produzir energia radiante por reações nucleares mas se transformará em uma "estrela de nêutrons" que é um astro cujo núcleo é como se fosse um único núcleo atômico, feito só de nêutrons, com a massa da estrela toda e um volume extremamente reduzido, já que a densidade será a do núcleo atômico que é um trilhão de vezes maior do que a da matéria atômica. Pela conservação do momento angular, esse caroço, então, girará com uma rotação altíssima e se apresentará como o que é chamado de um "pulsar". Para massas remanescentes maiores do que 2,7 vezes a do Sol (imite de Oppenheimer-Volkoff), a estrela se transformará em um "buraco negro". Mas essas estrelas são minoria no Universo. No processo de fenecimento da estrela ela passa por uma fase em que o envoltório se dilata (gigante vermelha) e, depois, por uma explosão em que o envoltório é ejetado para o espaço. Os gases provenientes desses envoltórios ejetados, normalmente, se condensam, aleatoriamente, formando novas estrelas de segunda geração (como é o caso do nosso Sol) ou de terceira, quarta e ulteriores gerações. Depois que, com a expansão, não mais for possível haver condensação desses gases e todas as estrelas estiverem mortas, o Universo será o conjunto de todos esses remanescentes (anãs negras, estrelas de nêutrons e buracos negros), bem como do gás que não se condensou em novas estrelas. Certamente que não haverá vida alguma. Mas não será nenhum vazio. Mais tarde, com a continuação da expansão, a própria matéria desse Universo remanescente será desfeita pelo esgarçamento do espaço e se transformará em campo puro, que continuará indefinidamente a se rarefazer enquanto o Universo jamais parará de se expandir.

Professor, me explique didaticamente a relação entre Electromagnetismo e Gravidade.

São interações independentes. A única relação é que a gravidade, tendo a sua intensidade (ou seja a curvatura do espaço-tempo) como função do conteúdo de massa e energia do espaço, também será intensificada pela presença de campos elétricos e magnéticos, que possuem energia. Mas o campo gravitacional não exerce ação sobre cargas elétricas quer em repouso, quer em movimento, da mesma forma que o campo elétrico e o magnético não exercem ação sobre massas, quer paradas, quer em movimento.

Ernesto, qual a importância do ceticismo na sociedade pós-moderna?

O ceticismo mantém a sua importância não importa quais sejam outras considerações culturais envolvidas. Ou seja, ele é importante quer na sociedade pós-moderna, quer na moderna, quer na tradicional ou em qualquer outra. Porque o ceticismo é a ferramenta de aferição da verdade a respeito do que quer que seja. Para se conferir se alguma afirmação seja ou não verdadeira a respeito de algo, antes de tudo, é preciso se colocar essa suposição em suspenso, ou seja, duvidar da afirmação em questão. Então, para sanar a dúvida, se envidam esforços de verificação da veracidade ou não do que está se dizendo. Quanto não se duvida e se aceita uma afirmação como verdade sem questionamento, não se tem garantia nenhuma de que isso esteja correto. A dúvida é essencial para o progresso do conhecimento. Acreditar sem duvidar é uma temeridade imensa. Algo que não se pode admitir de forma nenhuma. Daí o grande perigo representado pelas religiões para a construção do conhecimento sobre o mundo. Elas colocam suas assertivas como indubitavelmente verdadeiras. Ora, como existem diversas religiões, há afirmações completamente díspares tomadas como verdades por seguidores de diferentes religiões. Isso é um absurdo. Não é possível que tal situação possa ser sustentada, uma vez que a verdade tem que ser única, a respeito de cada assunto. Então não é possível que todas as religiões sejam verdadeiras. Mas, em todas elas, há pessoas que têm a fé sincera e inabalável de que a sua seja verdadeira. Como conciliar isso? Só duvidando de todas e procedendo a investigações criteriosas da veracidade do que cada uma diz e ir descartando aquelas que não passem pelo crivo da verificação. O que se atinge por esse procedimento é a conclusão de que nenhuma seja verdadeira. Ou seja: todas as religiões são falsas. Nenhuma merece credibilidade. A fé, como aceitação de afirmações por verdades sem questionamento é um total despropósito. Ter fé não é virtude nenhuma, pelo contrário, é uma atitude totalmente errada.

O que faz a lupa queimar papel ao ser atravessada pela luz do Sol?

O fato de que ela, ao promover a convergência da luz que sobre ela incide em um ponto, propicia que a energia que essa luz espargiria sobre toda a área da lente, seja concentrada numa pequena área, propiciando mais intensidade, o que eleva mais a temperatura e a faz atingir o ponto de combustão.

As leis da natureza e as verdades matemáticas são fatos brutos? Poderiam de alguma forma ser diferentes?

Claro que as leis da natureza poderiam ser diferentes. Não há necessidade lógica nenhuma de que a natureza seja como é. Ela o é porque, por acaso, assim calhou de o ser. Então as leis descrevem o modo como ela é, por meio de modelos explicativos. Esses modelos é que poderiam ser outros, em termos de outros conceitos e não dos que foram escolhidos para a descrição do comportamento da natureza, como energia, força e assim por diante. Mas a natureza seria do mesmo jeito. Só o modo de descrevê-la que variaria. Quanto à matemática, essa já tem uma lógica interna, que a natureza não tem. Todavia, mesmo ela, depende do modo como foram definidos, arbitrariamente, os conceitos que ela usa. Então os postulados e teoremas são formulados em termos daquilo que se definiu. Se as definições tivessem sido outras, os postulados e teoremas seriam outros, todavia, descreveriam, do mesmo modo, tudo o que a matemática descreve, com outras definições de outros conceitos.

Os quarks são suscetíveis de divisão?

Não. Eles são partículas realmente elementares. Como os elétrons, müons, táons, fótons, glúons, bósons W, bósons Z, neutrinos e só. Os grávitoms também seriam, mas eles são hipotéticos.

A velocidade da luz é um limite absoluto?

Sim, de acordo com tudo o que se sabe a respeito de Física até o momento.

Do nada absoluto nada pode surgir?

Nada é sempre absoluto. Não existe nada relativo. Em verdade não existe "o nada". A palavra "nada" é um pronome indefinido que significa uma situação em que se tenha a ausência de qualquer coisa. Não é um substantivo, portanto não pode ser precedido de um artigo definido e nem indefinido. Todavia qualquer coisa pode surgir sem que seja proveniente de algo anterior, quando então se diz que "surgiu de nada" (e não "surgiu do nada", o que é muito diferente). Aliás tudo o que existe no Universo surgiu sem que tenha sido proveniente de nada que lhe antecedesse. Se assim o fora, o que fosse antecedente ao Universo, do qual ele teria surgido, já seria Universo. Mesmo as pessoas que consideram que o surgimento do Universo tenha sido uma ação criadora de um ser extrínseco ao Universo (Deus), necessariamente têm que considerar que esse Deus teria criado o Universo sem ter nada de que ser proveniente.

Professor, nas proximidades da superfície da Terra um corpo de peso P descreve uma trajetória fechada, isto é, o ponto final coincide com o ponto inicial. Qual é o trabalho do peso?

Zero. Isso porque a trajetória é fechada. Numa trajetória em que o ponto final e o inicial não sejam o mesmo o trabalho do peso não é zero, mas vai independer da trajetória seguida entre os dois pontos. Por isso é que não se pode dizer que o trabalho de uma força conservativa seja nulo, pois ele o é apenas na condição especial de que o ponto final seja o mesmo do inicial.

uma força conservativa propicia trabalho nulo porque a energia mecânica de A até B é a mesma? e no caso da não conservativa, fica energia potencial de A menos a de B e parte da energia mecânica se perde?

A força conservativa não faz trabalho nulo. O trabalho dela não é nulo. O que acontece é que o trabalho de uma força conservativa, entre dois dados pontos, tem o valor independente da trajetória usada para ir de um ponto ao outro. Esse fato é que possibilita se associar aos pontos um valor de energia cuja diferença seja o trabalho entre os pontos. Se esse trabalho dependesse da trajetória, a diferença de energia entre os pontos não seria definida univocamente. Então essa energia é uma função do ponto, a menos de uma constante aditiva que fica determinada pela escolha arbitrária do ponto em que o valor da energia seja nulo. Tal energia é chamada de energia potencial e sua variação é o negativo do trabalho feito pela força conservativa entre os pontos considerados. Se o sistema estiver sujeito apenas a forças conservativas o trabalho da resultante delas equivalerá à variação da energia cinética do sistema, de modo que a soma da energia cinética com a potencial, a energia mecânica, permaneça invariável. Se houver outras forças, não conservativas, o trabalho da resultante de todas as forças dará a variação da energia cinética mas a soma da cinética com a potencial, a mecânica, não permanecerá constante. O valor de sua variação será, justamente, o trabalho das forças não conservativas, ditas dissipativas.

Pierluigi Piazzi diz que devemos estudar por trinta minutos um determinado conteúdo, porém esse tempo poderia ser menor?

Sim, um pouco menos. Talvez vinte minutos além, é claro, do tempo dispendido nas aulas. E este tem que ser muito bem aproveitado, prestando-se a máxima atenção a elas e perguntando tudo o que não tiver entendido para não consentir, de modo nenhum, em sair delas sem o entendimento total do que foi dado.

"Os veganos e os vegetarianos acreditam que não matam animais mas isso não é verdade" (link: http://migre.me/vwwbS). Ficaram tão chocados quanto eu com essa verdade?

Mesmo sabendo que a agricultura também mata animais, ainda não colaboro com o assassinato deliberado de seres sencientes para me alimentar. Certamente que não vejo possibilidade de se interromper abruptamente a atividade pecuária no mundo. Mas esse é o meu objetivo. Por outro lado, também acho que a vida selvagem tem que ser preservada e não só a dos animais domésticos. Na natureza é inevitável que alguns animais sejam mortos para o alimento de outros. Mas os humanos não necessitam de alimento animal e têm consciência. Portanto podem, se quiserem, se abster do consumo de carne.

Professor, a ontologia se ocupa com entidades abstratas, isto é, não naturais, que a metafísica categoriza? Como por exemplo, conceitos, ideias, números, nomes etc.

Não é bem assim. Ontologia é a parte da metafísica que se ocupa com a categorização dos seres, o estudo de suas propriedades, de seus estados e tudo o mais que lhes diga respeito. Seres são uma das categorias metafísicas daquilo que se possa conceber como existindo de forma objetiva, isto é, independente de mentes que o concebam. Se algo puder ser concebido mas não possuir existência objetiva, não é um ser e sim um ente. Ser é o ente que, de fato, existe. Todavia o conceito de ser( como o de ente) é sutil e precisa ser distinguido de outros como o de valores, de idéias, de ações, de relações, de atributos, de estados e outras categorias que não sejam seres (ou entes). Coisas são seres, mas nem todo ser é uma coisa. Aliás, essa parte da Metafísica que consiste na categorização da realidade é uma das mais interessantes da Filosofia. Bem como a que estuda as condições de existência ou não de algum ente com pretensão de ser categorizado como um ser, como é o caso de Deus.

Professor, como o senhor enxerga a doutrina espírita? Acredita nas possíveis cartas psicografadas de Chico Xavier?

De modo nenhum. O espiritismo é completamente falso simplesmente porque espíritos não existem. Então não se comunicam com vivos e nem se reencarnam. Nem baixam na cabeça de alguma pessoa para que ela aja sob o comando deles. As ditas cartas psicografadas foram escritas pelo próprio Chico Xavier a partir de seus próprios pensamentos.

Professor, tenho um amigo que sempre me diz que eu devo estudar para entrar na faculdade e não Ciência da computação que não cai no Enem. Me disse também que devo estudar Ciência da computação só depois de eu entrar na faculdade. Só que eu gosto de Ciência da computação e física. (Continuação) (Continuação) Você concorda com ele que devo estudar só o que cai no Enem e deixar de fazer o que eu gosto até entrar na faculdade?

Discordo totalmente do seu amigo. Você deve estudar o que gosta, além, é claro, também estudar o que vai cair no ENEM. Mas não apenas. Senão você fica completamente bitolado. Jamais, em minha vida escolar, me ative a estudar apenas o conteúdo que seria examinado. Sempre enveredava por inúmeros assuntos que considerava interessantíssimos e não eram matérias escolares. Mesmo nas matérias escolares eu estudava tópicos que não seriam objeto de exame. Apenas pelo gosto de ficar sabendo. Mas eu dava conta, facilmente, de dominar todo o conteúdo que seria examinado sem estudar muito. O segredo é prestar muita atenção nas aulas e aprender nelas, perguntando ao professor qualquer dúvida, na hora. Assim eu não consentia em sair de nenhuma aula sem ter entendido, completamente, tudo o que fora dado. Os colegas costumavam ficar aborrecidos comigo mas isso, para mim, não tinha importância nenhuma. Não siga o conselho de seu amigo. Estude muito para o ENEM sim, mas estude, além disso, tudo o que você gostar de estudar.

O que a mecânica analítica estuda que difere da mecânica dita quântica ?

Mecânica analítica é uma abordagem não vetorial da mecânica clássica. Não tem nada a ver com aspectos quânticos. A mecânica quântica também usa uma abordagem analítica, isto é, não vetorial, mas levando em conta os aspectos quânticos.

como se sabe calcular daqui, a energia liberada das explosoes de estrelas com tanta precisao?

Pela variação do brilho apresentado pela estrela antes e logo após a explosão, bem como pela determinação da distância em que aconteceu. Esses dados permitem calcular a energia liberada. Só que não é com tanta precisão.

http://ask.fm/wolfedler/answers/139436235037 mais esses são valores da área e de um volume de uma esfera? então e do universo obsevavel?

A ligação entre a razão dos comprimentos, das áreas e dos volumes não depende do tipo de volume que se tenha. Toda razão de áreas correspondentes é o quadrado da razão dos comprimentos e toda razão de volumes correspondentes é o cubo da razão dos comprimentos. No caso da inflação cósmicas, as razões apresentadas são para qualquer comprimento, área ou volume que se considere dentro do universo.

A viagem no tempo, para o passado ou para o futuro, será possível algum dia?

Já é. Estamos constantemente viajando para o futuro. Sempre.

você acha que o campo gravitacional na fisica moderna ou quantica é um tipo de campo conexo?

O campo gravitacional, nada mais é do que o próprio espaço-tempo. Ser conexo significa que qualquer curva pode ser traçada levando qualquer ponto do espaço-tempo a qualquer outro inteiramente dentro do conjunto. Isto é, o conjunto é todo interligado. Ser simplesmente conexo significa que qualquer curva fechada, em qualquer lugar, pode ser continuamente reduzida a um ponto sem sair do conjunto. Isto é, o conjunto não tem furos. Ao que parece, o espaço tempo não apenas é conexo, como é simplesmente conexo. Ou seja, não possui topologias do tipo toroidal. A parte da conexidade simples, todavia, não é indubitavelmente garantida. Sendo assim o espaço tempo, assim o é o campo gravitacional, pois ele nada mais é do que uma manifestação da curvatura (e, possivelmente, torção) do espaço-tempo.

Acho impressionante como a equipe da NASA consegue calcular com uma precisão milimétrica cada missão que ela faz!

Interessante que tudo é feito com o uso da Mecânica Newtoniana que já tem 300 anos de idade.

Professor, para tornarmos Marte um local com as mesmas condições de vida que a Terra levaria quantos anos?

Acho que isso não é possível para o planeta todo. O que se pode é criar regiões, dentro de bolhas, onde se estabelece uma atmosfera terrestre e algum sistema de irrigação que permita a vida sem se estar dentro de macacões climatizados. Quanto ao tempo para se chegar a esse estágio, penso que será de poucos séculos.

O fato de vermos apenas uma face da Lua é devido ao fato de o seu eixo de rotação ser perpendicular ao seu equador?

O eixo de rotação de qualquer planeta ou satélite é sempre perpendicular a seu equador, pois a definição de equador é a linha de intercessão entre a superfície do planeta ou satélite e o plano perpendicular ao eixo que passe por seu centro. O fato da Lua ter sempre a mesma face voltada para Terra se deve a duas razões. A primeira e que seu eixo de rotação é aproximadamente perpendicular ao plano de sua órbita em torno da Terra. A segunda é que seu período de rotação coincide com seu período orbital em torno da Terra e ambos os movimentos têm o mesmo sentido.

A escritora Chimamanda Ngozi Adichie defende que um homem branco não pode dizer o que é ou não machismo ou racismo. Você é homem e branco, assim como eu. Está certo que não podemos nem ao menos falar sobre machismo e racismo por não sermos mulheres ou negros?

De modo nenhum. Ela está completamente errada. É claro que podemos dizer o que é machismo e racismo, podemos discutir e debater o assunto e emitir nossos juízos a respeito com toda a propriedade e todo o direito.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/4-razoes-para-abandonar-as-redes-sociais/ Professor, o que você acha desse artigo?

Não concordo. Só fica escravo de redes sociais pessoas que não possuam suficiente personalidade e força de vontade para se controlar. O mesmo tipo de pessoa que fica viciada em drogas, em cigarro, em sexo, em bebidas, em compras ou algo assim. Muitas vezes é um comportamento que foge ao controle dela mesma e que precisa ser tratado por meio de um acompanhamento psicológico. Uma pessoa que tenha uma personalidade bem construída, um caráter forte e uma noção clara de responsabilidade por seus atos não vai ficar escravizada de internet, mesmo que faça uso dela.

O egocentrismo, o narcisismo e o egoísmo se manifestam por fatores genéticos ou externos? Ou seria a junção dos dois?

Existe uma predisposição genética que pode ou não ser cultivada e exacerbada ou, ao contrário, ser refreada e contida. Isso depende muito do modo como a pessoa seja educada. Aliás a educação e a civilização existem, justamente, para conter os impulsos instintivos e inatos que sejam nocivos ao bem comum e levar as pessoas a um comportamento dito "civilizado", em que tais impulsos sejam contidos.

Ernesto, dizem que Einstein chegou a formular a teoria da relatividade restrita sem ao menos ter ouvido falar do experimento de Michelson-Morley de 1887. Nas palavras de Marcelo Gleiser "motivou Einstein foi a incompatibilidade do princípio da relatividade com o eletromagnetismo de Maxwell". Genial?

Sim, mas do princípio galileano da relatividade, que não condizia com as equações de Maxwell. Então ele buscou um princípio que permitisse que toda a física fosse unificada sob ele, especialmente a mecânica e o eletromagnetismo. Então ele viu que não precisava mudar nada no eletromagnetismo, mas tinha que mudar muita coisa na mecânica. Foi o que fez.

Professor esse trecho que você disse: "Sem falar no fator mais importante que são os acasos favoráveis que se costuma chamar de "sorte". É o famoso "empurrãozinho", certo? :)

Também, mas o que eu me referia não é esse caso e sim as coincidências de oportunidades aleatórias que surgem para a pessoa.

Professor, a respeito da dilatação dos sólidos. A água em verdade, se expande quando chega a 0°C. Tem a ver com as ligações de Van der Walls e as pontes de hidrogênio. Poderia explicar sobre?

Entre zero e quatro graus celsius a água se contrai em razão da redistribuição espacial de suas moléculas. No estado sólido as moléculas de água formam uma rede com buracos entre elas, como se posicionassem nos vértices dos gomos da capa de uma bola de futebol antiga. Por isso o gelo é mais volumoso do que a mesma quantidade de água líquida, sendo, assim, menos denso e flutuando na água líquida. Ao passar para o líquido, essa estrutura cristalina se desfaz, mas não toda de uma vez, permanecendo, até quatro graus, blocos de moléculas ligadas, como se fossem macromoléculas, que vão se desfazendo até que, a quatro graus, estejam todas soltas. Assim, nesse intervalo, o volume da água é maior.

Ernesto, dizem que é fisicamente impossível encostar em algo, o que acontece, chama-se: "repulsão elétrica". onde duas partículas de cargas elétricas iguais criam uma repulsão entre elas. Mas por que nossas digitais ficam nas coisas? Sendo que fisicamente não há toque?

Ora, porque as saliências das impressões digitais empurram a poeira para os lados, deixando a impressão negativa de seu desenho. Mas isso é, justamente, o toque, ou seja, a aproximação tão grande que provoca a repulsão. A distância chega a ser menor do que o tamanho de um átomo.

Pensando bem, tem razão, Ernesto. Nordestino é incapaz de se sustentar. Deitar numa rede esperando o bolsa família dá um trabalhão! Vamos infantilizá-lo! Dar papinha na boca!

Deixa de ser irônico. Não se trata disso e você sabe muito bem. O que se tem é que dar condições para que eles possam trabalhar e produzir. Porque eles não são pobres porque não trabalham. Pelo contrário, trabalham até mais do que os ricos. Só que não têm condições e nem oportunidades. Isso é que é preciso que se ofereça a eles.

Que conselho daria para quem gostaria de ter uma carreira acadêmica mas se decepcionou com a faculdade que fez e está desanimado com o ensino superiores brasileiro?

Estude numa faculdade decente que tenha o curso que você quer ministrado por gente competente e muito envolvida com o assunto. Isso faz uma diferença enorme, inclusive no ambiente que se respira nos corredores e barzinhos da faculdade. Todo mundo envolvido e conversando sobre os temas que são estudados com grande interesse e participação. Ninguém reclamando do excesso de trabalho, pelo contrário, contente com isso. Todo mundo estimulando todo mundo. Ninguém querendo passar a perna em ninguém. Esse é o bom ambiente intelectual de uma faculdade.

Professor, levando em conta pessoas que alcançaram o sucesso como, Steve Jobs, Bill Gates, Albert Einstein, dentre outros. Pode-se dizer que o segredo é fazer sempre o que se gosta e muita dedicação?

O tipo do sucesso do Gates e do Jobs é bem diferente do do Einstein. O deste foi um reconhecimento por seu trabalho científico o deles foi o dinheiro mesmo. Todavia, fazer-se o que se gosta é uma condição necessária mas não suficiente para o sucesso, de que modo seja. Além disso há que se ter muito empenho, dedicação e trabalho duro. Sem falar no fator mais importante que são os acasos favoráveis que se costuma chamar de "sorte".

https://goo.gl/i5JE Logo logo isso cai no conhecimento do público (internet). Quando cair, vai surgir vários movimentos separatistas. Aliás, já existem: "São Paulo independente" e "O sul é o meu país". Quem quer sustentar nordestinos? Eu não. E a crise no Rio de Janeiro, como resolver? Aguarde...

Pois eu quero sustentar nordestinos sim. Não só nordestinos mas qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. Acho que a humanidade toda tem que ser uma fraternidade única em que todos se socorram uns aos outros, todos trabalhando por todos, cada um doando segundo a sua capacidade e cada um recebendo segundo a sua necessidade.

Ernesto, "dedicação exclusiva" significa que eu só posso trabalhar na instituição na qual eu fui aprovado ou eu posso trabalhar em outro estabelecimento sem ser ensinando ?

Na dedicação exclusiva você não pode ter outro trabalho, de qualquer tipo. Mas pode ter participação societária em empresas e auferir lucros ou auferir lucros de algum capital aplicado, desde que não trabalhe naquilo, ou seja, que não tenha dedicação de tempo comprometido com algum trabalho na empresa de que seja sócio. Isto é, não pode ocupar cargos. Mas pode ser dono ou ser fazendeiro, por exemplo, desde que não trabalhe na fazenda. Ou um comerciante, desde que não trabalhe no comércio que possua. O problema é a dedicação de tempo, que tem que ser exclusiva.

É contraditório apoiar o comunismo e consumir produtos de grandes corporações? Como beber coca cola ou ter um iPhone?

Não vejo problema nenhum. Um comunista não é contra empresas. É contra a forma como elas são financiadas e controladas por grupos reduzidos de pessoas, os capitalistas, que ficam com a maior parte dos rendimentos dela, em detrimento dos trabalhadores. Mas se a empresa acabar, também acaba o rendimento dos trabalhadores, mesmo que seja menor. O que se tem que pugnar é pela alteração na forma com que a estrutura econômica funciona, isto é, fazer com que o capital seja compartilhado pelos trabalhadores também e que esses obtenham seus rendimentos dos lucros e não de salários, como acontece com os capitalistas, que vivem dos lucros . No momento em que o capital for totalmente distribuído, o capitalismo deixa de existir.

Professor, dá para uma pessoa se tornar expert em uma determinada área mesmo sem ter passado pela faculdade?

Claro que sim. Há muitas áreas, inclusive, que os grandes experts não são possuem curso superior nenhum. Isso acontece muito em artes, como pintura, poesia, teatro, cinema, música, bem como em muitas técnicas manuais, como marcenaria, mecânica, eletrotécnica, joalheria. E, principalmente, nos esportes. Também é muito comum nos negócios, no comércio, na agricultura, nas finanças. Há um campo imenso de atividades que podem levar uma pessoa a auferir muito bons rendimentos sem que tenha curso superior nenhum. Até mesmo, mais do que quem tenha curso superior.

você sente inveja ?

Não. Nenhuma. Nunca senti. De ninguém. Como não sinto ciúme de nada nem de ninguém. Nunca senti. Nem cobiça, nem preguiça, nem soberba, nem avareza, nem ganância. Às vezes fico com raiva, mas nunca senti ódio de nada. O que eu costumo sentir é nojo e desprezo por pessoas mesquinhas, malvadas, cruéis, injustas, mentirosas, fingidas, soberbas, prepotentes, invejosas, e coisas assim. Mas isso não é por ser virtuoso e não permitir que tais sentimentos aflorem em mim. Eles não afloram por conta própria sem que eu faça nada a respeito. Não sinto, simplesmente porque não sinto. Não é mérito nenhum de minha parte. Tais sentimentos não me acontecem naturalmente.

Comente: O fisicalismo é uma metafísica. Isso implica que a realidade material existe fora da experiência consciente. Nós nunca podemos validar diretamente que a natureza da realidade é material. Só podemos supor que ela é material.

Realmente não há como se demonstrar que há um mundo objetivamente real fora da mente de cada um (inclusive outras mentes). Todavia há fortes indícios de que esse seja o caso. Então é o que considero. Por outro lado, havendo essa realidade objetiva exterior à mente, nada há que demonstre que ela possua alguma componente não física, isto é, sobrenatural ou espiritual. Portanto, não admito que isso exista, restando-me encarar a única possibilidade que os fatos corroboram que é a de que existe uma realidade exterior à mente pensante e que essa realidade é inteiramente física. Note que eu não estou descartando a existência de abstrações e idéias, que são realidades internas à mente. o que estou descartando é que as idéias e abstrações sejam a única realidade existente. Mas estou descartando que existam realidades não abstratas e não físicas.

Professor, é verdade que você está fazendo uma biblioteca pública?

Pública não, mas a ser franqueada ao público, gratuitamente, mesmo sendo privada. Mas não particular e sim abrigada em alguma ONG ou Fundação. Minha experiência com repartições públicas é muito negativa, pois eu pude ver que os funcionários públicos, em sua maioria, não se importam em servir ao público nem em promover o bem do mundo naquilo em que trabalham. Por isso não confio que, legando meu acervo todo a uma instituição pública, ele será colocado a serviço do povo de modo eficiente e eficaz, com a colaboração de pessoas realmente interessadas em que o povo tire o máximo proveito que ele pode propiciar.

Professor, se a pessoa for dedicada dá para ganhar bem como físico?

Sim. Dá para ganhar como um professor titular universitário com doutorado e dedicação exclusiva. Ou seja, uns dezoito mil reais, sem contar o que pode receber por meio de consultorias e convênios e sem contar os adicionais por tempo de serviço.

Comente sobre esse texto: https://www.facebook.com/QueMeTransborde/posts/542243909306709

Texto interessante. Todavia o que importa é o seguinte. Você, seja homem ou mulher, tem que fazer o que quiser e resolver fazer e não se importar com a opinião dos outros. Sempre agi assim na vida e sempre me dei muito bem, porque o que os outros pensam de mim não significa absolutamente nada. Faço tudo não por que tenha ou não tenha que fazer, mas porque queira ou não queira. Assim é que se tem que levar a vida. Claro que, aguentando todas as consequências e não se importando de ser chamado do que quer que seja.

Existe algo em matemática que é estudado e é irrelevante no ensino médio?

O que existe é muito assunto que é relevante e não é dado por falta de tempo. Tudo o que é dado é relevante. Só que relevância não significa aplicação prática. A maior relevância do estudo de matemática, inclusive para quem não for se dedicar a ela na vida, é o desenvolvimento da capacidade de raciocinar que ela propicia. A matemática, realmente, é a melhor forma de aguçar o raciocínio. Mas, para tal, os professores precisam focar mais o trabalho em demonstrações e não em aplicações práticas, mesmo que estas também devam ser abordadas. Infelizmente os exames de acesso ao nível superior, por serem testes objetivos, não permitem aferir a capacidade de condução de raciocínio dos candidatos em demonstrações. Para mim as demonstrações teriam que ser um tópico tão importante quanto a redação nos exames tipo ENEM. Tinha que ter uma redação e uma demonstração a ser feita de forma aberta dentre as questões dos exames. Mas não uma demonstração já feita e sim uma inédita. Isso é válido para candidatos a cursos tanto de exatas, quanto de humanas e biológicas. Todos têm que saber raciocinar no exercício de suas ocupações.

O que acha das "operações padrào" nas fronteiras, como meio de obter reajustes de salário da Receita Federal? Acha justo ou haveriam outros meios de pressionar o governo?

Para mim, "operação padrão" tinha que ser a prática cotidiana costumeira o tempo todo.

Professor, se não existisse a internet nos tempos de hoje você acha que as pessoas seriam mais inteligentes?

Não por isso. A internet não emburrece as pessoas em si mesma. Depende do uso que a pessoa faça dela. Para mim, por exemplo, trata-se de um excelente meio de me suprir de conhecimentos e de me propiciar desafios cognitivos que me afiam a inteligência. Mas, cada um, busca nela aquilo que lhe interessa. Há quem não se interesse pelo enriquecimento de seu cabedal de conhecimentos e nem pelo enfrentamento de desafios cognitivos. Para esses a internet pode emburrecer mesmo. Todavia, sem a internet, essas pessoa se emburreceriam também, pois não teriam os mesmos interesses a serem buscados em livros e em conversas. E quem tenha, como eu, esses interesses, sempre vai achá-los em todos os lugares que procurar, com ou sem a internet.

Em sua opinião, após aprender Inglês, é melhor aprender o Francês ou o Alemão como 3ª língua? Por quê?

Depende da pretensão da pessoa. Tanto o francês quanto o alemão são línguas que possuem uma rica literatura e muitas obras filosóficas e científicas. Ambas, portanto, são interessantes saber para mergulhar no universo da cultura desses países, que é riquíssima, inclusive porque o alemão abrange, também, a cultura austríaca. Eu, particularmente, prefiro o francês. Mas é uma questão de gosto.

Física Quântica no ensino médio? Mas claro que de maneira facilitada, né?

Sim. Mas isso é um assunto abordado em vários livros bons de Ensino Médio, como o Jay Orear, o Hewitt, o PSSC (nos tópicos avançados). Trata-se de um tema que pode, perfeitamente, ser dado sem a necessidade dos recursos matemáticos do nível superior. Todavia, apesar de meus insistentes esforços para que isso fosse feito em todos os colégios em que lecionei, só tive o prazer de ver acontecer na EPCAR, onde lecionei de 1968 a 1976 e onde todo o segundo semestre da terceira série era dedicado aos tópicos de Física Moderna (exatamente os Tópicos Avançados do PSSC). Mas a EPCAR é um colégio que não quer nem saber o que cai ou deixa de cair nos vestibulares e no ENEM. Ela não prepara os seus alunos para eles e sim para seguir carreira como oficial da Aeronáutica. Em compensação deixa de ensinar muitos assuntos que caem no ENEM e nos Vestibulares, mas que não possuem relevância nenhuma. Isso não é só em Física: é em todas as matérias.

Desde que tive contato com você neste site eu passei de uma pessoa desinteressada por estudar pra alguém curioso, que almeja ser um intelectual. Obrigado pela influência que você teve para mim. Você é uma inspiração pra muitos e muito inteligente. Abraço!

Estou quase acabando de ler um livro que trata, exatamente, desse tema e que recomendo fortemente a leitura:
A Utilidade do Inútil - Nuccio Ordine - Zahar
O problema é que muitos pais (felizmente não os meus e nem eu) não gostam de filhos e filhas muito filosóficos que não têm muito interesse em ganhar dinheiro. Claro que é preciso se ter certo dinheiro no mundo atual, mas ser rico, absolutamente, não é uma coisa boa.

Pode-se dizer que calor é uma forma de trabalho? Assim como existem trabalho mecânico, calor seria trabalho térmico? E trabalho e calor são propriedades de interação, certo?

Sim. Exatamente. São duas modalidades de transferência de energia, medidas por dois tipos de grandezas.

Até que ponto a liberdade e a igualdade podem coexistir? Afinal, não é possível favorecer o igualitarismo sem reduzir algumas liberdades individuais, nem garantir plenamente as liberdades sem que haja certo grau de desigualdade. Como resolver essas aparentes contradições, professor?

Não há contradição nenhuma se se considerar tanto a igualdade quanto a liberdade sob o prisma da fraternidade e não da lucratividade. Ou seja, tudo tem que ser feito para o bem de todos, tanto dos trabalhadores-sócios quanto dos consumidores dos produtos e serviços quer das empresas, quer dos governos, enquanto houver. A igualdade que tem que existir é a igualdade de direitos, de deveres, de oportunidades, de responsabilidades e de obrigações. Não vistas de forma especificamente igual para todos, mas de modo que se tenha o mesmo nível para todos. Então, dentro da responsabilidade de cada um, tem-se a total liberdade de ação, desde que se dê conta do que seja esperado. Não é preciso se contabilizar tempo de trabalho, nem em dias, nem em horas. Todo o serviço pode ser feito em qualquer dia e qualquer hora, pois toda instituição tem que ficar permanentemente aberta. Essa questão da redução da liberdade é extremamente simples. Tem-se sempre toda a liberdade, exceto a de fazer o mal, isto é, de se prejudicar alguém e nisso se inclui tirar a liberdade do outro. A desigualdade que houver, se deverá à própria condição individual de cada um, pois todos tendo os mesmos direitos e oportunidades, por serem naturalmente diferentes, tirarão diferentes proveitos dessa igualdade concedida. Aí entra a meritocracia, muito condenada por alguns esquerdistas, mas que não pode deixar de ser atendida em prol do bem da coletividade. Ou seja, não se pode conceder a quem não tenha competência a responsabilidade para exercer um serviço que a requeira. Mas isso é feito de modo espontâneo pela própria coletividade dos envolvidos em algum empreendimento.

Se você se tornasse dono(a) de uma grande empresa, o quão comprometido com as responsabilidades sociais você seria? Ou o seu único compromisso seria com os lucros? Reflita e seja sincero(a).

Não me vejo como dono de uma empresa, mas se o fosse, teria uma oportunidade única de aplicar minhas idéias comunistas e anarquistas empresariais. Para começar minha empresa não teria nenhum empregado assalariado. Todos os trabalhadores seriam sócios que entrariam com o capital de seu trabalho e aufeririam rendimentos do rateamento do lucro a ser estabelecido em função da fração de importância do trabalho exercido, juntamente com o capital em termos de bens aplicados na empresa. Para continuar, a gestão seria compartilhada com decisões tomadas por votações ponderadas pela fração de participação no total de capital e trabalho possuído pela empresa. Além disso, todo o pessoal gozaria de todos os benefícios que se pudesse conceder em função do faturamento, para que o lucro remanescente não fosse tão pequeno que representasse um rendimento muito baixo para cada um.

Professor, o que um estudande deve saber antes de ingressar em um curso de física Bacharelado? ( Só querendo confirmar uma informação)

Deve saber, para começar, e saber bem, a Física e a Matemática que são dadas no Ensino Médio (que, por sua vez, dependem de saber ciências e matemática do ensino fundamental). Só que, no Ensino Médio, há muito assunto que deixa de ser abordado, porque se fica preocupado em preparar o aluno para o ENEM e os vestibulares. Então há vários temas que fazem falta para se entender Física que não são vistos, como: Momento Angular e sua Conservação; Fluxo de Campo Elétrico e Magnético; Ondas Eletromagnéticas; Polarização da Luz; Interferência e Difração; Entropia; Física Estatística; Relatividade Especial, Física Quântica; Física Atômica; Física Nuclear; Física do Estado Sólido; Física de Partículas Elementares; Astrofísica; Relatividade Geral, Cosmologia e outros. Então é bom pegar alguns livros a respeito e, pelo menos ler, para se inteirar do assunto:

Levando em conta o sentido etimológico da palavra cultura, me diga: funk carioca é cultura?

Sim. É uma forma popular de cultura. Todavia não se enquadra no conceito erudito de cultura, como uma produção elaborada. O mesmo acontece com a literatura de cordel e as peças de artesanato popular vendidas em feiras e quermesses religiosas, por exemplo. A palavra cultura possui muitas acepções.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura

Você já ouviu falar dos planetas formados por diamantes? Você acha que com a expansão espacial o homem poderia explorar esses recursos? Ou até mesmo uma nova corrida espacial, semelhante a da lua?

Sim. Mas são planetas extra solares que, dificilmente, serão alcançados.

Uma dúvida: Se os cientistas que trabalham para ONGs ecológicas publicarem que o aquecimento global antropogênico não está acontecendo de forma alguma, eles perderão seus empregos?

Como posso saber? Um cientista autêntico tem que sempre dizer a verdade a partir daquilo que investiga, não importa que consequência isso cause, inclusive a perda de seu emprego. Todavia, no caso do aquecimento global, de fato existe o fator antropogênico. O que não existe é a preponderância dele como é apregoada pelos ambientalistas. Aliás, em relação a quase tudo, as pessoas distorcem a importância dos fatores segundo suas visões políticas, econômicas, sociais, religiosas ou pessoais ao invés de se aterem às dimensões reais que cada fator, de fato, implica na questão. Isso é uma desonestidade. É importante que pessoas de grande percepção, inteligência, serenidade e destemor se pronunciem, denunciando os exageros que são propalados quer para um lado, quer para outro. Tais pessoas acabam sendo criticadas e, mesmo, atacadas, tanto pelos defensores de um quanto do outro lado. Mas elas têm a obrigação, sendo honestas, de alertar o mundo para essas desvirtuações nas interpretações que são colocadas para defender posicionamentos ideológicos. Mesmo que a pessoa seja esquerdista, por exemplo, tem que denunciar falsidades que esquerdistas digam em defesa de suas teses. E reconhecer verdades que, porventura, alguém direitista diga. E vice versa. Pessoas assim é que são confiáveis.

Professor, então se eu comprar por exemplo, um filme pirata no camelô, por ser pirata eu estou cometendo um crime?

Está sim. Está sendo um receptador de roubo.

Mas você acha que é possível se apaixonar por mais de uma pessoa ao mesmo tempo? Eu não conseguiria provavelmente.

Claro que sim, tranquilamente. E isso acontece muito mais do que se pensa. Muitas pessoas possuem um namorado, namorada, marido ou mulher e encontra outra pessoa por quem se apaixona também. Então se estabelece uma crise pessoal que, nas normas atuais da sociedade, só é resolvida pela renúncia ao relacionamento com uma delas para poder se relacionar com a outra. Isso é fonte de muita infelicidade. Se a sociedade e o modo de pensar das pessoas admitisse, normalmente, que se pudesse estabelecer relacionamentos amorosos e, provavelmente, sexuais também, com mais de uma outra pessoa, sem que nenhuma das envolvidas considerasse que estivesse sendo preterida, a paz e a harmonia amorosa seriam fantásticas no mundo e muito sofrimento seria evitado. Não consigo entender porque as pessoas associam o sentimento amoroso e o desejo sexual à noção de posse exclusivista da outra pessoa. Isso não é amor de forma nenhuma. Isso é egoísmo e muito grande. O amor verdadeiro é altruísta e se compraz com o bem e a felicidade do ser amado, mesmo que isso signifique que ele não nos ame com exclusividade. E mesmo até, que, absolutamente, não nos ame. Mas é perfeitamente possível se amar de modo profundo, sincero, dedicado, compromissado, amplo, romântico, erótico e tudo o mais que significa amar a mais de uma pessoa de cada vez. A exclusividade e a perenidade não são traços necessários para o estabelecimento de um verdadeiro amor.

Professor, o que você acha da pirataria, não no sentido de comercializar mas no sentido de obter algo mais barato ou até de graça?

Sou completamente a favor de que tudo seja de graça. Mas que o seja por aquiescência de quem tenha produzido o bem que será doado. Quem faça um programa e o disponibilize para uso gratuito merece os meus mais altos ecômios. Mas quem produz um programa com a intenção de vendê-lo, tem o direito de receber por ele. E quem o usa sem pagar está roubando, portanto, cometendo um crime, sem falar que não está sendo ético.

Você já compartilhou sua mulher com outro homem? Como foi? Sentiu-se amado? Moderno? "Cool"? (risos) Ou você só defende essa "causa" para que os seus seguidores compartilhem? Aposto que você é monogâmico!

Sim. Eu sou monogâmico. Mas isso não significa que eu ache que a monogamia tenha que ser uma prescrição. Eu não prescrevo a poligamia. Eu defendo o direito de escolha. Quem quiser, por consentimento de todos os envolvidos, possuir mais de um cônjuge tem que ter esse direito sem o menor problema. Tudo perfeitamente legítimo e aceito socialmente com toda a tranquilidade. E se quiser possuir um cônjuge apenas, que assim seja. Essa é que é a questão. A propósito, não vejo problema que minha mulher possa ter outro marido, se ela quiser. Nem que eu possa ter outra mulher, se eu e ela concordarmos com isso.

Se a vida humana depende do trabalho, e este causa tanto desprazer, visto que muitos detestam as segundas-feiras, concorda que o ser humano está condenado a infelicidade?

Não acho que o trabalho cause tanto desprazer. Só causa para quem trabalhe no que não goste. Trabalhando no que se gosta, o trabalho é, até, um lazer. Portanto não é razão para infelicidade. Mesmo que a pessoa não goste do que faz, ela pode se convencer de que o que faz tem o objetivo de possibilitar que ela possa fazer o que goste e, assim, aceitar sem desgosto o trabalho que faz. Portanto o ser humano não está, definitivamente, condenado à infelicidade. O que eu recomendo sempre é que a pessoa possa encontrar um trabalho que lhe propicie a renda necessária para viver sem que seja um emprego. Isso é que é bom. Ser um trabalhador autônomo ou um empresário e não um empregado. Mas, sendo um empregado, a pessoa pode abraçar o trabalho com grande entusiasmo e se dedicar prazerosamente a ele também. Especialmente se for uma pessoa criativa, que invente modos melhores de desempenhar o que faz, que busque maximizar a eficiência e a eficácia de seu trabalho, que não fique lamentando o tempo que passa trabalhando, mas curta esse tempo o tempo todo, até esquecendo de que ele esteja passando, de tão envolvido que fique no que faz. Assim o trabalho será gratificante e aprazível, mesmo como um empregado.

O que é mais difícil de entender completamente: o sistema nervoso ou a cosmologia ?

O sistema nervoso é mais difícil. Bem mais.

Professor, o resultado do cálculo vai dar 24h 37min 22s. Ou seja, o Período de rotação de marte é 37min e 22s a mais que o nosso, certo?

Veja bem: o período de rotação de Marte é de 24h 37min 22s, o período de rotação da Terra é de 23h 56min 4s. A diferença é pois de 41min 18s nos períodos de rotação. Mas o dia da Terra tem 24h. A questão é calcular o tempo do dia de Marte, para subtrair o da Terra dele e achar a resposta. Já ensinei como se faz.

Vejo um crescimento exponencial de grupos de direita conservadora, tradicionalista e religiosa que cada vez mais influenciam as mentes jovens. Você também nota isso?

Não sei se é exponencial não. Mas há um crescimento em certos lugares. Para impedí-lo é preciso que as pessoas de esquerda abandonem suas concepções estatizantes e retrógradas e se tornem progressistas, cosmopolitas, globalizantes, libertárias e não controladoras. Assim se cativarão as massas para as propostas esquerdistas. E os esquerdistas esclarecidos, isto é, não marxistas, precisam se mostrar e apresentar suas propostas verdadeiramente comunistas (e não socialistas estatizantes) e anarquistas, como as verdadeiramente benéficas para o mundo, de modo a conquistar cada vez mais adeptos. E, principalmente, esclarecer as massas de que anarquismo e comunismo não são nada de ruim para o mundo e para as pessoas. Pelo contrário, são o que há de melhor. Inclusive para os ricos.

"Anarquismo seria um retrocesso para as pesquisas e o desenvolvimento de qualquer outra área. A busca pelo lucro e a competitividade aumentaram drasticamente a evolução deste mundo."?

De modo nenhum. É tudo uma questão de cosmovisão. Deve-se procurar o desenvolvimento pelo bem do mundo e não pelo lucro. E acabar com a competitividade, substituída pela cooperação. Esta sim, entre as empresas, será muito mais eficiente e eficaz para o progresso em todos os sentidos.

O que você pensa sobre a ideia de um reformismo para se alcançar os objetivos da esquerda (esquerda reformista)?

Ótima ideia. É assim que tem que ser. Sem revolução. Mas também sem estatização, exceto do que for atividade precípua do estado. Este, então, exerce uma supervisão e uma fiscalização. Todavia, para mim, educação e saúde são atividades precípuas do estado que precisam ser integralmente estatizadas. Isto é, que não haja nenhuma escola e nenhuma clínica ou hospital privados. Apenas saúde e educação públicas para todos: ricos e pobres. Por outro lado, o estado tem que legislar no sentido de, gradualmente, acabar com o emprego e o trabalho assalariado nos empreendimentos privados, tornando todos os trabalhadores sócios das empresas ou autônomos. Além disso, ir gradualmente transferindo suas incumbências (exceto as que mencionei) para a iniciativa privada e, especialmente, para os cidadãos em particular, de modo a se preparar para sua própria extinção futura.

A entropia é responsável pela seta do tempo? Por quê?

Ela não é responsável, ela é uma indicadora. Dadas duas situações de um sistema pode-se identificar qual a posterior pelo fato de exibir maior entropia. Mas pode haver evolução temporal de um sistema sem que haja variação na entropia. Nesse caso a entropia não serve como indicadora da seta do tempo, mesmo que ele tenha decorrido.

Problemas psicológicos "subtraem"" o QI de uma pessoa e, logo quando ela melhora ocorre também o retorno ao nível de inteligência anterior ao problema. Acredito que isso deve ser levado em consideração, logo que, a maioria das pessoas consideradas burras tem algum transtorno emocional limitador.

Isso significa que a burrice é um estado mental temporário e não uma característica permanente. Claro que essa temporalidade pode se manter indefinidamente, tanto quanto pode ser alterada, para menos ou para mais. Ou seja, não se deve dizer que alguém "seja" burro, mas que "esteja" burro. Do mesmo modo que a inteligência, a saúde, a beleza, a disposição física e outros aspectos do organismo. Se bem que há alguns casos irreversíveis, como a perda da beleza com o envelhecimento.

Professor, te fiz a pergunta sobre Marte porque no livro Perdido em Marte tem um trecho que está escrito exatamente isso. Que " 1 dia marciano tem 39 min a mais que 1 dia terrestre". Te perguntei para confirmar se era verdade ou não essa afirmação.

Vou te ensinar a calcular. Divida o período orbital pelo período de rotação de Marte (tem na Wikipedia). Isso dá o número de rotações de Marte por ano de Marte. Como os dois movimentos têm o mesmo sentido, o número de dias de marte é um a menos do que o número de rotações (pense por quê). Dividindo o período orbital pelo número de dias, se terá o tempo de um dia (que é mais do que uma rotação). Sendo o dia da Terra igual a 24 horas (mas não a rotação), subtraia 24 horas do dia de Marte que você terá o quanto ele demora mais do que o dia da Terra.

Quando um ímã é submetido á um aumento da temperatura, ele pode perder suas propriedades magnéticas. Entretanto, sendo a Terra um grande ímã, pq ela não perde o magnetismo tendo seu núcleo com temperaturas altíssimas ?

Porque o magnetismo da Terra não se deve ao mesmo fenômeno do magnetismo de um ímã e sim a correntes de convecção de matéria ionizada no núcleo do planeta.

Professor, é verdade que 1 dia marciano é 39 minutos mais longo que 1 dia terrestre?

Calcule a partir dos dados fornecidos aqui:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marte_(planeta)
(lembre-se que um dia não é o mesmo tempo de uma rotação).

No entanto, dificuldade não é sinônimo de burrice, professor.

Se inteligência é, justamente, a facilidade em tudo o que eu disse na resposta anterior e se burrice é, justamente, a falta de inteligência, então dificuldade é, justamente, burrice. É que tanto a inteligência quanto a burrice são graduais. Da mesma forma que se chama de "inteligente" apenas a pessoa que possua inteligência em um grau elevado, se chama de "burro", apenas a pessoa que possua burrice (ou falta de inteligência) em grau elevado. O uso da palavra "burrice" pode parecer depreciativo, mas eu a emprego aqui de um modo inteiramente técnico, sem nenhuma atribuição de valor moral. Do mesmo modo que eu empregaria a palavra "feiura", como uma falta de beleza, que também é uma qualidade gradual, ou a palavra "malvadeza", como uma falta de bondade, ou ainda, "branqueleza", como uma falta de "negritude".

Professor, os anos parecem que estão passando tão rápido... O natal já está aí. Essa sensação que dá que os anos estão passando tão rápido tem a ver com a expansão do nosso Universo?

Não. Tem a ver com o fato de que, à medida que se envelhece, cada ano representa uma fração menor da vida já vivida. Então parece que se trata de um tempo menor que, portanto, parece que passa mais rápido. É uma impressão psicológica.

Quais as características de uma pessoa muito burra?

A dificuldade de entendimento e de aprendizado. A incapacidade ou grande dificuldade em solucionar problemas (não necessariamente acadêmicos). A dificuldade em conduzir um raciocínio e tirar uma conclusão. A dificuldade em fazer associação de idéias. A dificuldade em proceder a uma generalização. A dificuldade em expressar-se por meio da linguagem. A dificuldade em proceder a operações manuais de alguma complexidade. A dificuldade em seguir instruções relativas a certos procedimentos. E outras situações análogas.

Só a água possui tensão superficial ou todos os líquidos também têm com menos intensidade ?

Todos os líquidos possuem em relação ao gás que faz pressão sobre eles. Pode até ser maior do que a da água em relação ao ar, como o mercúrio.
https://en.wikipedia.org/wiki/Surface_tension

Professor, quando dois fótons colidem e formam os pares de partícula e antipartícula, a situação de campo puro não quantizado intermediariamente a colisão dos fótons e a formação dos pares, é o que Lattes chamou de bola de fogo ou há uma comunicação entre campo eletromagnético e o campo da matéria?

Sim, é a bola de fogo. Mas a bola de fogo é um campo indiferenciado, que pode se tornar qualquer tipo de campo. Os fótons são campo eletromagnético sem carga e a partícula e antipartícula que se formam possuem cargas opostas. Essas cargas, contudo, podem ser entendidas como fontes e sumidouros de campos elétricos estáticos das duas partículas, que surgiram do campo eletromagnético dinâmico dos fótons (ou seja, o campo eletromagnético dos fótons, exceto quando eles são produzidos, não são provenientes de cargas, nem paradas nem em movimento, mas de variações de fluxo de campo elétrico e magnético que o fazem de modo oscilante).

Professor, como vencer a preguiça e canalizar vontade de potência (força de vontade) diariamente para se empenhar no autoaprimoramento? Como manter-se motivado para fazer o que precisa ser feito?

Fazendo sem motivação mesmo até que se vá acostumando e se pegue motivação. Vence-se a preguiça fazendo o que é para ser feito com preguiça mesmo, até que se perca a preguiça. Assim, também, é que se vence o medo, a vergonha, a timidez e outras formas que impedem de que se faça algo.

Se ab é um numero formado por dois algarismos, seu reverso é o número ba (por exemplo, o reverso de 14 é 41). A soma de todos os números formados por dois algarismos cuja soma com os seus respectivos reversos resulta um quadrado perfeito é:

121, que é a soma de 56 com 65 que são os únicos que somados com seu reverso dão um quadrado perfeito, que é 121 (quadrado de 11).

quis dizer a particula sendo a massa. mas a matéria que um buraco negro engole, vai se transformar nessa partícula, mas como acontece?

O que acontece é que, sob a imensa curvatura (ou campo gravitacional, se se quiser pensar assim), do caroço do buraco negro, não há como se preservar a individualidade de cada partícula engolida, em termos dos números quânticos que a caracterizam. Então seu conteúdo se desquantiza, voltando a campo de matéria puro não quantizado e, então, se integra ao conjunto que já faz parte do caroço, quantizando-se na entidade única que ele é, com os valores quânticos correspondentes à totalidade de todo o material da estrela.

Professor, qual a sua opnião sobre o novo presidente dos EUA(Trump). Acha que ele vai governar os EUA tão bem assim como o fez o Obama?

Minha opinião é que não. Primeiro porque não concordo com o programa do Partido Republicano. Depois que, mesmo no republicanismo, Trump é um exagerado à direita. Para mim, o fim da picada.

Ernesto, para você, o quanto a leitura é importante para o próprio desenvolvimento?

Muito. Praticamente toda a minha visão de mundo, todo o meu conhecimento, minhas posturas, minhas convicções, meu modo de ser tiveram sua origem a partir de leituras que sempre fiz, sobre as quais sempre refleti para assimilar, cotejar, contestar e, no que fosse conforme ao que concluí, adotar como parte de mim mesmo. Claro que, além disso, houve o exemplo das pessoas com quem convivi, especialmente meus pais, professores e outras, inclusive as que, mais recentemente, interagi pela internet. Mas uma parte imensamente significativa de tudo o que sou se deve a tudo o que li e estudei. Não especialmente o que estudei por ser conteúdo escolar mas, principalmente o muito que estudei que não era conteúdo escolar nenhum, que é a maior parte de meus estudos. Mesmo no que se refere aos estudos escolares, desde a pré-escola até a pós-graduação, jamais me ative apenas à bibliografia adotada e indicada, sempre me municiando de vários textos complementares e suplementares para sustentar meu aprendizado e fazê-lo mais profundo e abrangente do que o exigido pela escola. Com isso, desde criança, fui formando minha biblioteca, que hoje já está chegando aos sete mil livros, além de mais de dez mil revistas, cinco mil discos, dois mil vídeos, centenas de partituras e de gravuras, dezenas de mapas e mais além. De fato, não li tudo isso, mas já li, pelo menos, um terço, sendo que muitos desses livros não são de leitura corrida, mas de consulta. Eu diria que um terço desse material é de matemática e física, um terço de literatura e artes (especialmente música e pintura) e um terço de outros conhecimentos gerais. Seguramente de um quinto a um quarto de todo dinheiro que já ganhei na vida eu apliquei em minha biblioteca.

mas eu li que o senhor disse que a massa é uma partícula subatomica, como a materia engolida vira essa particula? e se buracos negros possuem carga, quando colidem, não devem se repelir pelas cargas contrarias?

Eu jamais poderia ter dito que massa seja uma partícula subatômica. Isso está completamente errado. Massa é uma propriedade, partícula é uma entidade. São categorias diferentes da realidade. Buracos negros podem conter carga sim e, assim sendo, interagirão eletricamente, podendo se repelir ou se atrair, conforme o caso. Todavia, dificilmente a interação elétrica entre eles será mais intensa do que a interação gravitacional (quando assim considerada, isto é, em um modelo de espaço tempo plano). O que eu acho que você esteja dizendo que eu tenha dito é que, quando uma estrela se transforma em um buraco negro, toda a sua matéria se torna uma única partícula sub-atômica, cuja massa venha a ser a massa toda que a estrela possuía. Faça uma análise dessa afirmação e veja que eu não estou dizendo que a partícula única que consiste no caroço do buraco negro seja massa e sim que ela possua para massa o valor da massa que a estrela tinha antes. Não confunda o verbo "ser", com o verbo "ter".

Testes de QI são uma tremenda palhaçada. Extremamente limitados, estreitos, binários e comprometidos com apenas algumas áreas do conhecimento, dão o suposto atestado de inteligência em pessoas provavelmente incompetentes nas inúmeras outras áreas de conhecimento/habilidade não abrangidas pelo teste.

Não são palhaçada. Palhaçada é considerá-los como reveladores da inteligência. Eles tem o seu valor como indicadores de alguns aspectos da inteligência, quais sejam a lógico-matemática, a espacial e a linguística. Outros, porém, ele não mede. Isso não impede que sejam levados em consideração para uma avaliação da inteligência de uma pessoa, desde que não sejam um atestado definitivo. Além do mais é preciso que a pessoa faça vários testes de QI diferentes, espaçados por alguns dias, sempre em condições ideais de aplicação e deles se tire uma média. E que outras forma de aferição da inteligência também sejam levadas em consideração.

Se algum Deus ou entidade cruel e sobrenatural existir, é nosso dever lutarmos contra ele?

Se existir tal tipo de ser, que seja malvado e todo poderoso, não vejo como conseguir vencê-lo. Todavia, mesmo sabendo que se vai ser derrotado, não há como admiti-lo. Logo, só resta a opção ética de se combatê-lo. Como os judeus, cristãos e muçulmanos combatem o demônio. Só que o demônio, caso exista, não é todo-poderoso. Felizmente não existe nenhum ser que seja todo-poderoso (como também não existem demônios).

Quem é ateu normalmente é de esquerda?

Não. Tanto pode ser de esquerda quanto de direita. Veja isto:
https://www.facebook.com/ATEU-De-Direita-505522652827389/
https://direitasja.com.br/2012/11/15/e-possivel-um-ateu-ser-conservador-e-vice-versa/

Professor, o que você acha de César Lattes ter afirmado que a teoria da relatividade de Einstein atrasou a humanidade em 100 anos? Uma outra pergunta: A partir da teoria de Einstein, já não seria possível viajarmos para o futuro?

Uma completa asneira de César Lattes. Viajar para o futuro é o que estamos fazendo o tempo todo. A questão é se se poderia viajar ao futuro mais rapidamente que o resto do mundo. Sim, pode e isso já foi verificado que acontece em experimentos em aviões (http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/TR-Exp-2-Avioes.pdf). E não se consegue não é por causa da Teoria da Relatividade e sim por falta de competência tecnológica de se produzir uma nave que fosse capaz de viajar a velocidades próximas à da luz. Todavia há um problema. Uma vez tendo chegado ao futuro, não há como se voltar de lá.

Comente: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Isaías 45:7

Se o que Isaías está dizendo for verdade mesmo, então Epicuro está certo: Deus, se existir, é malvado e não essa entidade benevolente que muitos consideram que seja.

quando o buraco negro engole massa, a massa dele aumenta e o tamanho dele aumenta? E o que acontece com a matéria que entra , faz parte do núcleo dele?

Sim, tudo isso acontece desse modo.

O que causa a expansão do universo? Na sua opinião o que é a energia escura? Trabalho realizado pela conservação de energia, pela diminuição da exergia do universo? Mas isso não implicaria na expansão desacelerar?

A expansão do Universo é provocada por um campo que atua diretamente no espaço, e o faz inchar, isto é, aumentar a separação entre seus pontos, sem que o conteúdo que o preencha saia do lugar. Os lugares é que ficam mais afastados entre si. Tal campo atuou de modo extremamente intenso no período denominado "inflacionário", depois arrefeceu e, posteriormente, passou a atuar novamente, de modo bem menos intenso, o que ocorre até o momento. Qual seja a natureza desse campo, não se sabe. Ele foi denominado, impropriamente, de "energia escura", mas não se trata de uma energia e sim de um campo. Energia não é uma entidade, e sim uma propriedade. Não se sabe, inclusive, se esse campo atual, que provoca a expansão, seja o mesmo que provocou a inflação. Isso tudo ainda é objeto de pesquisas. A ação desse campo expansivo não é explicada por nenhuma finalidade. Aliás, em ciência, nada se explica por sua finalidade. Sem considerar esse campo, mas apenas a ação da gravitação, atraindo o conteúdo do Universo, mesmo que tenha havido um impulso inicial, no Big Bang e outro no período inflacionário (que foi imediatamente após o Big Bang), realmente a expansão deveria ser desacelerada, como se considerava nas teorias cosmológicas anteriores à consideração da existência dessa dita "energia escura".

Para você, o quanto a ciência é imprescindível para a humanidade?

Não é imprescindível. Mas é muito conveniente e proveitosa, para o bem estar e o progresso da humanidade. Nesse sentido, quanto mais ciência for envolvida em todos os empreendimentos e decisões humanas, melhor. Mas é preciso que a ciência seja usada sob a égide de considerações humanísticas e éticas, senão pode, até, ser nociva.

Professor, você acha que exista uma civilização mais avançada que a nossa e que tenha uma tecnologia super avançada para viajar no tempo? Acho interessante abordar sobre isso no ask também!

Não acho que exista e nem que não exista. Acho que pode existir. Mas acho que, caso exista, seria bem rara. Aliás, planetas povoados por seres inteligentes, mesmo que não tenham uma civilização mais avançada do que a nossa, já é uma raridade. Talvez, no máximo, uns três por galáxia, que possuem, em média, trilhões de planetas (note que eu disse trilhões e não centenas de bilhões e nem dezenas de trilhões). Leia o livro: "Sós no Universo?" de Peter Ward e Donald Brownlee.

O que acha do antiambientalismo?

Uma postura burra e idiota. Tanto quanto a postura do extremo oposto, que é a de colocar as questões ambientais em posição superior às questões humanitárias. O problema é que os antiambientalistas o são não por razões humanitárias mas por razões gananciosas.

https://goo.gl/PfB1lH ... Funcionários públicos não produzem e servem mal à população. Logo, é um gasto desnecessário. 5 meses de impostos pra nada! O Estado é o grande inimigo do pobre. O governo brasileiro tem a obrigação de DEVOLVER o FGTS para a população. Só sabe roubar o povo, meu deus do céu!

Novamente tenho que esclarecer que esse tipo de comportamento do funcionalismo público é conjuntural e não estrutural. Nas atividades precípuas do estado é preciso que haja funcionários mesmo. Mas o trabalho deles não pode ser com um vínculo empregatício estável. Eles têm que estar sujeitos a demissões por negligência e incompetência como qualquer trabalhador privado. E a administração pública tem que ser feita em moldes empresariais. Não se pode culpar a estrutura por problemas da conjuntura. O que se tem é que resolver a conjuntura para que a estrutura funcione a contento. Impostos altos é algo bom se o governo os aplica, de fato, em benefício da população. Porque os impostos são um dos melhores mecanismos de distribuição de renda, se forem corretamente aplicados de forma que os ricos pagem muito. Tenho, até, uma equação de variação contínua da alíquota do imposto em termos de uma função arco-tangente que já apresentei e vou descobrir para apresentar de novo.

Será que os "defensores" da imigração ILEGAL (democratas) sabem o significado da palavra "ilegal"? Aliás, o muro entre EUA e México já existe; foi criado, em 1994, pelo Bill Clinton e tem mais de 3 mil quilômetros. Isso aí é a famosa psicose esquerdista: mentir, confundir, caluniar. Tudo pelo poder!

O que eles defendem não é a imigração ilegal e sim a legalização dessa ilegalidade, criando facilidades legais para a imigração. Isso é uma atitude humanitária de permitir a melhoria da vida das pessoas pobres do México em razão de sua mudança para os Estados Unidos, que é mais rico. Todos os países do mundo deveriam fazer isso para diminuir a pobreza geral do mundo. O próprio Brasil deveria admitir imigrantes de outros países mais pobres ainda. Assim os mais ricos ficariam menos ricos e os mais pobres menos pobres.

Professor, por quais processos a matéria da nebulosa solar primitiva se concentrou principalmente no centro e no plano equatorial?

O que acontece é que o gás que, aleatoriamente, apresenta alguma concentração, promove, em razão disso, uma atração sobre o gás circundante que vai aumentando essa concentração. Só que as moléculas que vão se juntando possuem movimento nas mais variadas direções e, ao se juntarem, pela conservação do momento angular, vão formando um sistema que possui um momento angular global que significa um giro preferencial em certo sentido em torno de algum eixo. Assim essa massa já é formada girando, à medida que se condensa e se contrai. O formato que minimiza a distância média entre as moléculas é o esférico. Todavia, em razão da rotação, que provoca, com respeito ao referencial da própria massa, um efeito centrífugo, o formato obtido é de um esferoide oblato, achatado nos pólos e dilatado no equador. Sendo a massa grande e a rotação lenta, o desvio da esfericidade é pequeno. Contudo, algum material que, porventura, seja atraído e já possua uma componente tangencial de velocidade grande, vai formar um cinturão de matéria ao redor do equador da proto-estrela. Nesse cinturão, por sua vez, se formam, também, outras concentrações, que virão a ser os planetas e, em torno dos planetas, os satélites. Ou mesmo outra estrela ou, ainda, planetas duplos (como é o caso da Terra e sua Lua, apesar da formação desta ter sido por outro processo).

Sabemos muito bem que acordos e leis não alteram os costumes e nem os preconceitos. Na sua opinião, o que é necessário para mudá-los efetivamente?

Educação e propaganda. Insistente. Décadas ou séculos a fio. Dando murro em ponta de faca sem esmorecer jamais. É assim que se mudam as concepções, que se derrubam os preconceitos, que se acabam com as intolerâncias. E isso é o que vem acontecendo no mundo nos últimos séculos. Compare os costumes e as concepções de hoje com as vigentes a cem, duzentos, trezentos, quatrocentos, quinhentos, mil, dois mil, três mil anos atrás e assim por diante. Então se verá como houve progresso civilizatório na humanidade. Infelizmente ainda há lugares em que as concepções e os costumes são muito atrasados, como na Arábia, em certos setores da Índia, em muitos lugares da África e, mesmo, da América Latina e, até, dos Estados Unidos. Todavia isso vai mudando aos poucos e, em alguns séculos ou poucos milênios, a humanidade se tornará civilizada de verdade, o que poderá permitir a abolição das forças armadas, das polícias, dos advogados, dos juízes, dos presídios, dos bancos, dos contadores, dos cartórios e uma série de outra atividades que existem apenas para atestar que não somos civilizados.

Privatização e liberdade econômica! "It is amazing that people who think we cannot afford to pay for doctors, hospitals, and medication somehow think that we can afford to pay for doctors, hospitals, medication and a government bureaucracy to administer it." T. Sowell - Knowledge and Decisions 1980

O governo pode e deve pagar médicos, hospitais e funcionários administrativos para gerir um sistema de saúde de graça para a população sim. Para todos, ricos e pobres. Mas tem que ser gerido de modo eficiente e eficaz. Para tal, que sejam cobrados altos impostos, com uma alíquota progressiva, de modo que os mais ricos banquem o tratamento dos mais pobres. Com isso, gradativamente, inclusive, a diferença de renda entre as pessoas vai sendo diminuída.

Por quê o Anarquismo não prosperou de forma contínua, desde o seu surgimento?O que ou quem atrapalhou?

Porque a humanidade ainda não está com maturidade suficiente para encarar o grau de civilização necessária para o anarquismo. É preciso a mais completa ausência de preguiça e de cobiça. Nenhum egoísmo, nenhuma ganância, a máxima solidariedade, a máxima generosidade, o máximo desprendimento, a total honestidade, a completa justiça, a mais refinada bondade. Então o anarquismo é um estado de espírito análogo ao da santidade, só que não religiosa. Portanto o seu atingimento não se dará apenas por iniciativas políticas, econômicas e sociais, mas, principalmente, por uma mudança drástica na cosmovisão pessoal das pessoas. No modo como encaram o mundo e a vida. Uma transformação do caráter e da personalidade. Por isso é que o seu atingimento tem que ser alcançado por um processo educativo ao longo de várias dezenas de gerações. Mas se chega lá. Todo mundo que nutre esse ideal de mundo, tem que lutar, sem esmorecimento, a vida toda, ao longo de muitas vidas de muita gente, para que a mente da humanidade se modifique, para que ninguém queira levar vantagem em nada, tirar proveito de nada, tapear ninguém, fazer nenhum mal. Nos lugares em que se experimentou instaurar a anarquia, houve aproveitadores da boa vontade dos idealistas que derrubaram o sistema, como aconteceu com a Colônia Cecília, no Paraná, no século XIX. As pessoas anarquistas têm que ser extremamente honestas, justas, bondosas, diligentes, probas. E tem gente que só quer levar vantagem. Tem que mudar isso para se chegar a um mundo anarquista. Alguns acham que seja impossível, mas não é. Porque a índole do ser humano não é má e nem é boa. Tem maldade e tem bondade. O que se precisa é cultivar a bondade e aniquilar a maldade.

Pensei que george owrell era anarco-sindicalista ele não lutou na guerra civil da Espanha?

Anarco-sindicalismo é uma vertente anarquista.

Abolir escolas particulares um escambau! Tem é que privatizar tudo, até mesmo as universidades. Do contrário, teremos isto: https://www.youtube.com/watch?v=lDtnZtiv3Qg

Você está confundindo uma situação conjuntural da educação pública brasileira com a situação de total preferência estrutural da educação pública generalizada e exclusiva no mundo inteiro. Uma educação inteiramente pública é muito mais igualitária, muito mais agregadora, muito mais promovedora da derrubada das barreiras econômicas de classes, muito mais proveitosa tanto para ricos quanto para pobres. Certamente que tem que ser uma educação levada a sério, de excelente qualidade, como acontece na Finlândia e na Coréia do Sul, por exemplo. Além do mais, tem que ser uma educação de tempo integral, com professores muitíssimo bem preparados e excelentemente remunerados, de modo que a carreira do magistério seja preferível à da magistratura e da medicina, por exemplo. Para isso as nações precisam concentrar suas incumbências estatais apenas no que seja próprio do estado, enquanto ele existir no mundo. E, dentre elas, além da diplomacia, da defesa, da justiça, da segurança e do fisco, se enquadram a saúde e a educação, que têm que ser exclusivamente públicas, sem a existência nem de escolas nem de hospitais e clínicas particulares. Então todos só terão os serviços de saúde e educação públicos, sejam pobres ou sejam ricos. Com isso eles se tornarão excelentes.

Qual sua opinião sobre este tipo de "performance"? https://www.youtube.com/watch?v=rti3TPOiFn8

Se uma tela com a pintura de uma vulva merece (e, no caso, merece mesmo) estar pendurada na parede do Musée d'Orsay, então uma de verdade também pode estar exposta à visitação pública. Sem o menor problema. Acho bom que a nudez seja considerada como uma atitude normal. e perfeitamente aceitável, pois não tem absolutamente nada de imoral. Uma moral que assim o considere é que está errada e não a nudez. Todavia, por uma questão de estética e higiene, não é conveniente se apresentar nu em muitas circunstâncias. Mas não por imoralidade.

É incoerente uma pessoa ser pobre e ser de direita?

Não. A pessoa pode ser pobre e achar que seja justo haver ricos e pobres e desejar se tornar rica, quando então, esnobará os pobres. Isso é, até, bem comum.

O paradoxo de Epicuro é suficiente para desmentir toca da hipocrisia teológica?

O paradoxo de Epicuro garante que Deus, se existir, não é bondoso. Mas não garante que não possa existir um Deus malvado.

O que você acha da colonização de Marte?

Uma empreitada fascinante e, mesmo, necessária para a humanidade ter outros lugares para habitar, além da Terra, e Marte é o melhor começo. Dentro de centenas de milhares ou milhões de anos, a humanidade e/ou as espécies que a partir dela vierem a evoluir, natural ou artificialmente, certamente se espraiarão pela Galáxia e, que sabe, por outras galáxias. A colonização de Marte é o começo dessa aventura, de fato, muito significativa para nossa espécie, como foram as grandes navegações do século XV e XVI para os europeus.

Poderia responder a esta objeção? http://imgur.com/a/rZ63D Fico grato!

Incausalidade e indeterminismo são conceitos distintos. Causalidade é o fato de um evento ocorrer sem que seja provocado por outro, isto é, sem que seja efeito de alguma causa. São eventos fortuitos. Já o indeterminismo é uma ocorrência em que alguma causa não produza, sob as mesmas condições, sempre o mesmo efeito. Causa e efeito são propriedades de eventos, isto é, de ocorrências, de ações, e não de seres ou de valores. Aleatoriedade é o mesmo que indeterminismo. Mas há dois tipos de aleatoriedade. A que se dá no lançamento de dados advém de que a ocorrência é provocada por tantos fatores imponderáveis que não há como se acompanhar a influência de todos para se obter a previsão do resultado. Mas esses fatores são todos determinísticos, individualmente. Todavia há um indeterminismo intrínseco no comportamento da natureza, que só se manifesta em nível atômico e subatômico. Ou seja, o resultado de uma ocorrência nesse nível não é determinado, não por desconhecimento das influências, mas por um comportamento essencial da natureza, que apresenta um leque de possibilidades, das quais apenas se conhecem as probabilidades "a posteriori" de sua manifestação. Esse comportamento, contudo, é mascarado nos eventos apresentados por uma coleção de muitas partículas (da ordem de umas 1.000.000.000.000.000.000 ou mais) em que a superposição das probabilidades leva a uma distribuição extremamente concentrada (tipo "delta de Dirac") que, praticamente, significa um determinismo. Quanto à incausalidade, ela também se manifesta nos eventos de nível atômico e sub-atômico, como a desintegração radioativa ou a emissão de luz por átomos ou sistemas de átomos excitados. Note que a excitação é uma condição e não uma causa para a emissão. Estando excitado, o sistema é capaz de emitir fótons, ao decair para um estado menos excitado ou para o fundamental. Todavia não há nada que provoque esse decaimento. Ele é fortuito. Da mesma forma que, em relação ao indeterminismo, o que se conhece é a distribuição, "a posteriori", do número de decaimentos em função do tempo de espera para se decair. Individualmente, contudo, um átomo excitado pode decair a qualquer momento ou nem decair. Num filamento de lâmpada, por exemplo, os átomos são excitados pela corrente elétrica e decaem depois, emitindo luz. Como são muitos átomos (da ordem daquele número mencionado acima, isto é, um quintilhão), sempre haverá muitos decaindo. Mas o decaimento de um qualquer, em particular, não é causado por nada e sim condicionado pela excitação.

Mas o que significa dizer que esse campo da particula rarefaz?

Que a intensidade do campo e a sua densidade de energia são menores. Qualquer campo pode ser mais concentrado ou mais rarefeito e essas duas características mostram tal aspecto. A intensidade é mais relacionada à capacidade do campo de interagir exercendo força enquanto a densidade de energia à capacidade do campo realizar trabalho, isto é, promover deslocamento em razão da interação.

Então particulas como quarks sao pequenos pontos?

Não. Pontos não possuem extensão e as partículas subatômicas sim. Todas elas ocupam um volume e, nesse volume, existe uma densidade do campo da partícula que não se interrompe abruptamente, mas vai se rarefazendo. Os quarks, no Universo atual, não existem isoladamente, mas apenas confinados em núcleons, híperons e mésons. Dentro desses, além dos quarks, existem os glúons, que unem os quarks entre si. Em reações experimentadas pelas partículas, podem surgir, também, elétrons, müons, táons, neutrinos, bósons W, bósons Z, fótons e suas antipartículas. Todas elas possuem um volume e, portanto, uma extensão espacial.

Veja como a escola é uma grande perda de tempo: a criança/adolescente acorda, toma banho, pega o trânsito (ônibus, metrô ou carro dos pais), perde muito tempo conversando na sala de aula e aprende muito pouco. O Homeschooling é muito mais eficiente! Pode pesquisar. E não tem o problema do bullying.

O problema é que a criança não entra em contato social com outras e não enfrenta o mundo. O ideal seria um sistema hibrido, em que se teria aprendizado em casa e na escola também. Porque há muito que não dá para ser aprendido só em casa. Requer a participação coletiva das crianças e jovens, bem como visitas, excursões. Além do mais a escola já é completamente aparelhada para propiciar ocasiões de aprendizado especificamente projetadas. Se, além disso, fossem abolidas as escolas particulares e todos tivessem que frequentar somente as públicas, se teria uma ocasião única e extremamente proveitosa de por em contato crianças pobres e ricas, em benefício de um projeto de diminuição das diferenças sociais, mormente se pobres e ricos ficarem amigos e frequentarem as casas uns dos outros, levando, até mesmo, seus pais a se tornarem amigos.

Acha que grande parcela da culpa do crescimento da extrema-direita no Brasil é dos pós-modernos que se dizem esquerdistas? Os metodos desse pessoal (bundaço, anal contra o capital, oficina da siririca, etc) não afasta cada vez mais o povão da equerda?

De fato, a identificação da esquerda com posicionamentos baderneiros, dissolutos, truculentos, autoritários, intolerantes, preconceituosos, estatizantes, anti-culturais e outras características malsãs leva a população a execrar ou, pelo menos, repudiar a esquerda como algo mal para a sociedade quando, em verdade, a esquerda é que é a concepção mais benéfica para a população em geral. Mas esquerda não é nada disso que mencionei. Veja este quadro:

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/11/mae-agride-namorada-da-filha-por-nao-aceitar-relacao-e-e-detida-em-mt.html olhe os comentários lá embaixo... dá vontade de vomitar.

Satânico é a falta de amor que o homofobismo representa. Amor é sempre algo muito bom, não importa entre quem seja. Se entre homem e mulher, se entre homem e homem, se entre mulher e mulher, se entre dois, três ou quatro. Quanto mais amor houver, melhor. Ser contra o amor é que é pecado, e não amar. O que não está certo nos relacionamentos amorosos e sexuais são três aspectos: Se alguém está constrangido a manter o relacionamento sem querer, pois amor e sexo só valem se forem livremente queridos e consentidos; se alguém se relaciona com alguém com uma finalidade outra que não o próprio amor e o sexo, como, por exemplo, para fruir vantagens econômicas, sociais ou outras e se é feito por um adulto com uma criança. Fora esses casos ou outros nocivos que não me ocorrem agora, qualquer modalidade de relacionamento amoroso ou sexual é válida, uma vez que todos os envolvidos estejam cientes e de acordo. E ninguém tem que dar pitaco nenhum, isto é, admitir ou não admitir.

Maravilhosa Missa de Requien, apresentada no seu programa! O Piu Jesu, foi de estonteante beleza!!! Poderia enviar o site da missa? Não deu tempo de anotar. Só fiquei chateada porque o programa durou metade do tempo!...

Pois é. Com o problema que tive dos meus dois computadores (o de casa e o do Anglo) terem escangalhado no mesmo dia (segunda passada, dia 31 de outubro) eu, que já começara a gravar o programa do dia 2 de novembro, nem pude pegá-lo para passar para a rádio. Não tendo conseguido consertar os computadores, tive que comprar outro (o Anglo comprou) e reinstalar todos os programas (e eu não uso nada pirateado - só legalizado), bem como tirar o disco rígido do estragado e conectar ao novo e transferir todos os dados armazenados (isso tudo levou quatro dias). Acabei conseguindo produzir a segunda parte, mas, por alguma razão, ela não ficou salva. Então vou ter que fazer de novo para o próximo programa, pois sou insistente. Será sobre o Réquiem Alemão, de Brahms. Quanto à fonte do Réquiem de Lloyd Webber, é o vídeo do YouTube:

Admira Stalin em algum aspecto?

Ele proporcionou um grande salto industrial na União Soviética. Mas o custo disso em termos de sacrifícios humanos e de danos ambientais não justifica de modo nenhum. No todo, Stalin foi um grande facínora, uma personalidade abjeta e vil, cuja memória precisa sempre ser sempre exemplarmente deplorada.

Professor, poderia me explicar as causas do avanço do periélio da órbita de Mercúrio?

Ele é devido ao fato do Sol não ser perfeitamente esférico (de modo que isso acontece com todos os planetas mas é mais percebido em Mercúrio por sua proximidade ao Sol). Assim, em diferentes trechos de sua órbita, Mercúrio é mais ou menos atraído pelo Sol, em razão de haver mais ou menos massa solar no lado que esteja voltado para Mercúrio do que no oposto. Isso faz com que a força sobre Mercúrio não seja exatamente variável com o inverso do quadrado da distância, que é o modo que provoca a elipticidade da órbita. Com isso a órbita fica como se fosse uma elipse, mas que não se fecha no mesmo ponto em que começou, ao fim de uma revolução completa. Por exemplo, se se começar no perihélio, o próximo perihélio não se dará ao fim de uma revolução completa em torno do Sol, mas um pouco depois. Isso pode ser calculado pela mecânica newtoniana se se fizer uma expansão em série do potencial gravitacional do Sol, chamada expansão em multipolos. Todavia a previsão que esse cálculo indica é apenas metade do valor observacionalmente medido. Considerando que a gravitação do Sol, em verdade, não é uma interação mas um encurvamento do espaço tempo em torno dele e se fazendo o cálculo da trajetória geodésica de Mercúrio no espaço-tempo assim encurvado, pelas equações da Relatividade Geral, se encontra o valor observado para esse avanço do perihélio. Daí esse fato ser considerado uma das comprovações experimentais (ou observacionais) da validade da Teoria da Relatividade Geral. O cálculo pode ser encontrado em livros sobre Relatividade Geral, como o do Ohanian, que eu adotava no curso que dava no Bacharelado em Física da UFV. Todavia não é trivial.

professor, na sua opinião, o movimento punk representou a anarquia de forma coerente?

Não. Para mim o movimento punk representou um aspecto negativo da anarquia que é o fato de ser considerada uma concepção caótica, desordeira, indisciplinada, leviana, inconsequente e tudo o mais que a verdadeira anarquia não é e que a maioria das pessoas acha que seja. Isso é muito ruim para a reputação da anarquia como uma proposta séria, genuína, consequente, benéfica, progressista, idealista. A verdadeira anarquia é extremamente ordeira, exatamente porque a ordem lhe é intrínseca e não imposta por nada externo à noção pessoal de ordem de cada um. A anarquia é disciplinada, é diligente. Mudar a noção que se tem de que anarquia seja bagunça é um dos principais desafios dos verdadeiros anarquistas.

Em média, quantas páginas de livro lê por dia?

Atualmente, leio só umas 40 ou 50. Antes da internet eu lia umas 80 ou 100.

Professor existe alguma cadeira específica de matemática que ensine a realizar demonstrações?

Não. Mas isso faz parte das habilidades desenvolvidas em todas as disciplinas da matemática.

O que significa ser um bom cidadão na Internet?

O mesmo que significa fora da internet. Ou seja, uma pessoa honesta, sincera, justa, gentil, educada, solícita, não debochada, não sarcástica, não irônica, prestativa, valorosa, virtuosa e tudo que se espera de alguém do bem, em qualquer circunstância.

Ernesto, o Donald Trump está vencendo a eleição. O que acha disso?

Para começar, ainda não se apurou nem metade dos votos. Portanto o quadro pode virar. Depois, se ele ganhar, isso significa que essa é a vontade dos americanos. Eu lamento, mas prefiro que, caso ganhe, faça um bom governo e não o que anda apregoando. Para o bem dos americanos e do resto do mundo.

Quem são os principais pensadores do anarquismo atualmente?

Noam Chomsky, Murray Bookchin, Colin Ward, Peter Joseph, Jacque Fresco.

Professor, é verdade que, por Saturno ser pouco denso se tivéssemos como colocar ele em uma vasilha cheia de água ele flutuaria?

Sim, sua densidade é de 0,687 g/cm³, portanto menor do que a da água. A questão é que ele é praticamente todo gasoso.

Professor boa noite. Vi aqui em livro de química do 3 ano que , quando uma partícula alfa que tem massa semelhante ao Hélio consegue capturar dois elétrons do meio, ela passa a ser um átomo hélio. Isso é verdade ?

Sim. A partícula alfa é, exatamente, o núcleo do átomo de hélio.

Professor, por que as rochas, solo e o céu de Marte tem coloração vermelha (ou rosa)?

Porque contêm muito óxido de ferro.

Professor, daqui da minha casa eu consigo ver á noite a olho nu o planeta Vênus. Ele está muito longe do nosso planeta. O fato de eu conseguir enxergar ele a olho nu é devido de Vênus ser muito brilhante?

Não só Vênus, como Marte, Júpiter, Saturno e Mercúrio são visíveis a olho nu, por refletirem uma boa quantidade de luz do Sol. Já as luas de Júpiter não são visíveis a olho nu, pois não refletem tanta luz, por serem menores e estarem bem mais longe. Urano e Netuno são grandes, mas estão longe demais para serem visíveis a olho nu.

Professor, qual o sentido da rotação do planeta anão Plutão?

O período de rotação de Plutão é igual a 6,39 dias. Como Urano, Plutão gira de "lado" em relação ao seu plano orbital, como uma inclinação axial de 120°, então a variação entre suas estações do ano é extrema; durante o solstício, um hemisfério está permanentemente de dia, enquanto o outro está permanentemente de noite. Assim não se pode dizer se o sentido é o mesmo da sua rotação orbital ou oposto, pois os eixos desses dois movimentos não são nem aproximadamente paralelos.

Professor, estive pensando aqui e de fato, há bons motivos para Einstein ter se tornado ateísta como alguns defendem, em seus últimos anos de vida. Isso pode ser sido devido a sua decepção com o panteísmo, sua crença de que há uma ordem cósmica por trás da natureza e que o universo é eterno(continua (continuação), o que foi mostrado, decorrente das observações de Hubble e outras, que o universo não é eterno e estático. Também existe a questão do acaso, pois a teoria quântica foi bem sucedida e demonstrou que o acaso é capaz de fazer muita coisa. O que pensa sobre isso?

É possível, mas é só uma conjectura. De fato, a Cosmologia e a Física Quântica, bem como a Evolução e a Neurociência são áreas que conduzem fatalmente à consideração sobre a ausência de necessidade de se supor que exista algum Deus para explicar o mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=2bhAyopY7O4 Segundo "Ciência de Verdade", a teoria de Einstein atrasou a humanidade em cem anos. Embora eu discorde, é sempre bom trazer um debate novo para o ask. Qual seria sua opinião sobre a Relatividade?

O que ele diz é um amontoado de bobagens não fundamentadas. Assisti pessoalmente a palestra em que o César Lattes, em 1979, no CBPF, no Rio, onde eu estudava, apresentou sua proposta de refutação da Teoria da Relatividade baseada nos experimentos feitos em Campinas. Posteriormente, cientistas de todo o mundo refizeram os experimentos e não os confirmaram. César Lattes teve que se retratar. Foi o mesmo que aconteceu com a dita "Fusão Nuclear a Frio", bem como com os "Neutrino Supraluminais". O que esse rapaz do canal "Ciência de Verdade" (que não descobri o nome) diz a respeito da inversão dos papéis entre o observador na estação e o observador no trem, sobre a dilatação do tempo ter um sentido oposto para cada um é verdade. Mas isso é que é a relatividade. Não é considerar que o tempo absolutamente passou mais rápido ou mais lento para um ou para outro e sim que, visto pelo outro, o tempo passou mais rápido ou mais lento. Sugiro uma leitura desse artigo:

Sabe dizer quantas dimensões existem ou se conhecem? E quantas se especulam que existem segudno mundo científico acadêmico? Vi esse site sobre 10 dimensões, isso tem funamento? http://www.universetoday.com/48619/a-universe-of-10-dimensions

Existem três dimensões espaciais e uma temporal. Especula-se sobre a existência de dez dimensões espaciais, sete das quais seriam enroladas sobre si mesmas. Mas isso não é confirmado. Trata-se de uma hipótese em estudo no âmbito da Teoria das Supercordas e das branas.

Assim como o Positivismo, você concorda que a teologia e a metafísica devem ser afastadas da vida humana?

Não. A teologia é um conhecimento falso, pois se fundamenta em suposições inverídicas, que seriam as "revelações". Mesmo assim merece ser estudada como um comportamento humano que provocou gravíssimos dados à humanidade. Quanto à metafísica, ela possui um valor intrínseco positivo e suas considerações são perfeitamente válidas. Note que metafísica não significa estudo racional do sobrenatural. Isso é teodiceia. Metafísica é o estudo dos aspectos não físicos da realidade e eles são muitos e reais, mesmo não sendo sobrenaturais. Todas as ideias e abstrações são metafísicas. Mesmo a teodiceia merece estudo, exatamente para mostrar como a pretensão de se demonstrar racionalmente a existência de espíritos e divindades não prevalece. O positivismo é uma concepção filosófica totalmente equivocada que trouxe muito embaraço ao estudo da epistemologia.

Sempre existiram pedófilos? Por quê alguem se torna pedófilo, seria uma patologia?

Não é uma patologia. É, simplesmente, uma falta de caráter. Uma maldade mesmo. Uma falta de força de vontade de se conter e disciplinar seu comportamento para não cometer vilanias. Pessoas normais podem ter desejos de matar outras mas não o fazem porque se controlam. Quanto ao sexo, pessoas podem sentir desejo de o fazer com qualquer outra por quem apareça uma atração. Mas se controlam. Especialmente se o objeto de sua atração sexual for uma criança. Essa falta de controle em fazer maldades pode, em alguns casos, ser patológica, mas, na maioria, é uma falta de caráter mesmo.

Professor, qual é mesmo a grade disciplinar ideal de física do ensino médio? Não consigo encontrar sua resposta a respeito disso.

http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=f%C3%ADsica+ensino+m%C3%A9dio
http://www.ruckert.pro.br/blog/index.php?s=f%C3%ADsica+ensino+m%C3%A9dio
Quando achar um tempo vou parar para redigir um programa adequado.

Professor, o Pierluigi Piazzi fala em seus livros que devemos sempre estudar com um lápis na mão. Mas e se eu estiver estudando Ciência da computação, digamos, Algoritmos. Tudo que eu escrever no computador terei que também escrever numa folha de papel?

Sim, é muito bom que se faça isso. Porque ao comandar os músculos da mão para escrever, o cérebro associa várias funções neurais ao mesmo assunto, o que aumenta a significância e a assimilação. Ler, ver, ouvir, falar, escrever. Tudo deve ser associado ao mesmo assunto para fortalecer o aprendizado. Experimente explicar o que você está estudando, falando em voz alta, para uma turma inexistente.

Fazer 1 vez por semana revisões das matérias que eu estudar durante a semana já está ótimo?

Não. De modo nenhum. Para o aprendizado é preciso que o conteúdo estudado seja revisitado NO MESMO DIA, antes que se durma, mas em um momento separado do primeiro para que o cérebro confira relevância ao assunto e o transfira da memória de curta duração, no hipocampo, para a de longa duração, no córtex.

É muito incoerente ver gays apoiando a Hillary, sendo que o partido dela financia países muçulmanos, que atiram gays de prédios!

A coerência não é uma característica da política. Internamente a Hillary defende os direitos dos homssexuais de serem considerados cidadãos indistintos de qualquer um, para todos os efeitos, isto é, sem a menor discriminação.

Como o fisicalismo explica o problema difícil da consciência?

Como uma ocorrência da anatomia e fisiologia do sistema nervoso (cérebro, cerebelo, bulbo, medula espinal, nervos e todos os órgãos vinculados (hipotálamo, hipocampo, amígdala, núcleo acumbente etc)) , órgãos dos sentidos, sistema endócrino e o resto do organismo. A consciência, então, é uma percepção interna que se tem do próprio organismo em funcionamento, especialmente do próprio cérebro. Ela advém de uma varredura que é feita, checando o estado e o processamento de tudo. Para entender melhor isso eu recomendo a leitura dos livros do António Damásio e outros que, depois, em casa, posso listar.

Voce acha que a matemática é uma parte da natureza, um padrão, ou uma invenção? Eu não consigo entender como os números descrevem quase tudo

A matemática não é natural. É um construto humano. Uma abstração. Uma invenção. Que tem sido feita de forma a propiciar uma adequação à descrição do comportamento da natureza de modo a poder se fazer previsões acertadas. Mas há muito tópico matemático que não se aplica a nada que acontece na natureza e, assim, fica apenas como um exercício de lógica abstrata. Como a Geometria de Lobatchevski.

Como nasce a força de vontade?

Pelo exercício. Como aprender a andar de bicicleta ou a nadar. Vai insistindo, mesmo sem ter a força de vontade que, pouco a pouco, ela vai surgindo. O mesmo acontece com vencer o medo. Vai se fazendo o que se tem medo com medo mesmo que, aos poucos, o medo desaparece. O segredo nisso tudo é insistência e progressividade gradativa. Como falar em público ou cantar também, para quem tem vergonha. Aliás, um dos grandes problemas das pessoas e a vergonha. Vergonha é um defeito. Semvergonhice é uma virtude. Não se pode ter vergonha. O que tem gente que diz que se tem que ter vergonha de fazer, como roubar, não é uma questão de vergonha. Se alguém não rouba porque tem vergonha de ser pego, isso não é mérito nenhum. O que é errado não se tem que fazer não é porque se tenha vergonha e sim porque se considera que seja errado, mesmo que não se tenha vergonha nenhuma de fazer, como é que se deve ser mesmo.

Do que é feito o espaço-tempo? E qual a diferença entre evento, estado, ocorrencia, configuraçao e situação?

De nada mais primitivo do que ele mesmo. Da mesma forma que o campo primordial cujas quantizações formam tudo o que existe: matéria, radiação, bem como todos os outros campos não quantizados. Campo e Espaço-tempo são os constituintes primários do Universo, que não são feitos de nada mais básico do que eles mesmos. O espaço, todavia, só existe se houver um conteúdo a preenchê-lo e o tempo só existe se esse conteúdo se modificar. Sistema é todo subconjunto de conteúdo do Universo. Configuração é a forma pela qual algum sistema se distribui pelo espaço, isto é, como se estrutura. Estado ou situação é o modo como algum sistema está, ou seja, sua configuração associada ao modo como ela evolve no tempo. Evento ou ocorrência é qualquer modificação no estado de um sistema. Um sistema pode ser uma única partícula elementar ou um conjunto delas, bem como alguma porção de algum campo. Fenômeno é uma particular categoria de tipo de ocorrências. Dois tipos de fenômenos básicos são tudo o que se tem no Universo: movimento e interação. Movimento e interação são o que provoca todo tipo de transformação nos sistemas do Universo. A Física é a ciência que estuda esses dois tipos de fenômenos, bem como a natureza, constituição e estrutura mais profunda dos sistemas que experimentam esses fenômenos.

Sinto em você uma tendência em querer uniformizar tudo. Por ex., querer que todos sejam ateus, anarquistas, comunistas e assim por diante; bem como uma "necessidade" de convencer. Não seria melhor que cada um fizesse suas próprias escolhas? O mundo seria uma chatura se pensássemos/fossemos iguais.

Se o mundo fosse todo de católicos não seria uma chatura nenhuma, pois cada um seria do seu modo. Se o mundo fosse todo de democratas, não seria chatura nenhuma, pois cada um seria do seu modo. Se o mundo fosse todo de capitalistas não seria uma chatura nenhuma, pois cada um seria do seu modo. Da mesma forma, se o mundo fosse todo de anarquistas, não seria uma chatura nenhuma pois cada um seria do seu modo e se o mundo fosse todo de ateus, não seria uma chatura nenhuma, pois cada um seria do seu modo, bem como se o mundo fosse todo de comunistas, não seria uma chatura nenhuma, pois cada um seria do seu modo. E se o mundo fosse todo de pessoas felizes, pessoas realizadas, pessoas prósperas, pessoas amigas, pessoas justas, pessoas honestas e assim por diante, não seria uma chatura nenhuma. Não é preciso que haja ninguém triste, ninguém pobre, ninguém frustrado, ninguém raivoso, ninguém inamistoso, ninguém desonesto, ou o que seja de ruim para que o mundo não seja chato.

Professor de acordo com o seu QI, você pode ser considerado um gênio? Abraço e fique bem ;)

Não acho. Para mim, gênio é acima de 160. E mais. não é só o QI. Há outros fatores da genialidade que o QI não mede, como a criatividade, a inventividade e o pollimatismo. Porque o QI só mede três tipos de inteligência, a lógico-matemática, a linguística e a espacial. Mas não a musical, a cinestésica, a emocional, a interpessoal, a intrapessoal, a naturalista ou outros ainda não classificados que eu considero, como a plástica (para produzir artes plásticas). Um gênio possui uma alta inteligência em vários desses aspectos. Talvez a criatividade possa, também, ser incluída como outra das modalidades de inteligência e ela é essencial para o gênio. Todavia, além da genialidade, considero que uma pessoa de alto valor humano tem, também, que exibir outra classe de virtudes, que se relacionam ao altruísmo, à empatia, à simpatia, à assertividade, à modéstia, à generosidade, à bravura, à compaixão, ao senso de justiça, à solidariedade, à honestidade, à sinceridade, à coragem, à diligência, à prestatividade, à força de vontade, à sensibilidade e isso tudo, incluindo cultura e vastos conhecimentos.

Professor, por mais que em uma colisão inelástica ou parcialmente elástica, parte da energia cinética se converta em energia acústica e energia térmica, o momentum ainda se conversa, mesmo havendo redução de velocidade (devido a perda de energia)? Mas pode-se dizer que se conserva porque a perda de energia cinética foi baixa e que não houve nenhuma interação com a vizinhança?

A conservação do momento linear é independente da conservação da energia mecânica. São simetrias distintas da natureza. Nos sistemas isolados, haja ou não conservação da energia mecânica nas interações internas a ele, o momento linear é conservado. Já a conservação da energia mecânica requer que as interações sejam conservativas, isto é, que o trabalho das forças de interação seja independente da trajetória percorrida pelas partes do sistema enquanto interagem. Se não for, parte da energia mecânica é convertida em térmica e acústica. Há também o caso de, durante as interações internas do sistema, ser liberada outra forma de energia potencial não relacionada com a energia potencial da interação sofrida. Essas são as interações superelásticas em que a energia mecânica aumenta ou diminui, mas não por transformação em térmica e acústica e sim em outro tipo de energia potencial. Todavia, se, desde o início, essa energia potencial já fizesse parte do cômputo das energias, mesmo não sendo proveniente da interação ocorrida, o total de energia fica conservado.

Já mediu o seu QI? Se sim, quanto que é?

Já fiz diversos testes e eles variaram desde 133 a 148, dependendo do teste.

Você acha que os professores têm obrigação de conseguir um escore alto no ENEM na matéria que eles lecionam

Certamente que sim. Ou melhor, têm a obrigação de acertar TODAS as questões de sua matéria.

Professor, por favor me tira uma dúvida: roubo, violência contra a mulher, estupro... Tudo isso está relacionado com pessoas que tem QI baixo?

De modo nenhum. Tem ladrões, assassinos, estupradores e pessoas violentas que são muito inteligentes, do mesmo modo que tem pessoas burras que são totalmente pacíficas, bondosas, prestativas, honestas, respeitosas e virtuosas em geral. Não tenho conhecimento do coeficiente de correlação estatística dessas duas características.

Quem é o teu guru?

O principal é o Bertrand Russell. Mas não concordo com tudo o que ele diz. Outro é o Hume. Também gosto do Einstein, de novo discordando de alguma coisa.

Na sua opinião, qual é a profissão mais bonita e a mais importante?Porque?

A minha: o magistério. Porque é ela que permite que não se tenha que inventar a roda todo dia de novo. É ela que transmite o legado das conquistas da humanidade às gerações futuras. É ela que permite a existência da civilização e do progresso.

O que acha da área de econofísica? já teve contato com essa disciplina? qual biobliografia recomenda para quem deseja se aprofundar nesse assunto?

Não me inteirei do assunto porque, em verdade, não me despertou nenhum interesse. Não gosto de microeconomia e, muito menos, da parte financeira. Em geral não me importo com nenhum assunto que envolva dinheiro. Só me interesso por economia de forma macroscópica e filosófica. E minha proposta é, justamente, de uma economia não monetária e nem de escambo. Uma economia de compartilhamento e doação, sem reciprocidade específica. Todo mundo trabalhando e produzindo com o máximo empenho e sem nenhuma preguiça e doando tudo para os outros, sem nenhuma retribuição. Em compensação tendo tudo o que precisar inteiramente de graça.

Qual será, em sua opinião, o combustível do futuro? Será algum que não seja poluente?

Hidrogênio. Em reatores de fusão controlada. Com geração doméstica de energia. Sem usinas. Sem redes de transmissão. O mesmo nos veículos que serão todos aéreos de baixa altitude, podendo se transformar em veículos de alta altitude ou, até, em foguetes extra-atmosféricos e submarinos. Mas coletivos, com poucas exceções para emergências. Nada de veículos privados. Exceto uni-pessoais, como mochilas aeromóveis. Mas não particulares e sim públicos, disponíveis em estacionamentos coletivos para uso individual, podendo serem deixados em outros estacionameitos.

É verdade que o hábito da leitura nos deixa mais atraentes?

Não conheço nada que confirme isso. Mas pode ser, uma vez que a leitura amplia os horizontes mentais da pessoa e lhe confere mais traquejo para conversar sobre vários temas, bem como para articular o raciocínio e dar respostas mais adequadas ao que seja perguntado, o que pode significar maior atratividade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails