sábado, 14 de abril de 2012

O que havia antes do Big Bang?

Nada. Coisa alguma. Nem matéria (férmions), nem campos (bósons), nem radiação (luz). E, é claro, nenhum dos atributos dessas coisas, como massa, carga, energia, spin etc. Nem tampouco havia espaço vazio para caber algo e nem passagem de tempo para ocorrer algum evento.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

É medíocre da parte de quem ama, gostar da suposta amada, primeiramente pela beleza física? Qual seria o normal? Apaixonar-se pelo priori caráter ou beleza?

Claro que não. A beleza física é um dos principais fatores que levam a iniciar uma atração amorosa, que pode ser confirmada quando se passa a conhecer a personalidade da pessoa ou não, se ela nos desapontar como pessoa. Mas o início normal é pela beleza física mesmo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

1)Suponha que vc tem um amigo que é infinitamente bondoso e quer ofende-lo, vc acha que conseguiria? Como vc faria? 2) Qual a qualidade que um ser deveria ter para que nunca se sentisse ofendido?

Não se sentir ofendido é uma virtude, o estoicismo. Isso pode ser conquistado com treino. Para tal você tem que ser muito seguro de si e virtuoso em todos os outros aspectos. Ter muita serenidade e assertividade e nenhum egoísmo nem vaidade. Quanto a ofender um amigo bondoso, não sei porque eu iria pretender isso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Neste argumento: http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=kalam Como o Sr. relaciona o tempo como sendo uma reta sem origem, com o Big-Bang? Sendo que o Big-Bang sugere inicio da entidade ''tempo''.

Se o tempo for uma reta sem origem ou não houve Big Bang ou o Big Bang não teria sido o início dos tempos e sim uma continuação de uma contração anterior em infinitos ciclos de expansão e contração. Todavia, a falácia do argumento Kalam apenas diz que não é impossível que o tempo nunca tenha começado e não que ele nunca tenha começado. As observações cosmológicas indicam que o tempo teve um começo, mesmo que isso não seja uma exigência.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

É mais provavel existir deus material ou imaterial?

Deus nunca poderia ser material, porque a matéria possui muitas limitações que inviabilizariam a ação de Deus. Além do mais, isso só seria possível com a identificação de Deus ao próprio Universo que, nesse caso, sempre teria existido. Se houver Deus, mesmo que ele seja imanente, teria que também ser transcendente, pois sabe-se que o Universo teve um início. E um Deus material não poderia existir antes de existir o Universo, senão já existiria Universo. Assim, Deus material é uma impossibilidade. Deus imaterial e, inclusive não físico (isto é não composto nem de matéria, nem de radiação e nem de campo), é só o que seria possível. Mas não provável e sim, muito improvável. Provável é não haver Deus nenhum.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Minha prof de Biologia colocou hoje no final da prova: "Humilhai-vos perante a Jeová e ele vos exaltará" e eu escrevi: "Cadê a laicidade?" O que será que ela vai falar pra mim? Hahahah. É aceitável o que ela fez?

Não é aceitável. Pode-se ter até aula de religião, desde que não seja de uma específica. Mas não se pode propagar nenhuma delas. Pode-se examinar todas as principais para se fazer uma escolha consciente.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Que conselho o senhor daria para alunos que vão prestar vestibular ?

Que aprendam a matéria. Macetes não adiantam. Só o que resolve é saber a matéria mesmo. Desde a primeira série do Ensino Básico. Mas tem que conhecer, entender, compreender, ter habilidade de usar, saber em que circunstância se aplica ou não e competência para aplicar na solução de problemas reais. E que fiquem tranquilos. O resultado, certamente espelhará sua condição. Quem não passa é porque não merecia mesmo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como é o seu relacionamento com seus alunos? Eles gostam das suas aulas?

Realmente gostam. Consigo entusiasmá-los. É claro que tem alguns que não se interessam por aprender nada. Mas a maioria se liga no que estou discutindo com eles e participa bastante. Veja a avaliação que meus alunos da UFV fizeram de minhas aulas:

http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=2379.

Aqui no Anglo não dou mais aula, mas, toda semana, faço uma palestra para as turmas da terceira série do Ensino Médio. Este ano já abordei os temas: "Cultivando a Inteligência", "Ética e Moral", "Anarquismo", "Arte e Ciência", "O Significado da Vida" e "Origem, estrutura e evolução do Universo". Até o fim do ano vou abordar vários desses temas transversais bem polêmicos, como "Ontologia da Realidade", "Natureza da Mente", "Ceticismo", "Cientificização da Filosofia", "Teoria das Supercordas", "Ética Edonista", "Ateísmo e Agnosticismo", "Música e Literatura", "Interpretações da Mecânica Quântica", "Poliamorismo", "Formação de Galáxias", "Evolução das Estrelas", "Educação Integral" e outros que tais.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Duas esferas metálicas inicialmente eletrizadas com cargas 10 uC e -2 uC são postas em contato. Após o equilíbrio eletrostático, as esferas são separadas. Percebe-se que a primeira fica com carga de 5 uC e a outra com 3 uC. A segunda esfera perdeu ?

A primeira esfera perdeu 5uC e a segunda ganhou 5uC, é claro. Como elas são metálicas, a perda de carga da primeira se deu por ganho de elétrons e o ganho de carga da segunda se deu por perda de elétrons.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O PODER corrompe as pessoas OU é somente um input para essa personalidade corrupta transparecer? Obrigado.

É um input para a personalidade corrupta desabrochar. Quem é naturalmente honesto não é corrompido pelo poder. Pelo contrário, faz uso dele para implantar a honestidade e acabar com a corrupção.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

vc dá duro ou dá mole todo dia?

Dou um duro tremendo. Acordo às 05:30 para trabalhar às 06:45 e fico até às 13:00. Aí saio para almoçar e volto às 16:00, ficando até às 19:00. Quando não levo serviço para fazer em casa e nos fins de semana. Ainda faço serviço pessoal de banco, compras gerais, de supermercado, de padaria e providencio tudo da casa na rua. Como sou meu próprio chefe, ninguém diz o que eu tenho que fazer. Eu que invento o que precisa ser feito e planejo tudo para os outros executarem. Mas tenho que elaborar planilhas, esquemas, redigir textos, instruções. Ainda controlo toda a parte acadêmica da escola, o relacionamento com a Superintendência de Ensino, elaboro calendário, horário, regimento, resoluções, comunicados, planilhas de notas e de controles diversos. Reviso todos os textos a serem publicados pelo colégio, para não ter erro de português. Atendo os alunos em suas dúvidas de Física e Matemática, substituo professores que faltam, dando aulas de filosofia. Não fico quinze minutos sentado em minha mesa. Ando para tudo quanto é lado supervisionando um monte de coisas. Ainda estudo alemão e francês, escrevo livros, leio bastante, produzo e apresento um programa semanal de música clássica. Leio um livro por semana, escrevo na internet, nessas comunidades e nos e-mails, pinto quadros, faço poemas, componho músicas, todo piano e um monte de coisas. Como dou conta? Fácil! Não vejo televisão e durmo pouco (4 ou 5 horas por noite) além disso, sou bem esperto e não ligo para descansar.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Vc diz ou toma alguma atitude com alguém que está ouvindo música no celular alto e sem fone no ônibus? Ou não faz nada?

Ha falo sim. Falo para diminuir o som ou usar fones. Como admoesto quem joga lixo na rua e todo mundo que faz essas coisas mal-educadas. Não quero nem saber se vou apanhar. Mas nunca apanhei. Só já fui xingado. Mas não revido nem bato boca. Apenas reafirmo meu pedido, sempre com cortesia. Acho um absurdo pessoas folgadas que consideram que todo mundo tem que se amoldar ao que elas querem. Como também peço a um jovem sentado que dê o seu lugar a uma senhora ou senhor, se eu estiver de pé. Se eu estiver sentado, eu dou o meu, mesmo sendo eu um senhor. Não me considero digno de privilégio nenhum.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Há algo que te excita mais do que a beleza física? o que seria?

A pura beleza é algo frio. É claro que a beleza é fundamental. Mas a beleza tem que ser acompanhada de uma sensualidade, de uma meiguice, de uma matreirice, de um gingado, de um olhar travesso, do chamego. Mas também da inteligência, da cultura, da alegria, da sabedoria, da espirituosidade, da generosidade, da sinceridade, da bondade, do caráter, da personalidade, do idealismo, da abnegação, da diligência, do vivo e sincero interesse e admiração pela sua pessoa. E da confiança, da independência, da liberdade, da suficiência, da assertividade. Nada de presunção, de pernosticismo, de empáfia, de egoísmo, de cobiça, de possessividade, de desconfiança, de ciúme. Isso é tudo o que eu almejo em uma mulher para amá-la. O que me desperta o desejo e a paixão, a ternura e a dedicação, enfim... o amor. E eu conheço alguém exatamente assim. Por isso é que eu a amo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Se a reencarnação existe, de onde vieram tantos espíritos nos últimos 500 anos, se no início éramos apenas alguns milhares? *tirado de: facebook.com/DevanilJr*

Isso não seria problema, pois, segundo a doutrina espírita, sempre são formados novos espíritos, inclusive porque muitos atingem a iluminação e não se reencarnam mais. Só que eu não acho que existam espíritos de espécie alguma. Que se reencarnem ou não.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que o senhor acha das escolas federais? Considera boas?

Sim, em geral são muito boas. Sérias, exigentes, bem montadas, com bons professores, bons laboratórios, bons recursos pedagógicos, bem administradas. Vale a pena estudar em uma delas. Recomendo o Colégio de Aplicação da UFV, uma das melhores do Brasil, se você for fazer curso superior. Se quiser um curso técnico, tem o CETEC de Belo Horizonte e vários outros. Já lecionei no IFET na EPCAR, de Barbacena, além da UFJF, UFSJ, UNIPAC e UFV.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Há alguma coisa que vc gosta/tem que as outras pessoas nunca imaginariam que vc gostasse? O que?

Muitas pessoas me consideram uma pessoa muito séria, eu diria, virtuosa. Mas, sem deixar de ser sério nem virtuoso, gosto da alegria, de dançar, da cantar, de bater papo, de brincadeiras, de namorar, de amar. Só não gosto de deboche, de sarcasmo, de ironia. Gosto até de beber, desde que não chegue a ficar tonto.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Suponha que uma moça está apaixonada por mim e pede vc como uma referencia para falar o que pensa sobre mim, se acha que valeria a pena ela namorar comigo. Vc falaria mal de mim, queimaria meu filme ou vc falaria a verdade?

Certamente que a verdade. Mas qual é ela? Falar bem ou mal? Faça seu exame de consciência.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como um ser imaterial fabricaria o nosso mundo material?

Isso não seria problema, pois, de fato, a matéria nada mais é do que um conglomerado de quantizações de campo e campo não é material. Isto é, a matéria não é feita de matéria. A entidade substancial fundamental do Universo é o campo, que se quantiza em matéria e em radiação ou existe de forma não quantizada. Poderia ser que, até hoje, o Universo fosse apenas campo, sem quantizações. Inclusive poderia ter só espaço, sem tempo. O problema do criador não é que ele não seja material, mas que, se o Universo foi criado e antes não existia, o criador não faria parte dele. Daí o primeiro problema. Se o Universo é o conjunto de tudo o que existe, como existir algo que não pertença ao Universo, para criá-lo? A alternativa é considerar que o Universo sempre existiu e a criação não foi o seu surgimento, mas sim a sua transformação de campo puro para um conjunto de partículas quantizadas e de radiação. Mas isso poderia ter-se dado de forma fortuita, isto é, sem ter sido provocado por agente nenhum, então não haveria um criador. Mas ainda fica o problema da existência desse campo, mesmo que ele fosse extremamente denso, mais que o caroço de um buraco negro (que teria 10^84g/cm³). Pode ser que esse conteúdo tenha surgido espontaneamente, sem ter do que provir. É o que suponho. Ou pode ter sempre existido, se bem que a palavra "sempre" só se aplica a uma passagem de tempo e, se esse campo estivesse imperturbado, o tempo não passaria, já que o tempo advém das alterações no estado do Universo. A suposição de uma entidade extrínseca ao Universo que tenha provocado esse surgimento é mais complicada do que a suposição do surgimento fortuito, sem origem nem causa. Porque a ação dessa entidade teria que ser física, já que o Universo é físico. E essa entidade não seria física, já que não faria parte do Universo (se fosse física o Universo já existiria, em sua figura). Esse é o segundo problema que não se sabe como contornar. Como algum ente não físico pode produzir um efeito físico? De fato, a concepção da existência de um Deus é um grande problema para a física e para a filosofia.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Pago quatro cadeiras relativamente dificeis nesse primeiro periodo da faculdade. O senhor me recomenda estudar um pouco das 4 matérias todos os dias, 2 por dia ou 1 por dia?(qual forma é a mais produtiva?)

A única forma eficaz é estudar a cada dia, ANTES DE DORMIR, a matéria que foi dada nas aulas daquele dia. Isso porque é no sono que o cérebro transfere o conteúdo da memória provisória, no hipocampo, para a memória permanente, tanto conceitual como procedural, no córtex. A maior parte é perdida e a filtragem do que vai ser retido se baseia no conteúdo emocional envolvido e na existência de reforço. Mesmo que você volte, depois, a rever o assunto, é ESSENCIAL que faça um reforço NO MESMO DIA, antes de dormir. Senão não fixa. Na aula você entende, no estudo você aprende. Mas para aprender tem que ter entendido. Por isso, preste a máxima atenção em toda aula e não saia de nenhuma sem ter ENTENDIDO tudo o que foi dado. Pergunte sem dó e nem medo de pagar mico. Pague o mico mas entenda. E insista, se o professor não quiser explicar. Ele é pago para isso. Ao estudar, recapitule numa leitura, depois procure esquematizar, como se você tivesse que dar uma aula sobre aquele assunto. Assim é que se aprende. Os outros dois aspectos da aprendizagem são a compreensão, que é a associação do que se entendeu com o resto dos conhecimentos já sabidos e a aplicação do novo conhecimento na solução de problemas reais ou fictícios, que simulem a realidade. Recomendo os seguintes livros do Pierluigi Piazzi:
Aprendendo Inteligência, Estimulando Inteligência e Ensinando Inteligência.
E, lembre-se: a melhor maneira de aprender é ensinando. Estude como se estivesse preparando aula para dar e, se possível, ensine mesmo para seus colegas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Por que as pessoas são tão indignadas com a corrupção, mas não fazem nada? Além de uma boa base educacional, qual seria o próximo passo p/ melhorar a política?

Por omissão, preguiça, comodismo e, até, medo. Para melhorar o que é preciso é que os bons invadam os partidos, candidatem-se, elejam-se e defenestrem essa corja e corruptos e lacaios da plutocracia. É o que estou pretendendo fazer. Mas tem que estar disposto a ser assassinado ou ter a família sequestrada e torturada. Todavia, se uma massa bem grande de pessoas honestas e dispostas entrarem para a política e não se corromperem, dentro de apenas uns vinte anos dá para começar a consertar o Brasil. Se não se candidatar, defenda seu candidato honesto e combativo, faça propaganda para ele, convença os outros a votar nele e fique em cima dele para cobrá-lo o mandato todo. O problema difícil é escolher a que partido se filiar, já que, praticamente, todos têm corruptos, em todo o espectro, desde a extrema direita à extrema esquerda.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que acha das campanhas/propagandas vegetarianas e ateístas? São necessárias?

Acho tão válidas quanto campanhas publicitárias de qualquer coisa. Ou como o proselitismo das igrejas para angariar seus fiéis, das empresas de tabaco para angariar fumantes, das cervejarias para angariar fanáticos por esta ou aquela marca e assim por diante. Logo, os vegetarianos, veganos, ateus, agnósticos, comunistas, fascistas, seja quem for que defenda o que seja, tem pleno direito de divulgar suas propostas e procurar adeptos. É claro que nenhuma delas é necessária. Mas não são condenáveis.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Imagina se Deus não tivesse nos dito para apedrejar os homossexuais e crentes em deuses falsos no passado..como teria sido a nossa vida se tivéssemos ignorado seus mandamentos..Vc consegue imaginar o horror em viver numa sociedade que não apedreja tais?

Aí sim, é que seria uma maravilha. Uma sociedade sem preconceitos, com liberdade de crença e de opinião, tolerante, pacífica. Essas prescrições fóbicas, atribuídas a deuses por sacerdotes desejosos de manter, em conúbio com a classe dirigente, o controle sobre o comportamento das massas são, exatamente, os maiores males que as religiões trouxeram à humanidade, por mais que elas possam também ter feito algo de bom.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sua opinião sobre o Golpe de 64.

Toda revolução e toda ruptura da ordem institucional, a não ser que esta seja completamente despótica, para mim, é uma ocorrência funesta. Revoluções têm que ser feitas da forma institucional e democrática. Se Jango estava democraticamente investido do poder só poderia ser dele destituído por sua derrota nas próximas eleições ou por um "impeachment". Se a direita não estava satisfeita com os rumos da nação, que se empenhasse por vencer as próximas eleições e teríamos um rodízio do poder, como ocorre entre democratas e republicanos no EUA ou entre liberais e conservadores no Reino Unido. Sem ruptura da ordem institucional. Além do mais, para mim, militares não deveriam poder ser políticos. Até para declarar guerra, seria o poder civil que deveria fazer.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Sua opinião sobre Games, Filmes, Séries e Livros Com conteúdo de alto nível de violência.

Deploráveis. Para mim são extremamente nocivos à educação da juventude, por suscitarem os instintos mais primitivos e incivilizados do homem e incitarem a ações completamente nocivas à convivência harmônica e pacífica das pessoas no planeta. Jamais assisti filmes de violência e nunca joguei jogos desse tipo. Tenho especial abominação por esse tipo de coisa.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que vc acha da teoria da contingência?

A Teoria da Contingência é da área de Administração que é uma de que não tenho quase nenhuma familiaridade, exceto administração educacional estritamente na área pedagógica. Em verdade meu interesse pelo assunto e pequeno. Sou mais interessado em física teórica e filosofia.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nessa mesma palestra cujo link está anexado em meu último post L. Krauss diz que 'Filosofia é inútil', acho que S. Hawking disse algo parecido; perguntar: Para que serve a Filosofia na atualida? A Ciência não pode substituí-la? Etc...

A Ciência não substitui a Filosofia. Ambas se complementam para explicar o mundo e para situar e dar significado à existência humana dentro dele. A ciência, por exemplo, não cogita dos valores, das normas, da própria crítica do conhecimento científico, do agir e do fazer, do sentir, dos afetos, a não ser do ponto de vista conceitual, mas não vivencial. Para isso há a filosofia e ela não pode ser dispensada. Mas é preciso que a filosofia se renda à ciência naquilo que esta é mais bem apetrechada para considerar, como as explicações sobre a estrutura e o funcionamento da natureza, incluindo a vida. Todo cientista precisa ter um bom trânsito em filosofia e vice-versa. A ciência descobre como controlar e utilizar a energia nuclear, mas é a filosofia, pela ética que vai dizer que uso pode ser dado a ela.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Você acha que estamos passando por uma "revolução ateísta"? Acho que o ateísmo nunca foi tão forte no mundo, nós encontramos ateus militantes até em países islâmicos como o Irã - vi um grupo humanista secular iraniano no Face.

Sim, já fui amigo até de um grupo de ateístas do Afeganistão, no Orkut. à medida que a instrução e a liberalização se difundem, mais e mais pessoas concluem pela justeza do ateísmo, por sua honestidade, seu desprendimento, seu compromisso com a humanidade no movimento dos humanistas seculares. Felizmente já não temos mais inquisição nem Santo Ofício, pelo menos no ocidente. É preciso levar esses ares frescos a todo o islã e a continente indiano. Mas sem imposição, como ocorreu na União Soviética e na China.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Ernesto, o que seria a definição correta do "nada" e "acaso" que se tanto fala em discussões na net

Nada não é algo e sim a ausência de tudo. Não se pode dizer "o nada", pois não se trata de um ente. Ausência de matéria, de radiação, de campos e de todos os seus atributos, como extensão, massa, energia, spin, carga, o que for. Além de ausência de espaço, tempo, eventos, fenômenos, ocorrências, dinâmicas, leis. Como também de espíritos, se os houver. Vazio já seria a ausência de conteúdo substancial (matéria, radiação e campo), mas com a existência do espaço não preenchido. Então vazio seria algo, diferente de nada. Só que não existe vazio no Universo nem fora dele (aliás não existe nada fora do Universo, nem espaço vazio). Vácuo seria um espaço apenas não preenchido por matéria, mas tendo campo e radiação. Muito bem.
Acaso é a situação em que algum evento ocorra sem que seja determinado por coisa alguma, completamente fortuito. A maioria dos eventos que se dão no Universo são desse tipo, isto é, incausados. O que pode acontecer é que o estado misturado do sistema em questão indicar a probabilidade de qualquer transforação que se dê com ele em certas circunstâncias.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Você é uma pessoa exigente demais nos seus relacionamentos?

Sim, sou. Especialmente quanto à sinceridade e autenticidade. Quanto à assertividade e a modéstia. Detesto presunção e pernosticismo, exibição e encenações. Quero a verdade, sempre. E, certamente, o calor da afeição, o interesse, a dedicação, o desprendimento. A isso tudo eu retribuo com juros.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual lição - grande ou pequena - uma criança te ensinou recentemente?

As crianças sempre me ensinam a lição da franqueza espontânea, da ausência de máscaras, da autenticidade, da expressão dos sentimentos sem fingimento. Esses aspectos eu sempre procuro manter em mim com um resquício de infantilidade que reputo extremamente saudável para uma vida social harmoniosa e sem frescuras. Essa transparência e sinceridade, sem rudeza, é claro, para mim teria que ser a regra. E todos teríamos que ser treinados a saber ouvir a verdade sobre nós, sem nos ofendermos. Isso eu já treinei em mim. Gosto que sejam completamente francos comigo e me repreendam e me corrijam sempre que erro. Se todo mundo fizer isso com todo mundo, as relações sociais ficarão muito mais honestas e fortalecidas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que vocês acham de algumas mulheres que ao contrário de muitos ativistas da igualdade entre os sexos, ainda querem que certos 'privilégios' sejam mantidos?

Não aceito privilégios de espécie alguma, especialmente por motivo de gênero. Contudo, a igualdade total não dispensa o cavalheirismo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

A Igualdade plena entre os sexos é um ideal válido? Por quê?

Certamente que sim. Porque, tirando a parte estritamente ginecológica, homens e mulheres são capazes de fazer qualquer coisa. Não há especialização biológica de atividades por gênero na espécie humana. Mulheres aspiram à realização pessoal e social plena como homens e homens podem fazer qualquer atividade considerada feminina. Logo, não há porque estabelecer que alguma atividade seja privativa de um ou de outro dos sexos. Considerando, ainda, que homens e mulheres têm visões diferenciadas da vida, é extremamente salutar que ambos se dediquem a todas as atividades, para que o resultado seja beneficiado pelas contribuições dos dois. Além do mais, impedir algum gênero de exercer algo de que ele seja capaz é frustrante, bem como atribuir exclusivamente a só um deles a responsabilidade por alguma espécie de atividade. Assim, para permitir a plena realização de todos como seres humanos, é preciso que seja permitido e, mesmo, designado, a todos, fazerem todos os tipos de atividades, gozarem dos mesmíssimos direitos e serem responsáveis pelos mesmos deveres, sem exceção.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, o senhor poderia me indicar algum livro de psicologia básica, que seja bom? Obrigado

Introdução à Psicologia - Linda L. Davidoff - Pearson
Elementos de Psicologia - David Krech & Richard Crutchfield
Psicologia Geral - Afro do Amaral Fontoura - Aurora
Psicologias do Século XX - Edna Heidebreder - Mestre Jou
O Livro de Ouro da Psicanálise - Ediouro
O Livro Negro da Psicanálise - Catherine Meyer - Civilização Brasileira
Tenho outras citações sobre o problema da Consciência, mas são mais específicos.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que vc fala na primeira vez que uma pessoa que não sabe muito do assunto (ceticismo, ateísmo, agnosticismo, etc.) te pergunta o porquê de não acreditar em "Deus"?

Digo que, se houvesse mesmo Deus, não poderia haver tanta imperfeição no Universo, tanta injustiça, tanta maldade, tantos justos e bondosos prejudicados e ímpios favorecidos, tantas preces não atendidas. Em suma, esse Deus seria sumamente incompetente e perverso. Ora, então não seria Deus. Alegam que o mal advém do livre arbítrio do homem. Mas e o mal provocado pelas catástrofes naturais?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Caro Wolfedler, porque ainda não bloqueou o Animadruga? Atenciosamente, um rapaz que ja perdeu a paciência com tantas baboseiras que ele pergunta

Agora estou recusando a maioria. Mas, às vezes vem alguma que vale a pena responder.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Professor, o senhor concorda que um dos maiores erros de Einstein, foi mandar a carta para o presidente dos EUA, falando que que a Alemanha Nazista poderia estar fazendo pesquisas para o uso da fissão nuclear para a criação de bombas atômicas ?

Claro que não. Isso foi um acerto. Se não tivesse dito e os EUA não fizessem a bomba deles, a Alemanha poderia ter feito antes e vencido a guerra.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Poderia dizer que é devido ao indeterminismo que a previsão do tempo é frequentemente enganosa?

No caso não, pois os fenômenos atmosféricos são macroscópicos, domínio em que o determinismo funciona. A questão é de outra ordem . Acontece que o número de fatores que influencia o clima é muito grande e as inter-relações muito complexas, não havendo controle nem conhecimento do valor de todas as variáveis envolvidas. Então a imprecisão na previsão. Este é o domínio do comportamento caótico, que é determinista. Em verdade você tem o domínio probabilístico do indeterminismo quântico, subatômico, o domínio do determinismo para eventos macroscópicos que envolvam poucas variáveis e o domínio do indeterminismo por desconhecimento de todos os fatores, nos eventos macroscópicos de muitas variáveis. Tem também o domínio estatístico típico da termodinâmica, quando a quantidade de unidades elementares envolvidas passa a ser extremamente grande. O número de moléculas de gás em um litro e um trilhão de vezes maior do que o número de estrelas em uma galáxia ou que o número de galáxias no Universo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

domingo, 8 de abril de 2012

Vocês acham que o Mein Kampf (Livro escrito por Hitler) Deveria ter sua venda legalizada no Brasil? (gostaria que justificassem a resposta)

Todo e qualquer livro tem que ter a venda permitida em qualquer lugar. Não se pode impedir ninguém de saber nada a respeito de tudo. Liberdade é isso. O que é preciso é educar o povo para ler tudo de forma crítica e ponderada. Isso tem que ser ensinado na escola e não apenar matemática, física, química, biologia, geografia, história, português, inglês e essas coisas que caem no Enem e nos vestibulares. Estuda-se para a vida e não para entrar na faculdade.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

As equações de Einstein demonstraram que o presente, o passado e o futuro são ilusões, sendo a medida temporal relativa. Você não pensa que a nossa Filosofia deveria mudar por causa disso? Ou seja, deveríamos repensar as relações de causa e efeito, etc.

Não é isso que elas dizem não. O que dizem é que passado, presente e futuro não são absolutos, mas relativos ao observador. Isso não quer dizer que sejam ilusões, de modo nenhum. Para cada observador são inteiramente reais. Só que um evento pode ter se dado no passado para um e ainda não ter ocorrido para outro. Mas vai ocorrer e, quando ocorrer, será real. A questão de causa e efeito não fica invalidada por esse motivo, pois toda causa precede o efeito no referencial em que esse ocorra. O problema da relação de causa e efeito é que ela não é uma necessidade, inclusive no referencial em que se possam dar. E isso é uma questão quântica e não relativística. De fato, na natureza, existem miríades de eventos fortuitos, isto é, incausados. Aliás, a maioria deles. A maior partes dos eventos que são efeitos de alguma causa são apenas os eventos macroscópicos, que envolvem um imenso número de partículas elementares. Isso decorre da convergência das probabilidades para eventos compostos por grande números de eventos elementares.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Criação ou Evolução? Por quê? Como? Quando? Onde?

Evolução, sem dúvida. Isso está mais que comprovado. Criação é só um mito. Justificado face a falta de conhecimento científico daquele tempo. Como? Isso está dito em muitos livros sobre o tema e não dá para responder neste espaço. Quando? Quando surgiu a vida na Terra, há uns 3,5 bilhões de anos, Onde? Aqui neste planeta. A hipótese da panspermia não me parece viável, mas se o for, aí não se sabe de onde veio.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como devemos tratar testemunhas de Jeová que vão pregar em nossa casa?

Com cortesia, mas deixando claro que não está interessado. Dizendo mesmo que é ateu.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Os cristãos evolucionistas não acreditam em adão e eva. Existem aqueles que acham até que um ancestral humano é que resolveu se corromper. Vc não acha que se eles estivessem certos,Jesus deveria vir em forma de macaco e ter se sacrificado para macacos?

Animadruga, eu fico pensando... Você é um tremendo gozador. Porque você, que é ateu, fica espicaçando os crentes com essas picuinhas? Deixe eles com suas crenças. Se isso os conforta, mesmo iludindo-os, problema deles. Bem... Talvez essa sua estratégia seja mais ou menos como a maiêutica de Sócrates, só que uma maiêutica irônica. Você é quem sabe... Eu é que não sou muito afeito à ironia e nem ao sarcasmo. Prefiro o discurso asséptico da argumentação filosófica serena. Para o devaneio, eu uso a poesia, mas, mesmo nela, não faço ironia. Questão de estilo. Fique na sua. Se gosta de poesia, leia as minhas:
http://pt.scribd.com/doc/81244051/Poesia-2%C2%AA-ed

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Disse que não acredita em nada que seja sobrenatural. O sentido denotativo da palavra metafísica é usado também para se referir a um fenômeno sobrenatural. Qual a lógica em se indispor com a credibilidade de um dicionário em nome de uma descrença pessoal?

Metafísico não significa sobrenatural. Sobrenatural é algo hipoteticamente real, não abstrato, mas não pertencente à natureza, como espíritos, anjos, demônios, deuses, gênios e outros elementais. Metafísico significa que não é físico, isto é, não é natural. Pode ser sobrenatural mas pode ser algo que não seja real, isto é, uma abstração, ou seja, uma concepção puramente mental. É o caso dos valores, das idéias e conceitos puramente abstratos, como realidade, causa, efeito, existência, categoria, essência, atributo, conceito, bem, mal, beleza, bondade e vários outros do tipo. Entidades metafísicas existem, sem dúvida, mas não sobrenaturais. Como as sobrenaturais não seriam abstratas, mas reais, sua existência tem que ser comprovada por verificações fáticas e, pelo que me consta, não há nada que, nem por evidência direta, nem por conclusão lógica a partir de outras evidências indiretas, indique que existam tais tipos de entes.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails