quarta-feira, 25 de maio de 2016

Ernesto, o que quer dizer E= mc2? 03/10/2015

Quer dizer que quando há uma reação entre partículas subatômicas com a transformação de umas em outras, o que se conserva não é a massa, como na lei de Lavoisier e nem a energia, mas o total de massa e energia, convertido um no outro por essa equação. Em outras palavras, quantitativamente, uma energia E é equivalente a uma massa m multiplicada por c², onde c é a velocidade da luz. Por exemplo, na aniquilação de uma partícula com a sua correspondente antipartícula há o surgimento de dois fótons. A energia dos dois fótons (que não possuem massa) equivale à massa total da partícula e da antipartícula multiplicada por c². Em uma reação nuclear de fissão ou fusão, a massa dos produtos não é igual à massa dos reagentes. A diferença é convertida em energia por essa fórmula, que é carreada pelos fótons produzidos (de raios gama), bem como pela energia cinética dos produtos (o que representa temperaturas de milhões de Kelvins).

O campo da força nuclear forte e da força nuclear fraca são quantizados? 03/10/2015

Sim. Os quanta da interação forte são os glúons que atraem os quarks dentro dos bárions e os bárions entre si. Mas essa interação é de curto alcance. Os glúons não possuem carga elétrica nem massa, mas possuem a "carga de cor" que é a responsável pela interação forte, como a carga elétrica o é da interação elétrica. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%BAon
No caso da força fraca, o campo da interação é quantizado pelos bósons mensageiros W+, W- e Z. Esses têm massa e os dois primeiros, carga elétrica.
https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%B3sons_W_e_Z

Quando dizemos que uma pessoa tem "sensibilidade", como podemos explicar isso de uma forma científica? Seria uma variação cerebral, sendo esse cérebro mais efetivo em captar variados estímulos e distinguir suas nuances? O que seria? 03/10/2015

A sensibilidade é uma capacidade mental de perceber nuances mesmo. Realmente se deve a uma maior interligação neuronal que permite distinguir pequenas variações na intensidade dos estímulos visuais, olfativos, táteis, térmicos, gustativos, auditivos, acelerativos, orientativos, de dor, de fome, de sede, de posicionamento corporal e de todos os demais sentidos. Também se aplica a uma maior capacidade de empatia, ou seja, de se colocar no lugar do outro e perceber o que o outro esteja sentindo. Daí ter a ver com a capacidade de sentir pena, dó, piedade, tristeza, como também, alegria, felicidade. De se emocionar, de rir, de chorar. É uma espécie de inteligência voltada para os aspectos afetivos e não cognitivos dos processamentos mentais. Além da inteligência e da sensibilidade, outra característica mental da personalidade é a vontade, isto é, a capacidade de fazer escolhas em função dos desejos, aceitando-os ou rejeitando-os, de tomar a decisão e de agir em razão da decisão tomada, enfrentando os obstáculos que se opuserem à concretização da obtenção do que se resolveu fazer.

Você conhece algum livro sobre a história da música ocidental? As vezes fico perdido e não sei qual compositor escutar, queria uma espécie de guia para entender e me aprofundar um pouco mais na música clássica. 02/10/2015

Conheço muitos, mas vou te recomendar o Guia Ilustrado Zahar de Música Clássica de John Burrows. É o melhor para iniciantes.

O fato de termos dificuldade de olharmos um nos olhos do outro, seria devido a o uso excessivo de tecnologia? O que acha dos amigos mal educados e inconvenientes que falam com você olhando no celular o tempo todo? Você é um deles? 02/10/2015

Eu nunca fico consultando o meu celular diante dos outros, quando em grupo ou conversando. A não ser que ele toque. Então peço licença para atender ao chamado e sou breve, combinando outra hora com a pessoa para prosseguir a conversa. Da mesma forma que não assisto televisão e converso em paralelo. Em minha casa, quando tem gente conversando, a televisão é desligada. Aliás, eu praticamente nunca vejo televisão.

Como fica o incentivo para o desenvolvimento científico e tecnológico em um sociedade anarquista? Abraço! 02/10/2015

Fica por conta do idealismo pessoal. Numa sociedade anarco-comunista, como todos trabalham de graça e têm tudo de graça, além de, pelo fato de ser coletivizada, promove uma imensa economia de recursos, o tempo ocioso fica muito grande. Muitas pessoas, por gosto, vão dedicar grande parte do seu tempo para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O resto da sociedade, vendo o bem que o que essas pessoas fazem para o conjunto da humanidade, até podem dispensá-las de muitos serviços comunitários, como os de faxina, lavoura, cozinha, lavanderia e outros similares, para que possam se dedicar mais a seus trabalhos. Uma sociedade anarco-comunista não é rígida. Mas é importante que os trabalhos que as pessoas façam sejam compromissados, isto é, a pessoa assuma-os como uma obrigação voluntária para o que precisam ter dedicação e empenho. Seja o que for. É uma questão de consciência. Não é como algumas pessoas que resolvem fazer algum serviço social para ter algo com o que passar o tempo.

O que alguém misantrópico com bacharelado em física pode fazer tendo em vista que não tem o dom de ser professor? e você acha que da pra estudar física e trabalhar em um estágio ao mesmo tempo? 02/10/2015

Trabalhar como um pesquisador em Física até que é uma boa ocupação para um misantropo, uma vez que pode (ainda mais sendo teórico), se fechar em seu gabinete para desenvolver suas teorias. Esse era o caso de Gödel. O próprio Einstein pode ser considerado misantropo. Todavia, muitas pessoas verdadeiramente geniais não apreciam muito o contato com outras pessoas não por misantropia, mas por não encontrar interlocutores à altura de suas cogitações. Então preverem travar um diálogo interno, mesmo que não tenham aversão por outras pessoas. 
Quanto a fazer estágio e estudar física em paralelo, isto é inteiramente possível e muita gente o faz.

A expansão do universo está acelerando? Uma vez, eu li que se o nosso universo for plano, a expansão estaria desacelerando, porém, nunca cessando de fato. Isso é verdade? 02/10/2015

As suposições da Relatividade Geral que conduziam à conclusão de que um Universo plano desacelera-se assintoticamente tiveram que ser modificadas pela constatação observacional de que o Universo está em um processo de aceleração global da separação dos pontos de seu espaço. A formulação completa que seja capaz de compatibilizar este fato com o fato, também bem verificado observacionalmente, de que ele seja plano, ainda não está inteiramente desenvolvida. Em outras palavras, não é bem a Relatividade Geral a teoria cabal capaz de descrever a evolução cosmológica. Mas ela é um ponto de partida bem estabelecido. O próprio Einstein havia feito uma correção para poder dar conta da possibilidade de um Universo estático, que foi a introdução, na equação, da "Constante Cosmológica". Valores diferentes dessa mesma constante podem dar conta de um universo em aceleração. Todavia, ao que parece a tal constante não é constante e sim um campo, que permeia todo o espaço, cuja intensidade seria função da idade cosmológica do Universo e, possivelmente, da localização. Ainda não há uma teoria plausível para descrever esse campo. Sem contar que há, também, outras propostas de teoria colocadas na mesa, como a do universo balançante e outras, inclusive a cosmologia da dita "teoria das branas". O assunto ainda não tem uma resposta pacífica que satisfaça a todas as considerações.

E a formação dos léptons e dos quarks no Big Bang, foi feita pela colisão de fótons reais? 02/10/2015

Não, os fótons é que surgiram depois, pela aniquilação de quarks e antiquarks, bem como de léptons e antiléptons. Os quarks e os léptons se quantizaram (tornaram-se reais), com suas correspondentes anti-partículas por flutuações aleatórias do campo indiferenciado do vácuo. Depois que passaram a existir fótons, então eles, ao se chocarem, produziam, também, quarks e antiquarks, bem como léptons e antiléptons. Daí para a frente a densidade do campo primordial não permitia mais a formação copiosa de quarks e léptons. Mas, espuriamente, algum ainda podia ser formado, como até hoje.

Quando você leu filosofia pela primeira vez, você teve que ter constantemente um dicionário do lado? 02/10/2015

O primeiro livro de filosofia que li, entre meus 12 ou 13 anos de idade, foi o "Manual de Filosofia" de Theobaldo Miranda Santos". Um livro tomista, mas dá uma boa ideia do que vem a ser a Filosofia. O próprio livro tinha o seu glossário.

Mas e nesse campo indiferenciado que você mencionou, nem mesmo os bósons virtuais existiam? 02/10/2015

Num campo assim, existem todas as partículas em estado virtual. Tudo o que é o Universo atual, bem como tudo o que já existiu e não existe mais, estava em forma virtual no campo indiferenciado primordial que era o Universo em seu surgimento. Mas note, partículas virtuais não possuem extensão nem localização. Sua energia é a do campo e não própria de cada uma. Elas não possuem número.

Professor, se em um momento do Big Bang, o universo observável foi do tamanho de um átomo, como poderia haver campo? 02/10/2015

Justamente a única coisa que poderia haver é um campo indiferenciado de altíssima densidade de energia, pois qualquer quantização que existisse faria os quanta ocupar um volume maior do que o do próprio Universo. Só depois que a expansão permitiu que o volume do Universo permitisse caber a quantidade de quanta correspondente é que surgiram os quarks e os léptons. Mas isso ocorreu bem rapidamente, quando da inflação cósmica, iniciada 0,00000000000000000000000000000000001 (10^-36) segundos após o Big Bang e tendo durado até 0,00000000000000000000000000000001 (10^-32) segundos, em que o Universo expandiu seu volume por um fator de 100000000000000000000000000 (10^26) vezes.
https://en.wikipedia.org/wiki/Inflation_(cosmology)

Ernesto, se você está com amigos conversando, e uma pessoa faz uma "piada" homofóbica ou racista, você releva ou avisa a pessoa para parar? 02/10/2015

Eu faço outra piada ridicularizando a concepção dele perante os amigos. Não perdoo mesmo.

Comente: «Amor e compaixão são as verdadeiras religiões para mim. Se desenvolvermos isso, não precisaremos acreditar em qualquer religião.» — Dalai Lama 02/10/2015

Estou plenamente de acordo. Apenas acho que compaixão já faz parte do amor. Mas faltam dois aspectos, que são a verdade e a bravura. Com esses três e tudo o que deles decorre, se tem a pessoa plena de virtude e o importante é ser virtuoso e não religioso.

Professor, você acha que sua mente é mais complexa, diferente, "superior", completa, algo do gênero, por ser aberto e ter facilidade de compreender o mundo à sua volta, entender a mente das pessoas? E ter acesso(mental) à dúvidas que as outras pessoas não tem?

A complexidade das mentes depende da complexidade dos cérebros. E esta se molda por dois fatores: a herança genética e a presença de estímulos na tenra infância, que impede a destruição de um número muito grande de sinapses existentes no bebê. Toda pessoa que seja mais inteligente, o é não porque tenha mais neurônios, mas porque eles possuem mais ligações sinápticas entre si. Ou seja, mais dendritos, já que o número de axônios é o mesmo que o de neurônios. Dendritos são formados na gestação e na tenra infância. Depois começam a ser destruídos por desuso. Mas podem ser formados de novo na juventude e na idade adulta. Para evitar sua destruição e promover sua formação, é preciso que sejam fornecidos ao cérebro muitos desafios. Isso é que os pais têm que fazer com as crianças, antes de dois anos de idade, principalmente, mas ao longo da vida toda. Tive a sorte de ter nascido com uma boa genética mental e ter sido criado por pais que sempre me estimularam muito intelectualmente, já que eram intelectuais. Além do mais, eles me deram uma formação libertária e uma mente muito aberta, muita tolerância e nenhum preconceito contra nada. Isso foi uma grande sorte mesmo. Meus pais foram os meus ídolos e modelos de pessoas, não só por seus ideais e suas competências mas, principalmente, por seu caráter e sua grande virtude, que eu poderia chamar, até, de santidade, apesar de que eles não tinham uma religiosidade muito patente. Essa é a bagagem que me permite compreender o mundo um pouco melhor, nos aspectos que me são interessantes, se bem que há vários pelos quais eu não tenho interesse, como o financeiro, por exemplo. Depois, ao longo de minha vida escolar, fui municiado por leituras complementares e explicações detalhadas que meus pais me proviam ao estudar comigo e que eu provi a meus filhos ao estudar com eles. Porque eles (como eu) não se focavam no que iria cair na prova mas no entendimento e na compreensão dos conteúdos em si mesmos, bem como em suas aplicações no mundo e na vida. "NON SCHOLAE SED VITAE DISCIMUS".

Vírus e bactérias também são seres vivos! Por que eliminá-los com medicamentos é menos antiético que comer carne? http://www.brasilpost.com.br/2015/09/30/virus-ser-vivo_n_8222256.html

Porque se está eliminando-os em legítima defesa. Além de que eles não são sencientes. Do mesmo modo que se pode comer vegetais, que também são vivos. Mesmo se for senciente, é ético matar em legítima defesa. Como matar baratas que podem transmitir doenças. Ou mesmo ratos. Ou uma cobra venenosa que apareça em sua casa. Ou pernilongos e outros mosquitos transmissores de doenças.

Mas se os dois se contradizem, como você pode ser os dois ao mesmo tempo? 02/10/2015

Mas eu sou não cada um (epicurista e estóico) e sim a síntese dialética deles. Isto é, aquilo de cada um que seja bom, com a exclusão do que seja ruim. Algo de um, algo de outro.

Professor, considera que a EPCAR seja, ainda, uma ótima escola? 02/10/2015

Sim. É muito boa mesmo. Inclusive para quem não for seguir a carreira militar. Principalmente porque não se foca em aprovar os alunos no ENEM e nos vestibulares, mas que aprendam os conteúdos pra valer mesmo.

http://ask.fm/MCarsten/answer/132233904355 O que acha? 02/10/2015

Concordo com ele. Busco viver essa síntese dialética de que ele falou.

O senhor é rico? 02/10/2015

Não. Tenho um salário bom, mas também tenho muitas despesas, de modo que me sobra nada. Pelo, contrário, vivo no cheque especial e estou atolado de dívidas. Por outro lado, minhas concepções anarco-comunistas me levaram a desfazer de todos os meus bens e doá-los, de modo que não tenho propriedades, poupança, aplicações, nada disso. Só o suficiente para as despesas do mês e pronto.

Quando vc deu sua definição de inteligente, vc considerou q tipo d inteligência? Somente a lógica? É de conhecimento até dos pesquisadores mais antigos que há diversos tipos de inteligências. http://www.guiadacarreira.com.br/auto-conhecimento/7-tipos-de-inteligencia/ 02/10/2015

Sim, considerei. Para todas elas inteligência é isso. Quer seja musical, interpessoal, cinestésica, lintrapessoal, emocional, econômica e outras, além da lógica, da espacial e da linguísticas, que os testes de QI medem, o significado é o mesmo. Inteligência é a capacidade mental de absorver conhecimento, desenvolver habilidades, solucionar problemas de forma rápida, com pouco esforço e com eficácia e compreensão correta. Como um bailarino aprender um passo de dança, um jogador de futebol sempre acertar os pênaltis, um cantor aprender rapidamente uma música com afinação perfeita, um ator memorizar um texto de teatro, bem como toda a encenação e as expressões faciais e gestos, um vendedor cativar a freguesia. Tudo isso feito com pouco esforço e com uma aprendizagem rápida e eficaz. Isso é inteligência, seja de que modalidade for.

ainda sobre mesmo tópico, quais as diferenças e semelhanças entre os cursos de Sistemas da Informação e Tecnologia da informação? 02/10/2015

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/sistemas-informacao-687951.shtml
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/tecnologias-informacao-comunicacao-687904.shtml

por que materialista é uma palavra desatualizada? 02/10/2015

Porque considera que a realidade não sobrenatural seja material apenas, quando não é. Também inclui campos, radiação, espaço, tempo, estruturas e ocorrências. Tudo isso é físico. O Universo poderia ser totalmente preenchido por campos e radiação, sem que existisse matéria, que ele funcionaria e evoluiria de acordo com as mesmas leis descritivas dos fenômenos. Talvez pudesse, até, haver alguma espécie de vida não material mas também inteiramente física, sem nada de sobrenatural ou espiritual (no sentido sobrenatural da palavra).

Qual a diferença entre ser inteligente e ser esforçado? 02/10/2015

Inteligente é quem consegue aprender sem esforço. Quem assimila conhecimento, adquire habilidades, resolve problemas fácil, correta, rapidamente e sem ter muito trabalho. Esforçado é quem consegue o mesmo de forma difícil, demorada, com muito trabalho e muita canseira.

Supondo-se que a vida tenha surgido em apenas um ponto do planeta... o resto do planeta poderia ser considerado um "desperdício"? 02/10/2015

De modo nenhum. Tanto que a vida, provavelmente, surgiu num único lugar mesmo e, posteriormente, se espalhou pelo planeta todo. Mas poderia ter surgido em vários lugares e, então, possivelmente, teríamos variedades diferentes de esquemas biológicos para esses seres provenientes de outras formações de vida. Por exemplo, sem o DNA. Inclusive, em todo o Universo, pode ser que a vida tenha surgido apenas aqui na Terra, que é o único lugar em que se sabe que ela existe. A suposição de que haja vida em outros lugares é uma conjectura estatística, sem garantia de veracidade. De fato, neste caso, seria mesmo um desperdício, uma vez que a disseminação da vida a partir de um único lugar pelo resto do Universo é um evento de probabilidade bem reduzida, não como o mesmo fato dentro do planeta Terra. Mas a existência de vida extra-terrestre, por enquanto, é uma crença, no mesmo pé da crença na existência de espíritos e deuses.

Ernesto, há alguma engenharia que você conheça e recomende para quem gosta muito de estudar eventos relacionados ao espaço sideral? 02/10/2015

Sim. Engenharia Aeroespacial.
http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/engenharia-aeroespacial/

Qual é a tua música favorita? 01/10/2015

Os Prelúdios, de Liszt.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Qual sua recomendação a alguém que já está no fim do 3ºano e ainda não sabe o que quer cursar no curso superior? 01/10/2015

Não faça curso superior. Vá ser piloto de helicóptero, corretor da bolsa de valores, fotógrafo jornalista, artista de teatro, comerciante, manobrista de guindaste de porto, fazendeiro. Tem um milhão de ocupações mais rendosas do que as que exigem curso superior para serem levadas na vida.

Quais são os tipos de livros que mais estimulam a inteligência? 01/10/2015

Para mim são os livros de física, matemática e filosofia. São os três assuntos que eu acho que mais instigam e desafiam a mente a pensar. Simplesmente adoro esses assuntos.

Ernesto, ler aumenta a Inteligência? 01/10/2015

Aumenta sim. Mas é preciso ler sempre e muito e pensando no que está lendo, discutindo com o texto, argumentando, concordando, discordando, procurando o significado das palavras que não sabe sempre que aparecer uma. Ou seja, uma leitura interativa. Lembre-se que aprimorar a inteligência é uma tarefa árdua e exaustiva. É uma batalha. Um treinamento olímpico. Não há fórmulas fáceis, porque, justamente, o que aumenta a inteligência é a dificuldade e a complicação. Quem foge disso não aprimora a inteligência nunca. Exatamente como um atleta olímpico. Só que, em vez de malhar a musculatura vai malhar o cérebro.

Sugiro então que você dê uma olhada na Teoria da Inteligência Multifocal de Augusto Cury.01/10/2015

Já comprei, até, esse livro, mas ainda não o li. Por enquanto, estou com outras prioridades. Tem uns 50 na frente dele em minha fila de espera.

Nossa composição biológica garante nossa humanidade e nosso aspecto social? 01/10/2015

Claro. Nós somos o que nossos genes nos fazem ser e nos moldamos por nossas interações com nosso entorno no Universo, especialmente os outros indivíduos de nossa espécie que formam a sociedade em que nos inserimos. Mas essa adaptação é inteiramente feita dentro das possibilidades que os gens nos facultam. Nada consegue acontecer sem que seja permitido pela genética de cada um. Só que ela não determina que cada um seja assim ou assado. Ela estabelece as possibilidades. Você não poderá voar por sua própria conta e nem respirar debaixo d'água. Ou viver sem respirar e se alimentar. O modo de ser que a sociedade conduz os indivíduos a ser, bem como suas idiossincrasias, são todos encaixados dentro das possibilidades biológicas que a genética nos presenteia.

Gostaria de entender o que é campo, fisicamente falando. Pode explicar o que ele é essencialmente e do que é feito? 01/10/15

Campo é o constituinte primário do conteúdo substancial do universo. Ele é feito de si mesmo. Não é feito de nada mais primitivo do que ele. O resto é que é feito dele, como matéria e radiação. Mesmo na proposta da teoria das cordas, essas cordas são uma espécie de campo quantizado na forma de cordas e não de partículas pontuais. Essas cordas, em geral, são em forma de laços. Mas podem ser abertas também. Seja pela teoria das cordas ou não, a matéria e a radiação são quantizações de campos, isto é, são porções definidas e limitadas de campo que só existem possuindo certos valores definidos de carga, massa, spin e outras grandezas. Uma vez formada uma concentração de campo com esses valores, ditos "quânticos" essa entidade adquire uma individualidade na forma de partículas, como os quarks, os léptons, bem como os bósons transmissores das interações, como os fótons, os glúons e as partículas W e Z. Mas os campos também podem não estar quantizados, como o campo elétrico estático de uma carga. A carga, em verdade, é apenas a fonte ou o sumidouro do campo elétrico no espaço. No campo elétrico estático podemos considerar que existem "fótons virtuais", pois se o campo deixar de ser estático, automaticamente surgem fótons reais que transmitem a alteração do campo para o resto do espaço. O vácuo também é considerado preenchido por um "campo de matéria", constituído de partículas virtuais, que podem se transformar em reais, aos pares de partícula e antipartícula. Em verdade não existe espaço vazio no Universo. O vácuo não é vazio, ele tem campos e é atravessado por radiação. O que não se tem no vácuo é só matéria. Onde não há matéria, nem radiação e nem campo, não existe, também espaço, sequer vazio. Não existe nada (o que não é o mesmo que dizer que existe "o nada", pois nada é um pronome indefinido e não um substantivo - quer dizer, não existe uma entidade que seja "o nada").

Ernesto, com relação ao não aborrecimento, chateamento, estresse isso não poderia ser evitado com o controle das emoções? 01/10/2015

Sim, mas a técnica para fazer isso para quem não tem, já naturalmente, esse controle, é que eu não sei qual seja. Do mesmo modo que a técnica para se ter força de vontade quando não se tem. Essa é uma área de psicologia terapêutica que eu não tenho conhecimento. Gosto muito de estudar psicologia mas na área de aprendizagem cognitiva ou, mesmo, procedural, todavia não a parte ligada às emoções. Até que tenho curiosidade sobre isso, mas ainda não me debrucei sobre o assunto.

O instinto existe? 01/10/2015

Claro que existe. Menos desenvolvido nos seres humanos do que nos outros animais, mas também presente. Tratam-se de ações comandadas pelo cérebro por meio de circuitos neuronais já estruturados e nascença para agirem de certa forma, sem necessidade de aprendizado. Há muito disso em várias atividades, como respirar, fazer circular o sangue, mamar no peito e várias outras que os bebês apresentam. Mesmo adultos possuem comportamentos instintivos, como o nojo, o medo, o susto e outros.

O que tem a dizer sobre o fenômeno da alimentação prânica: https://www.youtube.com/watch?v=QJJHt5VYbBM ? 01/10/2015

Uma fraude. Não há como sobreviver sem alimento material, químico. Luz não alimenta. Nem orações. Inadmissível. Tapeação. Enganação.

A "técnica pomodoro" é realmente eficiente? Já testou? 01/10/2015

Pode ser. Nunca experimentei. Faço isso de uma forma intuitiva. Vou trabalhando até ver que me canso. Então dou uma pausa. Mas não fico seguindo os minutos. Isso varia. Mas concordo que depois de três ou quatro pausas é preciso um descanso maior.

Ainda sobre o "roubo de protagonismo", me foi argumentado que dar voz a um homem no movimento feminista é delicado porque ele estará narrando e dando palpites sobre dores que não são suas, e que se isso ofende alguns homens, é porque se trata da primeira vez em que não foram protagonistas. O q acha? 01/10/2015

Discordo completamente. Qualquer um pode assumir as dores de quem quer que seja por empatia ou por racionalidade e lutar para que elas sejam debeladas. Essa concepção de que homem não pode ser feminista e de que branco não pode ser anti-racista é inteiramente disparatada. Pode e deve ser sim. E eu sou com muita força, com muita disposição e muito empenho. Além de várias outras posturas.

Opostos dialéticos [dualidades], tais como: homem-mulher, claro-escuro, frio-calor, alto-baixo, surgimento-desaparecimento, mente-corpo, e assim por diante, são aspectos complementares de uma realidade subjacente ou (essencialmente) são entidades e categorias independentes — mutuamente excludentes? 01/10/2015

Depende do caso. Homem e mulher são aspectos complementares da mesma realidade, o ser humano. Claro e escuro não são opostos dicotômicos, são gradações contínuas de claridade em que só há uma realidade, a luz, em menor ou maior intensidade. Frio e calor é o mesmo caso. Trata-se apenas de temperatura maior ou menor, a realidade é uma só em variáveis gradações. Alto e baixo também são variações contínuas de altura, tanto que não se pode precisar a partir de que altura algo seja alto ou seja baixo. Surgimento e desaparecimento, de fato, são ocorrências opostas do evento de passagem da existência para a não existência ou vice versa. Não são entidades, são ocorrências. Claro, escuro, frio, quente, alto e baixo também não são entidades e nem ocorrências. São propriedades. Homem e mulher não são mutuamente excludentes, porque existem hermafroditas. As qualidades que são gradações não são propriamente excludentes, porque, o mesmo nível de claridade pode ser considerado claro ou escuro, dependendo do fundo contra o qual se compara. Todas essas dicotomias, certamente, não pertencem a categorias diferentes, porque se não forem da mesma categoria, são incomparáveis. Não se pode dizer se algo seja mais frio do que outra coisa seja clara. Outro ponto importante é que a lógica dicotômica, na qual se baseia esse tipo de dialética, não é a única possível. Em verdade é apenas um caso especial. Na maior parte dos casos a lógica não só é difusa, isto é, admite valores intermediários entre o sim e o não, como também é multidimensional, isto é, seus valores não se distribuem apenas ao longo de um único eixo. Então, o caso geral é da lógica difusa policotômica.

Você acha que alguém com 21 anos está muito velho pra começar a cursar física e ainda desejar com uma carreira como a sua? 01/10/2015

De modo nenhum. Está atrasado apenas quatro anos. É muito pouco, comparando-se com a vida.

Como surgiu tudo? Como surgiu o processo de evolução? Explique detalhadamente 01/10/2015

Isso requer que eu escreva um livro de centenas de páginas.

você se considera materialista (no sentido filosófico da palavra)? 01/10/2015

Materialista é uma palavra desatualizada. Eu sou fisicalista, isto é, uma pessoa que considera que a realidade objetiva seja puramente natural, não existindo nenhuma realidade sobrenatural, como espíritos, almas, deuses, anjos, demônios, gênios, duendes, elfos, gnomos e elementais do tipo. Mas a realidade física não é puramente material. Ela é composta por campos, matéria, radiação, espaço, tempo, estruturas e ocorrências. Todavia existem outras categorias de realidades, como as abstrações, isto é, as idéias, os conceitos, os valores, as normas, as instituições e outras. Mas elas também não são sobrenaturais. Note que, se houvera alguma realidade sobrenatural, ela seria independente de mentes que a concebesse. Ou seja, quando se diz que Deus não existe, está se dizendo que não existe objetivamente. Mas existe como um conceito nas mentes que o concebam. Outra observação pertinente, já que está se falando do assunto, é que "energia" não é um constituinte físico do Universo e sim uma propriedade dos constituintes. É errado dizer que o Universo seja feito de matéria e energia. Ele é feito das modalidades que eu listei acima, que possuem várias propriedades, como extensão, localização, duração, movimento (ou não) e, dentre elas, energia (ou não).

Como ser fleumático? Como não se aborrecer, chatear, ficar bravo, estressado como você disse ser em uma resposta? 01/10/2015

Se você não é, não há como se tornar facilmente. Isso é um temperamento, uma característica da personalidade que, em sua maior parte, é inata. É o chamado "sangue de barata". Ou você tem ou não tem. Também chamado de "pavio comprido". De qualquer modo é possível melhorar com algum treinamento, mas eu não sei, exatamente, como fazer.

Como podemos exercer ações intencionais sendo que a descoberta do inconsciente mostrou que um outro Eu, inconsciente, determina e governa as ações humanas? 01/10/2015

Não há outro eu inconsciente nenhum. O inconsciente faz parte do mesmo eu que o consciente. Você é composto de uma parte consciente e outra inconsciente. O que se resolve inconscientemente é você mesmo que está resolvendo. Há uma interação constante entre a consciência e o inconsciente. Suas intenções podem ser geradas de uma forma que você não esteja tendo consciência. Mas é você que as gera. Quando o resultado é levado à consciência a decisão já está tomada. Mas foi tomada por você. Seu inconsciente é feito de tudo que está registrado em suas memórias, de todas as suas vivências. Sua personalidade e seu caráter está lá. Seu "eu" está lá. Não é outro "eu".

Comente: …o seu inconsciente precisa de um deus. É uma necessidade séria e autêntica. C. G. Jung 01/10/2015

Nada disso. Engana-se completamente o Jung. Não precisa não. O que a pessoa precisa é achar um significado para a vida, já que ela, em si mesma, não tem nenhum, exceto apenas viver. E esse significado não precisa ser colocado em divindade nenhuma. Aliás, colocar o significado da vida em cultuar alguma divindade é uma perspectiva tremendamente tacanha. O significado da vida pode e deve ser colocado em dedicá-la à disseminação do bem e à erradicação do mal no mundo. Em reverter a pobreza, a doença, a ignorância, os preconceitos, os conflitos e tanta coisa ruim que existe por aí. Dedicar a vida, o tempo, os pensamentos, os esforços a uma causa idealista dessas é que vai preencher completamente a carência que se sente de significado para a vida. Dedicar a vida à glória de Deus também pode fazer isso, mas é uma meta muito pobre em comparação com as que citei. Especialmente porque, não existindo deus nenhum, é uma ilusão.

Você concorda com o direito à herança? Isso, ao meu ver, é um atentado à igualdade: social e econômica e, logo, política. Parece-me errado, à medida que consideramos que é um privilégio e não compactua com o ideal de que o homem é fruto de seu trabalho.

Sou totalmente contra a instituição da herança. Tanto que já me desfiz de todos os meus bens e não tenho nada para deixar de herança. Aliás, acho que toda pessoa que, durante a vida, venha a amealhar uma riqueza maior do que a suficiente para que ela tenha uma vida confortável, deveria repartir essa riqueza com a sociedade por meio de alguma obra que propiciasse a melhoria das condições sociais gerais dos mais pobres, por exemplo, criando empreendimentos que pudessem levar as pessoas a auferir rendimentos, não como assalariados, pois também sou contra essa forma de ganho financeiro, mas como sócios. Isso seria uma forma inteiramente benigna de distribuição de renda e eliminação da pobreza e da riqueza. Porque não é só a pobreza que é uma chaga social. A riqueza desmesurada também é uma chaga social.

O que o senhor pensa sobre HOMOSSEXUALIDADE E EXCLUSÃO SOCIAL

Acho que a exclusão social de alguma pessoa por sua orientação ou opção sexual, seja qual for, ou mesmo a aversão pessoal por esse tipo de razão, revela uma mentalidade extremamente mesquinha, ignorante e burra mesmo. Pessoas que têm essa posição precisam ser admoestadas e educadas para reverter suas concepções, tornando-se pessoas sensatas, compreensivas, tolerantes, instruídas e inteligentes. Se sua repulsa à homossexualidade, à heterossexualidade, à bissexualidade ou à assexualidade for proveniente de alguma concepção religiosa ou ideológica, ela precisa rever suas concepções e abandonar essas concepções equivocadas que possui, se for o caso, abandonando sua religião, pois se trata de uma religião ou ideologia nociva ao bem geral do mundo, isto é, à felicidade das pessoas.

Diante a nossa ignorância perante a realidade, o agnosticismo ateísta, por não atestar a incerteza de uma realidade metafísica, não seria mais coerente que o ateísmo? 01/10/2015

Não. O ateísmo pode ser agnóstico, gnóstico ou cético. O ateu gnóstico tem certeza de que não existem deuses. O ateu agnóstico considera que não há como saber se existem ou não, mas acha que não existem. Nesse caso é só um palpite. Um agnóstico também pode achar que deuses existam. O ateu cético considera que não há comprovações nem da existência nem da inexistência de deuses, mas que isso seria possível. Como deuses não são evidências palpáveis, opta, ceticamente, por considerar que não existam, até que alguma prova de que existam ou não existam o transforme eu ateu gnóstico ou teísta gnóstico. Isso é muito diferente do agnosticismo que considera que não seja possível haver alguma prova quer da existência, quer da inexistência. Sou um ateu cético e considero que essa seja a única forma razoável de encarar a questão a respeito da existência de deuses.

Dilma tira Renato Janine Ribeiro e coloca Mercante para MINISTRO DA EDUCAÇÃO. É o fim, definitivamente... 01/10/2015

Isso é no que dá essa política de ter que ficar comprando favores de tais ou quais partidos para garantir votos no parlamento. Ministros precisam ser pessoas que tenham superlativa competência técnica nas áreas dos ministérios e, inclusive, não sendo filiados e nem apoiantes de partido nenhum. Aliás, acho que esse negócio de partido político deveria acabar. A democracia seria pessoal. Os candidatos seria eleitos individualmente por seus méritos pessoais sem nada disso de partido. E as leis seriam votadas por cada um de acordo com os ditames de sua razão e de sua consciência com relação ao benefício que levariam ao povo. Essa é a democracia que gostaria que existisse.

Você acredita na igualdade de direitos básicos entre humanos? E entre espécies? 01/10/2015

Isso não é uma questão de acreditar e sim de achar que deva ou não existir. Eu acho que tem que ser assim. Direitos plenamente iguais para todos. Independentemente de raça, nacionalidade, credo, nível social, cultura ou demais fatores. Só admito que certos direitos possam ser cerceados por limite de idade (idade mínima para dirigir, por exemplo) ou por razão de cumprimento de penalidade criminal. Quanto às espécies não humanas, acho que também têm que gozar dos direitos que os humanos gozam, exceto no que venha a provocar dano aos humanos. Mais ou menos como as leis da robótica do Asimov. Assim, só acho que se devam matar animais em legítima defesa. Mas não para comer, por exemplo. Ou para usar a pele. Exceto se não houver outra chance, como os esquimós no inverno do ártico. Em relação a isso, por exemplo, não gosto da concepção que distingue os humanos em gênero masculino e feminino. Para mim existem os sexos masculino e feminino. Mas ambos são, apenas, do gênero humano. Assim as leis nem podem mencionar o sexo em qualquer de seus textos. Tudo que se disser tem que ser válido para os dois sexos, sem distinção.

Você tem medo de tempestade? Ou seja, de raios, ventos e trovoadas? Eu acho muito bonito os raios e até já filmei alguns. Ah, eu mandei sem querer para algumas pessoas a letra ''V'' sem querer, desculpe. Um forte abraço. 01/10/2015

Não tenho medo, mas me protejo, caso se apresentem. No máximo podem me matar. E eu não ligo para morrer. Também acho muito bonito e gosto de ver e filmar.

Eu não gosto quando ficam me fazendo muitas perguntas logo cedo antes do café. O que pode te deixar bravo ou irado logo cedo da manhã? 01/10/2015

Nada. Não vejo problema nenhum em quase nada. É muito difícil que eu me sinta bravo ou irado seja por que motivo for. Sou muito fleumático. Pode me aborrecer, implicar comigo, me chatear, me aporrinhar que eu não ligo.

Onde vais buscar as tuas melhores ideias? 01/10/2015

Dentro de minha própria cabeça.

Entre os cursos de Engenharia da computação, Ciência da computação, Sistemas de Informação e Tecnologia da informação, qual o senhor recomendaria? 01/10/2015

Engenharia da Computação, sem a menor sombra de dúvida, porque o engenheiro sabe tudo sobre computação, se precisar, completa com algumas disciplinas do curso de ciência da computação. Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação são cursos mais restritos, quase em nível técnico. Como engenheiro, tanto se pode projetar circuitos de hardware, como software complexos, como os que controlam uma nave em viagem espacial. Projetar os chips dedicados a controlar o funcionamento de veículos e diversos aparelhos, bem como sistemas (softwares) como os para o controle de vôos de uma torre de controle de um aeroporto. Ou de navegação de um submarino. Ou programas de reconhecimento de voz e transliteração em texto. Programas de tradução instantânea pela voz. Programas de conversão de sons em partituras musicais, Programas para projetar peças mecânicas e as construir em impressoras 3D. Programas de inteligência artificial para a construção de robôs. Por exemplo, robôs que fazem cirurgias. Programas e circuitos que põem a funcionar um tomógrafo, um aparelho de ressonância magnética, Um scanner de emissão de pósitrons. Programas e circuitos que controlam aceleradores de partículas como o Large Hadron Collider. É um mundo muito mais fascinante, muito mais deslumbrante, muito mais criativo. Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação estão mais voltados para a área administrativa e contábil (por exemplo bancária). Ou banco de dados, mas, em geral, comerciais e não científicos. Há quem goste desse tipo de assunto, mas eu acho extremamente tedioso e desinteressante.

— Você acha que ser honesto é mérito ou um dever? 29/09/2015

É um dever. Não é mérito nenhum. É o normal que deve ocorrer para todo mundo. E tem que ser uma atitude perfeitamente habitual e que não exija esforço nenhum para ser cumprida. Tem que ser o modo de ser costumeiro de toda pessoa agir, sem nem precisar pensar. Do mesmo modo que ser sincero e franco. As pessoas devem se habituar a falar sempre a verdade de cara sem nem pensar. Já vai saindo a verdade. É só treinar. Do mesmo modo que ser bondosa, gentil, cortês, prestativa, solidária, justa. Não tem que ficar vendo se vai ser vantajoso ou conveniente ou não. Mesmo que seja inconveniente e desvantajoso é assim que tem que se ser. Se a verdade der prejuízo e a mentira der lucro, tem-se que levar o prejuízo. E as pessoas têm que se acostumar a escutar a verdade sem se melindrar. Assim é que o mundo deveria ser. E se cada um de nós contribuir sendo desse jeito, a onda vai se espalhando e todo mundo vai se tornando franco de forma educada. Isso é ser ASSERTIVO uma forma de proceder extremamente valiosa e que deveria ser a regra geral. Sinceridade com modéstia, com educação. Ser afirmativo. Não fingir ser menos nem mais do que se é. Não se gabar de nada e nem se rebaixar. Outra coisa importante é ter bravura e coragem para combater toda injustiça, defender os oprimidos e injustiçados, denunciar toda falcatrua, não compactuar com atitudes venais, como subornar um guarda para não ser multado, usar um programa pirata, e um monte de pequenas falcatruas aparentemente inocentes. É importante dizer NÂO para um amigo, para um parente, para o chefe ou quem quer que seja que proponha esses deslizes. Até para o próprio pai, se for o caso.

Ernesto, grato pela resposta. Todavia, em relação a exposição do raciocínio que lhe fiz, vale dizer que ele se deu como uma crítica aos homens brancos que eventualmente lideram a luta feminista e antirracista. O que você acha deste roubo de protagonismo? Isto vem a silenciar os discriminados? 29/09/2015

Não é roubo de protagonismo nenhum. Toda pessoa esclarecida, seja de que raça for ou tenha a ideologia que tiver, tem pleno direito de lutar pelo fim de qualquer discriminação, mesmo que não seja contra o grupo a que pertence. Inclusive, se não o fizer, estará sendo omisso. E se for uma pessoa verdadeiramente influente, poderá prestar um serviço à causa de muito valor. Acho ótimo que brancos pugnem pela erradicação do racismo e que homens pugnem pelo feminismo. Não é prerrogativa de negros lutar pelo fim do racismo como não é prerrogativa de mulheres lutar pelo fim do machismo.

Ernesto, estou me preparando para a olimpíada paulista de física. Tem algum conselho para a preparação ou um conselho diferente? 29/09/2015

Pegue as provas dos anos anteriores e as resolva. Se não estiver conseguindo, peça auxílio a um professor. Todavia o sucesso nesse tipo de olimpíada acadêmica não depende tanto do estudo que se faça às vésperas e sim do desempenho que se tenha na disciplina ao longo da vida toda. Isto é, se se é uma pessoa fissurada em física que sempre adorou fazer problemas de física e sempre estudou muita física com a maior satisfação e prazer, dedicando horas a fio à física, esquecendo de ver televisão ou outras ocupações para mexer com física. Isso também vale para a obtenção de um ótimo escore no ENEM. O que vale é a vida estudantil toda, em que sempre se foi um aluno de excelente desempenho. Isso para os escores realmente elevados. Escores razoáveis podem ser obtidos por um estudo só no último ano, se ele for conduzido com muito empenho e dedicação.

"Se pessoas brancas continuarem falando sobre pessoas negras, a gente não muda a estrutura de opressão que já confere esses privilégios aos brancos. Nós, negras e negros, seguiremos apartados dos espaços de poder. E nossa luta existe justamente por causa desse aparte." Concorda com o raciocínio? 29/09/2015

Pois eu acho que para acabar com a discriminação entre brancos, negros e pessoas de outras raças no domínio do poder nas nações do ocidente (bem como no resto do mundo, onde a discriminação pode ser inversa, ou seja, brancos é que são alijados do poder, como ocorre no Japão), o que é preciso é, justamente, falar muito sobre o assunto. Debater na imprensa de todas as modalidades, inclusive na internet. Discutir nas conversas entre amigos e tomar atitudes que não descriminem ninguém pela raça, bem como por outras características, como crença religiosa (a não ser que a dita crença faça sacrifícios de criancinhas, humanas ou não), gênero, opiniões políticas e ideológicas, orientação sexual ou outros aspectos quaisquer. Claro que algumas ocupações podem exigir alguma formação específica (não posso deixar que alguém atue como médico sem ter feito o curso) ou alguma idade mínima (não posso permitir que uma criança de dez anos seja piloto de avião). Para que todos possam ter acesso ao poder (que, aliás, para mim, deveria ser abolido) é preciso se falar é muito do assunto. Muito mesmo. Até que providências venham a ser tomadas no sentido de propiciar as mesmas oportunidades educacionais e de renda para todos, de modo que, assim, tenham todos as mesmas condições de pleitear qualquer posição em qualquer ocupação política, econômica e social (ou mesmo religiosa, como o sacerdócio para as mulheres em todas as religiões - se bem que, para mim, as religiões deveriam ser extintas).

É possível ter conhecimento apenas filosofico sobre "Fisico e o universo"? 29/09/2015

Não. Sem um entendimento físico mesmo (que também envolve matemática), não se consegue compreender como o Universo é, porque ele é físico. E, é claro, o entendimento de física só se dará com um mergulho no estudo da própria física. Por isso é que estou escrevendo um livro "Física para Filósofos". Um filósofo não entender de matemática, física e biologia é uma grande falha em sua formação intelectual. E não basta um entendimento no nível elementar que se vê no Ensino Médio. É preciso se aprofundar mais. Nem tanto quanto um físico, um matemático ou um biólogo, mas, certamente, mais do que um vestibulando. Por isso acho que um bom curso de graduação (bacharelado) em Filosofia tem que levar uns seis anos. O mestrado, para mim, em qualquer área, é dispensável e poderia até ser extinto. Mas um filósofo profissional, assim como um físico ou um matemático, só o será se tiver feito o doutorado. Todavia há a concepção não formal de filósofo como a pessoa que se debruça sobre a realidade e a estuda em abrangência e profundidade, valendo-se do que já publicaram outros filósofos anteriores. Mas esse, também, tem que entender de ciências. Sem contar que um filósofo precisa ser um polímata e também entender de artes, sociologia, psicologia, linguística, além de ser um ótimo comunicador, com boa retórica e capacidade literária.

Ernesto, o que fazer com uma pessoa que ainda não desenvolveu maturidade suficiente para acatar boas decisões em sua vida 29/09/2015

Conversar muito com ela a respeito. Mostrar a ela as boas e as más consequências de decisões corretas e incorretas com exemplos reais da vida de outras pessoas. Permitir que ela tome decisões e arque com as consequências funestas das más decisões, para que aprenda. Mas, se assim acontecer, ajudá-la a se reerguer. Sem, contudo, ficar passando sermão. Os próprios fatos serão a lição.

Negar a moral e a ética é uma possibilidade física tão real quanto não negar. Por que não é válido? 29/09/2015

Para começar não se trata de nada físico. A categoria das realidades éticas e morais é a categoria dos valores e não dos seres. Negar prescrições, permissões ou proibições morais é válido. É como uma desobediência civil das leis (se bem que preceitos morais não sejam leis). Certamente a pessoa precisa assumir as consequências de sua negação, que pode ser, até, a condenação à morte. A negação das prescrições morais, muitas vezes, é uma atitude extremamente valiosa, pois a moral pode ser, até mesmo, perversa. Todavia, em relação à ética, a questão é diferente. Porque a ética não estabelece o que seja permitido, proibido ou prescrito, como a moral. A ética estabelece os critérios pelos quais a moral deve se pautar para estabelecer seus ditames. Claro que também se pode discordar desses critérios, mas, nem sempre, essa discordância é válida, no sentido de ser possuidora de um valor positivo. É válida como manifestação da liberdade que se tem de fazer quer o bem quer o mal. Todavia, a construção de uma humanidade boa precisa se basear em que o bem seja positivamente valorizado e o mal negativamente valorizado. Se se considera que tal tipo de valorização não é para ser estabelecida, então a humanidade viverá uma situação caótica, em que a sobrevivência será decidida pela força e pela astúcia e na qual a segurança, a paz e a felicidade não prevalecerão, nem mesmo para os mais fortes, já que viverão sobressaltados. No desejo de que o mundo sejam um lugar tranquilo, em que se possa viver com segurança, prosperidade, prazer, tranquilidade, paz, alegria, satisfação, felicidade, então é preciso que se valorize positivamente o bem e negativamente o mal. Os critérios que a ética elabora, justamente, buscam valorizar as ações que promovam o bem e a felicidade e menosprezar as que promovam o mal.

Felicidade e sofrimento são frutos de ações dos indivíduos ou são oriundas das circunstâncias presentes no ambiente sociocultural que acabam por afetar e vitimizar os indivíduos? Ambos? 29/09/2015

Tanto um quanto o outro, além do terceiro fator que é o modo como a pessoa encara as ocorrências que se dão em sua vida. Isso provém do seu temperamento e das vivências por que passou, bem como do modo como foi educada.

Muitos eruditos acreditam que ateísmo implica em niilismo. O niilismo pode ser definido como uma doutrina pessimista, cujos defensores (de Sin City) não acreditam em nada e atacam qualquer crença em valor positivo no mundo, principalmente, valores éticos salutares. O que tem a dizer-nos sobre isso? 29/09/2015

Ateísmo, absolutamente, não implica em niilismo. Ateísmo é a consideração de que não existam deuses de espécie alguma. Por extensão, costuma também abranger a inexistência de toda e qualquer realidade sobrenatural, como espíritos, alma, anjos, demônios e similares. Não faz nenhuma consideração a respeito de valores de outra ordem, como éticos, estéticos, econômicos, sociais, interpessoais, afetivos ou sejam quais forem. A inexistência de qualquer deus, de forma nenhuma, acarreta na inexistência de valores éticos, os quais fundamentam a moral a prescrever, permitir ou proibir as ações que ela o faz. Os valores éticos são puramente humanos, baseados no propósito de se alcançar uma convivência social aprazível, pacífica, fraterna, livre, segura, justa e assim por diante. Não tem nada a ver com prêmios ou castigos em alguma pretensa vida extra-corpórea de alguma entidade espiritual como uma alma, após a morte. Tais valores são plenamente admissíveis, válidos e desejáveis para a sociedade e para as pessoas, quer se considere ou não que existam deuses e realidades sobrenaturais. Portanto o niilismo é uma concepção totalmente equivocada e sem fundamento que não deve ser assumida não só para o bem da sociedade, como para o bem da própria pessoa. É preciso que fique muito bem esclarecida essa distinção para que muitos não pechem o ateísmo de características negativas que ele não possui. O ateísmo, pelo contrário, é positivo e benfazejo. Trata-se de uma concepção otimista e salutar, condizente com uma visão eudemonista da vida.

Salut Salon 29/09/2015


Salut Salon 29/09/2015


Salut Salon 29/09/2015


http://ask.fm/wolfedler/answer/131454405149 Então o comunismo é melhor que o socialismo? Eu achava que era ao contrário. 29/09/2015

Socialismo é uma concepção ampla que abrange várias vertentes. Mas o socialismo que prevaleceu foi o aquele que estatiza toda a economia e coloca-a sob a égide do estado em um governo tirânico e ditatorial. As ditaduras ditas de esquerda diferem das ditas de direita porque estas últimas admitem a iniciativa privada na economia. Mas pode haver socialismo não ditatorial, mas sempre caracterizado por uma muito grande interveniência do estado na economia, como dono mesmo de muitos meios de produção e de serviços e, como controlador do funcionamento daquilo de que não é dono. O verdadeiro comunismo (e não o que foi chamado de comunismo), por outro lado, minimiza o papel do estado ou até o abole, como no anarco-comunismo. E não possui imposição controladora sobre a economia. Mas eu não gosto de chamar o verdadeiro comunismo de comunismo para não ser confundido com o socialismo de estado soviético e seus congêneres. Prefiro chamá-lo de comunitarismo.

Eu queria te perguntar uma coisa. Então a maioria das pessoas são propensas a ter esquizofrenia? Porque a maioria já diz ter avistado um espírito. E digo, eu vi uma porta se mexer sozinha e não tinha vento. Isso me faz uma esquizofrênica em potencial? 29/09/2015

Não. Uma porta não se mexe sozinha e nem por ação de espíritos. Deve ter sido um vento imperceptível ou alguma outra vibração. Como você tem propensão a acreditar na existência de espíritos e que eles sejam capazes de aplicar força em objetos materiais, você ficou achando que poderia ser um e pode, até, ter ficado amedrontada. Mas isso não te qualifica como esquizofrênica. Na esquizofrenia a pessoa tem visões que lhe aparentam ser reais de outros seres que conversam com ela. Então, algumas, que também possuem a propensão de acreditar em espíritos, consideram que tiveram contato com eles. Outras que com extraterrestres, outras, ainda, com pessoas mesmo, vivas. Elas estão convictas de que as imagens visuais e sonoras que seu cérebro forma são provenientes de seus sentidos, mas não são. São produtos internos do cérebro. Esse, por exemplo, deve ter sido o caso de Teresa de Ávila, a santa espanhola que tinha êxtases místicos. Ou de São Francisco de Assis.

O que tu achas desta frase do Bill Gates: "Nunca faça bullying com um colega seu na infância, um dia ele pode ser seu chefe"? Uma ótima noite. 29/09/2015

Essa é uma razão muito mesquinha e interesseira para não se fazer bullying. Ora, não se pode fazer bullying porque é uma coisa errada de ser feita. É uma maldade e maldade não se faz. Não interessa se vai provocar prejuízo ou não no futuro. E, mesmo que venha a ser vantajoso, não é para ser feito.

Tudo que começa tem um fim? 29/09/2015

Não necessariamente. O Universo, por exemplo, pode não vir a ter um fim.

Por que o comunismo é tão mal visto por muitas pessoas? 29/09/2015

Porque elas o confundem com o socialismo de estado ditatorial e policialesco que vigorou na União Soviética, em seus satélites, em Cuba, na China, e outros lugares. Onde as pessoas eram privadas de liberdade para tudo, onde a máquina burocrática estatal decidia tudo e se locupletava sobre o trabalho dos proletários, pior do que a antiga aristocracia russa sobre os camponeses. Para muita gente, comunismo é isso. É perseguição religiosa, é confisco de bens, é separação de famílias, são campos de concentração com trabalhos forçados. Isso é algo, de fato, odioso e repugnante. Algo de meter muito medo. Algo a ser execrado e combatido com todas as forças. Mas comunismo não é nada disso. Comunismo é uma sociedade economicamente organizada de forma que os bens de produção e a produção não sejam de propriedade de poucos detentores do capital, enquanto o trabalho para produzir a riqueza é feito pelos trabalhadores assalariados. No comunismo os bens de produção, a produção, os bens de serviço e os serviços são de todos. Daí o nome. Pode haver estado e governo mas, havendo, eles são apenas coordenadores dos esforços e não patrões onipotentes de todos. No comunismo ninguém é empregado de ninguém. Todos são sócios. Não há salários. O bom é que nem haja dinheiro. Não há propriedade privada de tudo que puder ser compartilhado, como habitações, veículos de transporte, terras agricultáveis, indústrias, estabelecimentos comerciais e tudo que for de valor. Pode haver bens pessoais particulares, como roupas. Mas quase tudo é coletivo, como habitações, refeitórios, lavanderias, creches, escolas. O ideal é que o comunismo, que é um sistema econômico, seja conjugado com a anarquia , que é um sistema político em que não há governo. Uma beleza! Uma ordem perfeita e exemplar emanada do desejo coletivo e não imposta por ninguém. Sem crimes, sem guerras, sem fronteiras. Mas isso não pode ser implantado por revolução nenhuma. Tem que ser atingido espontaneamente por evolução. Tem que vir de dentro de cada um, com a modificação de sua cosmovisão para atitudes de colaboração em vez de competição. De solidariedade. Com a abolição da preguiça e da cobiça. Todos trabalhando de graça uns para os outros com todo o empenho para que o bem comum seja o maior possível. Não sei como uma pessoa poderia mal ver tal estado de coisas a não ser que seja uma pessoa mesquinha, egoísta, sovina, avarenta, gananciosa, imprestável, soberba, convencida e tudo de ruim.

Professor, que atitudes você desenvolve para melhorar o mundo diariamente ? 28/09/2015

Administrar o apoio pedagógico do Colégio onde trabalho para propiciar aos estudantes uma formação o mais completa possível em todos os sentidos;
Estudar para estar sempre aumentando meu cabedal de conhecimentos e de habilidades para ser capaz de atender as demandas estudantis e de demais pessoas;
Escrever, inclusive estas respostas do Ask, para divulgar princípios éticos e construtivos para a formação de um mundo melhor; inclusive pelo esclarecimento geral e pelo levantamento do véu da ignorância científica, filosófica e geral;
Compartilhar com minha mulher o trabalho de cuidado para com dez cães e dois gatos vira-latas que acolhemos, alimentamos, tratamos de damos todo o afeto;
Ajudar a muitas pessoas em diferentes necessidades, especialmente educacionais, ensinando e tirando dúvidas, mas também de saúde, vestuário, apoio logístico de transporte, alimentos e outras carências;
Difundir em conversas e discussões as idéias ateístas e anarquistas, conscientizando as pessoas para que mudem o modo de pensar e sejam mais colaboradoras, menos competitivas, mais solidárias e assim por diante.
Isso agora. Não estou considerando o que já fiz enquanto era professor. Os filhos e enteados que criei e ajudei a criar, não só os nutrindo e vestindo, mas os formando e instruindo, especialmente os vários milhares de alunos que passaram por minhas mãos, aos quais não só ensinei física e matemática, mas, principalmente, vida.

Por que quando há um bandido capitalista/que deve ser maioria esmagadora, não chamam de "Capitalista" mas quando há um bandido com ideias comunistas chamam ele não de "bandido" mas sim de "comunista"? Detesto essa difamação que hoje qualquer ditadura é dita como "Comunista" mesmo sem nenhuma caracte 28/09/2015

Acontece que as pessoas que controlam os meios de informação são capitalistas. Então uma notícia sobre um bandido que seja capitalista é dada como se referindo a um "bandido", para não associar a bandidagem ao capitalismo. Mas se houver uma ocorrência de bandidagem com um comunista, a imprensa o chama de "comunista", para que a bandidagem fique associada ao comunismo. Isso é a forma como a sociedade funciona. Mas nos lugares em que o regime seja comunista se faz a mesma coisa, só que de modo invertido. É muito difícil fazer jornalismo de forma completamente isenta de ideologia.

Qual é a sua opinião sobre o Espiritismo, Allan Kardec e Chico Xavier? 28/09/2015

Concepções completamente falsas. Espíritos não existem. Fenômenos mediúnicos não existem. Ou são encenações fraudulentas ou são transes de algum tipo de esquizofrenia.

Foi a sobrecarga da realidade quem levou alguém tão cético e dentro da realidade cruel humana como Nietzsche no caminho da loucura nos seus ultimos anos de vida? 28/09/2015

Não. Sua loucura foi um problema orgânico que lhe acometeu. Pensar demais não enlouquece.

''Pouca filosofia leva ao ateísmo, muita filosofia leva à crença em Deus.'' O que o senhor acha dessa frase? 28/09/2015

Completamente equivocada. O contrário é que é correto. "Pouca filosofia leva à crença em Deus. Muita filosofia leva ao ateísmo".

Ernesto, consegues ler mais de um livro mesmo estando lendo outro? As vezes me pego tão ansioso pra descobrir novas coisas, que me pego lendo várias coisas ao mesmo tempo, acha que isso prejudica e devo me focar em apenas um? 28/09/2015

Leio sempre uns três ou quatro livros em paralelo, dando uma média de um por semana. Mas levo um mês para ler cada um.

Alguma crianças já te chamou de "vovô"? Como lida com isso? 28/09/2015

Muitas, inclusive, meus netos. Acho perfeitamente normal. Minha neta mais velha já tem 17 anos.

Quais são os pré requisitos pra algo se tornar pseudo-ciência. Se eu não me engano, a própria psicanálise é considerada, não é?! 28/09/2015

Existe contradição em ser contra a redução da maioridade penal e a favor da criminalização da homofobia? 28/09/2015

Não, pois são temas distintos. Pode-se ser a favor de um ou de outro e contra a um ou ao outro de forma independente.

O que acha do filósofo Mario Sergio Cortella? 28/09/2015

Não gosto muito não. Acho ele meio simplificador de fatos, enquadrando complexidades em explicações simplistas. Pelo menos é a impressão que me passa. Mas ainda não li os seus livros para fazer uma apreciação mais criteriosa. Isso é do que eu assisto em seus vídeos. Um problema, para mim, é que ele é cristão. Não acho que filósofo possa ter religião. Senão não é filósofo. E ele segue uma orientação esquerdista socialista que não me agrada. Também sou esquerdista, mas não sou socialista. Mas aprecio algo do que ele diz, como em "Ética e Vergonha na Cara". De certa forma ele é o oposto do Olavo de Carvalho, que é uma besta quadrada. Só isso já é uma vantagem.

Você acredita que existem homens homossexuais pelo fato de eles terem uma figura masculina(pai) muito ausente na infância, ou por terem sido criados apenas por mulheres?? É que a maioria dos gays que conheço foram criados por mães e outros são mais apegados a mãe do que ao pai. 28/09/2015

sso não e uma questão de acreditar e sim de se verificar por meio de pesquisas e levantamentos bem extensos e criteriosos. Não conheço nenhum a respeito.

Olá Ernesto, gostaria de saber se você é hoje a favor ou contra algum ideal quando era jovem e vice versa. 28/09/2015

Quando jovem eu era católico e tinha o grande ideal de ser santo. Hoje eu sou ateu e não tenho mais esse ideal. Mas continuo com o ideal de ser sábio e virtuoso. Como eu tinha uma ideia errada do que era o comunismo, considerando que fosse o regime da União Soviética, de seus satélites do tempo da Guerra Fria, de Cuba e da China, eu era anti-comunista. Agora que eu sei que aquilo não era comunismo coisa nenhuma e que comunismo é algo totalmente diferente e muito bom, eu sou comunista. Mas não sou Marxista. No mais eu sempre fui a favor da globalização total, com a eliminação das fronteiras e a transformação do mundo em uma entidade política única. Sempre fui a favor da extinção do dinheiro. Antes, contudo, eu até achava que deveria haver alguma especie de governo democrático. Hoje sou a favor da inexistência do governo. Mas não assim, de repente. e sim por um processo evolutivo, ao longo de muitas gerações, isto é, vários séculos. Quanto aos relacionamentos amorosos, eu sempre achei que deveriam ser inteiramente livres e poderiam ser múltiplos, desde que com o consentimento de todos os envolvidos. Mas nunca vivi relacionamentos múltiplos.

Gostei do vosso perfil, Ernesto. 28/09/2015

Obrigado pela apreciação. Fico contente em saber.

Professor, você ainda tem alguma relação profissional com os alunos e professores do curso de Física da UFV? Recebe algum tipo de pedido para coorientação? 28/09/2015

Atualmente não tenho mais não. Apesar de eu ter deixado essa disponibilidade no Departamento de Física, como não tenho doutorado e os professores contratados depois já o têm, eles são priorizados nessas orientações. Mesmo em relação a palestras, seminários, comunicações ou outros eventos do tipo, que deixei o pedido para ser avisado, não o fazem. Não consigo entender porque, já que fui professor de grande parte dos atuais professores de lá, exatamente das disciplinas do final do bacharelado, numa época em que não havia outro professor para lecioná-las, exceto eu. Mas a maior parte do corpo docente atual do Departamento de Física da UFV não coexistiu comigo como colega, pois me aposentei em 1996, depois de 20 anos de atuação no Departamento de Física da UFV. Mas eu não me aposentei com 20 anos de serviço, pois já havia lecionado na EPCAR, na EAFB, na UFSJ e na UFJF. Mesmo durante os 10 anos que participei da administração da UFV em vários cargos, nunca deixei de lecionar umas duas disciplinas do bacharelado por semestre, especialmente Física Quântica e Teoria da Relatividade. Mas também lecionava, dependendo do semestre, Métodos Matemáticos da Física, Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Física Estística e outras.

Professor, você já teve algum desanimo a estudar filosofia, matemática e afins? 28/09/2015

Não. Esse tipo de assunto me fascina e eu sempre estudei com muito gosto. Claro que, muitas vezes, tive que interromper pelo cansaço, mas não pelo desânimo. Inclusive porque, justamente, dificuldades me trazem um grande prazer. Adoro enfrentar algum estudo sobre algo que não esteja conseguindo entender facilmente para que venha a dominar com muito esforço.

Imagina que sou ateu, porém me apaixonei por uma moça evangélica, e falamos muito sobre Deus, e ela é uma excelente moça, só estou com medo de falar que sou ateu, e eu vou a igreja com ela, mas será possível um ateu virar crente de novo? Pelo menos agora o que meu coração quer! 28/09/2015

Claro que um ateu pode se tornar crente como um crente pode se tornar ateu. O que eu temo é que, sua conversão à fé não seja sincera, mas provocada por sua paixão pela moça. Se você, no fundo mesmo, continuar ateu e só fingir que seja crente, você estará enganando sua amada e isso não é nada bom. Se você, realmente, acha que o aceite dela dependerá de sua crença, torne-se crente, mas torne-se crente mesmo, convicto.

A arte é subjetiva? 28/09/2015

Estou entendendo que o que você está querendo saber é se considerar que alguma obra seja arte ou não seja, venha a ser um conceito subjetivo ou não. A resposta é não. Mesmo que alguma obra não possua algum aspecto que agrade a alguma pessoa, se ela foi produzida com a intenção de ser uma obra de arte ela é uma obra de arte. Uma obra de arte é algo passível de ser apreciado pelos sentidos e que tenha sido feito com o propósito de provocar, com essa apreciação, uma emoção dita "estética", ou seja calcada apenas em suas características formais (plásticas, sonoras, cinestésicas, odoríficas, gustativas, táteis, térmicas ou outras), independente de outra função utilitária que possa, também, ter. Note que faz parte da essência da obra de arte a sua intencionalidade artística, mesmo que ela também se preste a outros propósitos utilitários. Algo que tenha sido produzido sem intencionalidade artística mas que provoque uma reação emotiva estética, por extensão, muitas vezes também é chamado de uma "obra de arte", mas, propriamente, não o é. Isso se aplica, inclusive, a uma obra da natureza. Uma bela paisagem costuma ser dita uma "obra de arte", mas não é. Um quadro pintado por um macaco, pode, até, passar por uma obra de arte e ser vendido como tal, mas não é. Em resumo, ser ou não ser arte não é um critério subjetivo. Mas ser ou não ser uma obra agradável, é subjetivo. Outra coisa que tem que ficar claro é que o valor estético de uma obra de arte não é, necessariamente, associado a sua beleza. Uma obra de grande valor artístico pode ser feia. Nem, também, está associado a qualquer mensagem de outra natureza que a obra pretenda comunicar. Um cartaz de propaganda nazista pode ser uma excelente obra de arte.

POR UM BRASIL BRANCO E CRISTÃO 28/09/2015

Por um mundo interracial e sem religião. Um mundo em que não existam nacionalidades nem fronteiras. Onde não haja guerra nem crimes. Um mundo em que todos se amem e vivam fraternalmente, miscigenando todas as raças e confraternizando todas as crenças religiosas, sem que haja religião nenhuma. Um mundo em que não haja pobres nem ricos. Em que não haja Brasil, nem Cuba, nem Estados Unidos, nem Rússia, nem China, nem Sérvia, nem Israel, nem Palestina. Que sejamos todos apenas terráqueos e não nos rotulem com o nome de nenhuma religião.

VOCÊ, HOMEM BRANCO DE RAÇA ARIANA, DEVERIA SER CRISTÃO E SER CONTRA NEGROS, JUDEUS, FEMINISTAS, GAYS, COMUNISTAS... ACORDA, ERNESTO! 28/09/2015

Não vejo a menor razão por que. Para começar ser ariano não é ser melhor do que ser de qualquer outra raça. Ser cristão não é mais correto do que ser de qualquer outra religião. Aliás, os arianos originais não eram cristãos. Uns eram hinduístas, outros zoroastristas. Ser contra negros, judeus, asiáticos, árabes, polinésios, indígenas ou seja que tipo de pessoa de outra raça for, revela, não só uma mentalidade mesquinha, mas, também, extrema burrice. Quanto a ser contra feministas, comunistas, anarquistas, ateus e pessoas assim, não posso ser de modo nenhum, pois eu sou um deles, com plena convicção e muito orgulho de ser o defensor dos valores mais elevados que a humanidade pode conceber. E ser contra gays é outra posição mesquinha e burra, reveladora de uma pessoa de mentalidade tacanha, isto é, um boçal. Da mesma forma que ser contra o poliamor. Sou assim, justamente porque estou bem acordado e plenamente consciente da missão que a mim mesmo me impus de erradicar, exatamente, todas esses posicionamentos equivocados do mundo que você defende, a fim de construir uma sociedade livre, franca, harmônica, próspera, aprazível, justa, igualitária, fraterna, benigna, solidária. Uma sociedade em que o mundo inteiro se irmane e todas as pessoas sejam felizes por existirem. Para isso tenho que, inclusive, execrar o tipo de pensamento que você tem e alertar a todos para tomarem cuidado com essas idéias nocivas que você propaga.

Olá, hoje na minha faculdade fizemos teste de Q.I como uma das atividades, porem uma aluna que não tira notas boas nas provas obeteve Qi de "141" que foi o maior da sala. Como pode ocorrer isso sendo que eu sempre tiro notas melhores? 28/09/2015

Claro que pode ocorrer. Inteligência não é conhecimento. Uma pessoa analfabeta e inculta pode ser muito mais inteligente do que outra com pós-doutorado em física de partículas elementares, que é um dos assuntos mais difíceis que se tem para estudar. Quem tira ótimas notas, certamente tem que ter uma inteligência razoável, mas o fator determinante é o domínio de conhecimentos e habilidades em usá-los. Isso é o resultado de um trabalho desenvolvido, no qual se exercita, sem dúvida, a inteligência. Mas quem não se dedica a esse trabalho não terá esse domínio, que acarreta as boas notas. Nem por isso seria menos inteligente. Note que inteligência é uma potencialidade mental e não um índice de conhecimentos de domínio de habilidades. Claro que quem tenha inteligência mais elevada, se tiver disposição e pertinácia para se dedicar a estudar e a produzir trabalhos advindos desse estudo, terá muito mais chance de se revelar uma pessoa de elevado domínio do conhecimento em tela. Outra coisa que tem que ficar bem clara é que inteligência também não é criatividade. A criatividade requer inteligência mas a inteligência não implica, necessariamente na criatividade. A inteligência revela a capacidade de aquisição de conhecimentos e do seu uso eficiente e eficaz, ou seja, de solucionar problemas com facilidade e acerto. Mas não necessariamente conduz à capacidade de criar, que não é só um saber, mas é um fazer, especialmente um inventar, ou seja, fazer o que nunca foi feito.

Qual sua posição sobre a ética das Virtudes relacionada a Sócrates, Platão e Aristóteles, interligada com a politica de drogas? 28/09/2015

Para dar uma resposta fundamentada eu teria que proceder a uma pesquisa ampla e profunda, para o que, infelizmente, não disponho de tempo.

Acha que no mundo da física tem muita a se descobrir ainda ou tudo já foi? 28/09/2015

Tem muito mais a se descobrir do que já foi descoberto até hoje, sem a menor sombra de dúvida. Ainda não se achou explicação nem para um décimo dos fenômenos que se conhece. Sem contar a quantidade inimaginável de fenômenos que ainda nem se sabe que existem. A ciência ainda pode progredir por centenas de milhares de anos e, mesmo assim, ainda duvido que se saberá tudo a respeito de tudo.

Ernesto, é preferível, a fim de estimular o pensar, dar respostas prontas ou indicar os caminhos para se chegar a não necessariamente uma resposta, mas um entendimento maior sobre o assunto? O que você acha da idolatria 28/09/2015

É sempre preferível orientar sobre o caminho a seguir para obter a resposta do que dar a resposta pronta. Porque descobrindo por conta própria é que se aprende. Idolatria não tem a menor razão de ser, seja em relação a que for. Nada existe que possa ser merecedor de alguma adoração. Talvez Deus, se existisse.

pergunta sobre astrologia e seus exageros: http://freetexthost.com/2hz6llaf4o 28/09/2015

Astrologia é a maior baboseira. Não significa nada e acreditar em suas proposições é uma tremenda ignorância. É preciso esclarecer as pessoas sobre tamanha idiotice. Com educação e argumentos convincentes. Não é possível que pessoas educadas e instruídas possam acreditar nisso. Ainda mais agir como as pessoas que você mencionou no texto. As escolas, em suas aulas de ciências têm a obrigação de destruir essas crenças infundadas bem como toda e qualquer superstição. Faz parte do processo educativo erradicar as pseudo-ciências, como a astrologia e outras. Isso é uma obrigação ética.

Viu a Lua?

Sim. Magnífica.

Ernesto, desculpe a sinceridade. Mas você já viu se a tua esposa e teus filhos são a favor disto? Eu sei que o dinheiro é teu e faz o que bem quiser. Mas acho que eu se eu tivesse filhos, eu deixaria uma parte pra eles. Isso é conscientização. 28/09/2015

Mas eu já dei para minhas esposas e meus filhos tudo o que eu tinha. Vendi minha casa e dei metade para cada uma das esposas. A meus filhos eu, não só dei toda a criação e a educação, como também paguei o aluguel da casa deles por muito tempo, mobiliei a casa deles no começo, além do grande tempo que eles moraram comigo, já casados e com filhos. Houve época em que treze pessoas viviam por conta do salário meu e de minha segunda mulher. E essas pessoas moravam em quatro casas e tinham três carros, além dos mais de dez cachorros e três gatos que a gente cuidava. Por outro lado eu sou totalmente contra a instituição da herança. É a primeira coisa que tem que acabar para se estabelecer o comunismo e a anarquia. Além disso, atualmente, eu custeio parte das despesas da casa em que moro com minha segunda mulher e ela outra parte. Como é normal que seja. Apesar da casa ser dela, metade de sua área construída foi feita por mim. Não vejo problema ético nenhum em não ter nada para deixar de herança para ninguém. E como sou funcionário público aposentado, vou deixar pensão para minhas duas mulheres: a atual e a anterior, à qual já pago pensão alimentícia. Nem meus filhos, nem minhas mulheres, nem minhas enteadas e meu enteado querem a minha biblioteca. Vou doá-la para o povo.

Quanto de dinheiro tu tens no banco? 27/09/2015

Nenhum. Estou usando o cheque especial e já cheguei ao fundo do meu saldo negativo.

Professor, to fazendo um trabalho sobre decaimento radioativo do carbono. Porem acho varios valores diferentes para a meia vida na internet, geralmente entre 5500 5730 anos. Onde posso encontrar o valor verdadeiro? 27/09/2016

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails