sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O que você pensa sobre Marx e suas publicações?‎

Concordo em parte, discordo em parte. Concordo com seu ideal de uma sociedade sem patrões e nem empregados, em que nada seja de ninguém e tudo seja de todos. Concordo com o ideal comunista. Mas discordo da via socialista para o atingimento do comunismo. Discordo da ditadura do proletariado e discordo da revolução como forma de acabar com o capitalismo. Também discordo de Bakunin ao pretender abolir o estado e o governo por meio de uma revolução. Sua obra "O Capital", faz uma fenomenal análise de economia mas, em minha opinião, míope. Ele não conseguiu se desvencilhar do contexto em que estava inserido. Como também o Augusto Comte. Por outro lado, sua concepção de dialética e de materialismo histórico, bem como da primazia da economia como motor social não resistem a uma análise mais profunda. De qualquer modo, suas idéias e a influência que tiveram e ainda têm foram muito boas para dar um basta ao capitalismo desenfreado que estava vigorando e levantar todas as questões dos direitos dos trabalhadores. Mesmo que a experiência da União Soviética não tenha dado certo, ela sacudiu as certezas capitalistas. O que deu errado não foi o fato de ser comunista mas, exatamente por não ser comunista.

Se Deus for onipresente, ele estará no inferno também?‎

"Se", houver Deus, "se" houver inferno e "se" Deus for onipresente, então ele estará no Inferno também. Todavia, nem Deus nem inferno existem.

Como você era no colégio? Digo, no sentido de comportamento.

Sempre fui muito bem comportado. Não fazia bagunça nenhuma. Não ficava conversando. Prestava muita atenção nas aulas e entendia logo tudo. Participava ativamente das aulas, inclusive, muitas vezes, contestando os professores. Era o que chamavam de "caxias" ou "CDF", atualmente chamado de "nerd". Mas sem os estereótipos associados, pois era uma pessoa comunicativa e tinha muitos amigos e amigas. Não era nem um pouco tímido, apesar de um pouco introvertido. Como eu sempre entendia tudo com muita facilidade, ficava aborrecido porque os professores perdiam muito tempo para explicar o que eu já tinha entendido para quem não entendera. Então ficava desenhando. Meus cadernos eram cheios de desenhos, especialmente de carros, aviões, trens, navios, tratores e mecanismos. Também desenhava histórias em quadrinhos. Algumas vezes os professores me admoestavam por não estar prestando atenção na aula. Mas como eu respondia certo tudo o que me perguntavam, não podiam reclamar. É que, quando um professor começava a dar uma matéria, eu já ia lendo pelo livro e chegava no fim muito antes da explicação dele.

O que você acha das variações de Goldberg?‎

Fantástica. Aprecio muito. Como as variações Diabelli, de Beethoven e o quarto movimento da quarta sinfonia de Brahms.

Professor, a Abiogênese e a Biogênese são hipóteses ou teorias?‎

São hipóteses. Ainda não existe nenhuma teoria a respeito do surgimento da vida neste planeta, como é o caso da Teoria da Evolução que explica como as espécies surgem a partir de outras anteriores. Mas ela não explica como a vida surgiu ou poderá surgir a partir da matéria inanimada. As hipóteses propostas ainda carecem de confirmação, como a de Oparin-Haldane e outras.

Em uma resposta sobre fé e crença o senhor disse que não se deve ter fé em nada, pois fé significa crença sem fundamento. A sua convicção de que o mundo um dia será anarco-comunista é uma crença ou fé ?‎

Não é uma fé e nem uma convicção. É uma crença que possui uma base histórica na evolução social da humanidade nos últimos milênios, em que se observa a progressiva marcha no sentido liberalizante, democratizante e distributivista, que são passos no caminho da anarquia e do comunismo.

Ernesto, pode me recomendar alguns livros de divulgação em tópicos avançados da física, como relatividade e física quântica? Já li o "Uma breve história do tempo", mas não entendi muita coisa.‎

The Physics Book - Clifford Pickover
Convite à Física - Yoav Ben-Dov
For the Love of Physics - Walter Lewin
Física em 12 Lições - Richard Feynman
Gigantes da Física - Richard Brennan
Teorias de Tudo - John D. Barrow
Sobre as Leis da Física - Richard Feynman
Alice no País do Quantum - Robert Gilmore
O Mágico dos Quarks - Robert Gilmore
ABC da Relatividade - Bertrand Russell
A Cebola Cósmica - Frank Close
O Universo Elegante - Brian Greene
Chaos - Leonard Smith
Cosmology - Peter Coles
Relativity - Russell Stannard
Particle Physics - Frank Close
Quantum Physics - Alastair I. M. Rae
Particle Physics - Brian Martin

Professor, que a Terra e outros corpos materiais de grande massa geram campos gravitacionais não tenho dúvidas. Mas qual o motivo?‎

Não se sabe. Isso é um comportamento intrínseco da natureza. Do mesmo modo que não se sabe porque cargas elétricas criam campo elétrico. Em verdade campo gravitacional é uma forma de se descrever o fenômeno de que as massas e a energia promovem o encurvamento do espaço-tempo de modo que as trajetórias inerciais nesse espaço-tempo encurvado correspondem ao movimento sob um campo gravitacional na consideração de que o espaço-tempo seja plano. Mas não se sabe, também, porque massa e energia encurvam o espaço-tempo. Da mesma forma que momento angular o torce.

Deixa ver se entendi, para que o anarco-comunismo sejá atingido é necessário que cada um dos individuos aqui na terra o aceitem, certo? Só que temos bilhões de pessoas no mundo, temos muita gente, achas mesmo que não vai ter pelo menos uma dessas bilhões de pessoas que não vai aceitar o dito cujo?

Até que o mundo se torne anarco-comunista sua população já deve ter dobrado. E é possível sim, que todos, sem exceção concordem com ele. Porque não é nada que seja estabelecido e regulamentado. É uma atitude que se vai tomando por convicção e vai se vendo que é muito melhor. É a generosidade, é a solidariedade, é o compartilhamento, é a abnegação, é o altruísmo, é a diligência, é a responsabilidade, é o compromisso, é a bondade, é a justiça, é a honestidade, em suma, é a virtude em todo o seu potencial. Isso se consegue por meio da educação ao longo de várias gerações. A sociedade não vai abolir o governo por decreto. Ele vai deixar de existir por falta de necessidade. Não vai extinguir as prisões. Elas vão desaparecer por falta de clientela. Os cursos de direito vão fechar porque ninguém vai pretender ser advogado, já que não haverá demandas por eles quando ninguém fizer nada errado. Com o tempo e a educação isso vai acontecer. Nada de crimes, nada de desonestidades. É um processo longo, muito longo. Mas temos que começar agora, em nossas escolas. Para que as crianças admoestem seus pais se não forem benignos, se não forem honestos, se não forem generosos, se não forem diligentes. Isso é que vai consertar o mundo. Temos que divulgar. Mas é preciso, também, coibir os espertalhões, os aproveitadores da generosidade dos outros, os tapeadores, os fingidos, os gananciosos, os preguiçosos, os malvados. Esses têm que ser denunciados e punidos pelos bons. A fraqueza dos bons é que deixa os maus prosperarem. Não se pode dar chance aos maus. Mas não se pode usar os mesmos meios dos maus. Os fins jamais justificam os meios. Os meios têm que ser honestos e legítimos para combater o mal.

Ernesto, estudar é só escrever?

Não, absolutamente. Antes de tudo, estudar é ler e ler de forma interativa com o texto. Lendo e refletindo sobre o que se está lendo. Buscando contestar, para bem entender. Dependendo do caso, estudar também é experimentar, é fazer, é construir. Mas não dispensa o escrever e o falar, como se estivesse ensinando o que se quer aprender. Isso é que faz a maior diferença. A melhor maneira de aprender é ensinar. Porque quem estuda sem o compromisso de ensinar, pode desistir de algo que esteja tendo grande dificuldade de aprender. E quem vai ensinar não pode se dar a esse luxo. Tem que saber de qualquer jeito. Para escrever um livro ou apostila sobre algo é preciso dominar o conteúdo muito além do que se vai escrever, dar uma aula ou fazer uma palestra.

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