terça-feira, 4 de junho de 2019

já que pode haver matéria escura aqui no sistema solar, mas não há interação gravitacional com ela (nada foi observado), para que haja efeitos gravitacionais da matéria escura nas galáxias e aglomerados, precisa haver regiões com alta densidade de matéria escura, uma vez que sua massa parece ser peq

A questão é que a densidade de matéria escura é muito baixa e, no volume ocupado pelo Sistema Solar, seu montante é muito reduzido para causar efeito gravitacional observável. Todavia, no volume todo da galáxia, seu montante já é maior do que a massa luminosa dela e, portanto, provoca efeito perceptível, como a modificação das velocidades orbitais galácticas em relação ao previsto considerando apenas a matéria luminosa. Mesmo com densidade baixa, a massa total é muito grande. Mas dentro do Sistema Solar é pequena.
https://en.wikipedia.org/wiki/Dark_matter
https://www.forbes.com/sites/jillianscudder/2017/02/28/how-dense-is-dark-matter/#747802bb62cb
http://cdms.berkeley.edu/Education/DMpages/FAQ/question36.html
https://arxiv.org/pdf/1404.1938.pdf

Professor, você acha que pessoas que representam um alto risco à sociedade devem ser sentenciadas à morte? Por quê?

Claro que não! Sou totalmente contra a pena de morte. Matar é errado, seja como for, exceto em legítima defesa, na hora e não previamente. Pessoas nocivas têm que receber prisão perpétua com trabalhos forçados para manter seu sustento e contribuir para o bem da sociedade.

Gosto muito de estudar, mas fico preocupado com emprego. Vejo muitos problemas na faculdade, como arrogância, necessidade de publicar muito.. Me questiono se trabalhar na academia é realmente condição para vida intelectual. É possível se dedicar ao estudo mesmo trabalhando fora do mundo acadêmico?

Claro que sim. Só que, se se tiver que fazer algo diferente para se obter rendimento, o tempo para estudar será menor. Na academia se ganha para estudar, pesquisar e lecionar. Essa é a vantagem. Inclusive porque ensinar é a melhor maneira de aprender. Arrogância é uma atitude mesquinha, que não se precisa ter, em absoluto. E, em relação aos arrogantes, é só lhes devotar o merecido desdém. Quanto a publicar, isso é uma consequência natural do trabalho de pesquisa. Não é preciso esquentar a cabeça. Flui naturalmente. O que não se pode é fazer número de publicações com trabalhos sem valor. Isso não é honesto.

O que você acha dessa frase? "A liberdade dos ricos deve vir acima de tudo, pois eles são cidadãos assim com nós e um dia também poderemos ser ricos."

Totalmente idiota. A liberdade tem que ser igual para todo mundo, tanto ricos quanto pobres. Todos são cidadãos mesmo, mas os ricos não podem usufruir privilégios legais por serem ricos. Por outro lado, há valores maiores do que a liberdade, como a justiça e a verdade. Quem não contrariá-los tem que ser privado da liberdade.

gênio não é só quem tem qi acima de 160, mas quem tem esse qi e usa toda a sua capacidade intelectual para contribuir produtivamente em algo. está certo? essa é a definição do?e geni

Não concordo. Realmente não basta ter um alto quociente de inteligência. Tem que ter criatividade e criar. Mas não é preciso que o que se crie seja uma contribuição benéfica para o mundo. Pode ser algo totalmente inútil que, nem por isso, significa que não seja genial. Lobatchevsky inventou uma geometria genial que não serve para nada. Os pesquisadores da proposta de "Teoria das Cordas" são geniais, mas ela, até o momento, não mostrou que corresponde a nada do mundo real. Às vezes, até, um gênio pode não criar nada, mas ser, por exemplo, um campeão de Xadrez.

Ernesto, você gosta de filmes? Clube da Luta, Matrix, Avatar, Dead poets society, Into the Wild e etc? Quais são os melhores filmes que já assistiu?

Gosto, mas, ultimamente, não tenho visto muito. Não gostei de Matrix e nem de Avatar e nem de Clube da Luta. Gostei da Sociedade dos Poetas Mortos. Não vi Natureza Selvagem. Dos de luta, gostei do Reino Proibido. Gosto mais dos clássicos da era de ouro de Hollywood, como Alta Sociedade, My Fair Lady e outros do tipo.

Conheço uma pessoa que era muito religiosa, e, certo dia, uma madeira pesada caiu em cima da cabeça dela. Meses depois, ela se declarou ateia. Será que essa pancada na cabeça fez com que a pessoa mudasse de ideia sobre a sua crença? Isso é possível?

Pode. O abalo cerebral pode ter destruído e promovido conexões neuronais antes não existentes e, com isso, mudado o critério de julgamento sobre a realidade. Então a pessoa pode concluir muita coisa que antes não concluía. Isso também acontece com quem retira tumores ou leva tiros na cabeça e não morre. Um caso notável é o do Phineas Cage. Investigue.
https://en.wikipedia.org/wiki/Phineas_Gage

Quero filosofar de verdade, o que devo fazer?

Se aprofundar no estudo da realidade e levantar questionamentos sobre tudo o que está estabelecido. Daí refletir, buscar opiniões a respeito dos vários lados de cada questão, chegar a sua conclusão e, então, desenvolver argumentos para defendê-la. Pode ser que, nessa etapa, até mude o modo de pensar. Filosofar é isso. Todavia também é válido, entrementes, se dedicar a estudar os temas que os filósofos se dedicaram a refletir, em um compêndio de Filosofia e, depois, ler o que eles mesmos disseram a respeito. Mas não acate de imediato nenhum. Primeiro leia argumentos que defendam posições diferentes, para tirar sua própria conclusão. É essencial, para ser filósofo, ser um livre pensador, isto é, não ter posição prévia definida a respeito de nada e, além disso, ser cético, isto é, sempre questionar e duvidar de tudo, não para ficar sem posicionamento, mas para avaliar os prós e contras de cada um, a fim de se decidir. Tudo pode ser questionado. Tudo mesmo. Nada é sagrado. Nada mesmo. Até o valor da verdade ou da bondade, mesmo que eu, em particular, os considere o que de mais valioso existe.

Eu que não te acompanho muito ou você nunca citou Saint-Saëns aqui?

Não me lembro se já citei ou não, pois há muitos compositores. Gosto de Saint-Saëns, de quem tenho muitas composições gravadas e ouço até mais do que a média dos outros. Agora, por exemplo, estou ouvindo Fauré, outro francês. Vario muito os compositores que ouço e sempre pesquiso por alguns pouco conhecidos.

E se uma pessoa na vida sofreu mais do que foi feliz? Podemos concluir que a vida dela não teve sentido?

Claro que não. O sentido que a vida tem não tem nada a ver com o fato de ter sido feliz ou infeliz. Uma pessoa pode ter levado uma vida totalmente feliz e completamente sem sentido e outra levado uma vida completamente infeliz e totalmente plena de sentido. O sentido se liga ao fato daquela vida ter feito diferença para o bem do mundo comparada a se não tivesse havido.

Como faz para organizar sua biblioteca e a da sua escola?

Não sou eu que organizo a Biblioteca de minha escola. Quanto à minha, agrupo os livros por assunto nas prateleiras. Faço um cadastro no Excel com as informações. Todavia não tenho tido tempo de atualizar. Além do mais, já tenho mais livros do que cabem nas estantes. Já estão em duas camadas, uma atrás da outra e muitos estão fora delas. Tenho uns cento e vinte metros corridos de prateleiras, mas precisava ter o dobro, com os que tenho por enquanto. Ou seja, umas trinta estantes de um metro de largura com sete prateleira e só tenho metade disso. Como estou sempre adquirindo, na base de um ou dois por semana, brevemente isso já será pouco.

Você se considera uma pessoa fria e calculista?

De modo nenhum. Muito pelo contrário. Sou uma pessoa extremamente emotiva, intuitiva e sensível. Isso, contudo, não me impede de ser lógico e racional. Mas a última palavra sempre é da emoção e não da razão. Do mesmo modo que sou uma pessoa tanto introspectiva quanto extrospectiva. Tanto justa quanto generosa. Tanto científica quanto artística, bem como filosófica. Sou muito paciente, muito calmo e muito perseverante e persistente. Às vezes, contudo, perco a paciência ou desisto de algo. Mas custa. Tenho 49 paciências e 49 insistências. Sou alegre e sou sério, mas não casmurro. O que eu não sou é esportivo. Meu estilo é bem clássico. Não uso tênis, não uso camisa de malha sem gola e com escrito ou desenho. Não uso camisa para fora da calça. Gosto de usar gravata e paletó, mesmo que não seja preciso. Não falo gíria nem palavrão. Não chamo ninguém pelo apelido. Mas não sou chato. Até digo piadas. Claro que daquelas bem sutis e refinadas. Não sou irônico. Não sou sarcástico. Não digo indiretas. Sou franco e direto. Não dou nada a entender: digo positivamente tudo de modo esclarecido e indubitável. Não dou desculpas por nada. Digo a verdade. Não fiz porque não quis. Não fui porque não quis. Acho que todo mundo deveria ser assim. Franco, mas educado.

Viver é sofre?

Claro que não. O que acontece é que, ao longo da vida, se passa por alegrias e por sofrimentos. A maior parte do tempo, contudo, não é alegre nem triste, é neutra. Diferentes pessoas, contudo, podem ter mais sofrimento do que alegria ou mais alegria do que sofrimento. Depende de muitos fatores, a maior parte dos quais, inteiramente fortuitos.

Haveria livre comércio de armas de fogo no anarcocomunismo?

No anarco-comunismo, sendo como é uma situação de elevadíssima civilização da humanidade, simplesmente as armas seriam usadas apenas para defesa contra feras e não contra pessoas, pois nenhuma pessoa jamais seria nociva a nenhuma outra. Da mesma forma que a morte de animais por esporte seria algo totalmente inexistente, do mesmo modo que a pecuária. Além disso, não há comércio e sim produção e doação. Nos entrepostos de distribuição de produtos, certamente haverá armas para quem quiser pegar e usar, sem comprar. Depois é só devolver ao depósito. Isso é válido para qualquer produto. As pessoas não possuem nada. Tudo é coletivo (inclusive maridos e mulheres).

Você acredita que existe algo como "feitos um para o outro" ?

Não. Para cada pessoa há um grande número de outras que poderiam formar com ela um par muito bem ajustado, em termos de preferências, concepções, expectativas, interesses, bem como nutrirem, entre si, forte atração romântica e erótica. A questão é coincidir de encontrar alguém assim. Muitas vezes se encontre alguém com vários pontos em comum, mas não todos. Depois se encontra outra pessoa que tenha mais pontos em comum ainda. Então se apaixona por esta, mas não se deixou de amar a primeira. Ter que fazer a escolha entre elas é uma tortura. Por isso é que as pessoas e a sociedade teriam que admitir, com toda a naturalidade, a possibilidade da pluralidade amorosa consentida. Isso traria uma imensa melhoria no nível de felicidade do mundo.

no princípio da incerteza, se uma grandezae tem precisão infinita na medida, a outra tende a zero. mas a que tem precisão infinita como pode ser mais precisa? o produto da variação do momentum e posição, a variação do momentum tendendo a infinito implicaria em mais precisão, não seria ao contrário?

Precisão maior significa menor desvio dos valores em relação à média. Nas grandezas conjugadas, como a posição e o momentum, o produto de suas incertezas, isto é, da média dos desvios em relação à média, sempre é maior ou igual à constante de Planck dividida por quatro pís. Então, se alguma tiver incerteza nula (precisão infinita) a outra terá incerteza infinita (precisão nula).

Professor, porque não devo me matar? Escreva uma mensagem antisuicídio, me convença!

Porque a vida é uma preciosidade ímpar. Algo extremamente improvável de acontecer. Se se é um ser vivo, é-se uma ocorrência raríssima no Universo. Assim é preciso aproveitar esse fato e fruí-lo com o máximo de ardor. Se atribulações advirem, que se as releve face a imensa importância da vida em si mesma. E, uma vez estando vivo, que se busque fazer da vida algo de grande significado. Esse significado é dado pelo que cada pessoa seja capaz de contribuir para o bem do mundo, da sociedade, da natureza. A felicidade será alcançada se, ao invés de buscá-la, levá-la aos outros.

Em Física, o que significa "simetria"? E simetria nas leis da Física é o mesmo que isotropia?

Em Física, simetria significa que o resultado de uma lei não muda se se considerar o simétrico das grandezas envolvidas, como, por exemplo, inverter o sentido do deslocamento, da rotação ou da passagem do tempo. Para cada simetria existe uma lei de conservação. A simetria dos deslocamentos implica na conservação do momento linear, a simetria das rotações implica na conservação do momento angular, a simetria da passagem do tempo implica na conservação da Energia Mecânica. Isotropia, por outro lado, significa que o aspecto de algo é o mesmo com respeito a qualquer direção que se considere. Nesse caso isso equivale à simetria das rotações, mas não a outras. Inclusive essa simetria poderia ocorrer em relação a algum ponto e não a outros. Se ela ocorrer em relação a qualquer ponto, então implicará, também, na simetria das translações, havendo isotropia e homogeneidade. Com a simetria temporal, haverá, também, a constância.

Tudo que os governos dizem é verdade? Digo as declarações oficiais de uma grande potência ocidental não podem ser mentiras e quem não crê é conspiracionistas? Muitas declarações de países ocidentais é negada por países africanos e organizações como o Estado Islâmico.

Claro que não. Os governos mentem, mas também dizem a verdade. Difícil é saber quando é verdade, quando é mentira. Do mesmo modo que os países africanos e o Estado Islâmico. Bem como Israel e os Palestinos. A política e a diplomacia são um campo fértil para mentiras. Mas também para verdades.

O que achas do Natal: adoras ou odeias?

Nem adoro nem odeio. Como não sou cristão, não vejo razão para se comemorar o nascimento de Jesus como algo excepcional. Todavia acho bom que as pessoas se confraternizem e entre si, suscitem disposições de generosidade, paz, concórdia e esse tipo de coisa. Mas isso poderia se dar, apenas, no ano-novo. O que não gosto é de ver a orgia de gastos com presentes, com comilanças exageradas, enquanto muita gente não tem nada e passa fome. Toda essa despesa, se se quer comemorar o nascimento de alguém que teria pregado a bondade no mundo, poderia ser canalizada para projetos de se acabar com a pobreza, inclusive diminuindo a riqueza de quem é muito rico.

MUITO obrigado pela resposta, mestre. Toda vez quando eu digo a algum cristão que creio no big bang Como o início de tudo, eles dizem "mas oq existia antes do Big Bang?" "nada surge do nada"

Acontece que o Universo não surgiu "do nada" e sim "de nada", o que é muito diferente, pois "o nada" seria algo e "nada" não é nada. Mesmo quem considera que o Universo tenha sido uma criação divina, tem que admitir que tal criador tenha feito tudo o que existe a partir de nada, pois, se houvera algo, isso já seria o Universo. A não ser que se considere que o Universo seja uma transformação do próprio Deus, que, então, não seria uma entidade transcendente, isto é, fora do Universo e sim, imanente, isto é, integrada a ele. Ou o Universo seria parte de Deus e não ele todo. Considerar que o Universo seja uma criatura, só é possível se se admitir que tal criatura tenha sido criada sem ter de que ser proveniente. Portanto não é verdade, que na concepção criacionista quer não, que "nada venha de nada". Vem sim! A única possibilidade de não vir é a de que o Universo tenha sempre existido.

O Big Crunch e Big Rip são possíveis?

Sim, mas os dados observacionais atuais indicam que o destino do Universo será o Big Rip e não o Big Crunch. Isso, contudo, pode mudar, em razão de novas informações a se obter.

por que é difícil achar pessoas com um bom raciocínio lógico

Isso depende de dois fatores. O primeiro é a inteligência lógica com que a pessoa já nasce. E, para se ter um bom raciocínio mesmo, ela precisa ser, digamos, acima de 120, o que já coloca a pessoa dentro dos 5% a 6% mais inteligentes da humanidade. O segundo fator é o treinamento lógico ao longo da vida escolar, que, principalmente, se faz por meio da matemática, especialmente na demonstração de teoremas, o que é deixado de lado por muitos professores. Outro fator é a curiosidade, ou seja, o desejo de saber e de aprender. Geralmente, isso vem associado à inteligência. Pessoas pouco inteligentes não gostam de aprender muita coisa, porque dá muito trabalho mental. É possível aprimorar a inteligência, mas isso requer muito empenho, disposição e nenhuma preguiça. Porque não é fácil mesmo. Não há como ficar mais inteligente facilmente. Só com bastante esforço, ao longo de anos a fio. Quem já é inteligente, vai ficando cada vez mais, porque não tem dificuldade em enfrentar os desafios cognitivos. Quanto mais se é inteligente, mais facilmente se fica mais inteligente ainda. E o começo está na mais tenra infância (antes dos dois anos de idade). São os estímulos propiciados pelos cuidadores que fazem com que o grande número de conexões neurais do recém-nascido não seja perdido por desuso.

A alma existe?

Não! A mente é uma ocorrência resultante da anatomia e fisiologia do cérebro. Portanto cessa de existir com a morte do organismo. Espíritos não existem.

domingo, 2 de junho de 2019

O que pensa do Bitcoim?

Não acho interessante e nem confio. Alás, não gosto nada dessa atividade capitalista de investir em bolsa e auferir rendimentos de capital. Jamais fiz isso e, mesmo que tivesse dinheiro, não o faria. Aplicaria diretamente em uma atividade produtiva e arregimentaria trabalhadores, não assalariados, mas como meus sócios, como acho que a economia deveria ser. Nada de emprego. e nem de ganhos de capital. Só rendimentos do trabalho e da produção. Isso por enquanto, até que o dinheiro e a propriedade sejam abolidos. Não por nenhuma revolução, mas pela evolução civilizatória da humanidade.

por que geralmente, os grandes físicos eram também muito bom matemáticos, como newton e galilei?

Porque o modo como a Física descreve e explica o funcionamento da realidade é por meio de um modelamento matemático dela. Não há como se fazer Física sem usar Matemática. A Matemática é a principal linguagem da Física, tanto pura quanto aplicada (engenharias). Grande parte do desenvolvimento da Matemática se deveu a necessidades da Física. Newton inventou o Cálculo Infinitesimal (paralela e separadamente de Leibniz), justamente para poder mostrar que a ação gravitacional de um corpo esférico se fazia como se toda sua massa estivesse concentrada em seu centro.

newton desenvolveu sua famosa lei da gravitação através de um raciocínio muito bem urdido?

Não só um raciocínio, mas uma observação e uma análise dos resultados observacionais, especialmente os mostrados por Kepler, bem como medições de acelerações. Do mesmo modo que os experimentos de Galileu que indicavam a equivalência entre as massas inercial e gravitacional. Além disso ele teve um grande "insight", que foi o de considerar que as mesmas leis físicas que descrevem os fenômenos da Terra deveriam, também, descrever os fenômenos do Céu. Essa foi a maior contribuição de Newton para a Ciência. Em suma, ele considerou que o Universo todo seria uma coisa só e que a Terra não teria nada de especial. Nem o Sistema Solar. Daí, por raciocínio, ele concluiu sua Lei da Gravitação. Isso é muito bem exposto no volume três da coleção de Física do PSSC, em seu Capítulo 22. O Capítulo 4 do livro do Jay Orear e o Capítulo 9 so Hewitt.

É possível ser filosofo sem ter lido nada sobre filosofia?

Sim, no sentido amplo do termo, isto é, de uma pessoa que filosofa, ou seja, que examina e reflete sobre o mundo, tirando conclusões. Isso inclui o mundo natural, pessoal, social e cultural.

Estava vendo um "teste social", onde simulam o marido batendo na mulher e a mulher batendo no marido no meio da rua, porém, só separaram quando era o homem batendo na mulher, por que disso?

Porque nossa sociedade é machista. E o machismo inclui, também, a concepção de que a mulher seja mais frágil do que o homem, que não possa ser uma agressora e considerações do tipo. Isso é péssimo e é mentira. É preciso que homens e mulheres sejam considerados no mesmo nível, em relação a tudo. Todo direito do homem tem que ser da mulher. Todo direito da mulher tem que ser do homem. Todo dever do homem tem que ser da mulher. Todo dever da mulher tem que ser do homem. Não pode haver privilégio de nenhum gênero em relação ao outro, seja a respeito do que for. Isso é o feminismo radical, que advogo. Em outras palavras é o "pessoismo", ou seja, todo mundo é, simplesmente, uma pessoa humana, seja qual for o seu gênero, o seu sexo, a sua raça, a sua religião, a sua nacionalidade, sua orientação política e econômica, seu nível social e por aí vai. Isso é totalmente oposto ao machismo e ao femismo (que não é feminismo). Feminismo é, apenas, humanismo.

A termodinâmica pode ser estudada por meio da mecânica analítica (lagrangiana e hamiltoniana)?

Sim. Existe esse tipo de abordagem. Veja o livro:
Termodinâmica Macroscópica - Antonio Carvalho de Sales Luís - Livros Técnicos e Científicos.

Você acha que conhecimento do Ensino Médio prepara bem para a Faculdade de Física? Tenho a impressão que não, tenho medo de chegar lá e não conseguir acompanhar nada.

Se você for uma estudante que não se contenta só com o que é ensinado e vai além, sim, você se prepara para um curso superior de qualquer área de ciências exatas. Especialmente em Matemática e Física. Estude por vários livros e não só pelo adotado. Procure alguns livros antigos, que, apesar de não prepararem para o ENEM e os vestibulares, costumam ser muito melhores do que os atuais e as apostilas dos Sistemas de Ensino e dos Cursinhos. Recomendo os seguintes, na ordem de preferência:

Ernesto, o seu livro "Física para Filosofos" é maravilhoso!!! Por favor, se voce conseguir trocar alguma atividade para dar continuidade ao livro, faça isso! Está muito bom!! Muito obrigado. Se um dia vc lançar o livro, serei um dos primeiros a compra-lo!!!

Já estou fazendo isso, tirando do tempo que dispendo respondendo ao Ask. Quanto estiver pronto não vou vendê-lo. Vou doá-lo, disponibilizando-o para ser baixado na internet. Aliás, um livro que estou já articulando mentalmente vai se chamar "De graça", em que proponho que as atividades econômicas sejam feitas e doadas ao invés de vendidas ou trocadas. Como o livro "Devagar", atitude que acato plenamente.

Ja leu sobre Libertarianismo?

Sim. Sou um libertário, no verdadeiro sentido da palavra, que não pode ser confundida com o liberalismo econômico capitalista. Sou libertário no sentido anarco-comunista da palavra. Mas é preciso entender que minha concepção comunista não é nada do que se chama de comunismo como um sistema econômico centralizado no estado. Inclusive requer a abolição do estado.

O que é preciso saber para entender a teoria quântica de campos? Funçoes de green?

Isso é só um item. Há que se conhecer toda a Física Clássica, especialmente a Teoria Clássica de Campos (Eletrodinâmica e Gravitação Relativística), Bem como a Mecânica Quântica de Partículas. Quanto à Matemática, a Teoria Quântica de Campos faz uso de tudo o que se vê, por exemplo, na disciplina "Métodos Matemáticos da Física", como Equações Diferenciais Parciais, todas as Funções Especiais, Variáveis Complexas, Álgebra de Operadores, Equações Integrais, Transformadas Integrais, Análise Vetorial e Tensorial e assim por diante. Trata-se da disciplina final a ser estudada depois de todas em um Curso de Física.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails