quarta-feira, 8 de junho de 2016

Ernesto, você acha que a partir do momento em que uma pessoa contrata "empregados" para fazer os serviços de sua casa para ela, esta, estará contribuindo para a desigualdades social? Ao invés de todos da família estarem distribuindo as tarefas e fazendo todos juntos, contratar alguém para fazê-lo? 15/10/2015

Realmente não concordo com a existência de empregados domésticos para a feitura de serviços de manutenção do lar. Acho que são os próprios moradores da casa que devem fazê-lo. Todos, inclusive as crianças, tios, avós, além dos pais e das mães. Alguém poderia argumentar que admitir trabalhadores domésticos seria uma forma de distribuição de renda pois, não os havendo, poderia ser mais difícil que eles encontrassem fontes de renda honesta. Acho que isso pode ser feito de outra forma. Basta que as pessoas se disponham a ganhar menos, trabalhando uma jornada de menos tempo, que surgirão vagas de trabalho em todas as atividades. Por exemplo, se o sistema de jornada de trabalho de oito horas for extinto e passar para seis horas, haverá um surgimento imenso de postos de trabalho para compensar. Assim, em cada casa, as pessoas só trabalhariam para ganhar dinheiro em um turno, deixando o outro para os serviços domésticos. O dia seria dividido em quatro períodos: um para ganhar dinheiro, um para os serviços domésticos, uma para o lazer e o último para dormir. Em cada residência se faria um sistema de rodízios de serviços, distribuídos por todos. O ideal seria, inclusive, que as residências não fossem monofamiliares e sim plurifamiliares, o que reduziria tremendamente o volume de serviços domésticos. Essas famílias poderiam, inclusive, ser plurigâmicas. Isso por ora, enquanto ainda houver dinheiro no mundo.

tenho 16 anos, fui reprovado pela segunda em física e matemática. Quero ser advogado, sou ótimo nas áreas de humanas. Contudo , não tenho condição financeira para pagar aulas de reforço. O que eu faço ? 15/10/2015

Não tem jeito. Independentemente do curso que você for fazer, é preciso saber o conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio. Isso é muito importante, porque não se pode admitir alguém da área de exatas que não conheça história, geografia e português, da mesma forma que alguém da área biológica que não conheça filosofia, sociologia e matemática, ou alguém de humanas que não conheça matemática, física e química. Pelo menos no nível introdutório que é dado no Ensino Médio. Mas você não precisa de aulas de reforço para aprender matemática e física. Pode fazê-lo por conta própria, desde que se dedique com muito empenho e por um bom tempo. Há colégios que disponibilizam monitores para ajudar alunos em dificuldades, sem ônus. Se em sua cidade houver alguma faculdade que ministre cursos de licenciatura em matemática ou física, eles também costumam ter grupos de alunos que dão aulas de reforço de graça para estudantes do Ensino Médio.

Tem a impressão de que com frequência seu ask.fm é usado de forma preguiçosa?Digo, fazem perguntas que seriam facilmente esclarecidas com alguns minutos de pesquisa, preferem uma resposta "mastigada" ao invés de usarem do próprio esforço. 15/10/2015

De fato. Todavia eu só respondo de um quinto a um quarto das perguntas. Algumas eu indico onde achar a resposta. Outras são tão óbvias que eu nem respondo nada. Deixo que a pessoa tenha o trabalho de buscar a resposta. O que eu gosto de responder são as questões polêmicas, para as quais há mais de um tipo de resposta. Ou as que demandam alguma interpretação. Também não gosto de responder questões de cunho muito pessoal, exceto algumas, que ajudem a estabelecer meus pontos de vista.

Ernesto, a teoria é mais importante que a pratica em matematica? 15/10/2015

É. Não há como desenvolver nenhuma prática sem um amplo e profundo conhecimento teórico. A prática decorre da teoria. Em Matemática, ter conhecimentos práticos para solucionar algum tipo de problema sem saber as razões teóricas que fundamentam aquela prática só serve para resolver aquele tipo específico de problema. Mas não permite estender além e abordar problemas diferentes. Tanto a teoria quanto a prática são importantes, mas a teoria o é mais. Mas não adianta saber só a teoria também.

Ernesto, voce acha interessante comprar a coleçao fundamentos da matematica elementar? 15/10/2015

A que coleção você se refere? De que autores e de que editora. Em quantos volumes?

Mas prof, se a ética "analisa filosoficamente o que seja certo ou errado nas ações humanas(...);estabelece critérios", então poderia ser que, nos primordios da humanidade e do nascimento da ética, o que hoje é "certo", poderia ser "errado" ? Digo, como a ética decidiu julgar o certo como certo? 15/10/2015

Mesmo antes da Ética se firmar como uma disciplina filosófica, seus conceitos já estavam estabelecidos na humanidade e a Ética apenas os sistematizou. As noções de bem e mal, de certo e errado, são compreendidas intuitivamente pelas pessoas. A moral se estabeleceu nos primitivos agrupamentos como, exatamente, prescrições para se fazer ou não fazer o que fosse considerado certo ou errado em termos do bem ou do mal que provocariam. Infelizmente, as pessoas detentoras de poder sobre as coletividades, impingiram regras morais a serem obedecidas para atender suas conveniências. Mas as pessoas sabiam que regras morais eram éticas ou não. Muitas vezes as cumpriam por temor de represálias. Com o avanço da civilização a Ética foi se firmando como uma disciplina que nortearia a moral e as leis a fim de que fossem benéficas para a sociedade e as pessoas.

Eu nunca tive um avô, mas se tivesse queria que ele fosse igual o senhor.. eu acho que a gente ia se divertir muito.. Abraço! 15/10/2015

Desculpe por chama-lo de senhor, eu quis dizer VOCÊ!!!!
Fico feliz em ler isto, Maria. Também gosto muito da juventude e me sinto, em relação aos alunos do colégio em que trabalho, como me sinto em relação a minha neta.

Ernesto eu me descuidei e vou repetir uma matéria na faculdade, mesmo se eu tirar nota máxima nesse semestre não passo. Ainda vale a pena ir para essa aula? 15/10/2015

É preciso entender que a aprovação em qualquer matéria é uma decorrência direta do conhecimento de seu conteúdo e do domínio das habilidades de usá-lo. Assim sendo, mesmo que não tenha implicações em termos de aprovação, o aprendizado de qualquer conteúdo relacionado com o que se faz na faculdade é extremamente valioso. Inclusive, se a pessoa adquirir o interesse por ele, não se trata de pena nenhuma, pelo contrário, de um grande prazer. Realmente, as pessoas que logram aprovação com excelentes escores nas matérias que cursam, são aquelas que desfrutam um imenso prazer ao estudá-las e, com isso, o fazem com grande afinco, extensão e profundidade, jamais se contentando apenas com o que seja exigido, mas indo além.

Há como traçar uma síntese entre racionalismo e empirismo? Por exemplo, observar um experimento empiricamente, mas interpretar aquela observação de maneira plausível usando a razão. Faz sentido? 15/10/2015

Certamente que sim. Aliás é o que se tem que fazer. Não se pode ser nem radicalmente empirista, nem radicalmente racionalista. É preciso se basear em observações e experimentações empíricas e, sobre elas, construir modelos racionais descritivos dos fenômenos que, inclusive, permitam a concepção de testes que, empiricamente, possam verificar a validade das conclusões racionais. É assim que a ciência funciona, com um permanente intercâmbio entre a teoria e a experimentação ou observação. Não há outra maneira de se proceder.

Você deveria tomar vergonha na cara, pois usa essa rede social,com o objetivo de manipular,com suas ideias ateístas,esses pivetes de 15-18 anos,que são facilmente enganados.Por que não expõe suas ideias na rádio,no facebook? Paga de intelectual, mas bater de frente com um estudioso morre de medo. 15/10/2015

Acontece que tudo o que eu digo aqui eu também replico no Facebook, no Twitter e em um dos meus blogs. No outro eu escrevo outros artigos a respeito desses assuntos e já participei de inúmeras comunidades de debates no orkut sobre esses temas onde discutia, inclusive com pastores e teólogos, além de marxistas e capitalistas. Portanto não tenho medo nenhum de quem quer que seja que queira debater comigo sobre ateísmo e anarquismo. Se você quiser começar uma discussão, estou inteiramente aberto para encetá-la. Fique a vontade e escolha o lugar que achar melhor. Pode ser, também, um hangout, pelo YouTube.

Não-localidade é um fenômeno estranho o suficiente para dar credibilidade à conjeturas estranhas, tais como aquelas que reivindicam um modelo do Universo como um organismo gigantesco? 15/10/2015

Poderia. Mas eu não acho que isso seja verdade.

Ernesto, eu tenho medo de falar em público, será se eu consigo ser professor? Será se eu consigo me livrar disso? 15/10/2015

Sim, vá fazendo um treinamento com sua família, seus colegas, seus amigos. Combine com eles antes para que eles não caçoem de você. Explique direitinho que é uma necessidade que você tem para ser professor. Aliás acho muito importante que as escolas façam esse tipo de treinamento com os estudantes.

É possível viver em Marte ?

Sim, mas não pelado.

Ernesto, feliz dia dos professores

Obrigado!

Biogênese é a vida que surge de outra vida e abiogênese é a vida que surge da não vida? 15/10/2015

Exatamente!

Sobre os pares de dançarinos com óculos e sem óculos.

No Yahoo respostas a mesma pergunta foi feita e a resposta dita correta é 88, com a seguinte solução:
12 rapazes -> 8 sem óculos, 4 com óculos
16 garotas -> 10 sem óculos, 6 com óculos
Note que os 4 rapazes com óculos terão obrigatoriamente que dançar com uma das 10 garotas sem óculos. Portanto temos 4*10 = 40 pares possíveis.
Como 4 garotas sem óculos já vão dançar com os rapazes com óculos, nos sobram 6 garotas sem óculos para 8 rapazes sem óculos. Portanto 6*8 = 48 pares possíveis.
Somando então temos : 40 + 48 = 88 pares
Esta resposta está errada, porque, uma vez que um rapaz e uma garota tenham formado um par, eles não entram mais na escolha das possibilidades dos outros pares.
Assim, consideremos os 4 rapazes com óculos. O primeiro tem 10 garotas sem óculos para escolher, mas o segundo só tem 9, pois uma já foi escolhida. O terceiro tem 8 e o quarto tem 7. O número de possibilidades é, pois: 10 + 9 + 8 + 7 = 34.
Se começássemos pelas 10 garotas sem óculos, a primeira teria 4 rapazes com óculos, dando um total de possibilidades de: 4 + 3 + 2 + 1 = 10.
Agora vejamos os 8 rapazes sem óculos. O primeiro tem 6 garotas com óculos para escolher, o segundo tem 5 e assim por diante, obtendo as possibilidades totais: 6 + 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 21, ficando dois sem par.
Todavia poderiamos ter começado com as 6 garotas sem óculos. A primeira teria 8 rapazes para escolher, a segunda 7 e assim por diante, dando um total de: 8 + 7 + 6 + 5 + 4 + 3 = 33 possibilidades.
Considerando os maiores valores de possibilidades de cada caso, teríamos um total de 34 + 33 = 67 possibilidades.

É possível que nós sejamos estruturas dentro de um buraco negro? 15/10/2015

Considere o Universo Observável. Seu raio é de 46 bilhões de anos-luz, ou seja, 4,5 X 10^26 m. Sua massa estimada é de 4,0X10^53 kg (incluindo matéria e energia escuras).
O Raio de Schwarzschild de um buraco negro é dado pela fórmula:
R = 2GM/c², que, no caso do Universo Observável teria o valor de:
R = 2X6,67X1^-11.4,0X10^53/(3x10^8)^2 = 6,0X10^26 m
Ou seja, um pouco maior do que o raio do Universo Observável
Isto significa que todo o Universo Observável está no interior de um buraco negro produzido por sua própria massa.
A estimativa da massa do Universo é que é um valor pouco preciso.

O que você acha da Teoria das Cordas ou Super Cordas? 15/10/2015

Já comentei muito a respeito disso. Digite no Google:
inurl:wolfedler teoria das cordas

Então cada «black hole» contém um link para outro Universo? 15/10/2015

Não. Essa uma concepção advinda de uma extensão maximal da solução de Kerr para o buraco negro com rotação. Todavia isso é só um resultado matemático. Não significa que tal possibilidade seja real. O que se sabe é que o caroço de um buraco negro contém a matéria da estrela que foi condensada em uma região extremamente pequena. Leia isto:
http://pt.scribd.com/doc/221824251/Buracos-Negros

Ernesto, em uma placa de cobre há um orifício que a 350°C tem superfície de área 6.10^-3 cm². A que temperatura devemos levar essa placa para que a área do orifício aumente para 7.10^-5 cm² ? Dado coeficiente de dilatação linear do cobre igual a 16µ °C^-1. Qual é a resolução? Há erros no enunciado? 14/10/2015

O erro é que 7.10^-5 é ,menos do que 6.10^-3. Isto é, o buraco vai diminuir. Logo vai se ter que diminuir a temperatura. A variação será de 5,03.10^-3 cm². Como o coeficiente de dilatação superficial é o dobro do linear, ele será de 32.10^-6°C^-1. Então requererá uma variação, para menos, na temperatura, de ((5,03.10^-3)/(6.10^-3))/(32.10^-6) = 26.198°C, o que chegaria extremamente abaixo do zero absoluto.

Tenho 16 anos e sou virgem, o que eu faço? 14/10/2015

Quando chegar a hora e você estiver preparado então você vai transar numa boa com uma pessoa que vai lhe mostrar as delícias do sexo. Não se apresse e não se incomode com esse fato. É normal. Nem fique aflito para arranjar alguém com quem transar. O melhor é esperar uma pessoa por quem você venha a nutrir um grande amor. Assim é que é bom.

Ernesto, na sua opniao, qual é o idioma mais dificil de se aprender? 14/10/2015

Depende de qual o idioma de nascença da pessoa. Para quem tem o idioma nativo português eu acho que os idiomas mais difíceis de se aprender são os dos selvícolas africanos, como o Tutsi.

"Um médico nunca compreenderá totalmente uma doença se nunca a tiver. " O que acha ? E outra: o correto quando faz um citação é colocar ."/".(ponto final depois aspas ou aspas e depois ponto final ?

Concordo com a frase. Quanto à colocação das aspas e do ponto, leia isto:
http://www.portuguesnarede.com/2011/09/aspas-e-ponto-em-citacao.html

Ernesto, o que é musica erudita? 14/10/2015

É a música produzida com base em conhecimentos elaborados de teoria musical, em geral de estrutura bem mais complexa, em termos de melodia, harmonia, ritmo, timbre, fraseado e outros aspectos, inclusive, quando for o caso, a qualidade literária da letra que acompanha. Em geral se destina a uma audição por uma platéia entendida, que escuta de forma compenetrada e em silêncio, com atenção em todas as suas nuances. Sua execução, normalmente, exige um treinamento muito prolongado da voz ou da execução instrumental, em razão da dificuldade intrínseca de sua composição. às vezes é chamada de música clássica, por corresponder a uma atitude respeitosa, ou seja, "de classe". Todavia, "música clássica", em verdade é uma modalidade de música erudita, correspondente a um período, de meados do século XVIII a princípios do século XIX, desenvolvida especialmente na Áustria.

A moral é relativa? 14/10/2015

Sim, relativa ao contexto histórico, social, local e temporal. É circunstancial. Mas não é subjetiva. A moral não é individual, é coletiva. Mas seus ditames variam de lugar para lugar, de época para época, de nível social para nível social. A moral é que estabelece o que seja permitido, proibido o prescrito que se faça. Por outro lado, a ética pretende ser absoluta, isto é, independente do contexto social, local e temporal. Ela não faz prescrições, permissões e proibições. Ela analisa filosoficamente o que seja certo ou errado nas ações humanas, com o fito de promover o bem e erradicar o mal. Ela estabelece critérios que a moral deve seguir. Todavia nem sempre a moral os segue. A moral costuma ser controlada pelos detentores do poder, que estabelecem normas para o povo seguir, a fim de que satisfaçam seus desígnios. Quando a moral não for ética, é preciso que se a desobedeça, para que se crie um impasse e a moral possa ser corrigida, tornando-se ética.

Ernesto, se removermos toda a preguiça da nossa vida não nos tornaremos em máquinas? 14/10/2015

De modo nenhum. Porque ainda existe, e vai aumentar mais ainda, o ócio. E ócio não é preguiça. Preguiça é a indisposição para trabalhar por não querer se cansar de fazer algum esforço físico ou mental. Ócio é o tempo ocupado sem nenhum propósito definido, para cuidar do que se deseje e dê prazer. O ócio é o pai da criatividade. Sem o ócio, isto é, sem que se tenha tempo descomprometido com qualquer incumbência, não se produz nada de novo. Não se inventa nada. Não se cria nada. A arte, a ciência e a filosofia requerem o ócio. Mas esse ócio criativo não tem nada a ver com preguiça. A pessoa ociosa se dedica ao que quiser. Pode, é claro, descansar, mas o aproveitamento do ócio se dá quando o tempo ocioso é dedicado a se fazer o que não é preciso que seja feito. Sem preguiça.

Comente a frase: "O mundo é meu país, a ciência é minha religião" (Christiaan Huygens). 14/10/2015

Muito adequada e apropriada. Mas eu não gosto de considerar a ciência como uma religião, porque as religiões são seguidas sem dúvidas e nem contestações e a ciência precisa o tempo todo de ser posta em dúvida e contestada.

Vejo que essa seria uma política de reparação dessa situação, logo, não a defendo "para sempre".

É para sempre sim. Mesmo que, depois de sanada a situação calamitosa da educação no Brasil, a fração do orçamento a ela destinada possa diminuir, ainda assim a educação tem que continuar a ser prioritária em relação a tudo o mais que a sociedade demandar, como saúde, segurança, alimentação, moradia, transportes, energia, o que for. Em definitivo. Porque é pela educação que as pessoas se tornam capazes de viabilizar todo o resto.

Você defende que precisa-se criar oportunidades para os concorrentes das vagas para ter igualdades de condições, mas você realmente acha o Brasil é estruturado para isso? O sistema educacional e as precariedades das escolas públicas... O seu posicionamento não seria utópico? 14/10/2014

Não é utópico de modo nenhum. O que se precisa é só decisão. É tirar dinheiro de outros lugares e colocar na educação. Assim o fizeram a Coréia, os países escandinavos e outros que viram como é a educação que tem que ser priorizada. Acima da saúde, acima da segurança, acima do meio ambiente, acima dos transportes. Em primeiríssimo lugar mesmo. Com educação o resto se consegue. E a responsabilidade é nossa em eleger políticos comprometidos com isso. O Brasil não é bem estruturado mesmo. O que se tem que fazer é estruturá-lo. E isso se consegue em poucos anos. Basta querer pra valer.

Professor, qual a definição de arte? Por exemplo, se Picasso fizesse um ponto vermelho na tela seria arte, porém se eu fizesse seria somente um ponto vermelho. E você consideraria uma pixação como arte? 14/10/2015

Você concorda que o sistema de cota racial, para universidades, é um meio de reduzir a desigualdade social? 14/10/2015

Não. Já falei muito sobre isso. Procure no Google:
inurl:wolfedler cotas

Já pensou que louco, se o coração falasse mais alto que a mente. Tu deixa teu coração falar e decidir?

Sim, em proporção maior do que minha razão. Daí eu ser louco mesmo. Mas acho que razão e emoção têm que contribuir para as tomadas de decisão. Eu, contudo, confio mais em minha intuição, que é comandada mais pela emoção do que pela razão. E olhe que eu sou uma pessoa muito racional. Muito mesmo. Penso os prós e os contra. Sei articular muito bem meu pensamento e prever todas as consequências. Mas não me importo com garantir resultados sempre favoráveis. Acho que a vida só tem sentido quando se correm riscos. Risco de ficar na miséria, risco de morrer, risco de ser abandonado, risco de ser desprezado, risco de ser motivo de chacota. Não deixo de fazer nada para não correr qualquer tipo de risco. Penso bem e faço o que acredito ser correto do ponto de vista de maximizar o bem do mundo e não alguma vantagem para mim. Por isso é que vivo levando prejuízo de todos os tipos. Mas isso é o que menos importa para mim.

O que pensa sobre o Deísmo? 14/10/2015

Menos implausível que o teísmo, mas igualmente equivocado. O motivo é que não há razão nenhuma para supor que o surgimento do Universo tenha se devido à interveniência de algum ser extrínseco a ele. O Universo surgiu por conta própria, sem ter de que provir, sem ter uma causa, sem ter um propósito e sem ter ninguém que tenha provocado o seu surgimento. Portanto, mesmo o deísmo, como o panteísmo, são concepções enganosas.

Acha que a descrença em entidades metafísicas está diretamente ligada à evolução intelectual? Que a tendência dos seres humanos ao evoluir é aprender a andar com as próprias pernas e abandonar o conceito de deus paternalista? Ou acredita que tais crenças e suas devidas religiões sempre existirão?

Acho que serão suplantadas por uma concepção realista da realidade, à medida que o nível de cultural e de informação científica for aumentando e tomando lugar das crenças religiosas a respeito da estrutura do mundo. Para mim as religiões e, mesmo, as crenças religiosas não institucionalizadas, não sobrevivem nem mais uns cinco mil anos.

As plantas que nascem em cemitério possuem ''pedaços'' de pessoas que foram enterradas no local? 14/10/2015

Sim, pois seu conteúdo é proveniente das substâncias que suas raízes extraíram do solo e este absorveu as moléculas do corpo que se decompôs.

Professor, o senhor sabe algo sobre solipsismo? Gosta da ideia? 14/10/2015

Sei e discordo completamente. Procure no google:
inurl:wolfedler  solipsismo

Professor, "é fácil ser sábio e racional estando confortável e seguro". E nos momentos de desespero? Teria alguma dica valiosa para quem está passando por grandes problemas financeiros? (e sem eufemismo no "grande")

Esse é o meu caso. E bota "grande" nisso. Como trato a coisa. Como sempre tratei tudo na vida. Com fleuma. Para eu zerar totalmente minhas dívidas eu preciso de quase duzentos mil reais. Meu salário não está sendo suficiente para minhas despesas. Então vou dando um jeito de cá e de lá. Fico devendo. Ora pago algo, ora outra coisa. Mas não dou calote em ninguém. No máximo o que pode acontecer é que eu seja penhorado. Como não tenho bens, vou para a cadeia. Não me importo de ir para a cadeia. Resolvido. A situação me preocupa, mas não me desespero, em absoluto. E essa é só uma dentre outras situações problemáticas que eu vivo.

O que você acha da teoria dos universos paralelos? 14/10/2015

Uma especulação possível mas impossível de ser comprovada. Portanto, considero que não existam. Inclusive porque, no meu entendimento, não é algo plausível e nem necessário para explicar nada. Há dois tipos de Universo Paralelo: a concepção quântica e a cosmológica. Ambas advém de extensões maximais das soluções para este Universo. Tais extensões são matematicamente viáveis, mas, não havendo comprovação fática de que tal tipo de coisa, de fato, exista, a questão fica no mesmo pé da existência de Deus. A hipótese nula é a de que não existam.

Pode-se dizer que um campo não quantizado é um campo que se encontra em estado virtual? 14/10/2015

Não é isso não. Não existe um campo virtual. O que existe são quanta virtuais do campo, isto é, partículas em estado potencialmente de se quantizarem a partir do campo. De fato elas podem se quantizar realmente e surgir no universo como pares de partícula e antipartícula de existência real ou podem, em um intervalo de tempo menor do que o que determina a relação de incerteza energia-tempo, se quantizarem, desde que a densidade de energia do campo permita a formação da massa do par, e se aniquilarem antes que esse tempo decorra. Assim um campo pode estar, o tempo todo, produzindo partículas e antipartículas virtuais. Por isso é que se diz que um campo não realmente quantizado é feito de quanta virtuais das partículas que são suas quantizações. Por exemplo, um campo elétrico estático (não uma onda eletromagnética) pode ser considerado uma coleção de fótons virtuais. Mas o campo não é virtual. O campo é real. Os fótons é que são virtuais. Todavia pode acontecer de que haja a produção de fótons reais, dependendo das circunstâncias.

Mas não há como provar a inexistência de um ser inexistente, justamente por ele ser inexistente. Se eu digo que no meu quarto há um monstro só detectável por mim, eu que tenho que provar. Até eu provar, ele não pode ser considerado real. E não há como provar a inexistência dele, pois é indetectável. 14/10/2015

Esse caso não é o que se aplica a Deus. A priori, não se sabe se Deus é inexistente ou existente. Portanto é plausível que se procure provar que exista e não é impossível que se consiga, se ele existir, o que não se sabe. De qualquer modo a aceitação de sua existência estará condicionada a essa comprovação, uma vez que ela não é evidente.

Ainda sobre a frase do Carl Sagan... Ele parece se referir a Navalha de Occam não? 14/10/2015

Não. São considerações independentes. A navalha de Occam considera que não se deva usar, para demonstrar algo, mais do que o mínimo necessário. A frase de Sagan não se refere a qualquer proposição, mas apenas às que forem extraordinárias. Essas requereriam argumentos muito fortes para suportá-las. De certa forma, é o contrário da navalha de Occam.

Gosta de Erik satie e Cher Baker? 14/10/2015

Gosto mais ou menos de Erik Satie. Nunca ouvi Cher Baker.

Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.... (Carl Sagan) Concorda?

Certamente que sim.

o que acha dessa música ? https://www.youtube.com/watch?v=omK5H4_giSo 14/10/2015

Bonita mesmo. Aliás, gostei muito desse filme.

Me diga 3 coisas que pode exterminar do mundo que não te vai fazer nenhuma falta. 14/10/2015

Religiões, fronteiras e propriedade privada (incluindo dinheiro).

Professor, mas o ônus da prova não cabe aos teístas? Até não provarem a existência, a maior prova da inexistência seria a própria falta de evidências. Não? 14/10/2015

Uma vez que não há evidência sensorial direta da existência de deuses, ela só pode ser considerada por meio de comprovações indiretas, que não foram, ainda, apresentadas. Logo, a hipótese nula é a de que não existam deuses, até prova em contrário. Mas também não há comprovações de que deuses não existam. Portanto a consideração de sua inexistência é um ateísmo cético e não dogmático.

Todos os humanos seguem ideologias? Como fazer para não ser dogmático e não ser rígidos demais com as ideias? 14/10/2015

Sim, mesmo que a ideologia da maioria das pessoas seja apenas a de aproveitar o máximo da vida e tirar todas as vantagens que puder de todas as situações. Pessoas que possuem ideologias nobres ou, pelo menos, de um significado mais elevado, são poucas. E essas o podem ter em vários sentidos. Para o bem ou para o mal. E, mesmo, em cada caso, de um modo ou de outro. Alguns acham que o bem seria a implantação da Charia em todo o mundo. Outros que seria a zorra total, num completo niilismo e amoralidade. Outros, ainda, que o predomínio da criminalidade. Nessa pluralidade de ideologias, há várias que precisam ser, realmente, rejeitadas como nocivas a uma sociedade justa, harmônica, fraterna, próspera, aprazível, equânime e feliz. Mas há muitas que, mesmo divergindo em suas convicções e características, querem o bem da sociedade. O capitalismo e o socialismo podem ser igualmente defendidos por pessoas imbuídas do bem do mundo. Do mesmo modo que quase todas as religiões, para aqueles que, sinceramente, acreditam que elas são detentoras da verdade e pugnam pelo bem de todos, que seria alcançado pela prática da sua crença. Claro que há muitos líderes religiosos fajutos e espertalhões, verdadeiros estelionatários, que usam a fé do povo para auferir vantagens pessoais. Esses são tão malfeitores quanto os traficantes de drogas. E, finalmente, há quem, como eu e muitos, consideram que o ateísmo e o ideal anarquista são a melhor forma de levar a humanidade à plenitude da civilização com a obtenção da paz, da fraternidade, da alegria, da justiça, da prosperidade e da felicidade. Todavia não se pode considerar que, pelo fato de assim se considerar que seja (ou qualquer outra consideração que se tenha, por exemplo, a cristã), esteja-se garantido de ser o dono da verdade e adotar, em relação às demais concepções (exceto as nocivas mesmo) uma atitude de desdém, de contrafação, de desprezo, de repugnância, de repúdio, de condenação. Jamais se poderá ter certeza de que a ideologia que se adota seja a verdadeira. O que se pode é estar plenamente convencido de que assim o seja e buscar convencer os outros desse fato. Isso é um direito que assiste a todos. O proselitismo ideológico e religioso tem que ser livre em uma sociedade franca e aberta. Ninguém pode ser proibido de pregar o seu credo, desde que não aja no sentido de prejudicar ninguém com isso. Então o que vai decidir são os argumentos e a capacidade de convencimento de cada propagandista. Para aceitar esta postura o que é preciso é, simplesmente, ter uma atitude filosófica a respeito de tudo, ser um livre pensador, um cético, uma libertário. Um libertário jamais poderá não aceitar que alguém não seja libertário. Isso é uma questão de muita reflexão sobre o assunto.

Você escuta Wolfgang Amadeus Mozart? 14/10/2015

Sim, bastante. Está entre meus onze melhores compositores.

Por que você não é agnóstico? 14/10/2015

Porque eu não considero que a existência ou não de deuses seja algo impossível de se saber. Acho que é possível, só que não há, por enquanto, prova cabal de que existam ou não existam. Então eu opto pelos maiores indícios, que são no sentido da inexistência deles. Assim sou um ateu cético. Nem gnóstico, nem agnóstico.

Se todos os rios são doces, de onde o mar tira o sal ? 14/10/2015

O mar tira o sal da água dos rios. São eles que, dissolvendo a terra por onde passam, levam o sal para o mar. Acontece que a concentração do sal nos rios é muito baixa. No mar, no entanto, pelo acúmulo de sal levado, que não evapora, a concentração vai aumentando.

Em qual período do curso posso começar a ler o "Lições de Física", do Feynman? 13/10/2015

Pode começar em paralelo com o que estiver vendo na "Física Geral". Só que o nível é bem mais elevado e muito calcado em conceitos. Todavia já tem que saber derivar e integrar.

Quais são os melhores compositores se música clássica no piano para o senhor? 13/10/2015

Chopin, Liszt, Beethoven, Schumann, Rachmaninoff, Debussy, Bach, Gerschwin.

http://ask.fm/wolfedler/answer/131800966685 Ernesto, acho que entendeu a pergunta ao contrário... Não é "a prostituição é a profissão mais antiga" e sim "a profissão é a prostituição mais antiga"... O que você entende por esta frase? Concorda com ela? 13/10/2015

Discordo. Uma profissão é um ofício, isto é, uma categoria de trabalho, a que uma pessoa se dedique. Isso é algo necessário em uma sociedade complexa como a que existe, em que cada pessoa não é capaz de dar conta de fazer todas as atividades. Então há quem seja entendido em medicina, engenharia, magistério, agricultura, comércio, teatro, direção de veículos, marcenaria, eletrotécnica, jornalismo, filosofia, pedagogia etc. Ter uma profissão não é se prostituir, inclusive porque não é preciso que ela seja exercida na condição de empregado assalariado. Toda profissão e ocupação pode ser exercida liberalmente ou empresarialmente. Além do mais é possível que a mesma pessoa se dedique a mais de uma ocupação profissional, bem como alguma outra por lazer. Mesmo que a pessoa exerça a profissão como empregado assalariado, isso não significa que ela, necessariamente, esteja se prostituindo. O acordo de emprego pode ser um acordo justo e vantajoso para o trabalhador. Nem sempre o trabalhador é explorado pelo patrão, se bem que há muitos casos em que seja.

Qual sua reação quando os gringos falam mal do Brasil? Você reage ajudando com argumentos ou fala dos pontos positivos do país? 13/10/2015

Nunca me deparei com um estrangeiro falando mal do Brasil para mim. Mas, se assim acontecer, vou concordar nos pontos em que ele tem razão e discordar dos que não tem, mostrando os argumentos. E vou apresentar outros mais em que o Brasil seja bom, para que ele não pense que aqui tudo é ruim. Só não posso é dizer que o que, de fato, seja ruim, seja bom.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Boa tarde, Caro Prof Ernesto. Qual livro você me indicaria para estudar mecânica quântica? Pensei no Griffiths e Eisberg para aprofundamento e Tipler para introdução. O que acha? Att 13/10/2015

Não estou muito atualizado com os livros atualmente disponíveis. O estudo da Física Quântica de faz em três níveis. O primeiro deve seguir o eletromagnetismo ainda na Física Geral e consta, geralmente, dos quartos volumes dos livros de Física Geral. Essa é uma boa introdução. Depois vem um nível intermediário (para graduação) que se acha, por exemplo, no livro do "Eisberg-Resnick", que acho melhor do que o do Tipler. Finalmente um nível aprofundado (ainda para a graduação) pode ser achado nos volumes do Cohen-Tannoudji, que considero o melhor de Mecânica Quântica de graduação. No mestrado e no Doutorado tem outros, mas, no caso, é preciso que o aluno não se baseie em um livro só. Outro livro excelente, só que não é um livro didático é o da coleção "LIções de Física de Feynman", agora já em português.

o que gerou esta tendência de diminuição do volume de conteúdo ministrado no ensino básico ao longo dos anos? 13/10/2015

A frouxidão das exigências. A necessidade governamental de mostrar estatísticas favoráveis de aprovação. Com isso se baixou muito o nível de exigência nas escolas públicas. Até meados da década de 60 do século passado o Colégio Estadual era o melhor de Barbacena e de Belo Horizonte. Era um colégio puxadíssimo e, para entrar, o Exame de Admissão ao Ginásio era duro. E o índice de reprovação era alto. Mesmo nos grupos escolares. Tive uma colega que repetiu a primeira série do curso primário sete vezes. E ninguém dava "jeitinho" nenhum. Não consegui passar, ficou reprovado e pronto. Se vira para dar conta. Para mim tem que ser assim. Se não dá conta de estudar, desiste. Claro que tem que haver um apoio pedagógico para ajudar o aluno a aprender. Mas se ele não corresponder, não se pode facilitar para que seja aprovado. Senão vamos ter (aliás, já estamos tendo) uma geração de diplomados ignorantes e burros. A escola também existe para aprimorar a inteligência, além de ministrar conhecimentos, desenvolver habilidades, formar o caráter e outros aspectos da vida. Mas, hoje, mesmo as particulares, só cuidam da "instrução" para passar macetes para tirar pontos no ENEM e nos vestibulares. As públicas, nem isso. E isso é muito pouco. Uma lástima.

65 anos nas costas e só é conhecido pelas besteiras que fala na internet. Defende o anarquismo, mesmo sabendo que é impossível todo mundo se adaptar e respeitar nesse sistema. É ateu, com a finalidade de ganhar status com os modinhas na rede social. 13/10/2015

Estou respondendo só para que as pessoas vejam como você é. Não me consta que eu fale besteiras na internet. Pelo contrário, o que faço aqui é conscientizar as pessoas sobre como devem proceder para tornar o mundo melhor. Quanto ao ateísmo, esta é uma convicção que possuo desde vinte e poucos anos e é fruto de bastante estudo e reflexão e não uma postura para aparecer. Como estou convencido de que as religiões e as crenças religiosas são nefastas, busco convencer as pessoas a que as abandonem. Acho que o expressivo grupo de pessoas que me apoiam é suficiente para mostrar como você se engana no juízo que faz de minha pessoa.

Os bósons são quantizações dos campos eletromagnéticos (fótons), forte (glúons), fraco (W e Z). gravitacional (supostamente gráviton), mas não podem se formar através do campo da matéria, certo? 13/10/2015

Bósons não são quanta de campo de matéria e sim de campo de interação. As interações se fazem por meio de campos e as alterações nesses campos também produzem quanta deles, que são os bósons intermediários das interações, que propagam, exatamente, as mudanças nos campos que provocam forças nas partículas que o sentem. A presença de férmions é que caracteriza uma partícula como matéria, mesmo que ela, em conjunto, seja um bóson, como os mésons ou as partículas alfa. Mas essas não são partículas elementares. Todavia as partículas compostas da matéria também podem conter bósons, como os prótons e nêutrons, que contêm glúons. Mas se não tiver nenhum férmion, não é matéria, é partícula portadora de interação.

Nacionalismo é muito importante. A pessoa tem que saber valorizar o seu país. 13/10/2015

Nacionalismo não é valorizar o seu país e sim considerar que ele seja melhor do que os outros. Isso é péssimo, porque não é verdade. Todo mundo deve valorizar o que o seu país tem de bom e reconhecer o que tem de ruim, deplorando isso. Os outros países também têm coisas boas e coisas ruins. Algumas melhores do que o nosso e outras piores. O que temos é que considerar o mundo todo como uma única sociedade humana em que há valores positivos e negativos em todos os grupamentos. Não se pode ufanar-se de ser deste ou daquele grupo em detrimento de outros. Isso é péssimo para a convivência harmônica de todos os povos. E o nacionalismo é isso. Uma exaltação regional em detrimento do resto do mundo. Não concordo com o nacionalismo e nem com o patriotismo de forma nenhuma. Sou um terráqueo e não um brasileiro.

Em uma reunião há 12 rapazes, 4 dos quais usam óculos, e 16 garotas, 6 das quais usam óculos. De quantos modos possíveis podem ser formados casais para dançar se quem usa óculos só deve formar par com quem não os usa?

sessenta e sete.

Você é stalinista? 13/10/2015

De forma nenhuma. Pelo contrário, sou anti-stalinista, anti-leninista e anti-marxista (como anti-nazista, anti-fascista, anti-monarquista). Sou um comunista libertário, isto é, um anarquista. Quero um mundo sem governo, sem propriedade, sem dinheiro, sem estados, sem fronteiras, sem polícia, sem prisões, sem exércitos, sem advogados, sem juízes, sem contadores, sem pobres, sem ricos, sem proletários, sem plutocratas, sem hierarquia, sem trabalho assalariado, sem competição, Nada de ditaduras, nem do proletariado. Tudo livre, mas tudo na máxima ordem e perfeição, que é uma ordem assumida voluntariamente, sem coação. Sem cobiça e sem preguiça. Harmônico, fraterno, próspero, equânime, aprazível, justo, honesto, solidário, compassivo, generoso, magnânimo, compartilhador, culto, inteligente, saudável, risonho, amoroso, enfim, completamente feliz.

Você admira a cultura de algum país? Se sim qual? (Eu adoro a Austrália). 13/10/2015

Sim. Gosto muito das culturas francesa, austríaca e russa.

O que você entende pela frase: "A profissão é a prostituição mais antiga do mundo"? Concorda? 13/10/2015

Não. As ocupações mais antigas são a caça e a coleta. Muito antes das pessoas se estruturarem em famílias monogâmicas, sem o que a prostituição não existe, pois todo mundo pode transar normalmente com todo mundo. Prostituição é uma ocupação que já requer a existência de dinheiro ou outro meio de troca. E mesmo, de cidades. Isso só apareceu dezenas de milhares de anos depois que a humanidade havia surgido. E quanto ela surgiu ela já caçava e coletava. Isso, inclusive, vem das espécies pré-humanas que a antecederam.

Ernesto, tenho 22 anos e nao tenho barba. isso pode ser algum problema? 13/10/2015

Não vejo que seja. É só uma característica genética sua. Como há quem tenha o corpo todo peludo e outros o corpo todo pelado. Ou uns têm olhos azuis outros castanhos. Uns têm muita barba, outros podem não ter nenhuma. Isso não afeta outras características, como a virilidade. De fato, para mim, é uma vantagem. Um trabalho a menos de fazer a barba.

O que pensa de no futuro haver modificações genéticas capaz de aumentar nossa inteligência/musculatura e etc? 13/10/2015

Sim, é bem possível. Ou então diminuir. Mas isso leva tempo. Da ordem de dezenas de milhares de anos.

É possível um aluno do ensino médio, com muita dedicação e empenho, saber calculo 1 e 2 em menos de 1 ano? 13/10/2015

Sim, tranquilamente. Livros antigos do Ensino Médio já ensinavam derivação e integração na terceira série. Não sei porque não ensinam mais. Atualmente se anda muito devagar com os assuntos, de qualquer matéria. Quando eu estudava tinha menos aulas por semana de cada matéria, tinha mais matérias e se estudava mais assuntos nelas. E a gente dava conta. E note que só havia uma avaliação mensal que era uma prova aberta de dez questões. Eram oito provas por ano. Se não pegasse média ficava para a segunda época, estudando nas férias. Isso na escola pública. Tinhamos apenas 25 aulas por semana, incluindo duas de educação física além de latim, francês, desenho artístico, desenho geométrico, canto orfeônico, trabalhos manuais, educação moral e cívica, latim, geometria descritiva. E a gente dava conta de tudo. Não entendo essa lerdeza dos estudantes de hoje. O principal fator, no meu entendimento, é que não prestam atenção na aula. É durante a aula que a gente aprendia mesmo. Prestando atenção e perguntando. Já saía da aula sabendo tudo. Sou a favor do cálculo no Ensino Médio, bem como da Física Moderna (quântica, relatividade, física atômica, nuclear, molecular, do estado sólido, estatística, de partículas e cosmologia), além de tópicos de física clássica deixados de lado, como momento angular, fluxo elétrico e magnético, ondas eletromagnéticas, interferência, difração, polarização, magnetização, eletrização. Dá para ver isso tudo sem problema. É só correr mais com a matéria. Não acho que os alunos de hoje sejam mais burros. Eles são é mais preguiçosos. Mas isso se corrige.

A radiação cósmica de fundo, quando descoberta, era em micro-ondas... Atualmente, já se tornou ondas de rádio? 13/10/2015

Não. Continua sendo de micro-ondas. Para chegar a ondas de rádio ainda vai se ter que esperar o Universo se expandir por centenas de milhões de anos.

Há uma necessidade ontológica na relação empirica na epistemologia cognitiva hermeneutica? 13/10/2015

Ora, ora. que bagunça de palavras. O que você está querendo dizer? Vamos lá. Epistemologia cognitiva hermenêutica. Hermenêutica significa interpretação. Epistemologia é á validação do conhecimento e, no caso, conhecimento cognitivo, isto é, racional ou fenomenológico mas referente a saberes a respeito do que seja alguma coisa. Então está se falando de um conhecimento a respeito do que algo venha a ser. De um conhecimento epistêmico, isto é, validado e justificado e da interpretação textual de sua descrição. Muito bem, e o que vem a ser a relação empírica disso? Vem a ser a verificação experimental dessa validade, isto é, que esse conhecimento seja testado na prática. Há uma necessidade ontológica disso? O que significa ontológica? Significa o que é, o que define a essência, ou seja, as características pelas quais aquilo é o que é e não outra coisa. Se se tem um conhecimento cognitivo empírico, digamos as leis de Newton do movimento, então ele, será expresso por meio de uma formulação textual que requer uma hermenêutica, ou seja, uma interpretação do que o texto esteja dizendo em relação ao que está acontecendo na natureza. E o que está acontecendo são relações empíricas entre interações e movimentos. Há uma necessidade ontológica de que exista essa relação empírica para que a interpretação do conhecimento empírico seja válida? Ou seja uma relação empírica (uma lei física) só tem significado se for uma relação entre entidades que possuam uma essência bem definida, uma vez que sejam expressas por termos que fazem referência a essas entidades? Sim. senão elas não significarão nada. Aliás esse foi o grande trabalho de Ernst Mach ao fazer essa análise ontológica da hermenêutica das leis de Newton, que, aliás, é a abordagem que eu sempre uso ao apresentar as leis do Movimento de Newton aos alunos. Isso vale, também, para as leis da Termodinâmica. Ou seja, qualquer lei física empírica tem que apresentar uma relação não deduzida logicamente, mas verificada experimentalmente entre grandezas que representem atributos de entidades definidos de modo ontologicamente bem precisos, senão não será possível se fazer uma hermenêutica de seu enunciado. Isso é que todo bom professor de física tem que saber muito bem para dar conta de responder a qualquer questionamento de algum estudante mais perspicaz. E isso não é válido só para a Física mas para qualquer ciência. Para um apanhado da hermenêutica das leis de Newton leia este meu artigo:

Sobre as órbitas helicoidais dos planetas: 12/10/2015

http://wolfedler.blogspot.com.br/2014/04/consideracoes-sobre-o-modelo-helical-de.html

O que achou do livro ''Universo que veio do nada'' de Lawrence Krauss? 12/10/2015

Eu já o tinha lido em inglês quando saiu a tradução que, então, li outra vez. Muito interessante mas, de fato, ele não mostra que o Universo veio de nada e sim do campo do vácuo. Só que não diz de onde o campo do vácuo surgiu. O que ele chama "o nada" não é "nada", mas sim "o vácuo". Mas, de fato, o Universo veio "de nada", isto é, esse vácuo surgiu sem ter de que provir. Note que esse vácuo, ao surgir, imediatamente antes de começar a expansão do espaço que o continha, possuía uma tremenda densidade de energia, que correspondia a toda a energia (incluindo as massas) do atual Universo Observável, condensada em um volume menor do que um átomo. Mas, sendo, como se sabe, o Universo infinito, ele já era infinito ao surgir. Esse pequeno volume não era do Universo e sim do Universo Observável.

O universo se expandirá eternamente, mesmo após o Big Rip? Mas como, pois o que restará será apenas um campo não quantizado certo? Como haverá tempo? 12/10/2015

O Big Rip não será um momento. Será uma tendência assintótica. Ou seja, o Universo vai se expandindo tanto que a matéria se rasgará, isto é, deixará de estar quantizada em partículas e voltará a ser só campo, só que com uma baixíssima densidade de energia. Mas a expansão continuará indefinidamente, pois o tempo ainda passará, num ritmo cada vez mais lento comparado ao atual, uma vez que energia estará muito rarefeita. Então o estado do Universo não estacionará, mas continuará evoluindo para cada vez mais rarefeito, sem limitação.

Comente: «uma única conversa com uma pessoa sábia é melhor que dez anos de estudo.» Provérbio Chinês 12/10/2015

Não sei se a contabilidade está exagerada mas, de fato, conversar com quem tenha saber e sabedoria é uma grande experiência e um grande fator de aquisição, justamente, de saber e sabedoria. Infelizmente isso está ficando fora de moda. Em minha juventude, além de meu pai, meu maior mestre, eu tinha um professor, o João Anastácio Pereira da Rocha, que era um modelo de professor para mim e uma pessoa de imenso saber e sabedoria em muitas áreas, além da matemática, que lecionava. Apesar da diferença de idade, pois eu era um adolescente e ele já com uns 50 anos, éramos grandes amigos e ele me influenciou muito nas conversas que tínhamos quando eu ia na casa dele.

Ernesto, é possível entrar no MIT mesmo com notas baixas e com histórico de reprovação? 12/10/2015

Não. O MIT não tem vestibular. Ele seleciona os alunos vários critérios, como currículo e testes, cartas de recomendação e por entrevistas feitas por entrevistadores com os que se candidatam. E, geralmente, eles se baseiam muito do desempenho acadêmico do pretendente, mas não só. Na entrevista, o candidato tem que se mostrar capaz. Veja isto:
http://mitadmissions.org/apply/freshman/dates
http://mitadmissions.org/apply/international/howto

Estou de pleno acordo com você, Ernesto. Tentar conectar mecânica quântica, magia e prosperidade é algo que extrapola os limites, não apenas da lógica da pesquisa científica, mas do bom senso. Teoria da prosperidade é realmente algo muito mesquinho. 12/10/2015

E é algo completamente anti-cristão. Jesus pregava a pobreza mesmo. O que ele queria era que todos se dedicassem a fazer o bem para salvarem suas almas. Os primeiros cristãos eram comunistas e anarquistas. Por isso é que amedrontaram tanto o Império Romano. Porque não aceitavam autoridade nenhuma. E porque, não ligando para a riqueza, não se corrompiam com nada. Não se vendiam. Aí veio Constantino e avacalhou com o cristianismo. Tornou-o uma religião oficial. E, portanto, corrupta. Até que apareceu Francisco de Assis, tentando voltar às origens. Mas ele não teve coragem de romper com o Papa e, naquela época, já criar o protestantismo. Mas um protestantismo genuíno e não fajuto como o do Lutero. Um cristianismo da pobreza mesmo. Hoje, os neo-pentecostais aí é que se tornam o contrário do que seja o cristianismo, com essa "teologia da prosperidade". Prosperidade para os pastores líderes. Para o resto, enganação.

Você contra ou a favor de cotas raciais e por quê? 12/10/2015

Sou contra. Porque tenho uma concepção totalmente igualitária da humanidade. Para mim todos são iguais, independentemente da raça, sexo, credo, estatuto social, ideologia, proveniência, nível educacional. Então todos têm que se submeter aos mesmos direitos, aos mesmos deveres, às mesmas oportunidades, às mesmas responsabilidades. Sem exceção. Não se pode privilegiar ninguém por nenhuma razão. Por isso sou contra as cotas, seja de que origem forem, como sou contra escolas particulares, contra medicina privada, contra aposentadoria com cinco anos a menos para mulheres, contra homens serem responsáveis pelo provimento do lar, contra mulheres serem responsáveis pelos serviços domésticos, contra mulheres não fazerem serviço militar, contra mulheres não poderem ser sacerdotisas católicas, contra as pessoas poderem ter um cônjuge só. Em suma, sou completamente, libertário, igualitário e fraternitário. Ao extremo. Sou até contra a existência de esportes porque possuem competição. Acho que as pessoas tinham que se irmanar e quem for mais rico ceder parte de sua riqueza para que os pobre deixem de o ser. Não com doações diretas (mas também) mas, principalmente, usando suas posses para criar fontes de trabalho, mesmo que, com isso, não tenham como possuir tantos bens. Que todo mundo se contente em ser classe média e use o dinheiro a mais para consertar o mundo. O bom do comunismo não é acabar com a burguesia e sim acabar com o proletariado, tornando todo mundo burguês. Claro que acabando com a plutocracia também. Mas o comunismo bom não pode ser estatal nem ditatorial. Se não der para ser anárquico, pelo menos que seja democrático.

Hahahaha. Igreja Cristã da Mecânica Quântica! http://www.igrejacristadeaton.org.br/ 12/10/2015

Pelo que percebo, agora que fiquei sabendo que Igreja Cristã de Aton é essa, o Hélio Couto parece ser uma pessoa bem intencionada e sincero em sua crença. Só que totalmente equivocado. Acontece que não existe conciliação entre a fé e a ciência, qualquer que seja a fé. Isso é uma questão de princípio. Fé é a aceitação de assertivas não evidentes e nem comprovadas como verdades por um ato de vontade. Isso a Ciência jamais admite. Além do mais a Fé não se submete a revisões: é dogmática, enquanto a Ciência está sempre se revendo e nunca tem certeza do que diz. E, finalmente, a Mecânica Quântica não tem nada a ver com espiritualidade e esoterismo. A existência ou não de Deus é uma consideração de ordem metafísica que já está patente que não possui comprovação e nem nenhuma evidência de veracidade. Muito menos a divindade de Jesus Cristo. Portanto que os temas permaneçam separados.

Prof. Ernesto, algum comentário sobre a Igreja Cristã de Aton e a Mecânica Quântica? 12/10/2015

Ainda não ouvi falar dessa igreja.

https://www.youtube.com/watch?v=0jHsq36_NTU O que acha? 12/10/2015

É isso mesmo. Mas isso não é novidade nenhuma. Sempre se considerou que assim o fosse. As órbitas dos planetas são elipses no referencial do Sol. No referencial do centro da Via Láctea vão ser essas hélices mesmo. Inclusive se sabe o ângulo entre a eclíptica e o plano galáctico, que é cerca de 60°. Sabendo-se o período orbital galático do Sol, o raio de sua órbita galática e o período orbital solar de cada planeta, pode-se calcular o passo da hélice que cada um faz em sua órbita galática.

Magia e Mecânica quântica: o que acha do trabalho do Prof. Hélio Couto? https://www.youtube.com/watch?v=ugIG6b1-czs 12/10/2015

Não vou assistir isso não. Essa história de que a mecânica quântica tem algo a ver com prosperidade, com realização de desejos ou fatos esotéricos é pura bobagem. Não tem nada a ver. Prefiro dispender meu tempo com algo interessante.

Como você se sente sabendo que é um grão de areia comparado a tudo que conhecemos (e o que ainda não conhecemos)? 12/10/2015

Sinto-me desafiado a buscar cada vez mais saber a respeito de tudo o que for, mesmo sabendo que jamais serei capaz de abarcar todo o conhecimento. Mas, quanto mais eu conseguir, mais satisfeito fico. Independentemente da utilidade que qualquer saber venha a ter.

Alguma vez já parou para pensar que bebês são na verdade troféus sexuais? Feliz dia das crianças, para você que em algum momento da sua vida foi o troféu de alguém. HAHA 12/10/2015

De fato, a sociedade confere a quem tenha filhos o galardão de ser sexualmente potente e capaz. Muitas pessoas querem ter filhos para mostrar sua capacidade sexual. Outras se sentem inferiorizadas se não o conseguem. Porque acham que os outros vão achar que não conseguiram porque não têm competência sexual suficiente. Uma reflexão um pouco mais lúcida e bem informada mostra que não é nada disso, mas é difícil superar esses conceitos. Do mesmo modo que a sociedade mede a capacidade das pessoas por sua riqueza e consideram que quem seja pobre o seja porque é burro ou incapaz de alguma forma. Quem pensa desse modo é que é, de fato, burro ou ignorante.

Até que ponto a classe social pode influenciar na vida de uma pessoa? 12/10/2015

Até o ponto que a pessoa ache que seja importante pertencer a alguma classe social mais elevada. Para mim isso é a mais completa estultice. Um mundo ideal não tem classes sociais. Todos são iguais nesse aspecto. O que confere valor a uma pessoa é o seu caráter, sua disposição em trabalhar para o bem comum, sua boa educação, sua solidariedade. Como também sua cultura, seu saber e sua sabedoria. Isso não tem nada a ver com a classe social a que se pertença e nem com o dinheiro que se possua. Portanto a influência que a classe social ou a riqueza podem propiciar a uma pessoa são valores pífios e nem vale a pena dispender tempo e energia para obtê-los.

Estive debatendo com meu amigo Jocax. Eu defendo a ideia de que o Universo é "alógico", isto é, não é nem lógico, nem ilógico. Contudo, pode ser entendido em muitos aspectos por meio de modelos físicos descritivos, calcados na matemática. [Continua] 12/10/2015

[Continuação] Em contraste, ele defende que o Universo segue a lógica, já que nunca se observou o contrário, dado que o entendimento dos eventos físicos leva a crer que o Universo é lógico.
Depende do que está sendo chamado de "lógica". O funcionamento do Universo pode ser descrito por leis e isso pode ser entendido como sendo "lógico". Todavia essas leis não incluem o que muitos entendem por "lógica", que é o determinismo, a causalidade e o princípio dicotômico do terceiro excluído. Se se ampliar o conceito de lógica para incluir as possibilidades de valores difusos e multidimensionais, então o Universo é lógico sim. Mas se se ater apenas ao conceito clássico de lógica dualista, então o Universo não é lógico.

Não acha que a curto prazo, uma medida que poderia melhorar a situação política do brasil, seria a instituição de uma monarquia parlamentarista? 12/10/2015

De modo nenhum. Parlamentarismo sim, mas monarquia não. Monarquia é um sistema de governo ruim por princípio, pois o monarca não é escolhido pelo povo e, portanto, não o representa. Pode ser um bom monarca ou um ruim que terá seu lugar garantido, a não ser que seja derrubado por algum golpe. Mas o que se deseja é uma situação estável. Nada de golpes. Além do mais a monarquia estabelece uma distinção social que é, justamente, o que se deseja acabar. Na democracia todos podem ser socialmente iguais e os mandatários apenas possuem uma função designada, que não significa que tenham nenhum estatuto social superior. O ideal é, justamente, a inexistência total de classes sociais. Todos igualmente prósperos, instruídos, educados, cultos, competentes e capazes de qualquer atuação. Independentemente de sexo, raça, credo, procedência, ideologia, opiniões ou seja o que for. Cada um em sua função segundo suas potencialidades, capacidades e competências específicas. Sem superioridade de ninguém em relação a ninguém. Só incumbências e tarefas distintas. Todo mundo é "você". Ninguém é "senhor".

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2246408 O que acha deste texto do Jocax a respeito a consciência? 12/10/2015

Muito plausível. Gostei da abordagem dele, como, em geral, gosto do que ele escreve. Penso que seja mais ou menos assim mesmo.

Olha que magnífico: https://www.youtube.com/watch?v=lTcTYCcLrN8 12/10/2015

De fato. Isso mesmo: muito bonito!

Um bom matematico é necessáriamente um bom físico? 12/10/2015

Não. Pode nem entender de Física. Mas um Físico Teórico tem que entender muito de Matemática. Mas não precisa ser um pesquisador em Matemática, que desenvolva coisas novas em Matemática. Todavia o que ele tem que saber da Matemática que já está estabelecida costuma ser mais do que um Bacharel em Matemática tem que saber.

Por onde eu devo começar a estuda fisica? 12/10/2015

Pelos conceitos. Estude o livro "Física Conceitual" do Paul Hewitt, ou o livro "Física" do Jay Orear. Antes leia os livros de divulgação "Convite à Física" de Yoav Ben-Dov e "Física em 12 Lições" de Richard Feynman. Depois, se você quiser saber Física mesmo e não macetes para o vestibular e o ENEM, estude os quatro volumes do PSSC para o Ensino Médio (Só se acham em sebos). É a melhor coleção de Física que já foi editada no Brasil. Para o nível superior o bom é o "Curso de Física de Berkeley", ou o "Alonso & Finn". Este tem uma edição recente em português, editada em Portugal. Como acompanhamento eu recomendo a coleção "Lições de Física de Feynman" que também já saiu em português. São livros bem mais avançados dos que geralmente se usam nos cursos de Engenharia, na disciplina "Física Geral". Uma coleção muito boa, num nível intermediário desses, é a do Moisés Nussenszweig.

Qual é a tua bebida favorita? 12/10/2015

Água.

Comente: «Onde a ignorância é uma benção, ser sábio é loucura.» (Thomas Gray) 12/10/2015

Antes ser louco por ser sábio do que ser abençoado por ser ignorante. Aliás é isso que muitas religiões preconizam. Ou seja: abençoam a ignorância para que ninguém ouse contestar a fé por sua sabedoria. Por isso, os verdadeiros heróis das religiões não são os profetas, são os hereges.

Ainda sobre livros de Neurociências: 12/10/2015

Além do livro do Kandel, possuo e já consultei os seguintes, em português:
Cem Bilhões de Neurônios. Roberto Lent. Atheneu;
Neurociências. Bear, Connors & Paradiso. Artmed;
Neurociência Cognitiva. Gazzaniga, Ivry & Mangun. Artmed;
Neuroanatomia Funcional. Machado. Atheneu;
Psicologia Cognitiva. Sternberg. Cengage.
O Kandel me foi recomendado pela Suzana Herculano-Houzel, numa resposta a um e-mail em que eu fazia umas observações sobre os seus livros. Aliás, excelentes.

Ernesto, o livro de neurociência que você recomendou como o melhor é de 12 anos atrás (2003), isso não compromete os estudos e faz dele uma alternativa menos interessante face a alguma outra opção mais atual? Ou mesmo assim ele continua sendo INTEIRAMENTE VÁLIDO e a MELHOR ALTERNATIVA?Por quê?Kandel 12/10/2015

Não conheço outras alternativas mais recentes. Você terá que perguntar a um pesquisador da área. Neurociências não é a minha área. Eu estudo por diletantismo. Existe uma edição atualizada:
http://www.amazon.com/Principles-Neural-Science-Edition-Kandel/dp/0071390111

O caroço de um buraco negro na verdade é um híperon que contém toda a massa da estrela que colapsou em um volume absurdamente pequeno? Como isso pode ser possível? 12/10/2015

A questão é que a Relatividade Geral considera que o caroço de um buraco negro seja uma singularidade de densidade infinita com toda a massa remanescente da estrela. Todavia é impossível que alguma massa possua volume zero. Como a pressão de Fermi dos nêutrons degenerados de uma estrela de nêutrons não é capaz de conter a pressão gravitacional, resta, apenas, que todos os quarks de todos os nêutrons se fundam em uma única hiperpartícula com a massa da estrela toda e com todos os seus quarks. Certamente ainda haverá o nível de Fermi desses quarks todos, ou então a matéria se fundirá em uma situação ainda desconhecida de um único hiper-hiper-quark de altíssima geração. Em verdade não se sabe como é a estrutura do caroço de um buraco negro. O que se pode dizer é que não pode ser uma singularidade de densidade infinita. Isso seria uma variação da chamada "matéria QCD":
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria_QCD
https://en.wikipedia.org/wiki/QCD_matter

Como melhorar a Matemática, Física e Química? 12/10/2015

Você está se referindo à melhoria das ciências ou do seu entendimento delas? No primeiro caso, essa melhoria se dá à medida que cada vez mais pessoas de alto nível de inteligência se dedicam a seu estudo e desenvolvimento. Mas isso é algo que já vem acontecendo. Para melhorar o entendimento dessas matérias é preciso estudá-las muito. Isto é, não se contentar apenas com o que é exigido para as provas e exames, mas estudar bem além, em livros mais avançados do que os didáticos adotados. Para isso é preciso, antes de mais nada, se ter um grande fascínio por essas ciências, de modo que se tenha uma grande gana para querer saber cada vez mais a respeito delas e se buscar esse saber com intensidade e imenso prazer. Prazer em estudar é que faz toda a diferença. Tem que gostar mesmo, e muito de matemática, física e química para ser bom nelas.

Leitores digitais (e-readers) acabará a tornar obsoleto o hábito de ler livros impressos? 12/10/2015

Acho que, pelo menos por algumas décadas a mais, não.

Professor já pensou que não é reconhecido como deveria? Mesmo que não busque esse reconhecimento. Apenas um exemplo. Da Vinci é lembrado até hoje! Professor será lembrado daqui 500 anos? Eu acredito que deveria ser lembrado. O quê precisamos fazer para sermos lembrados? 12/10/2015

A internet é um meio muito efêmero para garantir a lembrança por séculos. Esta só acontece a partir de preservação de obras escritas em livros de papel mesmo. E eles têm que ser publicados por editoras de prestígio, especialmente em países de grande influência cultural, como Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Rússia ou alguns poucos outros. Livros brasileiros só vão ser levados em conta depois que forem traduzidos e publicados nesses países. Não adianta esbravejar. Culturalmente o Brasil é um país de terceira categoria mesmo. Os de segunda categoria são Espanha, Holanda, Suécia, Áustria, Japão e mais alguns. O que eu penso é, realmente, escrever para publicar em papel e não só na internet.

Já leu A Conquista do Pão? O que achou? 12/10/2015

Ainda não li.

Professor, o que acha da hipnose? 12/10/2015

Ainda não fiz um estudo mais profundo do assunto para emitir uma opinião bem alicerçada.

Eu sempre ouço que Rieu não é dos melhores, mas é de grande ajuda para a música clássica... Pois a partir dele, e de alguns outros, que as pessoas conhecem a música clássica! Mas temos que concordar que ''Ballade pour Adeline'' é algo inspirador. 12/10/2015

Se "Ballade pour Adeline" fosse uma música de grande valor musical ela seria interpretada por orquestras sinfônicas clássicas sob a batuta de maestros de grande renome, ou mesmo por orquestras populares de peso, como Mantovani. Mas eu só conheço interpretações do André Rieu e do Richard Clayderman, que é um pianista muito fraco.

Mas e se a revolução for universal? 12/10/2015

Numa revolução há vencedores e vencidos. Para a revolução se manter, os vencedores precisarão conter os vencidos e, no final, isso vai acabar sendo pela força. Então a revolução não promoveu um mundo pacífico, aprazível, benfazejo, harmônico, fraterno, para TODOS, e não só para os vencedores. Portanto a revolução não teve sucesso. Nunca vai ter. O que é preciso é mudar a mentalidade das pessoas. E isso só acontece por evolução, com reformas graduais.

Já viu isso? https://www.facebook.com/jessiecervantesoficial/videos/878115192253633/ 12/10/2015

Fantástico. Muito bom mesmo.

Você acha que o alto crescimento da população mundial pode ser um candidato ao tema do ENEM? 12/10/2015

Claro que pode. Mas existem milhares de outros que também podem. Não é preciso ficar se preocupando com o que pode ser que vai cair. Basta ser uma pessoa sempre antenada com tudo o que acontece e que tenha traquejo para escrever sobre qualquer assunto. Na hora a redação sai.

Como você sentiria quando você tirasse nota vermelha na matéria que sempre foi bom? 12/10/2015

Desapontado, ora. Mas nunca revoltado. O resultado foi uma falha minha. Então preciso reverter me esforçando para que não se repita.

Professor , é possível que alguém que tenha uma facilidade muito grande de aprender perca com o tempo essa facilidade?Ou ela sempre vai existir nesse indivíduo? 12/10/2015

Pode perder sim, se não for continuamente exercitada ao longo da vida. A pessoa tem que estar sempre aprendendo algo novo. Até morrer.

A força de reação em nosso pé exercida pelo chão é a única responsável pelo nosso movimento de translação? como essa força é transmitida para o restante do nosso corpo? 12/10/2015

Sim. Ela é transmitida ao corpo todo pelas ligações dos ossos entre si e deles com os músculos.

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