sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Talvez não seja a sua área, mas vou lhe perguntar. Eu tive o azar de ficar preso numa máquina de tomografia enquanto eu fazia o exame, a máquina deu defeito e me deixaram dentro dela por vários minutos. Poderia me dizer se há riscos de curto e longo prazo para minha saúde depois deste fato?

Se a sua tomografia foi de raios X e eles ficaram ligados, então é prejudicial. Mas, certamente, se foi esse o caso, eles foram desligados. No caso de tomografia magnética, não tem problema, mesmo que não se tenha desligado o campo. Se bem que eu acho que, o aparelho parando, o campo é desligado.

Professor, se há eventos incausados (que não são efeitos de uma causa), também é possível que haja livre arbítrio (escolhas não determinadas por atividade neurobioquímica). O que acha?

O livre arbítrio é mais uma consequência do indeterminismo do que da incausalidade. Apesar de parecerem idênticos são distintos. A incausalidade é a consideração de que nem todo evento seja efeito de alguma causa, podendo haver os fortuitos, mesmo que muitos sejam, de fato, efeitos. O indeterminismo, por sua vez, significa que certa causa, nas mesmas circunstâncias, pode produzir diferentes efeitos. A presença disso, no nível mais básico do comportamento da natureza é que permite com que o cérebro, em suas operações, possa fazer escolhas. Se todas as causas determinassem seus efeitos, nenhuma escolha poderia ser feita, isto é, "maktub" tudo seria previsto e determinado, sem nenhuma margem de manobra e sem nenhuma possibilidade de atribuir responsabilidade a ninguém. Claro que há fortes condicionamentos que influenciam as decisões e quase as determinam. Mas "quase". Isso é que é fundamental.

Oi Ernesto, o que você acha do James Randi?

Fantástico! Gosto muito dele e de sua forma de mostrar como são sem fundamento a maior parte das crenças religiosas, bem como de outras crendices, como astrologia e demais pseudo-ciências. É muito importante haver pessoas como ele para esclarecer a humanidade sobre a improcedência desse tipo de crenças.

porque não temos outros Einsteins, Newtons, Feynmans... Bohrs, Heisenbergs etc... ? Eles tanto com muito pouco. Hoje em dia é tudo tão fácil, o conhecimento é vomitado e não temos destaques excepcionais, principalmente no Brasil.

Não é verdade que seja tudo tão fácil. Tente estudar a teoria das supercordas em um livro de doutorado a respeito para ver. O que acontece é que, justamente, a fronteira do conhecimento está tão avançada que é difícil uma pessoa sozinha dominar tudo. Então as pesquisas são feitas em equipes. Os prêmios são dados para grupos e não para pessoas isoladas. Isso é uma característica da ciência atual. Mas há, ainda, alguns que se destacam isoladamente como os mentores dos trabalhos.

Quantos judeus foram mortos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial?

over 1 year ago
http://www.hawaii.edu/powerkills/welcome.html
http://www.hawaii.edu/powerkills/MURDER.HTM
http://www.hawaii.edu/powerkills/NOTE3.HTM

Professor, qual o melhor conselho que você daria a um jovem professor?

Seja fascinado, fissurado, deslumbrado, maravilhado por duas coisas: o assunto que vai lecionar e a atividade do magistério. Se isso acontecer, o resto vem em decorrência. Se não acontecer, não há técnica pedagógica que faça você ser um bom professor.

Pode que o universo seja infinito, mas que hajam distâncias infinitas em que o haja apenas campo ocupando espaço (sem quantizações fermiônicas e bosônicas)?

Claro. Aliás é, de longe, a maior parte do espaço do Universo que é preenchido por vácuo que consiste, justamente, de campo não quantizado. Não existe espaço vazio no Universo. Entre o núcleo e os elétrons de um átomo não há espaço vazio. Há vácuo, isto e, espaço preenchido por campo. Além do campo do vácuo (da matéria) há o campo elétrico do núcleo. Todavia, na atual situação do Universo, a densidade do campo da matéria é muito baixa para que as flutuações aleatórias possibilitem uma condensação tal que se formem partículas. Isso é uma raridade. Exceto próximo ao horizonte de eventos de buracos negros. Dentro do horizonte, o que quer que se forme vai para o caroço do buraco. No horizonte pode acontecer que se forme um par de partícula e antipartícula em que uma delas se dirija para dentro e a outra para fora. Isso é a "Radiação de Hawking".

O que acha do Anel de Formatura ? Você tem/teve ou usa ?

Quando me formei meus pais me presentearam com um que, à época, era colocado no dedo de cada formando pelo diretor da Faculdade. Mas nunca o usei. Não vejo razão para tal e, em verdade, não gosto de joias. Do mesmo modo que não gosto de títulos, como Dom, Doutor, Professor, Mestre ou outros. Prefiro ser chamado apenas pelo nome. Todavia não gosto de apelidos e não chamo ninguém por apelidos. Acho muito esportivo e não gosto de esportividade. Como não gosto de pomposidade. Gosto de assertividade e de seriedade jovial sem galhofa. Gentileza e cortesia, sem irreverência. Esse é o meu estilo. Nem afetado, nem escrachado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails