sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Por que a bomba de Hidrogênio é mais potente que a de urâneo? 23/03/2016

Porque a diferença de massa entre os reagentes e os produtos, por massa dos reagentes, é muito maior na primeira. Essa diferença é que gera a energia liberada pela bomba. Só que uma bomba de fusão nuclear requer uma pequena bomba de fissão nuclear como espoleta. Só para produzir a temperatura de ativação da fusão, que é da ordem de dezenas de milhões de kelvins.

Logaritmo é muito usado/estudado em matemática do nível superior? 23/03/2016

A função logarítmica natural (ou neperiana) sim, é muito. Os logaritmos decimais e os logaritmos das funções trigonométricas eram muito úteis antes do advento das calculadoras eletrônicas com funções embutidas. Agora não são mais necessários para cálculos numéricos complexos. Mas em álgebra e no cálculo diferencial e integral, as funções logarítmicas naturais e as exponenciais são muito usadas, bem como as hiperbólicas.

Você é contra alguém querer ser empresario? 23/03/2016

Não. Só que eu acho que todo empresário deva conceder a seus empregados uma participação societária que seria crescente com a produtividade do trabalhador, até que, ao fim de alguns anos, todos sejam sócios e se possa acabar com a relação de emprego assalariado. Assim é que eu vejo que a economia deve evoluir do capitalismo para o comunismo. Sem nenhuma estatização e sim com a abolição da diferença entre patrão e empregado, transformando todo trabalhador em sócio e todo proletário em burguês. O capital deixa de ficar na mão de uns e passa a ser compartilhado por todos.

Você acha que ler livros ( umas 2 horas por dia) pode melhorar a retórica? 23/03/2016

Sim, em parte. Porque aumenta o vocabulário (se se consultar o significado de toda palavra nova que apareça), bem como o modo de se construir frases, de se usar os modos e tampos dos verbos (especialmente o subjuntivo, o pretérito mais que perfeito e o infinitivo pessoal). Mas não basta. É preciso também exercitar a expressão oral ao vivo. Em suma, tem que fazer palestras e proferir discursos, mesmo que seja sem platéia (o que vai dar a impressão de que se seja louco, pois tem que ser em voz alta e clara, com as palavras muito bem articuladas).

Como ter uma boa retórica e dialética? 22/03/2016

Para começar é bom estudar o assunto. Existem livros sobre argumentação e livros sobre como falar em público. A dialética, como arte da argumentação, por sua vez, depende da lógica, que também precisa ser estudada. Depois há que se treinar, ensaiando para uma platéia escolhida e crítica, que aponte as falhas a serem corrigidas. Existem, também, professores que ensinam a falar e a argumentar e que podem ser úteis. Acho que isso é o tipo de assunto que precisava ser ensinado nas aulas de português no Ensino Médio, do mesmo modo que ensinar a escrever crônicas, contos, ensaios, reportagens, poesias e, até, romances. Bem como declamar poesias e ler em voz alta, com dicção e entonação aprimoradas.

O que se entende por juízo de fato e juízo de valor? 22/03/2016

O próprio nome já diz. Juízo de fato é uma apreciação que se faça a respeito de alguma ocorrência, se foi correta ou incorreta, boa ou má, proveitosa ou prejudicial e assim por diante. Juízo de valor é uma apreciação que se faça a respeito de algum valor de algo, se é bonito ou feio, barato ou caro, útil ou inútil, benéfico ou meléfico e assim por diante. Por exemplo, a respeito do caráter de alguma pessoa. Da qualidade de um produto.

Professor há uma diferença entre libertarismo e anarquismo? 22/03/2016

O anarquismo é necessariamente libertário, mas o libertarismo pode não ser anárquico. Na anarquia não existe governo, isto é, uma parte da sociedade que manda no resto. No libertarismo há liberdade para se agir como se queira, desde que não se tolha a liberdade alheia, ou se prejudique a outrem. Mas isso pode acontecer dentro de um esquema em que exista algum governo coordenador de esforços. Na anarquia não há estado e, portanto, fronteiras. Isso significa que não se pode ter um país anárquico mas apenas todo o mundo anárquico. Mas podem haver estados e países separados, com alguns deles libertários e outros não.

O que é a vida ? 22/03/2016

Vida é o fenômeno pelo qual algum sistema seja capaz de se auto prover de energia para funcionar por conta própria.

Achas que a hipótese dos universos parelos é plausível e provavelmente real, mesmo sem comprovação empírica por enquanto? 22/03/2016

Não. O que eu acho é que os universos paralelos são possibilidades goradas de outros universos que não se formaram, ficando apenas este que, para mim, é único. E que, por coincidência, é o que possibilita que átomos, galáxias, estrelas, planetas e a vida tenham surgido. Não que as características que possibilitam tais coisas tenham sido estabelecidas com o propósito de que tudo isso aparecesse. É uma coincidência que poderia não ter ocorrido e nada disso existiria. Ou mesmo não existiria universo nenhum. Não há nada que implique que tenha que existir algo ao invés de nada. Tudo o que existe, existe por acaso.

Olavo destruindo a *FARSA HISTÓRICA* do cientista puramente racional e experimental: https://goo.gl/ZBWp1X .. Isso sem falar que Niels Bohr, Kepler, Galileu e vários cientistas respeitadíssimos eram estudantes de astrologia. Pesquise também, se não conhece: Francis Collins. 22/03/2016

Newton era alquimista, Kepler era astrólogo. Isso é uma lástima e uma característica deplorável em suas biografias que, contudo, não invalida suas descobertas científicas. Do mesmo modo que, atualmente, tem muito cientista que crê em Deus e, mesmo assim, desenvolve a sua ciência sem se valer da hipótese da existência de Deus. Por outro lado, tais fatos não conferem nenhuma validade à astrologia ou à alquimia. Ou a qualquer outra pseudo-ciência que, por acaso, algum cientista abrace.

O que acha da obra de Milton Nascimento? Pra mim, ele é um artista sensacional. 22/03/2016

Gosto muito também. Em geral do pessoal da Bossa Nova: Tom Jobim, Gilberto Gil, Nara Leão, Elis Regina, Caetano Veloso, João Gilberto, Carlos Lyra, Chico Buarque e os demais.

No cenário politico atual, quem você acha que seria um bom presidente?(desprezando os seus ideias anarquistas, lógico) 22/03/2016

Cristovam Buarque. Gosto muito de suas idéias e de suas propostas.

Você não acha que só o fato da Dilma ter nomeado Lula para ministro não seja motivo de impedimento? 22/03/2016

Não. Acho que é imoral, mas não é ilegal. Imoralidade, incompetência, negligência, equívocos... Nada disso é razão para impedimento. Crime e ilegalidade sim.

Hoje um amigo me disse que a Maçonaria manda no mundo. O que você tem a nos dizer sobre isso? 22/03/2016

Mentira. A Maçonaria não tem tanto poder assim. Ela pode influenciar e tentar, mas há muito mais gente que não e maçon do que o seja, inclusive na política e nos negócios. E muitos, com poder de decisão, não vão concordar com seus desígnios.

Qual é a sua relação com a depressão? 22/03/2016


Curiosidade, pois nunca senti.

Por que todos os gráficos de posições em função do tempo do movimento uniformemente variado, apresentam (definem) um instante em que ocorrerá a inversão de sentido do movimento? Ou seja, por consequência dessa equação do MUV ser do 2° grau, o movimento sempre inverterá seu sentido em algum instante? 22/03/2016


Isso não é verdade. Mesmo que o gráfico da posição em função do tempo de um movimento uniformemente variado seja parabólico, ele nem sempre abrange o vértice da parábola, podendo se restringir a um trecho dela apenas.

O que você acha de partidos políticos como PCB que defende a ditadura da Correia Do Norte? 22/03/2016

Não aceito essa concepção dita "comunista", mas estatizante, autocrática, anti-libertária, ditatorial, policial, opressora. É tudo de ruim. Tanto quanto o capitalismo selvagem

O que lhe desagrada na Direita política, caro Ernesto? 22/03/2016


A direita considera que as desigualdades sociais são normais e, até, desejáveis. Ela considera que há quem deva ser patrão e quem deva ser empregado. Eu acho que a sociedade deva ser de tal modo que não haja patrões e nem empregados assalariados. Todos têm que ser "sócios" do empreendimento em que trabalhem e auferir seus rendimentos dos lucros. Como comunista e não socialista estatizante, considero que o estado tem que diminuir a sua força até desaparecer. Acho que o proletariado precisa ser extinto e haver uma única classe: a classe média. A direita também é conservadora e tradicionalista. Infensa ao progresso, exceto o tecnológico, desde que controlado pelas elites plutocratas. Não admite o progresso social, a evolução do conceito de família, por exemplo. Não admite relacionamentos homossexuais ou poliamoristas. Não aceita em sua plenitude a igualdade entre os sexos, entre as raças, entre as nacionalidades, entre as concepções religiosas e outras. O grande mal da direita é, justamente, o desigualitarismo. Mas há concepções esquerdistas erradas também. Concepções estatizantes, não libertárias, intolerantes, que promovem um igualitarismo equivocado, que não é o de direitos e oportunidades, como tem que ser, mas o de situações, independentes das capacidades individuais.

No que diz a respeito da Mecânica Clássica, já se sabe de tudo ? 22/03/2017

Não. Por exemplo, ainda não se têm soluções exatas para o problema de n corpos interagentes para n acima de 2. Outros temas clássicos que ainda são pesquisados são os problemas de caos.

https://www.facebook.com/bandeiranegraanarquismo/photos/a.139246386467398.1073741828.138556116536425/140401809685189/?type=3&theater 22/03/2016

Sim, mas a autogestão só acontece se a posse dos meios de produção e de serviços, bem como do resultado da produção e dos serviços estiver compartilhada pelos próprios trabalhadores, sem que ninguém seja o "dono" ou o "patrão", isto é, o capital é compartilhado e ninguém seja trabalhador assalariado, isto é, empregado. Todos os trabalhadores são "sócios" do empreendimento. Isso é que é o comunismo anarquista. Nem o estado é o "dono" de nada. O capital existe, mas não o capitalismo que significa a detenção do capital por uns e o exercício do trabalho por outros. No anarco-comunismo o capital é distribuído pelos trabalhadores, desde os superintendentes aos encarregados da limpeza.

Ondas diferentes propagam-se no mesmo meio com velocidades iguais ? Por exemplo, Ondas de TV's e Ondas Sonoras, propagando-se no ar, tem suas velocidades iguais, pois a resistência do meio é equivalente ? 21/03/2016

Não. Essas ondas são de natureza completamente distinta e suas velocidades dependem de propriedades diferentes, de modo que não são, absolutamente, iguais. As ondas de TV se propagam, no ar, a 300.000 km/s e as do som a 340m/s, ou seja, cerca de 900.000 vezes mais devagar.

#SomosTodosSérgioMoro. O que você está achando das investigações em cima da Facção Criminosa chamada PT (Partido dos Trambiqueiros). O MST, CUT e todos essas facções querendo atrapalhar as investigações. Deus é poderoso. Serão julgados pelos seus atos. 21/03/2016

Acho que as investigações são importantes e precisam ser levadas a cabo, com a punição dos culpados e o ressarcimento dos desvios. Todavia é preciso que o mesmo seja feito, com todo o rigor, em relação à corrupção feita por políticos de todos os partidos e os empresários envolvidos. Até o momento, contudo, não vejo razão para impedimento do exercício da presidência pela Rousself. Também não vejo que o Partido dos Trabalhadores, como entidade, seja uma facção criminosa e sim que vários membros dele se envolveram em crimes. Todavia isso já é razão para que eu não vote em seus candidatos. Em verdade está difícil achar em quem votar, em todo o espectro partidário do Brasil. Em candidatos direitistas em não voto mesmo, por ideologia, mesmo que se trate de uma pessoa de bem, íntegra e honesta. E os esquerdistas andam aprontando das suas, levando ao descrédito das propostas de seus partidos.

Me parece uma boa refutação para o argumento cosmológico. O que acha ? https://rebeldiametafisica.wordpress.com/2013/03/04/um-argumento-cosmologico-a-partir-do-big-bang-para-a-inexistencia-de-deus-8-a-questao-do-principio-causal-conclusao/ 21/03/2016


Concordo. Mas é preciso ler a série toda. Vou ver se acho tempo nos próximos feriados.

Adoria vê-lo em uma entrevista no programa do Jô Soares por exemplo. Acredito que muitas pessoas iriam prestigiar sua postura educadora e se inspirar. 21/03/2016

Também acho que seria interessante divulgar minhas ideias para um público maior (se bem que o público do programa do Jô não é grande).

Já existiu alguma nação completamente ateia? 21/03/2016

Oficialmente ateias as nações ditas "comunistas" sempre o foram. Mas isso não implica que o povo seja ateu em sua totalidade. Várias nações laicas da atualidade (sem religião oficial, tampouco o ateísmo) têm uma fração maior de população ateia do que muitas que foram comunistas, como Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Japão, França, Coréia do Sul. Outras são nações comunistas e ex-comunistas, como Vietnã, República Tcheca.
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-pais-com-mais-ateus-no-mundo

Professor, você já ouviu falar sobre Leandro Karnal ou Mario Sérgio Cortella? Se sim, você acha esses, grandes pensadores? Eu particularmente tenho á eles como uma grande referência como educadores, assim como o você, professor. :D 21/03/2016

Gosto muito das opiniões do Karnal, com as quais, em geral, sempre concordo. Já as do Cortella, depende. Algumas eu concordo, outras não. O problema dele é a religiosidade de sua espiritualidade, isto é, ele concebe que há algo transcendental ao Universo Físico, o que discordo. Acho que a espiritualidade seja muito importante, mas ela não implica em supor a existência de nada sobrenatural.

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar." Você concorda com essa frase? 20/03/2016

Depende do crente. Há quem seja aberto à razão e fique convencido da impropriedade de sua crença, se convenientemente abordado, de forma lógica e plausível. Outros, porém, não se abrem para a razão e ficam empedernidos em sua crença. Nem todos acreditam por uma profunda necessidade de acreditar, mas apenas porque é o que lhes foi passado pela família e a sociedade como o que deve ser atendido para a normalidade da convivência social. Simplesmente não refletem sobre o assunto. Mas podem ter suas concepções alteradas se convencidos do equívoco de sua fé.

Qual a diferença entre problemas estruturais e conjunturais? Poderia citar exemplos? 20/03/2016

Estruturais são os problemas advindos do modo como algo é concebido em sua estrutura de funcionamento, que acarreta maus resultados, mesmo que tudo seja procedido com o máximo cuidado e dedicação. Conjunturais são os problemas advindos de um mau encaminhamento da forma de se conduzir o processo de obtenção do resultado pretendido.

Ter dificuldade em algumas disciplinas durante a graduação é um indício de que há uma probabilidade muito baixa de se trazer importantes contribuições pra área após formado? Ou ter tido dificuldades na graduação não implica em ser um pesquisador "ruim", ou insignificante para a área? 20/03/2016

Dificuldades na graduação não implicam, necessariamente, que se vá ser um pesquisador ruim. Depende da razão dessas dificuldades. Se forem realmente estruturais em relação à compreensão do âmago da Física, podem. Mas se forem acidentais, relativas a aspectos secundários, não. De qualquer modo, é preciso superá-las.

Programa Primeira Classe 20/03/2016


Quarta Feira, dia 23 de março, o programa "Primeira Classe" apresentará:
Bach - Oratório da Páscoa
Bach - Oratório da Ascensão
Hannah Morrison, soprano
Meg Bragle, mezzo-soprano
Nicholas Mulroy, tenor
Peter Harvey, bass
Monteverdi Choir
English Baroque Soloists
John Eliot Gardiner, conductor
Live recording, London, Proms 2013
Das 20 às 22 horas
www.rtv.ufv.br
Produção e apresentação
Ernesto von Rückert

Agradeço a generosidade da citação, caro amigo, mas o que me traz aqui é outro assunto: a quantas anda sua saúde? Tem se cuidado como deveria? Tem feito os necessários retornos periódicos para acompanhamento médico e plena recuperação? Saiba que está terminantemente proibido de adoecer! Abraço. 20/03/2016

Nesta semana mesmo procedi a um retorno de controle mais completo, passados seis meses de minha angioplastia, em que coloquei três stents nas coronárias. O exame de sangue está bom, exceto na glicemia de 170 ml/dL, acima do aceitável e que precisa ser diminuída com uma dieta mais rigorosa de carboidratos. Todavia o ecodoppler revelou uma baixa contração do ventrículo esquerdo, com uma razão de ejeção de 28%, que revela uma insuficiência relevante. Isso não se resolve com remédios e reflete meu baixo condicionamento físico, o que precisa ser revertido por meio de exercícios aeróbicos progressivamente mais exigentes. Esse é um ponto difícil para mim, que nunca na vida fiz nenhuma atividade física e nem pratiquei nenhum esporte (sequer assisti). Mas vou ter que atender. O pior é que tenho tendinite no tornozelo e artrose nos joelhos, o que me impede de fazer caminhadas. Comprei uma bicicleta ergométrica e vou pedalar nela. Penso, também, em fazer hidroginástica. Vamos ver se consigo evitar o óbito por algum tempo ainda.

Você já leu o Guia Politicamente Incorreto da história do Brasil ? O que acha ? 20/03/2016

Sim. Acho que ele está correto no que diz. Todavia não procedi a nenhuma investigação paralela para confirmar.

É verdade que Albert Einstein foi uma farsa? 20/03/2016

Não. O que acontece é que a imprensa acabou endeusando Einstein, atribuindo-lhe feitos e capacidades além da realidade. Mas a realidade dele é, de fato, excepcional. Sugiro a leitura do livro "Os erros de Einstein", de Hans C. Ohanian (Larousse), em que é feita uma análise criteriosa do trabalho de Einstein, mostrando o que realmente ele fez e em que se equivocou.

Professor, eu entendo que os empresários fiquem revoltados com a carga tributaria que pagam ao governo, mas os empresários pagam esses impostos por meio do repasse dos custos para o valor final de venda dos produtos ou serviços?Ou estou enganado? 20/03/2016


Claro que passam. O que eles querem é pagar menos imposto, diminuindo os custos, sem diminuir consequentemente (pelo menos o quanto deveria) o preço dos produtos ou serviços, com isso, aumentando o lucro.

É incoerente um rico ser comunista? 19/03/2016


Eu acho, a não ser que ele faça uso de sua riqueza para promover distribuição de renda, por exemplo, fundando uma empresa em que os trabalhadores sejam sócios e aufiram participação nos lucros. Ou aplicando, por exemplo, na fundação de escolas ou hospitais para o atendimento gratuito da população.

Professor, se até o espaço entre os núcleons está expandindo agora, por qual motivo não podemos detectar? Por ser muito débil? Mas isso deve a que? As interações fortes e elétricas predominarem sobre a expansão? 19/03/2016

Sim, está tudo se afastando. Mas a taxa de afastamento é dada pela Lei de Hubble:
v = H.r, onde v é a taxa de variação da separação (que não é uma velocidade de movimento), r é a separação e H é a constante de Hubble, cujo valor atual é 67km/s/Mpc = 2,16E-18s^-1.
Para uma separação entre os núcleons, da ordem de 10^-14m, a taxa de separação cósmica é, pois, de 2,16E-32m/s, ou seja, para que os núcleons aumentem sua separação de um milésimo, isto é, de 10^-17m, serão necessários 4,63E14s, ou seja, 15 milhões de anos. 
Isso, porém, se refere à separação pela expansão cósmica que é um resultado das equações de Friedmann, que se aplicam a uma distribuição de homogênea de matéria afetada apenas pela interação gravitacional. No caso de estarem presentes outras interações, inclusive mais fortes do que a gravitacional, elas podem, e de fato o fazem, impedir que a separação aconteça pela Lei de Hubble, tornando-se tantas vezes mais lenta quanto essa interação for maior do que a gravitacional. A interação nuclear entre núcleons é 10^42 vezes mais intensa do que a gravitacional.
Sugiro a leitura do livro, muito acessível, até para o nível médio, "An Introduction to Modern Cosmology" de Andrew Liddle (Wiley). Só tem que saber inglês, pois não tem tradução para o português. É um livro fino (177 páginas só).

Professor pode me falar sobre essas falácias que vêm sendo geradas na parte mais conservadora do espectro político brasileiro: " O Brasil está a caminho de ser comunista.", "pt não é centro esquerda mas comunista" " o foro de são paulo está tentando implantar o comunismo no Brasil." e etc 19/03/2016

Se estivesse mesmo, seria ótimo. Mas não está nada. Só que, em geral, o que as pessoas querem dizer quando mencionam a palavra "comunismo" é o "socialismo de estado", um regime estatizante que não tem nada de comunista. O comunismo, pelo contrário, é anti-estatizante. Nele a posse dos meios de produção e serviços, bem como o resultado da produção e dos serviços é compartilhado pelos trabalhadores, que não são empregados assalariados, não havendo patrão, nem capitalista nem o estado. Todavia, mesmo esse socialismo estatizante não é o que o governo está fazendo. Esse governo, economicamente, é inteiramente capitalista mesmo. Se ele se voltasse para implantar uma social-democracia, seria, também, uma beleza. Mas não é isso que está fazendo. Por isso é que me desiludi do PT, em que já votei muito.

Caro Ernesto, faltou recomendar o GuiTomishiyo! Um Abraço! 19/03/2016

Tem razão. Fica incluído.

Há outras pessoas com respostas tão elegantes e inteligentes quanto as suas - mesmo de outras ideologias - que interagem em redes sociais que você possa recomendar? 18/03/2016

Procure estes:
Higgo Nogueira,
Perce Polegatto,
(H)elena,
Hadeana,
Ermelino Espíndola,
Ana Oliveira,
Danyelle,
Marcelo Carsten,
Taiza Barros

Professor, como pôde ter predominado matéria sobre antimatéria, se o decaimento dos múons (mesmo que tivessem decaído antes que os antimúons) produziriam elétron e neutrinos e o antimúon, pósitron e neutrinos? Do mesmo jeito, ainda há matéria e antimatéria. Acho que a diferença entre a diferença entre a meia-vida das partículas e antipartículas não resolve o problema. 18/03/2016

Estou estudando isso para te responder, mas ainda não achei a explicação bem apresentada. Quando achar eu respondo de novo, uma vez que você repetiu a pergunta muitas vezes. Como também aquela outra sobre os campos de matéria serem um só ou um para cada tipo de partícula.

Por que pessoas arrogantes são quase sempre cheias de amigos e admiradores? 18/03/2016

Não me consta que isso seja verdade. O que eu percebo é, justamente, o oposto.

Professor, poderia me indicar um bom ''Guia do Professor'' para lecionar Física no Ensino Médio? Na verdade eu ainda nem entrei na faculdade mas gostaria de me preparar desde já. 18/03/2016

Já lecionei "Didática Especial de Física" para a Licenciatura em Física e, em verdade, nunca achei nenhum livro texto específico sobre o assunto. Tinha que me valer de notas que eu mesmo elaborava. Infelizmente isso está tudo encaixotado e nem sei onde achar. Uma boa recomendação são os Guias do Professor da coleção do PSSC, que não são apenas o mesmo livro do aluno com as respostas dos exercícios, mas outro livro completamente diferente, com orientações para lecionar cada capítulo. Mas tem que estudar acompanhado do livro do aluno também. Cada um deles têm quatro volumes e é possível encontrá-los em sebos.

O conhecimento de matemática de um bacharel em física é muito inferior a de um bacharel em matemática? Suficiente para realizar pesquisas em biomatemática, com a devida especialização? 18/03/2016

Não é muito inferior não. É, até, bem próximo e, em alguns aspectos, inclusive mais avançado. Lecionei "Métodos Matemáticos da Física" vários anos para o Bacharelado em Física da UFV, e a disciplina era optativa para o Bacharelado em Matemática. Os alunos de Matemática que de vez em quando a cursavam, achavam-na muito mais puxada do que as disciplinas do curso deles. Acho que dá para cursar biomatemática sim.

Como é possível que bandidos declarados, do porte de Eduardo Cunha e Paulo Maluf (procurado pela Interpol), tomem decisões no Brasil? 18/03/2016

É que no Brasil as pessoas não fazem ou deixam de fazer algo porque possam ou não possam. Elas fazem porque querem, mesmo não podendo. Porque no Brasil não impera a moralidade e nem a lei. O que manda é o poder político, econômico, militar ou religioso. Espero que os fatos que ora estão se desenrolando no cenário político e empresarial nacional resultem numa mudança de concepções e atitudes a esse respeito. Mas não tenho muita confiança de que sim. A grande massa é submissa e ainda segue as orientações de seus "senhores".

Bom dia, a partir do dia 1° de Janeiro deste ano entrou em vigor, obrigatoriamente, o novo acordo ortográfico. Eu gostaria que tu te adequasses à nova regra, pois não sou obrigado a ler esse seu português arcaico e ultrapassado! Obrigado. 18/03/2016

A solução é simples: Não leia!

Um bom professor universitário precisa possuir licenciatura? Ou a licenciatura auxilia apenas no ensino básico/secundário, não fazendo muita diferença no ensino superior? 18/03/2016

Não precisa. Mas é muito conveniente que faça as disciplinas pedagógicas de forma avulsa, em especial Psicologia da Aprendizagem, Didática Geral e Didática Especial, pois, mesmo professores da graduação e da pós graduação precisam ter didática, além do conhecimento do conteúdo que lecionam.

Ernesto, Quando eu era aluno de eng. estudei superficialmente todas as físicas gerais. Aprendi todos os conceitos essenciais. Agora, estou no bacha em física. seria melhor eu rever o conteúdo ou partir direto para a mecânica clássica, eletro e quântica? Ressalto que tem exer. q n consigo responder. 18/03/2016


Se você viu a Física Geral superficialmente, para acompanhar as disciplinas específicas de Mecânica Clássica e Analítica, Eletromagnetismo, Ótica, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística, Termodinâmica e outras, no nível da segunda metade do Bacharelado, é preciso que faça uma boa revisão da Física Geral. Mas pode ir fazendo à medida que for sendo preciso para o estudo dessas matérias. Só que, é claro, vai ter que ter uma dedicação de tempo muito maior ao estudo. Uma disciplina importantíssima são os "Métodos Matemáticos da Física". Não descuide dela. Quanto à Física Geral, sugiro que você a revise pelo "Curso de Física de Berkeley" ou pelo "Alonso & Finn", que agora tem uma edição em volume único, em português, de Portugal, muito conveniente. É um excelente livro.

O livro Curso de Física de Berkeley é suficiente para preparar para seleção de mestrado em física na usp, unicamp, etc? Ele também é suficiente para os programas de pós-graduação no exterior, como o GRE? 18/03/2016

Não. O Curso de Física de Berkeley é um curso de Física Geral para os períodos iniciais do Bacharelado em Física. Mesmo sendo excelente, ainda não tem a abrangência e o aprofundamento exigidos pelos cursos específicos de Mecânica Clássica (incluindo Mecânica Analítica, que o Berkeley não aborda), Eletromagnetismo, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística, Ótica e outros que são vistos na parte profissionalizante do Bacharelado em Física e que, normalmente, têm os seus conhecimentos avaliados para a admissão ao mestrado. Nesse caso é preciso estudar pelos livros específicos de cada disciplina dessas, dentre os vários que são adotados nos Cursos de Bacharelado em Física das diversas universidades.

É triste saber que as escolas pagam impostos e as escolas não, né? https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=249314475405560&id=175057666164575&ref=m_notif¬if_t=like 18/03/2016

Você quer dizer as "igrejas", não? Realmente é um absurdo. Para mim toda edificação tem que pagar imposto predial, seja residência, seja estabelecimento comercial ou industrial, seja repartição pública civil ou militar, seja escola, seja hospital, seja clube ou seja templo de qualquer religião. E qualquer atividade que aufira renda tem que recolher imposto de renda. E as religiões (não só igrejas) auferem renda. Para não pagar, teriam que prestar todos os serviços inteiramente de graça. Ou então que sejam abolidos os impostos para todos. Os sacerdotes também têm que se submeter à legislação trabalhista. Ou seja, todo templo tem que ser considerado uma empresa, como CNPJ e tudo o mais, como prevê a lei (não sei se todas o fazem, o que inclui os terreiros de Umbanda, centros espíritas, sinagogas, mesquitas, templos hinduístas e o que mais seja do tipo).
https://ictuscontabilidade.wordpress.com/2009/06/04/hello-world/

Vc toca algum instrumento musical? Fala outros idiomas? Resolve cubos mágicos bem mais complexo que o tradicional? Pelo tanto que diz ser inteligente, creio que porte tais atributos. 17/03/2016

Sim, toco um pouco de piano. Mas o meu maior instrumento e minha própria voz, para cantar. Não resolvo cubos mágicos mais completos porque, em verdade, nunca experimentei. Gosto de resolver enigmas e vários desafios de montar e desmontar. Também pinto quadros e escrevo poesias, se é o que você quer saber a meu respeito.

Estou estudando agora geometria molecular. Porém, não é explicado qual diferença cada tipo de geometria faz na molécula, quais as consequências químicas/físicas se a geometria é plana, linear etc. É ensinado apenas como saber qual o tipo de geometria. Isso torna o estudo entediante e até frustrante. 17/03/2016

Isso é o primeiro passo, necessário. Uma vez sabido vai se passar a estudar o que você quer saber.

Isto está correto? http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-estado-fisico-do-fogo 17/03/2016


Está errado. O fogo é uma mistura de gás e plasma, produzidos pela reação de combustão, principalmente vapor d'água e gás carbônico. Como é uma reação exotérmica, libera energia, que fica como energia cinética dos produtos. Sendo ela caótica, representa um aumento da temperatura. Esse aumento de temperatura vaporiza, também, algumas moléculas dos reagentes, que se misturam às dos produtos. Com as colisões, os átomos das moléculas se excitam para níveis mais altos de energia. Ao decaírem, emitem luz. Algumas colisões até arrancam elétrons, formando íons, que, com os elétrons arrancados formam o plasma. Os íons também se excitam e emitem luz no decaimento. Os elétrons livres arrancados não emitem luz. Essa mistura que é o fogo possui energia, mas não "é" energia, pois energia não é algo e sim uma propriedade de algo. A luz emitida também possui energia, mas não "é" energia.

Maria José? Ela ainda trabalha com física? 17/03/2016

Ela é professora de Matemática. Depois fez curso de Direito e trabalha como advogada. Já foi diretora de Colégio Estadual em Barbacena.

Aprova o uso de mnemônicos para decorar a ordem dos elementos da tabela periódica? Já que não tem como "entender" a ordem dos elementos, o que resta é decorar. 17/03/2016

Aprovo. Não tem problema. É bom saber de cor mesmo. Mas é preciso, também, saber como variam as propriedades com a posição na tabela (valência, eletronegatividade, eletroafinidade, ponto de fusão, densidade e várias outras). Então, sabendo de cor a posição de cada elemento, se tem uma noção de como suas propriedades se comparam com as propriedades dos outros.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Qual a importância do conhecimento Matemático na sua vida? Teve alguma cituação que você persebeu que devia estudar mais Matemática? 17/03/2016

A Matemática foi uma ferramente essencial para que eu pudesse desenvolver minha pesquisa em Cosmologia, a respeito das consequências de uma possível massa de repouso para os fótons. Atualmente, em que não trabalho mais com Cosmologia, uso a Matemática cotidianamente (certamente que de modo muito mais simples) para desenvolver os sistemas de controle acadêmico que são usados no colégio em que trabalho. Sem contar que, como professor de Física que fui ao longo da vida, especialmente nos anos finais do Bacharelado em Física, empreguei fartamente a Matemática no desenvolvimento de tudo o que ensinava. A situação que me levou a perceber que tinha que aprender mais Matemática foi, exatamente, quando comecei a elaborar minha tese de Mestrado.

A anomia é consequência da anarquia? Ou a anomia gera a anarquia? 17/03/2016

De modo nenhum. Muito pelo contrário. A anarquia, exatamente, vem preencher de significado a vida das pessoas que se tornam individualmente responsáveis pelo bem coletivo, não tendo a quem delegar essa responsabilidade. Na anarquia a ordem e a harmonia são muito maiores, dissipando a falta de perspectiva de vida das pessoas, acabando, pois, com a anomia. A anomia, por outro lado, não leva à anarquia, pois esta requer toda a população extremamente participativa e cooperativa. Pessoas anômicas ficam apáticas e incapazes de atitudes e decisões, submetendo-se à vontade dos outros. Anarquia é uma situação em que todo mundo tem que ser muito decidido, expedito e de grande iniciativa, uma vez que não há mandantes a quem se obedecer.

https://www.facebook.com/964876300226115/photos/a.965368036843608.1073741828.964876300226115/965368936843518/?type=3&theater isso possui alguma procedência? 'Contratante' já me faz pensar que é bem viajada essa teoria 17/03/2016

Está corretíssimo. Uma corrente elétrica que passe pelo seu corpo provoca uma interferência nos nervos que comandam a contração dos músculos e eles se contraem de modo súbito e espasmódico, isto é, com extrema intensidade, inclusive em movimentos alternados, o que provoca um tremor involuntário com muita força, capaz de fazer a pessoa dar saltos e murros. A morte advém desse efeito também acontecer com o músculo cardíaco, que deixa de obedecer aos fracos impulsos cerebrais e passa a se contrair pela corrente, o que provoca efeitos descontrolados. Outro fator de morte, se a corrente for mais intensa ainda, é o efeito térmico da corrente que promove o assamento dos músculos (isto é, eles são "assados" como churrasco), inclusive o coração.

Entre monarquia e república, no Brasil, por exemplo, qual seria o sistema mais eficaz? 17/03/2016

A eficácia de um regime autocrático pode ser melhor. Mas a eficácia não é um valor primordial para um governo. Nem mesmo a eficiência (eficácia se reporta ao resultado, eficiência ao processo). O importante é que seja justo e representativo da vontade dos governados. Havendo governo, o mais justo e representativo é o regime democrático e o sistema republicano, que eu prefiro na modalidade parlamentarista. O melhor, contudo, é que não haja governo. Mas isso só pode acontecer em uma sociedade extremamente evoluída e civilizada.

"Sempre fui monarquista e anarquista, monarquista para que a nossa anarquia, de baixo, seja protegida por uma ordem, de cima." Você concorda com essa frase do Salvador Dalí? 17/03/2016

De modo nenhum. Anarquia não possui governo. De espécie nenhuma. Nem monarquia nem república. Nem democrático nem autocrático. Nem parlamentarista nem presidencialista.

Você concorda com quem diz que psicologia não é ciência? 17/03/2016

A Psicologia é uma área de conhecimento que faz uso de métodos científicos mas ainda não conseguiu atingir o "corte epistemológico", pelo qual, a cada momento, a comunidade científica adota um paradigma único, sendo as propostas alternativas consideradas como hipóteses a se confirmar para serem aceitas e, se for o caso, substituírem o paradigma vigente. O problema é que em Psicologia (como em Economia e Sociologia) se apresentam "escolas de pensamento" conflitantes e paralelas. Isso lhe confere um estatuto de "protociência", até que se possa estabelecer um consenso na comunidade, em torno de uma explicação dos fatos psicológicos devidamente confirmada de modo inconteste por observações e experimentações que permitam o estabelecimento de um paradigma único.

Qual a sua opinião sobre a psicologia soviética? 17/03/2016

Comprei e estou para ler os volumes do "Curso de Psicologia Geral" do Luria para me inteirar bem dessa proposta. Também quero ler os trabalhos de Vygotsky e Leontiev para ter um embasamento em psicologia cultural-histórica. Por enquanto não tenho condições de emitir uma opinião.

Voce respondeu mas nao acho a pergunta. Quem favorece/favorecia na corrida presidencial americana ? 17/03/2016

Preferiria o Bernie Sanders.

Professor, considera a coleção de livros "Física Clássica'' dos autores Caio Sérgio Calçada e José Luiz Sampaio, bons livros para nível de Ensino Médio? 17/03/2016

Não conheço.

Professor, você segue alguma moda? 17/03/2016

Não. Eu sigo a minha moda. E ela é a seguinte: Calça social ou de brim, mas não jeans. Camisa de pano ou polo. Sempre para dentro da calça. Não uso camiseta sem gola, especialmente se tiver algo escrito ou desenhado. Gosto de usar camisa de manga comprida e gravata. Não uso tênis, só sapato. Gosto de vestir paletó como agasalho. Mas também uso cardigan, suéter ou pulover, com manga ou sem. Não gosto de blusa com zíper. No frio gosto de usar boina e cachecol.

Professor, o que tem a dizer sobre o Sudário de Turim? A professora da minha irmã disse ser a prova de que Jesus existiu 16/03/2016

Trata-se de um embuste. De uma obra artística. 
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=sud%C3%A1rio%20de%20turim%20farsa

https://ask.fm/wolfedler/answers/135079900445 Economia é a melhor área para esse perfil de *ESTUDANTE*. O problema é a doutrinação dos professores marxistas, mas aí é de responsabilidade do estudante não virar somente aluno. Quem é só aluno, em qualquer área, com certeza será medíocre na profissão. 16/03/2016

Nem sempre. Eu, por exemplo, também gosto muito tanto de exatas quanto de humanas. Mas não gosto de economia nem sociologia. Nem gosto de Química. Gosto de Física, Matemática, Astronomia, Cosmologia, Filosofia, Linguística, História, Música, Literatura, Pintura. Concordo plenamente em que o estudante não possa ser um cordeiro passivo que só absorva o que os professores passem e diga amém. Todavia nem todos os cursos de economia são de viés marxista. Em meu entendimento um economista precisa conhecer todas as vertentes do pensamento econômico, e não só como informação por alto. Tem que saber como funciona tintim por tintim uma economia capitalista e uma socialista. E, digo mais, como funcionaria (porque não existe) uma anarco-comunista. Como seria uma economia sem moeda e sem escambo. Sem governo e sem leis. Só que ultra sofisticada, cultural e tecnologicamente. Porque isso é uma possibilidade real. E envolve toda uma ciência econômica, porque economia não é a ciência do dinheiro e sim a ciência da produção e alocação de bens.

Gosto MUITO de Humanas e de Exatas... Tenho mais vontade de seguir a área de exatas, mas bem mais facilidade com humanas... O que devo fazer? Devo ir pra área de exatas, por ser o que mais quero, mesmo tendo bem mais dificuldade? 16/03/2016

É o que eu recomendo. Inclusive, exatamente, por ser mais difícil, você precisa acompanhar um curso formal. As humanas você pode aprender de forma diletante.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Até que ponto matar alguém pode ser legitimado? 16/03/2016

Quando for para defender a própria vida ou a de outrem. Mesmo para defender-se ou a outrem de agressões não fatais, se a defesa redundar não intencionalmente em morte do agressor. No caso de guerra ela só se justifica como defesa contra um agressor. A iniciativa de guerra de conquista ou dominação não é eticamente passível de ser aceita. Os cidadãos de uma nação agressora devem se recusar a combater, inviabilizando a guerra. No caso de defesa, pelo contrário, os cidadãos (e as cidadãs) devem contribuir para a defesa como combatentes.

Qual a diferença de Cosmopolita e Globalizante? 16/03/2016

Cosmopolita é um conceito mais cultural enquanto globalizante é mais econômico. Ambos, todavia, se referem à concepção de que as características e os valores humanos da sociedade devem ser admitidos como válidos no mundo inteiro, sem rejeição de nada que seja próprio de uma cultura pelas outras culturas. A não ser, é claro, que o aspecto em questão seja, justamente, o fato de uma cultura rejeitar as outras. Em outras palavra, o que não se pode tolerar é a intolerância. A globalização e o cosmopolitismo, também, buscam uma convergência de abordagens e concepções, que possam ser admitidas igualmente por todas as culturas humanas.

Ernesto, meu professor zerou minha questão de física porque eu não fiz na ordem.Na letra a ele pedia o tempo de queda, e na letra B a velocidade inicial. Mas eu achei a velocidade inicial para poder achar o tempo e ele me disse que não, que tinha que fazer a letra A primeiro, mesmo o resultado igual 16/03/2016

Esse professor é uma pessoa bitolada, que não admite que alunos sejam criativos e façam as coisas de modo diferente do que ele preconizou. Isso é péssimo. Pelo contrário, todo professor tem que estimular, justamente, a capacidade inventiva do aluno em produzir novas formas de abordagem das questões. Se estiverem certas, claro que têm que ser consideradas e, inclusive, o aluno parabenizado por sua criatividade. Se não estiverem certas, há que se cortar o ponto, mas deve-se considerar a inventividade do aluno como algo positivo. O professor, então, na aula, deveria comentar a solução e mostrar em que ela se equivocou.

Professor, qual a sua opinião sobre fazer o mestrado e o doutorado em áreas diferentes da graduação ? Conheci um médico o qual tem mestrado em Educação Física e doutorado em Engenharia. Não seria melhor ele ficar só na área da saúde ? 16/03/2016

Não seria melhor nem pior. Isso varia com a pessoa. Há quem seja polímata e seja capaz, com facilidade e grande prazer, de se ocupar com variadas atividades em paralelo, como um médico engenheiro, um comerciante músico, um ator fazendeiro, um professor advogado, um escritor médico. Ou mesmo três ou mais ocupações. Não há nada de errado com isso.

A humanidade será extinta quanto na sua opinião? 16/03/2016

Considerando a média de existência das espécies ao longo da evolução da vida, a humanidade ainda deve permanecer neste planeta por uns dez a quinze milhões de anos, convivendo paralelamente com as próximas espécies que evoluirão a partir da nossa ou de outras que já estão em estágio mais avançado, como os outros primatas superiores.

https://ask.fm/wolfedler/answers/135078572317 Mas é aí que está o problema. Você acha alguém com um "pensamento diferente" não tentaria, incansavelmente, subverter o funcionamento do anarco-comunismo? Pensa bem: são bilhões de pessoas NO MUNDO. É incabível que todas elas aceitem viver da mesma forma 16/03/2016

Poderia. Do mesmo modo que, atualmente, há pessoas anti-capitalistas, anti-democráticas, anti-socialistas, anti-ditatoriais e assim por diante que procuram reverter a situação nas nações que sejam capitalistas, democráticas, socialistas ou ditatoriais, respectivamente. Todavia, considerando que o anarco-comunismo é um sistema que propicia à totalidade das pessoas os maiores benefícios que se pode ter, a grande maioria da população será favorável a ele. Quem não o for, em geral, será porque seja uma pessoa egoísta, gananciosa, preguiçosa ou algo do tipo. Como a anarquia comunista terá sido atingida ao fim de uma longa (muitas décadas ou alguns séculos) evolução civilizatória da humanidade, em que se obteve, principalmente, uma mudança de mentalidade das pessoas, a própria sociedade vai impedir que pessoas discordantes possam agir no sentido de minar os fundamentos básicos da condição anarquista e comunista. Por isso é que é preciso que se divulgue ao máximo as ideias anarquistas e comunistas, mostrando como são boas e esclarecendo a todo mundo que não se trata, absolutamente, de nenhuma desordem e nenhuma estatização da economia, como faz o socialismo.

O que o senhor acha sobre os estilos de música funk e sertanejo ? 16/03/2016

Não aprecio, especialmente o funk. Mas aprecio a música caipira de raiz. Para mim o funk não é melodioso, não é harmônico, o ritmo e monótono e as letras, em geral, não são nada poéticas. Em outras palavras, para o meu gosto, é feio.

Esse teu amigo da faculdade com QI 180 ainda está vivo? Qual o nome dele? 16/03/2016


Sim. Chamava-se Maria José. Se não fosse 180, pelo menos 160 seria.

O que você acha da atitude do Olavo de Carvalho de chamar de analfabeto uma pessoa que comete qualquer erro de português ao escrever? 16/03/2016

Pernosticismo.

Você é a favor do aborto, em casos de microcefalia? 16/03/2016


Não. Uma criança com microcefalia é capaz de viver, com restrições, certamente. Mas, do mesmo modo que crianças com outros tipos de problema, como Síndrome de Down.

Estou em dúvida se curso Ciências Sociais ou Filosofia... O que devo fazer? Qual você escolheria, e por quê? 16/03/2016

Filosofia, sem dúvida. Porque é mais abrangente, mais profunda, menos aplicada.

Professor, na sua concepção reducionista, a física se reduz à matemática e a matemática se reduz à filosofia? 16/03/2016

O reducionismo epistemológico se aplica às ciências. Matemática e Filosofia não entram no esquema. Mas a Matemática se reduz, não à Filosofia, mas à Lógica, que é uma parte da Filosofia. Dentre as ciências, a base é a Física, da qual deriva a Química, das quais derivam a Geologia, a Astronomia, a Cosmologia, a Meteorologia e a Biologia, da qual deriva a Psicologia, da qual deriva a Sociologia, a Economia, a História, a Linguística etc.

Quais os melhores cursinhos que o senhor indicaria para nós mortais? *-* 16/03/2016

Como eu trabalho no Anglo, indico o Anglo. Mas, em verdade, não importa que cursinho você faça. Eles só servem para indicar o que se tem que estudar. O que resolve é o esforço pessoal em se dedicar a estudar sem preguiça e com muita atenção. O bom é estudar o conteúdo de cada aula antes dela ser dada, para tirar as dúvidas com o professor.

Ernesto, considero as bilhões de pessoas no mundo e reflita: mesmo numa escala de milhares de anos, uma fusão de interesses de bilhões de pessoas dispostas a alcançar o anarco-comunismo, "o paraíso na Terra", não soa como um devaneio? 16/03/2016

Claro que é um sonho. Mas um sonho factível. Ademais, na anarquia, justamente, é que não se tem que ter todo mundo pensando da mesma forma. Basta que tenha alguns comportamentos compartilhados por todos, como a disposição para trabalhar em ordem para o bem comum, despindo-se da preguiça e da cobiça. Pronto! O resto se resolve.

Não sei se essa pergunta fará muito sentido, mas... A disciplina de "Cálculo" tem como objeto de estudo as funções, certo? Com derivadas, integrais, etc... Essas "funções" são as mesmas ensinadas no ensino médio (Função de 1º Grau, 2º Grau, etc)? Ou é algo completamente diferente? 15/03/2016

O cálculo estuda funções e suas variações e acumulações. Todas as funções: polinomiais, trigonométricas, exponenciais, logarítmicas, hiperbólicas e outras, ditas especiais, como funções de Bessell, funções de Legendre, funções de Hermite, funções de Fresnel, tanto diretas quanto inversas. Essas funções aparecem nos problemas que se equacionam pelas ditas "equações diferenciais", que são aquelas em que se especifica como as variações das funções se dão para se descobrir que função está ligada a suas variações pela equação obtida. Ou pelas "equações integrais" em que se especifica o modo pelo qual dada função se acumula e como esse acúmulo se relaciona com ele mesma e com outras, para se descobrir a função que se apresenta assim.

O que você faria se fosse morrer em 30 dias? 15/03/2016

Tomaria as providências para que as pessoas ligadas a mim não tivessem muito trabalho para resolver o que se resolve quando alguém morre. No mais, continuaria a viver do mesmo modo.

Eu acho que ceticismo é uma doença. Prazer em destruir o que as outras pessoas gostam de acreditar… sendo falso ou não. 15/03/2016

Nada disso. Ceticismo é a única forma legítima de encarar as descrições da realidade. O ceticismo não se compraz em destruir as crenças por destruir e sim em estabelecer a verdade. Para isso é que duvida. A verdade é um valor superior a qualquer fé. Fé é um total despropósito. Não se pode acreditar em nada de que não se tenha provas nem evidências se não houver fortes indícios favoráveis. Não ter essa postura é que é uma atitude altamente temerária.

Por que será que ninguém fala do caso Roswell? do ET de varginha? Da Operaçao Prato que provam que existem alienígenas aqui na Terra? Nunca vi ninguém refutar, só falar da boca pra fora que é mentira, kkkkk 15/03/2016

Como não falam? Vá assistir ao History Channel. Falam disso o tempo todo. Dando, inclusive, aos espectadores a impressão de que dizem verdades. Mas são ilações gratuitas e sem fundamento. Há muitas refutações desses casos todos. Tenho referências em casa e posso publicar depois.

Sabia que a NASA esconde os alienigenas? 15/03/2016 15/03/2016

Mentira! Não esconde nada. Alienígenas, se houver, não aparecem por aqui.

E se pensarmos que a frase "a existência precede a essência" na verdade dá a ideia de que nos construimos um fim para nossa existência, e não nossa existência é construida por um fim, faria mais sentido? 15/03/2016

Isso só seria aplicável para seres humanos e não para qualquer tipo de ser. Mesmo assim, o fato de que o propósito de nossa existência seja dado por nós mesmos não muda a essência do que sejamos como seres humanos. Mesmo quem não construa propósito nenhum para sua existência (uma vez que não há um propósito intrínseco para nada no Universo) não deixa de ser humano. Isto é o modo de ser da existência de cada um não é o que define a sua essência, pois trata-se de algo acidental e não essencial.

Estive observando as notas de corte do ENEM, e de um ano para o outro existe um aumento relativamente alto da nota de corte... Física, em uma universidade aqui, por exemplo, a nota de corte era 650 em 2013, 680 em 2014 e 705 em 2015... Qual será as consequências disso no futuro? 15/03/2016

Isso é ótimo, pois significa que, cada vez mais, o nível dos estudantes está melhorando. Assim é que tem que ser mesmo. A consequência será que os profissionais formados pelos cursos vão ser cada vez mais competentes. Isso é ótimo para o povo da nação. Quem não lograr obter os pontos vai ter que se esforçar para conseguir um escore melhor na próxima tentativa. O que não pode acontecer é o nível do exame baixar para que o ponto de corte abaixe também.

O universo é onipresente, não? 15/03/2016


Claro, pois não existe nada que não seja pertencente ao Universo. Ele é o conjunto de tudo o que existe, de todos os lugares em que algo possa estar, bem como de todos os momentos em que algo possa acontecer. Então não há nenhum lugar ou nenhum momento que esteja fora do Universo. Isso é onipresença.

Você acha possível ter sentimento de afeto por uma pessoa que apenas conhece virtualmente? 15/03/2016

Certamente que sim. Mesmo amor. Em verdade se tem esse sentimento pela ideia que se faz da pessoa em função do que se depreende a partir das informações virtuais. Mas, normalmente, se se tem uma interação virtual bem abrangente e aprofundada, essa ideia costuma corresponder à realidade, sem, contudo, se ter garantia. Com base nessa ideia, então, os sentimentos de admiração, afeição e amor podem aparecer e, inclusive, serem fortes.

Conhece livros de divulgação científica de neurociência para leigos? 15/03/2016

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/842192-livro-apresenta-descobertas-da-neurociencia-para-publico-leigo.shtml
http://scienceblogs.com.br/rnam/2010/07/a_biblia_da_neuro/
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=163224&Livro=Introducao-A-Neurociencia&Autor=CLAUDIO-DA-CUNHA
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=177674&Livro=Neurociencias-Ilustrada&Autor=CLAUDIA-KREBS;-JOANNE-WEIBERG-E-ELIZABETH-AKESSON-
http://www.livrariacultura.com.br/p/neuroscience-for-dummies-29013668?id_link=8787&adtype=pla&gclid=Cj0KEQjwwpm3BRDuh5awn4qJpLwBEiQAATTAQUO51BpMPGmNEN6XIXVGb32wUXP72IcBQSUEPMiZI9UaAssb8P8HAQ

Ou seja, a existência precede a essência? 15/03/2016

Não vejo que nenhum desses aspectos preceda o outro, pois se tratam de considerações totalmente distintas. Essência é a qualidade de um ser ou ente que o faça ser o que é e não outra coisa. Existência é o estado (e não qualidade) de um ser de estar presente no mundo. Algo pode ter uma essência e não existir no mundo, mas apenas como um conceito abstrato, nas mentes. Mas é claro que tudo o que existe é alguma coisa, portanto tem uma essência. Dizer que a existência faça parte da essência, como queria Anselmo de Cantuária a respeito de Deus e como queria Sarte a respeito do homem, não é correto. A essência de algo não é a sua existência e, no caso do ser humano, o que o caracteriza como humano é o mesmo para todos, não importam as suas existências.

Opa professor, tudo bem?Eu comecei um relacionamento amoroso e pedi sua opinião sobre, já faz bastante tempo, e por enquanto estou gostando muito. Obrigado pelo conselho. Pergunta:O que acha das pessoas simplesmente acreditar em Deus pra se sentir importante perante ao pequenininho Universo? 15/03/2016

Nunca vi esse tipo de crença. Mas, se for o caso, acho uma tremenda idiotice. Se sentir importante porque acredita em Deus??? Não consigo entender como isso provocaria esse sentimento. Acho que uma pessoa possa se sentir importante em razão de ter muitos conhecimentos, muito dinheiro, ser muito bonito ou bonita, ter muita força e agilidade física, ter dons artísticos, ser politicamente ou militarmente poderosa. Mas, acreditar em Deus...

Quando muitos estudantes lhe pedem dicas acerca os Vestibulares, tu recomendas que estudem muito, por horas até o extremo. Estudar muito, não é sinônimo de estudar bem. Nos Vestibulares não vencem os que estudam muito, e sim os que estudam melhor. 15/03/2016

Em verdade os que vencem facilmente os vestibulares não são os que estudam mais, mas os que são mais inteligentes, pois aprendem quase sem estudar. Mas isso não depende da vontade da pessoa e nem de esforço. Mesmo que a inteligência possa ser aprimorada (e pode mesmo), em sua maior parte ela é inata. Pessoas muito inteligentes, desde os primeiros anos de escola, na tenra idade, aprendem facilmente tudo o que é ensinado na própria aula, não precisando de quase estudo nenhum fora da aula. Então isso vai fazendo um acumulo de conhecimentos e habilidades cognitivas que faz com que elas enfrentem com facilidade os desafios que vão aparecendo à medida que se avança no nível de escolaridade. E, fatalmente, elas lograrão sua aprovação para os cursos superiores. Todavia isso não significa que pessoas com menos inteligência não o consigam. Mas, nesse caso, há que se dedicar mais ao estudo. Mas você disse certo. Não é tanto o tempo de estudos, mas, principalmente a forma de estudar que faz diferença. Diferentemente do que muitos consideram, não é fazendo muitos exercícios e problemas que se dominam as matérias, especialmente as ciências exatas. É entendendo muito bem os conceitos, a teoria, sabendo fazer demonstrações, sabendo onde cada fórmula se aplica ou não. Eu tinha um colega na faculdade que resolvia centenas de exercícios e problemas e eu resolvia só uns e me focava em saber muito bem a teoria. Minas notas eram melhores do que as dele. Sempre bati nessa tecla em meu trabalho como professor. Isso também vale para ciências biológicas, humanas e idiomas. Muitos professores de português discordam de mim, mas eu digo que é mais importante saber muito bem a gramática do que escrever muitos textos. Bem... assim é o meu modo de encarar o aprendizado e sempre me dei muito bem com ele, pois sempre fui o melhor aluno da sala, exceto na faculdade, em que era o segundo, pois tinha uma colega cujo QI deveria ser uns 180 e o meu é só 140.

Que tipo de anarquista você se considera? 14/03/2016

O meu próprio tipo, isto é, não me enquadro em nenhuma corrente já apresentada. Minha proposta é pessoal e pode ser buscada em tudo o que tenho escrito ao longo desses anos todos. Principalmente não considero que a anarquia possa ser atingida por nenhuma revolução e sim por uma evolução civilizatória calcada em mudanças de concepções de mundo das pessoas. Também rejeito o anarco-capitalismo, mesmo que, sendo também comunista, considere que o comunismo não vá ser atingido através do socialismo e sim pela pulverização do capitalismo, com a distribuição do capital de todos os empreendimentos pela população, especialmente pelos trabalhadores desses empreendimentos, que deixam de ser empregados assalariados e passam a ser sócios deles. Preciso escrever um ensaio longo para uma exposição completa de minhas ideias a respeito e o farei, logo que achar um tempo.

Professor, o que acha desse argumento do Craig ?? https://www.youtube.com/watch?v=LAS3RsdRtE8 14/03/2016

Não concordo. Gostaria de ver o que o Hitchens havia dito.
Claro que se pode admitir que a evolução (fato sobejamente demonstrado) possa ter sido dirigida por algum agente extrínseco ao Universo. Todavia não é preciso fazer essa suposição. Baixa probabilidade, baixíssima mesmo, não significa impossibilidade (tanto que é muito improvável se ganhar na loteria mas há quem ganhe - mas é claro que essa baixa probabilidade é muito alta em comparação com as envolvidas nos processos evolutivos). Gostaria de saber como Barrow e Tipler calcularam as probabilidades citadas, que não considero que sejam tão baixas assim. Todavia é preciso entender que, na evolução, cada nova mudança se faz em cima do que se tem antes e a seleção natural procede á escolha. Não é para se calcular a probabilidade de átomos esparsos se unirem para formar um ser humano. O cálculo é gradativo, como mostrei neste texto:
http://wolfedler.blogspot.com.br/2011/02/varios-fisicosmatematicos-no-mundo-ja.html

O que você acha do Niilismo Existencial? Basicamente ele diz a vida não tem um sentido objetivo intrínseco, o que acha dessa ideia? 14/03/2016


De fato, não há sentido intrínseco para a vida e nem para a existência do Universo. Isso não significa que não se possa achar um sentido pessoal para a vida de cada um, que a preencha de significado. Nem tampouco implica que não existam valores éticos para balizar a conduta das pessoas. O fato de existirmos é casual. Poderíamos não existir, cada pessoa, a espécie humana, qualquer tipo de vida ou mesmo o próprio Universo. Não há razão e nem propósito para que nada disso exista. Todavia, como existimos, isso é um fato extremamente singular, ao qual devemos dar o mais alto valor e aproveitarmos dele ao máximo.

Quais perguntas podem calar a boca de um religioso fanático? 14/03/2016

Como explicar a existência do mal, especialmente o provocado pelos fenômenos naturais, se se considera que existe um deus todo poderoso, todo conhecedor e todo benevolente?
Como explicar o não atendimento de preces, inclusive de pessoas justas e boas, enquanto muitas pessoas injustas e más são brindadas com tudo de bom?
Como um deus de infinita perfeição foi fazer um universo com tantas imperfeições (para começar a existência de doenças)?
Para que supor a existência de um deus se todas as ocorrências do universo possuem uma explicação natural?
Por que existem variadas religiões se deus é um só para todos? Por que ele não se revelou à humanidade inteira da mesma forma? Por que se revelou de um modo para os judeus, de outro para os hinduístas, de outro para os muçulmanos e assim por diante?
Como decidir qual seria a verdadeira religião, uma vez que, se a fé for o critério, há pessoa de fé sincera, profunda e piedosa nas mais variadas religiões, que colocam como verdades afirmações inteiramente diferentes?

Alguém que passa algo como 12 (até 18 já ocorreu) horas por dia estudando matemática, claro, com as pausas para descanso, pode ter seu desempenho afetado por não mudar de disciplina periodicamente? Mas deve-se considerar certo "vício" pela área e prazer que a pessoa sente nisso. 14/03/2016

Não acho interessante dedicar tanto tempo diário ao mesmo tema. Acho importante se ter um leque de interesses e passear entre eles. Acho que a concentração em um só assunto acaba saturando a mente, que passa a rejeitar o aprendizado. Se é um vício, como todo vício, não é bom. Porque o vício escraviza e tira a liberdade da pessoa para usar o tempo em outras atividades. Tudo que é bom, se se tornar vício, deixa de ser bom.

Qual a melhor forma de se estudar cálculos? 14/03/2016

Vá lendo o texto do livro acompanhando criteriosamente as definições e as demonstrações. Faça anotações em um caderno e, lida uma demonstração, feche o livro e a refaça por sua conta no caderno. Resolva primeiro os exercícios, voltando ao texto para tirar as dúvidas. Depois os problemas. Mas tem que dedicar um tempo regular todo dia (digamos 80 minutos). O bom é estudar o mesmo assunto em mais de um livro, para ver formas diferentes de abordagem. Por isso vá estudar em uma biblioteca. Se estiver tendo aula, anote as dúvidas para perguntar na próxima aula. Se não, procure alguém que saiba para dirimi-las.

Quais os melhores sites para ler artigos científicos confiáveis? 14/03/2016

http://www.livescience.com/

Assistir uma palestra na internet e em seguida escrever um texto sobre o que eu entendi, é uma boa forma de aprender? 14/03/2016

Certamente.

Como conseguir uma bolsa de pós graduação no EUA? Quero mestrar em neurociência lá fora porque fiquei sabendo que o mestrado no Brasil não é lá grandes coisas. 14/03/2016

Não sei. Procure a coordenação de um curso de Biologia para saber.

Ao entender um assunto, eu preciso ensinar uma pessoa ou eu posso apenas escrever no caderno o que eu iria ensinar? 14/03/2016

Basta escrever o que iria ensinar. Mas se ensinar de fato, fica melhor ainda, porque a pessoa vai fazer perguntas, que você vai ter a obrigação de saber responder para poder dizer que entende do assunto. Se isso não acontecer, imagine todo tipo de pergunta que alguém poderia fazer e busque respostas para elas.

Como debater com um fanático religioso? 14/03/2016

Com argumentos sólidos, muito bem justificados e apresentado com a máxima didática. Sem usar nenhum recurso erístico, especialmente argumentos "ad hominen". Jamais ofender a pessoa nem caçoar de suas crenças. Ser exemplarmente elegante, sem mostrar uma aura de superioridade e desdém.

O que fazer para não esquecer de conteúdos estudados? 14/03/2016

Ao estudar, fazer como se fosse preparar uma aula do assunto para dar. Inclusive escrever um texto, como se fosse uma apostila sobre o assunto. Mas escrever sem consultar, de lauda própria. Se não estiver conseguindo. Pare e estude mais. Então volte e escreva. Ensinar e a melhor forma de aprender, porque você não tem a opção de não saber.

O que eu tenho que fazer para ser um Astrofísico? 14/03/2016

Faça o bacharelado em Física e, depois, o mestrado e o doutorado em Astrofísica. Se a sua universidade tiver, faça disciplinas de astronomia e astrofísica já na graduação, para ajudar a pós-graduação.

como treinar o ouvido relativo? 14/03/2016

Estude solfeja junto a um piano ou teclado. Vá tocando os intervalos e cantando. Depois peça a alguém para tocar um intervalo sem que você veja e diga qual é. |sso é bom, também, para treinar o ouvido absoluto, isto é, reconhecer as notas sozinhas. Do mesmo modo que treinar emitir o som de uma nota lida na partitura. Para começar, tem que tocar a nota no piano e, então, cantá-la. Vá treinando para ver se consegue dar a nota sem o piano. Isso demora muito tempo. Se você treinar meia hora por dia, acho que consegue em uns seis meses de treino.

Você dá ou daria aulas particulares de física ou matemática? 14/03/2016

Não. Não apenas porque não tenho tempo, mas porque não concordo com aulas particulares, de modo geral, ou seja, individualizadas. Acho que não é correto. O aluno tem que aprender nas aulas coletivas, junto com a turma.

Leitura de clássicos para a recuperação de presos: https://goo.gl/FHEV2s ... Só com essa ideia o Olavo já provou que é muito mais filósofo do que a Marilena Chaui. Ela é excelente para fomentar a guerra de classes. Só pra isso servem os socialistas! Coloque no Google: "eu odeio a classe média". 14/03/2016

Não concordo com muitas das opiniões e atitudes da Marilena Chauí, mas concordo menos ainda com as opiniões e atitudes do Olavo de Carvalho. Todavia concordo com algumas dele, como concordo com algumas da Marilena.

As bananas flutuam? 14/03/2016

Claro, por exemplo, no mel ou em algum líquido mais denso do que elas. Na água, não sei. Tem que fazer o experimento: faça-o e descubra você mesmo.

Um físico poderia saber matemática igual um matemático? E se o fosse o inverso, um matemático podeira saber física igual um físico? 14/03/2016

Sim, tanto um quanto outro. Mas, em geral, os físicos sabem mais matemática do que os matemáticos sabem física. É possível, até, que um físico saiba mais matemática do que o comum dos matemáticos, mas é raro um matemático saber mais física do que o comum dos físicos.

como assim discutir com o texto? 14/03/2016 14/03/2016

À medida que for lendo ir indagando a razão do que está sendo dito. Buscar encontrá-la, tentar contestar o texto. Imaginar alternativas para ele. Descobrir as consequências do que se diz. Não apenas ir absorvendo o texto passivamente.

Boa noite. Acha não temer a morte algo comum ? 14/03/2016

Não. Mas eu não temo e acho que não há razão nenhuma para temer.

Fala inglês fluentemente? 14/03/2016

Não. Mas falo, entendo, leio e escrevo razoavelmente.

Como desenvolver o amor pela Matemática? 14/03/2016


Se passa a amar qualquer coisa a partir do convívio com ela. Pegue livros a respeito de matemática e leia. Pegue livros de matemática e estude. Faça exercícios, resolva problemas, demonstre teoremas. Mesmo não gostando, fazer isso o levará a gostar:
Leia o livro "O que é a Matemática", de Richard Courant.
http://wolfedler.blogspot.com.br/2014/11/sou-muito-interessado-em-historia.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/2013/07/diga-me-grande-ernesto-conhece-alguma.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=matem%C3%A1tica

Qual seu QI? 14/03/2016

Os testes que já fiz variaram nas faixas dos 130 e 140. Posso considerar uns 142.

Você tem algum livro de matemática disponível para doação e envio pelos correios? Não tenho dinheiro para comprar livros. 14/03/2016

Não. Livros eu compro ou ganho. Mas não doo, a não ser que os tenha em duplicata. Minha biblioteca será disponibilizada ao público em uma ong ou fundação que estou para criar. Mas não pretendo conceder empréstimos. Só para leitura no local. Já perdi muitos livros que emprestei e não me devolveram, me obrigando a comprá-los de novo. Se você morasse aqui em Viçosa, poderia vir ler em minha casa.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Olá, Ernesto. Gostaria de saber a sua opinião sobre esses casos de "possessão demoníaca". É claro que há muita encenação em algumas igrejas, mas o caso de Emily Rose por exemplo, não sei se conhece um pouco a história, mas se sim, o que pensa a respeito desse caso e outros semelhantes? 14/03/2016

Todos os casos de possessão, ou são encenações, ou são distúrbios mentais. Demônios não existem.

Professor, alguma dica para alguém que adora estudar, tem uma visão de mundo e gostos gerais peculiares, mas vive em um lugar onde praticamente ninguém mais compartilha desses gostos e dessa visão de mundo ?? (considere que a pessoa não pode, no momento, sair da cidade). 14/03/2016

Atualmente, dispondo-se da internet, isso pode ser alcançado, pois nela se encontra, praticamente, de tudo. Inclusive outras pessoas interessadas no assunto para conversar e discutir. Todavia é preciso, para a sanidade mental, também manter contato direto com outras pessoas, mesmo que não compartilhem dos mesmos interesses.

Uma pessoa que lê e estuda muita Matemática, pode ter um QI elevado no futuro? 14/03/2016

Matemática, em geral, não se lê, sempre se estuda. Estudar matemática contribui para o aumento da inteligência sim. Especialmente o estudo de conteúdos novos, ainda não vistos. O bom é fazer muitas demonstrações e deduções que puxem bastante pelo raciocínio. Isto é, que sejam difíceis. Coisas fáceis não colaboram para o aumento da inteligência. Não se atenha ao que é pedido na escola. Busque outros assuntos.

A Leitura pode aumentar drasticamente o QI ? 14/03/2016

Pode aumentar sim, mas não drasticamente. Digamos uns 11% (poderia dizer 10%, mas não gosto de números redondos). É preciso, contudo, que a pessoa desenvolva o costume de ler, cotidianamente, de uma a duas horas, com uma leitura interativa com o texto, isto, é, discutindo mentalmente com ele, e não se furtando de buscar o significado de toda palavra que não conhecer antes de prosseguir. Isso se a leitura for de romances ou textos ligeiros. A leitura de textos filosóficos e científicos, que requeira muita reflexão para seu entendimento, pode desenvolver mais ainda a inteligência. Mas tem que ser regular. Do mesmo modo que o exercício físico para a manutenção da saúde do corpo.

Professor, qual a diferença entre postulado, principio, teoria, lei e conjectura na física? 14/03/2016

Postulado não é usado em física e sim em matemática. Em física, uma lei é uma afirmação a respeito do comportamento da natureza, expressa em termos de algum modelo que o descreva, obtida por um processo indutivo, isto é, experimental ou observacional, como uma generalização de um grande número de verificações individuais em que se analisam ocorrências de dado fenômeno. As leis costumam (mas nem sempre) ser expressas por equações envolvendo grandezas que quantificam atributos dos sistemas em que o fenômeno ocorra. Essas grandezas, por sua vez, ou são definidas em termos de outras grandezas previamente definidas ou são primitivas. A partir da leis e das definições se pode, por raciocínio (em geral matemático) se deduzir novas relações, também expressas por equações, nesse caso ditas "teoremas". Um "princípio" é uma afirmativa não verificada empiricamente de forma direta mas, a partir da qual, pode-se deduzir uma ou várias leis. A validade do princípio se apoia na validade das leis dele oriundas. Uma hipótese ou conjectura, é uma proposta de explicação para algum tipo de fenômeno, isto é, uma proposta de modelo descritivo das relações de causa e efeito que provocariam a ocorrência do fenômeno. Uma teoria é uma hipótese ou conjectura que tenha sido devidamente verificada e submetida a testes de falseamento, tendo logrado vencê-los até o momento.

Prof. Ernesto, tenho uma imagem de que no meio científico das exatas, o conservadorismo político é latente e predominante. Se essa imagem é real, e não um mero preconceito, poderia me explicar o pq que a maioria tem essa opção? 13/03/2016

Isso é mais encontradiço nas engenharias e, talvez, na química. Na física, onde estou inserido, pelo contrário, a maioria é de esquerda. Penso que os engenheiros e químicos, que, geralmente, auferem sua renda de empresas capitalistas, acabam tendo uma visão de mundo direitista e conservadora. Os físicos, por outro lado, como trabalham mais em instituições governamentais, têm uma visão mais esquerdista da sociedade.

Defina a beleza. 13/03/2016

Beleza é a qualidade de algo, revelada por sua contemplação sensorial ou intelectual, que provoca em quem contempla a fruição de um prazer, dito estético, advindo, ou de sua forma, ou de seu conteúdo ou de ambos (sendo que a forma pode ser bela com um conteúdo não belo e vice-versa). Isto é, essa contemplação agrada, produzindo uma satisfação em ser feita. Assim a beleza é subjetiva. Pode-se, contudo, estabelecer um critério considerado objetivo de beleza, pela consideração da convergência de subjetividades. Mas isso não se dá em todos os casos. Por exemplo, com relação à beleza fisionômica de uma pessoa, em geral há uma concordância sobre a beleza ou a feiura de quem seja muito belo ou muito feio. Quem seja mais ou menos, todavia, pode ser tido como belo por uns e feio por outros.

Há como ter certeza de algo ou tudo é contestável? 13/03/2016

Depende. Coisas triviais se pode ter certeza, como se estou com fome, se está chovendo. São constatações diretas dos órgãos dos sentidos. Todavia, há situações em que os sentidos podem nos enganar, de modo que, se a constatação não for inconteste, há que se duvidar sim e envidar comprovações para se certificar. Quando o assunto, então, for decorrente de ilações ou conclusões indiretas, então é que a certeza não se apresenta. Mas pode haver grande convicção, se os indícios forem suficientemente fortes. Como sobre a inexistência de Deus. Mesmo a existência do mundo exterior à mente de cada um (o que inclui o seu próprio corpo) não é uma certeza absoluta, mas pode ser tomado como garantido por uma série de fortes indícios. Esse é a fato primário a ser tomado como verdadeiro para o aceite do resto de todas as afirmações que a ciência e o senso comum fazem.

Qual sua formação acadêmica? 13/03/2016

Veja meu perfil em "Sobre Ernesto von Rückert", em minha página inicial deste Ask.

Gosto de computação, mas tenho maior apreço pela biologia e neurociência, mas o mercado de trabalho para biologia é ruim e não posso ser professor devido à uma doença mental. O que devo fazer? Cursar CC e depois cursar biologia por hobby? 13/03/2016

É uma boa opção.

Uma pessoa "Burra" porem esforçada, pode ser um "intelectual"? 13/03/2016

Sim. A burrice apenas faz com que o aprendizado seja lento, mas não o impede.

Quantos livros no total você já leu? 13/03/2016

Mais de uns três mil. Mas isso ao longo de quase sessenta anos. A média é de um por semana.

Como aprender facilmente um novo idioma? 13/03/2016

Não há como aprender facilmente nada. Especialmente um idioma. Todo aprendizado e penoso e assim tem que ser encarado e enfrentado.

Um amigo meu 'se tornou' skinhead porque disse que não "dava" mais para ser anarquista porque não podemos fugir do sistema. O que o senhor diria a ele? 13/03/2016

Que a opção violenta, fascista ou nazista de combater o sistema não é boa, pois não resolve e provoca sofrimento a quem já sofre. Do mesmo modo que a implantação de um regime socialista autocrático ou totalitário. O que resolve é a mudança feita dentro do próprio sistema, por meio de leis. Para tal é preciso fazer um trabalho político, ou entrando diretamente para a política ou conscientizando as pessoas a votar em candidatos que promovam reformas no sistema para adequá-lo ao bem da sociedade como um todo. Isso envolve compartilhamento do capital das empresas pelos trabalhadores até que não haja mais nenhum assalariado, mas todos sócios. E, enquanto ainda houver governo, que a saúde e a educação sejam totalmente propiciadas pelo governo. Aí, o sistema educacional precisa incutir na juventude a mentalidade anarquista e comunista, para que tais sistemas (político e econômico) venham a ser estabelecidos de modo natural. Note que eu estou dizendo "comunismo" e não "socialismo", pois este tem uma característica estatizante que é ruim, já que se pretende abolir o estado. Então a economia precisa já deixando de ser uma atividade exercida pelo estado, que, provisoriamente, apenas a vigia e controla. Educação e saúde, todavia, não é para serem atividades econômicas. Elas se comparam à justiça, à defesa e à segurança, que não podem ser privadas. Numa anarquia, contudo, as atividades de justiça, defesa e segurança não precisam existir.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails