domingo, 26 de julho de 2015

Acerto

Caríssimo Ernesto, será que por gentileza o senhor poderia explicar o que está causando a expansão acelerada do universo ? Essa expansão cria "novos espaços", ou seja, um espaço que era inexistente passa a existir; ou o espaço é elástico, e tal expansão estaria apenas esticando-o ?‎

A expansão está esticando o espaço. Inchando. Não se sabe a causa dela. Isso ainda é objeto de investigação. Provavelmente seja um tipo de campo que existe no espaço e atua sobre o próprio espaço. Foi chamado de "Energia Escura", mas este não é um nome apropriado, pois energia não é uma entidade e sim uma propriedade.

Meu sonho é ser cientista, mas infelizmente o fato de não haver regulamentação da profissão cientista no Brasil me fez desanimar bastante. Achei esse texto e gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto: http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2012/9/27/voce-quer-mesmo-ser-cientista.html

Mesmo considerando o que a Suzana disse e o fato da profissão não ser regulamentada eu considero que seja bom se tornar um cientista, não por causa da remuneração mas por causa do bem que se pode fazer à humanidade. Tenho medo de que se regulamente a profissão de cientista por um aspecto. Acho que é bom que cientistas tenham salário regulamentado, bem como jornada de trabalho. O que não concordo, de modo nenhum, é que se exija alguma formação acadêmica específica para se ser um cientista. Do mesmo modo que um filósofo. Uma pessoa sem formação nenhuma pode, perfeitamente, construir a ciência e descobrir muita coisa. Ou pode ser uma pessoa com formação não científica, como um advogado e fazer alguma descoberta importantíssima. Se se exigir que se tenha alguma formação específica para fazer ciência está se podando um potencial enorme de muitas pessoas capazes, mas que não têm a formação específica. Isso eu não concordo de modo nenhum. Seria como impedir alguém de ser pintor se não possuir curso de Belas Artes ou de ser compositor se não possuir curso de Música ou de ser escritor se não possuir curso de Letras.

Para que se tenha repulsão entre duas cargas, o potencial elétrico precisa ser positivo ou negativo?‎

Tanto pode ser positivo quanto negativo. Cargas se repelem se possuírem o mesmo sinal. Mas o potencial em que uma estiver, devido ao campo da outra pode ser positivo ou negativo, conforme a outra seja positiva ou negativa. Uma carga positiva sujeita ao potencial positivo do campo de outra carga positiva, será repelida por ela, enquanto uma negativa, nesse potencial positivo, seria atraída. Da mesma forma uma carga positiva sujeita ao potencial negativo do campo de outra carga negativa, será atraída por ela, enquanto uma negativa, nesse potencial negativo, seria repelida.

trabalho é a mesma coisa de que variação de energia mecanica,ou só são apenas numericamente idênticos ?‎

Conceitualmente são distintos. Trabalho é a medida da quantidade de uma interação mecânica ao longo do espaço, do mesmo modo que Impulso é a medida da quantidade de uma interação mecânica ao longo do tempo e Força é a medida de intensidade de uma interação mecânica. No caso de interações térmicas a sua quantidade é medida pela grandeza calor. Em verdade o calor é um conceito estatístico macroscópico referente a uma imensa quantidade de trabalhos microscópicos entre as partículas dos sistemas que estejam em interação térmica. A variação da Energia Mecânica de um sistema é dada pelo trabalho total das forças dissipativas que atuam sobre o sistema. O trabalho total das forças conservativas que atuarem sobre o sistema vale o negativo da variação de suas energias potenciais, enquanto o trabalho da força resultante sobre o sistema vale a variação de sua energia cinética total. Mas isso são teoremas, isto é, relações demonstráveis. Cada uma dessas energias possui a sua própria definição e seu cálculo, por esses teoremas, pode ser feito por esses trabalhos a partir de uma situação em que a energia em questão seja considerada nula.

a temperatura é uma medida da agitação das particulas.É o que os livros de fisica dizem.Mas o que isso significa?Agitação das particulas seria seu movimento com variação de posição ou apenas de rotação(com o eixo parado),ou tipo de movimento varia pro estado fisico?‎

Temperatura é uma medida da densidade (por partícula) da energia cinética translacional das partículas em relação ao centro de massa do sistema (energia interna). Nisso não estão incluídas as energias potenciais entre as partículas e nem dentro das partículas, nem também as energias cinéticas rotacionais e vibracionais das partes da partícula em relação a seu centro de massa. O que se chama de partícula, para efeito de temperatura de um sistema, não são as partículas elementares e sim os blocos individualizados de que o sistema é feito, geralmente átomos, moléculas ou íons. Em alguns casos podem haver, também, elétrons livres.

https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10256959_953665174685096_4511078242109707286_n.jpg?oh=6b807a935c2c8a805040c2007ee551fb&oe=5629EEC0 O que acha?

Boa charge. De fato, muitas mulheres muçulmanas pensam como a caracterizada. Se bem que eu discorde delas e dos homens muçulmanos é preciso entender a cultura em que estão mergulhados, que é difícil ser arrostada por uma pessoa em particular. Como acontece aqui no ocidente, que se apregoa liberal, em relação a certos temas ainda tidos como tabus, como o poliamorismo. Ou, mesmo, o nudismo generalizado em praias e piscinas. Mas isso ainda vai deixar de ser tabu, como aconteceu com a exigência da virgindade antes do casamento e como está acontecendo com a homoafeição. E ainda há muito preconceito de gênero. Não se vê tantas mulheres na construção civil quanto homens, ou na política, ou, ao contrário, tantos homens quantas mulheres no serviço doméstico, ou no magistério infantil. E ainda há quem considere que a responsabilidade pelo provimento do lar seja do homem, enquanto a responsabilidade pelo cuidado do lar e das crianças seja da mulher. A própria lei estabelece diferença entre os tempos para aposentadoria de homens e mulheres. Diz-se que as mulheres têm jornada dupla de trabalho: no serviço e no lar. Ora, os homens também têm que ter sua jornada de trabalho no lar, dividida com a da mulher. Por outro lado, mulheres vivem mais do que homens. Então não se justifica diferença de tempo para aposentadoria. Tem que ser exigido dos homens tanta dedicação ao trabalho doméstico quanto das mulheres e das mulheres tanta participação no provimento do lar quanto dos homens. Tudo meio a meio. Ou em outra fração, se o lar for plurigâmico.

http://ask.fm/Kanch0me/answer/130829623720 pensa igualmente?‎

Não. Sou contra a matança de cães, como também sou contra a matança de porcos, bois, frangos e outros animais para serem comidos ou usados para outros fins (como obter o couro). Para mim a atividade pecuária deveria ser extinta no mundo.

Professor, a diferença de potencial elétrico entre dois pontos pode ser explicada como a diferença de carga entre os dois pontos?‎

Não. Potencial elétrico é a razão da energia potencial pela carga que um campo elétrico disponibiliza a alguma carga que seja colocada sob a ação dele. Diferença de potencial é a diferença da razão da energia potencial pela carga entre dois pontos de um campo elétrico. O conceito de diferença de potencial é o oposto ao conceito de variação do potencial. Toda variação é calculada subtraindo-se o valor anterior do valor seguinte. A diferença de potencial é calculada subtraindo-se o potencial seguinte do potencial anterior.

O grande problema é que, deliberadamente, parte dos políticos que defendem privilégios para o empresariado associam a esquerda aos males do mundo. Como podemos reverter isso?

Contestando-os em artigos publicados pela imprensa, na internet. Que os professores, nas escolas, passem aos alunos o verdadeiro significado das concepções esquerdistas, comunistas, socialistas, capitalistas, bem como autocráticas, democráticas, acráticas e assim por diante. E que as pessoas de esquerda se candidatem a cargos políticos e, no exercício deles, mostrem que a esquerda é progressista, é democrática, é a favor da prosperidade, mas sem desigualdades e com justiça.

Você não acha que deveria ter questões de informática avançada no ENEM, já que uma parte considerável das profissões exigem esse conhecimento?

Sim, seria bom. Mas não avançada. Média, eu diria. Isso forçaria as escolas a inserirem a informática como disciplina curricular obrigatória. Muito válido mesmo.

Qual sua opinião a respeito de Bukowski?

Não aprecio o tipo de literatura que ele fazia. Acho vulgar e obsceno. E não gosto disso.

Professor, eu gosto muito da escrita do Nietzsche e do Schopenhauer... Falo da escrita mesmo, não necessariamente do conteúdo de seus textos... Me parece uma escrita mais "literária"... Conhece algum outro filósofo que escreva ou escrevia desta forma?‎

Bertrand Russell também foi um filósofo literato, tanto que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura por seus escritos filosóficos. Realmente os dois que você citou, além de filósofos, foram literatos. Acho que, tanto a Filosofia quanto a Ciência merecem ser explanadas de forma literariamente elegante e com estilo, expressando a verdade com beleza. Isso acontecia, por exemplo, com Platão. Já Aristóteles nem tanto. Kant, Hegel e Heidegger eram horríveis, literariamente falando. Montaigne e Spinoza também escreviam bem.

http://ask.fm/wolfedler/answer/128292402973 Posso afirmar que é a sua escolha que valida sua posição? Ou se eu estiver enganado, o que valida sua posição PS: Quero reiterar que estou apenas debatendo o assunto com o senhor. Se eu parecer ofensivo, basta dizer que me retiro

Não se preocupe, eu não me ofendo. Gosto de discutir. A respeito de certos temas, como é o caso desses alucinógenos, ou sobre astrologia, cientologia, quiromancia, cartomancia, quiropraxia, psicocinese, ufologia, parapsicologia, hipnose, homeopatia, acupuntura, do-in, chacras, medicina ayurvédica, medicina chinesa, Reiki, Medicina Ortomolecular, Medicinas Alternativas em Geral, bem como as pseudo-ciências, eu tenho uma grande reticência porque, de fato, não vejo como possam possuir alguma validade. Meu ceticismo é extremado mesmo. Não acho que só a ciência confira validade a algum conhecimento, mas conhecimentos não validados cientificamente, para mim, precisam apresentar um resultado estatisticamente muito significativo para que eu os aceite como válidos.

Sobre eletricidade, dada as tensões de duas partes da atmosfera, quando um relâmpago é formado e propagado, como ele se conduz até a crosta ?

Para haver raio entre nuvem e terra é preciso que as partes da nuvem que se carregaram com sinais opostos se afastem uma da outra, por ação dos ventos e, então, cada uma delas provoca o surgimento de cargas opostas induzidas no solo. Então, se a distância entre o solo e cada um aglomerado de cargas nas nuvens for menor do que a distância entre os aglomerados das nuvens, o campo elétrico estabelecido entre a nuvem e o solo será maior do que o campo dentro das nuvens, fazendo com que a superação da rigidez dielétrica do ar se dê, antes, entre a nuvem e o solo, provocando a descarga do raio nesta última situação.

A explicação de que os astros são esféricos porque essa forma é a que utiliza menos energia, é correta? Existe alguma outra?

Sim, este é um dos modos de explicar a origem da forma esférica. Todavia, havendo rotação, a forma não é esférica e sim um esferoide oblato. Não há outra forma que minimize a energia. Isso pode ser calculado por cálculo variacional.

Sabe dizer o por que das urnas não serem usadas no mundo todo?‎

Você está querendo dizer porque todas as nações do mundo não são democráticas. Isso é uma questão histórica. Democracia é um conceito político que existiu na Grécia e em Roma na Antiguidade e, depois, foi abolido, para ressuscitar na Inglaterra no século XIII w, depois, se espalhar pela Europa e, mais tarde, nas Américas e na Oceania, chegando a alguns países da Ásia e da África. Todavia, nem todos se democratizaram. Alguns permaneceram autocráticos e, mesmo, alguns que haviam sido democratizados, regrediram a situações autocráticas pela tomada do poder por grupos que implantaram ditaduras. Acho que a ONU deveria deixar de defender a auto-determinação dos povos e interferir na política dos países não democráticos para democratizá-los. Porque, em absoluto, não é o povo do país que quer ser governado autocraticamente e sim os governantes que não querem se submeter aos limites democráticos. Acho que teria que ser uma exigência da ONU para filiação a ela que a nação fosse democrática. Países como a Arábia Saudita teriam que ser expulsas da ONU. E mesmo outros em que a democracia é só pra constar, como é o caso de Cuba. Não só é preciso haver eleições mas é preciso haver pluripartidarismo e oposição, bem como todas as liberdades civis, para que se diga que um país seja democrático.

quais são os sentidos para a palavra translação?Translação não é o movimento ao redor do sol que o planeta executa?eu tinha visto no livro de fisica a palavra translação como que no sentido de um movimento normal de um ponto A a B ,estou certo?‎

Translação é o movimento de um sistema (que pode ser um corpo) no qual todas as suas partes, em cada instante, estão movidas da mesma velocidade vetorial, isto é, o corpo move-se todo paralelamente a si mesmo. Rotação é o movimento de um sistema em que cada ponto dele executa uma rotação em torno de algum eixo. Este eixo não precisa ser imóvel. Ele mesmo pode estar se transladando ou, mesmo, rotacionando. Esse assunto é muito bem desenvolvido em livros de mecânica vetorial para engenheiros.

http://ask.fm/wolfedler/answer/128292219933 Eu respeito sua opinião, meu caro (aliás muitíssimo!), mas não posso validar essa opinião. Ela não é cientifica, compreende meu ponto?‎

Sim. Mas não é só o caráter científico que valida algo. E, nesse caso, mesmo não sendo científico, em não concordo.

http://ask.fm/wolfedler/answer/126641450269 Essa não é uma resposta científica, meu caro :D Centenas de pessoas tomam o chá sem nenhum tipo de dano neurológico. O que a ciência normal tem a dizer sobre a hipótese do chá fazer ou não mal? E é claro, me refiro a dano direto, neurológico.‎

Mesmo que não faça, eu não tomo mesmo. De jeito nenhum. Já vi gente tomando e vomitando, tendo percepções tipo alucinações, ficando sem o controle consciente da vontade. Por causa disso é que não bebo bebida alcoólica além de um volume muito pequeno e não faço uso de droga nenhuma. Não tolero nem sentir a menor tonteira alcoólica. Adoro estar sempre no pleno domínio de minha vontade e consciência. Não quero saber de droga nenhuma que amplie minha consciência. Elas não ampliam nada. Elas só levam a estados hiperativos ou, pelo contrário, letárgicos. Isso faz mal à saúde sim.

Você, com uma certa frequência, tem sentimentos hipocondríacos e ansiosos? Como lidar com eles?‎

Não. Como sou cardíaco, de vez em quando passo por momentos de alguma dor ou sensações desagradáveis e penso que vou morrer. Mas eu encaro a morte tranquilamente e não me importo em morrer. Então não fico muito ansioso. Mas fico um pouco. Só que isso não é nada de hipocondria. É quando acontece a crise de verdade.

Ernesto, como Você estuda?‎

Lendo e pensando enquanto leio como é que eu argumentaria para ensinar aquilo a alguém. E não lendo só de uma única fonte. Depois elaboro um esquema com se fosse dar uma aula sobre o assunto e, se der tempo, escrevo com se fosse uma apostila para os outros aprenderem, com explicações mais bem elaboradas. Então, respondo questionários e resolvo exercícios e problemas. Mas não muitos. Leio a pergunta, se vejo que sei, passo para outra.

http://www.alienigenasdopassado.com.br/armamentos-do-passado-machados-e-marretas-gigantes-intrigam-pesquisadores/ o que acha disso?

Para começar não são tão gigantes assim. Depois não precisam ser instrumentos. Podem ser símbolos, como estátuas dos instrumentos.

Todos as fontes (livros, online) trazem a definição de radiação como uma energia, e coisas como "fóton é uma parcela de energia". Radiação não seriam campos oscilantes (ou mensageiros de interações)? Por que é que se insiste tanto em se dizer que é uma energia?

Não é. Isso é uma confusão conceitual encontradiça, inclusive, entre professores e cientistas. Insisto: Energia não é uma entidade, não é "algo". Energia é uma propriedade. Fótons possuem energia, mas não "são" energia. São campos elétricos e magnéticos oscilantes.

Sobre a energia do sinal: Estou avaliando o aspecto puramente matemático de um sinal x(t). Quando faço um deslocamento temporal, x(t-T), estou apenas movendo o sinal para a direita. De modo que quando calculo a energia (através de um processo de integração) do mesmo, esta não se afeta devido ao de‎

Energia é uma grandeza física. x(t) é uma função matemática que descreve a posição do sinal em um instante, ao longo de uma dimensão. É possível que um sinal se desloque apenas em uma dimensão se ele for um sinal transportado, por exemplo, por um cabo co-axial ou um feixe de fibras óticas. Nesse caso haverá conservação da energia, quase completamente. Não completamente porque o vidro da fibra ótica sempre tem uma absortância e se aquecerá, Da mesma forma que o isolante existente entre os condutores do cabo co-axial.

Ernesto, como você acha que será o fim do planeta Terra? Isso é, se tiver um fim..

Já falei sobre isso. Não é o que eu acho. É o que as previsões astrofísicas indicam. Dentro de uns quatro bilhões de anos o Sol começará a inchar até se tornar uma gigante vermelha com um raio maior do que o da órbita de Vênus. Então ele aquecerá tanto a Terra que toda a água evaporará. Depois, dentro de uns seis bilhões de anos o Sol explodirá. Nessa explosão ele deverá destruir a Terra em fragmentos, além de evaporar boa parte dela. Esse material, junto com o do próprio Sol, formará uma nebulosa planetária em torno do Sol, cujo resto se tornará uma estrela anã branca.

Se o céu e o inferno existisse, e fosse dado a você duas escolhas: Matar toda sua família e seus amigos e levar eles ao céu, ou não matar ninguém e sofrer eternamente no inferno. Qual você escolheria?‎

Escolheria não matar ninguém.

Ernesto, quanto tempo leva para aprender física e matematica num bom nível?‎

Para um bom nível se teria que fazer um bacharelado em ambas, o que, aproveitando as matérias comuns, se faria em seis anos. Para um ótimo nível se teria que fazer um mestrado e para um excelente nível se teria que fazer um doutorado. Isso demandaria mais uns seis anos.

Professor, socorro. Preciso estudar o cálculo de área e volume de sólidos por integração definida, e tenho pouquíssimo tempo para tal! Mas e a vontade? Esta, pilantra, só se concentra em livros e filmes que nada tem a ver com calculo :(‎

Não há como aprender isso em pouco tempo e sem muito esforço. Ou se disponha a isso ou desista.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails