segunda-feira, 13 de julho de 2015

Por que não gosta que te chamem de senhor mesmo?‎

Porque sou um igualitarista, isto é, uma pessoa que considera que ninguém é superior nem inferior a ninguém. As pessoas apenas executam funções diferentes. Isso não as torna superiores nem inferiores. O tratamento senhorial explicita uma relação de inferioridade de quem o usa em relação a quem por "senhor" seja tratado. Note que não chamar uma pessoa por tratamento especial nenhum, como senhor, doutor, professor, não significa que se a está desrespeitando. Pelo contrário. Considerar que todos são iguais é o máximo respeito e consideração que se pode ter para com alguém. Por isso não faço uso de pronomes de tratamento cerimoniosos. Em família, quando criança, usávamos "tu". Depois passei a usar você, como é o costume mineiro (minha mãe era gaúcha e meu pai filho de mãe portuguesa e pai austríaco que falava o português de Portugal).

existe aceleração centrifuga?‎

Sim, mas não em um referencial inercial. Portanto sem obedecer à segunda lei de Newton. Quando um corpo está em um referencial que, por sua vez, esteja acelerado centripetamente em relação a algum referencial inercial, esse corpo, em relação e esse referencial acelerado, experimentará uma aceleração centrífuga. É o que acontece com a água de uma lavadora de roupas quando está centrifugando. Isso também é usado como um método de separação de misturas heterogêneas. Acontece também com objetos que estejam dentro de veículos que se movam em curvas.

Ué, mas dá pra amar sem estar namorando. kk http://ask.fm/wolfedler/answer/128142294813‎

Certamente. A respeito da questão amorosa existem várias situações possíveis que podem ocorrer isoladamente ou conjuntamente: desejo, sexo, amor, romance, namoro, relacionamento, matrimônio ou outras variantes.

Professor, o que faz um mediador? Tem diferença para "intermediário"? Obrigada e boa noite.

Mediador, geralmente, é a pessoa que procura uma conciliação entre contendentes enquanto intermediário é a pessoa que promove o contato entre quem quer se entrosar.

Voce acredita em cura gay?

Se a pessoa for homossexual por opção, pode reverter a opção. Mas se for por orientação nata, não. Ademais, para quê? Por que não ser como se é, assumidamente, tranquilamente, corajosamente, altivamente, assertivamente? Por que não, justamente, afrontar a sociedade com a sua afirmação de ser homossexual, quando se é? Acho que assim é que se deve ser.

Sobre o que aconteceu na parada ainda, mas será que a forma como foi eficaz. Digo, essa atitude dela vai fazer muito religioso torcer o nariz para os GLBTs, o país tem maioria religiosa. Eu vejo claramente a imagem de alguém cutucando uma colmeia.‎

Isso é que é bom. É preciso cutucar os religiosos mesmo, exatamente para que eles parem para pensar se por acaso não estão equivocados em suas concepções. Gosto de polemizar tudo, de tirar a poeira escondida sob o tapete. De escandalizar, de expor os podres de todos os lados. Dos religiosos e dos GLBTs, dos crentes e dos ateus, dos capitalistas e dos comunistas. Tudo às claras, para ser discutido, contestado. Tanto um lado como o outro de todos os temas. Assim é que é bom para o progresso do mundo, para se arejar o pensamento. Que nada fique oculto. Que todas as feridas sejam sangradas. Isso é que possibilita o progresso.

Professor, o que você acha sobre o ascetismo e meditação?‎

Não gosto da meditação oriental em que se busca esvaziar a mente de pensamentos. Prefiro a ocidental, em que se busca focar a mente em um pensamento único e esgotá-lo. Mesmo assim, não acho interessante. Acho interessante pensar e pensar muito. Gosto muito de ficar pensando e faço muito isso. Todo dia. Várias horas. Mas nem busco esvaziar a mente e nem focar em um tema único. Vou levando o pensamento pelos caminhos que ele escolhe ir. É muito gostoso. Nesse afã eu fico buscando explicações e argumentos para convencer a mim mesmo de tudo que eu acho. Ou buscando o que achar a respeito de variadas questões. Penso muito enquanto leio. Vou lendo e parando para pensar amiúde. Por isso costumo demorar para ler. Mas é assim que eu gosto. Costumo ficar pensando no que eu gostaria de escrever a respeito de algo. Todavia também sou capaz de ler rapidamente, se só quero colher informações. Quanto ao ascetismo, não acho uma boa coisa, do mesmo modo que não acho uma boa coisa uma vida luxuriosa. Acho que se deve curtir a vida e seus prazeres com moderação, à moda epicurista, que é diferente da hedonista.

Professor, acha que podemos que estar em uma Matrix arquitetada? Como os fisicalistas devem reagir a textos como este? http://www.tecmundo.com.br/simuladores/80259-cientista-diz-podemos-matrix-criada-seres-futuro.htm‎

Isso não tem fundamento e é completamente ilógico. É impossível. Não é possível considerar que sejamos produto de seres do futuro, do mesmo modo que não é possível que vamos ao passado interferir nele. Isso cria um círculo vicioso inexequível. Se esses seres do futuro são um produto nosso, não é possível que nós sejamos um produto deles. Pense bem. Mesmo a consideração de que sejamos uma Matrix gerada por outros seres do passado e não do futuro não é plausível. Mais ou menos como a hipótese da panspermia.

Ernesto, qual a sua opinião sobre toda a polêmica em torno da moça trans "crucificada" na parada LGBT? Achou que foi um crítica coerente, uma crítica que deveria ter sido mais "respeitosa" e que deveria ter levado em consideração a fé alheia?‎

Não achei que a crítica foi feita à fé cristã. O que se fez foi uma analogia, mostrando que os gays e lésbicas estão sendo crucificados como Jesus o foi, por defenderem posturas não aceitas pela sociedade tradicionalista. E eles defendem, justamente, o que Jesus defendia, isto é, o amor. Jesus disse: "amai-vos uns aos outros", sem acrescentar nenhum "exceto..." Não consigo imaginar como pode um cristão ser contra o amor. Do mesmo modo que o desamor crucificou o Cristo, atualmente o desamor está crucificando os gays e lésbicas. Quem propaga a mensagem de Cristo tem que defender o amor, seja ele como for e não pode desamar quem só quer amar.

Como saber quando resistores estão em paralelo ou em série?‎

Em série toda a corrente que sai de um entra no outro. Em paralelo a corrente se subdivide e passa uma parte por cada um e, depois, junta-se novamente. Em série a queda do potencial vai acontecendo ao longo de cada um, de modo que a queda total é a soma das quedas. Em paralelo a queda do potencial é a mesma através de todos os resistores, pois eles se ligam entre os mesmos dois pontos do circuito.

Nosso cérebro tem limite de armazenamento de.informações?‎

Sim. Mas é muito grande. Em verdade ninguém consegue esgotar esse limite em apenas cento e poucos anos de vida. Inclusive porque vão havendo substituições de registros.

Uma música que você goste bastante?‎

Os Prelúdios, de Liszt; Suite Bergamasque, de Debussy; Sinfonia nº1, de Brahms.

Estaria a sequência 314159... de π em π?

Provavelmente não. Mas não sei garantidamente.

Ernesto, outra dúvida: Se apontarmos um laser a lua, e depois o movermos, a imagem se moverá instantaneamente certo? Mas como saberemos? Na terra a luz demoraria um tempo, e na lua teríamos que receber um sinal de alguém da terra que também demoraria. Emaranhamento quântico isso? Pode explicar?

Não se moverá instantaneamente não. A luz leva pouco mais de um segundo para ir da Terra à Lua. Se você mover o feixe aqui ele só se moverá lá um pouco mais de um segundo depois e você só verá que isso aconteceu mais um pouco mais de um segundo depois ainda. Isso não tem nada a ver com emaranhamento quântico, mas apenas com a velocidade finita de propagação da luz.

Você namoraria uma pessoa transgênera?‎

Claro que sim, se eu me apaixonasse por ela isso não seria nenhum problema.

O que o senhor pensa dos corpos incorruptos? E dos milagres eucarísticos? O senhor já deu uma olhada nessas coisas?‎

Sim. Já fui católico. Os corpos incorruptos foram embalsamados. Milagres eucarísticos são farsas.

Professor, como posso encontrar soluções distintas, por exemplo, para equações desse tipo: w^4 = -1?

escreva w^4 em forma trigonométrica: w^4 = 1 * (cos(pi) + i sen(pi)).
Então w será: |sqrt(1)| * (cos(2kpi/4) + i sen(2kpi/4)), k = 0,1,2, 3
Para cada valor de k se terá uma das raízes quartas:
Como |sqrt(1)| = 1,
w1 = cos(0) + isen(0) = 1
w2 = cos(pi/4) + isen(pi/4) = sqrt(2) * (1 + i)
w3 = cos(pi/2) + isen(pi/2) = i
w4 = cos(3pi/4) + isen(3pi/4) = sqrt(2) * (-1 + i)
em que sqrt é a raiz quadrada positiva e pi = 3,141592654...

Por que a maioria do povo brasileiro é burro e ignorante?‎

Acontece que não é. Até que ignorante pode ser, pois uma escolaridade de qualidade não está disponível para a maioria. Mas burro não. Ser ignorante não significa ser burro. Para mim o povo brasileiro se encontra na média de inteligência de toda a humanidade.

Oque faria vc acreditar no sobrenatural ?‎

Uma ocorrência explícita que não tivesse como ser explicada por nenhum fato natural. Devidamente registrada por instrumentos independentes de qualquer consciência, como câmaras e gravadores. Ocorrida em localização não preparada (como são os centros espíritas) e reprodutível em qualquer outro lugar e momento. Realmente sou extremamente cético em relação a tal tipo de coisas de modo que exijo uma comprovação cabal de que não sejam naturais. O simples fato de não se conhecer a explicação não significa que a explicação seja sobrenatural. Sonhos não valem.

Ernesto, qual a sua o opinião sobre o episódio da transsexual que na parada gay de São Paulo interpretou a imagem de Cristo cruxificado com o intuito de comparar as minorias perseguidas e massacradas de hoje com Jesus que foi perseguido e morto por pessoas que iam contra seus ideais?‎

Acho a comparação válida. Não vi que aquilo significasse algum protesto anti-cristão e sim um protesto contra quem queira crucificar os gays, lésbicas e assemelhados, baseando-se nos ensinamentos cristãos. Eu que não sou cristão, mas já fui, entendo que o maior mandamento de Cristo é "Amai-vos uns aos outros". Não me consta que ele tenha dito nenhum "exceto..." Portanto, quem seja cristão é que deve mais ainda amar quem seja gay ou lésbica. E os gays e lésbicas, com esse mandamento, ficam autorizados pelo Cristo a se amarem. Tenho amigos e amigas que são gays e lésbicas e tenho por eles a mesma afeição que tenho por qualquer outro amigo ou amiga. Como não sou gay, não sinto atração romântica ou sexual por homens, mas acho que quem sinta seja inteiramente normal e deva realizar seu amor tanto no plano sentimental quanto no sexual sem o menor problema e com a aceitação social do fato como inteiramente normal. Se for sócio do Rotary Club, deve levar seu companheiro ou companheira ás reuniões festivas do mesmo modo que os héteros levam suas esposas e maridos ou namorados e namoradas. Vou além. Acho que esse mandamento é uma permissão do Cristo para que as pessoas possam ter mais de um relacionamento amoroso paralelo, com pessoa do mesmo sexo ou do oposto (ou ambos). Não estou falando de amantes ocultos, mas companheiros e companheiras múltiplos abertamente conhecidos e consentidos pela sociedade.

Então os assexuais e aqueles que só cultivam amizades são pessoas mentalmente doentes por não se sentirem enamoradas por ninguém em especial?‎

Uma pessoa assexual só não quer saber de sexo, não de amor. Ela pode se enamorar e amar sim. E isso é muito bom, mesmo sem sexo. Assexuais amam sim. Sexo não é o mesmo que amor, se bem que pode vir junto e é bom que venha junto. Mas tanto se pode ter sexo sem amor quanto se ter amor sem sexo, nem mesmo desejo sexual. Mas uma pessoa que não tenha amor por ninguém tem alguma patologia mental sim. Mesmo que não seja correspondido, o amor é um componente tão importante para a vida quanto o ar, a água e o alimento.

Um limite: lim x com x -> infinito, pode-se dizer que o limite tende ao infinito?

O melhor é dizer que não existe limite. Mas o significado é esse mesmo.

Acha que o Estado deve intervir na Economia?‎

Sim. Enquanto houver estado e a economia for capitalista é preciso que o estado proteja a população contra os abusos dos detentores do capital, controlando monopólios, cerceando manobras predatórias e várias outras ações que muitas corporações fazem para se enriquecer às custas de uma penalização do povo. Para isso é que o estado existe, dentre outras incumbências. Mas isso não significa que o estado deva tomar a si a execução de muitas atividades econômicas. A maioria deve ser privada mesmo. Todavia há as que, pelo contrário, devem ser exclusivamente governamentais. como a administração pública, a justiça, a segurança, a defesa, o sistema prisional, o fisco, a diplomacia, a educação, a saúde e a normatização e fiscalização de muitas atividades privadas, como a geração e distribuição de energia, telecomunicações, viação, qualidade industrial de alimentos e medicamentos e outras. Além disso o estado também pode e deve assumir o crédito para atividades privadas essenciais, como a agricultura e a habitação.

Qual a origem da probabilidade, incerteza? Sempre tive um certo pé atrás com isso, parece que é somente uma ferramente matemática para suprir, por aproximação, a nossa ignorância sobre algo. Se eu sei que uma moeda tem 50% de dar cara e coroa é porque eu parti de vários pressupostos e isso é a {...}‎

{...} conclusão óbvia deriva disso. Mas se eu sei que caras têm um peso maior que as coroas, então, dependendo do lançamento, uma irá cair com mais frequência. Parece-me sempre (para tudo) relativo, é 50%, dada as informações que tenho, mas pode facilmente não sê-lo e só experimentos provariam.
Probabilidade e estatística não são acochambrações matemáticas. Pelo contrário, são métodos rigorosos de se obter informações a partir de dados esparsos e imprecisos. E seus resultados são informados com a especificação do grau de confiança que sempre é visto ser correto, isto é, fazendo-se experimentos amostrais se obtém os resultados previstos estatisticamente dentro da fração prevista que seja correta. No caso que você disse, da moeda, a expectativa de que metade dos casos dê cada uma das possibilidades é teórica. As moedas reais não exibem tal partição. Cada moeda tem a sua fração de expectativa de dar cada possibilidade. Isso pode ser verificado experimentalmente lançando-se a moeda um número muito grande de vezes (vários milhares). É muito importante entender de probabilidade e estatística para se ter uma interpretação correta da realidade. Inclusive para saber que baixa probabilidade não é impossibilidade e nem alta probabilidade não é certeza. Recomendo os livros: O andar do bêbado e "Innumeracy".

Como é que é? Não estar namorando é uma patologia que carece de terapia? Que absurdo, Ernesto. Estar solteiro não configura patologia alguma. Muitas vezes se trata de uma opção

Esta opinião absurda é a minha opinião. Acho que amar é o fato mais importante da vida. Não estar amando, para mim, é uma patologia sim. Aliás, é o que eu acho que seja absurdo.

Feliz dia dos namorados tchê, ou como no meu caso: vamos comemorar a solteirisse‎

No Dia dos Namorados, o mais importante é que se comemore o namoro, como situação de vida de singular e excelsa felicidade pessoal. Que se augure a toda pessoa que esteja ou fique enamorada. Que se brinde o fato de se estar, quando se está. Que se enseje comemorar com a namorada ou o namorado (ou as namoradas e os namorados) tão prazeroso conluio. Namoro tem que ser um estado permanente de vida. Não estar enamorado é, até, uma patologia que requer terapia urgente. É pior do que estar privado de algum meio de subsistência, como uma renda ou um patrocínio (como viver na casa dos pais, daí o termo "patrocínio"). A todos os namorados e namoradas meu forte e prolongado abraço e meus votos de gratificante proveito.

Discordo de você. Acho que o direito à zombaria (me refiro a manifestos inteligentes, ousados e atrevidos) é um método alternativo elementar para ridicularizarmos todas as contradições internas e externas que as ideias possuem. Zombar não implica em censurar a liberdade de crença de ninguém.‎

Talvez o que estamos entendendo por zombaria não seja o mesmo. Aliás, grande parte das discussões filosóficas é meramente semântica. Eu acho que se possa criticar humoristicamente qualquer concepção, seja religiosa, seja ideológica ou de outra ordem. Mas não de um modo escrachado, ou seja, de um modo provocador, chulo, degradante, ofensivo. Quando isso for feito, tem que ser de um modo sutil, inteligente, elegante, podendo ser mordaz, se a mordacidade for inteligentemente colocada sem agressividade. Esse tipo de humor é, inclusive, instigante no sentido de acicatar a inteligência para refletir sobre a questão e contestar ou a proposta que se ironiza ou a própria ironia. Esse movimento mental é salutar. É bom, inclusive, que se faça isso, amiúde, com as próprias convicções, colocando-as na berlinda e imaginando modos de conspurcá-las, para que elas sejma derrotadas ou sobrevivam com mais confiança em seus méritos. A charge em que Maomé se coloca de quatro sendo sexualmente penetrado, para mim, é, não só de péssimo gosto, como não critica nenhuma concepção islâmica, sendo, meramente, uma ofensa gratuita e uma pessoa, que, queira-se ou não, é um lider admirado por uma fração considerável da humanidade. Se se discorda de suas idéias, então se critique essas idéias, mesmo com alguma mordacidade, mas com uma fundamentação plausível e que leve a raciocinar. A charge que menciono é um produto de uma mente revoltada e doentia. Revoltas são válidas, mas têm que ser expressas de modo racional. Em suma, com finesse.

Ernesto, quando você leu ou estudou pela primeira vez sobre algo, qual foi a “descoberta” que mais o impressionou? Por exemplo, a seleção natural, o Big Bang, a incerteza quântica...‎

O surgimento e a evolução do Universo, dentro de que se incorpora o evento do Big Bang, foi a ocorrência natural que mais me impactou e à qual eu dediquei grande fração de meu esforço de aprendizagem do funcionamento do mundo, tanto que vim a fazer meu mestrado, exatamente, nesse assunto. A incerteza quântica também é um assunto que me fascina e que ainda me dedico ao estudo, buscando cada vez uma compreensão maior. Quanto à evolução, eu a considero extremamente óbvia, mas também me maravilha. Mas o que mais me instiga é o entendimento não da evolução mas do surgimento da vida a partir da matéria inanimada. O quarto assunto a que mais dedico algum estudo é o funcionamento do cérebro e a interpretação neurológica dos acontecimentos psíquicos. Isso quanto às ciências naturais. Também gosto de entender das ciências sociais, como a própria sociologia, a história, a economia e a política, cientificamente ou filosoficamente falando. Sem falar em minha princesa, a Filosofia, a que tenho dedicado, por toda a vida, muito tempo e esforço cognitivo. A par disso, não deixo de me dedicar às artes, como à literatura (dentre a qual a poesia), a música e a pintura. Muita gente me diz que eu devo parar de dispersar tanto meus interesses e fixar em um deles, para desenvolvê-lo com maior propriedade. Mas eu não consigo deixar essa minha pluralidade de interesses. Não faço nada disso visando qualquer renda, pois, em verdade isso tudo não me dá renda nenhuma, pelo contrário, me dá despesa. O que eu gosto, especialmente, é de divulgar tudo isso, para que muitas pessoas possam ter acesso a esses conhecimentos. Assim me sinto realizado. Mas nada disso teria nenhum valor se eu não colocasse como o mais importante de minha vida amar. Amar com a maior intensidade que eu seja capaz, não só às pessoas de minhas relações (esposa, filhos, irmãs etc.) mas a todas as pessoas. Isso significa ser solidário, prestativo, generoso, ou mesmo, apenas cordial para com qualquer desconhecido. De fato, amar (e ser amado) é o que me traz mais alegria na vida. Mas eu não deixo de amar por não ser amado, mesmo que isso possa trazer alguma tristeza. É que a tristeza de não amar seria maior ainda.

Ensino ao meus filhos que os objetos caem devido a força da gravidade, assisti novamente a um documentario do histori, que diz que com a teoria da relatividade geral, esta lei da gravidade, foi extinta, quer dizer que eu ensino errado ?‎

Não. Você está certo. O que a Teoria da Relatividade Geral dá é uma interpretação diferente do que seja a gravidade. Mas ela existe e a relatividade não nega. De acordo com a mecânica newtoniana a relatividade é uma interação à distância entre corpos produzida pela massa dos corpos e sentida pela massa dos corpos. A medida da intensidade dessa interação é a força de gravidade. Pela relatividade geral, a gravidade é, simplesmente, a própria inércia, quando acontece em espaços com curvatura intrínseca. Ou seja as massas provocam um encurvamento do espaço (em verdade do espaço-tempo) de modo que os outros corpos se movem inercialmente nesse espaço-tempo curvo nas trajetórias espaço-temporais que representem o mais curto intervalo de espaço tempo entre seus pontos. São as chamadas geodésicas. Essas geodésicas, na interpretação newtoniana, são as trajetórias espaciais dos corpos sob a ação da força de gravidade conjuntamente com o tempo em que se está em cada pondo. Ou seja a curva quadridimensional em que se juntam as três dimensões espaciais com a dimensão temporal é, justamente, a geodésica do espaço-tempo que a relatividade geral considera. Todavia não é exatamente igual. A relatividade geral prevê desvios em relação ao comportamento newtoniano que podem ser observados experimentalmente e confirmam a interpretação relativística. Mas as correções são pequenas, pelo menos para campos gravitacionais fracos. Nas proximidades do Sol, contudo, elas são maiores e foram elas que confirmaram a validade da relatividade geral. pelo desvio da luz em torno do Sol, observado em eclipses e a precessão do periélio de Mercúrio, cuja previsão newtoniana é metade da observada, que coincide com a relativística.

"Quando ter e portar armas é fora da lei apenas quem é fora da lei estará armado." Concorda?‎

Não. A polícia e os militares estarão armados dentro da lei. Fora deles sim, só que for fora da lei estará armado. Mas é isso que eu acho que seja certo. Quem está dentro da lei se valerá das armas da lei para se defender das armas dos fora da lei. E a lei precisa fazer com que todos os fora da lei percam a liberdade para que não possam fazer uso de arma nenhuma.

Ernesto, essa ideia de "cristofobia" futuramente pode ir a um ponto extremo capaz de inibir a expressão de outras religiões?‎

Mesmo sendo ateu, não acho que se deva zombar das religiões porque há muita gente de bem que tem fé sincera nelas, sejam quais forem. Portanto, zombar delas é ofender quem acredita nelas. O que se pode e se deve é argumentar, de forma lógica, racional e sensata, mas educada, contra as concepções religiosas, para que as pessoas reflitam sobre suas crenças e, quem sabe, as abandonem. A prática das religiões tem que ser livre, mas essa liberdade não pode incluir a liberdade das religiões se difamarem mutuamente e nisso eu incluo o ateísmo, mesmo que não seja religião. Todas as religiões têm que reconhecer o direito das demais a serem praticadas por quem quer que seja, bem como de fazerem proselitismo, desde que o proselitismo não interfira na liberdade das demais religiões. Nesse sentido não é correto ridicularizar os símbolos das religiões. Mas é lícito fazer humor com as religiões, desde que esse humor não tenha uma característica chula. Como fazer humor com o ateísmo. Se se proibir qualquer crítica a qualquer religião estará se perdendo a liberdade de expressão da opinião que é um dos mais caros valores democráticos. É-se livre para defender ou criticar qualquer coisa, como a democracia, a ditadura, o capitalismo, o comunismo, o socialismo, o anarquismo, o ateísmo, o agnosticismo, a religiosidade, o conservadorismo, o progressismo, o liberalismo, a monogamia, a poligamia, a homofobia, a homofilia, o tradicionalismo, o cristianismo, o catolicismo, o protestantismo, o ortodoxismo, o espiritismo, o judaismo, o budismo, o hinduísmo, o islamismo, o xintoísmo, o jainismo, o sikismo, o candomblém, a umbanda, o zoroastrismo, o paganismo e qualquer que seja o "ismo". Mas essa critica não pode ser feita com ofensas a seus seguidores. Todos têm o direito de seguir a religião e a ideologia que quiserem.

Professor, vc acredita mesmo que o governo informaria a população previamente sobre mega catástrofes futuras do tipo: um meteoro gigante cair na terra e acabar com toda a vida ou uma erupção solar capaz de produzir tempestades geomagnéticas a ponto de destruir nossa camada de ozônio ?

Acho que não, mas esse tipo de informação não é detida exclusivamente pelos governos. Ela está disponível a qualquer um que tenha acesso a investigações científicas a respeito.

Ernesto, esse conceito de ideologia de gênero foi forjado pelos conservadores para dar a impressão de que a esquerda por meio de doutrinação nas escolas irá procurar influenciar as crianças a se tornarem gays e transgêneros. É um engodo.‎

Pode ser que alguém tenha essa ideologia de que o gênero masculino ou feminino seja escolhido pela criança voluntariamente e que não se deva considerá-la nem um nem outro antes que ela escolha. Mas eu acho que isso é completamente esdrúxulo. O que eu acho é que pode ser que alguém escolha um gênero diferente do sexo biológico e isso é legítimo. Não acho que essa ideologia faça parte do arcabouço ideológico da esquerda. Também discordo da concepção oposta de que só seja válido assumir o gênero correspondente ao sexo biológico.

Ernesto qual sua opinião em relação a inserção da ideologia de gênero na educação básica?‎

Não concordo. Concordo que haja diferença entre os conceitos de gênero e sexo, sendo este biológico e aquele social. Mas não acho que o gênero seja, propriamente, uma escolha voluntária. Mesmo no gênero há um componente genético. Claro que pode haver uma escolha pessoal distinta da orientação nata, mas essa é uma situação incomum. Na maior parte dos casos o gênero que a pessoa adota é o correspondente a seu sexo e gênero nato. O que não se pode é impedir que a pessoa faça uma escolha diferente ou hostilizar quem faça essa escolha. Mas não acho que seja preciso que não se considere que o gênero seja definido até a criança fazer a escolha e que não se deva chamar quem seja do sexo feminino de menina e quem seja do sexo masculino de menino. Além do mais, acho que os papéis pessoais e sociais dos gêneros devam ser praticamente os mesmos, sem distinção, exceto no que tange ao estritamente ginecológico, como a gestação, a parição e o aleitamento. No mais, tudo o que um homem faça, a mulher deve fazer também e o que uma mulher faça, o homem deve fazer também. Ocupações, encargos, incumbências, obrigações e direitos completamente indistintos. Da mesma forma que não se pode indagar a raça ou a religião de alguém para admitir essa pessoa a qualquer trabalho, também não se pode indagar o gênero nem o sexo. O que se pode exigir seria uma idade, uma capacidade e uma competência. Por exemplo, portadores de deficiência cardíaca não podem exercer trabalho braçal. Menores de 16 anos não poderiam pilotar aviões.

Quais são as ferramentas matemáticas essenciais para se cursar um curso de Física e onde eu as obtenho (livros, vídeos, recomendações afins), pode-se dizer que para conseguir aprender pelos livros do curso de física da Berkeley e as lições de física do Feynman (que ouço dizer serem puxadíssimas).‎

Esses livros requerem o conhecimento de cálculo diferencial e integral, bem como álgebra linear. Para se preparar para esses estudos é bom recorrer a um dos livros denominados "Pré-Cálculo". Depois pegar um livro de cálculo dos que se adotam nas universidades. Tem que dispor de umas duas horas por dia para se dedicar ao estudo disso tudo com muita dedicação e empenho (não dispense sábados, domingos e feriados e nem férias). Acho que dá para ver a matéria do colegial que tem nos livros de pré-cálculo em uns três meses, o cálculo diferencial em dois meses, o integral em dois meses (ambos de funções de uma variável). Depois, mais um mês para as derivadas parciais e um mês para as integrais múltiplas. Então um mês para estudar séries e uns dois meses para equações diferenciais. Aí se pega o cálculo vetorial que demanda mais uns dois meses. Além disso ainda há muita matemática a se aprender, que se pode chamar de "Cálculo Avançado", que inclui o cálculo tensorial, o cálculo variacional, as funções especiais, teoria de grupos, e outros assuntos. Enquanto isso já se pode ir estudando a Física.

Já zombaram de você por causa de sua adesão ao anarco-comunismo? Como reagiu às ofensas que recebeu?‎

Nunca fui alvo de nenhuma zombaria nem por ser anarquista nem por ser ateísta. Talvez porque eu seja uma pessoa muito séria e um profissional muito competente, bem como uma pessoa humana muito prestativa, solidária, amistosa e confiável. Então as pessoas vêem que minhas convicções não são caprichosas, mas sérias e profundas. Daí me respeitarem, mesmo quando discordam de mim. Da mesma forma que eu respeito as convicções de quem tenha outras diferentes das minhas e jamais faço zombaria delas.

Numa das capas do charlie hebdo mostra maomé de quatro sendo fodid$.Não há nenhuma critica nesse humor apenas zombação.Voce realmente é a favor desse tipo de humor?‎

Não. Acho que há um limite, além do qual o humor contestatório passa a ser desrespeitoso para com quem acredite na importância e significância de quem está sendo contestado. Claro que existe liberdade de expressão e não se pode proibir, sequer o desrespeito. Mas não acho nem educado nem elegante se baixar a níveis chulos ao contestar qualquer coisa.

Professor, eu posso cursar Física tendo dificuldade em matematica?Sou apaixonada por física e amo coisas relacionadas a ciência. Queria entender como as coisas funcionam e buscar a logica através disso. Tive um ensino médio muito ruim e nao tenho uma boa base de mat. Será q se eu cursar terei muita‎

De fato, para um bom entendimento da Física, além da compreensão conceitual, é necessário um domínio matemático, pois a Física provê um modelamento descritivo da realidade em termos matemáticos. Vai ser preciso, pois, que você faça uma revisão para conseguir acompanhar um curso de Física em nível superior. Sugiro que você pegue um livro de "Pré-Cálculo" e o estude, enquanto vai cursando as disciplinas de Física Geral e de Cálculo.

Alimentos transgênicos fazem algum mal, ou, isto é mito?‎

Pelo que eu saiba, só por serem transgênicos, não fazem mal. Mas podem fazer por outras razões, sendo ou não transgênicos.

Para o senhor, quais são os maiores entraves entre a educação e as novas tecnologias?‎

A legislação do ensino e a burocracia das repartições controladoras da atividade. Inúmeras propostas altamente eficiente e eficazes para a condução do processo de aprendizagem não podem ser aplicadas por contrariarem a legislação. Como as escolas anarquistas, sem turmas, sem séries, sem aulas, sem provas, no modelo da Escola da Ponte de Portugal.

Qual estado do Brasil possui as mulheres mais bonitas?‎

Não conheço as mulheres de todos os estados do Brasil. Mesmo que conhecesse, para dar a resposta, teria que fazer um levantamento estatístico com base em uma amostra aleatória significativa de mulheres de todos os estados que seriam submetidas a um julgamento por um corpo gabaritado de juízes. Então se dariam notas, se tiraria a média e se faria a escolha com base nelas. Não dá para dar palpite.

Professor Ernesto, do que é constituído o espaço-tempo, já que, conforme um documentário a que assiste, ele pode ser curvado, torcido, esticado etc? E ainda, tal espaço-tempo existe apenas no universo observável ou ele se projeta ao infinito? Forte abraço!‎

O espaço-tempo é ele mesmo. Não é feito de nada mais primitivo. Mas ele não é apriorístico. Não existe espaço que não seja ocupado por algo e não existe tempo sem que se desenrolem acontecimentos. Não havendo coisa alguma para ocupar o espaço e nem fato algum para acontecer não existe nem espaço nem tempo. Não existe nada, sequer "o nada". Antes de haver Universo não havia nada. Nem espaço vazio. Não havia, também, "o nada". E o tempo não existia. Havendo algo, então há espaço em que o que existe ocupa e tempo em que o que existe altera sua situação. Esse espaço-tempo, em razão das concentrações de massa, energia e momento angular pode se encurvar e se torcer. Isso significa, apenas, que o trajeto mais curto entre dois pontos deixa de ser uma reta e passa a ser uma linha que pode estar encurvada ou torcida. Mas não significa que exista algo substancial que esteja encurvado ou torcido.

Percebesse que o conceito de Teoria é erroneamente interpretado pelas pessoas que não possuem um "saber científico" amplo.Seria correto afirmar que o conceito de hipótese corresponde ao conceito de teoria no seu sentido mal interpretado?‎

Sim, isso mesmo. O linguajar vulgar chama de teoria uma proposta de explicação não confirmada. Isso, epistemologicamente é uma proposta de teoria, isto é, uma hipótese. Uma explicação é cientificamente chamada de teoria quando já está comprovada.

Todo mundo confunde muito, a crença com o fanatismo. Você acha o fanatismo uma doença? Acha que atrapalha na vida social independente da religião?‎

Não é todo mundo que confunde. Mas há quem confunda. O fanatismo é uma adesão a alguma crença de forma irrestrita e refratária a qualquer contestação, não admitindo nenhum exame racional dos fundamentos da crença e rejeitando qualquer reflexão sobre sua procedência. Além do mais, o fanático considera que a adesão a sua crença tenha que ser estendida a toda a humanidade, não admitindo que se possa aceitar que alguém possua crenças diferentes. Fanáticos, independentemente mesmo da religião que professem, são pessoas perigosas para a sociedade. É preciso que todos entendam que a pluralidade religiosa é uma realidade do mundo que tem que ser aceita. O simples fato de existir já mostra que não há garantias de que nenhuma religião possa ser considerada como detentora da verdade. De fato o fanatismo é uma espécie de doença mental, como se fosse uma esquizofrenia. Porque nem todo mundo que é criado em um ambiente fortemente religioso se torna fanático. Claro que há a influência ambiental, mas ela não implica, necessariamente, no fanatismo. O pior é que os fanáticos não admitem que seu fanatismo seja patológico, para que possam ser submetidos a alguma terapia que o elimine. Realmente é um problema muito grande para a própria pessoa e, principalmente, para as outras pessoas que convivem com ela. Como também para o resto da sociedade. Veja-se o que a Irmandade Muçulmana tem aprontado de ruim no mundo. Mas há fanatismo cristão, judaico, hinduísta e, pasmem, até budista.

O senhor acha que conforme a tecnologia avança, a forma física dos livros tenderam a parar de serem produzidos?‎

Penso que, num futuro mais remoto, isso acabará acontecendo. Ou seja, não mais serão publicados livros de papel. Mas acho que isso ainda demora várias décadas, ou, até, alguns séculos. Será preciso estabelecer um padrão que possa ficar armazenado e ser recuperado daí a milênios. O problema com as mídias digitais é que elas são muito mutáveis e rapidamente ficam obsoletas. Por, exemplo, registros feitos há 60 anos atrás, em fitas magnéticas de rolo, que rodavam em sistemas operacionais de mainframes, não são, hoje, mais acessíveis. Como fazer para preservar para a posteridade esse volume todo de textos que existe em todas as bibliotecas do mundo, de uma forma que se possa acessar, com garantia, em qualquer momento do futuro?

Qual a sua ascendência? (Ou seria descendência?) Seu sobrenome é bem incomum aqui no Brasil.‎

Sou neto de austríaco, daí o meu sobrenome. Isso é minha "ascendência". Minha "descendência" são meus filhos, netos, bisnetos e assim por diante.

Porque você fala como se a felicidade fosse uma receita milagrosa/universal para todo e qualquer pessoa e represente uma existência plena em todo contexto ? Na verdade, ao meu ver, devemos até questionar isso de 'todos devemos ser felizes'. Por que todos devemos ? Por que eu não posso ter uma vida p

Porque a máxima satisfação na vida se dá quando se é feliz. Não que seja preciso ser feliz e sim que seja ideal ser feliz. Ser feliz é melhor do que ser infeliz. Então a sociedade deve prover condições para que todas as pessoas possam ser felizes. Os esforços devem ser dirigidos nesse sentido. Não uma felicidade para alguns privilegiados, mas uma felicidade generalizada. Que advém da paz, da segurança, da prosperidade, da fraternidade, da harmonia, da justiça, da equidade, da alegria, da liberdade. Esses são valores que a política e a economia têm que perseguir e alcançar para o bem do mundo. Note que a felicidade é um resultado final a ser alcançado com a obtenção desses resultados particulares. A felicidade é alcançada como um brinde, se se buscar tudo isso e, principalmente, o bem de todos.

Em uma resposta recente o senhor falou que quanto mais o mundo for mais fragmentado melhor, em resposta a uma pergunta feita sobre separação dos Estados. Porque acha que quanto mais fragmentado melhor?‎

Porque estados menores, com menor poder político e econômico ficam mais fáceis de terem seus governos extintos espontaneamente. Fica mais fácil para a sociedade assumir diretamente as incumbências governamentais, desconsiderando o governo. A anarquia tem que surgir assim, sem revolução, mas por extinção dos governos por falta de necessidade de existirem. Da mesma forma que a propriedade e o dinheiro, para se estabelecer um comunismo não monetário (pode haver comunismo monetário). Note que a anarquia não precisa ser comunista e nem o comunismo precisa ser anárquico. Mas é bom que sejam juntos. Além disso, estados menores ensejam o surgimento de organismos internacionais de cooperação, sem soberania, que já são um princípio anárquico de coordenação de esforços econômicos, políticos e sociais, portanto, uma ponte para a anarquia global.

Quais argumentos ateus não devem usar contra religiosos?‎

De que sejam burros ou ignorantes por acreditarem em Deus. Ou de que usem de má fé ao fazer proselitismo religioso. Pode haver quem seja assim mas, em geral, pessoas religiosas são sinceras em sua fé. A falta de sinceridade acontece mais entre os líderes religiosos do que entre os fiéis. É preciso mostrar às pessoas religiosas o equívoco de suas crenças mas de modo respeitoso e caridoso. Por meio de argumentos válidos e não ofendendo.

Quais suas considerações sobre o Niilismo?‎

Sendo o niilismo a consideração de que não existem valores, especialmente éticos, não posso concordar com ele. Para mim existem valores sim. Tanto éticos quanto estéticos. O que acontece é que, muitas vezes, os valores são colocados de modo equivocado. O que se precisa é, sempre, colocá-los em discussão e não aceitá-los só porque são aqueles que a maioria de pessoa em certa época, certo lugar e certo estrato social consideram que sejam os válidos. Os valores têm que ser colocados naquilo que propicia a maximização da felicidade para o maior número de seres (não só humanos) e, inclusive, para o bem da natureza. Todavia poder-se-ia, inclusive, discutir o valor desse critério, dito utilitarista. Como também discutir se devam existir valores ou não. Para mim, devem.

Nosso universo tem "paredes"?‎

Não. Sendo ele infinito, como se considera que seja, em face dos dados disponíveis, certamente que não tem "parede". Contudo, mesmo que seja finito, também não tem parede. Nesse caso ele seria encurvado nas três dimensões espaciais, como a superfície de uma esfera o é nas suas duas dimensões. Ou seja, se se for avançando para frende sem mudar de direção acabar-se-á voltando ao pondo de partida, vindo por trás, depois de contornar o universo todo.

"It is better to have experienced the joy of love, even if it ends in sorrow, than never to have had that experience." Concorda?‎

Claro que sim. Sem a menor dúvida.

Pense em uma opinião sua bem forte. Desconstrua-a. Onde se sustentam as bases de quem antagoniza o seu pensamento? Você seria capaz de argumentar contra o que você acredita, mesmo que seja num exercício?‎

Tranquilamente. Eu vivo fazendo isso o tempo todo. Sempre procuro mostrar-me que estou errado. Em geral não consigo mas, às vezes. consigo. Então mudo meu modo de pensar.

Se o Universo começar a entrar em colapso neste momento, demorará quantos anos-luz para que a informação chegue até nós?‎

Entrar em colapso, para você, significa passar a se contrair? Se isso acontecer, acontecerá nele todo simultaneamente e isso será percebido dentro de tempos diferentes, dependendo da distância em que estiver o objeto observado. O que se observará é um "blue shift" das raias espectrais, isto é, um desvio delas para a extremidade azul (e roxa) do espectro. Para as galáxias próximas isso não dá para ser percebido, pois o movimento próprio delas supera a variação de distância cósmica. Só para galáxias a partir de dezenas de milhões de anos luz de distância é que se pode constatar uma expansão ou contração cósmicas. Isso significa que, se a contração começasse agora nós só saberíamos dentro de algumas dezenas de milhões de anos (NOTE QUE ANO-LUZ É MEDIDA DE DISTÂNCIA E NÃO DE TEMPO).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails