segunda-feira, 28 de maio de 2012

Uma pintura requer um pintor. Uma escultura requer um escultor. Uma casa requer um construtor. E um universo requer...

... nada para ter surgido. Essas analogias não são válidas, pois pintura, escultura e casas são artefatos. Não são naturais. As coisas naturais podem surgir por si mesmas, sem quem as faça.

Sempre acreditei na teoria da evoluçao de Darwin, mas ultimamente vi algumas pessoas dizendo que essa teoria é uma farsa. Qual é sua opinião a respeito?

A evolução não é uma farsa. É um fato sobejamente constatado, inclusive a olhos vistos, nas bactérias. Mas a teoria de Darwin já foi corrigida e complementada. O fundamental permanece válido, isto é, que as espécies evoluem umas das outras. Os detalhes de como isso ocorre é que vão sendo aperfeiçoados.

Como acha que o mundo vai acabar?

O que significa o mundo acabar? Extinção da espécie humana? Extinção da vida na Terra? Aniquilação do planeta Terra? Fim do Universo inteiro? Cada uma dessas possibilidades terá um fim diferente. A espécie humana poderá acabar por auto-destruição ou por substituição por uma outra que lhe sucederá na evolução. Mas isso ainda demora milhões de anos. A vida na Terra continuará sem a humanidade por uns cinco bilhões de anos, mas, então, o Sol começará a se expandir e o calor aqui será tão grande que toda a água se evaporará e toda a vida fenecerá. O próprio planeta, finalmente, será envolvido pelo Sol inchado e se gaseificará. Isso se antes não for todo fragmentado pelo choque com algum meteoro muito grande. Quanto ao Universo, ao que se prevê, ele se expandirá eternamente, cada vez mais, sem limite. Mas essa expansão levará ao esgarçamento da matéria, de modo que, ao fim, não haverá mais átomos nem partículas, só campo, cada vez menos denso.

A mentira é um mal necessário, às vezes?

Sim, como você disse, "às vezes". Mas essas vezes devem ser as mais especiais possíveis e sempre no interesse do bem ou para evitar um mal. Apenas por conveniência, não acho que seja lícito mentir. Pessoalmente não o faço nem por cortesia, preferindo a franqueza leal, claro que dita de forma educada e gentil. As pessoas que me conhecem já se acostumara com esse meu modo franco de agir, até em prejuízo próprio. Acho que a verdade seja um bem precioso demais para ser preterida em benefício próprio.

Como os buracos brancos mostraria evidencia se existir? Necessariamente expelindo luz? Poderia estes expelir energia escura?

Expelindo matéria e radiação. Pensava-se que os quasars fossem buracos brancos, mas hoje sabe-se que são núcleos ativos de galáxias onde há um buraco negro que cria um disco de acreção em torno de si, sugando a matéria da galáxia. Esse disco é que irradia com imensa potência. Buracos Brancos são uma hipótese não confirmada e hoje não muito considerada, bem como os "túneis de verme". Quanto a expelir energia escura, não sei. Inclusive porque nem se sabe o que seja a "energia escura".

O que acham sobre fitas snuff?

Ao que parece, de fato, há filmes em que pessoas são mortas frente as câmaras só para isso ser filmado e vendido. Não consigo conceber nada mais horrível e degradante. Pior do que tortura por motivo religioso ou ideológico, como a inquisição ou o que houve na ditadura do Brasil, Chile e Argentina. Porque o motivo é o mais torpe possível. Apenas para curtir e ganhar dinheiro. Para gente que faz isso é que eu queria que o inferno existisse de verdade.

Verdade... Acho que um amor muda tudo, mas só se for verdadeiro. Tenho vivido muitas paixões bobas, que só pioram a situação rs mas... Vai passar, sim. Tenho pessoas maravilhosas me ajudando, inclusive você! :) Obrigada!

Você ainda é nova, mas amor não vê idade. Você achará um amor verdadeiro, ou mais de um. Isso faz parte do esquema da natureza a que você, e todos nós, estamos submetidos. É inescapável. Mas podemos buscar o amor verdadeiro e eu digo como se saber que o achou. É quando a pessoa amada se torna o mundo para você. Quando a sua ausência, mesmo curta, te deixa triste. Quando a sua presença te enche a vida de alegria. Quando vocês compartilham quase tudo e isso não é um artifício de conquista, mas uma coisa sincera. Quando vocês têm a mesma visão do mundo, os mesmos projetos de vida, as mesmas convicções, os mesmos ideais. Não em detalhes mas no geral. Quando você sente uma vontade de estar toda dentro dele ou dela, como se fossem um só. Quando abraços, beijos e carinhos nunca são demais. Quando o desejo não puder ser contido. Quando vocês dois (ou duas) são o(a)s melhores amigo(a)s, Pai (ou mãe) e filho (ou filha) e vice versa. Irmãos ou irmãs. Quando se adoram, se admiram, se respeitam, são gentis um(a) para com o outro(a). Enfim, quando tudo o mais for menos importante que o amor de vocês.

Professor, o que seriam As Teorias de Gauge? E que implicações importantes elas podem traze para a física? Estou a certo tempo tentando compreender isso e ficaria muito grato se você pudesse responder minhas perguntas.

São teorias que consideram a invariância das equações quando submetidas ao que se chama uma "mudança de calibre". É o caso da Energia Potencial, cujo valor é definido com uma escolha arbitrária da posição do nível zero. Mas as equações, que dependem da variação da energia potencial, não mudam com isso. Outras grandezas também podem ter esse tipo de invariância. Um campo que seja desse modo é chamado de "Campo de Gauge". O estado de um sistema sempre é melhor descrito por grandezas que sejam um campo desse tipo, para efeitos de cálculos. Assim, em teoria quântica de campos, busca-se achar um descritor do campo que verifique uma invariância de calibre, além das invariâncias exigidas pela teoria da relatividade, isto é, as equações têm que ser idênticas em qualquer referencial. Em meu mestrado fiz um trabalho sobre isso que vou achar e escanear, deixando em meu blog. Trata-se de um trabalho manuscrito, como se usava fazer há mais de 30 anos atrás. Fique à vontade para perguntar o que quiser.

Quais os sintomas mais comum quando se está amando alguém?

Digo apenas por mim. Se estou amando, me entrego completamente, sem nenhum pé atrás, sem nenhuma prudência. Mergulho de cabeça para o que der e vier. Corro todos os riscos. Confio inteiramente, sem reservas. Fico completamente abobado e sem juízo. Não vejo como um amor possa ser sensato ou racional. Se for, não é amor. Me disponho a qualquer esforço ou sacrifício por minha amada. Não cobro nada nem exijo reciprocidade. Quero o bem dela acima do meu.

Se você pudesse mudar o seu nome, para qual você mudaria?

Gosto muito do meu nome, Ernesto. Ele significa, em alemão, sério,mas também, no alto alemão, arcaico, lutador, resoluto, decidido. E isso se enquadra exatamente na minha personalidade. Quanto a meu sobrenome, Rückert, vem do alemão "rück", isto é, "de volta", "para trás". Isso não tem a ver comigo, pois sou "para frente" e não volto atrás, em geral.

Quem te dá forças, quando você acha que já não tem mais?

Meus sonhos. Meus lindos sonhos. E minha arte: a música, a pintura, a poesia. Canto, toco piano, pinto, escrevo poesia. Isto é vida para mim. Ou então, leio ou vejo um bom filme. Isso me reconforta. Se nada afastar minha tristeza, que tem sido imensa, eu durmo. Então eu sonho que sou feliz

Frase do dia: Triste quando uma pessoa não sabe o que fazer com o frio na barriga e decide esfriar também o coração.

Muito triste mesmo. A primeira condição para se ser feliz é ter bom coração. Um coração quente, capaz de amar mesmo quando não é amado.

O que acha de pessoas que tratam muito mal a pessoa que estão a fim? É um modo de defesa?

É burrice. Se você está a fim, quer conquistar. Se é inteligente vai ver que o que conquista não é maltratar e sim cativar. E se cativa com gentileza e não maus tratos. Defesa de quê? Quem está a fim não quer se defender e sim abrir a guarda.

Se considera popular?

Penso que sim. Mesmo tendo ideias incomuns e sendo uma pessoa de estilo até, eu diria, aristocrático, muita gente gosta de mim, inclusive a maioria dos alunos do colégio em que sou Vice-Diretor. Grande parte é meu amigo no Facebook e era no Orkut. Acho que é porque eu sou sincero em meu carinho pela juventude, porque eu os levo a sério e respeito o que pensam. Porque aceito seu modo de ser como válido, tirando certos excessos. Porque me disponho a ouvi-los e conversar com eles. Porque sou solidário e amigo para o que precisarem.

Trocaria uma amizade por um grande amor?

Não vejo nunca a necessidade dessa troca. Um grande amor pode e deve ser uma grande amizade. Ninguém deixa de ser amigo porque passou a amar o amigo. E se o amor acabar, a amizade pode continuar. E se alguém deixar de ser seu amigo ou amiga porque você ama a outra pessoa, esse alguém, de fato, não é seu amigo(a), pois o(a) amigo(a) que o bem do amigo.

Acredita que sonhos tem um significado?

Tem, mas interno, da sua própria psique. Não são mensagens de nada externo. São expressões do que se passa no seu inconsciente. É bom analisá-los, mas não a partir de certos livros fajutos de interpretações de sonhos. Tem que ser um estudo psicológico sério.

Como você se sentiria se uma pessoa que você gosta muito te dissesse que não quer mais te ver? E se ela voltasse atrás depois, você perdoaria?

Primeiro ficaria imensamente triste, mas não deixaria de amá-la. E se ela voltasse atrás eu a perdoaria sem hesitar. O orgulho é a maior fonte de infelicidade. Perdoar é sempre o melhor a se fazer, exceto se a pessoa continuar a fazer a mesma coisa. Isso acontece comigo e eu estou ansioso para que seja revertido. Então não só a perdoaria como me embriagaria de felicidade.

Na sua opinião, sonhar demais pode afetar a realidade?

Pode, mas não necessariamente. Se você for uma pessoa centrada e lúcida, você pode sonhar à beça e não perder o contato com a realidade. Sonhar é muito importante para nos incentivar a lutar pela melhoria do mundo e de nós mesmos. Eu sonho demais e, muitas vezes, ajo como se o mundo já fosse como eu sonho que deveria ser, isto é, saio da realidade, porque não concordo com ela. Mas eu acho que tenho que fazer assim, senão eu nunca colaboro para que ela mude. Quando acho que algo seja errado, mas é o que todo mundo faz, eu não faço. Faço o que acho certo, mesmo que seja diferente de todo mundo.

O que é falta de maturidade pra você em um relacionamento amoroso?

Principalmente, ciume. Falta de confiança, Uso de artimanhas e estratagemas, Insinceridade. Possessividade, Controle. Infidelidade. Não digo que os relacionamentos tenham que ser exclusivos. Podem ser múltiplos, mas com conhecimento e consentimento de todos.

Para você, em qual aspecto a sociedade ocidental não avançou muito desde os tempos primitivos?

Não só a ocidental, mas toda a humanidade ainda não evoluíram socialmente o suficiente para que não haja fome, pobreza, crime, doença e ignorância, Esses cinco itens têm que ser abolidos do mundo e só quando não mais existirem é que poderemos dizer que estamos civilizados. Enquanto isso, ainda ficamos na barbárie. Sim, barbárie pseudo-civilizada. Tecnologicamente avançada só para alguns privilegiados, como eu e você. Justa só para alguns, Próspera só para alguns. Cadê a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade? O que vemos é competição, cobiça, preguiça, maldade, ignorância. Como resolver? A solução está em educação, educação e educação. E isso vai demorar séculos, até que TODO MUNDO não passe fome, seja próspero, tenha saúde, seja instruído e nenhum crime aconteça. Esse aspecto é, fundamentalmente, espiritual, não no sentido de espíritos, mas no sentido de concepções elevadas de vida: altruísmo, generosidade, honestidade, justiça, disposição para o trabalho, nobreza, heroísmo, em suma, caráter. É isso que a educação tem que cultivar e não só instruir os jovens a passar no vestibular.

Comente: "É incrível a perfeição das leis naturais.Repare por exemplo o isolamento acústico e eletrostático da Terra.Imagine como seria insuportável se ouvíssemos cada explosão do Sistema Solar.E ainda dizem que n há deus pra organizar tudo isso..."

Digo duas coisas: Primeiro - que não é preciso Deus para organizar nada. Tudo o que existe, o é por acaso. Segundo - que a natureza não é perfeita coisa nenhuma. Tem coisas que são boas e outras ruins. Se fosse perfeita não haveria câncer nem outras doenças. Não haveria predadores e presas. Não haveria terremotos, enchentes, furacões, tsunamis, vulcões e tudo o que causa desastre. Isso só para começar a lista de imperfeições. Se o som se propagasse entre os planetas é porque haveria ar entre eles. Esse ar provocaria seu freiamento e sua queda no Sol, de modo que não sobraria nenhum. Eles só continuam a orbitar o Sol porque o fazem no vácuo. Portanto, já surgimos assim, senão nem existiríamos, As coisas aconteceram ao acaso e, por coincidência, se encaixaram para que pudéssemos existir. Mas essas coincidências todas é algo muito raro, de modo que a nossa existência é uma grande preciosidade. Outra Terra é muito improvável existir. Se houver, no máximo três por galáxia, que tem centenas de bilhões de planetas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails