quinta-feira, 28 de junho de 2012

Por que acha que o altruismo é bom?

Porque promove o bem geral. O egoísmo pode ser melhor para o indivíduo, mas não é para a sociedade. E nenhum indivíduo pode viver sem a sociedade. Por isso o bem de todos é superior ao bem de cada um. Mas obtendo o bem de todos, se obterá o de cada um. Todos sendo altruístas, todos se beneficiarão mais do que sendo egoístas. Daí o próprio altruísmo ser algo que deva ser, egoisticamente, procurado. Todavia, esse benefício não advém se se busca o bem geral pensando nas vantagens. As vantagens, como a felicidade, só virão quando se esquece delas e se dedica ao bem geral.

Professor, vou prestar Fuvest e Comvest esse ano, que matérias de Matemática e Física você me indica para dar uma atenção especial? Porque sei que tenho que estudar tudo,mas em matérias devo me focar mais?? Obrigado

Em matemática estude trigonometria, matrizes e determinantes e em física estude leis de newton, trabalho e energia e circuitos elétricos. O resto também cai mas isso é o que mais cai.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O que acha sobre mudança de sobrenome depois do casamento?

Uma idiotice sem par. A começar pelo próprio casamento. Mas uma vez que se resolve casar, porque mudar o sobrenome? Principalmente porque o marido não adota o da mulher. Fica parecendo que a mulher seja uma propriedade do marido. Muito feio isso. Ridículo. Eu não me casaria com uma mulher que se submetesse a isso. No primeiro casamento eu aceitei porque só tinha 22 anos e ainda não tinha formando essa minha convicção. Não sou dono da mulher que esteja unida a mim por laços de companheirismo conjugal. Nem ela é minha dona. Isso é uma aberração. Uma tradição execrável que tem que ser abolida.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Você é do tipo que vê uma conotação sexual em tudo?

Claro que não. Todavia vejo em muita coisa que outros não vêm, mas não em tudo. O sexo é parte integrante e essencial da vida e precisa ser considerado de forma aberta e normal, como qualquer outro assunto. Tratado sem risadinhas e galhofas. Conversado com serenidade e com a atenção e o interesse que se dá às finanças, à educação, à cultura, à tecnologia, à gastronomia, à saúde, à arte. Abordado em rodas de homens e mulheres sem nenhuma conotação de sacanagem. Assim se verá que muitas atitudes ocultam um viés sexual. Mas não todas, certamente. Só que as pessoas parecem querer expurgar o sexo de qualquer conversa tida como séria. Como se o assunto fosse vexatório, irrelevante ou inconveniente. De modo nenhum. É um assunto muito importante para o bem estar das pessoas. Tanto quanto a alimentação, o vestuário, a habitação, o lazer e tudo o mais que se discute com propriedade e frutiferamente. Mister se faz acabar com esse tabu agora.

O que você faz quando está com vergonha?

É muito difícil eu sentir vergonha do que quer que seja. Tudo o que faço eu o faço com a convicção de que estou certo e não sinto vergonha de fazê-lo. Não tenho vergonha de ser flagrado nu ou em qualquer circunstância, porque qualquer coisa que eu faça eu poderia fazer abertamente. Só não o faço, às vezes, por decoro, mas não por considerar que seja errado fazer. Então não sinto vergonha de nada. Realmente, sou completamente sem-vergonha. Mas não faço o que considero que seja errado fazer. Note que não estou dizendo o que não seja permitido fazer. Isso eu faço e muitas vezes. Nunca perguntei se posso ou não fazer qualquer coisa. Faço tudo o que resolvo sem pedir permissão a ninguém. Mesmo que saiba que seja algo que não se é permitido fazer. Mas se não é errado fazer eu faço. Certo e errado é uma coisa. Permitido e proibido é outra. Tem coisa certa que é proibida e coisa errada que é permitida. Eu me pauto pelo que seja certo ou errado e não pelo que seja permitido ou proibido. Essa é a grande diferença entre a ética e a moral.

Qual a importância da leitura na sua vida?

Imensa. Ler sempre foi um dos meus maiores prazeres, depois de amar e pensar. Não troco uma leitura por um filme, uma música, um passeio, uma boa comida ou bebida, mesmo que eu goste muito disso também. Sempre li muito, todo dia, várias horas. Eu diria, sem sombra de dúvida, que tenho mais de trinta mil horas de leitura na vida, talvez mais de quarenta mil horas. Seguramente já li mais de três mil livros, fora os que só uso para consulta e estudo. E muitas revistas, além do que leio na internet. Fico agoniado quando vou a um lugar que não tenha nada para ler. Sempre levo comigo, onde for, um dos livros que estou lendo e leio uns quatro em paralelo, na média, por mês, ou seja, uns sessenta por ano. Não sei viver sem ler. Para mim é como o alimento, a água, o ar. Só sinto mais falta é de pensar e de amar e ser amado.

Transar não faz de ninguém uma puta, mas ser virgem também não faz de ninguém uma santa. Certo?

Corretíssimo. A pureza está no modo como se encara o sexo. Abster-se dele morrendo de vontade de ser safada é impureza. Fazer uso dele como uma expressão de amor é uma virtude. Fazer uso dele como instrumento para alcançar favores escusos é pecado. E isso acontece com muitas mulheres casadas e fiéis. Piores do que prostitutas, que, pelo menos, são honestas.

Por que algumas pessoas tem medo de mostrar quem realmente são?

Porque não são o que gostariam de ser e que impressionasse bem as pessoas. Querem esconder porque sentem que têm muitas falhas. Ou são feias, ou são ignorantes, ou mal-educadas, ou mesquinhas, ou burras mesmo, ou deselegantes, sem traquejo. As escolas deveriam ensinar isso tudo para dar segurança e amor próprio para as pessoas. Faz parte da educação. Não é só português e matemática e o que cai no vestibular. Tem a formação da personalidade, do caráter, do modo de ser, da cultura geral, tudo.

Cê acredita em si mesmo(a)? Justifique.

Certamente que sim. Senão seria incoerente. Estou convicto de tudo o que acho. Mas estou sempre disposto a mudar, caso convencido. Não sou teimoso, pois não tenho certezas, apenas convicções. Ninguém pode ter certezas. Não existe verdade absoluta. Mas eu me pauto por minhas verdades provisórias, até que veja que não o sejam. Então mudo, senão seria incoerente. Estou permanentemente em busca da verdade. Das explicações da realidade. Sei que nunca as obterei, indubitavelmente. Mas me aproximo, assintoticamente. Isso é o melhor que se é capaz de se obter. Fujo de todo e qualquer dogma, que são pretensas verdades absolutas. Sou um cético metodológico e não pirrônico. Inclusive quanto a meu próprio ceticismo.

Me conte sobre o teu primeiro amor. Aquele que marcou mesmo. Por favor. Tudo.

Uma colega da faculdade. Tínhamos tudo em comum: interesses, gostos, personalidades, convicções, inteligência. E nos apaixonamos imensamente. Mas era um amor proibido e não conseguiu vencer esse estigma. Continuamos amigos, mas depois perdi o contato. Sinto muita saudade. Mas tive outros amores, sem ter deixado de amá-la, pelo menos na saudade. Novos amores não extinguem os antigos.

Você acredita em direitos humanos ou acha que é só mais uma mentira confortável?

Acredito que eles existem mas também que não são obedecidos por muitas nações, instituições e pessoas. É preciso que existam e que sejam obedecidos. Isso é uma condição para que o mundo seja civilizado e se torne um lugar harmônico, justo, fraterno, próspero e aprazível para todos e não só para alguns. Se não for assim não está correto. Igualdade, liberdade e fraternidade não são meros slogans. São objetivos a serem alcançados de fato, para todo mundo. Quem não os obedece e oprime ou explora outro ser humano precisa ser coibido disso, até pelo uso da força, mas não da violência. Tem que ser educado para aceitar que não pode se valer de outros para benefício próprio. Nações não têm vontade. Esta é a vontade de seus líderes. E eles precisam ser representantes do povo. Se não forem, o povo tem que destituí-los.

Hoje vivemos em uma época em que o ensino a distância tende a ganhar uma importancia maior. Acha viável ter um modelo na qual um orientador, por meio da internet, orienta alunos em regiões distantes? E para fechar, qual é o seu método de estudo?

Claro que sim. Muito viável. A internet é uma excelente fonte de aprendizado. Veja-se o Desafio Nacional Acadêmico. Sugiro que entre no site dele e responda a questão que é apresentada a cada dia. Tem tudo na internet. É só saber descobrir. Tem-se que ter muita disposição, perseverança, paciência, nenhuma preguiça, muita disciplina e responsabilidade. Se não tiver, azar. Não consegue nada. Meu método de estudo é, simplesmente, me debruçar sobre o tema com profundidade, extensão e afinco. Pegar o máximo de fontes de referência, ler tudo, cotejar, e, finalmente, escrever um artigo explicando o tema, como se fosse um capítulo de livro para alguém aprender, com citações de fonte e tudo. Dá um trabalhão, mas se aprende para o resto da vida. Costumo montar uma apostila com tudo o que acho na internet, especialmente na Wikipedia e em seus links. Em inglês, porque em português e bem restrito. Se não souber inglês, trate de aprender e logo. Também compro livros ou pego em bibliotecas. Mas tem um porém. Você só vai aprender se estiver fascinado pelo assunto, se quiser saber o máximo possível, se adorar estudar aquilo. Se isso para você for um martírio, desista. Não vai aprender nada.
Para aprender um idioma rapidamente, pegue um livro escrito nele, compre um dicionário e uma gramática (com as explicações em português). Comece a ler e vá traduzindo com o dicionário. Ao mesmo tempo vá estudando a gramática. Em dois meses, com uma hora por dia (mesmo nos sábados, domingos e feriados), você aprende a ler e a escrever. Depois entre num curso para aprender a ouvir e falar.

Qual sua dica para uma redação perfeita?

Para saber redigir a dica é ler muito e escrever sempre. Ler umas duas horas por dia e escrever, pelo menos meia hora por dia. Nos fins de semana e feriados, um pouco mais. Isso ao longo de muitos anos. Sempre consultando dicionário para aumentar o vocabulário e prestando atenção nas construções gramaticais. Se você não fez isso em sua vida até agora, não adianta. Não vai conseguir em pouco tempo ter traquejo para redigir bem. Infelizmente. Outro fator essencial é a inteligência verbal. Tem gente que tem e gente que não tem. Mas pode ser aprimorada. Justamente lendo e escrevendo. Só que leva tempo. O pior inimigo é a preguiça. Se você é preguiçoso, desista. Não vai conseguir nada na vida. Se for, acabe com ela já. Agora. Comece a ler e a escrever hoje. Pode ler revistas e jornais. Abra um blog e escreva um texto por dia. Pelo menos de mil caracteres (uma folha de papel).

Como você acha que seria a sociedade hoje se não existisse religião? ✔

Muito melhor. Mas não se acabar de repente. É preciso que os valores válidos das religiões sejam transferidos para a sociedade civil secular, em instituições que os cultivem sem menção a uma origem divina: Solidariedade, confraternização, tolerância, elevação, todas as virtudes, exceto a fé. Sem preconceitos, sem hipocrisia. Isso é muito melhor porque promove a harmonia, a paz, a fraternidade, a igualdade, a liberdade, sem apelo a nenhuma ilusão de vida eterna, de atendimento de preces.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Por que é tão difícil explicar certos sentimentos?

Porque sentimentos não correspondem a proposições racionais. Não há vocabulário adequado para expressá-los. Palavras são representações de idéias, que são abstrações de entidades, de ações, de qualidades, de modos. Podem ser de sentimentos também, mas o vocabulário para eles é mais restrito. Nós, ocidentais, somos mais lógicos e racionais, o que não se dá com os sentimentos. Os orientais são mais intuitivos e sentimentais. Penso que eles saibam melhor descrever sentimentos.

Você acha que está mudando?

Aos poucos, sim. À medida que se envelhece, cada ano é uma fração menor da vida, daí as mudanças serem mais lentas e se pensar que o tempo voa. Mas sempre se está aprendendo e se não se muda com o que se aprende, é-se burro. A experiência de vida aumenta o conhecimento, as habilidades, as competências e a sabedoria. Muita coisa eu assimilei nos últimos anos e incorporei no meu arsenal de sabedoria. Como encarar a vida e as pessoas. Me tornei menos exigente e mais tolerante às falhas humanas, tanto minhas quanto dos outros. Certifiquei-me que nada é mais importante do que o amor. Descobri que se ama sincera e profundamente a mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Tornei-me cada vez mais desligado da prosperidade e do sucesso. Aprendi que não vale a pena brigar por vantagens pessoais, ou por ter sido prejudicado, mas só pelo bem de todos. Perdi completamente o medo de morrer ou de ser preso, por exemplo. Despi-me totalmente de preconceitos e intolerâncias de qualquer ordem. Concluí que burros e ignorantes também podem ser boas pessoas. E me abri inteiramente para acolher o afeto de todo mundo.

Você morre de amor. Anos se passam. Você conhece outra pessoa. Morre de amor por ela. Pensa no amor antigo. Sente nada. E é assim. Comente.

Pode ser. Isso me acontece. Mas também acontece de continuar amando o velho e estar amando o novo. Com intensidade e sinceridade. Amor não é um sentimento exclusivista. Amor verdadeiro pode ser múltiplo e, muitas vezes, é. Isso é uma coisa que tem que ser aceita pelos envolvidos com conhecimento e consentimento. E, o ideal, com vivência dessa pluralidade. Sem problema, Abertamente para a sociedade. Se a sua namorada tiver dois namorados, que todos se entendam e sejam amigos. Do mesmo modo se seu namorado tiver duas namoradas. Ou os quatro serem namorados uns dos outros. Quanto mais amor houver no mundo, melhor. Sem felonia, decente, honesto, puro, sincero, intenso, ardente, terno. Com admiração, respeito, apoio, compartilhamento, responsabilidade, cumplicidade. Mas o amor pode acabar, também. Sem razão nenhuma. Só acabar. Não se precisa deixar de ser amigo por isso. Novos amores têm que aceitar a amizade dos velhos amores. Ou, mesmo, que eles continuem em paralelo. Sem ciúme nenhum. Ciúme é uma idiotice egoísta. Essa exigência de exclusividade no amor é um grande preconceito que tem que ser abolido, como já o foi o da exigência de virgindade até o casamento, o de se ter que casar para viver junto, o de não se poder assumir a homossexualidade. Ou de uniões interraciais, interconfessionais, interculturais, interclassiais.

Opine sobre isto.

Corretíssimo. Obediência é uma idiotice. Como filho eu nunca obedeci a meus pais e como pai eu nunca mandei em meus filhos. Em ambos os casos eu e eles acatávamos o que se pedia por convencimento. Nem meu pai e minha mãe e nem eu nunca pedimos que se fizesse nada que não fosse plausível, razoável, salutar, benéfico. Tudo sempre explicado e convencido. Assim é que se tem que agir. Se se pede que se faça algo completamente idiota, inadequado, inconveniente, indecente e tudo de ruim, tem-se que desobedecer mesmo. Mas, ciente das consequências que podem advir e disposto a sofrê-las. Assim agi toda a minha vida. Pela desobediência. Mesmo ordens do meu patrão eu só cumpro se forem razoáveis, inteligentes, úteis, honestas, decentes, éticas. Caso contrário eu me recuso e explico a razão. Por isso sempre fui um funcionário respeitado e admirado. Inclusive porque o que fazia e faço, sempre é muito bem feito. O que não tenho nem um tico é preguiça. Nem me importo de trabalhar mais do que me pagam. Quero a perfeição, custe o que custar em termos de tempo, dinheiro, dificuldade ou esforço. Mas, como chefe, que quase sempre fui, também exijo isso de quem eu chefio: dedicação, competência, interesse, lealdade, diligência, eficiência e, principalmente, eficácia. Mas sou um chefe compreensivo, solidário, amigo. Felizmente todos me têm muita estima.

Qual motivo ateista mais ingenuo para não se acreditar na Bíblia?

A própria perversidade e incoerência da Bíblia. Não precisa nem filosofar ou tecer argumentos científicos. A Bíblia é um horror, em que pese haver trechos bons, elevados e poéticos. Ingenuidade é o Gênesis, por exemplo. Ou o Apocalipse. O primeiro e o último são excelentes peças de ficção científica ou realismo fantástico.

Então não gosta da Teoria de Cordas? Prefere a Gravidade Quântica em Loop? Ou nenhuma das duas?

Nenhuma das duas. Prefiro a Relatividade Geral mesmo. Mas estou estudando a Teoria das Cordas e depois vou estudar a do Loop Gravitacional. É difícil, porque peguei livros em nível de pós-doutorado. Muita matemática mesmo.

Relativística ou Quântica?

Ambas, depende do contexto. Lecionei as duas no Bacharelado em Física da UFV. Minha especialidade é relatividade. O ideal é se achar uma teoria unificada de ambas. Mas ainda não se tem, exceto em alguns aspectos. Temos a Teoria Quântica de Campos em Espaços Curvos (A Teoria Quântica de Campos em Espaços Planos é relativística, mas não só na restrita). Temos a quantização da gravitação e do espaço-tempo. Mas ainda não há uma teoria totalmente unificada. Talvez não exista. É o que eu acho. Não acho que nem a teoria das supercordas e suas extensões, nem a do Loop gravitacional seja a resposta. Posso estar enganado.

O que é "ter estilo", na sua opinião?

Primeiro ser educado, gentil e cortês. Sinceramente preocupado com o outro. Sem fingimento. Segundo ser elegante sem afetação. De modo casual e displicente. Terceiro ter boas maneiras, também sem afetação, Naturalmente, como um modo de ser incorporado e não como uma encenação teatral. Quarto ter cultura, saber conversar, ser articulado, estar bem informado, usar o bom português, novamente sem exageros. Quinto ter uma personalidade única e marcante. Não seguir a onda de todo mundo em nada, nem nas roupas, nem nos gostos. Ser autêntico sem espalhafato, mas de modo assertivo, sem humildade e nem pernosticismo e basófia. Sexto ser uma pessoa que se cuida, tanto da saúde quanto da aparência e, de novo, sem exageros, de forma natural, mas não um natural ensaiado. Um natural que vem de dentro, que está incorporado ao modo se ser. Sétimo, não fazer uso de ironia, sarcasmo, indiretas, deboche, piadas chulas e preconceituosas. Oitavo, ser alegre sem ser palhaço, Não ser lamuriento. Sempre sorrir, mas não forçado. Se estiver triste, fique triste. Não fingir nada, não fazer uso de artifícios e estratagemas. Finalmente, ser uma pessoa de bem, que não mente, que não tapeia, que não prejudica, que ajuda, que é solidária, que é bondosa, que é corajosa, que não é covarde, que não é cruel nem maliciosa. É isso...

Amamos com a mente?

Claro que sim. A mente é a sede de todo pensamento, todo raciocínio, toda emoção, todo sentimento, toda percepção, toda volição, toda decisão, toda ação. A mente é uma ocorrência do cérebro, seus anexos, o sistema nervoso, com participação dos órgãos dos sentidos, das glândulas endócrinas e do organismo todo. Não é um órgão, Não é um epifenômino. É um fenômeno. É um cérebro "em funcionamento". Todos os fatos da vida psíquica estão na mente: sensação, percepção, memória (registro e evocação), abstração, associação, juízo, raciocínio, desejo, vontade, decisão, emoção, sentimento, consciência, auto-consciência, intuição. E a mente só ocorre no substrato biológico (anatomo-fisiológico) que a suporta. Não existe alma e nem espírito. Nisso tudo está também o amor, que é um complexo de sentimento, emoção, intelecção, desejo, vontade, ação, expressão, Tudo isso se dá na mente, mas tem reflexos somáticos, na sudorese, nas lágrimas, na taquicardia, na bambeira das pernas, na gagueira, no aperto do peito, no sorriso, na erecção, na lubrificação e no entumescimento vaginal. Tudo provém da mente.

Você contribui de alguma forma para "um mundo melhor"? Como?

Acho que sim. Primeiro por meu trabalho como professor, ao longo da vida toda, em que já dei mais de vinte mil aulas para mais de cinco mil alunos e sempre passei minhas mensagens de vida, enquanto ensinava Física e Matemática. Agora por meu trabalho de divulgação pela internet, por meus blogs e, até, por aqui. Tenho por missão levar ao mundo a luz do conhecimento. Mas não só do conhecimento científico. Do conhecimento de vida, para que as pessoas encontrem significado em sua vida e lutem para melhorar o mundo. Além disso faço ações concretas de ajuda, dando bolsas de estudo e dando aulas de graça para carentes. Ajudo a Fátima, minha agora ex-mulher, com quem ainda moro, a cuidar de dez cães e três gatos vira-latas. Sempre ajudei a muita gente em tudo o que posso. Estou montando uma biblioteca para disponibilizar para o povo. Já gastei mais de meio milhão nela. Aconselho muita gente. Minha área de atuação é em educação, cultura, ciência, arte, filosofia. Nisso eu colaboro, sem ganhar nada, para melhorar o mundo.

Prof, quando contei a meus pais q não acredito em Deus,meu pai(principalmente) ficou MUITO ofendido e decepcionado..Hje qando estou em um local de casa ele se afasta ou então espera eu sair p/ entrar.Na sua opinião, pq a religião é tao importante?

As pessoas têm medo de que as crenças religiosas sejam verdades e que, em não acreditando nelas, irão para o inferno. Então evitam, inclusive, ser amigas de ateus, para não correr o risco. Essa é a "aposta de Pascal". Trata-se de uma visão mesquinha de Deus, caso exista. Se Deus existir, certamente que ele não será mesquinho e não se importará se alguém siga tal ou qual religião ou nenhuma. Se importará é se a pessoa faz o bem ou não. Quem viver em retidão e fazendo o bem não precisa se preocupar se Deus existe ou não. Se existir, ela o terá no coração pela vida que leva. Se não existir, como penso, ela terá a paz de consciência de viver pelo bem. Mas é difícil convencer muitos crentes de qualquer religião que as outras são tão válidas como a dele e mesmo o ateísmo, em termos éticos. É preciso ser um crente com grande abertura para admitir que um ateu possa ser do bem e, até, ir para o céu, conforme a crença dele.

Analise a sua vida e responda: você passou mais por momentos bons ou ruins?

Tanto uns quanto outros. Mas... acho que tive mais anos ruins do que bons. Tempos de frustração, de desamor, de vazio, de tristeza, de busca infrutífera pelo significado da vida, por um grande amor, por minha realização pessoal, não pela prosperidade ou o sucesso. Isso não me importa. O que me importa é estar sendo valioso para as pessoas, para o mundo, deixando-o melhor. Para mim só quero uma coisa. Não é o reconhecimento. Só sentir que sou amado por quem amo. Nada mais me importa. É só o que eu queria.

Para você, o que é uma pessoa "careta"?

Aquela que se amolda a tudo que está estabelecido como aceitável, sem analisar, sem pensar, sem refletir, contestar e tomar atitudes para mudar concepções preconceituosas, intolerantes, hipocritamente moralistas, convencionais apenas, sem fundamento em uma postura ética de verdade, de autenticidade, de transparência. Pessoa acomodada com a segurança, com a paz, com o conforto, com sua prosperidade. Que não luta para mudar o mundo para melhor, para acabar com a vilania, para proclamar aos quatro ventos a boa nova do livre pensamento, da liberdade responsável, desamarrada dos grilhões de tradições perversas e malsãs.

O futuro não existe ou não podemos prevê-lo? Poderíamos não poder prevê-lo graças a incerteza de heisenberg, mas ele não estaria "pré-determinado"? Apesar de não podemos saber a localização e velocidade da partícula ao mesmo tempo, mas existem. Certo?

Errado! Não é só que não se pode prever mas está pré-determinado. Não está pré-determinado. A incerteza é outra coisa. Se refere a medidas e não é por causa da imprecisão dos aparelhos. É intrínseca. O problema do futuro é o indeterminismo, que é diferente da incerteza e da incausalidade. São três fatos distintos essenciais da natureza, revelados na descrição quântica. A localização e a velocidade de uma partícula só existem quando se vai medi-las. Esse conceito de partícula talvez não seja apropriado. Trata-se de uma região em que a densidade do campo da matéria seja maior. Onde está ela? Sua velocidade é a taxa de mudança da posição da maior concentração de densidade de campo da matéria. Pode-se entender que o Universo todo seja um único campo, aqui e acolá densificado e rarefeito. As concentrações de campo são as partículas e as rarefações o espaço que as intermedeia. Mas uma partícula não é um ponto. Essa é a interpretação que considero correta, que confere realidade à função de onda, cujo valor absoluto quadrado é a densidade de probabilidade da posição ou do momentum, dependendo da descrição que se faz. Uma é convertida na outra por uma transformada de Fourier.

O futuro não existe?

Depende do que você entende por "existir". No sentido de "estar no mundo", só o momento presente é que tem existência, isto é, é real. Os momentos passados já foram reais, mas agora são apenas registros indicativos de que houve. E os futuros, como ainda não ocorreram, nem registros são, mas apenas projeções que, devido ao indeterminismo da natureza, não se pode garantir, mas apenas supor com alguma probabilidade. Isso não impede de se raciocinar com esses conceitos abstratamente, como se dá nas equações de movimento. Assim podemos prever um eclipse porque os fenômenos macroscópicos possuem uma probabilidade tão centrada (como se a densidade de probabilidade fosse uma função delta de Dirac) que se pode falar em certeza determinística. No entanto, para um problema de muitos corpos, o comportamento caótico se manifesta. Esse comportamento é típico de sistemas de muitas, mas não muitas, partículas, como o cinturão de asteroides, cada um tido como partícula. Não é o caso de um gás em que cada partícula é uma molécula, ou uma amostra de matéria condensada. Uma abordagem interessante dessa problemática pode ser encontrada na obra de Ilya Prigogine.

Física Bacharelado ou Licenciatura, qual fazer primeiro?

Acho que todo licenciado, antes, tem que ser bacharel. Para mim a licenciatura até deveria se uma especialização em nível de pós-graduação, ficando a graduação em qualquer ciência apenas com o bacharelado. Todo mundo faz bacharelado e, depois, uma especialização para lecionar ou o mestrado e doutorado para ser cientista. Mesmo que seja um pesquisador em ensino de ciência. Para mim o bacharelado tem que preceder a licenciatura. Senão o professor, mesmo do ensino médio, será uma pessoa de formação precária. Outra coisa que acho é que os professores do Ensino Superior, além de serem doutores, têm que ter essa especialização pedagógica para lecionar. Senão ficam uns cientistas que não sabem dar aula, se comunicar, dominar a turma e tudo o mais, inclusive a legislação de ensino.

Prof no Pr houve 1 caso em que um homem com idade entre 30 e 40 ans sofreu acidentes 7 vezes na mesma rodovia que ocorrerá os anteriores, em todos esses ele 'saiu' vivo, e em todos os acidentes houve vítimas,o senhor acha que isso é acaso ou é Deus?Por que?

Claro que é acaso. Se você calcular a probabilidade de sofrer um acidente naquela rodovia e não morrer, havendo outros mortos e elevar à sétima potência, ainda assim será maior do que ganhar na Megasena. E há sempre quem ganhe na Megasena. Baixa probabilidade não significa impossibilidade, como alta probabilidade não significa certeza. Se fosse obra de Deus teria que se saber porque esse homem teria sido escolhido, porque há quem morra, como se poderia um espírito atuar mecanicamente no mundo físico. A ideia de um Deus extrínseco ao Universo capaz de atuar sobre ele é algo muito problemático. Muitos fatos indicam que isso não existe, como as muitas imperfeições do Universo, a existência do mal, o não atendimento de preces, o sucesso dos maus, a desgraça de muitos bons, a não comprovação de milagres. E, principalmente, a inexistência de um mecanismo pelo qual algo não físico possa interagir com algo físico.

Porque com o tempo o sexo nas relações acaba ficando meio sem graça? sera que por mais que você ame Sushi,se limitar a comer apenas Sushi enjoa? ☠

Por falta de imaginação dos parceiros. Ou por falsos pudores. No sexo tudo é permitido, desde que seja do agrado dos envolvidos. Tem que inventar: lugares, momentos, preliminares, rituais, posições, cenários, roupas, fetiches, o que for. E ir variando.

Voltar para o passado e ver pessoas que se foram e aproveitar tudo de novo, ou ir para o futuro e ter oportunidades únicas?

Ir para o futuro, sem dúvida. Achar o mundo dos meus sonhos. Uma sociedade anarquista, justa, harmônica, fraterna, produtiva, próspera, igualitária, comunitária, sem propriedade, sem dinheiro, sem governo, sem fronteiras, sem exércitos, sem crimes, sem prisões, sem maldade, sem fome, sem doença, sem ignorância. A sociedade que confio que venha a existir dentro de poucos milhares da anos.

Você acha o sexo uma coisa suja? Feia de se ver, observar? (As fotos que mais gosto de ver são de pessoas nuas, tipo essa) O que isso tem de feio? Ou de errado?

Claro que não é suja. É uma função orgânica e, além disso, uma manifestação de amor entre pessoas das mais completas, elevadas e prazerosas. Em verdade é o clímax do esquema da natureza para todos os seres vivos. Especialmente nos humanos, por terem consciência, senciência, inteligência e sensibilidade, o sexo se reveste de um significado que transcende a simples procriação, tornando-se um verdadeiro ritual de louvor à vida. A contemplação de corpos nus é uma das experiências estéticas mais completas, em termos da carga de emoção que desperta. Os grandes pintores sempre souberam burlar o puritanismo hipócrita e celebrar o erotismo em sua telas de nus. Realmente, é belo.

Como vc se sentiria se seu filho fosse gay?

Nada de mais. Acho perfeitamente possível. Isso não alteraria em nada minha afeição paternal, minha camaradagem, minha amizade, meu papel educador de sua personalidade e de seu caráter, minha transmissão de valores éticos a ele, Nossa curtição do que gostamos de fazer juntos. Nada disso faz a menor diferença seja ele hetero ou homossexual. Não acho que homossexualidade seja nenhuma imoralidade, perversão ou patologia. Trata-se de uma orientação psicossomática idiossincrática. Apenas eu teria mais cuidado em orientá-lo para enfrentar muita hostilidade e preconceito.

Opine. "Cientistas preveem que o tempo irá parar completamente.

Não é questão de opinião e sim de verificação. Hipóteses científicas são para serem testadas. Não é algo que se "ache" ou deixe de achar. Pelo que sei, e esta é a minha especialidade em Física - Cosmologia, é isso mesmo que vai acontecer. Mas dentro de centenas de bilhões de anos. Muito mais tempo do que já passou desde que o Universo surgiu de nada, que são só 13,7 bilhões de anos.

Uma grande amizade acaba virando amor?

Claro que sim. E esse é que é o amor mais precioso. O amor que surge da admiração, do convívio, dos interesses e gostos compartilhados, das visões de mundo convergentes, das confidências trocadas, dos projetos de vida concebidos em conjunto, do apoio mútuo sempre dado, das consolações nas aflições, do carinho. E também do desejo, da ternura, da química que surge, da emoção de se estar junto. Mesmo que seja só à distância, sem contato, mas com a expectativa desse contato, do abraço nunca dado, do beijo tão ansiado, do amor nunca feito e tão desejado.

O que é uma mulher "fácil"?

Simplesmente uma pessoa sem preconceitos, autêntica e transparente em seus sentimentos e desejos. Que não finge que não gosta de sexo para parecer difícil e boa moça. Uma pessoa integra e decente que admite que amor e sexo são a essência da vida e que podem e devem ser desfrutados sem falsos pudores nem recatos. Uma pessoa que não se importa com o que digam dela mas que se importa em ser feliz e fazer feliz a quem tiver vontade de fazer.

O amor é remédio ou veneno?

Claro que é remédio. Quando é correspondido. Mesmo sem ser, é melhor amar que não amar. Veneno é odiar, desprezar e ser indiferente. Isso é que envenena a alma, que cria rancores, que deixa a pessoa ranzinza, mal humorada. Amor não correspondido é muito triste. Mas a tristeza pode ser doce e serena, mesmo que traga lágrimas. Antes a tristeza do que a raiva, a ira, o ódio, o desamor. Principalmente porque sempre resta a esperança. A esperança de que o sol irá nascer numa nova aurora, resplandecente de luz e a felicidade de ser amado por quem se ama inebriará a alma com os olores dos mais finos bálsamos.

Na sua opinião, qual é a melhor forma de acabar com o bullying?

Por meio de ações preventivas e corretivas. Educando os jovens com sermões mesmo, dizendo o quanto isso é errado e aplicando punições sérias em quem o cometer, Penas disciplinares escolares que constem do regimento do colégio e sejam aplicadas com rigor, mesmo que leve os pais a tirar o alunos da escola e a abrir processo contra ela. Que se enfrente o processo mas não se ceda diante da pressão para tolerar o bullying. Sob pena de ir para cadeia. Eu, como diretor, iria tranquilo.

E essse negocio de "Neo-ateismo"? já ouvil esse termo? sabe o que significa?

Neo-ateísmo pretende designar os ateus atuais que têm um trabalho ativo de proselitismo ateísta, semelhante ao dos religiosos. São ateus que querem converter as pessoas ao ateísmo e mostrar a elas como as crenças são erradas e as religiões ruins. Os ateus antigos não se preocupavam em tirar a crença dos crentes. Acho que, do mesmo modo que os crentes, de qualquer religião, têm todo o direito de tentar convencer as pessoas a aderirem a ela, os ateus também têm de que a pessoa não se filie a nenhuma.

Se matéria atrai matéria, anti-matéria teoricamente repeliria matéria?

Não. A diferença entre matéria e antimatéria é só na carga. Massa só existe positiva e sempre se atrai, quer da matéria quer da antimatéria. Mesmo na teoria. Não existe antigravidade

Se o Bóson de Higgs tiver carga não-nula, poderíamos pensar de alguma forma na anti-gravidade?

Não. Os bósons massivos, mesmo sem carga, ao serem absorvidos ou emitidos alteram a partícula emissora ou receptora dela tirando ou doando a massa. Mas a massa sempre é positiva e atrativa. Isso na concepção supersimétrica. Na relatividade geral não existe atração, mas a massa continua positiva. A gravidade é um efeito inercial em espaços curvos.

Se o átomo possui enormes espaços vazios, porque nós não conseguimos senti-los?

Os espaços entre as partículas subatômicas não são vazios. Eles são preenchidos por campos elétricos, magnéticos e gravitacionais (estes fraquíssimos, mas existentes). São os campos, que se estendem além dos átomos, que fazem como que eles se combinem em moléculas e formem estruturas. E que provocam as interações que resultam em nossas sensações de qualquer tipo: táteis, térmicas, dolorosas, olfativas, gustativas, auditivas, visuais ou qualquer das outras. Assim, o que sentimos, é exatamente o que existe no espaço circundante às partículas subatômicas.

Chegou o dia do "juízo final". Deus está julgando um por um pelas suas atitudes. Você vai para o céu ou para o inferno? Está feliz com seu julgamento?

Acho que iria para o céu, se houvesse. No tempo em que eu achava que havia eu queria morrer logo para ir para lá e ter papos eternos com Deus para ele me ensinar tudo a respeito de todas as coisas. Para poder ler todos os livros, ouvir todas as músicas, ver todos os filmes e conhecer e amar a todas as pessoas. Claro que, se houvesse isso, eu ficaria muito feliz.

O amor realmente muda as pessoas? Para melhor ou pior?

Muda, para melhor. Se o amor mudar para pior é porque não é amor, é egoísmo. Quando se acha um amor de verdade, fica-se enobrecido, altruísta, generoso, justo, honesto, desprendido, alegre, feliz, bondoso, correto, prestativo. O amor desperta todos os bons sentimentos e disposições. Afasta a preguiça. O amor é a locomotiva do trem das virtudes e seu limpa trilhos vai arrastando todos os vícios e toda a maldade. O mundo será consertado se todos passarem a amar e serem amados. Então o resto se resolverá pelas boas disposições e nenhum desejo de fazer mal nenhum. Por isso é preciso remover todas as barreiras que ainda, em nossa sociedade, impede o amor de se expressar livre e abertamente. Muitas já estão sendo retiradas, mas ainda há muitos preconceitos que impedem que amores se realizem. Como amores entre pessoas do mesmo sexo, amores entre jovens e idosos, amores inter-raciais, amores interconfessionais, amores internacionais, interculturais, amores entre pobres e ricos. Tudo isso a sociedade bloqueia, ou, pelo menos dificulta. Mas o maior entrave é a pluralidade amorosa. Isso é algo próprio da natureza humana que a sociedade bloqueia. Se fosse abertamente admitido por todo mundo muita infelicidade seria evitada, inclusive muito crime por ciúme e posse amorosa. Isso não pode existir. Todo mundo tem que reconhecer que ele e o seu amado ou amada podem amar a outros também e todo mundo se entender.

Qual(is) assunto(s) mais te interessa(m)? Tipo, de pesquisar, ler coisas sobre, tentar se informar ao máximo, etc. /retrocessos

Me interesso por quase todo tipo de conhecimento. Adoro estudar, especialmente física, matemática, astronomia, cosmologia, informática, engenharia, biologia, evolução, neurociências, psicologia, filosofia, sociologia, história, geografia, linguística, idiomas, pedagogia, literatura, música, pintura, teatro, cinema. Não gosto de administração, economia, negócios, direito, contabilidade, propaganda, moda. Gosto de trabalhos manuais como mecânica, eletrotécnica, marcenaria. Conserto tudo em minha casa. Adoro escrever poesia e ensaios, cantar, compor música, pintar quadros, ler romances, ver bons filmes, escutar música, especialmente clássica. Mas não vejo televisão em geral, e não pratico esportes de tipo nenhum. Nem assisto. Mas gosto muito de conversar. Ao vivo e pela internet. Gosto também de boa comida, vinho, cerveja, whisky, cognac. Porém o que mais gosto é de namorar e amar.

Opinião: "Homeschooling"

Totalmente válido, para mim. Não há necessidade de se frequentar escola. Mas acho completamente recomendável. Só não acho que tenha que ser obrigatório. Como no caso do voto. Eu nunca deixaria de votar. Mas acho que tem que ser facultativo. Em geral, acho que quanto menos obrigações houver, melhor. Quase tudo na base da consciência. Que se arque com as consequências. Nada de paternalismo. Mas deve haver aconselhamento e propagando para se votar, para se ir à escola, para se comportar eticamente, para se ser solidário, Da mesma forma que há propaganda para se comprar isto ou aquilo, ou fazer uso deste ou daquele serviço.

Por favor, esboce uma refutação aqui da quarta via de São Tomás.

Quarta via
Ser perfeito: verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a causa da perfeição dos demais seres.

Não é verdade que qualquer graduação pressuponha a existência real de um parâmetro máximo. Este pode ser apenas um ideal abstrato de comparação. Não precisa existir, de fato. Isso é uma suposição inteiramente gratuita que não decorre de nenhuma necessidade lógica e nem há evidência concreta da existência de tal padrão.
Por outro lado, não existe uma causa de perfeição. Isso é outra consideração inteiramente doxista. Os níveis de perfeição dos seres advêm de motivos inteiramente fortuitos, nada indicando que sejam produto de algum atrator de perfeição que lhes desse causa.
E, finalmente, mesmo que, sem que seja necessário, houvesse, por acaso, um tal parâmetro máximo, ou uma causa atratora, o que implicaria que se identificasse tal causa com o conceito de Deus que se têm, pelo menos, nas religiões abrahãmicas? Ou seja, porque essa causa seria uma pessoa, porque seria benevolente, porque seria onipotente, porque seria onisciente, porque seria onipresente, porque seria transcendente e teria todos os demais atributos essenciais que permitiriam identificá-la com Deus? Porque não seria uma causa inconsciente, impessoal e contingente?

O que é mais importante: A sociedade, a família ou o indivíduo?

O indivíduo. A sociedade existe em função do indivíduo. Isso não significa que se deva permitir que o indivíduo faça o que quiser em detrimento da sociedade, pois ela tem que ser preservada, justamente para poder dar apoio a todos os indivíduos. Assim, muitas vezes o indivíduo tem que ser sacrificado em seus desejos para o bem da sociedade. Quanto à família é só uma estrutura que surgiu para que se pudesse cuidar dos indivíduos enquanto não conseguissem cuidar de si mesmos. Especialmente na espécie humana, isso leva bem tempo. Mas, se a sociedade se organizar de modo que esses cuidados possam ser feitos sem a existência de família, ela não é necessária. Mas é necessário que os adultos, mesmo não sendo parentes (especialmente pais) deem às crianças todo o afeto e cuidado que elas requerem. Note que reconhecer que a sociedade existe para servir aos indivíduos, não implica em considerar que indivíduos não tenham que servir à sociedade. Essa relação é de mutualismo. Justamente por ser constituída de indivíduos (no caso humano, de pessoas) a sociedade só cumpre o seu papel se as pessoas a ela servirem com desprendimento. Assim, umas às outras se doando, mesmo sem saber especialmente a quem, as pessoas conseguem obter muito maior satisfação do que o teriam vivendo cada um apenas por e para si.

Vc acha coerente a preocupação de certos países europeus em barrar a imigração? Seja por motivos econômicos (falta de postos de trabalho) ou por motivos culturais (descaracterização dos costumes nacionais). Ou tudo isso é uma pitada de xenofobia?

Não é uma pitada. É Xenofobia mesmo. Não acho que a presença de estrangeiros descaracterize a cultura local. Quanto aos postos de trabalho, em geral os estrangeiros ocupam aqueles que os locais rejeitam. Como acontece com nordestinos em São Paulo.Acho que a miscigenação de culturas é uma boa coisa para abrir os horizontes e permitir uma visão menos preconceituosa de outras culturas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails