quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Sempre quis ser professor porém acho que no Brasil os professores são mal remunerados e trabalham de mais, o senhor aconselharia alguém a seguir essa carreira?‎

Sem a menor hesitação. Não é verdade que todos os professores ganham mal. Os bons professores mesmo ganham bem. Você pode passar em um concurso para uma Universidade ou um Colégio Técnico Federal. Eles estão sendo abertos em vários lugares de tempos em tempos. Também pode trabalhar em bons colégios particulares que fazem seleção entre os "cobras". O problema é que, os que são, de fato, muito bons, em geral conseguem passar nos vestibulares para medicina ou direito nas federais e não querem ser professores. Se você é capaz de entrar no curso de medicina ou direito da USP mas quer ser professor, certamente você será um ótimo professor. E vai ganhar bem fazendo o que gosta.

Como lidar com crianças birrentas?‎

Não aceitando a birra de modo nenhum. Deixar ela fazer a birra e não atendê-la em razão da birra por mais que ela insista. Sem ceder, jamais. E não ficar com vergonha da birra da criança e se desculpando com as outras pessoas. Ficar impassível. Não perder a paciência nunca. Nem ficar falando muito com ela. Mas, também, não deixar de atender alguma solicitação por mera comodidade. Tem que ter sabedoria. A criança logo percebe se os pais são justos e razoáveis e não preguiçosos. É bom que isso aconteça desde que a criança tenha zero anos de idade. Mas é importante saber distinguir quando é uma birra ou uma real ocorrência de sofrimento.

qual é o animal mais útil e qual é o mais inútil que você sabe que existe? What is the most useful animal and what is the most useless for you?‎

Não vejo razão para aplicar o critério de utilidade e inutilidade com relação aos animais. Os animais são parte da natureza e estão aí. Não acho que os seres humanos devam fazer uso deles para seu proveito. Sou contra a existência da atividade econômica da pecuária, bem como da zootecnia. Isso não deveria existir. Mesmo assim, as abelhas, por exemplo, são os mais úteis, pois promovem a polinização das flores e a reprodução dos vegetais, que servem de alimentos. No conjunto, mesmo que a maioria, individualmente, não tenha ingerência direta na existência humana, o equilíbrio ecológico do planeta, que nos inclui, depende da existência de todos.

Como desarmar as favelas e as pessoas das cidades e, o que fazer com as armas obtidas?

Não sei como fazer para desarmar, mas sei o que fazer com as armas: triturá-las e reciclar o metal. Inclusive as armas de caça. Caça, para mim, é uma atividade imoral. Ou melhor, criminosa. Só admito a caça fotográfica. Mas seria legítimo o porte de armas de quem lida em zona rural como defesa contra predadores.

Acha possível um bacharel em Medicina ingressar diretamente no Mestrado em Filosofia, sem precisar cursar o respectivo bacharelado? (em termos legais)

 Não é preciso cursar o bacharelado em Filosofia para fazer mestrado em Filosofia. Mas tem que ter feito uma graduação em alguma área afim. Senão precisa fazer um nivelamento cursando as disciplinas de Filosofia que forem julgadas necessárias.

Como administrar bem o dinheiro?

Não tenho a menor ideia. Não me importo com dinheiro. Não sei administrá-lo. Vivo lotado de dívidas. Nunca juntei dinheiro e nunca fiz nenhuma aplicação financeira. Tenho birra de dinheiro. Sou um perdulário. Dou tudo para os outros. Trabalho de graça. Doei meus bens. Sou uma pessoa totalmente despossuída. Nem quero ter coisa nenhuma. Nem casa eu tenho. Moro na casa de minha mulher.

Professor, quando você estuda, prefere o absoluto silêncio, algum barulho qualquer de fundo ou músicas? Desde a época que estudava para o vestibular eu estudava acompanhado de Beethoven, e isso me dava a impressão e estar auxiliando bastante. Agora, já na faculdade, continuo com o hábito.

Não gosto do silêncio total. Não me importo com barulho. Consigo me desligar. Mas prefiro estudar e trabalhar com música de fundo. Em especial Mozart, Bach, Debussy, Haydn. Ou seja, músicas menos dramáticas. Em um volume não muito alto.

Como está o seu coração hoje?

Ruim. Esses dias tenho sentido angina e ando cansando fácil. Melhora com isordil, mas não é bom ficar usando muito. Meus dois infartos me deixaram com um calo interatrial que me causa certa insuficiência cardíaca. Isto é, a contratividade miocardiana ficou prejudicada.

Se as drogas ilícitas como a maconha, LSD, cocaína e etc. Não provocassem nenhum efeito colateral no corpo e nenhum mal ao se usar por tempo constante, você ao menos experimentaria?‎

Pode ser, mas acho que não. Do mesmo modo que detesto ter a sensação de estar tonto por ingerir álcool. Gosto de beber para apreciar o sabor da bebida, mas bem pouco para não sentir a mínima tontura. Cerveja só bebo as especiais, no máximo uns dois copos e não muito geladas. Senão não aprecio seu paladar. Comida também não gosto de muito quente, senão o sabor não é percebido. Nem muito temperada, senão só sinto o gosto de tempero e não do alimento. Também não tomo bebida quente muito quente.

O HOMOSSEXUAL É A ESCÓRIA DA SOCIEDADE. TEM QUE APANHAR MESMO!

Escória da sociedade são as pessoas intolerantes e preconceituosas, sejam elas homo, hetero, bi ou assexuais.

Um buraco negro seria a soma das massas de corpos que se chocam? Então, sendo assim o buraco negro é formado por grandes massas em movimento, que ganharam força gravitacional?

Não. Um buraco negro não se origina de choques entre corpos mas da contração gravitacional de uma estrela que esgotou seu combustível nuclear e, portanto, não consegue gerar radiação que cause uma pressão suficiente para conter a gravidade que atrai tudo para o centro. Mas, para tal, é preciso que a massa da estrela (ou melhor, do núcleo remanescente que sobrou de sua explosão) seja superior a um valor mínimo de cerca de 2,7 massas solares. Pode ser que a colisão de duas estrelas proveja um valor suficiente de massa, caso uma apenas não o apresente. Mas o buraco negro só se formará se não houver mais reações de fusão nuclear no caroço da estrela. Nem sempre, contudo, buracos negros são formados. Dependendo da massa é formada uma estrela de nêutrons ou uma anã branca.

https://www.youtube.com/watch?v=5uZbJCjCyU0, Por que acontece isso?

Isso é calefação e não acontece só com a cerveja, mas com qualquer líquido. Trata-se de uma das modalidades de vaporização, que ocorre quando o líquido entre em contato com uma superfície que esteja a uma temperatura bem acima de sua temperatura de ebulição. Então ocorre a ebulição na parte que está em contato com a superfície superquente, formando um colchão de vapor entre o líquido e a superfície, que faz o líquido ficar flutuando. A espuma provém da formação de bolhas microscópicas de vapor dentro do líquido, que, então vão para a superfície superior, que contacta o ar.

Ernesto, a medicina é uma profissão primariamente de conhecimentos ou de habilidades?‎

Tanto de conhecimentos quanto de habilidades, equilibradamente. Todavia é preciso saber que habilidades requerem conhecimentos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Professor Ernesto, para se considerar que uma teoria do sistema solar é verídica ou não, é preciso adotar um referencial? Um exemplo é o modelo geocêntrico, que define a Terra como o centro do universo. Adotando-se a Terra como referencial, poderia dizer que essa teoria é verdadeira? Obrigado!‎

Não. Cinematicamente um referencial com centro na Terra é capaz de descrever os movimentos planetários, mesmo que de forma muito mais complicada. Dinamicamente, contudo, um referencial com centro na Terra não é válido por não ser inercial, isto é, por apresentar acelerações que não correspondem a forças.

Ernesto, por que você ficou 3 dias sem responder no Ask? O que aconteceu?‎

Minha internet foi cortada por falta de pagamento. Mas já arranjei dinheiro e paguei.

"A qualidade poética e musical tem que estar associada ao protesto." Discordo completamente. Às vezes, é preferível, até, que a música de protesto seja feia e desagradável, torta mesmo, pra causar mais impacto.‎ .

Discordo totalmente de você. Nenhuma música, por motivo nenhum, pode ser feia. Ela tem que denunciar e protestar de modo que, esteticamente, possua qualidades, inclusive, melhores ainda do que uma obra de arte não comprometida com nenhum protesto. Note, contudo, que a qualidade estética não significa, necessariamente, uma beleza formal, de acordo com padrões clássicos. Mas tem que ter uma qualidade estética intrínseca. Há música com características de beleza formal que são esteticamente sofríveis, bem como músicas com alta qualidade estética que fogem aos padrões formais de beleza. O primeiro caso seria o de Salieri, por exemplo e o segundo de Stockhausen, por exemplo.

ORIGEM AUSTRÍACA, PORÉM CONTRA O NAZISMO. VAI ENTENDER...

Isso, justamente, é que faz com que eu seja ferozmente anti-nazista, pois a Áustria foi anexada à Alemanha pelos nazistas. Não sou contra a Alemanha e sim contra o nazismo. Meus parentes, na Áustria, sofreram restrições de tickets de ração alimentar por não serem do partido nazista. De fato, eles colaboravam com a resistência anti-nazista. O nazismo (como o fascismo) é uma aberração política. É um atentado contra a humanidade. É um atestado de ignorância e burrice.

Professor Ernesto, qual é o sentido de rotação e translação dos planetas no espaço? Eles giram no sentido anti-horário (oeste para leste) ou horário (leste para oeste)?‎

Depende de que lado você observa. Se for acima do pólo norte, é anti-horário, se for acima do pólo sul, é horário. O fato é que todos os planetas giram no mesmo sentido, que é igual ao sentido de seu movimento orbital e da rotação do Sol, bem como das rotações das luas e dos movimentos orbitais das luas. Isso acontece porque a nebulosa que se contraiu para formar o sistema solar já possuía esse sentido de rotação, então tudo o que proveio dela continuou com o mesmo sentido.

Minas Gerais é bom?

Tem algo de bom e algo de ruim. Acho um lugar razoável. Melhor do que muitos outros, mas não o melhor de todos. No Brasil, gosto mais dos estados da Região Sul e dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Depois vem Minas Gerais.

homossexualidade é um crime contra a natureza ?

De modo nenhum, pois é algo da própria natureza.

Na sua opinião, qual o melhor estado do Brasil?

O estado do Rio de Janeiro. É o meu preferido, tanto pelo mar quanto pelas montanhas e pela floresta.

Por que odeia a cidade de São Paulo?

Porque é grande. Não gosto de nenhuma cidade que tenha mais de meio milhão de habitantes.

C/ Qual mutação genética você gostaria de sofrer e o que faria com ela?

Gostaria de me tornar clorofilado e fazer foto-síntese, para não precisar de comer. Também gostaria de não precisar de dormir e não ter que morrer.

Você acha que apenas os loucos e as crianças conseguem ser livres das amarras sociais sem esforço?‎

Não. Além deles, os esclarecidos e os sábios também se libertam das amarras sociais. Ser esclarecido, contudo, requer algum esforço. Mas ser sábio pode não requerer esforço nenhum (o que não é comum: em geral a sabedoria é alcançada por um processo árduo). Há sábios de nascença, que, mesmo não sendo loucos, conservam a candura da infância e não se importam com as convenções ridículas da sociedade. Dentre as mais ridículas de todas se acha a noção de "amor proibido". Nenhum amor é proibido. Todo amor é maravilhoso e tem que ser cultivado quando surgir. Seja do modo que for. Não sendo eu um cristão, todavia admiro vários ensinamentos de Jesus e os sigo (certamente sem supor que ele seja deus nem salvador de nada). O maior é "amai-vos uns aos outros". E note-se, que ele não disse: "exceto..." Ou seja, não se tem que deixar de amar quem seja do mesmo sexo, nem a mais de um amor, nem a quem seja de outra raça, outra religião, outra nação, outra classe social, nada, nada. É para se amar a todos, sem restrição ao tipo de amor. Todos são permitidos. O que não é permitido é o desamor, o ódio.

Não consigo me dar bem com a corrente filosófica materialista, talvez por isso não me dou bem com o marxismo. Pra você, a realidade é absoluta ou conceptiva? Poderia justificar o porquê.‎

Materialismo é uma concepção ultrapassada, atualmente substituída pelo fisicalismo, que considera que a realidade objetiva seja inteiramente física, isto é, feita de campo, matéria, radiação, espaço, tempo, estruturas e ocorrências (e não só matéria). Mas não de nada que possa ser identificado como sobrenatural ou espiritual, como almas, deuses, anjos, demônios, gênios e elementais em geral. Isso não exclui as abstrações, que só existem dentro das mentes, não sendo objetivas, exceto por um consenso de subjetividades. Existe tanto uma realidade absoluta, no sentido de existir independentemente de mentes que a concebam, quanto uma realidade conceptiva, só existente em mentes ou em coleções de mentes que compartilhem, por comunicação (que envolve um meio físico) de mesmos conceitos. É o caso da realidade dita sobrenatural, como divindades e espíritos. Mas não só. Valores também são abstrações, como números, funções, funcionais, operadores, figuras geométricas, normas, leis e outras, A concepção puramente idealista do mundo, à moda de Berkeley, não se sustenta, pois há relatos independentes e coincidentes a respeito do mundo exterior (às mentes). O que acontece é que não se tem acesso à "coisa em si", mas apenas à sua percepção. Todavia essa percepção pode ser cada vez mais aprimorada por meio de instrumentos e de interpretações teóricas dos dados captados. Assim é possível se ter uma aproximação assintótica da natureza e da estrutura da realidade física objetiva do mundo.

Como chegar aos 65 anos com a mente e o corpo saudáveis?‎

Comendo pouco e bem, dormindo bem (mas não muito), exercitando fisicamente, não fumando, não bebendo, não usando drogas, não se estressando, amando muito, fazendo o bem, trabalhando bastante, cuidando da saúde, exercitando o cérebro. É isso.

CONTRA COMUNISTAS, ANARQUISTAS, ATEÍSTAS, GAYS, MST, FEMINISTAS, ÍNDIOS

Pois eu sou contra capitalistas, autocratas, direitistas, crentes, homofóbicos, machistas, racistas, boçais e idiotas em geral.

Os melhores colégios do Rio de Janeiro são católicos.O que você acha disso?‎

Dois pontos:
1. O que se entende por "melhor colégio"? Para mim seria aquele que pega os péssimos alunos e os transformam em ótimos alunos. Isso eles não fazem, pois seus alunos já são selecionados entre os melhores.
2. Os colégios que mais aprovam nos vestibulares e no ENEM são católicos porque neles estudam alunos da elite, já que são caríssimos e, por isso mesmo, podem ter excelentes professores, excelentes recursos didáticos e, sendo respaldados pela igreja católica, podem ser muito exigentes e não se importam em perder alunos mais fracos, que não aguentem o nível de exigência acadêmica e rigidez disciplinar.

O que, na sua opinião, deixa a vida mais bonita?‎

O amor, sem a menor sombra de dúvida.

como aprendo a falar ingles fluentemente e aprender italiano?‎

Não falo fluentemente, só mais ou menos. Aprendi no ginásio e no científico. Italiano eu não falo, só leio. Aprendi sozinho, com dicionário.

Mas a pele, os músculos e os ossos também viraram gás?‎

Tudo. São milhões de Kelvins.

é possivel aprender qualquer coisa mesmo nao sendo superdotado?‎

Claro. Não precisa ser superdotado. Mas não pode ser burro, se o tema for difícil.

Professor, acredita que a intensidade de radiação emitida por um telefone celular possa prejudicar a saúde?‎

Acho que muito pouco, se prejudicar.

Anarquismo, ambientalismo e ateísmo. Há algum pleonasmo ao considerar os três pontos?‎

Não. São totalmente independentes.

a teoria do multiverso é teoricamente embasada? e o que seria necessário para testá-la?‎

Teoricamente é possível sim. Só que não há como verificar. Não acho que exista.

Sobre aquelas pessoas que foram literalmente '' desintegradas '' em Hiroshima e Nagasaki restando suas sombras para trás, fora isso,o que sobrou delas? Porque na natureza nada se cria e nada se destrói, tudo se transforma...‎

O corpo delas se gaseificou e dispersou-se na atmosfera.

Ernesto, na sua adolescência assistia algum anime ou desenho?‎

Sim. assistia muito os desenhos do Walt Disney e de Hanna-Barbera. Não havia animes. Os desenhos eram muito caprichados, tanto no desenho mesmo quando nos enredos. Não eram idiotas como os atuais. Bob Esponja e a Pepa Pig são um atentado à inteligência das crianças.

Então quer dizer que a medida que o universo foi se expandindo, as antipartículas decaíram e sobrou as partículas [léptons e quarks] que posteriormente pelas forças da natureza se '' uniram '' e formaram os núcleos atômicos e depois finalmente os atómos?‎

Não. No começo, a partir da quantização dos campos, se formaram tanto partículas quanto antipartículas que se aniquilavam emitindo fótons que, por sua vez, ao colidirem, formavam novos pares de partículas e antipartículas. Esse estado de equilíbrio dinâmico entre matéria, antimatéria e radiação perdurou até que a expansão permitiu que partículas e antipartículas decaíssem antes de se aniquilarem. Acontece que as meias vidas das partículas e suas correspondentes antipartículas não são iguais. Isso permitiu que sobrassem partículas sem ter as antipartículas para se aniquilarem. Essa sobra foi de uma para cada bilhão. As que se aniquilaram formaram os fótons da radiação de fundo, detectáveis até hoje e o resto é a matéria ordinária do universo atual, em que há um bárion para cada bilhão de fótons. Esse momento ficou conhecido como "desacoplamento" e foi quando o universo ficou transparente, pois antes, ele todo, era opaco como o interior de uma única estrela. Sobre a matéria escura, não se sabe como ocorreu sua evolução. Os bários já haviam se formado no desacoplamento, mas não átomos, estrelas e galáxias que se formaram apenas de matéria e não de antimatéria.

Professor, fale-me sobre a coleção schaum. Ela é boa ? Qual a metodologia ? Recomenda ?‎

Sim. É muito boa. E a metodologia é excelente. Aliás, é a metodologia que gosto de usar, em matérias teóricas. Mesmo quando não adoto um livro da Schaum. Mas sempre recomendo os da Schaum como complementares. E já adotei os da Schaum em várias oportunidades. É muito bom, de cara, se dizer onde se quer chegar. Ou seja, dar o resumo antes. Depois ir demonstrando tudo. Depois fazendo exercícios. Depois fazendo problemas. Primeiro problemas teóricos, isto é, novas demonstrações inéditas. Depois problemas de aplicação prática. Mas é preciso que os alunos trabalhem e não que o professor dê tudo mastigado. Senão não há aprendizado.

Ernesto, sobre esta sua resposta, só para constar (e acrescentar), o primeiro movimento desta sinfonia está entre as coisas mais belas que ouvi. http://ask.fm/wolfedler/answer/129383633949‎

Para mim as quatro sinfonias de Brahms são o suprassumo de toda a música que já foi composta até hoje. Para mim, Brahms supera Beethoven e Bach, que são minhas segunda e terceira preferências. Mas também gosto de Dvorak, Tchaikovsky, Mozart, Haydn, Wagner, Schumann, Liszt, sem desprezar os demais. Atualmente estou me inteirando mais dos modernos; Pärt, Górecki, Tavener, Reich, Schmittke, Glass, Martinov, Savall, Eno, Riley, Bingen, Say, Preisner, Tanayev, Popov, Korngold, Rott, Bischoff, Druschetzky, Webern, Xenákis, Boulez, Stockhausen, Cage, Nono, Penderecki, Serochi, Paavo, Salonen, Donatoni, Castiglioni, Rantaraara, Henry, Messien e outros. Toda semana vou passar uma obra desses em meu programa das quartas feiras. O povo vai ter que acostumar com as dissonâncias.

Ernesto, como aprendeu vários idiomas?‎

O que eu sei de inglês, francês e latim eu aprendi no ginásio e no científico, que fiz na escola pública e depois foi conservando e melhorando por ler textos nesses idiomas e consultar dicionários para traduzir palavras desconhecidas. O espanhol e o italiano, que eu leio razoável, eu aprendi sozinho, também lendo textos com o dicionário ao lado (no caso do italiano para entender os libretos das óperas). Estudei em muitos livros de física, matemática e cosmologia em inglês, francês (livros russos) e espanhol. O inglês eu também treinei pela necessidade de escrever artigos em inglês, em meu mestrado. Além disso, como meus filhos estudavam, a gente treinava conversando em inglês em casa ou no carro. Alemão eu comecei a estudar, mas não continuei porque o trabalho não estava dando tempo. Não acho que seja preciso fazer curso nenhum para aprender qualquer idioma. Basta pegar um livro no idioma, um dicionário e uma gramática e meter a cara para traduzir o livro. Depois tentar escrever naquele idioma. O mais difícil é falar e entender o que se fala.

É "errado" um ateu frequentar os encontros de uma determinada religião (seja cultos, missas, ou qualquer coisa do gênero), apenas por gostar da confraternização, das músicas, do contato com as outras pessoas, etc? Sem acreditar nas partes sobrenaturais, nem nada assim...‎

De modo nenhum. Como qualquer religioso de qualquer religião pode, perfeitamente, frequentar cultos de outras religiões por qualquer razão, como curiosidade, prazer estético, companhia de amigos ou o que for.

Qual era o estado físico que as partículas se encontravam nas primeiras frações de segundo do Big Bang?

Não havia partículas, mas apenas campo. Depois que aconteceu quantizações de campo em partículas e antipartículas, elas formavam um "mar" de quarks e léptons livres, ainda não estruturados em hádrons, muito menos, átomos. O estado desse "mar" era o de plasma. Tal plasma estava interpenetrado por um "mar" de fótons que eram emitidos pelas aniquilações das partículas com suas antipartículas e voltavam a formar pares de partículas e antipartículas. Essa situação constituia a "era de Planck" e durou 10^(-43)s.

professor, voce acredita que todos "vieram ao mundo pra alguma coisa"? ou apenas algumas pessoas sao inuteis mesmo?‎

Ninguém nasceu com nenhuma finalidade. Todo mundo nasceu por acaso. Isto é, o fato de ser aquela pessoa é uma coincidência. Não há projeto nenhum para ninguém. Tudo o que existe, inclusive cada pessoa, não tem razão nem propósito nenhum de existir. Todavia, a espécie humana, pela evolução, adquiriu consciência e, com isso, cogita de sua razão e de seu propósito de existir. Para apaziguar a consciência é bom que cada pessoa encontre uma razão de viver de modo que sinta que sua vida não seja vã, mas possua algum significado. Algumas, de fato, conseguem fazer com que sua vida seja relevante, não só para si mesmas, mas para os outros, para o mundo, para a natureza. Ou seja, o fato de existirem faz o mundo melhor do que se não existissem. Quem consegue isso pode se sentir, realmente, realizado em sua vida.

Você, aparentemente, é uma pessoa superdotada, certo? Pelas descrições sobre sua infância e tudo mais. Pra quem apresentava traços de superdotação na infância e acabou perdendo durante a fase de adolescência e adulto, o que você aconselharia para tentar recuperar?

Havendo predisposição genética é bem fácil incrementar um nível perdido de inteligência por meio do enfrentamento de desafios sensoriais e cognitivos. O segredo é "complicar a vida". Complicar muito mesmo e quebrar a cuca para descomplicar. Não fazer nada de maneira fácil e sim difícil. Isso é que aumenta a inteligência. Mas não é só estudar matemática e fazer problemas difíceis. A inteligência é uma associação de vários fatores. Aprender novos idiomas. Aprender a tocar instrumentos musicais. Aprender a desenhar e a pintar. Aprender a dançar. Aprender a cozinhar. Aprender a praticar esportes desafiantes. Aprender a resolver enigmas. E, principalmente, praticar exercícios neuróbicos. Pesquise por isso na internet e pratique com muita dedicação e afinco. Em alguns meses sua inteligência estará bem melhorada, se já há uma base genética. Mas é como se preparar para atletismo olímpico. Não pode haver a mínima preguiça. Pesquise, também, sobre a melhor alimentação para desenvolver a inteligência. E faça exercícios físicos, que oxigenem bem o cérebro, como aeróbica, ao lado da neuróbica. Não vou lhe citar os sites a respeito porque a própria pesquisa já é um exercício para a inteligência. Só um: www.cpsimoes.net

Qual sua opinião sobre as pessoas que dizem que por você ser um anarquista, acaba difamando os capitalistas? (Recebi no meu ask, uma pessoa afirmando que você os difama e que isso não é "legal").

Não difamo as pessoas mas difamo a modalidade de capitalismo selvagem que campeia por aí. Difamo mesmo. Acontece que há duas concepções de capitalismo. Se se entender capitalismo como um sistema econômico em que exista uma separação entre capital e trabalho e que os detentores do capital remuneram o trabalho e usufruem lucro em razão da aplicação do capital e do trabalho que alugam, por si só, isso não seria nefasto, se tudo fosse levado de uma forma justa e equânime. Todavia o capitalismo dá, facilmente, azo a que essa relação não seja justa e que os detentores do capital explorem a força de trabalho, com baixa remuneração e alta exigência de trabalho, para maximizar a lucratividade. Isso é nefasto. Os capitalistas vorazes por lucro e exploradores do trabalho assalariado têm que ser difamados como "pessoas do mal" sim, e com veemência. Daí minha proposta, não de abolição, a princípio, do capital e sim de sua pulverização ou disseminação por toda a sociedade, de modo que todo trabalhador não seja assalariado, mas sócio do capital do empreendimento em que trabalha. Ou seja, que quem detenha o capital também exerça o trabalho. Numa sociedade em que todos sejam capitalistas, o capitalismo passa a ser uma boa coisa e passa a convergir para o comunismo. Ninguém é patrão e ninguém é empregado, nem do estado. Todos são trabalhadores e sócios ao mesmo tempo. Mas isso não tem nada a ver com anarquia. Anarquia é regime POLÍTICO. Capitalismo e comunismo são regimes ECONÔMICOS.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails