Em parte sim, mas Nietzsche não era nazista. O conceito do Super-homem dele foi assimilado por Hitler como modelo para o povo alemão.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ola Ernesto! Em primeuiro lugar quero pedir sinceiras desculpas porque tenho sido injusto consigo. Nao tenho respondido os seus mails, mas isso se explica no facto de eu me encontrar trabalhando no campo. Ca em Moçambique isso é normal.
Indo directamente a pergunta, eu penso que não existe nenhuma possibilidade de equiparar a filosofia nietzscheana com os pensamentos politicos de Hitler. Por sorte fiz a minha defesa de licenciatura en Nietzsche e saberei me defender: 1. Quando Nietzsche cria o conceito de " Super-humano" não pretende com isso exortar os homens a tomarem o poder sobre os outros, mas, pelo contrário, sobre si mesmos. Ele julga ser o super-humano aquele que supera a si, bastando por isso saber dominar em si o espírito de ressentimento, ou seja, aquele que, segundo Nietzsche, sabe viver a vida de frente e de trás, isto é, que não lamenta a vida, que afirma a vida mesmo nos momentos mais piores e dolorosos dela. 2. A questao da Vontade de Potencia não dista muito desta: diz Nietzsche que a VP não significa que a vontade quer dominar mas que quer criar (leia-se NIETZSCHE de Gilles Deleuze).
3. O resto segue-se daqui.
Miller Matine
Postar um comentário