quinta-feira, 9 de julho de 2009

Livre Pensador

Perante a realidade, tanto natural quanto social, cultural e individual, cada um assume uma visão pessoal de como, porque e para que ela é como é. Trata-se de sua "cosmovisão". Uma atitude, contudo, é essencial para que a pessoa possa assimilar o mundo da forma mais próxima possível de sua verdadeira essência. Trata-se do "Livre-pensamento". Isto consiste em deixar a mente aberta a qualquer possibilidade, considerando tudo como merecedor de ser examinado sem nenhuma préconcepção, para ser aceito, rejeitado ou deixado em suspenso em razão de sua maior plausibilidade e dos indícios de veracidade, justeza e adequação com o conjunto de tudo o que a pessoa já assentou como sua visão do mundo. É preciso também, para o livre-pensador, estar disposto a rever suas concepções e cosmovisão sempre que novas evidências mostrarem maior veracidade e justeza. Isto é mais importante que a filiação a um credo religioso ou à rejeição a todos eles, a uma escola filosófica, a uma ideologia política ou econômica, a alguma concepção moral ou o que quer que seja. Não se deve dizer que se é cristão, judeu, espírita, islamita, budista, hinduísta, ateu, agnóstico, comunista, capitalista, idealista, realista, fisicalista, espiritualista, racionalista, empirista, holista, reducionista, cético, estóico, epicurista, democrata, totalitário, liberal, conservador ou o que quer que seja. Pode-se sim, dizer que se "está" (mas não que se "é") propenso a adotar tal ou qual concepção, até que seja convencido do contrário, mas que sempre se está aberto a considerar novas possibilidades. Por isso, ser "livre-pensador" é a condição básica para ser filósofo (e todos têm que ser filósofos - na verdade não há como se escapar de o ser). O aferroamento a qualquer concepção rígida é um atestado de verdadeira ignorância, e, por que não dizer, estultícia mesmo. Somente o livre-pensador é uma pessoa liberta, inteligente e esclarecida, mesmo que ainda seja um ignorante em muitos assuntos. Mas não só está aberto a tudo como também é sôfrego por se inteirar de todas as possibilidades para, sobre elas, ponderar e escolher. É missão fundamental da escola desenvolver na juventude este espírito de livre-pensamento e de análise crítica de todo conhecimento. Tal treinamento tem que ser o prato do dia de todas as matérias escolares e os professores têm que ser preparados para incutir isto na juventude.

3 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Obrigado DR. wolf, sumidade intelectual, sou grato por ter acessado meu blog. Também sou um pensador, não tenho dantos titulos por ser um autodidata, mas estou no processo de formação ainda quero mais.
Th.M- Danilo.
WWW.vivendoteologia.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Ernesto! Puxa que currículo não?! E percebo que se orgulha muito! Parabéns!
Li seu comentário no 'Vivendo Teologia' E achei muito interessante, achei mais esclarecedor visitando seu espaço! Espero poder acompanhar! Conte comigo!
Fran

Anônimo disse...

Além de um belo currículo,você tem o fundamental,que é o olho nu para a arte e para o conhecimento(que poucos têm)a perspectiva de olhar um conteúdo ainda a ser gerado.Eu particularmente,como todos meus mestres dizem caminho para um ótimo currículo no futuro.
Mas ,acima de tudo não devemos ver o títulos como superioridade ,mas como Aistein mesmo nos ensaltizou:
"Educar e saber, é um grande presente,não um grande dever".Deste modo,títulos evaporam-se como o ar, mas o conhecimento dado por eles ,que fornecem frutos para a libertação da humanidade.

Beijos!!

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