segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ensinando, Estimulando e Aprendendo Inteligência






Assisti, neste último domingo, pela Rede Minas de televisão, uma entrevista com o professor Pierluigi Piazzi, do Anglo de São Paulo, sobre o cultivo da inteligência como uma prática pedagógica importantíssima e relegada ao ostracismo na maioria das escolas. No You Tube você pode assistir sua palestra sobre o tema, em oito vídeos encadeados. Esta é uma tecla pela qual me venho batendo desde que comecei a lecionar, em 1968. O mais importante não é passar conhecimentos nem habilidades (que também têm que ser passados) mas desenvolver a inteligência. A escola é como uma Academia Mental. Na verdade, a maior parte do treinamento não é feito na hora da aula, mas na hora de estudo, fora da aula, em que o aluno se torna um estudante e faz a sua calistenia cerebral. Não estou descartando a necessidade da transmissão de valores éticos, estéticos, sociais, sentimentais e de outras ordens. O que insisto é que tem-se que parar de adotar o paradigma educacional de que estudar é absorver conhecimentos, que são as únicas coisas avaliadas nos exames. Isto é só uma parte, e minoritária, do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem de habilidades é outra com o mesmo nível de importância que os conhecimentos. E o desenvolvimento da inteligência é mais importante ainda que estes dois, do mesmo modo que a formação do caráter. Ainda vou tecer mais considerações sobre este assunto em futuras postagens.
O professor Piazzi é especialista e neuropedagogia e autor de três livros sobre o tema, publicados pela editora Aleph: "Aprendendo Inteligência", "Estimulando Inteligência" e "Ensinando Inteligência".

Um comentário:

Emily disse...

Olá Ernesto. Sou Emily Ferreira, estou cursando o 3º ano do ensino médio e depois de assistir ao vídeo do professor Pier me dei conta de que passei minha vida inteira estudando de maneira errada. Só agora percebi que ser estudante é mais do que assistir uma aula. Sempre gostei de estudar, mas com o tempo esquecia os assuntos, principalmente os de cálculos, porque apenas decorava as fórmulas.
Por isso, passei o dia refletindo sobre como devo mudar minha forma de aprender os assuntos, começando pelas anotações, que sempre gostei de fazer, sou o tipo de aluna que sempre escreve "tudo" o que o professor fala, percebi que esse é o meu ponto forte, mas o meu ponto fraco é não revisar no mesmo dia o assunto da aula que foi dada pela manhã, por isso, estou disposta a mudar isto.
O email da estudande que aparece no final do vídeo do professor me fez refletir muito, principalmente porque a garota dizia que era a aluna nota 10 da sala, mas ainda não tinha conseguido ser aprovada em Direito. No meu caso, também sou aluna nota 10 e quero um curso concorrido como ela (medicina), e por isso tenho medo de não ser aprovada pela 2º , 3º ... vez.
Contudo, a oportunidade que ela não teve de ver esse vídeo, estou tendo agora, por isso, quero agradecer de coração por essa divulgação que o senhor fez, que me proporcionou essa chance de mudar totalmente minha forma de estudar e conhecer o livro "Aprendendo inteligência".

Um abraço, Emily.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails