segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia internacional da mulher


Considero inteiramente inapropriado dedicar-se um dia especial à mulher. Não que eu não tenha considerações pelas mulheres, pelo contrário. Tenho pelas mulheres a consideração que tenho por todos os seres humanos, independente do sexo, acrescido do fato de que, por ser homem, tenho naturalmente uma admiração maior pela figura feminina do que pela masculina. Mas acho que todos os dias são dia da mulher, como o são do homem, e não há dia nenhum especial para o homem. Atribuir-se um dia especial para a mulher é admitir que a mulher não se situa no mesmo pé de igualdade que o homem, e isto deve ser inteiramente desconsiderado. Tenho para mim que, exceto no aspecto estritamente ginecológico, homens e mulheres são exatamente iguais em todos os seus direitos e deveres, em todas as suas potencialidades e capacidades, em tudo o que puder ser atribuído a um e a outro. Ou seja, todo direito do homem é um direito da mulher e todo direito da mulher é um direito do homem, bem como todo dever do homem é um dever da mulher e todo dever da mulher é um dever do homem. Isto inclui o provimento do lar e os serviços domésticos, a atuação na política e no mercado de trabalho, com equitativa distribuição de sexos em todas as atividades humanas, sejam quais forem. Não existe serviço de mulher e serviço de homem: existe simplesmente serviço. Não há nada que um homem seja capaz de fazer que a mulher também não o seja, mas gestar, parir e aleitar só a mulher é capaz. Além disso, o sexo que tipifica toda espécie animal é o feminino, sendo o masculino meramente acessório, para garantir a variabilidade genética. Uma espécie poderia, por partenogênese, sobreviver só com seres femininos, mas não só com seres masculinos. Nossa espécie não deveria ser chamada de "humana", mas sim de "mulherana". É preciso que os homens se conscientizem de seu papel secundário na espécie e deixem de ser idiotas ao menosprezar a mulher. Já escrevi um texto sobre isto neste blog. Procurem pelo título "Espécie Mulherana".
Mesmo assim quero parabenizar todas as mulheres, não só por este dia, mas por todos, e, a propósito, deixar aqui um poema que escrevi anos atrás sobre este dia:

Quero que em ti se realize, em plenitude,
tudo o que está dito nesta mensagem de coragem.
Hoje que o mundo comemora teu dia, pensa e medita…
Teus são todos os dias e não só hoje.
Porque és plena de todo direito, como ser humano.
E o mundo te pertence, basta que o domines.
E não permitas que homem algum usurpe teu lugar.
Que é o mesmo dele em qualquer atividade.
E assim, ombreados em igualdade,
possam, ambos os sexos, construir para o futuro
um mundo decente e aprazível para todos.
Basta que assumas os mesmos deveres e obrigações,
e te consideres responsável, como toda pessoa,
por ti mesma e por todos que te cercam.
Assim tu crescerás e serás completa como humana.
E vencerás, conquistando o lugar que te é reservado,
e até então te foi tomado e usurpado.
Usufruindo dos direitos e benesses que te são devidos,
não por concessão mas por direito inalienável,
que possuis por simplesmente ser da espécie.
E que assim fazendo sejas feliz e realizada,
pois teu é o mundo, o céu e as estrelas.

Um comentário:

Maria Silva disse...

O feminismo não pode ser trabalho individual num país que ainda é muito machista, isto é, em que a Lei da Paridade homem/mulher não é verificada quer na área pública quer na área privada.
Porque os países que abandonaram a ditadura há pouco tempo têm uma Comissão pela Cidadania e Igualdade de género trabalhando ao lado do Conselho de Ministros? Ali reunindo com TODOS os ministros do país e mesmo ao lado do Primeiro Ministro? Precisamente porque a transição do regime patriarcal, de moralidade dupla para a aplicação plena da Declaração dos Direitos Humanos demora uma geração pelo menos. A mudança das mentalidades começa na pré-escola aos 3 anos de idade e está nos objectivos do Currículo Nacional de Educação do país. A mudança de mentalidades tem de ser uma prioridade do Governo. Se o Governo e os partidos de um país não se envolverem NADA será mudado. Porque é na Escola que se formam os pais. Escola pois é ela que ensina as crianças a viver em sociedade e pública porque na sala de aula se tem desde o favelado ao rico e VIP. A vida num país é com TODOS e não se devem educar os jovens em guettos. Dá intolerância. Tal só se conseguirá se a escola formar cidadãos intervenientes e tiver nos seus 11 ou 12 anos de ensino obrigatório a PRÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS (repare que digo PRÁTICA e não o memorizar, o blá blá).
Depois de se ter a tal escola com currículo para formar cidadãos, estes serão os pais futuros que irão dar OUTRA EDUCAÇÃO a seus filhos. Eu até acho que mudar mentalidades demora mais do que uma geração e é trabalho de TODOS porque jamais haverá Paz no mundo enquanto uma metade governar CONTRA a outra metade. E se as mulheres não estão nos centros de decisão é porque os homens não as deixam sair de casa e ficam a tomar conta dos filhos (a tal paridade na vida privada). Há homens que oferecem rosas e palavrinhas doces nos dias da mãe, dos namorados, da mulher,mas nem ligam por elas terem JORNADA DUPLA!
Por muitos de nós estarmos a fazer o nosso feminismo em nossa casa é que o país continuará machista. E reparei que no Brasil há quem diga que a mulher JÁ é autónoma, independente e livre porque acham q a liberdade é a sexual!! Se tal fosse o caso desde a descoberta do contraceptivo, á volta de 70, que já não seria necessário a UNICEF , a UNIFEM, a ONU fazer recomendações aos países sobre o modo como tratam as mulheres( e olhai que não é dos asiáticos ou dos africanos que falamos...pois esses já sabemos).
Como é possível mudar-se as mentes se a escola tem o mesmo currículo dos tempos da ditadura? Falo dos OBJECTIVOS da escolaridade OBRIGATÓRIA (no Brasil dos 6 aos 17 anos de idade).
Mais haverá a dizer mas eu apresento o meu blog com um texto sobre o Dia da...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails