Há dois conceitos de materialismo. Um é valorização apenas dos aspectos materiais da vida, que acho medíocre e desprezível. Outro, melhor chamado de fisicalismo ou naturalismo, é a consideração de que o sobrenatural não existe, o que acho corretíssimo. Mas, não admitir o sobrenatural não significa não ter valores espirituais, entendidos como nobres, elevados, virtuosos e altruistas.
Buscar o progresso, por sí, não tem significado. Mas passa a ter se isto é o meio para se chegar a um mundo justo, harmônico e fraterno. O fundamental, para isto, é investir ininterruptamente na educação, entendida plenamente como instrução e formação. Tudo o mais virá por acréscimo, ou seja: paz, saúde, prosperidade, enfim... felicidade.
Progresso real é o que se tem objetivamente concretizado em cada momento. Racional é o que se pode obter, não expontaneamente, mas pela aplicação de meios planejados de forma lógica, estudada e objetiva. Ideal é o que se pretende a fim de atingir as metas idealizadas. Verdadeiro é o que obtém quando as metas idealizadas foram colocadas em consonância com as lídimas aspirações do ser humano.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Caro Ruckert, qual é a sua opinião acerca do materialismo humano e quais devem ser as ações humanas em busca do progresso em todas as suas formas? Explique o que considera como: progresso, real, racional, ideal, verdadeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário