sexta-feira, 25 de junho de 2010

Caro Ruckert, qual é a sua opinião acerca do materialismo humano e quais devem ser as ações humanas em busca do progresso em todas as suas formas? Explique o que considera como: progresso, real, racional, ideal, verdadeiro.

Há dois conceitos de materialismo. Um é valorização apenas dos aspectos materiais da vida, que acho medíocre e desprezível. Outro, melhor chamado de fisicalismo ou naturalismo, é a consideração de que o sobrenatural não existe, o que acho corretíssimo. Mas, não admitir o sobrenatural não significa não ter valores espirituais, entendidos como nobres, elevados, virtuosos e altruistas.

Buscar o progresso, por sí, não tem significado. Mas passa a ter se isto é o meio para se chegar a um mundo justo, harmônico e fraterno. O fundamental, para isto, é investir ininterruptamente na educação, entendida plenamente como instrução e formação. Tudo o mais virá por acréscimo, ou seja: paz, saúde, prosperidade, enfim... felicidade.

Progresso real é o que se tem objetivamente concretizado em cada momento. Racional é o que se pode obter, não expontaneamente, mas pela aplicação de meios planejados de forma lógica, estudada e objetiva. Ideal é o que se pretende a fim de atingir as metas idealizadas. Verdadeiro é o que obtém quando as metas idealizadas foram colocadas em consonância com as lídimas aspirações do ser humano.

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails