sábado, 26 de junho de 2010

Há alguma maneira de aumentar seu coeficiente intelectual ou QI?

Certamente que sim, a qualquer época da vida. O segredo está em dois pontos: desafios mentais e estímulos sensoriais cruzados. Ambos promovem a criação de conexões neuronais que aumentam a inteligência. Em suma: é preciso complicar. A lei do menor esforço é a lei do emburrecimento. Evitar hábitos também aumenta o QI. Fazer sempre tudo de modo diferente a cada vez.
Ler muito, fazer palavras cruzadas, sodoku, jogar xadrez, resolver o cubo de Rubik, charadas, enigmas e mais desafios são ótimos recursos. Fazer testes de QI também. Estudar só por diletantismo. Aprender sempre algo novo, a vida toda. Mas coisas complicadas, de preferência. Teoria musical, novos idiomas, programação em assembler. Escrever poesia e prosa, pintar quadros, esculpir, tocar instrumentos musicais, Consertar coisas quebradas. Se se é de exatas, estudar biologia, se de humanas, matemática, se de biológicas, economia, por exemplo. Ficar só vendo televisão emburrece. É como um atleta olímpico. Tem que por o cérebro para funcionar, e muito.
Quanto às conexões sensoriais, os exercícios são adivinhar o que é alguma coisa pelo tato ou o olfato, como os pratos que estão na mesa, sem vê-los. Comer e escrever com a mão não dominante, banhar-se e vestir-se de olhos fechados, andar de fasto, usar o relógio invertido e outras coisas assim promovem a criação dessas conexões. Trata-se do que se chama "neuróbica". Há livros sobre isto.
Recomendo os três livros do Pierluigi Piazzi: "Aprendendo Inteligência", "Estimulando Inteligência" e "Ensinando Inteligência".
Veja-se este vídeo de uma palestra minha sobre o tema:
http://www.youtube.com/watch?v=uQ9Vnt6wOqIPlay

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails