segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Qual a fonte das imagens que você pintou na coleção de "Paisagens Cósmicas" que estarão em sua exposição lá na Biblioteca da UFV a partir do dia 9 de agosto?

Todas as telas são baseadas em fotos do telescópio Hubble. Imprimo-as e vou pintando a mão livre, olhando a foto. Não faço decalque ou outro processo de transcrição para a tela. Só um esboço à mão mesmo. Uso tinta acrílica ou a óleo. No caso da acrílica, primeiro faço as cores de fundo com uma diluição fraca em glicerina e água e no caso do óleo, em óleo de linhaça. Depois adiciono as sombras sem diluição, usando pincel chato duro e, finalmente, os detalhes em relevo, com uma aplicação da tinta por um pedaço de bucha vegetal. Após a secagem aplico um verniz spray semi-brilhante.
Escolhi as galáxias e nebulosas com maior apelo estético, que, justamente, possam maravilhar o espectador com a beleza do Universo. Tais objetos não se apresentam assim a olho nú, de modo que não se pode pintar pela observação direta. Somente uma exposição fotográfica de longa duração, obtida em telescópios e composta pela superposição de imagens tomadas com vários filtros é capaz de revelar todo o esplendor de luz e cores que se apresentam.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails