Sim. Excelente. Acrescento os seguintes comentários:
Todo efeito tem uma causa sim, pois, simplesmente, por definição, efeito é um evento que possua uma causa. Todavia nem todo evento é um efeito. Há eventos que não possuem causa, isto é, não são efeitos.
O que o princípio de causalidade afirma é que todo evento seja um efeito. Isso é falso.
De fato, tal princípio, e isto é o que Hume quis dizer, advém de uma raciocínio indutivo. Ele poderia até ser considerado científico e não metafísico, como o são muitas leis físicas completamente empíricas. Todavia, nenhum raciocínio indutivo é garantido. Um só contra-exemplo o derruba. E há miríades de eventos cuja causa não é detectada. Muitos dizem que ele é desconhecida. Dizer isso supõe admitir que todo evento seja efeito, "a priori", e isso não se pode fazer, pois tal lei seria uma lei "a posteriori". Então, eventos cuja causa não seja identificada devem ser considerados incausados, derrubando, pois, a lei.
Realmente há uma diferença entre indeterminismo e incausalidade. Esta considera eventos que não possuem causa enquanto indeterminismo considera que algum evento possa ser causa de outros eventos distintos, não sendo possível, em certos casos, saber o efeito que uma causa produziria. A mecânica quântica tanto é indeterminista quanto admite a incausalidade.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário