sábado, 3 de julho de 2010

Você fala quantas línguas? Aprendeu a falar com que idade? Quando descobriu que era superdotado e como?

Não sei com que idade aprendi a falar, mas deve ter sido em torno de um ano de idade, como todo mundo. Só sei que aprendi a ler com quatro anos. Quanto aos idiomas, leio e escrevo inglês bem e falo razoável. Francês, italiano e espanhol eu leio, mas não falo. Apesar de minha ancestralidade austríaca, não leio nem falo alemão. Tenho muito interesse sobre o tema “superdotação”, uma vez que posso me considerar assim, pelo que percebo de meu comportamento na infância. Mas nunca tive tratamento especial na escola pública em que estudei. Em casa, contudo, meus pais me municiavam de leituras e conversas estimulantes, já que eram intelectuais, como é o caso de toda a minha família, tanto materna quanto paterna. No ensino fundamental eu já estudava em livros de história e geografia de nível superior, pois meu pai era professor dessas matérias. E nunca me contentava em saber só o que os professores ensinavam. Comecei a estudar filosofia com 11 anos, juntamente com física atômica e nuclear, eletrônica e mecânica. Além disso tocava piano e pintava quadros. Só nunca gostei de esportes nem de negócios. Chamava matemática de boatemática. Hoje penso o quanto o mundo perde em não apoiar adequadamente os superdotados.
Procurei conhecer a Mensa Internacional para me juntar a uma comunidade de pessoas mais inteligentes, para colocar este dom a serviço da humanidade, mas decepcionei-me com a vaidade de muitos membros. Inteligência é algo importante, mas caráter é mais ainda.
A questão do caráter é fundamental, pois uma grande inteligência voltada para o mal é o maior desastre. Todavia vejo uma grande correlação (com exceções, é claro) entre uma maior inteligência e um comportamento ético positivo e, mesmo, um espírito de desprendimento e altruísmo. O que costuma faltar é só a modéstia. Por isso a educação tem que ser integral: inteligência, conhecimentos, habilidades e caráter.

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails