Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 15 de junho de 2013
Professor. Segundo Jesus, é melhor entrar no paraíso sem o olho do que ir com todo o corpo para o inferno. Ele fala também sobre "que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus". Isso parece literal, não?
Se se considerar que existe céu e inferno e que o homem tenha uma alma imortal que, após a morte, iria para o céu em beatitude ou para o inferno em danação, conforme tenha sido a sua vida terrena, o que se diz que Jesus disse, metaforicamente, faz sentido. Claro que isso é metafórico, pois alma não tem olho nem corpo, nem o paraíso seria um lugar físico. Quanto a essa dos eunucos, isso também é metafórico. Significa que a pessoa renuncia às satisfações pessoais para servir a Deus, como ou eunucos serviam ao rei cuidando do seu harém. Para quem considera que não existe nem Deus, nem alma, nem céu, nem inferno, mesmo assim, essas metáforas podem ser aplicadas à conduta da vida de modo virtuoso e benéfico para todos, ou seja: é preferível levar algum prejuízo para fazer um bem do que se omitir para não ter aborrecimento nenhum. Do mesmo modo que é melhor ser altruísta do que egoísta, não porque se leve vantagem, mas porque, no cômputo geral, é mais benéfico para todos que todos sejam altruístas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário