sábado, 25 de julho de 2015

Há algum motivo lógico para o professores aplicarem provas diferentes na mesma turma ? Isso não é meio que injusto ? Todos deveriam fazer a mesma prova. Claro que a ordem das questões deve mudar, para evitar cola. Mas mudar questões inteiras não acho que seja uma atitude válida.‎

Concordo com você. Quando eu lecionava para turmas de 200 alunos eu fazia quatro versões de prova, com questões de múltipla escolha de oito opções podendo ser só uma, duas, três ou mais certas. Considerava pontos parciais por acertos parciais e descontava metade do ponto para marcações erradas. Colocava os alunos dispostos em filas, cada uma com duas das opções: A, C, A, C ... e B, D, B, D... e quatro fiscais na sala. Mas a prova era a mesma para todos. Depois eu levava os escores de acertos em um programa que ajustava os dados à distribuição normal e, então, atribuía as notas. Ainda tenho esse programa, que, depois, coloquei numa planilha do Excel (à época - década de 70 - ainda não existiam microcomputadores e o programa tinha que ser escrito em Fortran, para rodar no mainframe da IBM e soltar o relatório em folha com remalina - O computador nem tela tinha, os dados tinham que ser introduzidos em cartões perfurados).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails