terça-feira, 13 de março de 2012

Minha pergunta não coube no campo de texto, por isso a postei nesse site: http://textsave.de/?p=108562.

Em seu livro “Real Education” Charles Murray argumenta que a educação americana esta caminhando em direção errada, muitos vão a universidade, mas poucos realmente se beneficiaram de educação acadêmica, a verdade é que metade das crianças tem uma inteligência abaixo da média e apenas 10% da população americana tem habilidade cognitiva para aproveitar educação superior. Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Se isso é um levantamento estatístico não é uma questão de opinião. Sendo isso verdade, o grande equívoco, existente também no Brasil, é considerara que ter-se um diploma de nível superior confira alguma vantagem significativa. Se não se for realmente bom no assunto é até pior. Antes ser um bom marceneiro do que um mau advogado. O que falta na sociedade é valorizar mais o profissional técnico, inclusive em termos de status social.
Quanto à baixa inteligência isso é uma questão de falta de estímulo nos primeiros anos de vida. Pais têm que ser treinados para estimular a inteligência das criancinhas e a Educação Infantil deve dar especial atenção a isso, a par da socialização e da educação emocional. Ao logo dos primeiros anos do Ensino Fundamental também se precisa dar continuidade ao aprimoramento da inteligência, até o fim do Ensino Médio. E isso só se faz por meio de desafios. É complicando que se estimula a inteligência. A atual tendência de se facilitar tudo é caminho certo para o emburrecimento global. O que a escola tem que fazer é desenvolver um processo estimulante de aprendizagem cognitiva e procedural que propicie e formação de mais sinapses no cérebro e, assim, aumente a inteligência.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

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