terça-feira, 1 de maio de 2012

Professor, o senhor disse q não entende como alguém pode rejeitar o poliamor. Por exemplo, eu tenho muito bem consolidada essa ideia na minha cabeça, livre de preconceitos. Mas mesmo assim, eu não consigo me adaptar sentimentalmente com isso, entende?

Eu não quis dizer rejeitar a amar a mais de uma pessoa mas rejeitar a possibilidade disso. Cada um aja como se sentir melhor. Se não consegue amar a mais de uma, que ame a uma só. Não é preciso ter mais de um amor, nem mesmo um, se bem que isso, para mim, é uma tristeza. O que não se pode é considerar que isso seja algo errado e condenável, inadmissível. Não há nada de anti-ético em amar a mais de uma pessoa ou ser amado por mais de uma. Não se está fazendo mal a ninguém, desde que isso seja conhecido e acordado entre os envolvidos. Não há razão nenhuma para proibir. Amor não se pode proibir, de modo nenhum. Tem é que se incentivar. Quanto mais pessoas amarem a mais pessoas, melhor. Não se pode dizer que seja vetado amar a quem quer que seja, porque já se ama a outra pessoa. Isso é um absurdo. Por isso é que digo que a monogamia, como prescrição, está errada. Como opção é perfeitamente válida. O problema maior de se aceitar o poliamor não está na possibilidade de amar a mais de um mas na consideração que quem te ama também ama a outra pessoa. Mas isso é só um condicionamento cultural que pode ser removido por meio de prolongadas e profundas leituras, estudos, conversas e reflexões a respeito. Quanto a contrariar preceitos religiosos ou o que a sociedade admite, é para contrariar mesmo. É para rejeitar e arrostar esse preconceito que é um dos que falta ser proscrito, como já o foram o das relações homossexuais, da indissolubilidade do casamento, do trabalho feminino e da desigualdade de gêneros em geral, o preconceito racial, de filiação religiosa e outros que já não são admitidos. Mas alguns ainda prevalecem, dentre eles o da obrigatoriedade da monogamia. Outro que ainda existe é contra o do ateísmo. Em geral a sociedade admite que se possa ter qualquer religião, mas rejeita quem não tenha nenhuma, como se fosse um imoral, um desonesto, uma pessoa que não é de confiança, um malfeitor. Há outros, que agora não me ocorrem, mas esses dois precisam ser abolidos logo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails