Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Favor opinar sobre esse texto que fala de ciencia, religião e verdade: http://www.estudosemfisica.blogspot.com.br/2013/04/ciencia-e-religiao-quem-e-o-dono-da.html http://www.estudosemfisica.blogspot.com.br/2013/04/ciencia-e…
De fato, a ciência não possui e nem pretende possuir o tipo de verdade que a religião propõe, isto é, uma verdade dogmática e inquestionável. Esse tipo de verdade é inacessível. Não há como corroborá-la. A verdade da ciência é sempre provisória. É uma aproximação. Assim é que é bom que seja, pois sempre se está à procura do que seja a verdade, com ceticismo. O ceticismo é a melhor ferramenta para a busca da verdade. É duvidando-se que se busca confirmar. E a ciência nunca tem certeza. Essa é a sua maior virtude. Para mim há que se abandonar qualquer pretensão de ser possuidor da verdade e se dedicar à sua busca, sempre abandonando verdades ultrapassadas pelas novas, cujas plausibilidades sejam maiores, em função das novas evidências. Nietzsche dizia que a verdade é um preconceito. Não concordo com ele. Não é um preconceito, em tese. O que acontece é que muitas vezes, por preconceito, se pretende que algo seja passado por verdade sem aferição nenhuma de que seja ou não.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário