Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Se o universo é infinito e vale o teorema da recorrência de Poincaré (um sistema dinâmico cuja energia se conserva passa infinitas vezes pelo estado inicial) e a Mec.quântica( estados iniciais probabilísticos) então tudo que PODE acontecer irá acontecer?
Preciso estudar as condições de validade do Teorema de Poincaré, porque a infinitude do Universo e o fato de ele ser o sistema global pode alterar alguma condição do teorema. O fato de que o Universo está em expansão indefinida e que isso não é um processo reversível faz diferença, uma vez que nunca se volta ao mesmo estado, pois a entropia total do Universo está sempre aumentando. No meu entendimento não é possível se obter todas as possibilidades de estado do Universo. Algumas já foram perdidas para sempre. Aliás, a maioria. A cada momento o estado do Universo é um novo estado, nunca ocorrido. E a cada momento existem um número infinito (se o Universo for infinito) de possibilidades de estados. Inclusive esse número de estados é um infinito de cardinalidade superior ao infinito do volume e da massa do Universo, que, por sua vez, tem cardinalidade maior que o infinito do número de partículas do Universo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário