segunda-feira, 12 de junho de 2017

Realmente, aprender Latim é muito importante. Comecei a estudar a lingua aos 10 anos, foi amor a primeira vista. Acredito que se eu não tivesse tido essa curiosidade, a minha apreensão linguística não seria como é hoje. Tanto é que, vale ressaltar a importância de se aprender uma lingua na infância

Estudei quatro anos de Latim, no antigo curso ginasial, dos 11 aos 14 anos e achei muito bom para o aprofundamento do entendimento linguístico, semântico, gramatical (morfológico e sintático) do português e de outros idiomas, como o francês e o inglês que eu também estudei no ginásio e que, até hoje, ainda sei, sem ter feito nenhum curso extra (depois também aprendi um pouco de italiano por minha conta, para entender óperas - só ainda não aprendi o alemão, que quero, além do russo e do grego). O alemão, o russo e o grego também possuem declinação de casos nominais, além da flexão verbal, o que, para mim, é muito interessante e dá uma percepção muito maior das funções sintáticas das palavras na frase. Há quem, modernamente, não aprove o estudo de gramática. Mas eu acho que para bem falar e escrever qualquer língua é preciso saber gramática sim. E eu acho algo, realmente, muito interessante.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails