quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Como podemos aprender a pensar? Como podemos aprender a pensar por nós mesmos ao invés de deixar que outros pensem por nós? Como evitar as crenças em coisas que cremos só porque nos foi ensinado a crer? Como se tornar um pensador independente?

Aprender a pensar só se aprende pensando. É como nadar ou andar de bicicleta. Antes de tudo tem que se dispensar a preguiça, que é a maior inimiga do pensamento. Pois pensar cansa. Para começar a se acostumar a pensar, o que se tem que fazer é duvidar de tudo o que se ouve e questionar sempre: como? porque? para que? Quem ainda é estudante tem uma ótima chance de treinar isso nas aulas, azucrinando os professores. É o que eu sempre pedi a meus alunos que fizessem comigo. Outra coisa importante é ler muito e ler opiniões diferentes sobre o mesmo assunto, para confundir a cabeça. No momento em que você se confunde é que você começa a raciocinar a respeito para ver qual é o lado certo. É dever de todo professor confundir a cabeça dos alunos, para que eles, por conta própria, tirem suas conclusões. Isso é que eu sempre fiz e meus alunos hoje me agradecem. Em minhas provas não havia uma resposta certa, mas várias possíveis que seriam consideradas certas se o aluno apresentasse os argumentos capazes de convencer. Agindo assim a pessoa vai conseguir se tornar um pensador independente. Nunca se aplique um rótulo, dizendo: sou marxista ou liberal, idealista, racionalista, positivista, nietzschiano, platonista, kantista ou seja o que for. Pode-se concordar com fulano ou beltrano nisso e não naquilo. É preciso fazer a sua escola pessoal de pensamento que, inclusive, não pode ficar engessada. À medida que se vive e mais conhecimentos se adquire, muda-se o modo de pensar e de ver o mundo. Quem não for assim, simplesmente não é um pensador.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails