quinta-feira, 8 de março de 2012

Professor, por que medir um sistema o perturba na mecânica quântica? Sempre que levanto essa questão, meus professores dizem que o ato de medir envolve no mínimo um envio de fótons, que, dado a sensibilidade do sistema, o perturba. Mas a teoria não (cont)

(Cont) faz essa exigência. Se eu pudesse sobrenaturalmente medir a partícula por exemplo, sem enviar nada que a perturbasse, a mecânica quântica ainda prevê que havria perturbação do sistema. Existe alguma forma mais concreta de se explicar isso?

A teoria faz essa exigência sim. Qualquer sinal que algum sistema emita para indicar alguma coisa a respeito de si implica que seu estado não seja mais o mesmo. Mesmo na Física Clássica isso acontece em muitos casos. Ao medir a pressão de um pneu, parte do ar entra no manômetro e logo a pressão medida já não é a mesma. Para medir a temperatura de um corpo ele tem que passar calor para o termômetro e logo a temperatura já não é a mesma. Quanticamente isso é mais notável ainda e está embutido na teoria pois toda medição é uma interação entre o sistema e o aparelho medidor. Não há como medir sobrenaturalmente coisa alguma, pois o que se mede são propriedades naturais do sistema. Além do mais, sobrenatural não existe. Toda medida é uma interação natural.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails