(Cont) faz essa exigência. Se eu pudesse sobrenaturalmente medir a partícula por exemplo, sem enviar nada que a perturbasse, a mecânica quântica ainda prevê que havria perturbação do sistema. Existe alguma forma mais concreta de se explicar isso?
A teoria faz essa exigência sim. Qualquer sinal que algum sistema emita para indicar alguma coisa a respeito de si implica que seu estado não seja mais o mesmo. Mesmo na Física Clássica isso acontece em muitos casos. Ao medir a pressão de um pneu, parte do ar entra no manômetro e logo a pressão medida já não é a mesma. Para medir a temperatura de um corpo ele tem que passar calor para o termômetro e logo a temperatura já não é a mesma. Quanticamente isso é mais notável ainda e está embutido na teoria pois toda medição é uma interação entre o sistema e o aparelho medidor. Não há como medir sobrenaturalmente coisa alguma, pois o que se mede são propriedades naturais do sistema. Além do mais, sobrenatural não existe. Toda medida é uma interação natural.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 8 de março de 2012
Professor, por que medir um sistema o perturba na mecânica quântica? Sempre que levanto essa questão, meus professores dizem que o ato de medir envolve no mínimo um envio de fótons, que, dado a sensibilidade do sistema, o perturba. Mas a teoria não (cont)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário