segunda-feira, 23 de julho de 2012

"Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que façam contigo." você faz isso?

Certamente que sim. Não amo meu próximo como a mim mesmo. Amo como quero ser amado por toda pessoa, isto é, mais do que eu amo a mim mesmo. e não só não faço aos outros o que não quero que me façam, mas faço tudo aquilo que quero que me façam, mesmo que não me façam. Estou firmemente convencido que agindo assim e incentivando todos a agirem assim o mundo se tornará um lugar muito melhor. Não se pode fazer o bem como um comércio, isto é, só faço o bem e só quero bem a quem me faz o bem e me quer bem. Há que se fazer o bem e se querer bem mesmo a quem não nos faz bem nenhum e não nos quer bem nenhum. Essa é a maior lição que se pode tirar das religiões, mesmo que se considere, como eu, que não exista Deus nenhum. A Lei de Talião é um absurdo. Não se paga o bem com o bem e o mal com o mal. Simplesmente se paga tanto o bem quanto o mal, com o bem. Nada de escambo. Façamos tudo pelos outros, independentemente do que façam por nós. Todos agindo assim, no cômputo global, todos se beneficiarão uns dos outros. Mas não se pode condicionar a doação de si, de seu tempo, de seu trabalho, de seu conselho, de seu conhecimento, de seu amor a nenhuma reciprocidade. Doação e favor são de graça, não esperam retribuição.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails