Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Ernesto. Você disse que o mundo seria melhor se não existisse dinheiro e nem estados soberanos e países... Mas vc não acha q se fosse assim, nós ainda estaríamos na idade da pedra? Seria td mt primitivo! Me explique como vc imagina q o mundo seria. Pq isso pra mim não faz sentido nenhum...
Acontece que a espécie humana evoluiu socialmente de uma forma equivocada, com o surgimento da propriedade, do dinheiro, das classes sociais, do mando e da obediência. Mas poderia ter evoluído de outra forma. Com o compartilhamento, o comunitarismo, a solidariedade, a abnegação, o altruísmo, a generosidade. Dentro desse contexto, o progresso teria sido maior ainda do que aconteceu. E a sociedade não seria nada primitiva. Pelo contrário, seria muito mais evoluída culturalmente e tecnologicamente. Porque todos teriam o interesse de promover o bem comum e a ele dedicariam todo o seu empenho. Muito mais do que se dedica para lucrar. Isso é que faz todo o sentido. Cada um doando sua vida aos outros, isto é, à coletividade. Isso é muito mais inteligente, além de ser incomparavelmente mais justo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário