Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Qual sua opinião sobre as pessoas que dizem que por você ser um anarquista, acaba difamando os capitalistas? (Recebi no meu ask, uma pessoa afirmando que você os difama e que isso não é "legal").
Não difamo as pessoas mas difamo a modalidade de capitalismo selvagem que campeia por aí. Difamo mesmo. Acontece que há duas concepções de capitalismo. Se se entender capitalismo como um sistema econômico em que exista uma separação entre capital e trabalho e que os detentores do capital remuneram o trabalho e usufruem lucro em razão da aplicação do capital e do trabalho que alugam, por si só, isso não seria nefasto, se tudo fosse levado de uma forma justa e equânime. Todavia o capitalismo dá, facilmente, azo a que essa relação não seja justa e que os detentores do capital explorem a força de trabalho, com baixa remuneração e alta exigência de trabalho, para maximizar a lucratividade. Isso é nefasto. Os capitalistas vorazes por lucro e exploradores do trabalho assalariado têm que ser difamados como "pessoas do mal" sim, e com veemência. Daí minha proposta, não de abolição, a princípio, do capital e sim de sua pulverização ou disseminação por toda a sociedade, de modo que todo trabalhador não seja assalariado, mas sócio do capital do empreendimento em que trabalha. Ou seja, que quem detenha o capital também exerça o trabalho. Numa sociedade em que todos sejam capitalistas, o capitalismo passa a ser uma boa coisa e passa a convergir para o comunismo. Ninguém é patrão e ninguém é empregado, nem do estado. Todos são trabalhadores e sócios ao mesmo tempo. Mas isso não tem nada a ver com anarquia. Anarquia é regime POLÍTICO. Capitalismo e comunismo são regimes ECONÔMICOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário