Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Hoje li mais de uma vez a frase "energia é matéria", ela está certa? No livro do Griffiths é dito que não se sabe se a energia de uma configuração de cargas se encontra no campo elétrico ou na distribuição de cargas, podemos usar qualquer um para calculá-la, mas só que campo elétrico não é matéria 11/03/2016
Está errada. Matéria é um dos tipos dos constituintes substanciais do Universo, ao lados dos campos e da radiação. Energia é uma propriedade desses constituintes. Então tratam-se de conceitos de categorias completamente diferentes, não sendo passíveis de comparação. O que se pode comparar é energia e massa, bem como matéria e campo. Massa pode ser convertida em energia e vice versa, da mesma forma que matéria pode ser convertida em campo ou radiação e vice-versa. Em verdade, matéria e radiação são quantizações de campos. As cargas elétricas podem ser entendidas como as fontes e sumidouros do campo elétrico, sendo o campo a entidade fundamental e carga uma propriedade e não uma entidade. Carga é a propriedade que mede a quantidade de campo (medida pela grandeza fluxo de campo elétrico) que jorra de uma fonte (carga positiva) ou mergulha em um sumidouro (carga negativa). Algum sistema (por exemplo uma partícula elementar), possui carga se campo elétrico sai ou entra nela. A energia potencial de um sistema de cargas, portanto, é uma energia do campo que o sistema apresenta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário